Results for 'Ditadura civil militar brasileira.'

975 found
Order:
  1.  25
    Empresas, Ditadura Civil Militar Brasileira e Centros de Memória e Documentação Corporativos: Um Estudo Exploratório.Alessandra de Sá Mello da Costa, Marcelo Almeida de Carvalho Silva & Carlos Arthur Vieira Monteiro - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):122-144.
    De 1964 a 1985 o Brasil viveu sob um regime de governo ditatorial que de acordo com a historiografia mais recente foi sustentado, em grande parte, pela própria sociedade civil (MELO, 2012; COMISSÃO, 2014). Mais recentemente, a partir dos anos 1980, cresce o movimento de criação de espaços de memória corporativos com o objetivo de tornar pública a trajetória histórica das empresas (COSTA; SARAIVA, 2011). Dentre estes espaços, adquire relevância os Centros de Memória e documentação como lugares de armazenamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Algumas imagens da ditadura civil-militar brasileira na Torre das donzelas.Meire Oliveira Silva - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    A História do Brasil, sobretudo em relação ao seu passado mais recente, gira em torno de disputas entre esquecimento e tentativas de preservação da memória. Geralmente, através de imagens de diversas naturezas, sempre conflituosas e que, deturpadas ao longo do tempo, vincularam-se muitas vezes a discursos que colocam em xeque, inclusive, as bases democráticas dessa sociedade sempre envolta em violências decorrentes de uma origem escravocrata e colonial. Diversas representações simbólicas, reproduzidas ao longo de sua história, contribuíram para enraizar algumas dessas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Os trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.Higor Codarin Nascimento - 2019 - Dialogos 23 (2):140.
    Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória de trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada brasileira. Especificamente, propõe a análise de um conjunto de trabalhadores ligados a Felix Escobar, militante envolvido no embate para a conquista de terra por posseiros na cidade de Duque de Caxias. Integrado ao PCB antes do golpe de 1964, buscou alternativas de militância nas organizações de luta armada. Vinculou-se, em meados de 1969, ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro, trazendo consigo outros trabalhadores. Através dessas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    A ditadura militar brasileira à Luz da filosofia política de Giorgio Agamben.Elger Mendes dos Mendes - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):60-78.
    O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão da ditadura civil militar brasileira com os conceitos filosóficos políticos de Giorgio Agamben. Procuramos analisar os conceitos de vida nua, estado de exceção e campo os quais serão elementos essências que nos permitirão fazer uma reflexão sobre a Ditadura civil militar brasileira sobre um ponto de vista filosófico político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  28
    Conciliação e revanchismo ao término da ditadura civil-militar brasileira: a perpetuação do medo através do perigo da “argentinização” da transição política -doi: 10.4025/dialogos.v18i1.898. [REVIEW]Caroline Silveira Bauer - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    A ditadura militar brasileira à Luz da filosofia política de Giorgio Agamben.Talita Marques de Matos Morais - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):59-73.
    O presente artigo busca analisar o acontecimento ditatorial civil militar brasileiro, que ocorreu de 1964 a 1988, sob a ótica da filosofia política de Giorgio Agamben, através de uma investigação dos conceitos chave estudados por este filósofo italiano, como: estado de exceção, _homo sacer_, vida nua e campo. Assim, por meio destes conceitos que serão nossos instrumentos de pesquisa, será iluminado, a partir da reflexão filosófica-política, este fato histórico transcorrido durante vinte e quatro anos e quais reflexos ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    Ditadura militar e o genocídio indígena: caso do Povo Waimiri Atroari e a construção da estrada BR 174.Nathanael Pereira - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230115.
    O genocídio indígena esteve presente na ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), assim como em todos os períodos após as invasões portuguesas de 1500. A partir do uso dos ideais coloniais e da estrutura capitalista, as políticas de desenvolvimentismo com as invasões às terras indígenas culminaram no genocídio que foi protagonizado pelo Exército Brasileiro. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, mais de 8.350 indígenas foram mortos durante o período de 1946 a 1988, número este que pode ser bem maior, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e o Regime Militar de 1964.Rodrigo Coppe Caldeira & Víctor Almeida Gama - 2024 - Horizonte 22 (68):e226804.
