Results for 'Historicidade – tempo – política.'

978 found
Order:
  1.  61
    Imagens do kairos: Temporalidade E política.Jonnefer Barbosa - 2013 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 22:18-34.
    This article analyzes some of the issues involved in contemporary revisitation of Giorgio Agamben make about the concepts of history and temporality of Walter Benjamin, basically in works like Infanzia e storia: destruzione dell’esperienza e origine della storia and Il tempo che resta : un comento alla Lettera ai Romani , raising from philosophical sources ranging from Hippocrates to cynicism a problematization around the relationship between kairological time and political action.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  24
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Epistemologias, gênero e dogmatismo científico.Daniel Martínez-Ávila & Mariana Rodrigues Gomes de Mello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):182-194.
    Há uma filosofia da diferença que precisa ser mais considerada nos nossos tempos, visto que se opõe à tradição filosófica identitária dos pré-socráticos à atualidade, que se apegou obstinadamente à ideia de identidade, que vislumbra o real, somente através da referência ao idêntico. Nessa perspectiva, os anseios e peculiaridades dos mais diversos movimentos sociais precisam ser ouvidos de modo mais efetivo pela filosofia e pela ciência. Mesmo nas ciências exatas, a teoria não é eterna, quanto mais nas sociais aplicadas, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Leo Strauss e o Direito Natural Como Uma Ontologia.Elvis de Oliveira Mendes - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):80-104.
    A hipótese interpretativa lançada nesse estudo, é a de que a proposta de Strauss de “retorno” aos antigos deve ser compreendida como um retorno à ontologia, enquanto uma busca de caráter investigativo (zetético) das essências e do sentido mesmo do Ser das coisas, entre elas, as coisas políticas. Tentarei mostrar que o resgate do direito natural clássico se trata de uma reconstrução da ontologia fundamental encontrada nos pensadores antigos. Concluo que de acordo com Strauss, essa ontologia deve ser compreendida como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Notas sobre “As formas que precederam a produção capitalista” dos Grundrisse e a centralidade do valor.Paulo Henrique Furtado de Araujo & Mariana Pacheco de Araujo - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Os Grundrisse são a primeira expressão da crítica ontológica da economia política feita por Marx. Ao tratar, das formas sociais que precedem a sociedade capitalista, Marx já se afastara da centralidade, até então atribuída, à forma jurídica da propriedade na explicação da dinâmica social de toda a historicidade do ser social. Aqui, Marx já vislumbra que na sociedade do capital há uma essência (valor) que é permanência na mudança e que se modifica na quantidade e não na qualidade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Historicidad, sincronía y activismo de lo sensible: el Congreso Escena Política en Buenos Aires.Juan Ignacio Vallejos - 2021 - Aisthesis 69.
    El siguiente trabajo analiza las acciones artísticas ligadas al Colectivo Escena Política que tuvieron lugar en la ciudad de Buenos Aires entre 2013 y 2016. Daremos cuenta de tres formas específicas de intervención artístico-política en el espacio público. La primera relacionada con una denuncia de la explotación laboral de los artistas escénicos en la ciudad. La segunda vinculada a prácticas micropolíticas que denominamos activismo de lo sensible. Y la tercera, relacionada con la lucha llevada adelante por la Asamblea Lopérfido Renunciá (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  40
    A constituição existenciária da historicidade própria na analítica existencial de ser E tempo.Jean Tonin - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):11-24.
    Nosso objetivo principal é desenvolver a compreensão do conceito existenciário de historicidade, no âmbito do gestar-se próprio do Dasein, tal como Heidegger explicita na na analítica existencial de Ser e Tempo. Primeiramente, busca-se discutir o conceito vulgar de historia em contraste ao qual o filósofo apresenta o gestar-se da existência. Após, trataremos do conceito de temporalidade originária, apontando para o âmbito no qual a existência sai da impessoalidade para o ser-resoluto. Por fim, apresentaremos a compreensão heideggeriana do conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Esperanza, credibilidad política e historicidad: la construcción de la confianza y la desconfianza en las vacunas y la vacunación contra el Covid-19 en la Argentina.Sergio Visaconvsky - 2024 - Astrolabio: Nueva Época 33:418-459.
