Results for 'Jonas, transplante de órgãos, morte cerebral, bioética, responsabilidade'

953 found
Order:
  1. A aplicação do princípio responsabilidade de Hans Jonas na prática médica.José Luis de Barros Guimarães - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):75-90.
    O filósofo alemão Hans Jonas dedica-se a questões que estão na agenda da discussão ética contemporânea. Sua teoria ético-metafísica, explicitada no livro O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização contemporânea retoma e amplia as indagações a respeito da relação existente entre homem e técnica na modernidade. O ponto de partida da sua tese é a afirmação de que as novas dimensões do agir humano - ocasionadas pela tecnologia - tornaram possível a realização de ações de grande (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Hans Jonas e a promoção da Bioética Global de V. R. Potter.Anor Sganzerla - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):60-72.
    A bioética de V. R. Potter comemora em 2020 os seus primeiros 50 anos. O cientista preocupado com os avanços das ciências, sem o devido saber ético, propõe um diálogo entre as ciências com as humanidades, de modo a se alcançar a sabedoria necessária de como usar o conhecimento em vista do bem comum, a fim de assegurar o futuro da humanidade. A partir dessa ponte inicial entre as ciências com as humanidades, Potter mais tarde propõe outras pontes, em especial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  5
    El principio de responsabilidad de Hans Jonas frente al cambio ambiental: introducción.Bernardo Bolaños - 2023 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 59.
    Hans Jonas (Mönchengladbach, 1903-Nueva York, 1993) fue un filósofo existencialista que realizó importantes contribuciones a la filosofía de la tecnología, la bioética, la historia de la religión y la ética ambiental. En su libro Das Prinzip Verantwortung (El principio de responsabilidad) propuso un nuevo imperativo categórico: “Obra de tal modo que los efectos de tu acción sean compatibles con la permanencia de una vida humana auténtica en la Tierra”. Expresado negativamente, este imperativo reza así: “Obra de tal modo que los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Informe del Comité de Bioética de España sobre los aspectos bioéticos de la priorización de recursos sanitarios en el contexto de la crisis del coronavirus.Comité de Bioética de España - 2020 - Persona y Bioética 24 (1):77-89.
    NOTA DEL EDITOR: La revista Persona y Bioética agradece al Comité de Bioética de España la autorización para publicar su "Informe sobre los aspectos bioéticos de la priorización de recursos sanitarios en el contexto de la crisis del coronavirus". Su Presidente, el Dr. Federico de Montalvo, y el Vicepresidente, el Dr. Rogelio Altisent, han accedido a que en la sección Bioética en práctica se publique el texto íntegro de este documento. La situación que vive el mundo y sobre todo la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Islamic bioethics and modern globalization values: main points of contact.Gamar Javadli - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e0240087.
    Resumo: A bioética islâmica e os valores da globalização moderna colidem, à medida que as forças globais penetram nos países de maioria muçulmana, necessitando de uma integração ponderada, para promover a compreensão mútua. Esta investigação explora as perspectivas islâmicas sobre os avanços biomédicos para identificar áreas de convergência e divergência com os valores globalizados. Utilizando a análise teórica, a síntese, a comparação e a generalização, surgiram conclusões notáveis. Enquanto a globalização promove procedimentos médicos sem entraves, a bioética islâmica apresenta posições (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  24
    Conservação de si e modernidade - Uma abordagem crítica aos conceitos de bioéticameio ambiente e.José Heck - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):82-97.
    O esforço de perseverar na existência substitui, na Modernidade, o milenar imaginário finalista do desejo governado pela reta razão. Entre nascimento e morte, a conservação de si marca a singularidade humana e tece a irredutível individualidade de nossas vidas. As pesquisas ambientais e os estudos de biótica retornam das nascentes da racionalidade moderna com o mapa da incomensurabilidade dos conflitos e o enigma de uma era perdida. A articulação do presente artigo é feita na contramão da opinião pós-moderna dominante. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
    o artigo reflete sobre a atualidade da filosofia da religião de Kierkegaard tomando como inspiração as comemorações dos duzentos anos de seu nascimento e considerando, especialmente, o contexto atual de leitura da obra do dinamarquês como posterior ao anúncio da morte de Deus. Como uma perspectiva de leitura para a filosofia da religião de Kierkegaard abordarei a interpretação de Gianni Vattimo para o anúncio da morte de Deus. Em seguida analisarei alguns aspectos do conceito de histórico como desenvolvido (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    catastrofismo metodológico de Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85286.
