Results for ' pessimismo'

82 found
Order:
  1.  17
    O pessimismo e suas razões: Schopenhauer como estudo de caso e direcionamentos metodológicos.Matheus Silva Freitas - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e05.
    Nosso objetivo é tomar o pensamento de Schopenhauer como estudo de caso e ponto de partida para discutir em que medida o “pessimismo” pode ser fundamentado e reinterpretado segundo “razões objetivas”, conceitualmente filosóficas. Para intérpretes como Christopher Janaway e Frederick Beiser, a legitimidade filosófica do pessimismo schopenhaueriano, atribuído à tese de que a vida é um negócio que não cobre os custos do investimento, é garantida pelas implicações inferidas da metafísica da Vontade. Por outro lado, Kuno Fischer, acompanhado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  36
    O pessimismo ea questão social em Philipp Mainländer.Flamarion Caldeira Ramos - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:35-50.
    TRATA-SE APENAS, NESTE ARTIGO, DE APRESENTAR EM SUAS LINHAS GERAIS O PENSAMENTO DE PHILIPP MAINLÄNDER , FILÓSOFO HOJE COMPLETAMENTE ESQUECIDO, MAS QUE JÁ TEVE LEITORES COMO NIETZSCHE, BORGES E CIORAN, E QUE A HISTÓRIA DA FILOSOFIA RECONHECE APENAS COMO DEFENSOR E PRATICANTE DO SUICÍDIO. MAIS DESCONCERTANTE, PORÉM, QUE AS CONSEQÜÊNCIAS EXTREMAS QUE MAINLÄNDER RETIRA DA FILOSOFIA DE SCHOPENHAUER, É A SUA INTENÇÃO DE CONCILIAR O MAIS EXTREMO PESSIMISMO METAFÍSICO COM UM PENSAMENTO POLÍTICO SOCIALISTA.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  7
    Uma Fuma Filosofia Do Pessimismo Nas Memórias Póstumas de Brás Cubasilosofia Do Pessimismo Nas Memórias Póstumas de Brás Cubas.Daniel Benevides Soares - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):277-311.
    O que motiva a presente investigação é a relação entre Machado de Assis, niilismo e pessimismo. O foco da pesquisa será o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, especialmente o episódio do delírio, no qual o memorialista encontra Pandora. Para levar a cabo esse objetivo, o trabalho será dividido em quatro seções, antecedidas de uma introdução e seguidas de considerações finais. Na primeira seção, apresentamos uma discussão e algumas definições do niilismo a partir de pensadores diversos. Apontar a origem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  37
    Pessimismo E eudemonologia: Schopenhauer entre pessimismo metafísico E pessimismo pragmático.Vilmar Debona - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):781-802.
    RESUMO Como entender uma teoria da felicidade enquanto sabedoria de vida, elaborada a partir de noções como as de uso prático da razão e de caráter adquirido, no pensamento do grande metafísico pessimista que certamente foi Schopenhauer? O presente artigo sustenta a hipótese de que o pessimismo schopenhaueriano pode ser melhor compreendido se considerado, por um lado, como um pessimismo metafísico, e, por outro, como um pessimismo pragmático. Para tanto, procuro mostrar em que medida a consideração da (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  33
    Pessimismo como postura: o elemento afetivo da tese do "pior dos mundos possíveis".Marcelo Vieira Lopes - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):82.
    O objetivo geral deste trabalho é abordar a tese pessimista encontrada na filosofia de Arthur Schopenhauer a partir da noção de postura. Nesta abordagem exponho os traços característicos de sua metafísica da Vontade e a implicação para a avaliação deste mundo como o “pior dos mundos possíveis”. Em seguida pretendo abordar a ligação entre filosofia e temperamento, a partir de alguns vieses identificados em alterações afetivas, bem como avaliar como ocorre essa ligação na filosofia pessimista de Schopenhauer. Após essa análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representação , para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreensão de alguns problemas; como o da existência humana, o sofrimento, a negação e a afirmação da vontade de vida, entre outros que a dimensão ética comporta. Para isto, faremos uma análise sistemática de outros textos em que o filósofo trata diretamente destas questões, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Pessimismo dialético versus liberalismo político filosófico.José Nicolau Heck - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):91-104.
