Results for ' Tradição'

777 found
Order:
  1.  13
    A Tradição Na Experiência Filosófica Nietzschiana.Lúcia Schneider Hardt - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:73-89.
    O texto tem como propósito realizar uma reflexão sobre a ideia da tradição, considerando a experiência nietzschiana. A tradição não é o oposto da contemporaneidade, não impede a reflexão sobre o presente. A tradição, em qualquer perspectiva filosófica bem como em qualquer dimensão cultural, é um recurso utilizado para explicar nossa inserção na história, poderá ser um recurso para reeditar esta inserção considerando os desafios atuais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Tradição acerca do mito de medeia.Elisa Costa B. De Carvalho - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):89-93.
    O presente trabalho será dividido em duas partes, a primeira tem por objetivo examinar toda a tradição anterior acerca de Medéia para melhor estudar e compreender a arte de Apolônio Ródio em sua obra épica Argonáuticas. A segunda parte examinará a figura de Medéia no canto III das Argonáuticas.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    (1 other version)Tradição, emulação e temporalidade no “sistema Machado de Assis”.Mauro Franco - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  58
    Conhecimentos práticos e tradição gestual: um estudo sobre os manuais de encadernação.Fernanda Kelly Silva de Brito - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:58.
    A permanência da tradição gestual da encadernação, expressa na presença das imagens utilizadas em textos ao longo de séculos, mostram indícios de uma tradição que perdura, mesmo com a adaptação do ensino de um ofício para a formação de trabalhadores para a indústria. Nossa hipótese é que a tradição gestual da encadernação permanece representada em imagens impressas nos manuais utilizados para ensino ainda no século XX, mas seu significado enquanto arte se modifica, ao se configurar como ofício. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    Diálogo entre a tradição bíblica e a construção do discurso teológico ambiental cristão (Dialogue between bible's tradition and the environment christian theological discourse construction).Amelia Ferreira Martins Limeira & Maristela Oliveira de Andrade - 2012 - Horizonte 10 (26):603-618.
    A tradição bíblica tem inspirado leituras e interpretações ecológicas por parte de teólogos de vertentes cristãs diversas, dentre os quais podemos destacar: Carriker, Reimer, Schaeffer e Stott. O objetivo deste artigo é apresentar alguns textos das Escrituras Sagradas judaico-cristãs e o modo como estes têm sido interpretados por teólogos cristãos vinculados à vertente reformada à luz de uma leitura ecológica. Um corte epistemológico foi feito reconhecendo nestes teólogos posições ideológicas heterogêneas a fim de preservar a re(leitura) dos textos bíblicos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    A Tradição Socrática na Sala de Aula.Domingos Faria - 2011 - Dissertation, Universidade Do Minho
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Tradiçao clássica no Auto de Camoes "El rei Seleuco".F. Silva - 2004 - Humanitas 56:461-484.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Espinosa e a tradição melancólica.Marcos F. De Paula - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:53.
    Desde o Problema XXX, atribuído a Aristóteles, uma longa tradição de filósofos, artistas e escritores vê a melancolia como afeto positivo ligado ao “homem de gênio” e à criação intelectual em geral. Do ponto de vista da teoria dos afetos de Espinosa, o problema da melancolia coloca um outro: como é possível que de uma tristeza profunda possa nascer a atividade intectual, artística, literária? Toda atividade é uma produção, uma alegria, aumento da potência de agir e pensar: como ela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Tradição, Tomismo e Teísmo na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):235.
    Alasdair MacIntyre ao realizar uma série de críticas à moralidade e filosofia moral modernas e contemporâneas defende a tese de que o desacordo moral e a ausência de justificação racional para a moralidade é fruto do abandono do elemento teleológico da ética, especialmente do abandono da ética aristotélica, o que o leva a propor a retomada da ética teleológica de Aristóteles. Essa retomada é justificada com a teoria da racionalidade das tradições, por meio da afirmação de que o modo tradicional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Uma convergência necessária: a tradição dialética e a filosofia social contempor'nea.André Figueiredo Brandão - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    Este artigo tem como objetivo argumentar em favor da reaproximação de duas importantes correntes da tradição dialética, a saber, a teoria crítica e o lukacsianismo (em especial, aquele acúmulo teórico tributário da obra tardia de Lukács), nos termos do seu enriquecimento recíproco e das contribuições analíticas que podem surgir de tal convergência para o enfrentamento de um conjunto significativo de questões que animam a filosofia social contemporânea. Para tanto, o texto seguirá um trajeto que discutirá: a) as bases dialéticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  8
    Tradição e Inovação n’ O Nascimento da Tragédia de Nietzsche.Viriato Soromenho-Marques - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):411-426.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  79
    Tradição histórica e reflexão crítica: notas sobre o debate entre Habermas e Gadamer.Thiago Aquino - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):53-73.
    The intention of this article is to reconstruct the debate between Hans-Georg Gadamer and Jürgen Habermas which occurred between the end of the 1960s and the start of the 1970s. In order to observe this period the later developments of these thinkers won’t be taken into account. The article plans to examine the central problematic of the debate related to the difficult relationship between historic tradition and critical reflection. The tension between these two terms will be used as a reference (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    A tradição do milho: o ingrediente base da cozinha caipira e das festas juninas.Ana Alice Silveira Correa, Suely Sani Pereira Quinzani, Daniela Vilela Peixoto & Tatiana Caroline Silveira Corrêa - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):99.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A tradição clássica como totem identitário ocidental.Luiz Fernando Dias Pita - 2008 - Principia 2 (17):87-102.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. George Berkeley e a tradição platônica.Costica Bradatan & Jaimir Conte - 2009 - Princípios 16 (26):257-284.
    Existe já uma grande quantidade de literatura dedicada à presença na filosofia inicial de Berkeley de alguns assuntos tipicamente platônicos (arquétipos, o problema da mente de Deus, a relaçáo entre ideias e coisas, etc.). Baseados em alguns desses escritos, nas próprias palavras de Berkeley, assim como no exame de alguns elementos da tradiçáo platônica num amplo sentido, sugiro que, longe de serem apenas tópicos isolados, livremente espalhados nos primeiros escritos de Berkeley, eles formam uma perfeita rede de aspectos, atitudes e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Wittgenstein e a tradição filosófica: aspectos metodológicos.Gilberto Ferreira de Souza - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):204-232.
    Uma das principais preocupações de Ludwig Wittgenstein, presente já desde as suas primeiras observações, é a autonomia do pensamento próprio. Nosso objetivo neste texto é indicar alguns aspectos metodológicos do diagnóstico e da crítica que o filósofo vienense opera em relação à tradição filosófica ocidental com vistas a possibilitar a obtenção de resultados seguros e pacíficos no universo polêmico da filosofia. Para tanto, indicaremos a importância de recuperar o papel que a tradição filosófica desempenha para o pensamento próprio, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  24
    Tradição alimentar: elemento de emancipação frente a mecanismos globais de dominação.Ana Claudia Guske & Erica Karnopp - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):156.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    A influência da tradição sem'ntica analítica na filosofia de Frege.Eduardo Antonio Pitt - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):325-337.
    O objetivo desse artigo é tentar esclarecer as origens e a importância filosófica do conceito de validade lógica objetiva no pensamento de Frege. Nosso argumento tentará localizar a filosofia de Frege dentro de uma tradição semântica analítica que surge no século XIX pelo pensamento de Bolzano e Lotze e que também se caracteriza pelo antinaturalismo, antipsicologismo e pela crença em uma objetividade a priori como característica de unidades logicamente válidas, mas não reais. O artigo irá identificar pontos em comum (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  25
    O conceito de tradição na hermenêutica filosófica de Gadamer.Luciano Lima Maquiné Santiago & Luis Uribe Miranda - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):43-61.
    Gadamer resgata o valor da tradição e explicita o desprezo feito pela Aufklärung a mesma. A questão da reabilitação da tradição enquanto fundamental para a compreensão é o que está em questão neste artigo. Um dos problemas a ser analisado é se há incompatibilidade entre razão e tradição, e se não há de que forma podemos buscar resgatar o valor da tradição como algo fundamental para a compreensão de como se dá o processo do entendimento humano. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Maquiavel e a Tradição Republicana.Flávia Benevenuto - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Pretende-se investigar, a partir especialmente dos primeiros capítulos dos Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio, de Maquiavel, a confluência e divergência de aspectos tradicionais sobre a constituição de Roma em sua fase republicana. Para tal, recorreu-se às Histórias de Políbio e à História de Roma de Tito Lívio, tomando-as como ponto de partida do debate que foi consolidando ao longo da tradição, destacando-se o modo peculiar com que Maquiavel discute o tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Parmênides, a tradição e o parricí­dio.Claudia Murta - 2005 - Princípios 12 (17):77-90.
    Com esse trabalho procuramos percorrer alguns fragmentos do poema de Parmênides com o objetivo de apontar para o surgimento de uma tradiçáo ontológica seguida de perto por Platáo. Analisamos em seguida a disposiçáo ao parricídio apresentada no texto de “O Sofista”. Em nenhum momento desse diálogo, Platáo confronta a verdade do que é. Para fazer isso ele deveria se opor à primeira via de Parmênides e isso ele náo o faz. Ao contrário, garantindo o pensamento de Parmênides, o que ele (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  28
    Marcuse e a Tradição Estética Moderna.Angela Santi - 1998 - Princípios 5 (6):45-54.
    Esse texto pretende fazer uma análise da trajetória das reflexões estéticas de Marcuse, associando-o, enfim, à tradiçáo moderna do séc. XVIII, de valorizaçáo do polo da recepçáo estética em detrimento do aspecto da produçáo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A tradição analítica e o idealismo kantiano.Alexandre Alves - 2024 - In Henry Allison. O idealismo transcendental de Kant. Petrópolis: Editora Vozes. pp. 13-22.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  45
    Narrar Deus - entre tradição e tradução: traços da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur (Narrating God – between tradition and translation: traces of biblical hermeneutics of Paul Ricoeur) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1589. [REVIEW]Walter Ferreira Salles - 2013 - Horizonte 11 (32):1589-1604.
    Este trabalho aborda a narração de Deus como fonte de sentido para vida no contexto das tradições religiosas que se fundam na leitura e apropriação de textos tidos como sagrados. A partir da hipótese de que a fé monoteísta é fundamentalmente uma “fé textual”, o presente trabalho toma por referencial teórico o pensamento do filósofo francês Paul Ricoeur. O objetivo a que me proponho é apresentar de forma sintética traços de sua hermenêutica bíblica a partir da articulação entre interpretação, (...) e tradução. O percurso deste ensaio conduz inicialmente à teoria do texto de Ricoeur, em seguida aborda sua fenomenologia hermenêutica da consciência religiosa da falta, para enfim buscar a articulação entre tradição e tradução em uma leitura filosófica da bíblia. A articulação entre as hermenêuticas bíblica e filosófica aponta para a possibilidade do desenvolvimento de uma filosofia da religião que tem por propósito pensar mais e de maneira diferente a contribuição da leitura dos textos religiosos para a busca de sentido da existência humana. Para tanto, se faz necessário o respeito pela pluralidade de crenças e práticas no interior e fora das diversas tradições religiosas. Palavras-chave: Hermenêutica. Texto. Tradição. Tradução.This paper approaches the narration of God as a source of meaning to life in the context of religious traditions that are based on reading and appropriation of texts considered sacred. From the hypothesis that the monotheistic faith is fundamentally a "textual faith", this paper takes as a theoretical framework the thought of the French philosopher Paul Ricoeur. I intend to present in a synthetic trace his biblical hermeneutics from the relationship between interpretation, translation and tradition. This paper initially gets to the theory of Ricoeur’s texts, and then approaches his hermeneutic phenomenology of the religious consciousness of fault; finally it searches for the relationship between tradition and translation in a philosophical reading of the Bible. The articulation between the biblical and philosophical hermeneutics points to the possibility of developing a philosophy of religion that wants to think in a different way the contribution of reading religious texts in the search for meaning of human existence. Therefore, it is necessary to respect the diversity of beliefs and practices inside and outside of the various religious traditions. Keywords: Hermeneutics. Text. Tradition. Translation. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A Tradição Peripatética no Livro V de Diógenes Laércio.António Pedro Mesquita - 2013 - In Gabriele Cornelli & Miriam Peixoto (eds.), Dos Homens e Suas Ideias: Estudos sobre as Vidas de Diógenes Laércio. Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press. pp. 155-176.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  1
    A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e o Regime Militar de 1964.Rodrigo Coppe Caldeira & Víctor Almeida Gama - 2024 - Horizonte 22 (68):e226804.
    Este artigo explora a relação entre a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e a ditadura militar brasileira de 1964. A análise revela como o anticomunismo serviu de elo unificador entre a TFP e a ditadura, destacando o papel da organização na criação de um clima favorável ao golpe civil-militar e suas subsequentes atividades de suporte ao regime. O trabalho também discute a dinâmica ambivalente entre a TFP e o governo militar, caracterizada por momentos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  38
    Entre a tradição humanista e o neopragmatismo: Richard Rorty e a virada literária da filosofia.Eduardo Cesar Maia Ferreira Filho - 2017 - Hybris, Revista de Filosofí­A 8 (S1):109-128.
    Este ensaio defende que o pensamento pós-analítico e pós-filosófico de Richard Rorty pode assumir uma função – de caráter profilático – muito interessante no âmbito dos estudos literários acadêmicos e na crítica literária em geral: suas reflexões críticas funcionam como uma advertência contra certas pretensões cientificistas da filosofia e, por consequência, das teorias literárias em geral. Os variados usos e objetivos da linguagemhumana em atos interpretativos – como na crítica literária – extrapolam a noção moderna de verdade como correspondência; o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  77
    A voz reinventada da tradição: ritos iniciáticos na obra de Mia Couto (The reinvented voice of tradition: initiation rites in Mia Couto's work)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n25p136. [REVIEW]Antonio Geraldo Cantarela - 2012 - Horizonte 10 (25):136-156.
    Os processos iniciáticos – a circuncisão e os ritos e ensinamentos a ela correlacionados – representam um dos mais importantes traços da cultura tradicional africana. Constituem sofisticado e complexo corpus pedagógico, sendo compreendidos, em todos os seus aspectos, em relação com o sagrado. Inúmeros temas e artifícios literários presentes na obra do escritor moçambicano Mia Couto encenam movimentos que podem ser associados ao imaginário da tradição ancestral. O artigo percorre alguns contos e romances do escritor buscando referências ao sagrado (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  30
    Os baluartes da tradição: a antimodernidade católica brasileira no Concílio Vaticano II.Rodrigo Coppe Caldeira - 2009 - Horizonte 7 (15):178.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  44
    Em defesa da tradição: Luiz de França, mestre do maracatu-nação Leão Coroado, nas memórias de maracatuzeiros e maracatuzeiras.Ivaldo Marciano de França Lima - 2016 - Dialogos 20 (2):162.
    O artigo propõe abordar a construção da imagem de Isabel, a Católica aproximando Luiz de França foi um dos mais significativos mestres de maracatu nação. Dirigiu e articulou o maracatu Nação Leão Coroado, entre os anos de 1950 até sua morte, em 1997. Ainda hoje a sua memória é reivindicada por grupos de maracatus existentes no Recife. Tal questão indica diferentes aspectos nos processos de construção das memórias, e da forma como estas são usadas no presente. Este artigo objetiva discutir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Direito, política e tradição: paralelos entre Edmund Burke e Schopenhauer.Rogério Moreira Orrutea Filho - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):510-528.
