Results for 'História e Ficção'

965 found
Order:
  1. Michel De Certeau: História e ficção.Rodrigo Castro Orellana - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia 19 (31):5-27.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Crônica e história: realidade e ficção no discurso jornalístico.Regma Maria dos Santos - 2007 - In Elio Cantalício Serpa & Marcos Antonio de Menezes (eds.), Escritas da história: narrativa, arte e nação. Uberlândia, Minas Gerais: EDUFU.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    E se toda a historia fosse ficção?Jeroen Dewulf - 2004 - História 1:207-212.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    Dos vícios e virtudes da História na Ficção.Teresa Cristina Cerdeira - 2004 - História 1:153-158.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. (1 other version)“Uma história heroica da modernidade”: comentários sobre O Eu impertinente de Josef Früchtl Parte III: O Eu híbrido, Nietzsche, Foucault e o filme de ficção científica.Carla Milani Damião, Edson Lenine G. Prado, Fernando Ferreira da Silva, Peterson S. Pessoa & Talita Trizoli - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):188-243.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Blank Verse: a história e as histórias de William Shakespeare traduzidas em websérie.Manoela Sarubbi Henares Figueiredo - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):395-421.
    Blank Verse é uma web série que retrata William Shakespeare e outras figuras históricas do período elisabetano reimaginados como estudantes e professores universitários nos dias atuais. Através de vídeos curtos e postagens em redes sociais, acompanhamos os personagens em suas jornadas como escritores iniciantes num contexto altamente mediado pela tecnologia. A mescla criativa de elementos históricos, biográficos e ficcionais provocaram as reflexões apresentadas neste artigo. A partir do pensamento de teóricos da literatura como Josefina Ludmer e Flora Süssekind; História, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Narrativas e imagens de corpos e subjetividades na mídia contempor'nea: empatia e alteridade no jornalismo e na ficção seriada.Fernanda Elouise Budag & José Augusto Mendes Lobato - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    Este texto propõe uma discussão sobre o potencial de gêneros e formatos midiáticos tradicionais – a telenovela e o jornalismo – como instrumentos de visibilidade, construção de empatia e revisão das imagens do outro, comunicando experiências de alteridade por meio de histórias de vida que enfatizam silenciamentos e o (não) lugar atribuído a esses sujeitos no espaço público, bem como aspectos de subjetividade e identidade sociocultural. Para isso, orientamo-nos pelos estudos culturais e pela análise do discurso e propomos a leitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  35
    A lógica da ficção no "tratado" de Hume.Pedro Jonas de Almeida - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):455-469.
    RESUMO No Livro I, parte IV, do "Tratado da natureza humana", Hume desenvolve aquilo que vamos chamar de lógica da ficção. Não se trata de um simples erro da imaginação enquanto fantasia, mas de uma propensão a criar ideias, entidades e objetos a partir das percepções presentes na mente. O que resulta daí é um sentido rico e novo de ficção que permite a Hume desenvolver uma história natural da filosofia, descrevendo a gênese inevitável de conceitos metafísicos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  41
    Ficções e memórias em Gilberto Freyre e Pedro Nava.Maria Alice Ribeiro Gabriel - 2019 - Dialogos 23 (2):81.
    A recuperação da memória histórica em escritos biográficos e autobiográficos já não está mais restrita a um campo de pesquisa exclusivo. Autores como Georges Bataille, John Hersey e Beatriz Sarlo perscrutaram as correlações entre História e memória na literatura, avaliando questões éticas e de natureza social. A partir de tais estudos, este artigo comenta alguns excertos de Assombrações do Recife Velho, do sociólogo Gilberto Freyre e Baú de ossos, do memorialista Pedro Nava. O objetivo é expor como elementos ficcionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  30
    Dialética da pratica e ação sem prática.Ubaldo Puppi - 1982 - Trans/Form/Ação 5:65-76.
    The concept of practice would recover the concept of the system of action, if it were not for the existence of systems of action without practice. It remains that a practice is a system of action. As a consequence, supposing the reciprocality of the terms system and theory and a close inspection of the terms in the propositions, there is a semantic equivalence between "theoretical practice" and "Practical system of action". In both cases, the contradiction between the pairs of concepts (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  34
    A questão sul-africana: literatura, colonialismo e masculinidades em Marie, de H. Rider Haggard.Evander Ruthieri da Silva Ruthieri da Silva - 2018 - Dialogos 22 (1):229-246.
