Results for 'Lacan, estrutura, psicanálise, história das ciências, Koyré.'

956 found
Order:
  1.  33
    Nem physis , nem psyché : O papel da estrutura no reordenamento epistêmico da psicanálise.Gilson Iannini - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):43-60.
    The main aim of this paper is to discuss the meaning of Lacan's uses of the structural paradigm. The investigation will emphasize the function of this use in terms of relations between psychoanalysis and history of sciences. Freud, in order to establish the epistemological identity for psychoanalyses was impelled to choose between Naturwissenschaften or Geisteswissenschaften. By assuming the natural sciences model Freud has created what one can call a certain epistemological discomfort: model and object seems not to fit each other. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  86
    A Obra Científica de Leonardo da Vinci: Controvérsias na Historiografia da Ciência.Amélia de Jesus Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):53-86.
    RESUMO: Os intérpretes dos manuscritos de Leonardo da Vinci partilham dos mesmos sentimentos de espanto e de fascínio quando examinam sua contribuição para a ciência moderna. Podemos, contudo, perceber uma constante tentativa em prol de uma revisão histórica acerca do papel desempenhado por Leonardo. Observando a história dessas revisões, é possível detectar aspectos significativos das perspectivas históricas e historiográficas dos envolvidos nessa discussão. É o que pretendemos fazer neste trabalho, focando a controvérsia entre Duhem, por um lado, e Sarton, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  55
    Os objetos da música e da matemática e a subalternação das ciências em alguns tratados de música do século XVI.Carla Bromberg - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):9-30.
    Sabe-se que, durante alguns períodos da história, a Música e a Matemática foram ciências que compartilharam seus conceitos e discussões. Um dos períodos no qual essa comunhão se deu de maneira significativa foi o Renascimento. A Música era então classificada como ciência e, pertencendo ao grupo das matemáticas, dividia seu espaço com a Aritmética, a quem era subordinada, com a Geometria e a Astronomia. Essa divisão foi transmitida através das obras do filósofo Sevério N. Boécio e prevaleceu durante o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    Abordagem da Pessoa Humana Na Perspectiva Do Cérebro e Seus Limites.Welinton Ricardo da Silveira Porto - 2022 - Filosofia E História da Biologia 17 (2):231-263.
    Este artigo oferece uma concepção da pessoa humana com base nas estruturas e funcionalidades do cérebro e algumas dificuldades advindas de um compromisso ontológico com o materialismo reducionista. Primeiramente, a pessoalidade será tratada sob os aspectos anatômicos, funcionais e cognitivo-comportamentais, procurando identificar alguns elementos para se afirmar a existência de uma pessoa humana. Questões sobre a redução da pessoalidade a entidades ou a processos mais básicos, ou se é possível explicar a pessoalidade por meio do organismo ou mais propriamente pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Limites ontoteológicos da Psicanálise, que ela todavia transgride.Fernando Belo - 2016 - Cultura:151-165.
    O que é a ontoteologia (Heidegger)? A filosofia dominada pelo ‘ente’ desde Platão e pela definição, deixando por pensar o movimento e o tempo, a história. One-body psychology e one-body neurology, ambas limitadas ontoteologicamente. Neurologia, antropologia e psicanálise, a aprendizagem onde o que é ‘exterior’, tribal, se torna ‘interior’, estrutura do sujeito, escapam à psicanálise, cuja teoria das pulsões vai, no entanto, para além dos limites ontoteológicos. A descoberta de Freud, segundo Derrida, o ‘atrasadamente’, como o arcaico (inconsciente) é (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Ideología, ciencia y sujeto en Althusser, Pecheux y Lacan.Pedro Karczmarczyk & Agustín Palmieri - 2015 - Actas de Las VIII Jornadas de Sociología de la UNLP.
    A comienzos de los años 60 el marxismo althusseriano y el psicoanálisis lacaniano coincidían en un punto: su voluntad de intervenir críticamente en una coyuntura teórica caracterizada por el avance de las ciencias humanas. Ambas corrientes señalaban, con grandes convergencias, que las “ciencias humanas” (de manera evidente en sus versiones “tecnocráticas”: ego psychology, pisicología social, sociología en sus distintos avatares, etc.) cumplían funciones de adaptación de los individuos al sistema social, considerado como un invariante. Dichas ciencias humanas se presentaban como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Michel Foucault e A Questão Antropológica: precisões históricas e conceituais.Marcio Miotto - 2022 - Lampião 3 (1):125-169.