    Tendo como pano de fundo o materialismo histórico e o empirismo lógico, o trabalho expõe brevemente o ressurgimento da filosofia política, com a obra Uma teoria da Justiça, de John Rawls, e a revisão radical da mesma, numa concepção adequada ao pluralismo, em Liberalismo Político. Após confrontar a razão pública do liberalismo política com o conceito do político de Carl Schmitt, procura-se formular uma avaliação do pluralismo de Rawls e confrontá-lo com o pluralismo multicultural e com a legalidade apático-consencual das (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Il pessimismo.Fausto Sartorelli - 1951 - Milano,: Giuffré.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    Filosofia política do pessimismo moderno: Estado e propriedade em Schopenhauer.Rafael José de Lemos - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e84910.
    Pelo menos desde o século XIX, a relação entre o pessimismo e a política tem suscitado o debate entre diversos filósofos, cujas leituras têm apontado para compreensões bastante opostas. Por um lado, há a leitura tradicional, que aproxima Schopenhauer, o fundador do pessimismo moderno, de uma concepção política conservadora, como é o caso das críticas feitas por Lukács. Por outro lado, há uma apropriação crítica, por parte de uma assim chamada “esquerda schopenhaueriana”, de aspectos desse pessimismo, como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    Pessimismo e política: conservadorismo e crítica social a partir de Schopenhauer.Flamarion Caldeira Ramos - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):35.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  2
    Pessimismo e ottimismo nel Croce e nel Leopardi.Paolo Angeleri - 1975 - Roma: Nuova rivista pedagogica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Pessimismo risonho..Antonio Austregesilo - 1937 - Rio: [de Janeiro] Editora Guanabara, Waissman Koogan ltda..
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Il pessimismo tedesco dell'Ottocento: Schopenhauer, Hartmann, Bahnsen e Mainländer e i loro avversari.Giuseppe Invernizzi - 1994 - Firenze: La nuova Italia.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Pessimismo e umanesimo in Thomas Mann. Una riflessione etica su Humanität e Humanismus.Gabriella Pernechele - 1990 - Filosofia 41 (2):185-212.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    Il pessimismo cosmopolitico di Danilo Zolo.Maria Chiara Pievatolo - 2011 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 63:457-461.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Do Pessimismo Apocalíptico ao Ceticismo Irónico.Gustavo Bernardo - 2004 - In Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale (eds.), Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo. pp. 5--35.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Il pessimismo trasversale della cultura odierna.F. Russo - 1992 - Acta Philosophica 1 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Rudolf Malter e o pessimismo crítico schopenhaueriano.Felipe dos Santos Durante - 2019 - Sofia 7 (2):94-102.
    Este artigo tem por objetivo, a partir da leitura do célebre livro de Rudolf Malter – O pensamento único: introdução à filosofia de Arthur Schopenhauer, em especial da seção intitulada Característica conclusiva: Pessimismo – um conceito crítico –, apresentar a hipótese hermenêutica de um dos mais eminentes interpretes da filosofia schopenhaueriana, a qual versa sobre o pessimismo enquanto conceito crítico, e que pode ser entendida como um dos pontos de sustentação para a justificativa de interpretação da filosofia schopenhaueriana (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  22
    Pessimismo e sabedoria em Schopenhauer.Aguinaldo Pavão - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):119.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  12
    Il pessimismo mitteleuropeo: Otto Weininger.Fábio Ciraci - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (1):95.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Pessimismo culturale in USA. Un libro americano su Spengler.Domenico Conte - 2003 - Giornale Critico Della Filosofia Italiana 23 (1):112-123.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O Mal da Morte No Pessimismo: Considerações a Partir de Arthur Schopenhauer e David Benatar.Felipe Dossena - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):152-166.
    Neste trabalho, investigo a possibilidade de compatibilidade entre o pessimismo filosófico e a compreensão da morte como um mal para quem morre. Por pessimismo filosófico, compreendo a doutrina filosófica que mantém como tese fundamental que a não-existência é preferível à existência, de modo que o pessimismo é tomado como a filosofia de que a vida não vale a pena ser vivida. Por mal da morte, me refiro à compreensão da morte como um dano para o indivíduo que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  21
    Schopenhauer: crítica da razão e fundamentação do pessimismo.Dax Moraes - 2020 - Discurso 50 (1).
    O pessimismo pode ser encontrado sob diversas formas na obra de Schopenhauer, embora não haja para o pessimismo em geral uma definição precisa. Ele se mostra antes de tudo como uma espécie de valoração da existência tal como o otimismo, seu contrário. Procuro mostrar que o “pessimismo schopenhaueriano” não deve ser tomado como um pressuposto ou postulado acerca do ser originário, tampouco como mero resultado da experiência de vida. Pelo contrário, trata-se da consequência final da crítica da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Filosofia do Machado : o pessimismo moral como protoforma do Niilismo em Helena.Vitor Cei - 2023 - In Paulo Roberto Margutti Pinto (ed.), VII Colóquio Pensadores Brasileiros: coletânea de textos. Porto Alegre: Editora Fi.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  48
    Il rifiuto del pessimismo porfiriano nei primi scritti di S. Agostino.Nello Cipriani - 1997 - Augustinianum 37 (1):113-146.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Elogio del pessimismo: cultura, società, politica.Elio Giunta - 2002 - Palermo: ILA Palma.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Tragédia sem redenção: o pessimismo absoluto de Julius Bahnsen.Flamarion Caldeira Ramos - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):111.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    Pensar a melancolia: dos humores de Hipócrates ao pessimismo revolucionário de Walter Benjamin.Marcos Lentino Messerschmidt - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):88-98.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o aspecto revolucionário do pessimismo e da melancolia de Walter Benjamin. Para tanto, realizamos um resgate histórico do conceito de melancolia, desde a teoria hipocrática dos humores, passando pelo "Problema XXX" de Aristóteles, até "Luto e Melancolia", de Freud. Em seguida, realizamos uma exposição de um excerto da obra "Origem do drama trágico alemão", onde Walter Benjamin apresenta uma breve análise da noção de melancolia no período Barroco, sobre o qual seu texto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    O antinatalismo benatariano e o pessimismo metafísico de Schopenhauer.André Mário Gonçalves Oliveira - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e88376.
    O presente artigo tem como objetivo analisar como o conceito de antinatalismo – isto é, uma visão filosófica que defende a ideia de que é melhor que os humanos parem de trazer novas vidas ao mundo, ou que teria sido melhor não termos sido trazidos à existência – e, mais especificamente, o antinatalismo de David Benatar, se alinham à vertente metafísica do pessimismo schopenhaueriano, presente no Tomo I de O Mundo como Vontade e Representação e também nos Suplementos. Ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Schopenhauer e a Pessimismus-Frage: A influência da filosofia schopenhaueriana durante a controvérsia sobre o pessimismo na filosofia alemã do final do século XIX.Daniel Quaresma Figueira Soares - 2019 - Sofia 7 (2):252-274.
    A fim de celebrar o bicentenário da publicação d´ O mundo como vontade e representação, rememoraremos uma polêmica de grandes proporções na filosofia alemã ao final do século XIX: a Pessimismus-Frage. Originada pela recepção da filosofia schopenhaueriana, essa polêmica suscitou – sobretudo após a morte de Schopenhauer - extensos debates entre os partidários do pessimismo filosófico e seus críticos. Iniciaremos descrevendo algumas características do horizonte intelectual alemão da época. A seguir, apresentaremos traços do pensamento de três representantes da chamada (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  6
    Inteligência Artificial e a Indústria de Produção Filosófica: Otimismo Ou Pessimismo?Luís Estevinha Rodrigues - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):90-112.
    Explico a inevitabilidade de um cenário em que a atual indústria de produção filosófica se cruza com a inteligência artificial geral. Defende-se que esta última terá um impacto não negligenciável sobre a primeira, algo que os decisores devem antecipar e preparar. Proponho uma posição equilibrada a este respeito, uma atitude prudencial entre o pessimismo e o otimismo, bem como a substituição de um desiderato de quantidade nesta indústria por um desiderato de qualidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    Dioniso contra Sócrates: notas sobre metafísica, otimismo e pessimismo em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche.Camilo Lelis Jota Pereira - 2023 - Griot 23 (1):328-338.
