Results for 'Aceleracionismo. Estudos filosóficos no Brasil. Identidade coletiva'

965 found
Order:
  1.  10
    Quelques réflexions accélératrices d’une communauté philosophique brésilienne.Damares Bastos Pinheiro - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):403-412.
    This article is the result of a presentation prepared and made for the event I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, whose theme was Philosophical Studies in Brazil: contributions to the construction of a collective identity. The question that moves this article is whether the discussion around accelerationism contributed in any way to a collective identity. Thus, an overview of the accelerationist current of thought is presented here, based on thinkers of the Brazilian philosophical community, in order to reflect (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Entrevista: não podemos pensar na experiência negra no Brasil sem considerar suas relações históricas e contempor'neas com a Africa.Luca Bussotti - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):21-30.
    Resumo: Mergulhado numa profunda crise de valores, com uma classe política altamente corrupta e incapaz de oferecer perspetivas credíveis para o seu futuro, Moçambique viu os filósofos Ngoenha e Castiano abrir um debate inovador, mediante a proposta de um Manifesto ético-político. O Manifesto preconiza uma “terceira via” alternativa à primeira, assim como à segunda, de forma a re-fundar o sentido de uma identidade coletiva nacional abalada pela perda de um projeto comum à jovem nação moçambicana. O artigo aqui (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo): a mensageira santa-mariense da educação filosófica no Brasil.Anderson Luis da Paixão Café, Adelmária Ione dos Santos & Isna Gabriel Sia - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    É bastante conhecida a interrogação do filósofo Immanuel Kant a respeito da possibilidade ou não de se ensinar filosofia. Partindo-se da premissa de que não é possível dissociar a filosofia de seu ensino, este artigo se propôs a responder a seguinte questão: de que maneira a Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo) contribui para o debate e o fortalecimento da educação filosófica no Brasil? Para responder a esta pergunta, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, adotando-se a pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  40
    Domínios diferenciados e refluxos identitários: o pensamento católico “antimoderno” no Brasil.Rodrigo Coppe Caldeira - 2004 - Horizonte 2 (4):97-111.
    Este artigo tem como objetivo visualizar a formação de um grupo católico brasileiro, o grupo que se forma em torno de Plínio Corrêa de Oliveira e sua suposta identidade “antimoderna”. Além de buscar rapidamente circunscrever o conceito de modernidade e historicizar sobre a gênese do grupo e de suas principais idéias, aponta algumas possibilidades teóricas para a leitura do aspecto identitário. O texto reflete pesquisa de mestrado intitulada “Entre a verdade e a sedução: um estudo sobre a inflexão católica (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A bíos no discurso do lógos: pessoa/participante hígida em projetos de pesquisa em saúde no Brasil // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.8. [REVIEW]Carlos Roberto da Silveira & Nilo Agostini - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):536-560.
    Pretende-se, com este estudo, promover uma reflexão filosófico-crítica a respeito da liberação de pesquisa em saúde no Brasil com pessoas hígidas, de acordo com a proposta de alteração da Resolução 196/1996, que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução 466, de dezembro 2012. Tal resolução admite a possibilidade de ganhos financeiros, ou seja, pagamento aos voluntários sadios para participarem de “pesquisas clínicas de Fase I ou de bioequivalência”, conforme se lê no item II.10 da CNS-466/2012. Faremos uso (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  31
    Evangélicos e conservadorismo – afinidades eletivas: as novas configurações da democracia no Brasil.Paulo Gracino de Souza Junior & Carlos Henrique Pereira de Souza - forthcoming - Horizonte:1188.
    Neste artigo partimos da hipótese de que a afinidade que atrai evangélicos e conservadorismo está muito mais ligada às condições discursivas que engendram os sujeitos e suas subjetividades, do que as características intrínsecas à teologia cristã ou, especificamente, evangélica pentecostal. Com isso não queremos dizer que conformações teológicas específicas não ensejaram discursos religiosos regressivos, que a maioria de nós classificaria como conservador. Assim, chamamos a atenção, tanto para o caráter relacional, posicional das identidades evangélicas, que engendram o discurso conservador, quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Interconexões geohistóricas: um estudo de caso da formação socioespacial no território brasileiro.Jean Lucas Vinhas Medeiros de Carvalho - 2024 - Ágora – Revista de História e Geografia 26 (1):06-23.