    O escopo central do artigo converge na análise e problematização das relações entre colonialismo e masculinidade na produção literário-intelectual do romancista H. Rider Haggard, com destaque para seu romance Marie. A narrativa literária cinge elementos da ficção e realidade ao narrar eventos do passado sul-africano, em especial o Great Trek, período de migrações e deslocamentos de colonos bôeres na década de 1830. No cerne de um contexto imaginado com as marcas da violência e do martírio, Haggard retrata a formação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Filosofia E imaginação no sonho, de Kepler, E nos diálogos sobre a pluralidade dos mundos, de fontenelle.Rodrigo Brandão - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:99-123.
    O presente artigo pretende analisar os usos da imaginação em duas narrativas astronômicas do século xvii: o Sonho, de Kepler, e os Diálogos sobre a pluralidade dos mundos, de Fontenelle. Com isso, pretende-se mostrar, por um lado, como ambos concebem a imaginação positivamente e dentro de um quadro de crítica à superstição, guardadas as diferenças de cosmologia; de outro, procura-se apresentar o uso singular que cada um faz da imaginação: Kepler e sua exigência de uma nova concepção da observação científica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Experiências corporais: A vida de Beckett e as histórias de Malone.Maria Ivone Accioly Lins - 2000 - Human Nature 2 (2):329-349.
    Do ponto de vista teórico, o trabalho ressalta a originalidade de uma visão das doenças psicossomáticas que aponta, não apenas para os aspectos negativos da cisão psique/soma, mas que leva em conta, igualmente, seus aspectos positivos. Da biografia e da ficção de Samuel Beckett são retirados os elementos para uma ilustração da teoria do adoecer psicossomático e dos bloqueios da criatividade causados por falhas ambientais. Falhas precoces dos cuidados maternos são relacionadas às experiências que se encontram na origem tanto (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Autópsia de um Mar de ruínas.A. Ficção Na Senda da Historia - 2004 - História 1:221-230.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Tiempo E historia en la fenome-nología Del espíritu de Hegel.Luis Mariano & Tiempo E. Historia En la Fenomenología - 2007 - Ideas y Valores. Revista Colombiana de Filosofía 56 (133).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    Questões de método: filosofia e literatura em Sartre.Luiza Helena Hilgert - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):221-246.
    O objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de método de pesquisa da filosofia de Jean-Paul Sartre que considera como parte da manifestação do seu pensamento também as obras ficcionais de literatura e teatro e não somente as obras teóricas. Com o método de pesquisa que privilegia a perspectiva de conjunto da obra procuro demonstrar os ganhos teóricos e conceituais e a profundidade de discussão possíveis se nos dedicarmos a compreender como o pensamento sartriano acontece também pelas vias da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Desfamiliarização e ficção científica: Uma abordagem de base schrödingeriana à construção do objeto literário.Caroline Elisa Murr - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):35-64.
    Resumo O presente artigo aborda a construção dos objetos literários na experiência humana, com base nas ideias de Schrödinger sobre a construção da realidade, publicadas entre 1928 e 1964. Sugere-se relacionar a construção de tais objetos aos processos de resgate de invariantes e de construção de objetos científicos, na abordagem schrödingeriana. No entanto, nota-se que essa abordagem não é suficiente para explicar certos casos. Assim, propõe-se adicionar a conceituação de desfamiliarização, concebida por Shklovsky, em 1917, e revisitada por Banes, em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  64
    História e filosofia da história na obra do jovem Friedrich Schlegel.Izabela Maria Furtado Kestler - 2008 - Kriterion: Journal of Philosophy 49 (117):79-93.
  20.  19
    Verdade E ficção em textos utópicos.Bento Itamar Borges - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Considerados do ponto de vista da teoria literária, os textos filosóficos que tratam explicitamente da política caem sobretudo sob os gêneros do tratado e do ensaio, mas, indiretamente, a teoria política sofre a influência das utopias, literárias ou experimentadas de fato. A validade de um tratado – e certamente também da enviesada crítica da economia política – depende do método que o sustenta, ao passo que no ensaio pesam as credenciais daquele que emite uma opinião. Por fim, cabe questionar o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Milagres, a Historia e a Ciencia: uma Andlise do Argumento de Hume.E. 0c Chaves - 1977 - Manuscrito 1:25-43.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    A História e a Determinação Das Ações Na Filosofia de Schopenhauer.Katia Cilene da Silva Santos - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):135-143.
