Results for 'Autoconsciência'

37 found
Order:
  1.  30
    Percepção, autoconsciência E continuidade em Leibniz.Edgar Marques - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:15-38.
    De acordo com o Princípio da Continuidade, adotado por Leibniz, toda mudança ocorre gradativamente, havendo sempre um grau intermediário entre dois estados quaisquer. Esse princípio parece ser, contudo, incompatível com a doutrina leibniziana acerca da natureza da autoconsciência, uma vez que Leibniz, ao menos prima facie, sustenta haver uma diferença de natureza – e não apenas de grau – entre percepções inconscientes e conscientes, fornecendo esta distinção a base para a diferenciação ontológica das mônadas entre puras enteléquias, almas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  42
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  76
    Autoconsciência pura, identidade e existência em Kant.Clélia Aparecida Martins - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):67-89.
    Este artigo estabelece a relação entre apercepção transcendental e identidade, existência e percepção, e procura com isso mostrar que, embora esteja na base da estrutura cognitiva humana, a autoconsciência não elabora conhecimento.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  13
    Autoconsciencia y autoconstrucción del noûs. Una controversia en torno a Plotino y el escepticismo.Raúl Roberto Gutiérrez Bustos - 2006 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 34:217-230.
    Diversas investigaciones han mostrado que la tematización de la autoconciencia no es un exclusiva de la filosofía moderna. Plotino es tal vez el primero en haber reflexionado sobre las cuestiones fundamentales de una teoría de la autoconciencia y, ello, en confrontación con el escepticismo de Sexto Empírico. La autoconciencia es propia de la hipóstasis del nous como unidad diferenciada de Inteligencia, Inteligible e Intelección que, sin embargo, se constituye a sí misma en su vano intento de aprehender la Unidad absolutamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    Consciência intencional e autoconsciência. As teses de Brentano perante as teorias de ordem superior.Pedro M. S. Alves - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 7:391.
    En este artículo, examino algunas características importantes de las teorías de conciencia y autoconciencia de Brentano y Rosenthal. En particular, analizo la distinción entre estados mentales y estados conscientes, y la cuestión relacionada con de determinar si todos los estados mentales pueden convertirse en estados conscientes. Interpreto la teoría de Brentano como una teoría de la mente de un nivel que está de acuerdo con la fusión cartesiana entre los estados mentales y la conciencia. Argumento que los problemas que surgen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Consciência e autoconsciência em Leibniz.Edgar da Rocha Marques - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):67-83.
    Resumo: Discuto, no presente artigo, a concepção leibniziana da mente, mostrando que as percepções e as sensações podem ser compreendidas como constituindo uma série contínua, mas que as apercepções forçosamente introduzem uma descontinuidade no sistema, o que torna essa concepção incompatível com o princípio da continuidade, igualmente assumido por Leibniz.Abstract: I discuss in this article the Leibnizian conception of the mind, showing that perceptions and sensations can be understood as constituting a continuous series, but that apperceptions forcibly introduce a discontinuity (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  34
    Diálogo no limiar e diatribe: mecanismos de construção da autoconsciência do sujeito.Aurora Gedra Ruiz Alvarez & Lílian Lopondo - 2012 - Bakhtiniana 7 (2):05-18.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Falso E verdadeiro self: Pensar para além dos avós. Ou: Espírito livre E autoconsciência: Si-próprio como devir.Oswaldo Giacóia Jr - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Apresentação do artigo “O Eu de Fichte”, de Dieter Henrich.Luciano Carlos Utteich - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (1):154-161.
    ResumoNo texto fundacional da Doutrina da Ciência, a Grundlage (1794), Fichte inovou ao propor o princípio da autoconsciência, como autoposição de si, para fundador tanto do conhecimento teorético como do prático. Contudo, ao conceder exclusivamente a esse princípio (eu) estabelecer o conjunto das atividades reflexivas, nisso esbarrou em pontos intratáveis para a própria atividade da consciência. Ainda que alcançou umafundamentação, na perspectiva transcendental, da estrutura autorreflexiva da consciência que faltava ao princípio da consciência de Reinhold, a vinculação dela a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Considerações sobre o “eu” na Fenomenologia de Investigações Lógicas.Flávio Vieira Curvello - 2024 - Sofia 13 (2):13246224-13246224.