    Este artigo oferece uma análise abrangente da geohistória brasileira, explorando suas raízes, desde a colonização portuguesa até o cenário contemporâneo. Destaca-se a influência da colonização na construção da identidade nacional, examinando as implicações geohistóricas desse período. A expansão territorial é examinada criticamente, considerando suas ramificações geohistóricas. O texto também investiga as complexidades resultantes da industrialização e urbanização, destacando os reflexos nas desigualdades regionais. Aborda-se o projeto decolonial no Brasil, enfatizando abordagens geohistóricas para promover a justiça social. Ao contextualizar o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    As políticas públicas de formação inovadoras no norte de Mato Grosso/Mt, Brasil.Helenice Joviano Roque-Faria & Kleber Aparecido da Silva - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-16.
    O artigo discute as inovações propostas nas políticas públicas formativas implantadas no Brasil, especialmente, em contexto norte do estado de Mato Grosso e analisa as ações formativas para professores atuantes na área de Língua Portuguesa. Defendemos a tese de que, embora os empreendimentos propositivos de formação tenham alcance significativo na atualidade, insta refletir sobre novos modos para atuar junto às demandas educativas. Atentos ao mundo contemporâneo e conscientes de que a solidez se transforma em liquidez, reconhecemos, que o futuro professor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    Identidades étnicas e Etnociências nas práticas de Rezadeiras.Graciela Souza Almeida & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):79-95.
    O presente estudo acerca das atividades praticadas por rezadeiras no Brasil teve o intuito de identificar as identidades étnicas e as etnociências que compõem a pluralidade dos grupos sociais nos quais elas atuam e qual a sua importância para os meios. O objetivo, portanto foi identificar as diferentes identidades étnicas que influenciam as práticas das rezadeiras. Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho exploratório descritivo e qualitativa a fim de obter uma visão sistemática do assunto. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  31
    Memória Coletiva diante um painel bibliometrico.Rosa da Penha Ferreira da Costa, Philippe Peterle Modolo & Marcelo Calderari Miguel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):157-177.
    O Brasil, diz Millôr Fernandes, tem um enorme passado pela frente e, esse projeto de nação ergue-se com a memória coletiva. Nessa via, o objetivo do estudo é analisar bibliometricamente como a temática ‘memória coletiva’ se apresenta indexada no acervo da literatura científica da Ciência da Informação - Brapci. A pesquisa estabelece métricas sobre o quantitativo anual de publicações, os periódicos e os autores envolvidos, as palavras chaves mais frequentes. Estabelecido o recorte dos últimos dez anos completos, são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Literatura Afro-Brasileira Nos “Anos de Chumbo” da Ditadura Militar No Brasil: Identidade, (Re)Existência e Combate Ao Racismo.Antônio Roberto Xavier, Sarah Maria Forte Diogo & Edmilson Alves Maia Junior - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):389-401.
    o presente artigo objetiva abordar acerca da crítica consistente ao autoritarismo violento, degradante, racista e desumano dos “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, constante na literatura afro-brasileira dramática negro-brasileira a partir, sobretudo, de três teatros peculiares, a saber: o Teatro Experimental Negro, o Teatro Profissional do Negro e o Grupo Teatro Palmares Iñaron. Metodologicamente, esclarece-se que esta escrita emprega uma abordagem qualitativa de natureza básica e é de cunho teórico exploratório quanto ao objetivo principal, pois se debruça ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  39
    Base Nacional Comum Curricular: garantia ou ameaça à consolidação da identidade da Educação Infantil? / Common Curricular National Base for Children’s Education: guarantee or threat to the consolidation of the stage identity?Maria Carmem Silveira Barbosa & Maria Luiza Rodrigues Flores - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:73-110.
    O objetivo do artigo é colocar em evidência algumas disputas em torno da identidade da educação infantil, explorando como tema central os processos de construção e implementação da Base Nacional Comum Curricular para a primeira etapa da educação básica. Para contextualizar nossa argumentação, colocamos a Base em diálogo com outras mudanças no campo das políticas educacionais, que incidem sobre a organização curricular, tais como o Documento Referência para o Sistema de Avaliação da Educação Básica, a Política Nacional de Alfabetização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    O filosofar budista: Breves reflexões sobre O fazer filosófico E as suas motivações.Ana Paula Martins Gouveia - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):189-205.
