Results for 'Foucault. Arqueologia. Linguagem. Interpretação. Sonho'

974 found
Order:
  1.  23
    O sonho da interpretação na arqueologia de Foucault.Tomás Mendonça da Silva Prado - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):339-360.
    This article seeks to present the foundations in Foucault’s thought that led him to elaborate the concept of archeology and, in addition, try to recognize its limits. To achieve this, we present his main theoretical dialogues at the beginning of his investigations and the reasons that made necessary to reframe that concept later. Among the conclusions of this study, we suggest that the allegorical conception of language, that was sustained over the period, is formally similar to the structure of metaphysical (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Foucault e a literatura.Augusto Bach - 2010 - Dissertatio 31:133-156.
    Este artigo procura mostrar como Michel Foucault opera a leitura dos saberes da civilização ocidental em sua grande obra A História da Loucura. Ao longo dos anos sessenta, Foucault sempre esteve preocupado acerca da maneira com que usualmente nos concebemos. Investigando a linguagem racional ele descobre uma surpreendente modulação discursiva que esconde nossas mais básicas escolhas. Ele a chama de literatura. Cavando até o mais profundo e desconhecido nível de nossa cultura, a arqueologia de Foucault compartilha desde o prefácio de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  16
    Retorno da linguagem: breves considerações sobre a linguagem no século XVI a partir da arqueologia de Michel Foucault.Pedro Manenti Vieira da Silva - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O presente trabalho tem como objetivo explicar os mecanismos básicos da linguagem no século XVI, a partir da arqueologia de Michel Foucault. Para tanto, o itinerário a ser percorrido parte de uma breve introdução ao pensamento do autor e do panorama geral do livro, de sua autoria, “As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas”, bem como de suas questões fundamentais. Após, analisar-se-á o capítulo que trata sobre a filosofia do Renascimento, intitulado “A prosa do mundo”, de modo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Metamorfoses do conceito de literatura na arqueologia de Foucault.Caio Souto - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (55).
    A elaboração de um conceito de literatura, por Foucault, esteve atrelada às demais problematizações caras à arqueologia como as da linguagem, da vida e do estatuto filosófico do homem. Após História da loucura, Foucault publica diversos textos em que analisa o domínio literário. Nessas análises, observa-se o exercício de modificação de um conceito de literatura, o qual obteve uma primeira formulação em meados da década de 1950 nos escritos fenomenológicos de Foucault e passou a ganhar uma importância cada vez maior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    O ver e o dizer em “As palavras e as coisas”: ecos de Nietzsche na arqueologia foucaultiana.Carolina de Souza Noto - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):49-62.
    O presente artigo parte de um possível estranhamento que o livro de Foucault “As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas” pode nos causar. Retomando principalmente o prefácio do livro, procuraremos, contudo, desfazer o estranhamento inicial, ao apontar para certa familiaridade que a obra parece ter com alguns temas já presentes na história da filosofia. A hipótese é a de que os problemas filosóficos mais gerais enfrentados pelo livro dizem respeito à tese do conhecimento como interpretação e ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Proposições em aula-sonho pela educação da diferença // Dream classroom Propositions for the Education of Difference.Sandra Mara Corazza & Marina dos Reis - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020032.
    Tão aberto como um sonho, este artigo de teor ensaístico aborda alguns estudos em filosofia e psicologia que tratam sobre a interpretação e a função social do sonho, aproximando escrita e educação. Essa educação sensível torna-se crítica e artística ao lidar com evocações de imagens e sensações do inconsciente individual e do coletivo. Pelo diapasão da Filosofia da Diferença, traçamos proposições a pensar pelo ritmo do sonho, sentir suas ressonâncias sociais e para a elaboração da escrita em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  8. FOUCAULT AND THE SEARCH FOR MEANING: OTHER WORDS AND THINGS.Amilcar Groschel - manuscript
    Este trabalho tem como objetivo examinar a obra As Palavras e as Coisas, do filósofo francês Michel Foucault. Buscaremos destacar esta nova fase de seus estudos que se concentram em descrever uma arqueologia do saber, que repousa sobre uma pesada crítica ao modo de se pensar da modernidade. A centralidade do homem é uma destas características modernas e ele discorre sobre três áreas relativas ao homem em especial: o trabalho, a linguagem e a vida. As atenções do século XIX se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  68
    Da Psicologia à Questão da Morte do Homem em Michel Foucault.Marcio Luiz Miotto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):119-146.