    O presente artigo visa considerar as teses de Husserl acerca do “eu” na primeira edição das _ Logische Untersuchungen _. Se nos desdobramentos transcendentais de seu pensamento, a ideia de um “eu puro” assume relevância decisiva, nas origens da Fenomenologia deparamo-nos com sua expressa rejeição. Em um exame concreto dos únicos dados que poderiam ser fenomenologicamente reconhecidos como um “eu”, Husserl introduz as noções de um “eu empírico”, por um lado, e de um “eu como unidade fenomenológica de vivências”, por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Hegel`s: the concept of freedom and history from the fundamental lines of the philosophy of law.Rosmane Gabriele V. Alves de Albuquerque - 2025 - Griot 25 (1):290-303.
    Despite the abundance of works and debates concerning the concept of freedom, whether individual, collective or metaphysical, it is noted that the questions surrounding the topic are inexhaustible and subject to reflection. Mainly with regard to Hegel, since his philosophy does not address the concept of freedom and its consequences as isolated parts, as if there were several types of freedom. On the contrary, freedom in Hegel appears as the essence of the subjective spirit that expresses itself in the world (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    A Noção Humiana de ‘Consciência’ No Apêndice Ao Tratado da Natureza Humana.Vinícius França Freitas - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (154):191-211.
    ABSTRACT The paper advances the hypothesis that David Hume does not define consciousness as ‘perception or reflected thought’ such as a passage from the twenty-eighth paragraph of the ‘Appendix’ to the Treatise of Human Nature seems to suggest. From the observation of some difficulties related to the understandings of consciousness as ‘perception’ and ‘reflected thought’, it is argued that, in that passage, Hume has in view the phenomenon of self-consciousness, that is, the way in which the self is conscious of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Maquinaria Experiencial e Computabilidade.Leonardo Lana de Carvalho - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (161):477.
    O objetivo deste ensaio é conceptualizar maquinaria experiencial a partir da teoria de Maturana e Varela (TMV) e apresentar a máquina de Turing Enativa (MTE) como Turing-completa e como modelo central do conceito de maquinaria experiencial. A TMV encontra hoje velhos e novos interlocutores, como respectivamente o representacionalismo cognitivista e o enativismo jona¬siano. Divergindo de ambos, partimos da TMV que, baseada na fenomenologia da biologia, visou explicações generativas da cognição, a exemplo da máquina autopoiética apresentada pelos autores. Eles descrevem que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  28
    Senciência e epistemologia.Sérgio Rodrigues de Santana, Eliane Epifane Martins & Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11 (1):e-7059.
    O desafio da epistemologia é compreender o que é o conhecimento científico e como o cientista chega a ele, do mesmo modo tudo que orbita este caráter, o que inclui a senciência, logo a relação epistemólogo e sua condição de ‘estar-no-mundo’ que podem ser suspensos, refletido e analisado. A senciência é capacidade dos seres humanos e alguns organismos mais simples de perceber e sentir as emoções, sentimentos e afetações positivas e negativas de forma consciente e impostar-se sobre os excedentes esta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza sobre o artigo “Nota sobre linguagem e realidade, práticas e coisas”.Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza - 2019 - Cognitio 20 (1):150-158.
    Paulo Margutti e José Crisóstomo discutem sobre a possiblidade ou a impossibilidade de ultrapassar o representacionismo correspondentista e principalmente o eventual linguocentrismo da filosofia contemporânea, pós-virada linguística, em que parece que da linguagem pode-se passar apenas à linguagem, a cujo círculo mágico estaríamos, desse modo, inevitavelmente presos. Sendo assim, o mundo “aí fora” novamente nos escapa e o relativismo, o agnosticismo e o ceticismo de novo nos espreitam. Em Nietzsche, é a linguagem, sempre metafórica, que se adéqua aos nossos modos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  18
    The modern knowledge women’s dilemma and vision: a feminist view on Drabble’s novels.Guicang Li - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400182.
    Resumo: Margaret Drabble é uma famosa escritora britânica. Seus romances são baseados em suas experiências de vida pessoal e fornecem uma representação tridimensional das dificuldades de sobrevivência e das perspectivas de desenvolvimento das mulheres do conhecimento moderno, a partir de uma perspectiva literária. Ela investiga a identidade social e o posicionamento do papel das mulheres, tentando encontrar uma saída para o conhecimento moderno das mulheres, na nova era da sociedade. Os romances de Drabble constroem um discurso narrativo literário amparado no (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Sujeto Como Objeto: Una Aproximación Histórica a la Formación Freudiana de la Consciencia Moral.Luca de Vittorio - 2024 - Resonancias Revista de Filosofía 18:7-22.
    En el presente ensayo se buscará exponer, a través de una problematización histórica, la radical novedad filosófica que representa la teoría freudiana de la constitución de la autoconsciencia moral a partir de la introyección de la ley paterna. Para esto, se mostrarán, en primer lugar, los hitos históricamente relevantes que permitieron instalar una reflexión sobre la interioridad moral en la filosofía agustiniana, contraponiéndola con el pensamiento helénico clásico. Posteriormente, se expondrá la hipótesis nietzscheana sobre la aparición de la moralidad como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    A Interconexão Entre Reflexão e Prática - o Modo Franciscano de Educar.Célia de Fátima Rosa da Veiga & Marcos Alexandre Alves - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):33-42.
    O artigo objetiva, em âmbito reflexivo-prático, uma abordagem da essência da Pedagogia Franciscana, como ato emancipatório, crítico e capaz de desenvolver competências técnico-científicas e habilidades humanas. Dimensões estas, necessárias para a construção do conhecimento, do sentido da vida e de um mundo fraterno, voltados para a promoção de relações mais justas e pacíficas. O percurso teórico deste estudo, apresenta a pedagogia franciscana a partir de um processo formativo que age na interioridade, na interação social e fraterna. Para tanto, requer-se um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Gênese do complexo da arte: um estudo fundamentado na estética Lukacsiana / Genesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics.Adele Cristina Braga Araujo & Josefa Jackline Rabelo - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020006.
    Este artigo tem como objetivo apresentar como se estabelecem os estudos do filósofo húngaro Georg Lukács sobre a origem do complexo da arte a partir das formas abstratas do reflexo estético da realidade, a saber: ritmo, simetria e proporção e ornamentística. Tais categorias configuram-se, conforme os estudos de Lukács, em princípios; em elementos estruturais da produção artística, os quais são diversos, orientados por funções as mais variadas e já bastante evoluídas e que, de forma excepcional, no caso da ornamentística, mantiveram (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Resenha: A experiência da arte.Luiz Armando Bagolin - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2).
    Foi o filósofo Friedrich Schleiermacher quem primeiro intentou transformar a hermenêutica, técnica interpretativa do XVII dirigida exclusivamente à exegese de textos bíblicos e jurídicos, numa ciência da compreensão dos discursos em geral. Elevada a princípio interpretativo universal, a hermenêutica schleiermacheriana aspirava para os discursos escritos àquilo que a retórica aristotélica e a de Quintiliano (II, XVII, 37-38), entre outras que lhes são posteriores, propuseram para todo hábito discursivo, não somente para os escritos, muitos séculos antes. Mais restrita, contudo, porquanto re" (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    A morte impossível: Uma análise da luta de Vida E morte na figura do senhor E do servo.Maria de Lourdes Borges - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):37-48.
    Este artigo propõe-se a determinar o sentido da morte na figura do senhor e do servo da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Para tal propósito, o texto será dividido em três partes. Na primeira, exporei o pano de fundo no qual se encontra a figura - a seção 'Autoconsciência da Fenomenologia do Espírito - bem como a importância desta no desenvolvimento da obra em questão. Num segundo momento, exporei o desenvolvimento da figura numa análise interna de sua estrutura, ressaltando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  38
    O eu e o outro na enunciação de Jorge Luis Borges.Juciane dos Santos Cavalheiro - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):75-86.
    RESUMOO presente estudo aborda a questão da heterogeneidade decorrente do desdobramento do eu, tal como compreendido por Bakhtin mediante a ideia de autoconsciência, aquela que gera sempre um outro para garantir sua própria subjetividade, através do contato com possíveis alteridades: outros gerados como alteridade a partir do mesmo. De acordo com o conjunto ternário e trinitário, teorizado por Benveniste e analisado por Dufour, nossa análise circunscreve-se à abordagem de três contos de Jorge Luis Borges, a saber: O outro, 25 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A "pessoa" de Rudder Baker é realmente incorporada?Jonas Gonçalves Coelho - 2008 - Princípios 15 (23):191-203.
    Alguns filósofos materialistas pensam, contra o dualismo de substância, que uma mente incorporada é apenas uma mente que depende de um corpo para existir, isto é, que a mente náo existe independentemente de um corpo. Tomarei como representativas deste ponto de vista muito limitado sobre incorporaçáo as idéias de Lynne Baker e sua Teoria da Constituiçáo de Propriedades. Baker diz que prefere enfrentar o problema da relaçáo pessoa e corpo em vez da relaçáo mente e corpo porque esta última formulaçáo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    O lugar da intersubjetividade no Sistema do idealismo transcendental de Schelling.João Geraldo Martins da Cunha - 2021 - Discurso 51 (2):163-183.