    Este artigo explora a relação entre a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e a ditadura militar brasileira de 1964. A análise revela como o anticomunismo serviu de elo unificador entre a TFP e a ditadura, destacando o papel da organização na criação de um clima favorável ao golpe civil-militar e suas subsequentes atividades de suporte ao regime. O trabalho também discute a dinâmica ambivalente entre a TFP e o governo (...), caracterizada por momentos de colaboração e vigilância mútua, e a mudança do posicionamento da TFP após o fim do regime. As fontes incluem documentos da própria Sociedade, arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI) e publicações contemporâneas. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    A Escrita da História e a Produção de Memórias Na Formação Dos Restos da Ditadura e Do Autoritarismo Contempor'neo Brasileiro.Israel de Sá - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):139-165.
    Neste artigo, no intuito de nos inscrevermos em uma reflexão mais abrangente acerca dos negacionismos contemporâneos, com foco no “negacionismo histórico”, que se sustenta por processos de falseamento e homogeneização da história e das memórias, buscamos seguir o seguinte roteiro de reflexão analítica: i) tratar da escrita da história, abordando a produção de memórias, as políticas de esquecimento e o falseamento discursivo da história; ii) traçar um panorama acerca da escrita da história e da produção de memórias da ditadura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    Considerações sobre a construção da história escrita, ensinada e divulgada através da matriz disciplinar de Jörn Rüsen.Márcia Teté Ramos - 2018 - Dialogos 22 (3):32.
    Pretende-se discutir a produção da história especializada, da história midiatizada e da história ensinada na interlocução com a matriz disciplinar de Jörn Rüsen. Defende-se que deve haver a fundamentação científica também na construção do conhecimento histórico escolar, para que o senso comum se torne senso crítico. Contrapõe-se aos revisionismos que negam, silenciam, deturpam a história considerada “sobrecarregada” em relação aos indígenas, ao escravismo e à Ditadura Civil-Militar brasileira. Toma como exemplo de história midiática/pública os Guias Politicamente Incorretos, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  25
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Posicionamento político, conhecimento histórico e pensamento utópico: Uma análise com dados quantitativos de jovens dos Campos Gerais/Pr - 2017.Matheus Mendanha Cruz - 2019 - Araucaria 21 (41):187-208.
    O texto a seguir tem como base teórica a tendência alemã da Didática da História, principalmente as propostas de Rüsen. O esforço feito foi para relacionar conceitos desse campo de estudo com dados levantados de forma empírica através de questionários respondido por jovens de Ensino Médio da região dos Campos Gerais/PR. As reflexões feitas se debruçaram sobre o conhecimento histórico apresentado pelos estudantes frente as questões sobre o período em que os militares estiveram a frente do governo no Brasil. Os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    A Ação Popular (AP) nos processos judiciais reunidos pelo Projeto “Brasil: Nunca Mais”.Reginaldo Benedito Dias - 2019 - Dialogos 23 (3):109-133.
    O objetivo deste artigo é debater temas do universo dos processos judiciais patrocinados pelo Estado brasileiro após a instauração da ditadura civil-militar de 1964, conduzidos sob a tutela da Justiça Militar, que atingiram a organização revolucionária Ação Popular, uma das mais representativas do campo político da esquerda brasileira nas décadas de 1960 e 1970. A análise utiliza a documentação sistematizada pelo projeto “Brasil: nunca mais”. Para alcançar tal objetivo, porém, a investigação vai além do exame do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Responsabilidade estatal nos crimes cometidos contra os direitos humanos durante a vigência da ditadura militar brasileira.Andressa Câmara Grilo & Fernanda Maria de Oliveira Ramalho - 2013 - Revista Fides 4 (1):166-184.
    RESPONSABILIDADE ESTATAL NOS CRIMES COMETIDOS CONTRA OS DIREITOS HUMANOS DURANTE A VIGÊNCIA DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  36
    O frentismo cultural e a resistência à ditadura militar brasileira. Os exemplos-limite do Correio da Manhã e de Otto Maria Carpeaux.Eduardo Gomes Silva - 2019 - Dialogos 23 (1):213.
    Este artigo busca dialogar com o conceito de ‘frentismo cultural’, aliança de resistência à última ditadura militar brasileira a unir grande parte dos integrantes do PCB, intelectuais e artistas nos primeiros anos daquele regime. Dialogaremos, também, com uma dada construção social da memória sobre a ditadura, especificamente aquela forjada pela imprensa escrita, em seu duplo papel de fomentadora do Golpe e veículo de resistência à ditadura. O matutino fluminense Correio da Manhã e um dos seus principais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    O Trabalho No Processo de Dominação Psicossocial, Durante a Ditadura Civil-Militar (1969-1979), a Partir da Biopolítica de Foucault. [REVIEW]Henrique Streit E. Agemir Bavaresco - 2024 - Revista Guairacá de Filosofia 40 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Mecanismos jurídicos e repressão política do Estado, durante a ditadura militar brasileira: o caso do IPM 745 no Paraná e o desrespeito aos direitos individuais.Leandro Brunelo & Angelo Priori - 2019 - Dialogos 23 (3):134-153.
    O objetivo deste artigo foi compreender como o Estado se apropriou de dispositivos legais para legitimar as suas ações punitivas e jurídicas contra a oposição política, em especial, os militantes do Partido Comunista Brasileiro no Paraná em 1975, quando foram presos e indiciados pelo Inquérito Policial-Militar 745, que apurou o envolvimento dos comunistas na suposta reorganização do partido no Estado. Além do IPM, também utilizamos como fonte de pesquisa o Relatório Especial de Informações 1/75 que destacou a importância dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Literatura Afro-Brasileira Nos “Anos de Chumbo” da Ditadura Militar No Brasil: Identidade, (Re)Existência e Combate Ao Racismo.Antônio Roberto Xavier, Sarah Maria Forte Diogo & Edmilson Alves Maia Junior - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):389-401.
    o presente artigo objetiva abordar acerca da crítica consistente ao autoritarismo violento, degradante, racista e desumano dos “anos de chumbo” da ditadura militar no Brasil, constante na literatura afro-brasileira dramática negro-brasileira a partir, sobretudo, de três teatros peculiares, a saber: o Teatro Experimental Negro, o Teatro Profissional do Negro e o Grupo Teatro Palmares Iñaron. Metodologicamente, esclarece-se que esta escrita emprega uma abordagem qualitativa de natureza básica e é de cunho teórico exploratório quanto ao objetivo principal, pois se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Poesia brasileira e ditadura: memória e desaparecimento em Ricardo Domeneck, Eduardo Sterzi, Paulo Ferraz e Priscila Figueiredo.Pádua Fernandes - 2020 - Aletheia: Anuario de Filosofía 11 (21):e065.
    O artigo analisa poemas de Ricardo Domeneck, Eduardo Sterzi, Paulo Ferraz e Priscila Figueiredo, que tratam de questões sobre graves violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro, como a memória dos desaparecidos ou das vítimas da ditadura militar. A análise enquadra-se no campo da literatura e justiça de transição, com o objetivo de estudar o cruzamento entre invenção literária e memória social, no tocante ao legado dos crimes contra a humanidade praticados pelo Estado brasileiro. Todos esses autores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. (1 other version)O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  29
    A “União dos Estudantes Secundaristas do Amapá” e apoio ao golpe militar de 1964 / The “Amapá Union of Secondary Students” and their support for the military coup of 1964.Marcella Vieira Viana - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):61-68.
    O presente artigo visa analisar a atuação da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, durante a ditadura civil-militar no Brasil, em específico, como se deu a deliberação de apoio da entidade ao golpe. Para tanto, foi necessário analisar as peculiaridades da recepção do regime autoritário no então Território Federal do Amapá, o Movimento Estudantil de forma ampla, os aspectos constitutivos da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, suas divisões e seu desenvolvimento diante do golpe. O objetivo com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Transições negociadas: o “Não” de Pablo Larraín e as memórias do plebiscito na pós-transição chilena.Tereza Maria Spyer Dulci - 2020 - Dialogos 24 (1):554-580.
    Este artigo procura lidar com as batalhas travadas pela memória na pós-transição democrática vivenciada pelo Chile a partir da análise do filme “Não”, de Pablo Larraín. O objetivo é pensar nas produções audiovisuais como um lugar privilegiado de disputa pela memória. Examinaremos como a obra, terceira de uma trilogia sobre a ditadura civil-militar chilena, procura retratar as campanhas do SIM e do NÃO antes do plebiscito de 1988, em que se decidiu sobre o destino da ditadura (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    A fraternidade não burguesa em Sagarana, Quarup e outras narrativas brasileiras.Arturo Gouveia de Araujo - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:42-47.
