Results for 'Consentimento'

23 found
Order:
  1.  20
    Consentimento Informado. Podemos Fazer Melhor Em Defesa da Privacidade.Frederik Zuiderveen Borgesius - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):80-90.
    Precisamos repensar a nossa abordagem quanto à proteção da privacidade na internet. Atualmente, os formuladores de políticas vêm se aprofundando na ideia de consentimento informado como um meio para proteger a privacidade. Por exemplo, em diversos países, as empresas são obrigadas por lei a obter o consentimento de um indivíduo antes de fazer uso dos seus dados; com base nessas requisitos de consentimento informado, a lei tem por objetivo empoderar as pessoas a fazerem escolhas de privacidade tendo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O consentimento informado como dereito fundamental: inmunidade ou autodeterminación?Noelia Martinez-Doallo - 2015 - Anuario da Facultade de Dereito da Universidade da Coruña 19:509-518.
    A xurisprudencia constitucional española (STC 37/2011, de 28 de marzo, entre outras) ten establecido como fundamento do consentimento informado o dereito á integridade física e moral (art. 15 CE). O Tribunal Constitucional configura o consentimento informado como un deber de abstención do profesional sanitario, é dicir, como unha negación da competencia do profesional sanitario na terminoloxía de Hohfeld. Así pois, o consentimento informado queda conformado como un dereito negativo ou de defensa, polo que concibilo como liberdade xurídica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  32
    Francisco Suárez acerca do consentimento e da obrigação política.Daniel Schwartz - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):376-401.
    Os intérpretes discordam quanto a origem que Francisco Suárez atribui a obrigação e a sujeição política. De acordo com alguns, Suárez, como outros contratualistas, acredita que é o consentimento dos indivíduos que causa a obrigação política; outros, porém, afirmam que para Suárez a obrigação política não deriva do consentimento dos indivíduos. Em respaldo a esta tese eles invocam a opinião de Suárez de que o poder político emana da cidade por meio de “decorrência natural.” Eu argumento que a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  35
    Considerações sobre O consentimento no segundo tratado de John Locke.Alessandra Tsuji - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:223-244.
    Neste artigo procura-se destacar alguns pontos acerca do conceito de consentimento no _Segundo tratado sobre o governo, _a fim de fomentar a discussão sobre esse tema, bastante relevante, e ao mesmo tempo complexo, para a compreensão da teoria política de Locke. Neste percurso, busca-se ressaltar algumas passagens mais relevantes para a apreensão dessa noção com base em sua análise tanto no início das sociedades políticas quanto no exercício do governo civil. Além disso, procura-se apontar a conexão entre consentimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  41
    (1 other version)Vontade ( boulesis ) e consentimento ( sunkatathesis ) em Aristóteles e Abelardo: atos do apetite ( orexis ) ou da razão ( logos )?Guy Hamelin - 2010 - Doispontos 7 (1).
    The central question raised in the present article concerns the ontological nature of the intentional act, previous to the proper moral action, in Aristotle’s and Abelard’s thinking. More precisely, we examine two subjects indirectly interconnected. First, we treat the secular problem of the exact nature of will (boulêsis) in Aristotle, which certainly refers to a rational act (logikos), the source of which is, however, the appetite (orexis). The second point is related to the notion of consent (consensus) in Abelard, which (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  51
    A utilização do Consentimento Informado em psicoterapia: o que pensam psicoterapeutas psicanalíticos.Rita Petrarca Teixeira & Maria Lucia Tiellet Nunes - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:137-145.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Filosofia e Literatura: Da Recusa Ao Consentimento Do Romance Pelos Filósofos da Ilustração Montesquieu, Voltaire, Diderot e o Caso Rousseau. Articulação Entre Arte e Verdade Por Meio Do Romance Filosófico.Luciano da Silva Façanha, Cacilda Bonfim E. Silva & Flávio Luiz de Castro Freitas - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):510-533.
    Na contemporaneidade, debater sobre a relação entre Filosofia e Literatura, se torna cada vez mais necessário, principalmente no que se refere a interdisciplinaridade, que parece ser o imperativo de nossa época, mas também, porque tratar dessa relação, significa ou se vincula na relação que há entre Pensamento e Linguagem. Para os homens do período da ilustração, não havia uma relação conflituosa entre a literatura e a filosofia, pois, há uma apropriação recíproca de gêneros distintos. Entretanto, a ficção romanesca tinha um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  85
    As fontes Aristotélicas e Estóicas em Abelardo: a noção de "consentimento".Guy Hamelin - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):176-193.
    Peter Abelard’s (1079-1142) conception of moral sin contains a fundamental element from Stoicism, which is the notion of “consent” (consensus). After the presentation of the essentials of that Abelardian theory, we return to the source of that same idea in ancient and imperial Stoicism. According to their main representatives, “consent” or “assent” (sugkata/qesij) has a determining function not only in ethics, but also in the process of knowledge as well. We emphasize in passing the resemblance between some important components of (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    Reseña de "As Metamorfoses da Consciência de Classe: o PT entre a negação e o Consentimento" de Mauro Luis IASI.José Pedro Cabrera Cabral - 2009 - Utopía y Praxis Latinoamericana 14 (44):144-145.
  10.  5
    “Submissão Feminina”: Fazendo Do Tabu Um Problema Filosófico Feminista.Josiana Barbosa Andrade - 2022 - Dissertatio 56:305-310.
    Resenha do livro: GARCIA, Manon. On ne naît pas soumise, on le devient [Ebook]. Paris, Climats, 2018 / Não nascemos submissas, nos tornamos. Editora Subta, 2020.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Maquiavel e a origem das comunidades políticas.Luís Falcão - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (1):149-170.
    It is possible to find in Machiavelli an expression of the original consent to explain the origin of the political communities. This paper investigates this hypothesis in the approach of the roman political thought. With Lucretius and Cicero, it is clear the terms of the pact, covenant, consensus, and the primitivism of the difference between man and beasts, the fear and the common safety to founder the political community under the leadership of one man. The paper also debates the Aristotelian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  11
    Life as a gift and donation: from the consensus to the life.Ramon Caiffa - 2018 - Revista Filosófica de Coimbra 27 (54):277-294.
    A conceção da vida como fonte de júbilo não é óbvia, porque pressupõe uma ação concreta do sujeito: o homem deve consentir a sua vida. Há, portanto, necessidade de experimentar a alegria da vida, para aprender a amar e observar cuidadosamente a aceitá‑latotalmente. O conceito de consentimento, no entanto, pode causar dúvidas, porque pode ser confundido com resignação. O artigo analisa a vida como um dom, para explicar os principais conceitos de reflexão de Martin Steffens, a saber: os pares (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  22
    O livre-arbítrio na ética de Abelardo.Edsel Pamplona Diebe - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):231-248.
    Resumo A concepção sobre livre-arbítrio em Abelardo foi definida na obra Theologia scholarium como a própria deliberação do indivíduo em fazer ou renunciar a algo. Na Ethica, essa ideia foi desenvolvida a partir da noção de voluntário. Em se tratando de pecado, base das discussões da Ethica, Abelardo desenvolveu o conceito que conhecemos hoje como “moral da intenção”. Nessa perspectiva de moral, o pecado só se sustentaria a partir da intenção do indivíduo, fruto do seu consentimento, ação livre e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  20
    John Locke e a liberdade como fundamento da propriedade.Adriano Eurípedes Medeiros Martins - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):315-323.
    A base de todas as discussões políticas de John Locke é o conceito de direito natural; e o desenvolvimento das suas ideias políticas é acompanhado pelas interpretações que ele nos deu deste conceito, em especial daquelas que norteiam as suas concepções de liberdade e propriedade. Locke argumenta que não é a força nem a tradição, mas somente o “consentimento” expresso dos governados que se constitui como a única fonte de um poder político que se quer legítimo. Tal consentimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    O povo no livro VI das "Histórias" de Políbio.Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    O objetivo deste artigo é analisar o papel do povo no pensamento político de Políbio, tal como apresentado no livro VI de suas Histórias. Procuramos fundamentar a hipótese de que, segundo o autor grego, só pode haver política enquanto houver povo e este não estiver corrompido. Tal interpretação se desdobra em quatro momentos fundamentais da argumentação de Políbio: o da constituição do povo junto ao aparecimento da moralidade e da lei; a participação do povo para o funcionamento dos regimes políticos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  44
    Voluntarismo E cognitivismo: A crítica de Michael Sandel ao contratualismo de Rawls.Rafael Rodrigues Pereira - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):185-202.
    RESUMO O objetivo deste artigo é o de ilustrar a oposição dos comunitaristas ao contratualismo, a partir da análise de um caso específico: a crítica de Michael Sandel ao voluntarismo contido na teoria de Rawls. Sandel chama de "voluntarismo" a tese pela qual princípios políticos e morais se legitimam a partir de um exercício da vontade individual, sob a forma da "escolha" ou do "consentimento". Esta tese, como procuraremos argumentar, está na base do contratualismo moderno, embora somente em Rawls (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. ESTADO E GOVERNO NO PENSAMENTO DE MARSÍLIO DE PÁDUA: RAÍZES MEDIEVAIS DE UMA TEORIA MODERNA.J. L. Ames - 2003 - Ética and Filosofia Política 6 (2):0-0.
    This study brings light to the concepts of State and Government in the thought of Marsilio de Padua pointing out to profoundly modern institutions present in the reflection of this medieval philosopher. We attempt to show that Marsilio de Padua reflects based on Aristotle´s categories, but proposes a State and Government conception different from that common place of medieval politics as he insists on the need of the popular consent as a criterion of political legitimacy. -/- O estudo explicita os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    Comentário de René Descartes sobre um Certo panfleto publicado na bélgica no fim do ano de 1647 com O seguinte título: Explicação da mente humana ou da Alma racional, onde explica-se O que é E o que pode ser.William de Jesus Teixeira - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:257-283.
    Henricus Regius ou Henri LeRoy, outrora amigo e divulgador da filosofia de Descartes, agora escrevendo como adversário de seu antigo mestre, publica em Utrecht um panfleto anônimo sobre a natureza da mente humana. No intuito de evitar que as teses apresentadas por seu ex-discípulo fossem tomadas como suas, Descartes decide, então, refutar as opiniões defendidas no panfleto de Regius. É precisamente o texto produzido por Descartes nessa ocasião que é traduzido a seguir. Esse texto, aparentemente impresso sem o consentimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  53
    Conducta ética de parte de los profesores, estudiantes de pregrado y postgrado: el punto de vista de los pacientes de algunas escuelas odontológicas.Letícia Oliveira Tonin, Letícia Ferreira dos Santos, Cristhiane Leão de Queiroz, Julia Gabriela Dietrichkeit Pereira & Ricardo Henrique Alves da Silva - 2017 - Persona y Bioética 21 (1).
    Introduction: The importance attached to ethical practice and related informed consent varies among health professionals and is further influenced by working environments, level of knowledge, experience and societal values and beliefs. The objective of this study is to evaluate the ethical conduct of professors, undergraduates and graduate students through questionnaires answered by patients. Methods: One hundred twenty patients at the dental clinics of three different dental schools in São Paulo State were interviewed based on objective and discursive questions about signed (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Adecuación cultural y capacitación acerca del proceso de consentimiento informado en proyecto sobre nutrición escolar en un pueblo indígena Aymara de Perú.Agueda Munoz del Carpio Toia - 2017 - Persona y Bioética 21 (1).
    Background: Research must respect ethical norms and informed consent, with appropriate cultural adaptation and verification of its understanding in indigenous communities of the Andean and Amazonian regions, including social and medical research. Objective: Determine to what extent IC is understood in an Aymara community in Peru, specifically as concerns a school nutrition project. Methodology: A prospective, quasi-experimental field study of an educational intervention was conducted in Puno during 2015. The objectives and procedures of the school nutrition project in question were (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Consentimiento informado como criterio de inclusión. ¿Confusión conceptual, manipulación, discriminación O coerción?Suárez-Obando Fernando - 2016 - Persona y Bioética 20 (2).
    Research protocols are joining the list of inclusion criteria for signing informed consent. This may be due to conceptual confusion, intent to manipulate the subject, or even discrimination and coercion. This article reviews the basic concepts of inclusion criteria and analyzes the negative consequences of reducing a person’s voluntary participation in research and the process of informed consent to merely signing a document that is likened, in turn, to a criterion for recruiting subjects.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Consentimiento informado en investigación cínica: Un proceso dinámico.Jose Alexander Carreno-Dueñas - 2016 - Persona y Bioética 20 (2).
    In clinical research, informed consent is both a legal document and mechanism for respecting the dignity of participating subjects and protecting their rights and wellbeing. It should include information on the purpose of the research, its justification, and the risks and the benefits involved, so as to enable a subject to decide to participate voluntarily. Because it is the researcher’s duty to ensure protection of the life, health, dignity, integrity, right to self-determination, privacy and confidentiality of the subjects who take (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  31
    Los menores y adolescentes en la investigación clínica. Tensiones y aspectos éticos.Mirtha Sáenz Cortés, María Teresa Escobar López & Chantal Carmen Aristizábal Tobler - 2016 - Escritos 24 (53):345-367.
    The article analyzes three different cases of clinical research in which children are asked to participate. Participation of children in researches is one of the major challenges for Bioethics and societies nowadays due to the tensions and issues concerning the guarantee of rights in clinical research, the responsibilities of the different actors involved, and the purpose of improving the quality of life without affecting scientific freedom and new knowledge production. The aim of the article is to establish the way in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark