Results for 'História Natural da Criação'

957 found
Order:
  1.  2
    Ernst Haeckel e a controvérsia sobre as imagens de embriões na obra Natürliche Schopfungsgeshichte.Marcelo Viktor Gilge - 2024 - Filosofia E História da Biologia 19 (2):171-196.
    Ernst Haeckel (1834-1919) foi um renomado pesquisador alemão da segunda metade do século XIX e início do século XX. Parte de sua produção científica foi devotada a defender e divulgar as ideias darwinianas de modificação das espécies em seu país. Entre as ideias de Haeckel, destaca-se a Lei Biogenética Fundamental, na qual ele afirmava que os estágios de desenvolvimento pelos quais passam os embriões recapitulam a história evolutiva do filo. Para explicar essa ideia, na obra Natürliche Schöpfungsgeschichte (História (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  70
    Liberdade, lei natural e direito natural em Hobbes: limiar do direito e da política na modernidade.Natalia Maruyama - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):45-62.
    Liberdade e poder são dois temas que se correlacionam ao longo da história da filosofia política moderna. Nos textos de Hobbes, a ideia da liberdade como ausência de impedimentos às ações ajuda-nos a pensar o dever de obediência ao poder soberano e as relações entre política e direito. Uma situação de vácuo jurídico, em que tudo é permitido, faz-se, contudo, impossível, de modo que a solução de Hobbes consiste em sustentar a ideia do direito natural como direito originário (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. História natural da religião, de David Hume.David Hume & Jaimir Conte - 2005 - São Paulo, SP, Brasil: Editora da Unesp.
    Tradução para o português da obra "História natural da religião", de David Hume. Tradução, apresentação e notas: Jaimir Conte. Editora da UNESP: São Paulo, 1ª ed. 2005.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Hume e a História Natural da Religião.Jaimir Conte - 2005 - Crítica Na Rede 1 (1).
    Apresentação da tradução da obra "História Natural da Religião", de David Hume, publicada pela Editora Unesp em 2005.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  37
    A colecçao de vasos gregos do Museu de História Natural da Faculdade de Ciencias da Universidade de Porto.Maria Helena da Rocha Pereira & Rui Morais - 2007 - Humanitas 59:3-28.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  38
    Descrição comparativa versus Fundamentação: o quinto capítulo de Para Além de Bem e Mal: "Contribuição à história natural da moral".Marco Brusotti - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):17-43.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  43
    História natural E ateísmo antropológico em John Locke.Saulo Henrique Souza Silva - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:107-126.
    O objetivo deste artigo é dar relevo à presença da argumentação histórica e antropológica nas obras publicadas por John Locke entre 1689 e 1695. Essa orientação defende a existência de uma diversidade de povos e costumes ao redor do mundo, tomando como base as comunidades longínquas descritas nos relatos de viagens. Entre os tipos de povos considerados por Locke, existem sociedades ateias, idólatras, de moral filosófica e, poder-se-ia dizer, culmina com a defesa do cristianismo como a religião mais apropriada para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    Antropologia histórica como conceito de história natural em Adorno.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):25-43.
    O tema geral do presente artigo trata da antropologia histórica encontrada em “The Authoritarian Personality” e fundamentada em “Dialética do Esclarecimento”. Especificamente, abordaremos a conceituação que compreende as movimentações pulsionais enquanto natureza interna, fundamento da concepção da antropologia aqui debatida. Com isso, ao falarmos de antropologia e de natureza, não estamos nos referindo a concepções imutáveis e “biologizantes”, mas a noções históricas e contextuais. Para tanto, iremos nos voltar à “Ideia de história natural” adorniana, precisamente à dialética entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Redução performativa e medialidade. A janela da Fenomenologia Meôntica.Giovanni Jan Giubiato - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O presente artigo apresenta um estudo detalhado sobre a dimensão performativa implícita na redução fenomenológica a partir de uma análise das obras de Edmund Husserl e da sua reinterpretação nas contribuições de Eugen Fink. Atribuindo à função do espectador transcendental a estrutura de janela, estrutura esta previamente desenvolvida nas pesquisas sobre os atos das presentificações em geral e sobre a consciência de imagem em particular, Fink consegue demonstrar a medialidade característica da redução, verdadeiro centro operativo da fenomenologia. Essa função medial (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Filosofia e Historia Natural em Bacon.Luiz Antonio Alves Eva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Este artigo examina a concepção de História Natural de Francis Bacon a partir de sua relação com literatura cética discutida no século XVI. Mais exatamente, procura mostrar que essa obra representa uma radicalização de uma tendência naturalista presente no tratamento cético da noção de “milagre”, tal como reconhecível no De Divinatione, de Cícero, e nos Ensaios de Montaigne, dentre outras obras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Crossing Borders. A Filosofia da Identidade e a Transculturalidade na Arte Contempor'nea Africana.Marita Rainsborough - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):133-154.
    RESUMO: No centro da filosofia de Kwame A. Appiah encontra-se a questão da identidade. Partindo do conceito da liberdade de Mill, ele considera a criação de uma identidade pessoal, no sentido de individualidade particular, uma tarefa permanente - como projeto individual. Nesse contexto, os planos de vida não devem ser concebidos como genericamente rigorosos, mas sim incoerentes e muitas vezes mutantes. Com isso, a identidade não se deve entender como algo fixo e cerrado, porém, como uma espécie de mosaico (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A história do primeiro parque infantil municipal de Sorocaba: o contexto histórico e as circunstâncias específicas da criação e da instalação da escola.Ribeiro de Oliveira & Suad Aparecida - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3).
    O estudo divulga pesquisa sobre o contexto histórico e as circunstâncias da criação e instalação do Parque Infantil "Antonio Carlos de Barros", o primeiro da cidade de Sorocaba/SP, no atendimento de pré-escolar municipal. Essa instituição surgiu pela necessidade de atender criança e família. Faz-se aqui, ainda, um breve histórico das primeiras instituições de atendimento infantil no Brasil e na cidade de São Paulo, observando-se que a preocupação era com a saúde, alimentação, higiene e sobrevivência, visto o precário saneamento e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    20 anos da criação do Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul: uma análise sobre sua criação, atuação e legado no 'mbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.Joana Silvestrin Zanon - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (2):86-101.
    O presente artigo aborda a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) a partir do marco de vinte anos da criação do Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul (Fórum da Mesosul), no âmbito dos Programas de Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Mesorregiões Diferenciadas, do extinto Ministério da Integração Nacional. A questão regional já estava presente na política brasileira desde a República Velha, adquirindo renovada importância a partir da Constituição Federal de 1988 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  50
    Ética E história a partir da criação ficcional em Sartre: Pela unidade dinâmica E simultaneamente orgânica da obra do autor.Thiago Rodrigues - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:120-138.
    The objective with this study is highlight the thesis of organic and dynamic continuity of the intellectual production of Jean-Paul Sartre from the conception of history and the ethical implications that flow from it. This work will look on the fictional production of philosopher, particularly his novels, for the purpose of evidencing such thesis.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    O saber de António Ribeiro dos Santos na arrumação dos saberes da Real Biblioteca Pública da Corte.Fernanda Maria Guedes de Campos - 2017 - Cultura:63-79.
    A constituição de um esquema organizativo que permita, ao mesmo tempo, respeitar a hierarquia teórica de saberes e a arrumação prática dos livros que os contêm tem sido, ao longo de séculos, uma das questões mais importantes da história das bibliotecas. Por um lado, a teoria classificativa sobretudo a partir do século XVIII, apresenta estruturas elaboradas para as grandes classes do Saber em que sobressai o princípio da hierarquia que ordena as diferentes áreas do conhecimento, da mais geral para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    “O Pessoal Do Ceará”: Uma Genealogia da Criação Do Programa de Pós-Graduação Em Filosofia da Ufc.Evaldo Silva Pereira Sampaio - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):11-23.
    Trata-se aqui da formação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC. A questão a ser investigada diz respeito à quais condições e perspectivas conduziram à criação do PPGFILO-UFC e como tal aparecimento nos permite compreender acerca da origem e do desenvolvimento do ensino universitário de Filosofia no Brasil. A hipótese que pretendo justificar é de que o ensino acadêmico de Filosofia no Ceará seguiu um caminho próprio em relação a outros centros de pesquisa do país, e, no caso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  34
    A reconfiguração do empirismo: química, medicina e história natural a partir do programa baconiano de conhecimento.Luciana Zaterka - 2018 - Doispontos 15 (1).
    O conceito de empirismo evoca tanto uma tradição histórica quanto uma rede de questões filosóficas. Ambas frequentemente associadas a nomes como os de Francis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume. Porém, lembremos que nenhum desses filósofos utilizaram o termo empirismo, e nem compartilharam de uma única escola epistemológica. Do ponto de vista histórico é comum encontrarmos estudos de História e Filosofia da Ciência que relacionam o conceito de ‘empirismo’ com a chamada Escola Empírica Médica, desenvolvida na Grécia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    O ponto de Arquimedes: natureza humana, direito natural, direitos humanos.Paulo Ferreira da Cunha - 2001 - Coimbra, Portugal: Almedina.
    Num diálogo entre a Teoria Constitucional e a Filosofia Jurídica, O Ponto de Arquimedes procura levantar eternas interrogações sobre a fundamentação e a legitimação do Direito. Num tempo de consenso aparente e por vezes hipócrita em torno dos Direitos Humanos, o desafio é o de saber quais as suas raízes- a simples vontade do poder, sempre reversível, ou o Direito Natural e a própria natureza do Homem? A indagação sobre o ponto de apoio do Arquimedes jurídico, longe de ser (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Natural beauty of modern art philosophy: evaluation of the art form of sport ice and snow sculpture in landscape architecture.Jiahao Chen, Jiaxuan Chen & Liquan Chen - 2025 - Trans/Form/Ação 48 (3):e025019.
    Resumo: Para revelar como esculturas de gelo e neve redefinem a beleza natural no contexto da arte moderna e explorar suas implicações para o design de arquitetura paisagística, este artigo usa uma combinação de revisão de literatura e análise de caso, a fim de explorar o valor estético, forma artística e fundamento filosófico de esculturas de gelo e neve em jardins, e examina casos específicos de formas de arte de escultura de gelo e neve na arquitetura paisagística. Pesquisas mostraram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  22
    Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade.Ronel Alberti Da Rosa - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39063.
    A história da arte no Ocidente é a história da arte cristã. Imagens, motivos, símbolos, técnicas, personagens: o Cristianismo deu a marca distintiva da arte europeia e ocidental por dois mil anos; o Cristianismo balizou a arte do Ocidente. As raízes mais profundas da arte cristã, contudo, não estão expostas: sua natureza e suas mais legítimas pulsões são ignoradas, mesmo pelo público confessional. O resultado inevitável é a eclosão periódica de polêmicas e mal-entendidos. O objetivo deste artigo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  48
    (1 other version)Materialismo e história: o caso do Barão d'Holbach.Maria das Graças De Souza - 2011 - Doispontos 8 (1).
    We aim, in the first place, to examine at what extent Holbach´s materialistic monism, as presented in his System of nature (1770), allows us to formulate an original conception of history, so that we can, secondly, ascertain whether this conception of the general course of human events could be identified in his Natural history of superstition.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  17
    Impureza Crítica e a Disputa por uma Fenomenologia Crítica.Mariana Ortega, Guilherme Augusto da Silva & Adriano Furtado Holanda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (3):147-160.
    A fenomenologia encontra-se em um momento crítico, enquanto investigadores reinterpretam textos canônicos e reverenciados de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty para tentar demonstrar sua importância política e ética. Mais especificamente, os fenomenólogos desejam demonstrar a relevância da fenomenologia para as análises críticas das diversas identidades sociais. Devido aos compromissos metodológicos com o método transcendental, uma predileção por evidências apodíticas, o apelo para a suspensão da atitude natural e a busca por categorias ontológicas gerais, os investigadores contemporâneos não (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    A controvérsia sobre as estradas paralelas de Glen Roy: uma justificação dos procedimentos de Darwin.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Filosofia E História da Biologia 18 (1):59-72.
    Uma importante categoria filosófica conceitual para a compreensão de uma produção científica é a noção de autoridade cognitiva; autoridades atuam como agentes causais de certas produções científicas. A historiografia costuma dar muita atenção a influências que redundam em casos de sucesso científico. No entanto, há um caso na história da biologia em que o uso de autoridades cognitivas resultou em um fracasso teórico: a derrota de Charles Darwin (1809-1882) para o geólogo suíço Louis Agassiz, (1807-1873) na controvérsia sobre as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Criação da Diocese de Assis: projeto católico e envolvimento da oligarquia.Ivan A. Manoel - 1998 - História 17:227-242.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Criação do mundo e consciência de si em Confissões, XIII, 1-3.Lorenzo Mammì - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Nos primeiros parágrafos do livro XIII das Confissões, Agostinho interpreta os primeiros versículos do Gênesis de maneira a entrelaçar criação do mundo, surgimento da consciência e história da conversão. Para isso, lança mão tanto da literatura neoplatônica quanto de uma tradição cristã já quase consolidada. Uma das fontes poderia ser o conjunto de tratados sobre a Trindade de Mário Vitorino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Literatura, educação E alteridade - a escritura como experiência de formação.Tatielle Rita Souza da Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (19):155-178.