    Este livro consiste na apresentação de todo um embasamento teórico so-bre a história e a conceituação da fraternidade no mundo ocidental, em duas vertentes: o legado do cristianismo e as concepções políticas do Iluminismo e da Revolução Francesa. Abrange ainda a análise do conto 'A hora e vez de Augusto Matraga', de Guimarães Rosa, e do romance Quarup, de Antônio Callado. Em relação ao conto rosiano, uma parte da análise dos pretos velhos que protagonizam a ação fraterna já se encontra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  24
    Geopolitics, from the national-socialist Germany to Latin America: The cases of Argentina and Brazil.Mario G. Losano - 2006 - Cultura:371-386.
    Este artigo trata de três assuntos: a) As origens alemãs da geopolítica (em particular, a teoria dos "Grandes Espaços" de Karl Haushofer, o geopolítico da cúpula nazista) e sua extensão na América do Sul, sobretudo na Argentina, no período das ditaduras européias, até o final da Se­gunda guerra mundial; b) Os planos geopolíticos da Argentina na América do Sul (com particular atenção à sua expansão no Brasil meridional) até o final da Segunda guerra mundial; c) A geopolítica e os geopolíticos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Comunismo e Anticomunismo no jornal Tribuna Criciumense ‒ 1955-1965.João Henrique Zanelatto & Krislaine Da Cruz De Campos - 2018 - Dialogos 22 (2):98.
    O jornal Tribuna Criciumense foi o único impresso publicado na cidade de Criciúma no período deste escrito. Fundado em 1955, ele passou por três fases. Na primeira, produziu um discurso anticomunista, mas de maneira um pouco tímida. Na segunda fase, com curta duração, o impresso passou a valorizar a ideologia comunista e, ao mesmo tempo, a defesa do presidente João Goulart. A última fase foi marcada por ataques violentos contra o comunismo, em defesa do golpe civil-militar e da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Os arquivos do Serviço Nacional de Informações (PR) sobre a esquerda católica no interior paranaense (1975-1985).Fábio Lanza & Otávio Paes Ramiro - 2024 - Horizonte 22 (69):226805-226805.
    O presente artigo trata da esquerda católica paranaense a partir do arquivo de documentos do Serviço Nacional de Informações (SNI-PR), da agência de Curitiba. O objetivo geral foi compreender criticamente, servindo-se da perspectiva de Otto Maduro, as expressões político-ideológicas descritas, anexadas e julgadas nos relatórios dos agentes do SNI-PR sobre a esquerda católica do interior do Paraná, no período de abertura política da ditadura militar. Por meio da pesquisa documental qualitativa de tipo exploratória, composta pelos diferentes registros dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A sem'ntica da sacralização.Eduardo Gusmão de Quadros - 2024 - Horizonte 22 (68):e226803.
    O objetivo do artigo é analisar a mimese entre a autoridade do governo instaurado em 1964 e os esquemas da religião civil por meio de um discurso do presidente Garrastazu Médici Para isso, averígua-se as interpretações dadas aos fatos do golpe civil-militar e como o pronunciamento comemorativo, seis anos depois, operou com os registros da memória, com o testemunho pessoal e com categorias históricas para disseminar suas verdades acerca da nação. Isso foi feito em três tópicos. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Comissão Especial de Investigação Sumária: uma estratégia política nada sutil (Brasil, golpe civil-militar/1964).Beatriz T. Daudt Fischer & Marcos Fontana Cerutti - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):145-165.
    Instalada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) logo após o golpe civil-militar 1964, a Comissão Especial de Investigação Sumária (Ceis) teve como objetivo investigar ações consideradas subversivas, envolvendo professores, funcionários e estudantes. A presente pesquisa buscou saber como tal acontecimento é hoje relembrado por alguns estudantes da época, diretamente envolvidos naquele contexto. Para a busca de dados, optou-se pela História Oral, coletando narrativas de cinco sujeitos, além de pesquisa documental: atas, fichas de informações, ofícios e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    A revista Paz e Terra: um lugar da memória da comunicação religiosa, ecumênica e política no Brasil.Magali do Nascimento Cunha - 2020 - Horizonte 18 (56):513-513.
    This article aims to examine the relevance of counter-information productions developed during the military dictatorship in Brazil by religious groups. The object is the journal Paz e Terra, by Editora Civilização Brasileira in the 1960s, as a unique initiative in the field of religious, ecumenical and political communication. In order to respond to the Research problem “what is the place of the journal Paz e Terra in the memory of religious media productions in Brazil?” the article refers its basis in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Comissão Especial de Investigação Sumária: uma estratégia política nada sutil (Brasil, golpe civil-militar/1964).Beatriz T. Daudt Fisher & Marcos Fontana Cerutti - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2).
    Instalada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) logo após o golpe civil-militar 1964, a Comissão Especial de Investigação Sumária (Ceis) teve como objetivo investigar ações consideradas subversivas, envolvendo professores, funcionários e estudantes. A presente pesquisa buscou saber como tal acontecimento é hoje relembrado por alguns estudantes da época, diretamente envolvidos naquele contexto. Para a busca de dados, optou-se pela História Oral, coletando narrativas de cinco sujeitos, além de pesquisa documental: atas, fichas de informações, ofícios e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    O ensino de filosofia no Brasil e o contexto da reforma do ensino médio brasileiro em 2016.Regis Clemente da Costa - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Esse artigo tem como objetivo investigar o ensino de filosofia e sua inserção e retirada do currículo da educação ao longo da história da educação no Brasil. A pesquisa é documental e bibliográfica e tem como referência teórica o método materialista histórico e dialético. Para a discussão a história da educação utilizamos as obras de Saviani (2007), para a discussão sobre ensino de filosofia no Brasil, utilizamos as obras de Ceppas (2010), Fávero (2004), Jaime (1997), Belieri e Sforni (2012/2013). A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  40
    O governo Ney Braga e o golpe civil-militar de 1964 no Paraná - doi: 10.4025/dialogos.v18supl.902.Alessandro Batistella - 2014 - Dialogos 18 (isupl):203-242.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    A ditadura militar na Argentina: do esquecimento à memória total.Maria Elena Walsh & León Gieco - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Foucault do suplício à ditadura militar: Memórias de Uma história política.Mária Tânia Rodrigues - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):24-30.
    O presente trabalho tenta resgatar a memória do poder soberano, período que predominou o suplício, passando pelo poder disciplinar na visão de Michel Foucault, chegando ao período do regime militar no Brasil. Traz como objetivo procurar identificar como é o comportamento de cada indivíduo com relação ao poder, além de buscar uma delimitação da docilização, como algo permanente em toda história da humanidade, focando principalmente nos eventos acima mencionados. Utilizamos como metodologia as obras do autor “Vigiar e Punir ”, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Actividades extraterritoriales represivas de la Armada Argentina durante la última dictadura civil-militar de Seguridad Nacional (1976-1983). [REVIEW]Melisa Slatman - 2012 - Aletheia: Anuario de Filosofía 3 (5):11 - 19.
  36.  18
    Os C.C.D.'s Da Ditadura Militar Argentina E A Patrimonialização Prisional.Guilherme Da Conceição De Lima - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (8):e230130.
    O presente artigo é uma breve análise sobre Os Centros Clandestinos de Detenção (C.C.D) da última ditadura militar argentina (1976-1983) e sua patrimonialização. O texto parte para o debate sobre a inserção dos C.C.D’s enquanto patrimônio histórico e sua condição como espaço de preservação de um passado sensível enquanto lugar de memória. A discussão aqui abordada busca estabelecer as conexões entre O C.C.D’s como patrimônio prisional e as políticas de memória do Estado argentino, atravessados pela questão do direito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    Maquiavel: a vida civil e a vida militar, das tropas próprias ao uso público da guerra.Flávia Benevenuto - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):7-18.
    Trata-se de investigar os tipos de tropas, tal como apresentados por Maquiavel, procurando compreender as características que destacam as tropas próprias. Feito isso, assumiremos o debate entre o que é público e o que é particular, tal como posto na Arte da Guerra, relacionando-o ao tema da guerra. Tal objetivo diz respeito à investigação anunciada por Maquiavel e que relaciona a vida civil à vida militar. Procurar-se-á mostrar a perspectiva do autor sobre o uso público da guerra tanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A Ditadura Camuflada.Giovanna Marcuci - 2025 - Cadernos Do Pet Filosofia 15 (30):146-1.
    O presente artigo pretende analisar a ditadura brasileira através da exposição de pontos chaves que evidenciam a natureza dos eventos desencadeados a partir do dia 31 de abril de 1964. Observando o cenário contemporâneo, discutir sobre esse período se torna necessário, tendo em vista que a autocaracterização do movimento como “revolução” reverbera até hoje em uma constante minimização e banalização do uso estatal da violência durante a ditadura. O texto discute a construção dessa narrativa desnudando o elemento fundamental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  35
    Justiça e ditadura militar no Brasil: o julgamento dos crimes contra a economia popular-doi: 10.4025/dialogos.v18i1.897. [REVIEW]Ângela Moreira Domingues da Silva - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    Os expurgos de professores universitários em Portugal: da Ditadura Militar ao Estado Novo.Jaime Valim Mansan - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Proletarização e Sindicalismo de Professores na Ditadura Militar (1964-1985)/Amarilio Ferreira Júnior e Marisa Bittar.Por Natalia Keller de A. Trajber - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    Os Militares e a Guerra Fria no Brasil.Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha - 2018 - Dialogos 22 (1):176.
    O presente artigo procura resgatar um dos períodos mais intensos e menos estudados da Guerra Fria no Brasil, quando duas correntes militares antípodas política e ideológicas atuaram na perspectiva de influenciar através de suas entidades de classe um projeto de nação. Entretanto, essa reflexão tem por foco, os militares nacionalistas e de esquerda, oficiais e praças das forças armadas cuja intervenção foi bem sucedida ao final, com a vitória da Tese do Monopólio Estatal do Petróleo e não intervenção brasileira no (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  29
    Gênero e comportamento a serviço da Ditadura Militar: uma leitura dos escritos da Escola Superior de Guerra-doi: 10.4025/dialogos.v18i1.896. [REVIEW]Ana Rita Fonteles Duarte - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  74
    El rol del militar en el posconflicto en Colombia para la construcción de paz.Jesus E. Caldera-Ynfante - 2019 - Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales 35 (Especial No 25):182-235.
    El presente artículo se determina en el escenario de la transición en el marco del Posconflicto en Colombia, retomando como caso específico al Ejército Nacional con la oportunidad de contribuir a la construcción de paz desde lo local en el territorio colombiano. Teniendo en cuenta la transformación estratégica que se está llevando a cabo en las Fuerzas Militares y los nuevos escenarios en los cuales tiene más cercanía con la sociedad. Asimismo, se enfoca en una dimensión social e institucional en (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  64
    Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular e pela emergência de uma poderosa vontade de mudança social. Queria-se uma libertação das opressões históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente, foi um tempo de autoritarismo e desrespeito aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam e influenciam no contexto político-religioso desse período. A reconstrução do significado desse movimento valeu-se de ampla documentação. Apesar dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    El vínculo entre la innovación militar y civil: hacia un nuevo marco de relación.Jordi Molas Gallart - 2008 - Arbor 184 (A2):73-87.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  24
    Os acervos da ditadura na mesa de montagem.Anita Matilde Silva Leandro - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de imagens nos arquivos da ditadura brasileira, para a realização de um filme documentário histórico. As estratégias políticas de acesso aos documentos do período e os procedimentos estéticos desenvolvidos na montagem para a valorização desses acervos são, aqui, analisados, com o intuito de extrair dessa experiência empírica ensinamentos sobre a escrita da história no cinema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  45
    (1 other version)A violência como prática civilizatória. Relações entre indígenas, missionários, militares e fazendeiros nos aldeamentos capuchinhos do século XIX no sul da província de Mato GrossoViolence as a civilizing practice. Relations among indigenous peoples, missionaries, soldiers and farmers in nineteenth century Capuchin villages in the southern province of Mato Grosso.Pablo Antunha Barbosa - 2013 - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana 3 (1).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  29
    Proteção de civis na operação de paz da ONU no Sudão do Sul: o emprego conjunto de militares e policiais.Sergio Luiz Cruz Aguilar & Joel Henrique Fonseca De Ávila - 2020 - Dialogos 24 (2):397-416.
    A guerra civil iniciada no final de 2013 no Sudão do Sul causou, pela primeira vez na história das Nações Unidas, um afluxo gigantesco de deslocados internos para o interior de bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, em busca de proteção. Assim, foram criados os Protection of Civilian Sites. Com a chegada de dezenas de milhares de pessoas em poucas semanas, houve um enorme crescimento nas demandas humanitárias e de segurança. Para prover a necessária proteção, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    Dimensión ética y moral de posibles conflictos militares en el espacio exterior.Juan Antonio Moliner González - 2023 - Araucaria 25 (53).
    El uso del espacio exterior, denominación que se utilizará en este trabajo, aunque también es habitual la de espacio ultraterrestre, nació y se desarrolló por el interés militar de las dos grandes potencias implicadas y siempre ha estado presente desde que se inició la Era Espacial. En las últimas décadas la militarización del espacio ha aumentado de forma notable, amenazando el uso pacífico del mismo que se pretendió fuera el interés principal de su regulación internacional. En paralelo, también se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 975