Results for ' Fundamentação'

340 found
Order:
  1.  22
    A Fundamentação da moral na obra de Arthur Schopenhauer e a interpretação de Max Horkheimer.Eli Vagner Rodrigues - 2017 - Aufklärung 4 (2):29-38.
    Schopenhauer afirma que uma ética não dogmática requer leis demonstráveis derivadas da experiência. Nesse sentido o fundamento de uma ética deve ser uma metafísica imanente, que sustente, na experiência possível, suas afirmações, e que seja, por isso mesmo, capaz de dar de uma vez por todas um fundamento legítimo à moral. A fundamentação da moral schopenhaueriana segue, portanto, uma argumentação muito próxima de uma metodologia científica. Para Schopenhauer a filosofia deve se aproximar mais de uma cosmologia do que da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A fundamentação das ciências compreensivas: a posição de Dilthey reconstruí­da a partir de Leibniz, Wolff e Kant.Marcos César Seneda - 2007 - Princípios 14 (22):123-144.
    A obra de Dilthey desempenha um papel fundamental para a filosofia contemporânea, na medida em que Dilthey distingue duas esferas por meio das quais temos acesso ao todo da realidade: a experiência objetiva ( die Erfahrung ) e a vivência ( das Erlebnis ). É esta distinçáo que possibilita a Dilthey, em oposiçáo às ciências da natureza, conceber as condições de evidência e validade das ciências do espírito. Ainda que náo nomeada com estes termos, esta distinçáo vai estar na base (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    O Método da Fundamentação da Ética Em Kant.Konrad Utz - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):258-274.
    Kant não apresentou o método de sua fundamentação da ética de forma explícita, num tratado próprio. Contudo, podemos compreendê-la como o evidenciar da originalidade da moral. Pois a moral não pode ser derivada de algo não-moral – tão dependência a destruiria. Com isso, a moral não pode ser provada ou justificada num sentido mais estrito, mas apenas pode ser “fundamentada”. E isso pode ser feito quando evidenciamos o lugar ou o topos e a virada ou a trope de seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A fundamentação da ética do discurso em Apel.Paulo César Nodari - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):51-58.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    A Fundamentação Contratualista Dos Direitos Humanos.Marcelo de Araújo - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (3):9-23.
    O contratualismo moral procura fundamentar a moralidade a partir do auto-interesse. No entanto, nem as teorias clássicas na tradição do contrato social, nem os representantes do contratualismo moral procuram oferecer uma fundamentação dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é justamente apresentar uma tal fundamentação. Direitos humanos – essa é a tese central deste artigo – são tipos específicos de direitos morais de que os indivíduos podem lançar mão em sua relação com o Estado.Moral contractualism aims at a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    A fundamentação metafísica Das leis em platão E suas implicações normativas para a política.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):43-52.
    O artigo objetiva investigar a fundamentação metafísica das leis em Platão e suas implicações normativas para a política, especialmente a partir do Livro I das Leis. A tese central é que a ideia de Bem constitui o fundamento e a instância reguladora das leis que têm pretensão normativa de universalidade e justiça para a vida pública.: The paper aims to investigate the metaphysical groundwork of the laws in Plato and its normative implications for the politics, especially from the books (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Tugendhat e a Fundamentação Antropológica da Sem'ntica Formal.Rogério Vaz Trapp - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):141-157.
    O artigo objetiva demonstrar que a Semântica formal, enquanto campo de articulação entre Lógica e Ontologia, exige sua fundamentação em uma Antropologia. Para isso, será necessário demonstrar que Tugendhat conduz a Semântica formal ao modo de fundamentação da Fenomenologia de Heidegger, por meio dos estados-de-ânimo. Para tanto, partiremos da distinção entre fundamento relativo e absoluto, introduzida nos primeiros capítulos das Lições Introdutórias à Filosofia Analítica da Linguagem, com a finalidade de demonstrar que a dimensão semântica da filosofia de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A fundamentação do conceito de possibilidade objetiva na metodologia weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2012 - Dissertation,
    Esta dissertação investiga a fundamentação do conceito de possibilidade objetiva, elaborado por Max Weber em sua obra Estudos críticos sobre a lógica das ciências da cultura. Foi aqui examinado, particularmente, a segunda seção intitulada “Possibilidade objetiva e causação adequada na consideração causal da história”. Na primeira parte deste trabalho, procurou-se analisar a fundamentação do conceito de possibilidade objetiva na metodologia weberiana, que refere-se basicamente a um modo de imputação causal aplicado às ciências da ação. Desse modo, o propósito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    A Fundamentação do Conceito de Ideologia de Žižek na Psicanálise de Lacan.Allysson Alves Anhaia - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    O conceito de ideologia em Slavoj Žižek tem como fundamento noções da psicanálise, sobretudo da teoria do discurso analítico de Jacques Lacan. Para o filósofo, a ideologia funciona como uma máscara social, como uma fantasia que age nos níveis do imaginário e do simbólico de maneira que molda a realidade dos sujeitos e os distância do encontro traumático com o real. Desta forma, o objeto deste artigo é demostrar como se dá a fundamentação do conceito zizekiano de ideologia na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    A Fundamentação Kantiana da Doutrina da Incorporação Do Bill of Rights.Márcio Alves Figueira & Rodrigo Vicente Maia Mendes - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):61.
    RESUMOO artigo científico visa esclarecer a fundamentação kantiana da doutrina da incorporação do Bill of Rights. A Suprema Corte dos Estados Unidos estendeu o Bill of Rights aos Estados. Neste trabalho pretendemos demonstrar a fundamentação kantiana na doutrina da incorporação do Bill of Rights, abordando a corrente filosófica do utilitarismo e do contratualismo. Em primeiro lugar, examinaremos o precedente da Suprema Corte dos Estados Unidos Gideon v. Wainwright (1963) e em seguida analisaremos filosoficamente o precedente. Em relação aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    A fundamentação moral do direito em Kant.João Carneiro Correia, Fábio Caires Correia & Italo Schelive Correia - 2020 - Perspectivas 4 (2):4-22.
    O presente trabalho busca evidenciar a concepção moral do Direito na doutrina do Direito de Kant, distinguindo as ideias que conceituam a diferença entre leis jurídicas e leis éticas, a partir das leis morais para tratar da concepção e o reconhecimento dos direitos de equidade e o de necessidade, por um lado, e a não realização desses direitos, por outro. O intuito do presente trabalho é mostrar a efetivação e validade do direito, tendo a base em Kant. PALAVRAS-CHAVE: Direito. Moral. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. í‰tica: questões de fundamentação, de Adriano Naves de Brito (Org.).Ivanaldo Santos - 2007 - Princípios 14 (21):282-288.
    Resenha do livro de Brito, Adriano Naves de (Org.). Ética : questões de fundamentaçáo. Brasília: UnB, 2007. 352 páginas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    Uma fundamentação ontofenomenológica do direito.Tito Montenegro Barbosa - 1991 - Porto Alegre: Livraria Editora Acadêmica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  63
    A Fundamentação filosófica do direito no pensamento político de Ockham a partir do Opus nonaginta dierum.Alfredo Culleton - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):99-111.
    Ockham é considerado por muitos como o fundador do direito positivo, por tomar ius como uma potestas individual. Ele aprofunda sua teoria no Opus nonaginta dierum, onde rebate frase por frase uma bula do papa João XXII. Nele define o que vem a ser domínio, propriedade, direito de uso, licença de uso, uso de fato, puro uso, direito do foro, direito do céu (ius poli). Com isso, ele está dando fundamentos jurídicos e teológicos ao modo de viver sem propriedade dos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A fundamentação da ética do discurso.Francisco Javier Herrero Díez - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):33-50.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    O problema da fundamentação da moral e a ética feminista.Viviane Magalhães Pereira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36862.
    Este artigo tem como tema o problema filosófico da fundamentação da moral com o objetivo de apresentar o sentido e a validade de uma ética feminista. Parte-se da hipótese de que uma ética feminista se distinguiria das éticas antigas e apresentaria uma alternativa adequada ao problema da fundamentação da moral, bem como dos conflitos morais atuais, em especial, pelo tipo de solução que propõe, a qual segue uma lógica construída mediante uma práxis humana determinada. Em outros termos, o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  30
    A Fundamentação Moral das Relações Internacionais Pré-jurídicas a partir de Kant.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2012 - Contexto Internacional 34 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A fundamentação dos conceitos lógico-metodológicos na metodologia weberiana.Henrique F. F. Custódio - 2009 - Revista Eletrônica de Ciências Sociais 1 (1):84-96.