    RESUMO Este texto propõe a trazer à tona alguns aspectos dos estudos do budismo e de sua filosofia no Brasil, que têm sido, de alguma forma, negligenciados ou tratados de modo pouco condizente com a proposta com que este filosofar foi inicialmente concebido. Não se trata de convencer ou "converter" acadêmicos brasileiros a pensarem de maneira similar aos eruditos budistas, mas simplesmente destacar pontos que parecem relevantes para dar continuidade a um debate que já vem sendo estabelecido, particularmente na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  66
    A história e a atual situação dos estudos schopenhauerianos no Brasil.Vilmar Debona - 2013 - Revista Voluntas: Estudos Sobre Schopenhauer 4 (1):146-150.
    O que segue é uma tentativa de registro das principais atividades de pesquisa sobre Schopenhauer que foram realizadas e estão sendo realizadas nos últimos anos no Brasil. No geral, tratam-se de iniciativas da Seção brasileira da schopenhauer-Gesellschaft, do GT (Grupo de Trabalho) Schopenhauer da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia) e da Revista Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer. O conteúdo do presente texto foi apresentado em forma de mesa redonda pelos referidos autores durante o VI Colóquio Internacional Schopenhauer, realizado (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  37
    Presença de práticas culturais e religiosas de matrizes indígenas e africanas no Norte e Nordeste do Brasil (The presence of cultural and religious practices of indigenous and African headquarters in Northern and northeastern Brazil).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (33):233-245.
    Esta Comunicação objetiva apresentar dois trabalhos acadêmicos de Luis Cláudio Cardoso Bandeira. A dissertação de mestrado, intitulada Entidades africanas em “troca de águas”: diásporas religiosas desde o Ceará, apresenta a pesquisa sobre tradições africanas no Ceará. No doutorado, Bandeira trata de Rotas e raízes itinerantes e destaca veredas desafiadoras do diálogo entre história e religião. Participando das duas bancas, tive a oportunidade de perceber as nuances do caminho acadêmico percorrido por ele. Neste texto , faço memória dessas duas participações, sintetizando (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. (1 other version)O pensamento filosófico no Brasil de hoje.Henrique C. de Lima Vaz - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Em busca dos fundamentos filosóficos da educação nova.José Carlos Souza Araújo - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):25-34.
    […] O objetivo deste é interrogar sobre os fundamentos filosóficos da Escola Nova, movimento educacional cujas origens remontam ao fim do século XIX. A questão fundamental que se pretende examinar é a relação da Escola Nova com o racionalismo e com o empirismo, correntes filosóficas emergentes nos séculos XVII e XVIII, as quais embasam uma das mais significativas visões de mundo contemporâneas, o liberalismo. Afirma-se que o ideário escolanovista não é mais "modismo" educacional. Apesar disso, este estudo pretende contribuir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    A história e a atual situação dos estudos schopenhauerianos no Brasil.Maria Lúcia Cacciola, Jarlee Salviano & Vilmar Debona - 2013 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 4 (1):146.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    A historiografia linguística no Brasil (1993-2018): memória, estudos.Olga Coelho (ed.) - 2018 - Campinas: Pontes.
    A leitura deste volume decerto trará novas luzes para o entendimento de temas diversos da pesquisa historiográfica, bem à feição da personalidade acadêmica da homenageada, cujo interesse plural percorre os caminhos da gramaticografia do português no Brasil, da linguística missionária, da política linguística, da edificação dos estudos linguísticos universitários, entre tantos outros que residem em sua obra. Uma última palavra de louvor a Cristina Altman, com os votos de que a aposentadoria não lhe iniba o ânimo para continuar contribuindo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    Lei Áurea no Brasil, festas em Lagos (Nigéria): identidade e representação.Angela Fileno Da Silva - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo propõe discutir as formas de representação da identidade dos brasileiros que viveram na cidade de Lagos, em 1888. A ideia é analisar as comemorações que saudaram a notícia da abolição da escravidão no Brasil. Estas festas foram realizadas por brasileiros estabelecidos em território lagosiano, duraram vários dias e ganharam as páginas de jornais como o Lagos Observer e a Government Gazette. Nestes periódicos é possível perceber que alguns dos signos de pertencimento à comunidade foram constituídos por indivíduos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Os influxos hegelianos em Charles Taylor - Identidade moderna, políticas de reconhecimento e eticidade.Fabio Caprio Leite de Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):3.
