Results for 'Concepção Procedimental.'

942 found
Order:
  1.  20
    Internismo de razões E a concepção procedimental de deliberação correta.Tiaraju Andreazza - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):197-225.
    The aim of this article is to discuss Bernard Williams’s theory of reasons for action. Following the introduction and analysis of its main concepts and the identification of the argument that it is offered in its favor and against alternative positions, I analyze the objection that the soundness of this argument depends on the acceptance of a procedural conception of correct deliberation that Williams would have assumed, without offering any argument, as true. I argue that this objection is false because (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  76
    A controvérsia entre Apel e Habermas acerca da fundamentação e relação entre moral e direito.Luís Alexandre Dias Carmo - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):38-62.
    Neste trabalho, investiga-se a reconstrução apeliana da controvérsia, entre Habermas e o próprio Apel, acerca da fundamentação e relação entre a moral e o direito, enquanto concepção procedimental discursiva da filosofia prática. Assim, objetiva-se mostrar a relação – metodologicamente importante – do discurso filosófico no trato específico para a arquitetônica da ética do discurso. Defende-se a hipótese de que o debate e controvérsia entre ambos os programas da ética do discurso decorrem fundamentalmente do modo diferenciado de tematizar a relação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  73
    Razão e democracia: uso público da razão e política deliberativa em Habermas[ign] [title language="en"]Reason and democracy[ign]: [subtitle]Public use of reason and deliberative politics in Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):149-176.
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativa do uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Razão e Democracia — Uso Público da Razão e Política Deliberativa em Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativado uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Toler'ncia, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas.Bárbara Batalha Silva & Marcelo Campos Galuppo - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo analisa a concepção de esfera pública segundo o paradigma procedimental, associando-a à ideia de tolerância recíproca em Habermas, com intuito de compreender como os sujeitos podem se expressar e participar da construção dos sentidos do mundo. Também explora a arquitetura comunicativa da esfera pública sob o foco da práxis argumentativa, analisando os pressupostos pragmáticos que a rege. Ao interpretar essa dinâmica em consonância com a ideia de tolerância, Habermas entende que a liberdade de expressão na esfera pública (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  95
    Teoria da justiça de John Jawls: entre o liberalismo e o comunitarismo.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):169-190.
    O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da teoria da justiça como eqüidade de John Rawls em A Theory of Justice e no Political Liberalism, destacando seu modelo de complementaridade entre o deontológico e o procedimental com o teleológico e substancial, buscando responder algumas das críticas levantadas por autores comunitaristas à teoria rawlsiana de justiça e procurando apontar para suas semelhanças. Parto das críticas dos comunitaristas à teoria da justiça como eqüidade; posteriormente, analiso os aspectos teleológicos contidos em (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  7. Rawls’s normative conception of the person: A Kantian reinterpretation.Nythamar de Oliveira - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):171-183.
    Trata-se de mostrar em que sentido a concepção normativa de pessoa em John Rawls pressupõe uma transformação semântica da concepção kantiana de subjetividade transcendental, em particular do seu ideal de personalidade. Uma reinterpretação kantiana da concepção normativa de pessoa logra explicar o dispositivo procedimental do equilíbrio reflexivo para responder a críticas comunitaristas em defesa do individualismo inerente ao liberalismo político, concebido não mais como uma doutrina abrangente da auto-identidade mas como um construtivismo, num modelo coerentista de justificativa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  23
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  31
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    (1 other version)Democracia y justicia procedimental.Diego Alejandro Otero Angelini - 2020 - Revista de Filosofía 45 (1):105-119.
    En este artículo analizo el concepto de la democracia como un sistema de justicia procedimental en contraste con la democracia como mecanismo de toma de decisión y ejercicio del poder político de Schumpeter. La idea de la democracia como un sistema de justicia procedimental que expongo está vinculada al pensamiento de John Rawls. Al final del artículo muestro cómo esta conceptualización, en el contexto de las sociedades plurales, garantiza en mejor medida las libertades y la igualdad generando condiciones de estabilidad (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    ¿Justicia procedimental o sustantiva?Maria Clara Dias - 2005 - Enfoques 17 (1):55-64.
    The article presents a critical evaluation on the concept of justice as equality proposed by John Rawls. Based on the analysis of the latest book written by Rawls the article defends (1) the necessary compromise in any kind of political concept interested in the justice with real and individual f..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    Competencia Intercultural Procedimental.Emilio Iriarte Romero & Estíbaliz de Miguel Vallés - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (6):1-12.
    Instituciones como el Consejo de Europa o el Instituto Cervantes y expertos como Byram o Deardorff han desarrollado modelos y bases educativas que dan luz a los docentes para ejecutar programas para el desarrollo de una ciudadanía pluricultural, que se comunica y está inmersa en la diversidad.Este estudio analiza si dichos modelos permiten establecer unos descriptores que definan la competencia intercultural desde una perspectiva procedimental. De esta manera, se pretende establecer un análisis de las bases teóricas y prácticas de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  54
    La crítica de Taylor al liberalismo procedimental Y a la racionalidad práctica moderna.H. Cuchumbé - 2010 - Ideas Y Valores 59 (143):33-49.
    En el presente artículo se estudia la crítica que Charles Taylor ha formulado al modelo del liberalismo procedimental y a la concepción de racionalidad práctica moderna. El punto de partida es que la crítica de Taylor se sustenta en los aportes de la tradición filosófica sustantiva, la cual posibili..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. La justicia procedimental imperfecta en la conciencia jurídica material del juzgador de Alf Ross.G. B. González Gómez & M. De L. González Chávez - 2005 - Cinta de Moebio 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Posição original: um recurso procedimental puro.Elnora Gondin & Osvaldino Marra Rodrigues - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):42-54.
    O objetivo do presente artigo é mostrar que a posição original é um recurso heurístico para que as questões de justiça sejam pensadas. A posição original é um procedimento que faz parte das condições de elegibilidade dos princípios de justiça. Esse artifício é definido como procedimentalismo puro; aquele em que procedimentos justos garantem resultados justos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. Posição original: um recurso procedimental puro.Elnora Gondin & Osvaldino Gondin - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):168-181.
    O objetivo do presente artigo é mostrar que a posição original é um recurso heurístico, para que as questões de justiça sejam pensadas. A posição original é um procedimento que faz parte das condições de elegibilidade dos princípios de justiça. Esse artifício é definido como procedimentalismo puro; aquele cujos procedimentos justos garantem resultados justos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    La Justicia Procedimental Imperfecta de John Rawls, en la Conciencia Jurídica Material de Alf Ross.Gabriela González Gómez & María De Lourdes González Chávez - 2005 - Cinta de Moebio 23.
    The unfinished imperfect procedural justice raised by John Rawls can be projected towards the theory of the jurisdictional function of Alf Ross, if we took in consideration the judge as an institution and citizen when he applies the law in the population that judges. The theory of the justice of the..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Judicialização política: consequência de uma Democracia Procedimental?Bruna Brito Prata Ferreira - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O objetivo desta pesquisa é averiguar se no caso específico brasileiro, a judicialização da política seria ou não uma relação de correspondência a uma condição de subsidiariedade das demandas sociais dentro da arena legislativa que tem como definição cumprir a função de representação do povo, ou seja, o Poder Legislativo segue uma lógica democrática procedimental que provoca a necessidade da atuação do Poder judiciário sobre demandas da sociedade civil?
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Crítica à jurisdição constitucional E o seu papel na democracia procedimental na visão de Jurgen Habermas.José Jurandir Pereira Junior - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    CRÍTICA À JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E O SEU PAPEL NA DEMOCRACIA PROCEDIMENTAL NA VISÃO DE JURGEN HABERMAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Significado e intención: Una defensa del individualismo procedimental.Mark Bevir - 2006 - Estudios Filosóficos 55 (159):209-228.
    Este artículo defiende un intencionalismo débil, o individualismo procedimental, según el cual cualquier significado, o por lo menos, cualquier significado con una existencia temporal, es o bien una significado para una persona concreta o bien una abstracción basada en tales significados. Todos los significados históricos son intencionales en el sentido débil de ser significados para personas concretas. Además, podemos individuar tales intenciones débiles sólo por referencia al individuo para quien existen. Este intencionalismo débil o individualismo procedimental difiere del intencionalismo fuerte (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Autores en desacuerdo con las retractaciones: ¿una preocupación procedimental creciente?Jaime Teixeira da Silva - 2023 - Persona y Bioética 27 (2):e2726.
    En varios estudios ya se ha documentado la falta de transparencia en los avisos de retractación (AdR), que a menudo omiten infor-mación de vital importancia que permitiría a los lectores apreciar las complejidades de todo el proceso, incluidos los involucrados y las razones que llevaron a la retractación en sí. Un tema específico que rara vez se discute en la literatura académica es el desacuerdo de los autores con las retractaciones, la redacción de las AdR o las propias retractaciones. En (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. A ética discursiva e o caráter procedimental do discurso prático em Habermas.Cledes Antonio Casagrande & Eucledes Fábio Casagrande - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):131-145.
    A pergunta sobre o bem viver, a justiça e a reta ação moral acompanham a trajetória histórica do ser humano. Diante de uma sociedade plural e relativista como a nossa, a ética do discurso de Habermas apresentase como um procedimento fecundo de justificação e de validação do agir humano. Haure seu estatuto de plausibilidade na linguagem e se coaduna ao movimento da guinada linguística da filosofia contemporânea, que provocou um processo de revisão de todos os problemas filosóficos até então colocados, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Constructivismo épico y justicia procedimental en John Rawls.Carlos I. Massini-Correas - 2004 - Mexico: Universidad Nacional Autónoma de México.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  26
    Norberto Bobbio y la democracia procedimental.Ermanno Vitale - 2005 - Revista Internacional de Filosofía Política 26:77-88.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    Reseña de "La crítica de Taylor al Liberalismo procedimental y a la racionalidad práctica moderna" de Cuchumbé, Nelson J.John Alexander Giraldo Ch - 2011 - Ideas Y Valores 60 (146):228-237.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Los lenguajes de los nacionalismos: el principio liberal de nacionalidad como concepto normativo-procedimental.Pablo José Ródenas Utray - 1997 - Laguna 4:39-56.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Cuchumbé, Nelson J." La crítica de Taylor al Liberalismo procedimental ya la racionalidad práctica moderna", Ideas y Valores LIX/143 (2010): 33-49. [REVIEW]John Alexander Girladoch - 2011 - Ideas Y Valores 60 (146):228-237.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  26
    A concepção husserliana de Mathesis Universalis a partir da noção de Mannigfaltigkeitslehre.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):119-139.
    Este artigo problematiza a concepção de mathesis universalis na filosofia de Edmund Husserl a partir de uma discussão sobre a noção de Mannigfaltigkeitslehre. Inicialmente, retoma-se a questão dos números “imaginários” e depois é repassado o contexto matemático que influenciou o desenvolvimento filosófico husserliano. Finalmente, a concepção de mathesis universalis é enquadrada nas referências históricas de Descartes e Leibniz para, finalmente, mostrar as implicações fenomenológicas próprias do pensamento de Husserl.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  20
    A Concepção de Inf'ncia Como Crescimento Em John Dewey.Darcisio Natal Muraro - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:24-47.
    Este artigo analisa a concepção de infância como crescimento por meio de um estudo bibliográfico das obras de John Dewey. A condição do crescimento é a potencialidade positiva da imaturidade, interdependência e plasticidade do ser humano. Assim, a vida humana é crescimento como um processo contínuo e interativo de experiência que realiza e renova o poder de pensar, de aprender, da liberdade e da democracia. Infância é este poder de crescimento ou poder da vida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  37
    Concepção e percepção de tempo e de temporalidade no Egipto Antigo.José das Candeias Sales - 2006 - Cultura:19-37.
    Nesta reflexão sobre a concepção e a percepção de tempo e de temporalidade no antigo Egipto enfatizam-se as várias formas de encarar o tempo existentes entre os antigos Egípcios, as suas diferentes e operantes marcas, regulares e cadenciadas, aplicáveis ao Cosmos e ao indivíduo e o modo como afectavam, directa ou indirectamente, os comportamentos das diferentes camadas da sociedade egípcia.Além de, obviamente, conhecer os efeitos e a influência da passagem do(s) tempo(s), a sociedade egípcia destacou-se pela sua particular ânsia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A Concepção Estândar de Prova e o Problema de Kant.André Porto - 2021 - In Gisele Secco, De Mathematicae atque Philosophiae Elegantia. College Publications. pp. 150-168.
    The objective of this paper will be to present a critical evaluation of the so-called “standard conception of a proof”. According to this conception, a text could only be called a “demonstration of a certain mathematical proposition” if we could find a completely formalized version of that demonstration, its “corresponding formal proof”. We will compare these ideas with the treatment of the same topic within two markedly different contexts, that of contemporary Swedish intuitionism and that of modern software engineering. Finally, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    A Concepção de Estado de Georg Wilhelm Friedrich Hegel.Danilo Borges Medeiros & Wagner Lafaiete de Oliveira Júnior - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (33):17-35.
    O presente artigo investigará a concepção de Estado do filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770 – Berlim, 14 de novembro de 1831) a partir da obra “Filosofia do Direito” (1821), em especial, a sua terceira seção, que será a base para a análise da temática, por ser nela que Hegel discute, a miúde, os elementos constitutivos do Estado. A análise feita a partir desta discussão definirá a ideia de Estado hegeliano respeitando três estruturas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  6
    (1 other version)A Concepção Kantiana de Opinião Pública: Sua Relação Com a Guerra e a Corrupção Do Poder Público.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):284-300.
    Este artigo pretende investigar a concepção kantiana de opinião pública que tem como pressuposto fundamental a inalienável tarefa crítico-deliberativa do cidadão perante a guerra e a corrupção do poder público que advém da violação dos princípios normativos do contrato originário. A opinião pública em Kant é alicerçada em pressupostos morais, antropológicos, culturais, jurídicos e políticos e está vinculada à idéia republicana de Estado. De acordo com essa idéia, a decisão sobre a possibilidade da realização da guerra e o combate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    A concepção relacional do poder em Foucault e a omissão da valoração ética.Igor Corrêa de Barros - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):319-339.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns dos elementos centrais da analítica do poder proposta por Michel Foucault. Após situar e caracterizar a noção foucaultiana de poder a partir dos escritos genealógicos, examina-se como a concepção relacional de poder orienta as investigações acerca da emergência e estruturação do poder disciplinar. Por fim, recuperamos a crítica de Andrew Sayer à noção foucaultiana de poder, segundo a qual falta à concepção foucaultiana uma elaboração explícita do componente valorativo e normativo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    A concepção de dignidade humana em Ronald Dworkin: um problema de ética prática.Evandro Barbosa & Thaís Cristina Alves Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):306-316.
    Trata-se de abordar a concepção dworkiniana de dignidade humana a partir de sua obra Domínio da Vida. O intuito deste texto é delimitar conceitualmente sua concepção de dignidade humana para, posteriormente, analisar a importância dessa concepção para a solução de problemas de ordem prática, tais como o aborto e a eutanásia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  23
    A concepção de sistema em Kant e Fichte.Luís Eduardo Ramos de Souza - 2015 - Studia Kantiana 18:112-133.
    Este trabalho tem por objetivo geral apresentar a concepção de sistema elaborada por Kant e Fichte, e por objetivo particular refletir sobre as suas respectivas propriedades, a saber, a completude, a unicidade e a correção. As problemáticas levantadas em torno destes objetivos dirigem-se a duas questões: 1) Os sistemas filosóficos de Kant e Fichte são abertos ou fechados? 2) Em que sentido eles concebem as propriedades do sistema? Quanto à primeira questão, o trabalho sustenta a hipótese de que ambos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    concepção de quantum na Ciência da Lógica de Hegel.Marcelo Igor da Silva E. Souza, Francisco de Assis Sobrinho & Marly Carvalho Soares - 2024 - Cognitio 25 (1):e68536.
    O presente artigo expõe, a partir de uma análise da sistemática metodológica estabelecida na Ciência da Lógica de Hegel, a concepção de quantum, como forma de propiciar as reflexões necessárias no desenvolvimento especulativo da segunda parte da Doutrina do Ser. Para isso, buscamos evidenciar a relação dialética entre a concepção de qualidade e quantidade, para assim compreender a ordem sistemática de desenvolvimento dialético do Ser, em que a determinação qualitativa é posta imediatamente na unidade com o próprio ser, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  58
    A concepção de direitos humanos e fundamentais na teoria da justiça como equidade.Guilherme de Oliveira Feldens & Ângela Kretschmann - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):187-208.
    RESUMO: O presente artigo visa, em um primeiro momento, a analisar a concepção de direitos humanos feita por Rawls, para verificar se a concepção minimalista e não-metafísica apresentada pelo autor é apta a oferecer, nos dias atuais, um ideal moral que sirva de base para uma sociedade internacional democrática e justa. ABSTRACT. This article aims, at first, to analyze the conception of human rights by John Rawls, to verify that the minimalist and non-metaphysical conception presented by the author (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  30
    A concepção filosófica da história em ato e suas categorias fundamentais.Inácio Helfer & Polyana Tidre - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35910.
    Neste artigo propomos fazer uma breve reconstrução da concepção filosófica da história em Hegel a fim de podermos apresentar os aspectos determinantes através dos quais, para o filósofo, a história se exibiria ao pensamento, bem como expor seu entendimento da história em ato. Para além das categorias “passado”, “presente” e “futuro”, Hegel, à maneira dos Iluministas e de sua aproximação entre história e progresso ou perfectibilidade, oferece um entendimento da história como “progresso na consciência da liberdade”. Analisaremos em que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  44
    A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica.Luiz Eduardo de Souza Pinto - 2013 - Horizonte 11 (31):1157-1158.
    SOUZA PINTO. L. E. A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica . Dissertação (Mestrado) 2013. 94f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave: Antropocentrismo. Biocentrismo. Catecismo da Igreja Católica.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    A concepção de verdade na razão dos efeitos de Pascal.Rodrigo Hayasi Pinto - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:65-94.
    O objetivo desse artigo é fazer uma discussão acerca da concepção de verdade presente no método A Razão dos Efeitos do filósofo francês Blaise Pascal. No opúsculo Do Espírito Geométrico, Pascal constata a presença de limites no âmbito da racionalidade que impedem a apreensão dos princípios da geometria de modo absoluto. Segundo pensamos, o método A Razão dos Efeitos, utilizado na obra Pensamentos, também estaria estruturado a partir desse pressuposto. Nos Pensamentos Pascal, na medida em que se depara com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    A concepção nietzschiana de ceticismo em Schopenhauer como educador.Lorenzo Serini - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):115-170.
    Resumo: O objetivo do presente ensaio consiste em esclarecer a concepção nietzschiana de ceticismo presente em Schopenhauer como educador - em especial, à luz do §3 da aludida obra. Sem passar ao largo das principais preocupações de Nietzsche em sua filosofia de juventude como um todo, bem como do horizonte hermenêutico pós-kantiano que lhe é contemporâneo, o texto conta enfatizar que, na terceira Consideração extemporânea, Nietzsche está sobretudo preocupado com as consequências corrosivas do ceticismo à filosofia, e, potencialmente, à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    A concepção política dos direitos humanos: algumas objeções.Nunzio Ali - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):367-378.
    In the current debate on human rights, the political conception is attractive in its ability to try to find solutions to the central questions and problems, which the orthodox conception has difficulties in solving, because of its own nature it does not need a moral foundation that is independent of the recognition established by international law and practice. On the one hand, it is necessary to recognize that the current practice and the international doctrine consider human rights as tools addressed, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A Concepção De Trabalho Na Filosofia De Hegel E Marx.Giovanni Semeraro - 2013 - Educação E Filosofia 27 (53).
    A influência da filosofia de G. W. F. Hegel foi muito marcante na estruturação do pensamento de K. Marx. Embora tenha posto em evidência aspectos questionáveis de seu mestre de juventude, Marx assimila substancialmente a “filosofia da história” e a concepção “dialética” de Hegel. Poucos, no entanto, sabem que o maior filósofo “idealista” chegou a inspirar também os elementos fundamentais do trabalho no idealizador do “materialismo histórico”. Nas páginas desse texto, enquanto se evidenciam os diferentes pontos de vista desses (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A concepção de consciência em Sartre: A relação entre ontologia E fenomenologia.Alexander Almeida Morais - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):57-69.
    Este artigo tem como objetivo explicitar a noção de consciência em Sartre, explorando o modo como se dá a relação entre ontologia e fenomenologia na filosofia de Sartre.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  32
    A Concepção de Frege Sobre “Sentido” e “Referência” Como Influência No Estudo da Filosofia da Linguagem.Máximo Gustavo Rodríguez de Melo - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):101.
    Este artigo tem como objetivo expor e discutir as concepções de Gottlob Frege sobre os conceitos de “sentido” e “referência” e como, por meio destes, se deu a contribuição do filósofo ao que hoje chamamos filosofia da linguagem. Entretanto, vários estudiosos não consideram Frege um autêntico filósofo da linguagem, alguns de seus escritos representam, historicamente, enorme influência nesse ramo da filosofia contemporânea, pois tentam solucionar certos problemas da linguagem. Serão analisados principalmente o célebre artigo “Sobre Sentido e Referência” bem como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  21
    Concepção Genealógica Habermasiana Dos Direitos Humanos.Charles Feldhaus - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:104-113.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    A Concepção Gadameriana de Jogo e Sua Aplicabilidade No Tribunal Do Júri.Lídio Modesto da Silva Filho - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (33):157-177.
    Neste trabalho é abordado o conceito de Hans-Georg Gadamer acerca do jogo e estudos por ele realizados ao longo do tempo. É realizada uma aproximação das diversas formas de jogo definidas por vários filósofos e sua aplicabilidade em áreas para além do pensar filosófico, inclusive sua relação com o formato definido pelo Direito Positivo ao Tribunal do Júri. A abordagem demonstra que melhor que a experiência técnica de busca da verdade pelo direito é a vivência do julgamento como um jogo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  55
    É incoerente a concepÇÃo de searle sobre a consciÊncia?Tárik Prata - 2011 - Manuscrito 34 (2):553-574.
    O artigo investiga a frequente alegação na literatura filosófica de que a concepção de Searle sobre a redução da consciência é incoerente. Após um exame das teses básicas de sua teoria da mente , é discutida sua posição a respeito da identidade entre a consciência e a atividade cerebral . Da adesão de Searle a uma tese da identidade de ocorrências deve-se concluir que não há contradição entre esta tese e a irredutibilidade ontológica que ele defende. Porém, é possível (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50. Uma concepção literária do tempo.Maria Leonor Santa Bárbara - 2006 - Cultura:89-99.
    Analisam-se diversos aspectos do tempo nos poemas homéricos como sejam o seu uso na narrativa ou a importância da imortalidade. Em ambos os poemas estão patentes confusões entre a época do poeta e a da narrativa, o que se nota através de comparações, mas também por misturas de materiais, ou de costumes. Do mesmo modo, a narrativa não se reduz a uma única época. Seja por uma questão de economia da narrativa, como sucede na Odisseia, seja para explicar, ou justificar, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 942