    Inicialmente examina-se a filosofia política de Schopenhauer tal como registrada no Mundo como vontade e representação. Neste ponto, há fortes diferenças em relação a Burke, em especial naquilo que diz respeito à finalidade que legitima o Estado. Porém, veremos que na obra Parerga e Paralipomena, Schopenhauer assume posições extremamente similares àquelas que Burke defendeu nas Reflexões sobre a revolução na França. Em razão da enorme semelhança entre suas concepções, concluímos que o pensamento político mais tardio de Schopenhauer acrescenta pouco àquele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A Tradição Em Perigo. [REVIEW]Antonio Augusto Passos Videira - 2006 - Episteme 24.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Aristóteles e a tradição megárica acerca da dynamis.Beatriz Saar - 2023 - Eleutheria 8 (14):8-20.
    O presente artigo tem como objetivo principal esclarecer a concepção da tradição megárica acerca do conceito de capacidade (δύναμις), tal como apresentada no livro Theta da Metafísica de Aristóteles. A análise se faz necessária devido à falta de atenção aristotélica na formulação da tese adversária dos megáricos, pois em nenhum momento Aristóteles parece nos oferecer argumentos plausíveis que justifiquem de maneira adequada a tese de seus oponentes. Partindo desta dificuldade de reconstrução do argumento megárico e visando lhe oferecer uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Parmênides, a tradição eo parricídio.Claudia Murta - 2005 - Princípios 12 (17):5.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  47
    Sobre a nossa tradição exegética e a necessidade de uma reavaliação do ensino de Filosofia no país.Paulo Margutti - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):397-410.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo fascista (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  36.  30
    O conceito de liberdade E suas implicações políticas. Notas sobre Sidney, Locke E a tradição republicana.Christopher Hamel - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:127-150.
    Neste artigo o autor relaciona os pensamentos políticos de Locke e Sidney para defender que Locke não pode ser inserido na tradição republicana da qual os escritos de Sidney fazem parte. Isto porque: 1) inexiste na teoria política lockeana uma visão de que a virtude cívica seja o suporte para instituições livres, tal como existe na referida tradição evocada por Sidney; 2) Locke reconhece o fundamento constitucional da prerrogativa do rei, o que para os republicanos, Sidney entre eles, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Pertencimento e tradição: a identidade germ'nica de Rio da Ilha frente a multiculturalidade.Daniel Luciano Gevehr & Shirlei Alexandra Fetter - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):35.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    O Lobolo no Sul de Moçambique: uma convergência entre a modernidade e a tradição.Victor Simoes Henrique & Nheleth das Algas Ratibo - 2024 - Odeere 9 (3):81-96.
    O Lobolo é um casamento tradicional praticado no Sul de Moçambique, que consiste na entrega de bens materiais e valores monetários à família da noiva para realizar uma união reconhecida entre os parentes do noivo e os parentes da noiva. Esta prática sociocultural mostra-se dinâmica, transformando-se e reinventando-se ao longo do tempo, assumindo diversos contornos, podendo estar inserido no conflito entre a “tradição” e a “modernidade”. O Lobolo resistiu no tempo, tendo sido desencorajado tanto pelas autoridades coloniais, defensoras de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    A (não) questão do tempo na tradição chinesa.Maria Trigoso - 2006 - Cultura:209-219.
    A filosofia chinesa, tal como de resto a língua (em que ela é elaborada), sugerem que o Tempo, desde sempre no centro do debate filosófico ocidental, não é uma questão colocada na e pela tradição chinesa. Livre da categoria linguística da flexão verbal, que obriga a opor/separar os tempos (presente, passado e futuro) entre si e a escolher, necessária e exclusivamente, uma modalidade temporal, a língua chinesa presta-se melhor a dar conta do processo contínuo das coisas. Não será, portanto, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    (1 other version)Transformação e tradição: a influência do pensamento político e ideológico do mundo romano clássico na antiguidade tardia.Renan Frighetto - 2008 - Diálogos (Maringa) 12 (2-3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  40
    COMBLIN, José. O Espírito Santo e a tradição de Jesus. São Paulo: Nhanduti, 2012.Marcelo Barros - 2013 - Horizonte 11 (32):1666-1669.
    RESENHA: COMBLIN, José. O Espírito Santo e a tradição de Jesus . São Paulo: Nhanduti, 2012.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Aristóteles, paraconsistentismo e a tradição budista.Walter Carnielli & Marcelo Coniglio - 2008 - O Que Nos Faz Pensar 23:163-175.
    This paper defends that the both the Buddhist tradition and the Aristotelian allow us to think of the distinction between to reason with contradictions and to accept them, understanding ' accept a contradiction ' by taking it as consistent. From this viewpoint, none of two would disagree with most contemporary paraconsistent views. The conclusions are, thus, that, firstly, there is no compelling reason to endorse any kind of metaphysical dialetheism, and, second, that a coherent form of reasoning with contradictory statements (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   18 citations  
  43. Poder, autoridade e tradição.José N. Heck - 2007 - Princípios 14 (21):05-38.
    O artigo inicia com o enfoque do absolutismo hobbesiano à luz da doutrina tradicional do direito natural. A seguir expõe a complexa relaçáo de Hobbes com a democracia e a noçáo hobbesiana de representaçáo política. Depois de reconstruir algumas das objeções básicas de Hobbes ao pensamento político clássico, o texto procura mostrar que o filósofo inglês opera, em relaçáo a Aristóteles, com um conceito relativamente inalterado de natureza. Objetivo maior do trabalho é configurar o Estado como produto genuíno do desempenho (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  34
    O Êxodo como tradição de Israel Norte, sob a condução de El e Javé na forma de touro jovem.José Ademar Kaefer - 2015 - Horizonte 13 (38).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Investigação e experiência na tradição pragmática.Dennis M. Senchuk - 2001 - Cognitio 2:161-192.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. Educativa da tradição na condição moderna.Hannah Arendt Ea Dimensão - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):76.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Duas noções de a priori histórico: A tradição E o arquivo – a concepção de Uma “anti-crise” de Michel Foucault.Ronaldo Filho Manzi - 2014 - Philósophos - Revista de Filosofia 19 (1):191-217.
    This article discuss two different approaches used to think historical a priori . On the one hand, when Husserl speaks about historical a priori , he refers to the tradition – one way of stating that history of thought is continuous and follows a common spirit. It implies, at the same time, that the tradition, despite being a discourse that precedes the subject, clearly to exist depends on a discursive subject at his present activity. On other, in Foucault’s proposal, historical (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Tradição E Transição No Curso Conimbricense.Alfredo Dinis - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):535 - 560.
    Os autores jesuítas do Curso Conimbricense têm sido por vezes acusados de não terem ido além de uma monolítica e rígida repetição das teses filosóficas aristotélicas, característica pretensamente distintiva da Companhia de Jesus nos séculos XVI e XVII, cujos membros demonstrariam uma total incapacidade de dialogar com as correntes inovadoras, por exemplo, no campo da filosofia da natureza. O presente estudo, baseado numa análise do Comentário Conimbricense De Caelo, mostra conclusivamente que aquele ponto de vista resulta tanto de uma leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  20
    Estudo do corpo a partir de Merleau-Ponty: possibilidades para uma releitura da tradição cristã na contemporaneidade.Célio Antunes da Silva - 2016 - Horizonte 14 (44):1655-1656.
    Dissertação SILVA, Célio Antunes da. Estudo do corpo a partir de Merleau-Ponty: possibilidades para uma releitura da tradição cristã na contemporaneidade. 2016. Dissertação - Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    Mística na tradição ocidental em Lima Vaz.Hélio Pereira Lima - 2020 - Revista Portuguesa de Filosofia 76 (4):1487-1508.
    This Work aims at reflecting on mystics, within the Western tradition, departing Lima Vaz’ thought, in order to try identifying the function that rested reserved to Mystic Experience, in the Modern Society, Society that, as It purposes Itself destroying the Sacred one up the World, has put aside Religion as a factor of legitimation regarding to public sphere. Its purpose is recovering some historical-philosophical aspects regarding to Christian Tradition in order to understanding better the level regarding to crisis of meaning (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 777