    RESUMO: O presente artigo pretende problematizar, preliminarmente, o "problema antropológico" segundo a arqueologia de Michel Foucault. Partindo de teses populares da Psicologia, em particular, e das ciências humanas, em geral, sobre o "Homem", este texto primeiramente correlaciona essas teses com as problemáticas dos textos foucaultianos dos anos 1950, a Introdução a Sonho e Existência e Maladie Mentale et Personnalité, para então mostrar como os textos "arqueológicos" do autor se configuram como respostas iniciais às questões dos textos de 1954, já (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    A análise arqueológica do discurso em Michel Foucault: por uma linguística do enunciado.Sérgio Gomes de Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):122-138.
    Os estudos da linguagem no século XX e agora no atual século são marcados pela hegemonia de três correntes de pesquisa: o Estruturalismo; o Inatismo e o Interacionismo. No Estruturalismo, o usuário da língua é submetido a um código soberano, contra o qual ele não tem escolha a não ser cumprir as normas do uso correto. Desviar do padrão significa erro. No Inatismo, prevalece o logicismo. Na mente do usuário reside tudo de que ele precisa para ser bem sucedido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  24
    O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential.Evelyn Fernandes Azevedo Faheina - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020001.
    Este texto reflete sobre o modo como Foucault aborda as noções de materialidade e referencial em seu livro A arqueologia do Saber. De modo mais específico, procura-se identificar séries de signos, isto é, frases ou palavras escritas e registradas na referida obra sobre materialidade e referencial, a fim de conhecer o entendimento de Foucault sobre elas. Do ponto de vista teórico-metodológico, opera-se em uma perspectiva analítico-argumentativa que objetiva percorrer, no terreno da linguagem, o conjunto de coisas ditas por Michel Foucault (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Pressupostos teórico-metodológicos da análise arqueológica do discurso – AAD: Escavando a Arqueologia do Saber.Andrea Cardoso da Silva & Erenildo João Carlos - 2024 - Aufklärung 11 (3):161-176.
    Throughout his life, Foucault's investigations were marked by different interests and, therefore, took place in various locations. Scholars (Machado, 2009; Aquino, 2013, Veiga-Neto, 2014) point out three phases in this journey: the archaeological, centered on knowledge; a genealogical one, interested in power; and ethics, external to the constitution of the subject. Focusing on the first phase, this article records a series of theoretical-methodological assumptions of Archaeological Discourse Analysis – AAD. The findings found and noted in this article result from an (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    La arqueología del saber.Michel Foucault - 1969 - Convivium: revista de filosofía 30:69-83.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   72 citations  
  14. Estruturalismo E Teoria da Linguagem. Textos de Michel Foulcault [Et Al.].Michel Foucault - 1971 - Editôra Vozes.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de Frances, pronunciada em 2 de dezembro de 1970.Michel Foucault - 1996 - São Paulo: Edições Loyola.
    Por Laura Fraga de Almeida Sampaio, tradutora do livro A aula inaugural, que Foucault pronunciou ao assumir a cátedra vacante no Collège de France pela morte de Hyppolite, pode ser considerada um texto de ligação entre suas obras, datadas dos anos 60, como História da loucura, As palavras e as coisas, A arqueologia do saber, centradas predominantemente na análise das condições de possibilidade das ciências humanas, e as que se seguiram a maio de 68, como Vigiar e punir, voltados ao (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  16.  32
    Arendt, Foucault: crítica de la filosofía política y arqueología de la acción.Jordi Carmona Hurtado - 2018 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 51:99-114.