    Este artigo tem o objetivo de expor a contra doutrina dionisíaca ao otimismo a partir da discussão sobre a interpretação que o filósofo Friedrich Nietzsche faz de Sócrates no livro _O nascimento da tragédia_. Nossa discussão traz em perspectiva a crítica nietzschiana ao denominado socratismo estético, o qual coloca a filosofia socrática longe da sua proposta para o dionisíaco na arte. Para tanto, reconstruímos os argumentos de Nietzsche e investigamos o alcance dos mesmos, como também apresentamos as considerações de Paul (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Schopenhauer e a metafí­sica do pessimismo.Deyve Redyson - 2008 - Princípios 15 (23):255-269.
    O presente trabalho tem a temática de apresentar o pensamento de Arthur Schopenhauer no que diz respeito a metafísica como pessimismo e investigar a reaçáo schopenhauriana advinda do kantismo e aplicado a uma metafísica fundamentada na vontade e na representaçáo das coisas em si.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  53
    Horkheimer entre marx e schopenhauer: do materialismo pessimista ao pessimismo materialista.Eder Corbanezi - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):111-132.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  10
    Pensamento E revolta: O engajamento político em tempos de alienação E pessimismo.Paulo Jonas De Lima Piva - 2006 - Revista de Filosofia Aurora 18 (23):129.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Granelli di sabbia: il coraggio del pessimismo.Danilo Zolo - 2022 - Milano: Meltemi. Edited by Luca Baccelli.
  37.  7
    Cristo e/o Machiavelli: assaggi sopra il pessimismo cristiano di sant'Agostino e il pessimismo naturalistico di Machiavelli.Giuseppe Prezzolini - 2004 - Sellerio Editore Palermo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    O naturalismo moral e o pessimismo em A Origem dos Sentimentos Morais de Paul Rée.Jarlee Salviano - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (2):197-204.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  26
    Teoria, Crítica e Prática Educacional.Pedro Savi Neto & Mónica De la Fare - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):833-859.
    O presente artigo trata da relação entre teoria e prática no pensamento de Theodor W. Adorno com o objetivo de analisar as possibilidades de emancipação do sujeito no âmbito da sociedade capitalista contemporânea, questionando sobre um suposto pessimismo do autor. Para tanto, serão contextualizadas as relações entre sujeito e objeto, natureza e razão, teoria e prática e formação e semiformação, com a finalidade de pensar a importância fundamental da teoria para a transformação do mundo a partir de uma análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Schopenhauer e a fome.Thiago Ferreira & Vilmar Debona - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e86368.
    A partir de algumas considerações de Max Horkheimer sobre o potencial crítico do pessimismo schopenhaueriano, o artigo visa mostrar em que medida o sofrimento específico da fome, em especial quando esta é registrada em contextos de pobreza, miséria e escravidão na obra de Schopenhauer, elucida empiricamente o pessimismo metafísico em forma de pessimismo crítico-social. Para tanto, descrevemos algumas presenças dos termos fome (Hunger) e pobreza (Armut) na obra do pensador da vontade para, em seguida, problematizarmos alguns de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  16
    Schopenhauer e Cioran: filosofias paralelas.Juan Pablo Enos Santana Santos & Rodrigo Inácio Ribeiro de Sá Menezes - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e84362.
    Trata-se de uma análise das afinidades da filosofia de Schopenhauer (1788-1860) no pensamento de Emil Cioran (1911-1995). Autor influente na Romênia desde o século XIX, Schopenhauer é considerado uma das principais referências de Cioran. As fichas de leituras, cartas, expressões e os temas abordados por Cioran constituem uma gama de argumentos para aproximação do filósofo romeno ao filósofo do pessimismo.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Para além de ‘afirmação’ vs. ‘negação’: a transfiguração da existência no jovem Nietzsche.Wander Andrade de Paula - 2023 - Dissertatio 54:71-99.
    O presente artigo tem por objetivo discutir o conceito de transfiguração (Transfiguration / Verklärung) nas primeiras formulações nietzscheanas do estatuto da filosofia, sobretudo em sua função de crítica ao pessimismo de Arthur Schopenhauer. Para tanto, analisa duas obras de seu período de juventude, O nascimento da tragédia e Schopenhauer como educador, enfatizando especialmente os capítulos 3 e 4 da primeira e as seções 3, 4 e 5 da segunda. Espera-se demonstrar que, para além de sua importância na crítica ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    The “meaning of life” by Schopenhauer and Nietzsche.Wander Andrade de Paula - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):47-64.