    O presente trabalho pretende estabelecer algumas precisões históricas e conceituas em torno da formação da história arqueológica de Michel Foucault, tendo como foco um livro póstumo e recém lançado, intitulado La Question Anthropologique (2022). Esse livro trata de um curso sobre “antropologia” ministrado por Foucault entre 1952 (ou 1951) e 1955, em Lille e na ENS. As precisões históricas e conceituais tratadas aqui são em torno dos seguintes contextos: primeiramente, analisa-se a escassa literatura de comentário anterior ao lançamento do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Aproximações possíveis: Marx e Freud, a praxis da psicanálise e política.Maico Fernando Costa & Gustavo Henrique Dionisio - 2020 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 9 (1):23-31.
    O desígnio do presente artigo é uma reflexão teórica, mais do que abordar a política da Psicanálise importa tratar da política frente a qual a Psicanálise precisa se posicionar, o que torna imprescindível, ao nosso ver, ir em busca dos escritos marxianos, visando aproximações. Na exposição que se apresenta, definimos o conceito de política à luz de “O 18 de Brumário de Luís Bonaparte”, do qual Marx assinalou uma leitura específica sobre a história. Todavia, lançamos mão da hipótese sustentada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  38
    Do bem supremo à ética do desejo: contribuições da psicanálise à discussão ética.Luiz Paulo Leitão Martins & Vinicius Anciães Darriba - 2011 - Princípios 18 (29):203-229.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No seminário de 1959-60, o psicanalista Jacques Lacan anuncia sua decisáo de abordar ali o tema da ética da psicanálise. Para uma clara compreensáo da contribuiçáo freudiana, ele resgata, como contraponto, a referência aristotélica da Ethica Nicomachea . Nessa obra, Aristóteles está em busca de um bem mais excelente, e este corresponde à felicidade. Ele pode ser alcançado pelo uso da atividade racional aliado à prática da virtude. Se, para Lacan, a investigaçáo aristotélica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Biografia como gênero na história das ciências – O caso do físico David Bohm.Olival Freire Junior - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:40-56.
    Neste artigo, analisamos os desafios historiográficos relacionados à produção de biografias no âmbito da História da Ciência. Em especial, discutimos as ideias apresentadas pelo historiador francês Jacques Le Goff em seu livro São Luís, publicado em 1996. Essa análise, de natureza teórica e metodológica, é cotejada com o esboço panorâmico da biografia do físico norte-americano David Bohm, recentemente publicada sob o título David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World. O tema tem relevância também para a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Goethe ea história da ciência.Jurgen Heirich Maar - 2006 - Episteme 11 (23):95-116.
    Como convém a uma autêntica interdisciplinaridade, é difícil separar comcontornos nítidos os dois aspectos da relação de Goethe com a História daCiência que me propus a discutir: como a História da Ciência vê a ciênciade Goethe? Como Goethe vê a História da Ciência? O estudo dos aspectoscientíficos, filosóficos, éticos, psicológicos, históricos da obra de Goetheainda tem muito a nos oferecer. Apesar da coerência interna, que permiteque “façamos nossos lances” como um enxadrista do livre-arbítrio, talestudo nos reserva muitas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  22
    A afirmação da finitude como possibilidade para a responsabilização do desejo: notas a partir de Heidegger e Lacan.Renato dos Santos & Juliana Rodrigues Dalbosco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):215-225.
    O propósito deste artigo é o de evidenciar de que forma a afirmação de ser ser-para-a-morte de Heidegger pode ser entendido como condição de possibilidade para a responsabilização do desejo conforme formulado pela psicanálise lacaniana. Primeiro, descreve-se a estrutura do Dasein heideggeriano, bem como seus existenciais. Em seguida, analisa-se o uso e o sentido da noção de desejo em Lacan. Tanto numa existência autêntica, quanto num final de análise, onde o sujeito sabe lidar com suas perdas, diante da angústia, ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14. Simbólico, Linguagem e Ética: Lacan, entre Psicanálise e Filosofia.Acíilio Da Sllva Estanqueiro Rocha - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):483-512.
    No intuito de dilucidar o "simbólico", "linguagem" e "ética" revelam-se instâncias incontornáveis na articulação entre filosofia e psicanálise, pelo que o autor do presente artigo recorre essencialmente aos escritos de Jacques Lacan em ordem à prossecução desse fim. Assumindo a obra de Lacan na sua condição de controversa, inovadora e dissidente, o artigo analisa até que ponto a proclamação lacaniana de um "retorno a Freud" equacionou de um modo novo o acesso ao simbólico e à questão da linguagem, nomeadamente graças (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Karl Popper e a questão da mente.Gerson Albuquerque de Araújo Neto & Gustavo Bacelar Fontenele Araújo - 2018 - Natureza Humana 20 (1).
    Este ensaio tem o objetivo de refletir sobre a abordagem que o filósofo Karl Popper faz sobre a questão da mente. Popper foi um dos filósofos mais importantes do século XX. Sua obra trata de diversos assuntos que vão da ciência, lógica, política, metafísica e da questão da mente. Além de criticar severamente e rejeitar a indução na ciência, Popper tem um critério de demarcação inovador para classificar a ciência da não ciência. Este critério batizado de falseabilidade veio como uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    Reflexões Psicanalíticas Acerca da Relação Do Sujeito Com Deus.Fabiano de Mello Vieira - 2024 - Basilíade - Revista de Filosofia 6 (11):83-100.
    : O presente artigo tem como objetivo analisar, sob o viés psicanalítico, a relação entre o sujeito e seu Deus na medida em que essa relação está diretamente ligada ao próprio funcionamento do seu psiquismo. Ou seja, para a psicanálise a origem dessa relação está no próprio sujeito. Nesse sentido, retrataremos de maneira breve o caminho percorrido por Freud acerca da passagem do animismo às religiões e da importância do totemismo como um exemplo para aquilo que a psicanálise chamou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Sobre um possível contexto filosófico de descoberta da intuição heurística: uma interpretação a partir da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn / About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas Kuhn.Onorato Jonas Fagherazzi & Paul Correa Henning - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020004.
    Na análise do desenvolvimento da história e filosofia das ciências, deparamo-nos com uma questão: haveria um contexto favorável à possível emergência de uma intuição ou a mesma seria completamente desprovida de qualquer espaço que pudesse fomentá-la? Deixando de lado antigas teorias que defendiam a intuição ser proveniente dos deuses, ou outras que não exploravam espaços pelos quais ela pudesse ser favorecida, defendemos, com Kuhn, uma possível vinculação a ela favorecedora. Trata-se de uma conjuntura de fatores apresentados como elementos centrais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  26
    História da filosofia da psicanálise no Brasil: momento de fundação (Parte I).Richard Theisen Simanke, Ana Carolina Marinho Amaral & Lavínia Couri Montese do Amaral - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Este artigo se propõe a analisar o primeiro estágio do desenvolvimento da área de pesquisa em filosofia da psicanálise no Brasil, apresentando e descrevendo os trabalhos fundadores de seus pioneiros, produzidos entre a segunda metade dos anos 1970 e o início dos anos 1990. A seguir, ele discute e procura elucidar a ideia de uma “epistemologia da psicanálise” que domina este período inicial, propondo um conjunto de quatro argumentos para proporcionar uma visão mais sistemática de suas principais teses, a saber, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  19
    Lógica, Filosofia, História E Metafísica da Ciência.Gilson Olegario da Silva - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):1-7.
    A presente edição da revista Ética e Filosofia Política conta com uma gama diversa de contribuições originais que abrangem áreas fundamentais da filosofia como a Lógica, História, Metafísica e Filosofia da Ciência. Como um guia prático, mas apenas como isso, apresentamos uma descrição de cada contribuição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    A função social do processo no estado democrático de direito: a luz da Teoria dos Princípios de Ronald Dworkin e da Teoria do Discurso de Jürgen Habermas.Roberto Antônio Darós Malaquias - 2015 - Curitiba: Juruá Editora.
    Aliás, das inúmeras qualidades do trabalho, talvez possa destacar a abordagem inovadora e corajosa como a que mais me chamou a atenção. Há algum tempo venho me manifestando no sentido da necessidade de uma maior integração entre o processo civil e as outras ciências que tangenciam o Direito. É certo que já houve grande evolução em nossa disciplina, desde a concretização dos Movimentos de Acesso à Justiça e da aceitação uniforme dos conceitos de Processo Justo, Garantias Fundamentais e, sobretudo, de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A actualidade da história das ciências.Gaston Bachelard & M. M. Carrilho - forthcoming - Epistemologia: Posições E Críticas. Lisboa: Serviço de Educação, Fundação Calouste Gulbernkian.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  22.  21
    Filosofia e História da Ciência no Cone Sul. 3o Encontro.Roberto de Andrade Martins, Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, Cibelle Celestino Silva & Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira (eds.) - 2008 - Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC.
    A selection of papers presented at the III South Cone Meeting of Philosophy and History of Science. Papers are in Portuguese and Spanish.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  23.  47
    Filosofia E História da Ciência no Cone Sul. Seleção de Trabalhos do 5o Encontro.Roberto de Andrade Martins, Cibelle Celestino Silva, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira & Lilian Al-Chueyr Pereira Martins (eds.) - 2008 - Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, AFHIC.
    This book contains a selection of papers presented at the V South Cone Meeting of Philosophy and History of Science. The language of the chapters is Portuguese, Spanish or English. Published by the South Cone Association for Philosophy and History of Science, www.afhic.org.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  25
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25. Que tipo de História da Ciência esperamos ter nas próximas décadas.R. De A. Martins - 2000 - Episteme 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  72
    Clivagem, diferença e dobra na estrutura do humano: Lacan, Apel e Gadamer.Luiz Carlos Santuário - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):187-200.
    A filosofia, sendo um discurso antípoda ao discurso das ciências, no sentido de que não produz um conhecimento sobre particularidades, situa-se a priori no espaço interno de uma clivagem, de uma diferença e de uma dobra onde este discurso e este saber são produzidos e apresentados. Na cena contemporânea três pensadores, Lacan, Apel e Gadamer, tematizam a experiência do humano como ligada estritamente à linguagem enquanto elemento estruturador do humano, na medida em que este é situado no interior do espaço (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  39
    Quatro estudos recentes de história das ciências médicas e sociologia da saúde no Brasil.Regina André Rebollo - 2004 - Scientiae Studia 2 (1):135-143.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    A Cisão Entre o Mundo da Ciência e o Mundo da Vida: Uma Análise da Revolução Científica e a Crise Das Ciências Em Alexandre Koyré.Caio Souto - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):75-96.
    Este artigo examina a trajetória do pensamento filosófico, histórico e matemático de Alexandre Koyré, destacando a relação com Husserl seja em seus estudos iniciais sobre os paradoxos de Zenão e Epimênides, seja em sua leitura tardia sobre a Revolução Científica, Galileu e Newton. Além disso, explora a evolução do pensamento de Koyré e o impacto sobre as suas concepções teológicas e ontológicas em relação ao realismo matemático. O artigo conclui ressaltando a dualidade entre o mundo da ciência e o mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Comentário a “História da ciência, epistemologia e dialética”: ciência, ontologia e realidade: Marx para além da dialética.Antônio José Lopes Alves - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (2):175-180.
  30. A Lógica e a Narração da Contingência em Hegel.Alberto L. Siani - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Os principais objetivos do artigo podem ser formulados da seguinte forma: a) Hegel tem uma noção forte de contingência. Contingência não é, para ele, a ausência simples de necessidade, tampouco subdeterminidade simples. Contingencia é uma noção original, que tem o mesmo peso e a mesma dignidade lógica e metafísica que a noção de necessidade; b) essa noção forte de contingência é decisiva para a concepção de Hegel de subjetividade na medida em que pode ser remetida a sua filosofia do real. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  30
    A definição foucaultiana de antropologia e os limites da filosofia crítica.Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro & Vitor Vasconcelos de Araújo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):553-577.
    O principal objetivo deste artigo é articular a noção de antropologia, contida na tese complementar de Foucault a História da loucura, Gênese e estrutura da Antropologia de Kant, e em sua obra de 1966, As palavras e as coisas, reconhecendo no uso deste conceito uma cumplicidade teórica entre os dois textos. Em segundo lugar, procuramos entender os motivos que levaram Foucault a abandonar Kant como referência crítica às ciências humanas. Ao desvencilhar-se da filosofia kantiana, o pensador francês é forçado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Themata e pathosformeln: quando a história da ciência e a história da arte revelam afinidades conceptuais.João Barbosa - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):98-111.
    Este artigo apresenta uma análise comparativa de dois conceitos propostos e desenvolvidos em duas áreas muito distintas: o conceito de themata, proposto por Gerald Holton na área de história da ciência para dar conta dos processos de produção e difusão do conhecimento científico, e o conceito de Pathosformeln, proposto por Aby Warburg na área de história da arte para dar conta de importantes continuidades históricas e epocais da produção artística. Apesar dos contextos disciplinares tão distintos em que foram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    O que é, afinal, conhecimento cumulativo?Amélia de Jesus Oliveira - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):822-855.
    Depois dos anos 60, e especialmente depois da repercussão da obra kunhiana, tornou-se comum a distinção entre o ponto de vista continuísta e o descontinuísta na avaliação do desenvolvimento científico. Kuhn passou a ser visto como o grande descontinuísta ao lado de Koyré e Butterfield e foi considerado o causador de uma grande mudança no modo de se conceber o desenvolvimento da ciência. Em diversas abordagens, a noção de continuidade tem sido, muito frequentemente, equiparada à acumulação, que implica necessariamente a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  48
    Guattari: máquinas e sujeitos políticos.Larissa Drigo Agostinho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):103-126.
    Resumo: A partir de uma apresentação do contexto político e social no interior do qual a obra de Guattari se insere, buscamos definir o debate político francês da década de 60, no campo do marxismo, sobretudo do materialismo histórico em torno da questão do sujeito da história. O objetivo deste artigo é explicitar as razões que levam Guattari a romper com o estruturalismo, representado na psicanálise por Lacan e no marxismo por Althusser. A relevância deste texto está na apresentação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  66
    A psicanálise, as ontologias da ciência e o pensamento da existência.Leticia O. Minhot - 2011 - Natureza Humana 13 (2):100-115.
    Dos preguntas articulan las reflexiones contenidas en el presente trabajo: ¿Cuál es el sentido de nuestra vida? y ¿qué sentidos produce el psicoanálisis? La yuxtaposición de ambos interrogantes no debe darnos la idea de que la respuesta a una sirve de fundamento a la otra. La vecindad tiene por objetivo aquí mostrar cómo el psicoanálisis elabora sentidos. La primera pregunta ha sido considerada por algunos como una pregunta sin respuesta. Sin embargo consideramos que la posibilidad de una respuesta depende del (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    Bachelard: o contexto do racionalismo epistemológico na filosofia das ciências.Gabriel Kafure da Rocha, Marina Ferreira de Sousa, Rosimar Emília Xavier de Sousa & Rosimar Emilia Xavier de Sousa - 2018 - Perspectivas 1 (2):34-51.
    O presente artigo pretende esclarecer a problemática da epistemologia como fundamento para a compreensão filosófica das ciências. Para isso, contamos com a visão do filósofo francês Gaston Bachelard (1884-1962), focando principalmente no seu texto O racionalismo aplicado (publicado em 1949) e a sua teoria que busca demonstrar a complexidade presente nas linhas de pensamento construídas na história da filosofia: o empirismo e o racionalismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    Mundo da Vida e Intersubjetividade Linguística À Luz da Teoria Evolutiva de Habermas.Anatoli Konstantin Gradiski - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):82-91.
    Com o conceito de intersubjetividade linguistica Habermas busca compreender como a interação entre os vários sujeitos num discurso os fazem pertencer a um espaço de vivência e de experiências compartilhadas, o que para ele constitui o mundo da vida não apreendido pelas ciências positivas e nem colonizado pelosistema. Paralelo à sua crítica à apreensão positivista do conceito de mundo da vida, ele apresenta uma reconstrução evolutiva da racionalidade, cuja base está na epistemologia genética de Piaget e na teoria do desenvolvimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Fazendo uma oposição ao presenteísmo com o ensino de filosofia e história da ciência.A. I. Chassot - 1998 - Episteme 3 (7):97-107.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    A eficácia da cura em psicanálise: Freud – Winnicott – Lacan.Marcelo De Oliveira & Vera Lúcia Da Silva Alves - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (30):303.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Ciéncia e poder.Marcos Antonio da Silva - 2010 - Prometeus: Filosofia em Revista 3 (6).
    Neste artigo, discuto o processo de constituição e as implicações – epistêmicas e sociais –da ciência, enquanto conhecimento que apresenta pretensões de verdade e validade que determinamuma forma de poder específico que se exerce na sociedade. No âmbito desta problemática assumeimportância a consideração da historicidade, na medida em que esta é determinante para acompreensão da ciência como uma atividade prática que, reflexivamente, provoca e sofre “efeitos”da sociedade. Dito de outra forma isso implica afirmar que a análise da prática científica deve (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contempor'neas nas margens do capitalismo.André Luiz Gonçalves de Oliveira - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1321-1349.
    Cismando com o dualismo cartesiano e seus desdobramentos em práticas e estruturas escolares contemporâneas nas margens do capitalismo Resumo: Esse texto relaciona conceitos que, advindos de áreas do conhecimento diferentes, fundamentam estruturas de subordinação e controle, próprios de muitas práticas e hábitos da vida de diversos povos que habitam as margens do capitalismo moderno e colonialista. Ao articular os desdobramentos trazidos por cada um desses personagens conceituais, nota-se o quanto eles se interseccionam ao fundamentar muito da forma de viver da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Sociologia da ciência: realismo, idealismo e construtivismo.Vicente de Paula Gomes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):292-320.
    A virada neopragmática, crítica avassaladora da função fundante dos saberes autodefendida pela filosofia, radical ao ponto de incluir a própria vertente analítica de onde se originou, é, inexoravelmente, a fronteira atual do conhecimento filosófico, o golpe do movimento neopragmático à filosofia e à razão; contudo, deve ser avaliado como positivo. Ele possibilitou o retorno à consciência das matrizes conceituais genuínas desse saber ao apontar as propostas de superação do impasse: naturalismo estrito, naturalismo fraco, idealismo objetivo, contextualismo. Contribuíram, inquestionavelmente, para esse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  51
    Transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e disciplinaridade na história da ciência.Antonio Augusto Passos Videira - 2004 - Scientiae Studia 2 (2):279-293.
  45.  74
    O relativismo de Kuhn é derivado da história da ciência ou é uma filosofia aplicada à ciência?Alberto Oliva - 2012 - Scientiae Studia 10 (3):561-592. Translated by Alberto Oliva.
  46.  25
    Simbólico, Linguagem e Ética: Lacan, entre Psicanálise e Filosofia.Acílio da Silva Estanqueiro Rocha - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (2):483-512.
    No intuito de dilucidar o "simbólico", "linguagem" e "ética" revelam-se instâncias incontornáveis na articulação entre filosofia e psicanálise, pelo que o autor do presente artigo recorre essencialmente aos escritos de Jacques Lacan em ordem à prossecução desse fim. Assumindo a obra de Lacan na sua condição de controversa, inovadora e dissidente, o artigo analisa até que ponto a proclamação lacaniana de um "retorno a Freud" equacionou de um modo novo o acesso ao simbólico e à questão da linguagem, nomeadamente graças (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  39
    O que é filosofia da psicanálise?Luiz Roberto Monzani - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):11-19.
    A questão que se põe é: o que se entende pela expressão Filosofia da Psicanálise? Pode-se, em primeiro lugar, ficar espantado com essa pergunta, porque, ao menos, genericamente, essa expressão deve possuir um significado muito aparentado às expressões tais como: filosofia das matemáticas, filosofia da física, filosofia da biologia etc, a respeito do que não faltam exemplos de trabalhos sérios e bem sucedidos. Pensando as coisas assim, a filosofia da psicanálise, assim como a filosofia das matemáticas etc., nada mais seria (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Tradução: Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos.Martial Gueroult - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1).
    Sendo, como a ciência, um esforço para conhecer e compreender o real,a filosofia institui, como ela, uma problemática. Todas as grandes doutrinas podem se caracterizar a partir de problemas: problema do uno e do múltiplo entre os pré-socráticos; problema da possibilidade da ciência e da predicação em Platão; problema das causas primeiras, da demonstração, do método geral das ciências da natureza em Aristóteles; problema do fundamento da física matemática em Descartes; problema do fundamento da possibilidade das ciências e da metafísica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se em pesquisadores (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    As contribuições de Peregrino da Silva para a gênese da Ciência da Informação.Richele Grenge Vignoli - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6948.
    O objetivo deste estudo é salientar que a perspectiva histórica brasileira da Ciência da Informação pode ser compreendida por meio dos esforços do bibliotecário Manuel Cícero Peregrino da Silva a partir de 1898 e de suas ações na Biblioteconomia, Bibliografia e Documentação. Essas ações foram cruciais para o que viria a ser a Ciência da Informação no Brasil, anos mais tarde. A pesquisa traz também, apontamentos acerca da perspectiva de criação da Ciência da Informação no Brasil a partir do desenvolvimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 956