    Desde diciembre de 2020, el Estado argentino emprendió un plan nacional de vacunación para enfrentar la pandemia de Covid-19. Pese a varias dificultades iniciales, hacia fines de diciembre de 2021 se había logrado vacunar a un alto porcentaje de la población, algo esperable por la historia de aceptación mayoritaria de las vacunas y la vacunación en el país. Sin embargo, también la campaña fue objeto de durísimos cuestionamientos de la oposición política y mediática. Mi pretensión es mostrar que estas disputas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Filosofia politica e "cultura dei valori": scritti su Il Tempo (1975-1990).Augusto Del Noce - 2020 - Roma: Gangemi editore SpA international. Edited by Marco Brignone.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  17
    Políticas Educacionais e Ensino Híbrido Em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia: Ressignificando a Docência No Contexto Pandêmico.Adriana Carvalho da Silva - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Estratégias pedagógicas adotadas pela professora de uma escola pública em Recifemostram como é possível enfrentar os desafios advindos com a pandemia do COVID-19 emprol de uma educação de qualidade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    As marcas do tempo E a política maquiaveliana.Daniel Santos - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:15-36.
    O texto articula elementos e conceitos que, na filosofia política de Maquiavel, giram ao redor da força do tempo, ou melhor, da relação dos seres humanos - entendidos como atores políticos, vidas políticas - com as temporalidades que fundam desde o corpo político à sua segurança, ou, do contrário, favorecem a corrupção, as revoltas e as sedições - provocando, assim, o enfraquecimento ou mesmo o fim da civilidade. Para que a questão seja razoavelmente colocada, faço acompanhar essas análises a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    A POLÍTICA NO TEMPO: a encenação da dialética.Maria de Lourdes Borges - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1071-1080.
    Neste artigo pretendo mostrar que o desenvolvimento temporal da política na história mundial deve ser considerado como uma encenação da dialética hegeliana. Encenação deve ser aqui tomado como uma apresentação na efetividade de um texto pressuposto. Tal texto é a Ciência da Lógica. Minha intenção é mostrar a utilização, não deste texto na sua totalidade, mas de algumas sequências preferenciais da lógica. Tal será mostrado: 1) na figura do senhor/servo; 2) na relação eticidade e moralidade. Neste segundo momento, procurarei mostrar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Il tempo delle istituzioni: percorsi della contemporaneità: politica e pratiche sociali.Ubaldo Fadini - 2016 - Verona: Ombre corte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Il tempo della moltitudine: materialismo e politica prima e dopo Spinoza.Vittorio Morfino - 2005 - Roma: Manifestolibri.
  15. Tempo e politica : una lettura materialista di machiavelli.Sebastian Torres - 2015 - In Filippo Del Lucchese, Fabio Frosini & Vittorio Morfino (eds.), The radical Machiavelli: politics, philosophy and language. Boston: Brill.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  5
    Economia politica e tempo della storia: scritti su Hegel.Remo Bodei - 2023 - Napoli: Istituto italiano per gli studi filosofici Press. Edited by Alfredo Ferrarin.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    O erudito em tempos de crise política: notas a partir de 'O Destino do erudito' de Fichte.Ronaldo Tadeu de Souza - 2020 - Discurso 50 (1).
    O texto apresenta algumas reflexões sobre qual o papel do erudito nas sociedades humanas. De maneira mais específica procura-se verificar o que os eruditos podem fazer em momentos de crise política como a que a sociedade brasileira atravessa por exemplo. A obra chave para este texto é O destino do erudito de Fichte, articulada com algumas considerações históricas sobre a universidade e qual o estatuto do erudito na sua evolução.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Ocasião propícia, ocasião nefasta: tempo, história e ação política em Rousseau.Maria das Graças de Souza - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):249-256.
    Pretendo examinar duas imagens clássicas do tempo que se pode de algum modo identificar na obra de Rousseau. Em seguida analisar como operam na formulação de sua teoria da história, para, finalmente, mostrar de que modo tais concepções do tempo e da história incidem sobre a questão da ação política. A primeira, mais conhecida, é a imagem do tempo que tudo devora; a outra, que examinarei mais detidamente, é a figura do tempo como ocasião.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Gramsci e a filosofia política de seu tempo.José Carlos Freire - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):79-93.