    No debate cada vez mais urgente acerca das condições da democracia, sobressai-se o tema do reconhecimento de demandas individuais e coletivas. Na busca de uma avaliação consistente desse tema a obra de Charles Taylor apresenta-se como um importante balizador. Uma das preocupações centrais no pensamento do filósofo canadense é construir uma metodologia capaz de colocar em relevo a formação e a evolução do problema da identidade, eixo sem o qual o próprio discurso sobre a democracia e a participação política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  23
    Gênese do racismo no processo migratório brasileiro.Claudia de Faria Barbosa & Clodoaldo Silva Da Anunciação - 2020 - Odeere 5 (10):101-128.
    Situações históricas produzem marcas físicas e/ou emocionais significativas na vida das pessoas que vivem no Brasil, causando desequilíbrios em toda a sociedade, com problemas sérios de convivência, sobretudo no que tange ao racismo estrutural. Com base nisso, esse estudo parte da seguinte questão geradora: considerando o Brasil um país composto por migrantes de diversas raças/etnias, por que prevalece o racismo? Para tanto possui como objetivo geral analisar a gênese do racismo a partir dos processos migratórios, especificamente, discutir legislações, mitos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  29
    Educação do Campo: a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, município de Itabuna-BA.Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena, Taís das Flores Santos & Marcella Gomez Pereira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023014.
    Este artigo aborda de maneira preliminar a efetivação das políticas públicas educacionais no Assentamento Roça do Povo, no município de Itabuna-BA, analisando a legislação vigente, pontuando direitos conquistados pelas populações rurais e principalmente pelos campesinos por meio das suas lutas e reivindicações. Também foram analisadas as dificuldades, desafios, progressos, formação de professores e a importância da educação no campo para os campesinos. Desta forma, abordamos a importância de conhecer e estudar as leis que regulamentam a Educação do Campo, pois, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  55
    Festa e Turismo Religioso: a procissão em louvor ao Nosso Senhor dos Passos na cidade de São Cristóvão (Sergipe - Brasil) (Feast and Religious Tourism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n20p96. [REVIEW]Ivan Rêgo Aragão & Janete Ruiz de Macedo - 2011 - Horizonte 9 (20):96-113.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 As festas realizadas pela Igreja Católica foram os primeiros eventos sociais no período do Brasil colônia, agregando pessoas de classes sociais distintas, mesclando as diferentes culturas e etnias. Estas foram motivo de congraçamento, mas também de pelejas e controle social realizado pela Igreja e Estado Português. Atualmente no Brasil, as festas católicas deslocam uma grande quantidade de pessoas no período dos seus acontecimentos. Além de atrativos turísticos, as celebrações religiosas no (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  26
    Os 'sem religião' no Brasil: um estudo socioantropológico sobre suas interpretações e consequências.Juliana Alves Magaldi - 2008 - Horizonte 6 (12):203-203.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    Aristotelismo No Brasil: A Ideia de Liberdade Como Princípio da Ação Moral.Luiz Alberto Cerqueira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):8.
    A história da filosofia no Brasil começa em 1572, quando foi inaugurado o curso de Artes dos jesuítas na cidade do Salvador, Bahia. Denominava-se “Artes” como abreviatura de “Artes liberais”, significando esta qualificação de “liberais” o caráter contemplativo ou teórico das disciplinas como uma espécie de saber considerado em sua organização e independentemente de objetos aos quais possa aplicar-se, a exemplo da Filosofia, a qual foi referida por Aristóteles como “ciência livre, pois somente esta é para si mesma” (ARISTÓTELES, Metafísica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    A artisticidade do ser.Evaldo Coutinho - 1987 - São Paulo-SP-Brasil: Editora Perspectiva.
    A produção filosófica no Brasil não tem se caracterizado, no curso de sua história, por um número significativo de trabalhos que possam ser considerados suficientemente autônomos e originais em relação a modelos e temas estabelecidos no exterior. Uma dessas exceções é a indagação que Evaldo Coutinho desenvolveu numa obra que compreende, até agora, quase dez volumes, e que vai do Cinema e da Arquitetura à Estética e à Filosofia da Existência. Neste conjunto, ocupa lugar especial a série compreendida por A (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    Estudos de filosofia medieval eh portugal E no brasil - tendências E desiderata.José Francisco Merinhos - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (3):379-391.