    O texto investiga o modo como o problema da liberdade relaciona-se com o entendimento de Schopenhauer a respeito da história, buscando verificar se o filósofo admite uma determinação histórica dos atos humanos. Para isso, mostramos que o posicionamento de Schopenhauer em relação à história se deve, em grande parte, à sua oposição a Kant e Hegel, mas não somente a isso. Destarte, procuramos mostrar que o estatuto da história no pensamento schopenhaueriano não é resultado simplesmente de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  1
    História e Dialética do Esclarecimento : alegoria e crítica ao progresso.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2025 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (2):13-32.
    The text presents two ways of understanding the history within the Dialectic of Enlightenment. The first, allegorically constructed, has the function of denouncing the contradictions of the present. The second, on the other hand, has an understanding of the history, but as a critique of progress. In the first conception, the history conforms to a portrait of the present; in the second, the history tenses with its paralysis. Both cases, however, serve the political plan of clarifying the clarification.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  27
    Histórias e memórias das lideranças quilombolas de Queimadas: olhares que se cruzam.Érica Samily Silva Teixeira & Dinalva de Jesus Santana Macêdo - 2020 - Odeere 5 (9):180.
    Este texto apresenta algumas reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso, escrito a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizada durante os anos de 2017 a 2019. Este estudo tem como objetivo conhecer as histórias e memórias da comunidade quilombola de Queimadas, situada no município de Guanambi Ba, tendo como foco as trajetórias de vida dos líderes locais e sua relação com a educação escolar. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com sete lideranças quilombolas, observação participante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  36
    Heidegger, história e alteridade: sobre a essência da verdade como ponto de partida.Edgar Lyra - 2006 - Human Nature 8 (2):337-356.
    Reiteradamente, ao longo de sua obra, Heidegger referiu-se ao opúsculo Sobre a essência da verdade, cuja primeira elaboração data de 1930. Chega a dizer, em entrevista ao L’Express , ser esse trabalho a "dobradiça" entre Heidegger I e Heidegger II, inseparáveis um do outro. A questão da história é nele abordada na sua relação com a verdade do ser, mais exatamente, com a idéia de que a continuidade dos eventos que concerne a essa verdade está ontologicamente ligada a uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  10
    Historia e identidad: reflexiones en torno a Ibn Jaldún y Hegel.Alejandro Martín Navarro - forthcoming - Thémata Revista de Filosofía.
    El presente artículo aborda las relaciones entre historia e identidad tomando como punto de partida ciertos conceptos compartidos en la obra filosófica de Ibn Jaldún y Hegel. En la introducción, expongo algunas de ideas básicas que se plantean en el ámbito de la filosofía de la historia, especialmente aquellas que afectan a la cuestión del motor de la historia; a continuación, abordo la reflexión jalduniana sobre las diferentes formas de civilización y el carácter dialéctico de sus relaciones recíprocas; en tercer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  26
    Nación e historia. La justificación e interpretación histórica de las naciones a finales del siglo XIX y en la primera mitad del XX.Rafael E. Acevedo P. - 2014 - Co-herencia 11 (21):191-227.
    El propósito de este texto es ofrecer una visión general de la relación entre nación e historia en los debates que se generaron por parte de los historiadores y otros intelectuales de las ciencias sociales a finales del siglo XIX y durante gran parte del siglo XX. La reflexión central que se plantea consiste entonces en estudiar y mostrar cómo al mismo tiempo que las naciones modernas eran objeto de un proceso de redefinición política, en el escenario intelectual de las (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Metafísica, sonhos e ficção. Kant e os espectros.Walter Menon - 2023 - Discurso 53 (2):60-83.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o desenvolvimento da teoria dos espíritos empreendida por Kant no texto Os sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica, publicado em 1766, com suas consequências epistêmicas. O ponto central é o esquema óptico do qual Kant lança mão para explicar os fenômenos de comunicação com os espíritos e sua relação com o esquema mesmo da percepção visual, bem como dos aparelhos de projeção espectrais usados em espetáculos e seances (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  43
    Direito, história e esquematismo prático.Daniel Tourinho Peres - 2004 - Discurso 34:109-124.