    Pretende-se, nesse artigo, analisar o conceito de “catastrofismo metodológico” a partir da ética da responsabilidade desenvolvida por Hans Jonas. Para isso, iniciaremos analisando o diagnóstico do autor a respeito das dificuldades contemporâneas de enfrentamento da emergência climática. A partir daí, demonstraremos qual é o lugar de Jonas no debate que envolve o catastrofismo e a colapsologia, demonstrando que esta última levaria a um imobilismo, enquanto a primeira – caso usada metodologicamente – deveria conduzir a um engajamento em vista do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A não-aposta do ateu: Diderot e a aposta pascaliana.Paulo Jonas de Lima Piva - 2009 - Princípios 16 (26):71-85.
    Para deleite dos religiosos, a história da filosofia oficial − que continua, ao que parece, infectada pelo espírito teológico − consagrou a "aposta de Pascal" como uma das soluções modelares ao problema ético suscitado pela questáo clássica da existência ou náo de Deus. No raciocínio de Blaise Pascal (1623-1662), aquele que aposta na existência do deus judaico-cristáo ganhará a felicidade eterna caso ele efetivamente exista; em contrapartida, uma vez sendo este Deus uma realidade, a aposta na sua inexistência resultará na (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    Virtudes morais a partir do horizonte da ética da responsabilidade de Hans Jonas: pandemia, emergência climática e futuros próximos.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O artigo busca explicitar, a partir da perspectiva da ética da responsabilidade de Hans Jonas, em um diálogo com a ética das virtudes, que virtudes morais são necessárias como componentes da afirmação jonasiana de cuidado pela vida e pela manutenção da existência da humanidade, mesmo em um futuro próximo, diante da ameaça trazida pela emergência climática — produzida pela própria humanidade em seu modus operandi de intensivo uso das tecnologias como correia de transmissão do capitalismo global —; bem como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Para Além da Morte de Deus.Martha de Almeida - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):222-231.
    A morte de Deus é um tema bastante explorado na filosofia nietzschiana, entretanto esta questão nos remete a outras,como veremos neste artigo. Na história da Filosofia foi necessário, primeiramente, que se fundamentasse o “eu” para que pudéssemos alcançar a evidência de Deus. No entanto, se o próprio eu cartesiano é posto à prova, como poderemos fundamentar a existência de Deus? Assim, fomos desconstruindo em nossa análise os fundamentos da idéia de Deus até chegarmos ao que realmente nos importava: as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Bioética y tecnología: el reto de la responsabilidad.Jfm de la Fuente - 1994 - Estudios Filosóficos 43 (124):435-449.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  47
    Ética de las biotecnologías.Adela Cortina - 2002 - Isegoría 27:73-89.
    El poder que la Nueva Genética ha puesto en manos de los seres humanos requiere una ética desde la que sea posible tomar decisiones en cuestiones de manipulación genética. El trabajo se propone situar la ética de las biotecnologías en el conjunto de la bioética, señalar los distintos ámbitos de la Nueva Genética que plantean problemas éticos, reconociendo que cada uno de ellos requiere un tratamiento específico, esbozar un marco ético desde el que orientar las respuestas, un marco elaborado desde (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  40
    O princípio responsabilidade, a esperança em Ernst Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty.Lenise Moura Fé de Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Edmund Husserl et la question ontologique.Hans Jonas - 2014 - Alter: revue de phénoménologie 22:15-28.
    [6] Edmund Husserl est mort, et une lumière s’est éteinte. L’homme qui en son temps incarna le plus parfaitement la conscience intellectuelle de la philosophie occidentale n’est plus. Le dernier maillon de la chaîne des grands penseurs qui, depuis Parménide, obéissant à un élan venu du fond de leur âme, se sont consacrés à la pure contemplation de l’être et de ce fait au problème de la raison, est rompu. La contemplation, au fondement même du mouvement philosophique, se poursuit encore. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  63
    Bioética, reanimación cardiopulmonar y donación de órganos en asistolia.Pablo de Lora, Iván Ortega-Deballon, David Rodríguez-Arias, José Antonio Seoane, Alfredo Serrano & Rosana Triviño - 2013 - Dilemata 13:283-296.
    The so-called uncontrolled donation after circulatory determination of death (uDCDD) have been implemented in several countries, including Spain and France, to increase the availability of organs for transplantation. These protocols allow obtaining kidneys, livers and lungs of patients who do not survive cardio-pulmonary resuscitation performed in out-of-hospital settings. Simultaneously with the development and recent proliferation of these protocols, some emergency teams have begun to employ unconventional methods of CPR, with still uncertain but promising results. The coexistence of these two possibilities (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  96
    Lançado livro TÉCNICA, MEDICINA E ÉTICA de Hans Jonas.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8).
    Tradução brasileira de importante obra do filósofo alemão Hans Jonas publicada pela Editora Paulus.
    No categories
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  24
    Responsabilidade e consequencialismo na ética de Hans Jonas.Robinson dos Santos - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):417.
    O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como leitmotiv o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O Lugar Das Emoções E Dos Afetos Na Ética Da Responsabilidade De Hans Jonas: Um Contraste Com A Perspectiva Emotivista: The place of emotions and affections in Hans Jonas’s ethics of responsibility: a contrast with the emotivism perspective.Eduardo Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então estão relacionadas com este fenômeno não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. O Princípio Responsabilidade que Jonas propõe visa preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem preencher. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o lugar das emoções (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Ética, tecnologia E responsabilidade: Uma abordagem a partir do pensamento de Hans Jonas.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves & Eryck Kawã Pereira Torres - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):01-11.
    Neste trabalho nos ocupamos centralmente em compreender a proposta ética de Hans Jonas e como ele apresenta o Princípio Responsabilidade como uma categoria ética a ser norteadora das ações humanas. Apresentamos um breve histórico do desenvolvimento da Filosofia da Tecnologia enquanto uma disciplina filosófica específica e, então, discutimos as principais considerações de Jonas sobre a necessidade de uma ética inteiramente nova que tome a técnica como objeto e a proposta que este apresente de uma ética do futuro pautada na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Jonas, Heidegger e o gnosticismo: entre a apropriação do método e a crítica do conteúdo.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo analisa a herança heideggeriana do pensamento de Hans Jonas. Para tanto, utiliza-se do conceito de gnosticismo e do trabalho inicial de Jonas que tentou estabelecer um “princípio gnóstico” presente tanto nas mitologias quanto nas filosofias místicas dos primeiros séculos da era cristã. Para tanto, analisa-se a apropriação feita por Jonas do método da analítica existencial heideggeriana e, por outro lado, da crítica do conteúdo filosófico desenvolvido por Heidegger. Evidencia-se, afinal, como o “princípio responsabilidade” pode ser reconhecido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    Para uma ethical turn da tecnologia: por que Hans Jonas não é um tecnofóbico.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):191-206.
    Resumo: O objetivo do presente artigo é contrapor à acusação de tecnofóbico, erroneamente dirigida a Hans Jonas, a sua proposta de uma ethical turn da tecnologia, cujas bases estariam na capacidade ética de impor contenções ao avanço utópico do progresso técnico, algo que leva a ética da responsabilidade ao polêmico conceito de “heurística do temor”. Para tanto, parte-se de um exame sobre o projeto jonasiano de uma filosofia da tecnologia, cuja terceira perspectiva seria valorativa, sendo esta a que ele (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  23.  33
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor De Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a compreensão do filósofo Emmanuel Lévinas no que concerne às questões do sofrimento e do mal no mundo, mazelas frequentemente consideradas como obstáculos à crença em Deus. O filósofo franco-lituano, fugindo da lógica das teodiceias, desenvolveu perspectivas instigantes e originais sobre esses temas, situando-os em um domínio eminentemente ético. Trata-se de uma ética que foge da reciprocidade, em um contexto de assimetria, com a concessão da prioridade absoluta ao outro homem. Tais reflexões são (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  79
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  96
    O Lugar Das emoções E dos afetos na ética da responsabidade de Hans Jonas: Um contraste com a perspectiva emotivista.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):33-40.
    Mediante o assustador avanço da técnica e da ciência todas as éticas que até então se manifestaram na história da humanidade não dão mais conta de resolver determinadas questões, pois todas as propostas éticas tradicionais são insuficientes pelo fato de serem ou antropocêntricas ou imediatistas em si. No Princípio Responsabilidade Jonas a propõe a preencher estes espaços que estas éticas tradicionais não conseguem mais dar conta. Tomando essa proposta como referencial é que este trabalho se empenha em destacar o (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    A ciência pode tudo? Considerações éticas sobre tecnobiociência e valores a partir de Hans Jonas.Jelson Oliveira & Grégori de Souza - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):164-173.
    In this article we intend to analyze the relationship between science and values from the philosophy of Hans Jonas. It starts with an analysis of the change identified by the author with regard to the new status of knowledge in modernity, which gives rise to the so-called technobioscience, born from the articulation between knowing and doing, in view of a new power. It is about showing how the old formulation of knowledge as contemplation gave way to the utilitarian idea of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Das epistemologias do Sul a um novo Ethos Sulista: comunidades tradicionais e responsabilidade ambiental.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):439-454.
    RESUMO: Pretende-se, com este artigo, analisar como a noção de epistemologias do Sul possibilita pensar também em um ethos sulista, no sentido de que a crise ambiental que assola a civilização tecnológica, crescida sob os auspícios do saber científico moderno, acabou por levar ao maior impasse ético da história humana, aquele que põe em xeque a própria possibilidade de sua existência no futuro. Dessa forma, almeja-se analisar como as comunidades tradicionais representam a concretização fática daquilo que o filósofo alemão Hans (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  21
    Bioética: vulnerabilidad y responsabilidad en el comienzo de la vida.Marcela Garibay López - 2023 - Medicina y Ética 34 (1):242-249.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Levinas/Jonas frente a la crisis ambiental ¿Qué responsabilidad?Cristóbal Balbontin-Gallo - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (24):20-30.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Bioética e eugenia: pressupostos biopolíticos da manipulação genética.Luis Fernando Biasoli, André Brayner de Farias & Eduardo Borile Júnior - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (1):298-307.
    Based on the hypothesis that modified human beings will have successful life projects, the biopolitical presuppositions of genetic manipulation in modern society are reflected. Considering the theories presented by Michel Foucault, Jürgen Habermas, Michael J. Sandel, Hans Jonas and Achille Mbembe, a genetic Africanization of the economically disadvantaged population is identified. In this scenario, concepts of class and race are confused and social prejudice increases. Faced with the new technologies of genetic engineering, gene manipulation presents itself as a new face (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Hans Jonas: Uma proposta ética à civilização tecnológica.Raimunda Diva de Vasconcelos Ribeiro - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):13-29.
    Este artigo discute a crítica de Hans Jonas ao uso da técnica afastada da racionalidade moral, bem como a proposta ética por ele apresentada que tem como máxima a inclusão da técnica e da natureza na reflexão moral. À luz da ética da responsabilidade serão analisadas duas questões: Por que Jonas afirma ser a ética tradicional como a kantiana, por exemplo, incapaz de mediar a relação homem-natureza-técnica? A reflexão moral jonasiana possibilita ao homo tecnologicus uma conduta ética viável em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  26
    La responsabilidad humana:Un análisis de la ética de la responsabilidad de Hans Jonas.José Eduardo Yáñez González - 2022 - Revista de Filosofía 20 (2):89-109.
    La principal preocupación ética en una sociedad tecnocientífica es la responsabilidad con la que se manipula el ambiente y las consecuencias que este desate ante un trato desmesurado o despreocupado. Hans Jonas apuesta a favor de la libertad de nuestras acciones como principal eje con el que nos relacionamos responsablemente con el mundo. En el siguiente artículo discutiremos sobre el poder y el deber humano bajo la lupa de la responsabilidad, y en definitiva, sobre la revalorización ontológica de la Naturaleza (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Responsabilidad y arte médico en la" ciudad universal" de Hans Jonas.Javier Pérez Duarte - 2008 - In Salomé Adroher Biosca (ed.), Los avances del derecho ante los avances de la medicina. Cizur Menor: Thomson/Aranzadi.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. De la noción de Naturaleza a la Responsabilidad, en Hans Jonas.Niurka A. Izarra - 2007 - la Lámpara de Diógenes 8 (14):127-135.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Abrão e Isaac: Os sacrifícios do presente e os benefícios do futuro - Sobre o conceito de Temor em Kierkegaard e Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira & Lucas Piccinin Lazaretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):212.
    Pretende-se nesse ensaio, analisar o conceito de temor a partir da perspectiva de Søren Kierkegaard e Hans Jonas, não necessariamente para estabelecer parâmetros interpretativos, mas para fomentar uma leitura a partir do episódio bíblico do sacrifício de Isaac por seu pai Abraão, neste texto interpretado a partir da heurística do temor, um conceito central da ética da responsabilidade proposta por Jonas como uma ética do futuro. Para tanto, analisaremos o temor como pathos existencial na filosofia kierkegaardiana, para destacar o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Responsabilidade e heurística do temor em Hans Jonas // Responsibility and heuristic of fear in Hans Jonas.Paulo César Nodari & Pacheco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):69-95.
    Esta pesquisa, norteada pela abordagem metodológica analítica, tem como horizonte de investigação a responsabilidade solidária na época da ciência, especialmente, no que tange ao "futuro da natureza humana" e da vida no Planeta diante das possibilidades que a ciência e a tecnologia nos oferecem. Hans Jonas ressalta que um dos problemas do Século XX é a vulnerabilidade a que todos indistintamente estamos imersos e afetados, exigindo de todos não apenas a constatação, mas, sobretudo, a responsabilidade pela vida humana (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  32
    La teoría de la responsabilidad como imperativo ético. Hans Jonas Y el principio axiológico para la tecnociencia.Juan Camilo Restrepo Tamayo - 2011 - Escritos 19 (42):79-122.
    La ética de la responsabilidad planteada por Hans Jonas responde a las demandas tecnocientíficas actuales a través de un imperativo axiológico, mediado por la denominada “heurística del temor”, la prevalencia en la investigación de los pronósticos malos sobre los buenos y la conjunción del bien, el deber y el ser como soporte metafísico de la ética; la cual, aplicada y orientada al futuro, se presenta como una alternativa fiable para guiar los procesos y desarrollos de la tecnociencia, haciendo énfasis en (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    (1 other version)Cuidado y responsabilidad: de Hans Jonas a Carol Gilligan.Agustín Domingo Moratalla - 2019 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 75 (283 S.Esp):357-373.
    El objetivo de este trabajo es situar la ética del cuidado en contexto de las éticas de la responsabilidad. Para ello analizamos la orientación hacia el cuidado en las éticas de la responsabilidad mostrando la transición de una responsabilidad limitada por el cálculo consecuencialista en la actividad política, a una responsabilidad integral exigida por la preservación de la naturaleza ante los desafíos de la ciencia y la técnica. Interpretamos la aportación de Carol Gilligan en términos de «provocación » a la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  39.  31
    Vie et liberté: phénoménologie, nature et éthique chez Hans Jonas ; suivi de, Les fondements biologiques de l'individualité, Hans Jonas.Danielle Lories & Olivier Depré - 2003 - Paris: Libr. philosophique J. Vrin. Edited by Olivier Depré & Danielle Lories.
    Dix ans apres la mort de Hans Jonas, qu'en est-il de la reception de sa philosophie? L'incroyable succes qu'elle connut s'explique par l'actualite d'un de ses themes principaux: la necessite d'une responsabilite nouvelle a l'egard des generations futures. Mais la reception largement negative que provoqua sa vulgarisation dans les domaines de l'ethique envireonnementale ou de la bioethique ne laisse pas de masquer le fondement de cette philosophie et les conditions memes de la mise en place des thematiques nouvelles qui retinrent (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    Do Homo Sapiens Ao Homo Faber: Um Possível Diálogo Entre Axel Honneth e Hans Jonas.José Aldo Camurça de Araújo Neto - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):162-173.
    Este trabalho examina a evolução da condição humana à luz das teorias de reconhecimento social de Axel Honneth e da ética da responsabilidade de Hans Jonas. Honneth explora como a identidade e a autonomia do indivíduo são moldadas pelo reconhecimento social e pelas relações interativas na sociedade moderna. Jonas, por sua vez, destaca a necessidade de uma ética da responsabilidade diante dos avanços tecnológicos, que devem levar em consideração as consequências futuras das ações humanas. A transição do Homo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Política de la responsabilidad: Desde Hans Jonas hacia Iris Marion Young.Eric Pommier - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    O que é a vida humana segundo Hans Jonas?Helder Buenos Aires de Carvalho - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e46030.
    O artigo busca mostrar a centralidade do homo faber na configuração do humano no âmbito da filosofia da vida de Hans Jonas, ou seja, em sua antropologia filosófica. Embora Jonas apresente uma crítica substantiva ao homo faber no contexto das sociedades intensamente tecnológicas contemporâneas, por diagnosticar que a técnica moderna se tornou um determinante da vida humana em seu conjunto e, por conseguinte, a despeito dos enormes benefícios que esta trouxe consigo, os impactos deletérios que causa não somente aos humanos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. O princípio responsabilidade E o biocentrismo em Hans Jonas/the responsibility principle and biocentrism on Hans Jonas.Francílio Vaz do Vale - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):73-81.
    RESUMO Hans Jonas na obra O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006 [1979]) apresenta o diagnóstico de uma civilização debilitada e perecível, constantemente ameaçada pelos poderes do homem tecnológico. De posse desta análise, constrói uma proposta no sentido de novas fundações para o edifício ético a partir de uma responsabilidade. Jonas constata o caráter antropocêntrico de uma ética que não abrangia as consequências dos impactos oriundas da ação humana sobre o homem e a (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Storia della definizione di morte.Francesco Paolo de Ceglia (ed.) - 2014 - FrancoAngeli.
    Esiste un confine certo tra vita e morte? Il volume ripercorre, con un approccio transculturale, la storia della definizione di morte e le vicende connesse alle tecniche di accertamento del decesso dall'antichità ai giorni nostri. Da sempre, infatti, medici, filosofi e teologi si sono sforzati di individuare il momento preciso dell'exitus, l'istante in cui, secondo la tradizione, l'anima avrebbe lasciato il corpo. Nondimeno, soglie e parametri stabiliti da una generazione furono spesso posti in discussione e ridisegnati dalla successiva. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  46
    O princípio responsabilidade, a esperança em Ernest Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty.Lenise Moura Fé Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  33
    El itinerario filosófico de Hans Jonas Etapas de un recorrido.Paolo Becchi - 2008 - Isegoría 39:101-128.
    El presente aporte trata de reconstruir el largo recorrido intelectual de Hans Jonas que parte de la gnosis tardía, pasa por la filosofía de la biología, la ética y llega a la bioética. Este trabajo se propone como objetivo evidenciar la posición de Jonas confrontándola con aquellas de las cuales ha partido. En pocas palabras, intenta ser apenas una introducción de este fascinante filósofo de nuestro tiempo.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    Progresso tecnológico E a primazia do Mau prognóstico na teoria ética jonasiana.Eduardo José Lima de Oliveira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):71-82.
    O artigo parte do temerário diagnóstico que Jonas faz da visão unilateral do progresso tecnológico, o qual não leva em consideração seus efeitos negativos que podem deixar como herança, a longo prazo, terríveis e irreversíveis sequelas. Tendo em vista a velocidade que acontece esse desenvolvimento e a incapacidade moral dos seres humanos em lidar com esse novo cenário, chamaremos atenção ao rompimento feito por Jonas com o ideal de que toda tecnologia em toda e qualquer circunstância e custo é somente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  30
    La responsabilidad utópica: Platón y Jonas.Lucas Emmanuel Misseri - 2012 - Utopía y Praxis Latinoamericana 17 (56):59-69.
    Aquí se analiza la crítica al utopismo realizada por Hans Jonas y se compara su propuesta de una élite responsable con la propuesta platónica de una polis de guardianes-filósofos, para poner de manifiesto el carácter sesgado de su concepción de la responsabilidad. En contrapartida, se ofrece una con..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  31
    Os limites da bioética em Hans Jonas e os limites do principialismo.Marcelo Luiz Pelizzoli - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):111-124.
    Trata-se de, ao expor o andamento de nossa pesquisa em Fundamentos da Bioética, apontar os limites das éticas tradicionais, no caso exemplar do Principialismo, para então investigar a base da proposta de Hans Jonas como alternativa de fundamento contemporâneo para a Bioética – a sua humanização face à civilização tecnocêntrica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A convergência das responsabilidades parental e política na teoria ética de Hans Jonas.Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros Peterlevitz - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):110-127.
    Facing the progress of science and technology, Hans Jonas believes that traditional ethical theories are insufficient to guide the actions of contemporary man. To formulate his own theory, the philosopher takes as its basis the responsibilities of parents towards their children and the one the public man has in relation with his community. Despite their differences, these forms of liability are intertwined and complementary. Then arise in jonas' theory the concepts of wholeness, continuity and future, which will cover following the (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 953