    La hipótesis de este ensayo es que la fundación de la filosofía política, disciplina que Arendt definió como el intento de una huida completa de la política, puede entenderse como uno de los momentos decisivos de la conformación progresiva de lo que Foucault llamó la historia de la voluntad de saber occidental. A partir de esa suposición, examinamos en una lectura cruzada el análisis arendtiano del paso de la acción al gobierno en Platón y la lectura foucaultiana de la exclusión (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    Do “sonho literário” ao “sonho político” da peste: Foucault, leitor (crítico) de Camus.Ernani Chaves - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e21.
    A partir da oposição entre “sonho literário” e “sonho político”, pretendemos analisar a crítica que Foucault faz à “literatura da peste”, na qual se inclui o conhecido livro de Albert Camus. Ao final, procuramos sinalizar para o fato de que, tomando o caso do Brasil, é pertinente dizer, com Foucault, que as relações entre medicina e política constituem o pano de fundo das formas de normalização instituídas durante a pandemia do covid 19, mas que também, apesar das críticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    Michel Foucault: Fecundidade e Impasses da Arqueologia.Carlos Roberto Drawin - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):145.
    DOMINGUES, Ivan. Foucault, a arqueologia e ‘As palavras e as coisas”. Cinquenta anos depois. Segunda edição revista e ampliada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2023. 411 pp. ISBN 978-6558580966. A obra de Michel Foucault (1926-1984) é vasta, complexa e ramificada, testemunhando a contínua mutação de seu inquieto pensamento ou, como observa César Candiotto, constituída por experiências de pensamento de um “camaleão filosófico”, como registra no final da “Introdução” de A arqueologia do saber: “não me pergunte quem sou eu e não me (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    Foucault y la arqueología de la política. Tras las huellas de un método inconcluso.Pablo Martín Méndez - 2020 - Dianoia 65 (84):81-109.
    Resumen Este artículo busca reconstruir los principios metodológicos de la “arqueología de la política” que Foucault introduce hacia el final de L’archéologie du savoir aunque nunca desarrolla de manera explícita. La exposición se organiza en tres ejes. En primer lugar, explora los puntos de cruce y las posibles diferencias entre la arqueología del saber y la arqueología de la política. En segundo lugar, examina el lugar que podrían ocupar los “programas” y las “racionalidades de gobierno” en la arqueología de la (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Foucault e a arqueologia do impensado: paragens fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  42
    Arqueología del saber y verdad histórica en las obras de Michel Foucault.Miguel Sánchez González - 1990 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 8:113-128.
    A processualistic approach is offered in the study of that thinking giving rise to modernism from the historical cultural context in which the phenomenon has arisen and evolves. Built upon two opposing forces, it has collapsed after various centuries of development. Modernism is thus called to heroism and must regenerate, availing itself of its best of qualities: critical thinking, reflection and rational dialogue.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Arqueología y experiencia en la Historia de la sexualidad de Michel Foucault.Juan Vicente Cortés Cuadra - 2024 - Isegoría 70:1453.
    La publicación del cuarto y último volumen de la _Historia de la sexualidad_ viene a llenar una larga espera, pero, sobre todo, ella permite tener por fin una visión de conjunto del último gran proyecto histórico-crítico de Michel Foucault. En el presente trabajo quisiera mostrar que con la publicación de _Les aveux de la chair_ (Paris, 2018) se vuelve posible comprender una serie de dificultades que han sido planteadas por los especialistas relativos al “giro” foucaultiano, a partir de los años (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    Linguagem E interpretação: O recurso à linguagem mental em ockham.Ernesto Perini Santos - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):339-348.
    Na semântica de Guilherme de Ockhamé de fundamental importância o recurso àlinguagem mental. Examina-se no presente textoo recurso à linguagem mental para mostrar omodo como ela chega a sentenças compostas quesignificam sem qualquer comprometimento quantoà realidade psíquica dos atos a que chega.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    A arqueologia de Foucault entre estrutura e história.Fernando Sepe Gimbo - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Entre erros férteis e verdades anódinas: sobre “Foucault, a arqueologia e as palavras e as coisas: cinquenta anos depois”, de Ivan Domingues.Cesar Candiotto - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):109-126.
    The aim of this paper is to provide an appreciation of Michel Foucault’s The Order of Things reception, from the latest book by Ivan Domingues entitled “Foucault, a arqueologia e As palavras e as coisas: cinquenta anos depois” (Ed. UFMG, 2023). One of the scopes of the book is to examine the range of The Order of Things and its archaeological strategy to account for the presentation of the birth of human sciences, as well as its fragility and instability in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  26. De Foucault a Serres: Notas para una arqueología de las Matemáticas.Emmánuel Lizcano Fernández - 1992 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 7 (1-3):499-507.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    Tempo e linguagem em Wittgenstein e Russell – a interpretação de Bento Prado Neto.Ghuilherme Ghisoni - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):121-139.
    RESUMOBento Prado de Almeida Ferraz Neto, em seu livro de 2003, oferece uma análise detida do §67 das Observações Filosóficas de Wittgenstein e mostra como este parágrafo se encontra diretamente relacionado ao abandono do projeto de construção de uma linguagem fenomenológica, em 1929, por razões relacionadas ao tempo. O objetivo deste artigo é traçar paralelos entre a análise de Ferraz Neto do §67 e um argumento utilizado por Bertrand Russell em 1901, para mostrar a impossibilidade da construção de uma série (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  57
    Dúvidas, Certezas e Linguagem: o Argumento do Sonho.Arley R. Moreno - 1999 - Discurso 30:131-158.
    Este artigo aplica o estilo da terapêutica wittgensteiniana ao argumento do sonho sua versão cartesiana. Além disso. ele sugere algumas linhas de comparação entre o projeto husserliano de constituição e a terapêutica wittgensteiniana.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Foucault, M.: Las palabras y las cosas: una arqueología de las ciencias humanas.Mª J. Soler Fernández - 1971 - Teorema: International Journal of Philosophy 1:157-158.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  10
    Foucault, do retorno da linguagem ao dizer-verdadeiro.José Ternes - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (32):131.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  5
    A linguagem em Foucault.Nuno Melim - 2009 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  26
    Por uma interpretação concreta: simbolismo, decifração e contextualização nos sonhos.Suely Aires - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):301.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    O diálogo inter-religioso: experiência da linguagem humana, do sentido e dos sonhos nos guaranis.Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):73-94.
    Os guaranis ensinam que o diálogo inter-religioso é possível porque existe sentido, e existe sentido porque existe linguagem humana, e porque existe linguagem humana é possível sonhar, e porque existe o sonho, é possível dialogar no horizonte mais pleno cujos sentidos da humanidade podem celebrar uma festa universal. Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Religião; Guarani; Antropologia; Sentido. ABSTRACT The Guaranis teach us that inter-religions dialogue is possible because meaning exists, and meaning exists because there is human language, and as there is (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    Notas sobre a arqueologia de Foucault em as palavras E as coisas.Cesar Candiotto - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (28):13.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  17
    desafio cético moderno refletido no Argumento da linguagem Privada: uma interpretação da leitura de Saul Kripke das Investigações Filosóficas de Wittgenstein.Lucas Ribeiro Vollet - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e01.
    No artigo a seguir, exploramos a leitura de Kripke do argumento da linguagem privada. Nossa leitura afirma a seguinte linha de pensamento: o paradoxo cético sobre as regras que Kripke acreditava ter rastreado neste argumento se conecta com a velha questão cética da modernidade, e dá à obra de Wittgenstein um distanciamento reflexivo para pensar sobre as condições em que um quebra-cabeça semântico pode ser resolvido. Argumentaremos que a resposta envolve uma mudança pragmática que termina definitivamente as ligações de Wittgenstein (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    O que houve com o sujeito histórico na arqueologia de Michel Foucault? um debate com Sartre e a tradição.Tiago Hercílio Baltazar - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):141-153.
    Jean-Paul Sartre e Michel Foucault travaram acirrado debate em torno de suas concepções acerca do que é a História. No presente artigo examinaremos o debate entre esses dois autores privilegiando as contribuições que fizeram a partir de suas obras principais nos anos 60. Na Crítica da Razão Dialética Sartre explicita uma noção de História que tem como perspectiva geral a superação e a transformação de estruturas pela práxis humana, determinando assim um lugar fundamental para a atividade do sujeito e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Introducción crítica a la" arqueología" de Michel Foucault.Rafael Gómez Pardo - 1989 - Ideas Y Valores 38 (79):107-122.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Apropiaciones argentinas de la arqueología foucaultiana.Lautaro Colautti - 2024 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 45 (131):116-141.
    Durante la década del ’60, Foucault realiza sus investigaciones histórico-filosóficas bajo el nombre metodológico de arqueología. Este término para referir al estudio de las condiciones históricas de posibilidad que permitieron la aparición de diversos saberes e instituciones. En su libro Las palabras y las cosas, una arqueología de las ciencias humanas (1966), Foucault centra su trabajo de descripción de las distintas épocas del pensamiento en torno a los conceptos de episteme y a priori histórico, ambos abandonados al menos en la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Linguagem e Subjetividade Em Nietzsche e Foucaul.Caio Augusto T. Souto - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):219-234.
    Este artigo aborda as relações entre linguagem e subjetividade tomando como mote o pensamento de Nietzsche e de Foucault. Nietzsche trabalhou a questão da linguagem pelo menos em dois momentos cruciais de sua pesquisa: na juventude, em textos como Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral, e na maturidade, como no Livro V de A gaia ciência e em outras publicações da época. Foucault também conferiu atenção ao tema em fases diferentes de sua produção. Já suas primeiras publicações, como a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  52
    Que Realismo é Esse? Uma Análise da Ontologia Social de John Searle sob a Ótica da Arqueologia das Ciências Humanas de Foucault.Emmanoel de Oliveira Boff - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):121-148.
    RESUMO: O artigo tem por objetivo analisar a ontologia social realista proposta por John Searle através da ótica da arqueologia das ciências humanas de Foucault. A ideia é verificar se a ontologia de Searle consegue escapar dos duplos identificados por Foucault no capítulo 9 de "As Palavras e as Coisas", de 1966. A conclusão é que a ontologia de base naturalista proposta por Searle não consegue escapar destes duplos, padecendo, portanto, da mesma circularidade que caracteriza a fundamentação das ciências humanas. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Foucault’s Nominalism from Nietzsche.Pedro de Souza & Rodrigo de Oliveira Figueiredo - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):89-102.
    In this article, we seek to analyze some of the methodological assumptions that contribute to the understanding of Foucault’s nominalism, as well as some of the theoretical consequences of this nominalism. With this intent, in the first part, we deal with his “refusal” of universals, emphasizing the distinction, made in the first volume of the History of Sexuality, between sex and sexuality. In a second moment, we underline this option of Foucault’s method based on excerpts from Nietzsche that demarcate the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  28
    Bakhtin e Heidegger: caminhos para a compreensão e interpretação do acontecimento do ser na linguagem.Maria Cristina Hennes Sampaio, Karla Daniele de Souza Araújo & Ezequiel Bezerra Izaias de Macedo - 2015 - Bakhtiniana 10 (3):205-221.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Da Arquitetura da Inclusão (Sociedade Disciplinar) à Engenharia da Exclusão (Biopolítica): uma Análise a partir da Arqueologia/Genealogia do Poder em Michel Foucault.Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth & Mateus de Oliveira Fornasier - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    A partir da análise da arqueologia/genealogia do poder de Michel Foucault, o presente artigo propõe-se a discutir a evolução do conceito de poder disciplinar para o conceito de biopolítica, com base na transição que o filósofo identifica, no que se refere à organização do espaço urbano, da arquitetura e do urbanismo para a engenharia. Procura-se responder, com o artigo, à seguinte objeção: em que medida a arquitetura da sociedade disciplinar a partir da concepção de estruturas de disciplinamento dos corpos com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    Interpretação de atos de fala.Bernardo Alonso & José Carlos Camillo - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40490.