    RESUMO O presente artigo toma como objeto de investigação a relação entre literatura e educação. Nossa posição hiante de professor-pesquisador é aquela que nos autoriza a recolher testemunhos de experiência docente, bem como extrair elementos interrogantes de ambas as margens, arriscando pensar a respeito da potência deste encontro entre “experiência estética da literatura” e “discurso pedagógico”. Alguns estudos tem nos apontado que a relação intrigante entre literatura e educação convida os protagonistas e espectadores da cena escolar cotidiana a inaugurarem outros (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    The nature of language: response to Frank Thomas Sautter.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):131-137.
    Frank Sautter’s questions are directed at the precise senses of the words ‘invention’ and ‘creation’ used in my remarks on the origin of language, and at the connection between Jørgensen’s and my views on the development of language. In my response I clarify my use of the words ‘invention’ and ‘creation’ vis-à-vis Frank’s suggested interpretations, and examine Jørgensen’s distinction of stages in the development of language in relation to imperatives and the “directive use of language”.As perguntas de Frank Sautter estão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Politique de développement et politique de libération.Breno Augusto da Costa - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):381-402.
    The main aim of this paper is to articulate Politics of Development, constituted from the work of the Brazilian philosophers Álvaro Vieira Pinto and Roland Corbisier, with Politics of Liberation, as proposed by the Argentinean philosopher Enrique Dussel. The first step is the recompilation of the political theory related to Politics of Development, present in the work of the Brazilians, arguing favourably on the possibility of the conception of a Politics of Development as a branch of Philosophy of Development as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  33
    Condillac e a história da química: de Newton a Lavoisier.Lourenço Fernandes Neto Silva - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Abordamos aqui a influência do método de Condillac sobre a história da química. Partindo da confessada dívida de Lavoisier com o abade, propomo-nos a avaliar o aporte que o método condillaquiano terá para a filosofia natural da segunda metade do XVIII, colocando-a primeiramente na perspectiva da onda newtoniana que contaminou progressivamente as ciências a partir do fim do XVII. Mostramos então como o método de Newton, via alquimia, é capaz de inserir aspectos alheios ao mecanicismo estrito nas discussões, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  19
    On the nature of language – Anton Marty’s critique of the concept of nativism in language theory and descriptive psychology.Gerald Hartung - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 3 (1):9-23.
    Um aspecto central dos debates da filosofia da cultura nos anos entre 1860 e 1914 foi a pergunta pela origem da linguagem. Se a origem da linguagem reside na natureza, então existem motivos exclusivamente naturais para o surgimento e desenvolvimento da linguagem. Entretanto, se a linguagem humana já for originalmente um artefato humano, então a história natural geral tampouco nos pode oferecer ajuda para compreender a forma de vida humana. A essas opções podemos chamar, abreviadamente, de “naturalismo” e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  31
    Do “regionalismo aberto” à proposta de uma comunidade sul-americana das nações: o processo histórico de criação da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas).Carolina De Oliveira & Marco André Codoná - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):121-137.
    A UNASUL é um projeto de integração entre países da América do Sul, criado em 2008 a partir da assinatura do Tratado Constitutivo da UNASUL, que tem como signatários: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O artigo considera aspectos históricos da criação da UNASUL para analisar mudanças que ocorreram nas concepções de integração sul-americana a partir da “guinada à esquerda” observada na década de 2000 na América do Sul. Busca-se, nesse sentido, compreender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  41
    Evolução versus criação: falso dilema.João A. MacDowell - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):84-120.
    A evolução cósmica e biológica é hoje um fato universalmente admitido pela comunidade científica. Muitos julgam que essa posição científica é incompatível com a aceitação de um Deus criador do mundo, seja que neguem a criação em nome da evolução, seja que rejeitem a evolução em nome da fé. O artigo pretende apontar a inconsistência do dilema “evolução ou criação”, mostrando, mediante uma reflexão filosófica, que ele deriva de uma falsa compreensão do método e do alcance tanto das (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35.  13
    Da História da Linguagem à Crítica da Metafísica em Condillac.Fernão de Oliveira Salles - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):63-80.