    Este é o primeiro de dois artigos que visam discutir o problema do sentido da vida na filosofia alemã do XIX, a fim de abrir diálogo com importantes discussões da filosofia contemporânea. Para tanto, localiza-se, neste artigo, o problema histórico-filosoficamente (1); em seguida, investiga-se em que medida o mesmo está intimamente relacionado, nos pensamentos de Schopenhauer (2) e Nietzsche (3), aos temas do pessimismo e do niilismo filosóficos; por fim, indica-se conclusivamente a importância de ambos os autores no estabelecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  2
    Zaratustra e a Redenção (Erlösung) da Vontade.Antonio Carlos Massignani - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):46-59.
    O presente trabalho explorar alguns significados da Erlösung nietzschiana, contidos na obra Assim falou Zaratustra. A Erlösung é apresentada nesta obra como a redenção da vontade em sua impotência, através do jogo com o conhecimento. Os caminhos desta Erlösung da vontade constituem os momentos desta tragédia. Nesta trajetória as formas de aprisionamento da vontade também são exploradas em seu vínculo na história do desenvolvimento da racionalidade. Serão apresentadas num primeiro momento, as condições necessárias tanto para a comunicação da ideia de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. UMA TEORIA DO CONFLITO: MAQUIAVEL E MARX.José Luiz Ames - 2008 - Educere Et Educare 3 (6):55-66.
    This article intends to establish a contact between two proscribed thinkers: Machiavelli and Marx. Although apart in time and in political vision, they offer the possibility of a reflection which is able to provide mutual fecundation. We want to show that Machiavelli’s pessimism and Marx’s optimism both derive from the diverse understanding of what provokes the fundamental division of society into two fundamental antagonistic groups. Whereas one treats it as a division of opposite desires, to the other it is determined (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  24
    Frederico Nietzsche. Anônimo - 2014 - Cadernos Nietzsche 1:115-116.
    Artigo publicado em 1900, no diário carioca A imprensa. O autor noticia o recente falecimento do filósofo alemão, discorre sobre sua biografia, destaca algumas de suas obras e as ideias mais conhecidas de sua filosofia, apresentando-a como uma mistura de pessimismo e otimismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    A origem, o empenhar-se e o destino.Gustavo Perlingeiro Beltrame - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    O texto almeja apresentar os rudimentos de uma interpretação dos Pensamentos de Blaise Pascal. Além da descrição do propósito e dos princípios de método de tal interpretação, encontra-se aqui a tentativa de pô-la em prática pela análise de duas questões. As questões em pauta envolvem os temas do pessimismo (tragicidade) na antropologia pascaliana e da relevância do empenho individual – através da conduta – para a finalidade da salvação, tendo no horizonte a noção de pecado original. Perceberemos, a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    Princípio do prazer como regulador de uma civilização em declínio.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):123-152.
    Resumo: Neste artigo, recusa-se o frequente pessimismo de Freud, tantas vezes denunciado por seus leitores, em relação à vida dos homens e aos destinos da humanidade, recusa auxiliada pela distinção, em sua obra, entre o domínio da metapsicologia e o da clínica. O primeiro domínio, fortemente associado à sistematização da psicanálise, admite um determinismo naturalista que, em seus termos, não prevê a autodeterminação do homem, da civilização e seus destinos, isto é, não tem a liberdade como uma noção operatória, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. No saguão do liberalismo..Fernando Campos - 1935 - Lisboa,: J. Fernandes Júnior.
    O desengano de Garrett.--A desilusão de Herculano.--A descrença de Soriano.--O pessimismo de Oliveira Martins.--A penitência de Ramalho.--A ironia de Eça de Queiroz.--O te0temunho de Antero.--A contrição de Fialho.--Concêrto de acusações.--Apêndice.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Entre o caos e o porvir: uma leitura transversal do pensamento de Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):257-267.
    A atualidade da pesquisa Nietzsche se mostra como um fator importante para se pensar sobre o futuro de instituições sociais assentadas sobre regras dogmáticas. Para além dos grandes sistemas mostra-se o caos, implantado pelo niilismo, e frente ao qual se desenha o porvir de uma nova aurora. No entanto, cabe a pergunta pelo alcance desta aurora do porvir; em que medida esta é capaz de trazer otimismo diante do turbilhão niilista. Estas páginas pretendem trazer algumas pistas para se refletir sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 82