    Na tentativa de resolver problemas concretos para a ciência, Max Weber toma por objeto de estudo o trabalho histórico, em especial o de um renomado historiador, Eduard Meyer. Para demonstrar e fundamentar o trabalho histórico, Eduard Meyer torna-se um exemplo para Weber da confusão lógica em que se encontram as ciências especializadas. Partindo deste fato, este artigo pretende mostrar como Max Weber fundamenta os conceitos lógico metodológicos que o auxiliam na construção da objetividade das ciências histórico-sociais. Nosso objetivo é demonstrar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Os desafios da fundamentação metafísica cartesiana da ciência.Luis Fernando Biasoli - 2023 - Griot 23 (3):106-119.
    A epistemologia cartesiana se insere num ousado projeto de superar as teorias do conhecimento antigo-medievais. As _Medições Metafísicas,_ obra de Descartes, escrita em 1641, é o principal marco teórico da radical e inovadora ruptura filosófica empreendida neste período que tem grandes reflexos nos séculos seguintes. Quais os principais desafios teóricos enfrentados pelo cartesianismo, para solidificar e consolidar a Modernidade filosófica em bases científicas, por meio dos critérios da clareza e da distinção? Essa questão guia o presente artigo que, por meio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Introdução à problemática da fundamentação ético-política na era da ciência segundo a filosofia pragmático-transcendental de Karl-oito Apel.Regenaldo Rodrigues Da Costa - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (2):401-415.
    A situação atual do ser humano é deuma crise global na qual as ameaças de guerranuclear, de desastre ecológico e de colapsoeconômico apontam para o extermínio da biosferahumana. A racionalidade técnico-cientifica tornoupossível esta situação de crise, entretanto, elaprópria torna impossível a fundamentação racionalde uma ética que nos leve, em face do perigocomum, a assumir coletivamente a responsabilidade.Apel, porém, contesta a racionalidadetécnico-científica e defende a fundamentaçãoracional, intersubjetiva, de uma necessária orientaçãoético-politica capaz de lidar com os grandesdesafios que põem em risco (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Justificação e fundamentação racional da ética em Henrique Cláudio de Lima Vaz.Débora Mariz - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):57-64.
    O presente artigo visa demonstrar a possibilidade de uma justificação e fundamentação racionais da ética, bem assim o seu sentido, segundo o pensamento do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz. Para tanto, será realizado um exame da fenomenologia do ethos, como objeto da ciência Ética; em seguida, será abordada a questão do sentido de uma justificação e fundamentação racionais da ética, na realidade contemporânea e, finalmente, será apresentada a proposta de Lima Vaz, a partir de dois caminhos convergentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  23
    Reconstrução racional, argumento transcendental, fundamentação última: Sobre O debate entre Habermas E Apel.Luiz Repa - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):741-758.
    RESUMO O artigo pretende mostrar o sentido da noção de transcendental no interior do método reconstrutivo de Jürgen Habermas. Para isso, ele procura apresentar em primeiro lugar a diferença entre a argumentação transcendental como argumentação anticética e a prova transcendental em Kant e, em seguida, a diferença entre Habermas e Apel sobre a possibilidade de uma fundamentação última da racionalidade comunicativa. Segundo minha interpretação, há razões de ordem lógica para a recusa da fundamentação última em Habermas, mas também (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    A fundamentação da felicidade em Marx.Claudio Luis de Alvarenga Barbosa - 2008 - Educação E Filosofia 20 (39):147-162.
    Ao mostrar que não existe ética independente dos interesses fundamentalmente econômicos dos homens, Marx admite que numa sociedade dividida em classes não existe uma ética acima dessas classes. Isso nos leva a inferir que em uma sociedade de classes antagônicas não existe uma noção de felicidade que sirva igualmente para todas essas classes. O que existe é um conceito de felicidade em forma de ideologia que expressa interesses da classe dominante. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir o conceito de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  47
    O marxismo e a "fundamentação das ciências humanas".Alberto Alonso Muñoz - 1993 - Discurso 21:119-136.