    Neste trabalho, pretendo oferecer uma interpretação da “Segunda proposição” da filosofia prática — Capítulo IV do Sistema do idealismo transcendental. A partir dessa delimitação textual, minha hipótese não vai além de uma sugestão segundo a qual a relação de interação recíproca e indireta entre as autoconsciências ocupa um “lugar” estratégico no argumento de Schelling, uma vez que, através dela, pelo menos em princípio, dois problemas seriam resolvidos: aquele acerca da contradição enraizada no limite originário dos atos transcendentais de autoconstituição da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Monoteísmo e filosofia: Breves reflexões a partir de uma conferência de Hermann Cohen.Andrea Poma, Luis Celestino de França Júnior & Regiane Lorenzetti Collares - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):398-410.
    Hermann Cohen afirma, em uma conferência, que a aversão à religião se deve à desconfiança da filosofia, uma vez que esta oferece à religião seu fundamento crítico e autoconsciência. Ele formula três postulados religiosos. O primeiro é a ideia da unicidade de Deus, como fundamento da moralidade do homem. O segundo postulado é o messianismo, como fundamento da ideia de humanidade universal. O terceiro postulado é a promoção do estudo da Wissenschaft des Judentums. Este texto enfoca três temas: a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Os limites da percepção interna e a idolatria do autoconhecimento em Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O artigo pretende discutir a possiblidade da percepção interna, delimitando-a do compreender da pessoa, que pode ser tanto compreensão do próximo como autocompreensão. Do mesmo modo, a percepção interna poder ser a percepção de si mesmo como percepção do outro. Parte-se, portanto, de uma indicação recorrente na fenomenologia de Scheler, de acordo com a qual a percepção interna não pode ser reduzida à autopercepção, entendida, sobretudo, no sentido de autoconsciência. Nesta direção, primeiramente, tenta-se uma definição fenomenológica do ato em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  75
    Idealismo e refutação do idealismo na filosofia crítica de Kant.Pedro Costa Rego - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (127):63-87.
    O presente trabalho versa sobre o tema, central no projeto filosófico de Kant, da refutação do idealismo, concentrando-se em dois momentos da Crítica da Razão Pura (CRP): a Dedução Transcendental e a Refutação do Idealismo. Adoto duas hipóteses interpretativas: a primeira, de que a seção da CRP intitulada "Refutação do Idealismo" não esgota o projeto kantiano de uma refutação do idealismo, mas lhe fornece o acabamento, apresentando-se como um desenvolvimento de argumentos aduzidos na Dedução Transcendental. A segunda, de que a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    Singularidade privada, vida cotidiana e necessidade religiosa: anotações lukacsianas sobre a arte.José Deribaldo Gomes dos Santos - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021020.
    O artigo busca desenvolver a articulação entre a pessoa privada e a necessidade religiosa. Toma-se como base o chão do cotidiano, dado que é ali onde o sujeito singular vivencia sua práxis. Com base na relação entre a vivência cotidiana do sujeito singular e sua elevação a um patamar superior de vivência, tematiza-se o papel da religião, da ciência e da arte no soerguimento desse sujeito a tal patamar superior de convivência. O texto, metodologicamente, realiza um estudo de caráter teórico-bibliográfico, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  38
    A naturaleza humana: obsoleta ou civilizada?Daniel Serrao - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):483-504.
    Resumo Ensaio expositivo e interpretativo das perguntas sobre a natureza humana e das respostas que o pensamento moderno, em Merlin Donald e outros, vai dando. A perspetiva fisicalista, neurobiológica, é analisada a partir de Joseph LeDoux, e outros, comentando as suas teses principais. É dada ênfase particular à evolução das capacidades da mente humana na transição da cultura mimética para a cultura oral, a criação mítica e o advento da escrita e das outras formas de cultura exterior simbólica. Na crítica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Sociedade moderna: ciência e sentido em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):171-181.