    O presente artigo pretende examinar as linhas gerais da crítica de Condillac à metafísica, tentando indicar os elos entre sua recusa dos grandes sistemas do século XVII e sua concepção de linguagem. Para tanto, parte-se do Tratado dos sistemas, onde essa crítica é empreendida de maneira intensiva e detalhista, para se chegar à teoria dos signos linguísticos, apresentada pelo filósofo no Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos e retomada em obras subsequentes. A tese fundamental aqui é a de que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  77
    (1 other version)Paraconsistency.Newton C. A. Da Costa - 2001 - Theoria: Revista de Teoría, Historia y Fundamentos de la Ciencia 16 (1):119-145.
    In this expository paper, we examine some philosophical and technical issues brought by paraconsistency (such as, motivations for developing a paraconsistent logic, the nature of this logic, and its application to set theory). We also suggest a way of accommodating these issues by considering some problems in the philosophy of logic from a new perspective.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. A História Nos Marcos Da Natureza Humana.Adriano de Brito - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:7-23.
    Resumo: O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia, argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O argumento é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    Horizonte 25 anos: história e qualificação de um periódico da área de ciências da religião e de teologia.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - forthcoming - Horizonte:206208-206208.
    A área de Ciências da Religião e Teologia avançou muito, especialmente a partir de 2010, com o início da consolidação da sua associação, a ANPTECRE. Um pouco antes, o Programa de pós-graduação _stricto sensu_ em Ciências da Religião da PUC Minas – PPGCR PUC Minas teve seu curso de mestrado reconhecido pela CAPES, em 2007, e iniciou suas aulas em 2008. Antes de tudo isso, em 2003, o periódico Horizonte retomou suas atividades (surgiu em 1997) e, no contexto da (...) do Mestrado, teve novo impulso e começou uma trajetória exitosa até alcançar a avaliação A1 no estrato da CAPES. Este artigo, nas comemorações de 25 anos de Horizonte, suas bodas de prata, faz fazer memória desse processo. Para tanto, usa um método descritivo e qualitativo de caráter histórico. Inicia-se com a situação do contexto histórico, de modo especial com o PPGCR PUC Minas, passando a refletir sobre as primeiras publicações, e depois a tratar do processo que levou Horizonte a avançar na sua qualificação na área e o processo de gestão de qualidade do periódico. Destaca-se a dinâmica de avaliação. Além da memória, espera-se colaborar, através da partilha de sua experiência desenvolvida, com aquelas e aqueles que se interessam pelas publicações científicas. E no marco de suas bodas, Horizonte começa importante inovação ao passar para o processo de fluxo contínuo. Outras mudanças virão e revela o dinamismo de um importante canal de produção e publicização científicas para a área de Ciências da Religião e Teologia. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  49
    (1 other version)Modernidade, Cultura e Religião na Ordem Política e Social do Japão (Modernity, Culture and Religion in the Political and Social Order of Japan) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p799. [REVIEW]Domingos Salgado de Sousa - 2011 - Horizonte 9 (23):799-820.
    Dificilmente se encontrará um outro país que foi tão influenciado por outras culturas e civilizações como o Japão. De fato, os grandes pontos de viragem da sua história foram marcados pelo encontro com outras civilizações e culturas. Porém, as grandes mudanças que se operaram como resultado de influências exteriores nunca conseguiram pôr em questão as premissas básicas da cultura japonesa. Prevaleceu sempre um sistema de valores que carece de uma clara orientação transcendental e universalista. Enquanto no mundo ocidental a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Tomás de Aquino e John Finnis: Da Tradição À Nova Escola da Lei Natural.Camila Ezídio - 2022 - Dissertatio 56:89-106.
    Este artigo perpassa dois momentos da história das teorias da lei natural: em primeiro lugar, Tomás de Aquino que representa a tradição na investigação do conceito e, em segundo lugar, a discussão contemporânea de John Finnis que representa, particularmente, a quebra dessa tradição. A escolha por esses autores não é aleatória visto que, a filosofia de Tomás é considerada por diversos comentadores como uma das teorias mais importantes acerca da lei da natureza e a teoria de Finnis, por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Anotações sobre a centralidade do artista na história da arte.Angela Brandão - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):68-88.