    Investigando o projeto merleau-pontiano de fundamentação das ciências humanas, notadamente a sociologia e a antropologia, este artigo procura compreender as críticas de Merleau-Ponty à ontologia marxista (de forma genérica) em Les Aventures de la Dialectique, ressaltando a impossibilidade de descrição, desse ponto de vista, das características ontológicas dos fenômenos históricos nos termos de uma totalização dialética da história.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Níveis de fundamentação do sistema filosófico hegeliano.João Alberto Wohlfart - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e27623.
    Este artigo tem como objeto de investigação os principais níveis de fundamentação enquanto momentos estruturantes do sistema filosófico hegeliano. No contexto filosófico da comemoração dos duzentos anos de publicação da Enciclopédia das Ciências Filosóficas, o objeto do trabalho é a reconstrução dos momentos estruturantes da passagem da Ciência da Lógica para a Filosofia da Natureza, da Filosofia da Natureza para a Filosofia do Espírito e dessas para a esfera do Espírito Absoluto. O artigo não tem como meta a discussão (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  31
    Perspectivas de uma fundamentação pragmático-lingüística.Vânia Dutra de Azeredo - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):112-120.
    Este artigo analisa a distinção entre dois tipos de fundamentação, a lógico-semântica e a pragmático-lingüística, a partir da perspectiva habermasiana. Esta última apresenta, para a justificação das normas morais, uma ética do discurso. Operando ainda em outro registro, procura-se mostrar que o esquema habermasiano, inicialmente voltado para a moral, pode aplicar-se à política, quando as proposições políticas são tratadas de modo análogo às morais. Nesse caso, utilizam-se os conceitos habermasianos como operadores. PALAVRAS-CHAVE – Ética. Política. Atos de fala. Atitude (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sobre O método do discurso prático na fundamentação da ética do discurso de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):70-82.
    O artigo sublinha o método do discurso prático na fundamentação da ética do discurso e as possíveis diferenças que traçam a separação da ética discursiva da ética kantiana. Mais do que investigação e demonstração, trata-se de uma exposição dos movimentos conceituais importantes sobre o método do discurso prático da ética habermasiana.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A Liberdade Na Fundamentaçao Da Metafísica Dos Costumes.Jorge Iulianelli - 2003 - Utopía y Praxis Latinoamericana 22:85-106.
    Este artículo se divide en tres partes. En la primera se procura situar la argumentación de Kant siguiendo todos los pasos dados en la Fundamentación III. Se optó por seguir la división interna comunmente aceptada, y no los conjuntos de parágrafos indicados por McCarthy. En la segunda, se desarrolla la crítica rea li za da por Allison. En la tercera, finalmente, se discuten, breve y sintéticamente, tres interrogantes: i) la relación entre la libertad transcendental y el imperativo categórico; ii) el (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A fundamentação ontológica da estrutura ética do juízo estético no primeiro-romantismo alemão: para construção histórico-sistemática do Juízo Infinito.Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos - 2025 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (2):73-99.
    Revisitando os fragmentos de Schlegel e Novalis em Blüthenstaub (2016), o artigo busca apreender o processo de ontologização que a argumentação kantiana relativa ao juízo estético sofre, quando assimilado por Schlegel e Novalis. Para isso, lemos a “Analítica do belo”, da Kritik der Urteilskraft (1974b), de modo a depreender como a estrutura ética do juízo estético, em Kant sugerida apenas pela cláusula do como-se, ganha em Novalis e Schlegel uma interpretação ontológica. Assim, desenvolvemos a figura do Juízo Infinito, conceito com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Diálogo: fusão de horizontes - para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica // Dialogue : fusion of horizons - for Gadamerian foundation of pedagogical anthropology.Teresa Arbelaez Cardona - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):58-74.
    A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Quanto a falta de Uma fundamentação última - observações sobre Uma premissa implícita da justiça comunicativa E da ética do discurso.Jean-Christophe Merle - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):517-525.
    A teoria da justiça política de Hóffe, fundamentada na justiça comutativa, sustenta que a fundamentação de normas de sociedade, na comunidade discursiva, pela Ética do Discurso de Apel e Habermas, é apenas uma fundamentação derivada, posto que a comunidade discursiva — necessariamente pressupõe direitos humanos A Ética do Discurso afirma, por sua vez, que direitos humanos podem: ser legitimados somente através de discursos. Este artigo sustenta que a pressuposição normativa para ambas - a comunidade discursiva e o princípio (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Expressão como fundamentação.Rodrigo Duarte - 1995 - Kriterion: Journal of Philosophy 36 (91):45-66.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  33.  46
    Sobre uma fundamentação não reflexiva da mecânica quântica.Newton Carneiro Affonso da Costa, Décio Krause, Jonas Rafael Becker Arenhart & Jaison Schinaider - 2012 - Scientiae Studia 10 (1):71-104.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  16
    Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    (1 other version)Agostinho e a fundamentação bíblica da intoler'ncia religiosa.Flavio Fontenelle Loque - 2023 - Horizonte 21 (64):206315-206315.
    A intolerância religiosa possui uma longa história. Na tradição cristã, a mais célebre justificativa do uso da força pelo poder temporal para promover a unidade da igreja foi elaborada por Agostinho (354-430) em alguns de seus tratados, cartas e sermões compostos ao longo da controvérsia donatista. Concentrando-se nas cartas relativas à coerção dos donatistas, especialmente na _Carta a Vicente_ e na _Carta a Bonifácio_, o presente artigo pretende examinar a justificativa agostiniana do uso da força pelo poder temporal para promover (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  33
    Descrição comparativa versus Fundamentação: o quinto capítulo de Para Além de Bem e Mal: "Contribuição à história natural da moral".Marco Brusotti - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):17-43.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    A Boa Vontade: Uma Análise da Fundamentação Das Ações Morais Em Kant.Douglas João Orben - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    O artigo busca analisar algumas questões relacionadas à concepção de boa vontade e dever moral na filosofia prática de Kant. Inicialmente, apresenta-se a investigação kantiana acerca do princípio supremo da moralidade, como exposto na primeira parte da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785). Em seguida, a partir do estabelecimento da razão prática pura como o fundamento de todas as leis morais, evidencia-se a distinção kantiana entre moralidade e felicidade. Com isso, pretende-se mostrar que a origem do valor moral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    É a metafísica uma ciência a priori ou a posteriori? Suárez e a fundamentação da metafísica.César Ribas Cezar - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):987-1016.
    É a metafísica uma ciência a priori ou a posteriori’? Suárez e a fundamentação da metafísica Resumo: Contra a interpretação de François Courtine, Rolf Darge afirma que para Francisco Suárez a metafísica é uma ciência que trata do ente entendido não como aquilo que pode ser objeto para a mente humana, mas como aquilo que é apto a existir de fato. A metafísica seria uma ciência real, entre outras razões, porque ela é uma ciência a posteriori. Este artigo pretende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A questão da fundamentação última na filosofia. Belo Horizonte.Ivan Domingues - 1995 - Kriterion: Journal of Philosophy 36 (91):29-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Uma análise da terceira seção da obra Fundamentação da metafísica dos costumes.Douglas João Orben - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):1-15.
    O artigo aborda a problemática que envolve a terceira seção da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes, mais precisamente a questão referente à validade sintética a priori do imperativo categórico na determinação da vontade humana. Muito embora a lei moral seja universalmente reconhecida por todos os seres racionais, Kant precisa demonstrar a sua efetividade no que diz respeito à vontade humana, a qual é empiricamente afetada. Deste modo, a estratégia argumentativa kantiana gira em torno de uma tentativa de deduzir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Disposições Morais E A Fundamentação Da MoralidadeA Partir Da Perspectiva Contratualista.Marcelo de Araujo - 2008 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 12:7-20.
    Resumo: O objetivo deste artigo é elucidar o conceito de disposições morais a partir de uma perspectiva contratualista. Tenho especialmente em vista o tipo de teoria moral defendida por David Gauthier. Minha intenção é mostrar que a tese segundo a qual, por interesse próprio, seria racional para um indivíduo "escolher" se tornar uma pessoa movida por um senso de justiça deve ser compreendida em termos da racionalidade de uma escolha pela criação e pelo fomento às instituições que estão na origem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    A análise do que é Uma moral E a questão da sua fundamentação: Um estudo Das lições sobre ética de Tugendhat.Delamar José Volpato Dutra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):221-279.