    O presente artigo procura refletir sobre o modo pelo qual Gramsci debate com os autores de seu tempo, a fim de recolocar o marxismo no terreno da história e da dialética. Tomamos como referência o confronto de Gramsci com o neo-idealismo italiano, representado por Benedetto Croce, e com o marxismo economicista, representado por Nicolai Bukharin. Com isso, procuraremos analisar se Gramsci seria autenticamente um marxista ou, dito de outro modo, até que ponto ele teria se afastado de Marx pela (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Vita Della Mente E Tempo Della Polis: Hannah Arendt Tra Filosofia E Politica.Simona Forti - 1996 - Franco Angeli.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  6
    Voci filosofiche del nostro tempo: percorsi di una cultura socio-politica.Salvatore Latora - 2010 - Cosenza: L. Pellegrini.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Storiografia, cronologia e politica: ipotesi sulla modernità delle questioni del tempo (1991).Valerio Romitelli - 1993 - Napoli: Liguori.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Pensare a termine nel tempo presente. Jacob Taubes e noi: un apprendimento concreto per l'educazione politica di questo tempo.Paolo Perticari - 2003 - ENCYCLOPAIDEIA 13:85-102.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  32
    Espacialidades de um novo tempo no sertão cearense: Políticas públicas E reestruturação urbana em sobral/ce.Juscelino Gomes Lima - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (1):27.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Pedagogia e politica: tempo privato e tempo pubblico.Duccio Demetrio - 2002 - ENCYCLOPAIDEIA 12:173-178.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    Da historicidade das disposições.Wagner Félix - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):24-40.
    Propomos neste texto examinar o papel das disposições (Stimmungen), e, particularmente, das chamadas “disposições fundamentais” na construção da pergunta heideggeriana pela historicidade da história. Nós partimos da pergunta pela historicidade da história da filosofia para a análise do papel hermenêutico cumprido pela angústia na analítica da cotidianidade em Ser e Tempo, procurando esclarecer a conexão dessa disposição com o conceito de historicidade tal como tratado nessa obra. Em seguida, tratamos da maneira como são pensadas as disposições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    Racionalidades punitivas. Una epistemología para la objetivación y la historicidad de las políticas del castigo.Mario Domínguez Sánchez-Pinilla & David J. Domínguez González - 2021 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 67:131-157.
    La idea de racionalidad en Michel Foucault no se refiere a un criterio de razón universal a modo de conocimiento puro y neutral, sino conjugada en plural como «racionalidades». Funciona como un régimen de verdad que no solo produce nuevos conceptos y una organización histórica de la observación, sino también dominios de regulación e intervenciones políticas y técnicas. Aplicadas a la economía punitiva, y por extensión a la del poder, las racionalidades punitivas han permitido aflorar un análisis crítico inusual de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  48
    La pregunta por el sujeto histórico. Consideraciones preliminares sobre su exigencia socio-política y su problemática historicidad.Aníbal Fornari - 2006 - Utopía y Praxis Latinoamericana 11 (35):31-53.
    The abandoned question of the historical subject from the merely negative and rather superficial deconstructions made by mega-narrations belonging to the latest modern philosophy retakes its philosophic actuality at the moment of so-called globalization, coinciding with a general decadence of po..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Apresentação do Dossiê "Ética e política em tempos de pandemia".Luís Rubira & Clademir Araldi - forthcoming - Dissertatio:1-4.
    Apresentação do Dossiê "Ética e política em tempos de pandemia".
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Salazar na História Política do seu Tempo. Um Estudo Ideográfico sobre o Perfil Doutrinário do Regime Salazarista.António Pedro Mesquita - 2007 - Lisboa, Portugal: Caminho.
  31.  9
    Buoni e cattivi: etica, politica e potere al tempo di internet.Fabrizio Sciacca (ed.) - 2022 - Milano: Mimesis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  40
    Fundamentalismos e verdades: história política e subjetividade em nosso Tempo Presente.Sidnei José Munhoz & Mériti De Souza - 2012 - Dialogos 16 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. La responsabilità politica, diritto e tempo: atti del XIII Congresso nazionale (Pavia-Salice Terme, 28-31 maggio 1981).Rinaldo Orecchia (ed.) - 1982 - Milano: A. Giuffrè.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Dos ideários neoliberais à constituição de políticas de formação docente brasileira: tempos de recessão ideológica ou alienação mercadológica?Anderson Cristian Barreto, Maria Luisa Costa & Vânia de Fátima Matias Souza - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021010.
    A formação docente brasileira foi marcada por interlocuções epistêmicas, mudanças e transformações estruturais e conjunturais, atreladas aos âmbitos sociais, culturais, econômicos, jurídicos e políticos, influenciando e configurando as dimensões do ser professor. Sua configuração, como um ser social, permite a transposição dicotômica entre conhecimentos científicos e senso comum, possibilitando reflexões a uma análise conjuntural acerca da realidade posta, efetivando a essencialidade do processo formativo elucidada a partir do rompimento alienado efetivado por meio dos princípios ideológicos que regem, fragilizam e fragmentam (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Irving Howe, politica E romanzo, Milano, lerici, 1961, pp. 268. Perché Uno scrittore, a cui interessi la situazione storico-sociale Del proprio tempo, scrive un romanzo, anziché un saggio O un libello? A que. [REVIEW]Mario Perniola - 1965 - Rivista di Estetica 10:279.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Shine bright like a diamond: o momento qualquer como operação estética e política de desierarquização do tempo em Bande de Filles.Dieison Marconi - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (3):159.
    Este artigo toma como ponto de partida um conjunto de cenas cinematográficas em que sujeitos deslocados, empobrecidos ou precarizados estão a dançar. Nestas cenas, a dança é um micro evento do cotidiano ou uma ação prosaica de pessoas comuns em filmes de cunho realista. No entanto, suspeita-se que este gesto banal ou ordinário de dançar é passível de ser investigado, a partir do que propõe Jacques Rancière, como um “momento qualquer” de emancipação fabulada. Assim, junto ao longa-metragem Bande de Filles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    Itinerari del volontarismo: Teologia e politica al tempo di Luis de Leon. Domenico Ferraro.Antoni Malet - 1996 - Isis 87 (2):352-353.
  38.  9
    Políticas públicas: valorização do turismo e da gastronomia no Brasil.Rayanne Da Silva Souza, Aline Prestes Roque & Camila Nemitz de Oliveira Saraiva - 2024 - Ágora – Revista de História e Geografia 26 (1):73-96.
    Este estudo oferece um panorama histórico das políticas públicas relacionadas ao turismo e à gastronomia, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento. A partir de uma revisão de literatura, foi possível compreender a evolução dessas políticas ao longo do tempo e seu impacto no progresso dessas atividades. As políticas analisadas não apenas influenciam aspectos econômicos, mas também moldam os territórios e afetam diretamente as comunidades locais. O artigo ressalta a importância da integração entre as políticas de turismo e as voltadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Le Nazioni Unite e la politica internationale nel tempo delta globalizzazione.Sandro Calvani - 2004 - Studium 100 (6):883-891.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  43
    «Ritratti». Alexandre Kojève. Filosofia e politica nel tempo della post-storia.Maria Laura Lanzillo - 2013 - Rivista di Filosofia 104 (1):119-142.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  22
    Ou a vida ou o lucro: a disjuntiva neoliberal e a gestão política da morte em tempos de pandemia.André Constantino Yazbek - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e47.
    Partindo da disjuntiva neoliberal entre a vida e o lucro, o propósito deste artigo é o de discutir, no contexto da crise provocada pelo coronavírus, o conceito central de biopolítica em termos de uma gestão da morte ou, mais exatamente, de uma necropolítica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    La historicidad de una alternativa ecosocial: origen y características de la crisis socioambiental tras el 18 de octubre.Javier Zúñiga Tapia - 2020 - Aletheia: Anuario de Filosofía 10 (20):e046.