    Neste artigo apresentamos de forma breve uma teoria searliana de interpretação dos atos de fala. Mostramos através do exemplo das metáforas que, conforme proposta por Searle, a interpretação de atos de fala consistiria em reconhecer a intenção do falante. Esse processo se daria por meio do uso de regras convencionais da linguagem tanto pelo falante quanto pelo ouvinte. Contudo, as metáforas são um exemplo de que essa proposta de interpretação não é suficiente para descrever o processo pelo qual os agentes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Las palabras y las cosas: una arqueología de las ciencias humanas, de M. Foucault.Mª Jesús Soler Fernández - 1971 - Teorema: International Journal of Philosophy 1 (1):157-158.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    Arqueologia foucaultiana E morte do homem.Tárcito Raidan de Sousa Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):01-07.
    O presente trabalho tem um duplo propósito, a saber: primeiro, analisar a arqueologia, como procedimento metodológico, pensado por Michel Foucault para investigar a constituição dos saberes. Segundo, mostrar como, a partir dessa metodologia de pesquisa, o filósofo francês falou do fenômeno da morte do Homem. Precisamente, Foucault identificou que o Homem foi produzido recentemente, há cerca de 200 anos, como um duplo empírico-transcendental, entretanto, devido a uma mutação profunda na disposição do saber, o Homem encontra-se em vias de desaparecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  62
    Verdade, interpretação e objetividade em Donald Davidson.José Maria Arruda - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):137-154.
    Donald Davidson foi um dos filósofos mais influentes da tradição analítica da segunda metade do século. A unidade de sua obra é constituída pelo papel central que reflexão sobre como podemos interpretar os proferimentos de um outro falante desempenha para a compreensão da natureza do significado. Davidson adota o ponto de vista metodológico de um intérprete que não pode pressupor nada sobre o significado das palavras de um falante e que não possui nenhum conhecimento detalhado de suas atitudes proposicionais. Neste (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    Linguagem e temporalidade.Júlio Miranda Canhada - 2023 - Controvérsia 19 (2):111-131.
    O objetivo deste texto é examinar aspectos da filosofia de Merleau-Ponty considerando-a distante tanto de um subjetivismo fenomenológico, quanto de um objetivismo estruturalista, posições descritas por Michel Foucault como determinantes do debate filosófico francês dos anos 1950. Um caminho possível para descrever sua posição é investigar a maneira como trabalha o tema da linguagem, tanto a partir de sua apropriação da linguística de Saussure, quanto em interlocução com as reflexões de Bergson - ponto pouco explorado entre os intérpretes. Também em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Comentário a “Entre erros férteis e verdades anódinas: sobre “Foucault, a arqueologia e as palavras e as coisas: cinquenta anos depois”, de Ivan Domingues”.Celso Kraemer - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):127-130.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Foucault e o Aufklärung: duas interpretações sobre Kant.Itamar Soares Veiga - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023012.
    _Resumo_: este artigo analisa a interpretação de Foucault sobre Kant com o foco na complexidade das relações entre o trabalho filosófico, em geral, e o mundo concreto. O escopo do artigo é delimitado por esta análise de Foucault, especialmente, sobre dois textos de Kant: _O que é o iluminismo? _e _Antropologia de um ponto de vista pragmático_. Investiga-se a possibilidade de um acesso a um espaço anterior a qualquer orientação ética específica, deslocando-se, assim, do conjunto de elaborações éticas da tradição (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 974