    Tugendhat propõe, em seu livro - üções sobre éUca - uma análise formal do que seja uma moral Nesse patamar busca-se estatuir as características de qualquer sistema que queira ser identificado como moral Ao delimitar o que é uma moral Tugendhat determina, não só um cnténo para o reconhecimento de um sistema moral, mas, também, o próprio signjficado das proposições morais. Nesse último ponto, mostraremos os imbricamentos, bem como as diferenças entre essa posição é aquela de Kant. No tocante às (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  34
    Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):387.
    O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como leitmotiv o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44. A proposta de uma teoria geral de princípios de abstração: uma contribuição à fundamentação da aritmética.André Nascimento Pontes - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):179-194.
    O objetivo do presente artigo é apresentar a correlação entre o programa logicista fregeano de fundamentação da aritmética, o neologicismo de Crispin Wright e os chamados princípios de abstração. Minha tese é que uma análise geral de princípios de abstração, do ponto de vista lógico e explanatório, é mais basilar que o projeto de fundamentação da aritmética na forma como ele foi proposto pelo logicismo. Isso fica evidente através do fato de que o fracasso do programa logicista esteve (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. As limitações das éticas tradicionais e a fundamentação da ética da responsabilidade segundo Hans Jonas.Daniel Alves da Silva Lopes Diniz - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):02-14.
    Embora elaborada principalmente na década de 1970 a ética de Hans Jonas permanece atual e é particularmente relevante pelo uso da metafísica em um contexto pós-moderno (algo inusitado e ousado) e por sua teoria dos valores que podem ser atribuídos ao ser e ao não-ser. Pretende-se aqui apresentar as limitações que Jonas detectou nas éticas tradicionais (judaico-cristã, kantiana, por exemplo) e analisar as soluções por ele propostas (notadamente heurística do medo e futurologia comparada). Compreender também a fundamentação de tais (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Kant e a fundamentação da moral.Sérgio Mascarenhas - 2015 - Kairos 13:111-142.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  54
    Heteronomia e imputabilidade na fundamentação da metafísica dos costumes.Aguinaldo Pavão - 2002 - Kriterion: Journal of Philosophy 43 (105):119-135.
  48.  33
    Nota sobre o problema da fundamentação última na Begriffsschrift de Fichte.Juan A. Bonaccini - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    resumo Neste trabalho é analisada a estratégia da exposição de Fichte em seu escrito Sobre o conceito da Doutrina da Ciência e interpretada como indo de encontro a um determinado tipo do ceticismo moderno. Todavia, ao contrário da leitura proposta por Rockmore, que sustenta ser possível considerar toda a epistemologia fichteana dessa época como uma linha de argumentação de cunho pragmático e antifundacionista, defende-se a tese de que Fichte está comprometido desde o início com a tarefa de uma fundamentação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  72
    A controvérsia entre Apel e Habermas acerca da fundamentação e relação entre moral e direito.Luís Alexandre Dias Carmo - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):38-62.
    Neste trabalho, investiga-se a reconstrução apeliana da controvérsia, entre Habermas e o próprio Apel, acerca da fundamentação e relação entre a moral e o direito, enquanto concepção procedimental discursiva da filosofia prática. Assim, objetiva-se mostrar a relação – metodologicamente importante – do discurso filosófico no trato específico para a arquitetônica da ética do discurso. Defende-se a hipótese de que o debate e controvérsia entre ambos os programas da ética do discurso decorrem fundamentalmente do modo diferenciado de tematizar a relação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    A estrutura da ação por dever nas obras de fundamentação da moralidade e no escrito sobre a religião a partir da noção de ordem moral dos móbiles.Letícia Machado Spinelli - 2014 - Studia Kantiana 16:124-143.
    Este artigo pretende apresentar uma análise comparativa entre as obras de fundamentação da moralidade e o escrito sobre a religião no que tange à estrutura da ação por dever. Tal análise se justifica em vista de Kant, no escrito sobre a religião, apresentar a definição da ação por dever e da ação moralmente má nos termos de hierarquia e ordem moral dos móbiles, formulação que, aparentemente, não é apresentada no âmbito da fundamentação da moral. Dessa análise se sobressai, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 340