    O objetivo do artigo consiste em apresentar alguns fios da relação entre a noção de sensus communis, a história e a política em Kant, de modo que se estabeleçam as bases de uma análise da filosofia da história de Kant como o equibalente, para sua filosofia político-jurídica, do esquematismo dos conceitos puros.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  68
    História e exercício do julgamento em Montaigne.Maria Cristina Theobaldo - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):527-541.
    Exemplos, relatos e anedotas históricas são recorrentes nos Ensaios e revelam a maneira original de Montaigne se apropriar da história: como estudo do passado e das ocorrências particulares; como alimento moral; como referência fictícia ou real; através da relação da história com a retórica e a prova argumentativa; como história contemporânea e a crítica da mentalidade cultural; como história de vida. Em todas essas articulações da narrativa histórica, que podemos sintetizar ao modo de uma conversação com (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    História e tradição: elementos sobre crítica e continuidade na filosofia da história.Francisco Ramos Neves - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):85-98.
    Este artigo apresenta um estudo sobre alguns elementos históricos na problemática da Filosofia da História. A finalidade é a de problematizar questões que servem de referencial para a discussão de algumas tendências em filosofia da história, dentro de um ponto de vista histórico-crítico, para demonstrar como a razão instrumental e calculadora anula o pensar crítico e transformador na compreensão da Filosofia da História. A investigação parte da análise do confronto entre as concepções dos antigos e dos modernos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    História E geografia na Sala de aula: A construção do conhecimento a partir da problematização da imprensa através do Caso sacco E vanzetti.Eduardo Da Silva Soares - 2017 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (2):04.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  17
    Historia e Historicidad En X. Zubiri.Juan José Garrido Zaragozá - 2020 - SCIO Revista de Filosofía 7:139-165.
    En el presente ensayo se estudia el tema de la historia y la historicidad en los escritos de la primera etapa (etapa ontológica) del pensamiento de X. Zubiri. Siguiendo las sugerencias de sus maestros Ortega y Gasset y Heidegger, Zubiri aborda esta problemática desde la perspectiva de la reforma del ser, pero ya en este momento apunta una orientación propia que culminará en la etapa de madurez. Frente a la concepción antigua de la historia, la que se hizo presente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  38
    História e economia em Hume e Kant.Eveline Campos Hauck & Lutti Mira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
  35.  13
    História e psicologia na hermenêutica da cultura de Dilthey.Sônia Maria da Silva Araújo - 2009 - Educação E Filosofia 22 (44):159-184.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Historia e in-sitencialismo.Antonio Ibargüengoita - 1991 - Revista de Filosofía (México) 72:305-315.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História.Vitoria Rodrigues E. Silva - 2004 - História 23 (1-2):69-83.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    História e Literatura: discussões teóricas e possibilidades de estudo -doi: 10.4025/dialogos.v17i2.750.Eduardo De Melo Salgueiro - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  25
    História da filosofia, formação E compromisso1.Formação E. Compromisso - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):7-18.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. HISTÓRIA E AçÃo POLÍTICA EM MAQUIAVEL.José Luiz Ames - 2004 - Mediações 9 (1):101-118.
  41.  14
    Papel Dos Adjetivos Modificacionais No Discurso Ficcional.Italo Lins Lemos - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44617.
    Argumento, seguindo a perspectiva de Amie Thomasson acerca da metafísica da ficção, que os objetos ficcionais são artefatos abstratos. No entanto, o artefactualismo encontra dificuldades em fazer sentido das propriedades que podemos atribuir corretamente a um objeto ficcional: como é possível que um personagem ficcional, como L. B. Jefferies do filme Janela Indiscreta, seja um fotógrafo e um artefato abstrato ao mesmo tempo? Tal personagem pode fazer algo como investigar um crime? A fim de solucionar essa tensão conceitual, introduzo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    Comentário Experimentos de pensamento e ficção científica.Pedro Pricladnitzky - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):65-70.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    A história e o impossível: Walter Benjamin e Derrida.Luciano Gomes Brazil - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):438-447.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    Nelson algebras, residuated lattices and rough sets: A survey.Lut School of Engineering Science Jouni Järvinen Sándor Radeleczki Umberto Rivieccio A. SOftware Engineering, Finlandb Institute Of Mathematics Lahti, Uned Hungaryc Departamento de Lógica E. Historia Y. Filosofía de la Ciencia & Spain Madrid - 2024 - Journal of Applied Non-Classical Logics 34 (2):368-428.
    Over the past 50 years, Nelson algebras have been extensively studied by distinguished scholars as the algebraic counterpart of Nelson's constructive logic with strong negation. Despite these studies, a comprehensive survey of the topic is currently lacking, and the theory of Nelson algebras remains largely unknown to most logicians. This paper aims to fill this gap by focussing on the essential developments in the field over the past two decades. Additionally, we explore generalisations of Nelson algebras, such as N4-lattices which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Dossiê: História e Literatura.Marco Cícero Cavallini - 2019 - Dialogos 23 (2):1.
    O presente dossiê teve como intuito selecionar artigos que propusessem diálogos tanto na metodologia do estudo quanto na análise da literatura considerada em suas dimensões históricas e culturais. Abordagens e perspectivas que desenvolvessem a análise de obras, formas e expressões literárias com atenção aos contextos subjacentes sejam do processo, da produção, da autoria, das práticas, do público e da recepção, da crítica e da teoria.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  15
    Alcances y límites de Hegel como intérprete e interlocutor de la historia de la filosofía antigua.Eduardo Charpenel E. - 2024 - Estudios filosofía historia letras 22 (148):9.
    Para entender la aproximación de Hegel a la filosofía clásica hay que hacer lecturas diferenciadas y restablecer los criterios hermenéuticos de los que echa mano para revisar la historia de la filosofía: cuestiones y aspectos que no siempre se han tomado en consideración para dar cuenta del valor de las interpretaciones hegelianas. Hegel fue un filósofo moderno que reivindicó el estudio de la historia de la filosofía, que brindó claves hermenéuticas de interpretación y que dejó apropiaciones sugerentes que invitan a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    História e Teoria Social Em José Honório Rodrigues.Alessandro Cavassin Alves - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):91-107.
    José Honório Rodrigues foi historiador e autor de vasta obra, principalmente para se entender o Brasil, no sentido de se ter no conhecimento do passado um instrumento para se encontrar explicações e soluções para os problemas atuais. E o presente texto busca apresentar um conceito importante da teoria social honoriana, que é a “conciliação” e as consequências deste comportamento advindo dos grupos oligárquicos brasileiros, mas, igualmente, da importância do povo brasileiro no processo de construção desse país, numa dialética de enfrentamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. (1 other version)O anjo da história e a memória das vítimas: o caso da ditadura militar no Brasil.José Carlos Moreira da Silva Filho - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):150-178.
    O artigo se apóia na filosofia da história da Walter Benjamin para denunciar a barbárie que se aloja na base da sociedade ocidental e promove a exclusão e o esquecimento das vítimas. Indica o papel político da memória na construção da democracia e no resgate da dignidade humana, reconhecida a partir da alteridade evidenciada no sofrimento, seguindo mais de perto a experiência das ditaduras latinoamericanas, em especial, a da ditadura militar brasileira. PALAVRAS-CHAVE – Justiça das vítimas. Memória política. (...) e narração. Dignidade da pessoa humana. Ditadura Militar. Walter Benjamin. (shrink)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  26
    História e liberdade: A esperança de Freire e de Spinoza.Juliana Mercon - 2012 - Educação E Filosofia 26 (52):551-563.
    The notion of hope occupies a central position in Paulo Freire’s work. Since he understands hope to be a motor for change, an ontological necessity and a political act, Freire concludes that it is important to educate hope so that it is not converted into infertile hopelessness or tragic despair. Imbued with Freirean spirit, my purpose in this paper is to construct a dialogue between this great educator’s thoughts and those of Spinoza. This impossible encounter between these two men who (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  35
    História e movimentos sociais: possibilidades e impasses na constituição do campo do conhecimento.Adriano Luiz Duarte & Paulo Meksenas - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 965