    Este relato procura expor o desenvolvimento das pesquisas em filosofia medieval em Portugal e no Brasil. O autor oferece uma visão das principais instituições que promovem os estudos em filosofia medieval em ambos os países, bem como das oportunidades e expectativas para o futuro que os estudos do pensamento medieval têm naqueles contextos. Ele nos dá informação, em perspectiva histórica, de alguns dos principais eventos nos últimos anos e dos diferentes grupos em Portugal e no Brasil que investigam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. AS SOMBRAS CEGAS DE NARCISO (um estudo psicossocial sobre o imaginário coletivo).Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terra à Vista.
    No presente trabalho, vamos abordar algumas das questões essenciais sobre o imaginário coletivo e suas relações com a realidade e a verdade. Devemos encarar esse assunto em uma estrutura conceptual, seguida pela análise factual correspondente às realidades comportamentais demonstráveis. Adotaremos não apenas a metodologia, mas principalmente os princípios e proposições da filosofia analítica, que com certeza serão evidentes ao longo do estudo e podem ser identificados pelos recursos descritos por Perez[1] : Rabossi (1975) defende a ideia de que a filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    Documentação no Brasil.Giane da Paz Ferreira Silva, Marcos Galindo & Murilo Artur Araújo da Silveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):223-245.
    Esse estudo apresenta os conceitos de documento e documentação propostos por Paul Otlet (1868-1944) presentes no âmbito da Revista do Serviço Público (RSP). Publicada desde 1937, a RSP contempla artigos nas áreas de Administração e Gestão pública, Políticas públicas e Economia do setor público, sendo considerada um importante veículo de informação no Brasil, contemporâneo ao período de efervescência do pensamento de Otlet. A pesquisa consiste numa Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com análise documental da RSP no período entre 1951 e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    Europeus e norte-americanos no litoral Sul da Bahia: branquitude e novas colonizações no paraíso tropical?Jaqueline Souza De Jesus & Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):257-279.
    Este texto aborda a migração para a Vila de Serra Grande, distrito do munícipio de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, considerando a projeção do Brasil paraíso tropical, assim como a suposta cordialidade inerente ao contato com o povo brasileiro. O território da vila é também abordado a fim de enfatizarmos as relações históricas, políticas, econômicas, culturais e raciais, enfim, as relações de identificações e diferenças, que fazem do Litoral Sul da Bahia um eminente território de riquezas, poderes e conflitos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Estudos da CNBB 44 – Pastoral da Juventude no Brasil: memória, compromisso e atualização trinta anos depois!Emerson Sbardelotti - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):71-84.
    O objetivo deste artigo é manter viva a memória e o compromisso proposto pelos Estudos da CNBB 44 – Pastoral da Juventude no Brasil, fazendo uma atualização das tarefas que foram cumpridas e outras, que 30 anos depois ainda estão inacabadas. A história não se repete. Ela evolui. O importante é que o jovem aprenda a viver com imensa alegria e vontade todos os momentos oferecidos, celebrando cada conquista, cada vitória e também cada tropeço e derrota. 30 anos depois (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A educação das relações étnico-raciais no olhar das gestoras escolares: um fato isolado ou um silêncio implantado?Carlos Eduardo Ströher & Aruna Noal Correa - 2024 - Odeere 9 (3):6-29.
    O presente estudo realiza uma análise da aplicação do artigo 26-A da LDB (Brasil, 1996), que determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena nas instituições de ensino. A pesquisa tem por objetivo compreender de que forma gestores escolares implementam a educação das relações étnico-raciais (ERER) em escolas de dois municípios do Vale do Rio Caí/RS. Em termos metodológicos, configura-se como estudo de caso, de cunho quali-quantitativo, com produção de dados por meio de questionários semi-estruturados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    O individual e o coletivo em Taylor e Platão.Weriquison Simer Corbani & Jaqueline Oliveira Bagalho - 2022 - Griot 22 (3):195-204.
    Na obra Multiculturalismo: examinando a política do reconhecimento de Charles Taylor, a ideia de identidade individual é apresentada, em termos político-culturais, como fosse em parte dependente das identidades coletivas. Nesse sentido, a solução política para a harmonização social e até mesmo para a formação cultural das identidades particulares está ligada à coletividade. No Político de Platão, embora a preocupação final também seja de harmonizar o coletivo, a pólis, a arte política atua antes no ajuste da psyché individual. Isto porque (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Apresentação.Fernando do Nascimento Gonçalves - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):7-9.