    Este artigo discute alguns aspectos historiográficos acerca da importância dos artistas, como foco para a construção da narrativa sobre arte no tempo. Nas origens da historiografia da arte, com Giorgio Vasari, as biografias de artistas constituíram o fio condutor do texto. Porém, já se considerava o artista como parte de um sistema do qual faziam parte o ateliê, os mecenas, personagens e contextos sociais que transcendiam à individualidade do artista criador. O texto vasariano foi um modelo a ser seguido e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Nature of man Corpus hippocraticum.Henrique F. Cairus - 1999 - História, Ciências, Saúde-Manguinho 2 (6):395-431.
    Commented translation of the Hippocratic Treatise On the Nature of Man.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Natur und Geschichte.Karl Löwith (ed.) - 1937 - Mainz,: Kohlhammer.
    Glaubensbegrun̈dung ais Wahrheitsgeschehen, voir E. Biser.--Epikur und Karl Marx oder ein subjektiver Faktor im Fall der Atome, von E. bloch.--Empirismus in der Transzsndentalphilosophie von H. Braun.--Gedanken abselts der dichotomlschen Welterklar̀ung,von K. K. Cho.--Nietzsches Kritik der Moral und die Ansaẗze der existenzphilosophischer Ethik, von H. Fahrenbach.--Hegel ub̈er Nutzen und Nachtell der Philosophie fur̈ den Staart, von H. F. Fjulda.--Anmerkungen zu dem Thema "Hegel und Habermas.----von GH. G. Gadamer.--Arbeit und Internktion, von J. Habermas.--Zwischen Natur und Geschichte, von S. Hosoya.--Das Ende der Unendlichkelt. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  35
    A lógica da ficção no "tratado" de Hume.Pedro Jonas de Almeida - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):455-469.
    RESUMO No Livro I, parte IV, do "Tratado da natureza humana", Hume desenvolve aquilo que vamos chamar de lógica da ficção. Não se trata de um simples erro da imaginação enquanto fantasia, mas de uma propensão a criar ideias, entidades e objetos a partir das percepções presentes na mente. O que resulta daí é um sentido rico e novo de ficção que permite a Hume desenvolver uma história natural da filosofia, descrevendo a gênese inevitável de conceitos metafísicos. Partindo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history.Alberto Carlos de Souza & Tulio Alberto Martins de Figueiredo - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1).
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no hall da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Convento da Penha: um lugar de memória e de história cultural // Convent of Penha: a place of memory and cultural history.Alberto Carlos de Souza & Figueiredo - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):173-184.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esta experiência interdisciplinar buscou como desafio discutir entre adolescentes de uma escola pública do Município de Vila Velha/ES o conceito de patrimônio cultural e, a partir desse conceito, reconhecer os bens materiais e imateriais formadores do patrimônio daquele município. O trabalho de campo resultou na criação estética coletiva de uma leitura do Convento da Penha, que foi retratado pela técnica de mosaico em papel. A obra encontra-se em exposição permanente no hall da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O mundo natural eo erotismo das gentes no Brasil Colônia: a perspectiva do estrangeiro.Jean Marcel Carvalho França - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (20):15-26.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  36
    Heidegger, história e alteridade: sobre a essência da verdade como ponto de partida.Edgar Lyra - 2006 - Human Nature 8 (2):337-356.
    Reiteradamente, ao longo de sua obra, Heidegger referiu-se ao opúsculo Sobre a essência da verdade, cuja primeira elaboração data de 1930. Chega a dizer, em entrevista ao L’Express , ser esse trabalho a "dobradiça" entre Heidegger I e Heidegger II, inseparáveis um do outro. A questão da história é nele abordada na sua relação com a verdade do ser, mais exatamente, com a idéia de que a continuidade dos eventos que concerne a essa verdade está ontologicamente ligada a uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  16
    Memória e história da migração centro-americana nas primeiras décadas do século XXI através seu cinema regional.Andrea Cabezas Vargas - 2020 - Dialogos 24 (1):431-497.
    O cinema, na mesma maneira da televisão, da prensa, e outros meios de comunicação, contribui na construção de imaginários sociais e culturais, como mostrou claramente o Bourdieu em Langage et pouvoir simbolique e o Chomsky em A Fabricação do Consenso. Contudo, o cinema a retratar fenômenos sociais, não somente constrói imaginários sino também constrói a criação de arquivos fílmicos e com eles permite construir e reconstruir uma parte da história. Essa é nossa posição, adoptando os postulados do Ferro, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 957