Results for ' povo de Deus'

976 found
Order:
  1.  28
    A primeira assembleia do povo de deus : uma faceta da recepção do Concílio Vaticano II na Arquidiocese de Belo Horizonte.Jotaci Brasiliano Conceição de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (40):2313-2314.
    Thesis summary: OLIVEIRA, Jotaci Brasiliano Conceição de. The first assembly of the people of God, a facet of the reception of the Second Vatican Council in the Archdiocese of Belo Horizonte.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  55
    Igreja, Povo de Deus, sujeito da comunhão eclesial (Church, the People of God, subject of ecclesial communion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1047. [REVIEW]Cleto Caliman - 2011 - Horizonte 9 (24):1047-1071.
    Aos 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o artigo pretende articular a chave eclesiológica de sua compreensão da Igreja como povo de Deus (cap II da Lumen Gentium), com o processo de sua recepção no pós-concílio. O Sínodo Extraordinário de 1985 - aos 20 anos do término do Concílio - privilegiou a categoria “comunhão” como chave da eclesiologia conciliar. O Sínodo de 1987 sobre a Vocação e Missão do Leigo na Igreja e no Mundo expressou o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    A festa do Povo de Deus.Raimundo Carvalho Gordiano - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):156-167.
    The feast is a constitutive element of the human dimensions referring mainly to its symbolic level. It involves all the dimensions, harmonizing the cyclical and linear understanding of time. All people and cultures live the dimension of the feasty as a permanent and new fact repeated every time, but always as a new achievement. It changes and renews the daily rhythm overcoming the danger of routine. In the Christian tradition, the party has as central event the Paschal Mystery of Christ, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade.José Neivaldo de Souza - 2020 - Horizonte 18 (55):432.
    Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    Leigo como sujeito eclesial: da Teologia do Laicato à Teologia do Povo de Deus.Josimar Azevedo - 2007 - Horizonte 5 (10):182-187.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Outras histórias do povo de santo, feiticeiras e curandeiros soteropolitanos. (1930-1960).Iris Verena Oliveira - 2017 - Odeere 2 (3):153-174.
    Esse texto preocupa-se com universo religioso afro-brasileiro, em Salvador, no período que compreende as décadas de 1930 e 1960. A partir dos indícios de práticas religiosas identificadas em processos criminais e jornais que envolveram supostos curandeiros, adeptos do candomblé e feiticeiros. Buscando diversificar as práticas religiosas analisadas, o estudo contemplou casos e que evidenciam o cotidiano religioso baiano com características que destoam da propalada “baianidade nagô”. O debate sobre pureza iniciado pelos pesquisadores na década de 1980 abriu espaço para 926 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  22
    A origem de Deus no imaginário dos homens.Frederico Rochaferreira - 2016 - Multifoco.
    A bela manhã de sol era um convite a visitar meus pensamentos mais distantes, assim, absorto em minhas reflexões caminhava a passos lentos, sem perceber a presença de Alina, que observava sorrindo aquele meu ritual. Alina: Esse caminhar kantiano me diz que buscavas algo, ou melhor; alguma resposta. Estou certa? Lancio: Alina, que bom vê-la! É verdade. Caminhar estimula a circulação e os neurônios, consequentemente, é ótimo para raciocinar e ir em busca de respostas para delas obter perguntas, contudo é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    A luta pela terra no Brasil: sinal da passagem de Deus.Jaldemir Vitório - 2017 - Horizonte 15 (47):797-827.
    O tema da posse e do usufruto da terra, no Brasil, tornou-se problema desde a chegada dos conquistadores portugueses, no início do séc. XVI. Arrancada das mãos dos habitantes primitivos do solo brasileiro, a propriedade fundiária tornou assunto da Coroa Portuguesa, que transformou sua nova colônia em reservatório de inesgotáveis recursos naturais. As lutas para superar a exploração dos colonizadores começou desde cedo, numa tentativa de dar à terra sua destinação social, para além da visão mercantilista europeia. O Movimento dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  65
    Dissertações e Teses v.2 n.3.Carlos Frederico Barboza de Souza, Maria Aparecida Carvalho de Castro, Cleto Caliman, João Pereira Pinto & Douglas Cabral Dantas - 2003 - Horizonte 2 (3):131-135.