    A crise dos modelos de representação fundadas em unidades coerentes e ordenadas parece ter como um dos traços o que Bruno Latour (1993) chamou de “híbridos”(1). Os híbridos são a figura da multiplicidade que não cabe em categorias e que a modernidade “varia para baixo do tapete”. Atualmente, assistimos ao “retorno dos que nunca foram”, que interpelam de forma contundente nossas formas de vida, fortemente apoiadas na técnica. Mas como apreender os fluxos de discursos e práticas mediatizadas que nos atravessam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Breve Estudo Filosófico Sobre a Elaboração de Categorias Em Revisões da Literatura: A Perspectiva da Ciência da Informação.Roberto Unger - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):148-158.
    Descreve, baseado na literatura, o saber prático da elaboração das categorias na construção das revisões de literatura e introduz a prática de uma explanação do saber teórico, baseado na Filosofia, para a elaboração das categorias. A categorização é utilizada como meio para apontar a que classe determinado conceito pertence considerando que não é um procedimento natural mas um esforço intelectivo de compreensão relacionado à síntese como método cognitivo que reúne e integra estudos agrupando o conhecimento em categorias facilitando a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Um estudo das investigações sobre epistemologia da educação física no Brasil.Carolina Santos Barroso de Pinho & Silvio Sánchez Gamboa - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):104.
    Este texto apresenta resultados de um levantamento sobre os principais autores que tratam sobre a epistemologia da educação física e suas principais contribuições no desenvolvimento da pesquisa sobre a formação profissional. A síntese apresentada integra a pesquisa: “A produção do conhecimento sobre a formação profissional em educação física: realidade e perspectivas superadoras”. Apontamos que os balanços teóricos das produções científicas da área estão provocando a busca de maiores níveis de qualidade nas novas pesquisas. Concluímos que as avaliações epistemológicas são pertinentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Idoso no Brasil: agressões, políticas e programas públicos - revisão de literatura.Cassiana Regina Leindecker, Rose Mari Bennemann & Regiane da Silva Macuch - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Estudo sobre violência contra o idoso. Método: revisão sistemática de literatura nas bases de dados PubMed e Scielo a partir de artigos completos publicados entre os anos 2014 e 2018, em língua portuguesa e inglesa. Os descritores utilizados para pesquisa foram “violência”, “idoso” e “maus-tratos”no título e/ou resumo. Resultados: Dos 138 artigos encontrados, 17 atenderam aos critérios de inclusão. Após a leitura na integra, evidenciou-se que o principal agressor é um membro da família do idoso e que os tipos de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    Imprensa católica e identidade ultramontana no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal O Apóstolo.Ana Rosa Cloclet da Silva - 2020 - Horizonte 18 (56):542-542.
    O presente artigo analisa a experiência brasileira da secularização, observando o modo como, nas páginas da imprensa católica publicada na segunda metade do século XIX, o religioso e o secular se articularam de diferentes maneiras e se modelaram reciprocamente. Como argumento central, sustenta que a difusão das formas impressas, considerada uma das principais condições históricas associadas ao advento da modernidade ocidental, foi também responsável, no contexto analisado, pela veiculação dos referenciais associados ao catolicismo romanizado e a uma Igreja independente do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Estudos complementares à História das idéias filosóficas no Brasil.Antônio Paim - 1998 - Londrina: Editora UEL. Edited by Antônio Paim.
    vol. 1. Os intérpretes da filosofia brasileira (3a. ed. revista de O estudo do pensamento filosófico brasileiro) -- vol. 2. As filosofias nacionais (2a ed. rev. e ampliada) -- vol. 3. Etapas iniciais da filosofia brasileira -- vol. 4. A escola eclética (2a ed. rev.) -- vol. 7. A filosofia brasileira contemporânea.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Kant no Brasil.Daniel Omar Perez & Valério Rohden (eds.) - 2005 - São Paulo, SP: Escuta.