    Este artículo propone una perspectiva histórica para analizar la crisis política y social acontecida desde octubre de 2019 en Chile. Se basa en la caracterización de tres grandes ciclos socioambientales en los que se generan condiciones para la instalación de grandes empresas transnacionales y “nacionales”. A su vez, se enfatiza en que lo que persiguen estas empresas es la generación y apropiación de renta de la tierra, un tipo específico de ganancia capitalista que requiere subordinar territorios, ecosistemas y población humana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Igino Giordani nella storia religiosa, culturale e politica del suo tempo (1894-1980).Mario Casella - 2002 - Studium 98 (4):581-598.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  45
    Pequena memória visual para o tempo futuro-imagens de campanhas do PT na construção da identidade público-política.Maria Beatriz Vianna Moraes - 2006 - Think - Caderno de Artigos e Casos ESPM/RS 4 (2):41-47.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Dilemas de la memoria: Justicia y política entre la renegación personal y la crisis de la historicidad.José Fernández Vega - 1999 - Revista Internacional de Filosofía Política 14:47-69.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica. [REVIEW]Leno Francisco Danner, Fernando Danner, Agemir Bavaresco & Julie Dorrico - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    Criticamos, no artigo, duas exigências fundamentais postas pelo paradigma normativo da modernidade como condição da crítica, da reflexividade e da emancipação, a saber, a racionalização epistemológica dos sujeitos, das práticas e dos valores como critério da justificação e da validade, e o procedimentalismo imparcial, neutro, formal e impessoal como práxis da fundamentação ético-política. Argumentaremos que essas duas exigências teórico-práticas levam a dois graves problemas para uma teoria social crítica e para uma práxis política emancipatória relativamente à modernidade: primeiro, sujeitos epistemológico-políticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Política E diálogo: Reflexões a partir de Eric Weil E Hannah Arendt.Judikael Castelo Branco - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    O artigo aborda o diálogo como dimensão política da linguagem. Partimos do fato de que se, por um lado, a relevância do tema é confirmada pelas dificuldades dos debates políticos sobre os problemas comuns de convivência em comunidades multiculturais e plurirreligiosas, por outro, a filosofias de Weil e de Arendt contribuem para recolocar o diálogo como uma real condição de possibilidade para a ação política. Para isso, retornamos à abordagem do diálogo como virtude, em Weil, e como expressão e construção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  39
    O cômputo do tempo na civilização indiana.Luís Filipe F. R. Thomaz - 2006 - Cultura:179-207.
    Os sistemas de cômputo do tempo na Índia são extremamente complexos, devido a dois factores: em primeiro lugar a coexistência não só de diversas teorias e tabelas astronómicas mas também de diferentes calendários, que em parte resulta de a Índia raramente ao longo da sua história ter constituído uma unidade política; em segundo lugar uma grande preocupação, quiçá de origem mágica, com a objectividade astronómica dos dados utilizados no cômputo do tempo. Do primeiro factor indicado resultam, por exemplo, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Na lógica do tempo: ensaios de história das ideias políticas.Martim de Alburquerque - 2012 - Coimbra: Coimbra Editora.
    Le site d'éditeur indique : "Editam-se neste volume ensaios elaborados num período relativamente largo de algumas décadas. Apesar de escritos em tempo e com circunstâncias e fins diversos, a sua reunião num volume apresenta uma lógica não só de denominador comum - situam-se todos no campo da História das Ideias Políticas e do Direito -, mas de complementaridade, retoma e/ou desenvolvimento relativamente a aspectos abordados noutros estudos nossos no mesmo domínio. Integram-se, assim, na lógica do tempo próprio do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Tempo e conceito: Arendt, leitora de Hegel.Nuno Pereira Castanheira & José Pinheiro Pertille - 2018 - Revista Dialectus 12 (1):374-399.
    A obra de Hannah Arendt tem uma forte presença hegeliana, seja em virtude de convergências temáticas, seja em virtude de divergências fundamentais do ponto de vista metodológico, ontológico e político. Salvaguardadas as diferenças de detalhe no tratamento dessas questões, as convergências temáticas fazem-se notar na distinção entre social e político e no lugar que a singularidade ocupa nas suas teorias políticas. A sua divergência fundamental diz respeito à filosofia da história, à noção de temporalidade que lhe está associada e às (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 978