    No mais profundo centro: João da Cruz e o Sufismo Sadili cantam a união transformante Carlos Frederico Barboza de Souza O camelô em Belo Horizonte: aspectos da informalidade e da identidade Maria Aparecida Carvalho de Castro Igreja, povo de Deus, sujeito da comunhão e da missão Cleto Caliman A literatura como questionamento do sujeito da modernidade: Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, e A peste, de Albert Camus João Pereira Pinto O ensino religioso na rede pública estadual de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    Cristo dorme no fundo da barca?André Gustavo Di Fiore & Ney De Souza - 2022 - Franciscanum 64 (177).
    A pandemia da Covid-19 transformou realidades e exigiu comportamentos sociais jamais experienciados que, na dimensão eclesial, vêm revelando compreensões e posturas inadequadas à mistagogia evangélica, mas que também podem provocar um discipulado missionário ad extra, na concepção de Igreja Povo de Deus. Portanto, o presente artigo objetivou, a partir de uma hermenêutica de Mc 4,35-41, refletir sobre o protagonismo laical em tempos de pandemia, sua autocompreensão eclesial e seu posicionamento diante da crise sanitária. Para tanto, estruturou-se em três (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Política-Econômica Alvissarista.Thiago de Paiva Campos - forthcoming - Philbrasil.
    Teodemocracia é a forma de governo apresentada pelo Alvissarismo no segundo selo do quarto tomo de Alvíssara, onde a soberania legislativa deriva do povo e é exercida por ele, através da criação, veto e sanção das leis que regem a sociedade realizadas por via de plebiscitos, telefonia e pela internet. A teodemocracia não se confunde com a teocracia, na medida em que na teocracia o Estado é regido pela religião ou por um sectário religioso, enquanto que na teodemocracia o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  32
    Soy hijo del Concilio Vaticano II (I am a child of Vatican II) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1334.Claude Lacaille - 2011 - Horizonte 9 (24):1334-1340.
    Neste texto Claude Lacaille reflete sobre o exercício de seu sacerdócio no contexto do aggiornamento promovido pelo Concílio Vaticano II. Para tanto, o autor busca identificar os maiores feitos da assembléia conciliar, entre eles, especialmente, o novo papel desempenhado pelas Sagradas Escrituras na piedade católica e a redefinição da Igreja como Povo de Deus. Essa realidade produz grande dinamismo com as Comunidades Eclesiais de Base que enfretaram e resistiram à opressão, inspiradas na experiência do Deus do Êxodo. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  45
    A Religiosidade Trinitária do Povo Goiano (The Religious Faith on Trinity of people from Goiás, Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p763. [REVIEW]Irene Dias Oliveira & Rafael Lino Rosa - 2011 - Horizonte 9 (23):763-781.
    Pretende-se, neste artigo, inserir o leitor no universo do catolicismo popular do povo goiano a partir de suas três dimensões: o culto popular à figura de Deus Pai, que em Goiás ganha o nome de Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade; a devoção popular à figura de Deus Filho, no culto ao Senhor Bom Jesus dos Passos, na Cidade de Goiás; e por último, no culto ao Espírito Santo, na Festa das Cavalhadas, na cidade de Pirenópolis. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    A condição do homem no estado da Vida presente como determinante para a teoria do conhecimento tomasiana: Suma de teologia iª, 84.André de Deus Berger - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):28-45.
    Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  73
    La Fiesta en torno de la Virgen María de Guadalupe (The Feast around the Virgin Mary of Guadalupe) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p9. [REVIEW]Pedro Alarcon Mendez - 2011 - Horizonte 9 (20):9-40.
    Através de algumas considerações de caráter teológico, pretendemos mostrar que a festa da Virgem Maria de Guadalupe tem profundo enraizamento no coração do povo de Deus, por duas razões fundamentais: Primeiro: a devoção à "Guadalupana" nos remete à Palavra de Deus, que instrui nossa fé; e segundo, tal devoção se funda em uma verdadeira epifania profética. A reflexão teológica se sustenta em algumas idéias centrais: Guadalupe permite a reestruturação da consciência indígena. Analogicamente, Guadalupe permite nomear a (...) em três modos: cristológico, trinitário e antropológico. Guadalupe, gravada na Tilma (manto) de Juan Diego, desvela um mundo como mundo de Maria que não é possível habitar. Na narrativa do Nican Mopohua discernimos uma Simbólica da Bondade originária , que manifesta o amor misericordioso do Pai no Filho, com a figura do Servo Sofredor como pano de fundo. Finalmente, Guadalupe remete ao texto bíblico, por ser interpretação do mesmo e sinal de sua recepção. A Virgem de Guadalupe assume dessa forma as características de um verdadeiro profeta. Palavras-chave: Festa; sagrado; sociedade; religião. Resumen Es nuestro propósito mostrar, a través de algunas consideraciones de caracter teológico, que la Fiesta en torno de la Virgen María de Guadalupe tiene un arraigo profundo en el corazón del pueblo de Dios por dos razones fundamentales: Primero, la devoción a la Guadalupana nos remite a la Palabra de Dios, que instruye nuestra Fe; y segundo, la devoción se funda en una verdadera epifanía profética. La reflexión teológica se basa en algunas ideas fuerza: Guadalupe permite la reestructuración de la conciencia indígena. Guadalupe analógicamente permite nombrar a Dios en tres modos, cristológico, trinitario y antropológico. Guadalupe, grabada en la Tilma de Juan Diego, despliega un mundo como mundo de María que nos es posible habitar. En la narrativa del Nican Mopohua discernimos una Simbólica de la Bondad originaria , que manifiesta el amor misericordioso del Padre en el Hijo, con la figura del Siervo Sufriente como telón de fondo. Guadalupe es, finalmente, referencia al texto bíblico, por ser interpretación del mismo y señal de su recepción. La Virgen de Guadalupe asume las características fundamentales de un verdadero profeta. Palabras clave: Fiesta; sagrado; sociedad; religión.Through some theological observations, we intend to show that the feast of the Virgin Mary of Guadalupe has deep rooting in the heart of the people of God, for two basic reasons: Firstly: the devotion to the "Guadalupana" sends us to the Word of God, that instructs our faith; secondly: such devotion is founded on an authentic prophetic Epiphany. The theological reflection is supported in some central ideas: Guadalupe allows the reorganization of the aboriginal conscience. Analogicalally, Guadalupe allows us to nominate God in three ways: christological, trinitarian and anthropological. Guadalupe, recorded in Juan Diego's Tilma (mantle), reveals a world as a world of Mary which is not possible to inhabit. In the narrative of Nican Mopohua we discern a Symbolic approach of the originary Goodness, that manifests the merciful love of the Father in the Son, with the figure of the Sufferer Servant as background.. Finally, Guadalupe sends us to the Biblical text, for being an interpretation of such text and a sign of its reception. The Virgin of Guadalupe finally assumes the characteristics of an authentic prophet. Keywords: feast; sacred; society; religion. (shrink)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    O Que É Consciência? Uma Análise a Partir da Perspectiva de Searle.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):222-243.
    Neste artigo pretendemos discutir o conceito de consciência na perspectiva de John Searle analisando seu pensamento filosófico acerca deste conceito. Para isso, analisamos uma obra de Searle intitulada Consciência e Linguagem, na qual Searle retrata aspectos interessantes sobre a consciência, sobretudo nos três primeiros capítulos. Talvez o grande problema do estudo da consciência seja a tarefa conceitual, pois são vinte cinco séculos de tentativas sem que cheguemos a um conceito “universal” de consciência. Para Searle não é difícil delimitarmos consciência: consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  51
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Technostress in Spanish University Teachers During the COVID-19 Pandemic.Maria Penado Abilleira, María-Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de Deus & Maria José Mosquera-González - 2021 - Frontiers in Psychology 12:617650.
    One of the measures adopted by the government of Spain during the COVID-19 pandemic has been the elimination of face-to-face classes in all universities, requiring that all teachers had to conduct their classes in an online mode. The objective of this article is to study how this adaptation among university teachers affected their job performance due to the technostress (objective and subjective) that they may have suffered. Based on the person-environment misfit theory (P-E fit theory), the sample consisted of 239 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  19.  50
    A Paixão de Jesus em Marcos: em hermenêutica latino-americana.Junior Vasconcelos do Amaral - 2018 - Horizonte 16 (50):864-884.
    Este estudo visa a perceber que a hermenêutica da Paixão de Jesus no Evangelho de Marcos, em uma perspectiva latinoamericana, enriquece ainda mais a teologia bíblica acerca do evangelho marcano. Este evangelho vem sendo muito lido nos últimos dois séculos. À luz de sua leitura, somos despertados a pensar nossa fé, compreendendo a Paixão de Jesus, em sentido da compaixão para com tantos os seres humanos que sofrem as agruras da maldade do mundo. No intercâmbio de experiências entre o leitor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  69
    O Vaticano II na prática da igreja particular de Goiás - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1341.Tomás Balduíno - 2011 - Horizonte 9 (24):1341-1360.
    Apresenta-se nesse texto as repercussões do Concílio Vaticano II na Igreja particular de Goiás. A fidelidade ao Concílio produziu efetiva participação de todos – presbíteros, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Tomando como referências a vivência e experiência de pastor nessa diocese (1967-1998) e diversos estudos, Dom Tomás mostra os aspectos mais relevantes dessa história: as assembléias diocesanas, com participação de leitos (1968); as CEBs e a concretização da opção pelos pobres; as Escolas Bíblicas; a defesa da posse da terra, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  33
    Alberto Antoniazzi e a Igreja.João Batista Libanio - 2004 - Horizonte 3 (5):40-52.
    Pe. Alberto Antoniazzi revelou-se um teólogo preocupado fundamentalmente com a presença da Igreja no mundo de hoje e, de modo especial, na cidade. Desenvolveu uma eclesiologia centrada na missão da Igreja no sentido de Povo de Deus que abraça tanto o clero como os leigos. Além de uma prática de professor e formador do clero, contribuiu com reflexões sobre o ministério ordenado, compulsando as fontes neotestamentárias e a longa tradição histórica da Igreja. E deteve-se, outrossim, na relevância da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  39
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Niilismo À Prova Dos Nove: Há Sentido Em Se Falar de “Niilismo” No Pensamento Indígena?Maurício Fernando Pitta - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):160-180.
    Neste ensaio, busca-se pensar de que forma a questão do niilismo é enfrentada pelo pensamento de povos indígenas das terras baixas da América do Sul: se interpretarmos o niilismo como perda de parâmetros diante da “morte de Deus”, que sentido o problema do niilismo faz para povos que não estipularam um Deus unitário como fundamento axiológico? Para desdobrar essa questão, fez-se uso da obra Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, bem como de referenciais antropológicos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  39
    (1 other version)Del Vaticano II... a ¿Jerusalén II? (From Vatican II... to Jerusalem)I? - DOI: 10.5752.P2175-5841.2011v9n24p1257.Víctor Codina - 2011 - Horizonte 9 (24):1257-1266.
    O artigo recorda as linhas fundamentais das mudanças produzidas pelo Vaticano II, dentre outras: a recuperação da eclesiologia de comunhão, típica do primeiro milênio da história da Igreja; a afirmação de uma eclesiologia orientada ao Reino; o surgimento de uma igreja que passa a se autocompreender como sacramento de salvação, servidora, caminhante, comprometida com os pobres. Em contraposição a esses avanços, o artigo refere-se às lacunas e sombras que envolvem o Vaticano II: a dualidade entre a afirmação de uma Igreja (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  28
    Technostress in Spanish University Students: Validation of a Measurement Scale.María Penado Abilleira, María Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de-Deus & María José Mosquera-González - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26.  2
    Para Além da Morte de Deus.Martha de Almeida - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):222-231.
    A morte de Deus é um tema bastante explorado na filosofia nietzschiana, entretanto esta questão nos remete a outras,como veremos neste artigo. Na história da Filosofia foi necessário, primeiramente, que se fundamentasse o “eu” para que pudéssemos alcançar a evidência de Deus. No entanto, se o próprio eu cartesiano é posto à prova, como poderemos fundamentar a existência de Deus? Assim, fomos desconstruindo em nossa análise os fundamentos da idéia de Deus até chegarmos ao que realmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  34
    A crítica ontológica de Marx, 180 anos.Leonardo Gomes de Deus & Guilherme de Oliveira E. Silva - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O artigo reexamina a leitura que Marx efetuou, em 1843, do pensamento de Hegel. Depois, são discutidas leituras contemporâneas do texto, além das próprias notas que o autor tomou durante o período. Defende-se a tese de que o texto de Kreuznach é instaurador na trajetória do autor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A sátira X, de Juvenal.Amós Coêlho da Silva - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):53-59.
    Poetas que se destacaram pela sátira. Ecos satíricos em outros discursos poéticos. Juvenal, que não soube mentir, ocupou o seu tempo tentando a educar os romanos: Quid Romae faciam? Mentiri néscio. Que fazer em Roma? Não sei mentir.(I, 3, 41) A emergência urbana tornou o povo romano civilizado, mas insensato em suas preces suplicantes de desejos aos deuses: Juvenal, Sátiras, X.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  27
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de Goethe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  32
    A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.Luiz Antônio de Araújo - 2015 - Horizonte 13 (40):2311-2312.
    Resumo de dissertação: ARAÚJO, Luiz Antônio de. A negação conceitual de deus e seus desdobramentos a partir da mística especulativa do Pseudo-Dionísio Areopagita.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    O tempo do reinado de deus E do reinado do homem..Jorge Jaime de Souza Mendes - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):111-115.
    O autor realça a dicotomia entre asidéias de Homem e de Deus, igualmente enfocadaem J. P. Sartre e em Nietzsche. O conteúdo axiológicoem Deus contém a afirmação absoluta doHomem, logo, não são idéias contrárias, uma vezque o homem tende para Deus. As metas humanasestão contidas na idéias de Deus, portanto,não nos é lícito proclamar "a morte de Deus" antesque o homem se transforme em Deus...
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à ordem dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    Uma teocracia pentecostal? Considerações a partir da conjuntura política atual.João Décio Passos - forthcoming - Horizonte:1109.
    As igrejas e indivíduos de tendência pentecostal que hoje ocupam o poder no governo brasileiro pensam e agem a partir de uma teologia política teocrática. Essa perspectiva pré-moderna superada pelas filosofias políticas antropocêntricas persiste como visão que se traduz em discursos, em atitudes e em políticas públicas. Trata-se da busca de um fundamento religioso capaz de superar a crise pela qual estariam passando o Estado e a sociedade brasileira. A afirmação de que Deus está no comando da política por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    A filosofia política de Martín de Azpilcueta (1492-1586) e a questão da autoridade civil popular.Marlo do Nascimento - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):65-75.
    Neste artigo pretender-se-á estabelecer as bases sobre as quais Martín de Azpilcueta demonstra sua fundamentação da autoridade política no intuito de refletir sobre como este pensador articula sua argumentação no intuito de apresentar o povo como detentor originário, por direito natural, do poder civil. Para que este objetivo possa ser alcançado buscar-se-á apresentar como o autor relaciona e distingue o poder eclesiástico do poder laico ou civil. Em seguida demonstrar-se-á como o pensador espanhol estabelece sua fundamentação da autoridade civil (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Monoliteísmo: um conceito de Deus em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Vitor Chaves de Souza & Marcio Cappelli Aló Lopes - forthcoming - Horizonte:206108-206108.
    O artigo articulará a temática do dossiê _Religião e Cinema_ no gênero da ficção científica. Para isso, propõe-se uma reflexão acerca de um conceito de Deus em _2001 Uma Odisseia no Espaço_ a partir de uma declaração do diretor Stanley Kubrick. O trabalho mostrará, inicialmente, um fundo de reflexão comum tanto para a religião quanto para a ficção científica. Uma narrativa cuja realização se dá num evento maior distingue-se, no filme, da confessionalidade religiosa, encontrando, a despeito da tecnologia e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  40
    A liberdade cristã na perspectiva Paulina.Edir Aparecido Morato - 2011 - Revista de Teologia 5 (7):53-61.
    No Antigo Testamento, os acontecimentos que marcaram a libertação do povo de Israel, no Egito, forneceram uma referência permanente para que o povo pudesse compreender, orientar e julgar todos os acontecimentos de sua história à luz da Palavra de Deus. No Novo Testamento, o novo êxodo, vislumbra a liberdade cristã: segundo Paulo, a libertação oferecida por Cristo liberta da visão legalista de justificar-se e de se alcançar a salvação por meio da observância de normas, em detrimento à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Sem temor e sem angústia diante de Deus.Lydio Machado Bandeira de Mello - 1981 - Belo Horizonte: [S.N.].
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    O desafio das teologias índias (The challenge of indigenous theologies) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n14p12.Faustino Luiz Couto Teixeira - 2009 - Horizonte 7 (14):12-20.
    O presente artigo pretende situar a candente questão das teologias índias no tempo atual e o desafio essencial do reconhecimento da alteridade indígena e dos direitos que acompanham essa singularidade. Inicia-se com a reflexão sobre as controvérsias que envolvem o tema das teologias índias no contexto eclesial contemporâneo. A seguir, discute-se o difícil aprendizado que envolve a tomada de consciência dos povos indígenas como “povos distintos”. Nota-se na atual conjuntura da Igreja católica romana um particular embaraço nesse delicado campo, e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  32
    A relevância do conhecimento de deus para O homem.Ilmário de Souza Pinheiro - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 94.
    This article offers to reflect the matter of knowledge of God in contemporary, while marked by a predominantly secular context. Our theoretical assumption is the human condition, always in search of a vital sense. In principle, we will do an explanation of the foundations of God’s knowledge, a second time, we will discourse on a critical analysis of the speech of God in contemporary times, and finally reflect on the challenge of today's man to know God, even when thought to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  23
    Ex 5,22-6,1: A oração de Moisés e a resposta divina.Marcos Eduardo Melo dos Santos - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):71-83.
    Ex 5,22-6.1 presents Moses appealing to the Lord and God's answer to the prophet. Moses' prayer is configured as a cry of despair stemming from a bewilderment of his vocation as a promoter of liberty, subdued by human conditions. The prophet of failure is paradoxical, since it reveals both as a personal and divine failure. For these reasons, Moses has faith put to the test. His reaction shown by a fiery prayer and full of fervor. God responds with the renewal (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Niilismo E absurdo: Ecos da “morte de deus”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):35-42.
    Este artigo procura apresentar inicialmente o conceito de Absurdo, tal como expresso no pensamento de Albert Camus, para em seguida apontar sua relação com o Niilismo problematizado na filosofia de Nietzsche. Para estabelecer essa relação, a noção da “morte de Deus” é sugerida como ponto de articulação entre os dois conceitos. Procuramos apontar ainda uma outra aproximação entre os pensadores no que concerne ao “niilismo ativo” nietzschiano e o conceito de Revolta formulado por Camus.
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  35
    Dependência e cidadania no Brasil: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileiras.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 5 (9):43-53.
    O presente artigo visa discutir criticamente a relação entre dependência política e cidadania no Brasil, com o enriquecimento de questionamentos e dados referentes à cultura religiosa e política brasileira. Na discussão sobre cidadania e dependência no Brasil, que abaixo desenvolvo, busco, nas figuras dos “mitos fundadores” da nação, a exegese do atrofiamento da cidadania do povo brasileiro. Tais mitos fundadores teriam um caráter “antropológico de solução imaginária para tensões, conflitos e contradições” (CASTRO, 2003, p. 57). É a solução de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  39
    As provas da existência de deus em Descartes.Luciano Marques de Jesus - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):347-364.
    SÍNTESE - O artigo tematiza as chamadas provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes. A primeira, propriamente cartesiana, parte da idéia de infinito, presente no eu, para a existência do Ser infinito; a segunda, versão cartesiana do argumento da contingentia mundi, parte da existência do eu contingente que possui a idéia para a existência de Deus; a terceira é uma reedição do argumento ontológico de Santo Anselmo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    The essence of justice in the Hebrew Bible.Armindo dos Santos Vaz - 2012 - Cultura:63-75.
    «Justiça» é uma ideia central da Bíblia hebraica. O vocabulário diversificado que a exprime não tem correspondência adequada nas línguas ocidentais. Dizia-se com substantivos que se referem à ordem criada, ordenadora das justas relações entre os homens, e ao comportamento justo e recto, conforme a essa ordem. Nos salmos, além da ideia de ordem, indica frequentemente uma acção que se conforma à ordem estabelecida, dando ao outro o que lhe corresponde e restaurando-o na sua devida dignidade. Os profetas foram os (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    A Cultura do Encontro: Palavras e Gestos em Francisco.Boris Agustin Nef Ulloa & Adriana Barbosa Guimarães - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-19.
    Este estudo pretende compreender a emblemática expressão «cultura do encontro», no marco do magistério e testemunho do Papa Francisco. Desde o início de seu pontificado, a categoria «encontro» recebe destaque em seus pronunciamentos e, principalmente, nos seus gestos. Em diversos momentos da história de Israel, as palavras e os gestos foram a forma escolhida por Deus para se revelar ao seu povo, especialmente por intermédio dos profetas. Pretende-se assim, também considerar a dimensão profética de seus ensinamentos e testemunho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    O papel do jogo estético do devaneio no “Argumento negligenciado para a realidade de Deus” de Charles S. Peirce.Rodrigo Vieira de Almeida - 2018 - Cognitio 18 (2):173.
    O presente artigo pretende tecer algumas breves considerações acerca de um importante e heurístico tema da filosofia arquitetônica de Charles Sanders Peirce, a saber, o papel exercido pelo conceito de jogo estético do devaneio no surgimento e estabelecimento de uma crença pragmática na hipótese da realidade de Deus. Seguindo, dentro do limite de espaço disponível, a exposição das etapas do chamado argumento negligenciado para a realidade de Deus, desenvolvido por Peirce em texto homônimo, mostrar-se-á como o conceito de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    A questão de deus na história da filosofia.Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier (ed.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
  48.  33
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor De Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a compreensão do filósofo Emmanuel Lévinas no que concerne às questões do sofrimento e do mal no mundo, mazelas frequentemente consideradas como obstáculos à crença em Deus. O filósofo franco-lituano, fugindo da lógica das teodiceias, desenvolveu perspectivas instigantes e originais sobre esses temas, situando-os em um domínio eminentemente ético. Trata-se de uma ética que foge da reciprocidade, em um contexto de assimetria, com a concessão da prioridade absoluta ao outro homem. Tais reflexões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. O crepusculo de Deus nasa guerras dos homens. Uma leitura do In nomine Dei de Josè Saramago.Joao De Oliveira Lopes - 1998 - Humanitas 50:1025-1040.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 976