    Os nomes de Guido de Almeida, Ricardo R. Terra, Valerio Rohden e Zeljko Loparic representam, sem dúvida, uma marca nos estudos kantianos que não pode ser negligenciada nem mesmo pelo leitor mais desatento. Qualquer aproximação dos escritos de Immanuel Kant que demande o debate de idéias e o confronto de argumentos não deve ignorar as obras destes filósofos que, nas últimas décadas, balizaram o rumo das pesquisas filosóficas no Brasil. A maturidade do pensamento se reflete aqui na heterogeneidade de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  44
    A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições.Matheus Costa - 2018 - Horizonte 16 (49):428-432.
    Resenha: STERN, Fábio Leandro. A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. São Paulo: Entre Lugares, 2017. 447p. ISBN 978-89-7326-343-1 A editora Entre Lugares estreou em 2017 com uma obra de qualidade exemplar: trata-se do livro A Naturologia no Brasil: histórico, contexto, perfil e definições. Seu autor, Fábio Stern, além de graduado na área que é o objeto de seu estudo, usou com maestria instrumentos da outra área em que está se formando em todos os níveis, a Ciência da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  59
    Pentecostais e neopentecostais na política brasileira: um estudo sobre cultura política, Estado e atores coletivos religiosos no Brasil.Daniel Rocha - 2009 - Horizonte 7 (15):182-184.
    BAPTISTA, Saulo. Pentecostais e neopentecostais na política brasileira : um estudo sobre cultura política, Estado e atores coletivos religiosos no Brasil. São Paulo: Annablume; São Bernardo do Campo: Instituto Metodista Izabela Hendrix, 2009. 432 p.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Filosofia da educação: um estudo sobre a história da disciplina no Brasil.Elisete Medianeira Tomazetti - 2003 - Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil: Editora Unijuí.
    Este livro aborda a constituição da disciplina Filosofia da Educação no contexto dos cursos de formação de professores, primeiramente da Escola Normal e, depois, nos cursos de licenciatura de algumas universidades brasileiras, entre os anos 40 e 60, no Brasil. Destina-se a todos aqueles que fazem da formação de professores seu ofício cotidiano e da Filosofia da Educação uma área de pesquisa, de estudos e de docência.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Ultraliberalismo No Brasil: Um Balanço Crítico.Richelly Barbosa de Medeiros & Hildemar Luiz Rech - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):295-316.
    Este estudo investiga as dimensões da crise econômica, política e cultural que culminaram na ascensão da extrema direita reacionária e na implementação de uma agenda ultraliberal regressiva no Brasil (2014-2022), alicerçada no ajuste fiscal permanente, nas contrarreformas, na superexploração do trabalho e no contracionismo em relação aos gastos sociais com políticas públicas. Para tanto, avaliou-se a crise estrutural do capitalismo contemporâneo, de 2007/2008, e suas repercussões de longo prazo no Brasil, ressaltando a conjuntura na qual emergiu o recente projeto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    Educação em direitos humanos no Brasil e em Portugal.César Augusto Ribeiro Nunes & Rafael Mário Iorio Filho - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Estudo histórico-crítico sobre a relação entre Direito, Educação e Política, desenvolvido a partir de fontes teóricas do Brasil e de Portugal sobre o tema da Educação em Direitos Humanos. Investiga as origens econômicas, políticas e sociais identitárias dos Estados brasileiro e português, a partir da intrínseca relação existente entre o processo de colonização e a contraditória transformação das sociedades nos respectivos períodos de redemocratização, alcançados no final do século XX. Apresenta a luta pelos Direitos Humanos, no Brasil e em Portugal, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  21
    Anísio Teixeira e Richard Morse.José Geraldo Pedrosa & Maria Isabel Rios de Carvalho Viana - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):405-444.
    Resumo: O tema do artigo é referente à presença de iberismo e anglo-americanismo no Brasil e às expressões dessas heteronomias como obstáculos a uma identidade brasileira. A abordagem se alimenta das polêmicas desencadeadas por Richard Morse e sua tese sobre a Ibéria perdida, o Brasil à deriva e sua universidade descompromissada. A tese de Morse afirma a vitalidade da tradição ibérica original e sua capacidade de inspirar futuros para o Brasil, em inversão à referência anglo-americana, inconsistente e sem futuro. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  25
    O Ensino Religioso nos projetos dos colégios fundados pelo protestantismo em Belo Horizonte, MG: um estudo das concepções, práticas e perspectivas.Taciana Brasil dos Santos - 2020 - Horizonte 18 (55):412.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 965