    A sociedade moderna weiliana se caracteriza entre outras coisas pela sua sua concepção de ciência. Ambas fundadas no princípio do cálculo eficaz, a compreensão de seu funcionamento e de suas limitações caminham juntas. Assim, analisar a sociedade moderna contempla uma discussão da instância que funciona como sua autoconsciência: a concepção de ciência que lhe é própria, as ciências sociais, cuja matriz é a ciência da natureza. Ciência e sociedade moderna são compreendidas no âmbito da categoria weiliana da condição. Aqui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    La justificación científica y filosófica del respeto hacia la naturaleza: Teilhard de Chardin, Arne Naess y el Papa Francisco.José Vico Martín - 2018 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 23 (1).
    Tres modelos de sensibilidad ecológico-social son visibles hoy en relación con la naturaleza. El primero, el más atávico, consiste en la indiferencia instintiva. El segundo, algo más elaborado, en su conservación utilitaria. Y el tercero, el más consistente, en el respeto esencial por ella. Y ahí, en el vértice de la jerarquía humana pensante; aislados, pocos, románticos e iluminados, encontramos a unos cuantos personajes que tratan, machaconamente, de expandir un «extraño» mensaje entre el amasijo tecnocientífico actual; el del ecologismo comprometido. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    O Eu de Fichte.Dieter Henrich - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (1):161-181.
    ResumoNo presente texto (“O Eu de Fichte”), no qual identifica duas épocas distintas na história da filosofia concernente ao desenvolvimento da teoria da consciência, D. Henrich volta-se, após caracterizar os componentes de cada período, à teoria da consciência do primeiro Fichte, o da Doutrina da Ciência de 1794, pondo ênfase sobre algumas aporiaspresentes nessa sua primeira formulação, na medida em que Fichte foi o primeiro a encarar o problema da consciência em sua perspectiva, no fundo, mais agônica, deixado sem tratamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A ética kantiana E a possibilidade do altruísmo (thomas nagel).Jürgen Stolzenberg & Tradutor: Hans Christian Klotz - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2):183-208.
    The present article discusses the relation of Th. Nagel’s ethics of altruism with kantian ethics. According to Nagel himself, his position resembles that of Kant in two respects: it defends the thesis of the autonomy of moral motivation, and it bases moral on a determinate self-conception of persons. However, differently from Kant, the principle of Nagel’s ethics is just the modest presupposition that persons essentially understand themselves as being one among a plurality of other persons. Starting from the nagelian argument (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Liberià e dignità dell'uomo in Giovanni Pico della Mirandola: con particolare riferimento alla "Oratio de Hominis Dignitate".Angelo Pellegrini - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (4):801 - 828.
    O artigo pretende mostrar os termos na base dos quais se desenvolve na primeira produção piciana (Sonetos - Oratio e, em parte, o Heptaplus) uma forte concepção da autoconsciência humana, e de que modo esta a partir da certeza do próprio limite se torna positivamente consciência do criado. O desenvolvimento necessário de uma tal posição será o forte acento colocado por Giovanni Pico sobre a dignidade ontológica e criatural do ser humano: esta será elaborada primeiro nos termos de uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    A Propósito de "O Sentimento de Si": (Ou O Erro de Damásio).Francisco Teixeira - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (1):161 - 184.
    O Sentimento de Si, de António Damásio, tem como objectivo esclarecer não só o problema da construção da consciência mas também, e sobretudo, o problema da consciência da consciência, ou seja, da autoconsciência, do si. Para alcançar este desiderato Damásio constrói uma maioria de argumentos de base empírica e uns poucos de base lógico-filosófica, os quais o autor do artigo crê serem decisivos para a argumentação aí desenvolvida. O artigo pretende estabelecer, por um lado, o percurso dos principais argumentos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  28
    Metafísica y filosofía de la religión en Hege.María José de Torres - 1997 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 28:83-96.
    Hegel critica la falta de consecuencia de la teología cristiana tradicional por hacer de Diosalgo inaccesible, abstracto, desligado de la realidad finita, y por aceptar la facticidad de laconciencia religiosa como una postura alienada, que no lucha por la transformación de larealidad. Pero la racionalización de la fe cristiana introducida por el reduccionismo deHegel es desenmascarada por la teología consciente de que el discurso de la filosofía sobrela religión elimina el elemento de misterio y relación interpersonal que es constitutivo dela (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37. Hölderlin na sala de aula: lições de Rubens Rodrigues Torres Filho sobre Juízo e ser. [REVIEW]Luciano Codato - 2024 - Discurso 54 (1):216-221.
    Rubens Rodrigues Torres Filho's translation and notes of Hölderlin's Judgment and Being, followed by Luciano Codato's introductory remarks.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark