Results for 'Lutas sociais'

972 found
Order:
  1. HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais.Mateus Salvadori - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):189-192.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Luta Por Reconhecimento: A Filosofia Social Do Jovem Hegel Segundo Honneth.Herbert Barucci Ravagnani - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):39-57.
    A discussão filosófica contemporânea acerca dos conflitos sociais se encontra pautada pelas contrariedades da configuração política atual que, um tanto quanto não encerrada exclusivamente pelos conflitos de classe, se manifesta sob o signo do não reconhecimento de diferenças culturais, de gênero, de raça, étnicas e de orientação sexual. É nesse sentido que se justificam as tentativas de atualização de um modelo teórico que centralize a noção de reconhecimento, tal como fizera o jovem Hegel, para a compreensão dessas novas (...) sociais. Portanto, neste artigo procurou-se examinar a influência do pensamento do jovem Hegel na elaboração da teoria do reconhecimento de Axel Honneth, o principal sistematizador de uma atualização do modelo hegeliano, tendo por objetivo evidenciar a importância de se examinar as fontes teóricas que propiciaram o instrumental categorial do reconhecimento. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Estruturas e fundamentos sociais: a leitura honnethiana de Habermas.Hélio Alexandre da Silva & Herbert Barucci Ravagnani - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):155-178.
    O presente artigo pretende sublinhar, na forma de breves apontamentos gerais, os contornos mais amplos da crítica de Honneth a alguns aspectos do pensamento habermasiano. Tal crítica é norteada especialmente por uma investigação dos critérios morais e normativos das lutas sociais que Honneth recupera, por meio de uma apropriação crítica do pensamento do jovem Hegel. O ponto central defendido por Honneth é que as possibilidades da experiência interativo-comunicativa não podem ser resumidas ou tomadas exclusivamente na interação linguística, nem (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Ação Coletiva Política e Luta Por Reconhecimento: A Atuação da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) Na Defesa de Outras Modalidades de Famílias.Elias Santos Serejo, Danila Cal & Leandro Rodrigues Lage - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):85-105.
    A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) é uma entidade que luta pelo reconhecimento das populações cujo núcleo é formado por sujeitos LGBTQIA+. A instituição busca representar os anseios e expectativas dessas famílias em diferentes âmbitos sociais, assim como combater os desrespeitos e preconceitos advindos de um sistema heterossexista. Este trabalho busca compreender como a Abrafh mobiliza as dimensões do afeto e da solidariedade na luta política. Para isso, entrevistamos quatro representantes do primeiro conselho diretor. Por meio de uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Luta por outro reconhecimento.Polyana Tidre - 2023 - Princípios 30 (62).
    Esta contribuição tem por intuito apresentar duas críticas feitas à teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Primeiramente, será exposta a crítica feita por Jacques Rancière em Recognition or disagreement às concepções de “reconhecimento” e “luta por reconhecimento” honnethianas. Mostrar-se-á em que medida, para Rancière, tais concepções, podendo ser entendidas como “identitaristas” e pressupondo uma noção de relações sociais marcadas por reciprocidade ou simetria, fracassariam na reivindicação por “uma forma mais larga de universalismo”. Em seguida, será apresentada a crítica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    O papel dos movimentos sociais rurais na trajetória do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).Indaia Dias Lopes - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (2):102-119.
    Este trabalho tem como objetivo identificar a atuação dos movimentos sociais rurais nas diferentes etapas do Pronaf, buscando identificar a atuação da Fetag-RS e da Fetraf-Sul no programa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de livros, artigos científicos e legislação. As políticas públicas constituem-se no resultado de construções e conflitos sociais e, nessa perspectiva, o Pronaf foi construído a partir de um longo processo de lutas, reivindicações, acontecimentos e várias outras (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  37
    Claude Lefort: Democracia e Luta por Direitos.Silvana de Souza Ramos - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (2):217-234.
    RESUMO: Tendo como eixo organizador o debate acerca da noção de direitos do homem e do cidadão e a eficácia destes no que se refere à luta política por novos direitos, o artigo investiga o caráter inovador da democracia moderna. Em sua abordagem do tema, C. Lefort combate três teses: a de que a defesa de direitos humanos universais representaria um perigo à política vigorosa, instituída em Estados benevolentes; a de que esses direitos seriam a expressão mais acabada da ideologia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    A luta por reconhecimento em Falas de Orgulho.Ercio Sena & Marcela Vouguinha - 2025 - Logos: Comuniação e Univerisdade 31 (3):155-168.
    Este artigo analisa o programa Falas de Orgulho da TV Globo, que promove e destaca vozes da comunidade LGBTQIA+. Utilizando a teoria do reconhecimento de Axel Honneth, o estudo examina como essas representações refletem as complexidades das relações sociais, culturais e organizacionais, bem como os limites da narrativa midiática na problematização do reconhecimento da comunidade LGBTQIA+. A análise crítica do programa reflexiona como o debate sobre o reconhecimento pode desafiar e potencialmente transformar práticas sociais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  3
    Origem dos conflitos sociais.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7368.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a origem dos conflitos sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem a conflitos sociais. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Judith Buttler e a não-violência como força política e ética na luta pela igualdade.Irandina Afonso - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):99-114.
    A não-violência não se reduz a uma posição moral individualista. Como luta coletiva contra a violência sistémica ou instituída configura uma forma efetiva de agência e de poder político com um compromisso ético global pela igualdade. Sob esta perspetiva, a sua análise proporciona outros entendimentos de indivíduo, da igualdade e dos fundamentos dos laços sociais, noções que se redesenham no âmbito de um mundo social cada vez mais interdependente.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Representações femininas e as lutas pela emancipação por meio da educação e da escrita.Cassandra Rúbia Marques da Silva & Luciene Maria Bastos Bastos - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):1891-1916.
    Este trabalho visa discutir as representações femininas e o trajeto histórico da mulher em busca de emancipação mediante a instrução e a escrita. Tal discussão se insere no processo de expansão das fontes e dos objetos históricos. Este trabalho foi fundamentado na abordagem da História Cultural, tendo como referencial teórico fundamental o historiador Roger Chartier. Aqui também se objetiva compreender como as representações contribuíram para a construção dos papeis sociais femininos, bem como entender sua influência na manutenção/ transgressão desses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  44
    Ainda a questão de gênero – determinação ou luta Por reconhecimento?Helgis Torres Cristófaro & Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):29-42.
    Este texto pretende apresentar algumas posições sobre o problema do gênero, na modernidade. Partindo do diagnóstico de Foucault de que os processos de constituição e de produção do sujeito implicariam ter um modelo de autodeterminação de si, buscamos pensar o problema do gênero por duas vertentes: por um lado, uma proposta de Butler, em que a sexualidade não poderia ser determinada, pois ela sempre resistiria a qualquer forma de normatização; por outro, uma luta por reconhecimento da individualidade que procura incluir (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    A Formação Política Como Totalidade Nos Movimentos Sociais Populares: A Experiência Do Território Serrinha.Wandick Nogueira Maciel & Hildemar Luiz Rech - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):94-110.
    Na crise estrutural do capital, iniciada na década de 1970, foi inaugurado o chamado capitalismo neoliberal, no cerne do qual o tema da formação política parece ter assumido destacada importância. Em sua radicalidade emancipatória, a formação política encontra-se inextrincavelmente vinculada à luta dos movimentos sociais populares, atravessando, portanto, a totalidade das atividades desenvolvidas pelos sujeitos coletivos em movimento. O objetivo do artigo é tecer algumas considerações sobre o tema da formação política no interior dos movimentos sociais populares. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    Inovação, políticas públicas de apoio e seus impactos sociais: resgate teórico sobre os temas.Alexandre Aloys Matte Júnior - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):78-93.
    Apesar de as políticas públicas de apoio a inovação priorizarem o desenvolvimento das organizações, é necessário entender que seu impacto dá voz à população e possibilita inovações capazes de impactar de forma positiva o desenvolvimento social regional. Assim, este artigo tem como objetivo avaliar a importância da formulação de políticas regionais e iniciativas voltadas à inovação e impacto destas sobre atores sociais. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, valendo-se de consulta à periódicos e livros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  64
    Silêncios e diálogos: o catolicismo e a defesa dos direitos sociais e humanos ante à intolerância política da ditadura militar no Brasil (1964-1985). [REVIEW]Lucília de Almeida Neves & Mauro Passos - 2004 - Horizonte 3 (5):67-81.
    Os anos 1964-1985 se caracterizam pela mobilização popular e pela emergência de uma poderosa vontade de mudança social. Queria-se uma libertação das opressões históricas que a maioria do povo vinha sofrendo. Paradoxalmente, foi um tempo de autoritarismo e desrespeito aos direitos sociais e humanos. Este trabalho pretende analisar o movimento do catolicismo brasileiro, especialmente sua luta por esses direitos. Diversos aspectos atuam e influenciam no contexto político-religioso desse período. A reconstrução do significado desse movimento valeu-se de ampla documentação. Apesar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Os ilegalismos e o estatuto das lutas políticas em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):117.
    No curso La société punitive, Michel Foucault indica até que ponto as lutas em torno do poder político produzem efeitos de realidade. Um deles é o nascimento de um novo sistema de penalidade no começo do século XIX. Ele surge de uma reconfiguração das lutas políticas em relação ao século XVIII. O conceito explicativo que fundamenta essa reconfiguração é o de ilegalismo, retomado mais tarde em Vigiar e punir. No século XVIII, ele designa um conjunto de transgressões de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  30
    A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica. [REVIEW]Leno Francisco Danner, Fernando Danner, Agemir Bavaresco & Julie Dorrico - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    Criticamos, no artigo, duas exigências fundamentais postas pelo paradigma normativo da modernidade como condição da crítica, da reflexividade e da emancipação, a saber, a racionalização epistemológica dos sujeitos, das práticas e dos valores como critério da justificação e da validade, e o procedimentalismo imparcial, neutro, formal e impessoal como práxis da fundamentação ético-política. Argumentaremos que essas duas exigências teórico-práticas levam a dois graves problemas para uma teoria social crítica e para uma práxis política emancipatória relativamente à modernidade: primeiro, sujeitos epistemológico-políticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    Racismo estrutural no Brasil: a luta por uma sensibilidade do mundo decolonial.Janayna Alves de Sousa & Josenildo Campos Brussio - 2023 - Odeere 8 (1):264-284.
    O presente trabalho aborda questões conceituais sobre o racismo no Brasil relacionadas ao processo histórico de colonização, destacando a criação de um imaginário coletivo hegemônico, eurocêntrico, patriarcal, reproduzido pela ideologia dominante e reforçado por práticas racistas nas relações sociais. Por outro lado, trazemos a decolonialidade como uma ruptura epistemológica que procura romper com as ideologias coloniais dominantes que imperam sobre o pensamento ocidental e aponta saídas para o enfrentamento do racismo estrutural. O aporte teórico se dá pelo olhar decolonial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Entre a Economia Moral e a Utopia Do Trabalho Soberano. Pressupostos da Teoria Política e, Salvo Engano, Crítica de Axel Honneth.Gustavo Cunha - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):55-75.
    No presente artigo procuro apresentar o que Axel Honneth chamou, em sue debate com Nancy Fraser, de “um nível mais baixo” da análise dos conflitos sociais. Essa dimensão, que Honneth procura apresentar como assentada sobre expectativas normativas de sujeitos envolvidos em lutas sociais e reivindicações por respeito individual e reconhecimento de suas reivindicações morais, será primeiro apresentada no âmbito da teoria do reconhecimento de Honneth e posteriormente remetida a trabalhos de dois autores que o influenciaram, Edward P. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  27
    The apolitical social contract: Contemporary democratic politics beyond depoliticized social contract.Danner Leno - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):101-123.
    ABSTRACT This article provides a criticism of the apolitical starting point of social contract theories through the analysis of Rawls's original position and Habermas's idea of complex society, arguing that such depoliticized starting point leads to the refusal of the centrality of social struggles between classes as the basis of streamlining social evolution and institutional constitution. In order to achieve political agreement, it erases and even eliminates the struggles between social classes, the status quo and the social-political differences between social (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Agroecologia e Identidade Quilombola: a agroecologia na construção da identidade sociocultural da Comunidade Quilombola de Rincão dos Negros – Rio Pardo/RS.Erica Karnopp, Alessandra de Quadros & Marco André Cadoná - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (1):128-154.
    O artigo apresenta uma análise sobre o significado sociocultural de práticas agroecológicas em Comunidades Quilombolas. Tomando como referência a Comunidade Rincão dos Negros, localizada no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, indica-se que as práticas agroecológicas se inserem num contexto de resistências e de afirmação da identidade sociocultural das Comunidades Quilombolas. Na Comunidade Rincão dos Negros, o manejo de saberes e de práticas tradicionais, comprometidos com a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade, remete a diferentes formas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  8
    Os direitos humanos à luz de O capital Elementos para uma aproximação (Parte 01).Vinícius Casalino - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):336-366.
    O artigo procura compreender a natureza dos direitos humanos à luz de O capital, de Karl Marx. Sustenta a hipótese de que tais direitos devem ser analisados sob a óptica da esfera da circulação mercantil em conexão com a esfera da produção do mais-valor. A partir da noção de interversão das leis de produção mercantil em leis de apropriação capitalista, busca demonstrar como os direitos humanos devem ser compreendidos através da articulação entre identidade formal dos sujeitos de direito e diferença (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Entre o normativo e o imanente.Odair Camati - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (2):1-14.
    O presente artigo se propõe a verificar se é possível derivar uma teoria da justiça no pensamento de Axel Honneth. Para isso a pergunta que norteia o texto é: como fundamentar normativa e socialmente uma teoria da justiça no pensamento de Axel Honneth? A tese a ser defendida é que é possível derivar uma teoria da experiência da injustiça no pensamento de Honneth, pois seu desenvolvimento teórico nos permite identificar experiências de não reconhecimento que levam ao desenvolvimento de lutas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Jacques Rancière e o sujeito dos direitos do homem.Luiz Felipe Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:197-209.
    Neste artigo discuto a proposta de definição do sujeito dos direitos do homem no pensamento de Jacques Rancière. Inicialmente, examino a crítica de Rancière de que Arendt despolitiza os direitos humanos em função de seus pressupostos aristotélicos. Depois, explico como Rancière reconceitualiza a relação entre o humano e o político para entender a política de direitos humanos em termos estratégicos e não existenciais. Argumento que fornece uma base mais adequada para a compreensão da política de direitos humanos do que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal. [REVIEW]Rubens Luiz Rodrigues - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020019.
    O presente artigo pretende analisar as propostas de escolarização de adultos em Portugal, no período demarcado entre os anos de 1974 a 1986. As lutas sociais impulsionadas pela revolução de 25 de abril de 1974 potencializaram propostas de escolarização de adultos orientadas pelas concepções de mundo, pelos valores políticos e pelas tradições socioculturais da classe trabalhadora. Destaca-se a crítica à concepção reducionista, supletiva e aligeirada da escolarização de adultos, bem como a permanência de um ensino voltado para a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Climate change and Southern theologies. A Latin American insight. (As alterações climáticas e as teologias do sul. Uma visão da América Latina) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p45. [REVIEW]Guilhermo Kerber - 2010 - Horizonte 8 (17):45-55.
    A luta pela justiça e libertação encontra-se no centro dos movimentos e das reflexões teológicas latino-americanas há décadas. De que modo os movimentos sociais, os líderes políticos, os teólogos e os cristãos tratam atualmente os desafios da mudança climática? Como eles os relacionam no contexto global? O presente artigo, baseado numa apresentação feita pelo autor para uma audiência nórdica européia apresenta a gênesis e a matriz das teologias latino-americanas e alguns de seus principais expoentes como Leonardo Boff, Juan Luis (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    A política democrática entre institucionalização e espontaneidade: apontamentos a partir da teoria da modernidade de Habermas.Leno Francisco Danner - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):798-834.
    Neste artigo, critico a estratégia metodológico-programática, por parte da teoria da modernidade de Jürgen Habermas e de seu consequente procedimentalismo jurídico-político, em termos de utilização da correlação entre teoria de sistemas e teoria normativa como base para o entendimento-enquadramento da modernização ocidental, o que leva a um duplo problema: primeiro, ao fato de que os sistemas sociais são estruturas lógico-técnicas, de caráter autorreferencial, auto-subsistente, autônomo e fechado em relação ao mundo da vida, marcados basicamente por racionalidade instrumental e dinamizados (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    Formas de Subjetivação de Uma Professora.Marluce Pereira da Silva & Cássio Eduardo Rodrigues Serafim - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6:45-56.
    O artigo reflete sobre os modos como os discursos constituem realidades sociais e subjetividades nos processos de lutas simbólicas e materiais por imposição de significados e discute os modos como uma professora negra organiza microlutas discursivas na tentativa de constituir-se enquanto sujeito. Para tanto, utilizam-se os estudos foucaultianos para analisar o fenômeno do poder e as técnicas de resistência a esses fenômenos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    Coronelismo. Interpretações controversas.Cícero Jose Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):33-38.
    [...] Nas Ciências Sociais, a participação política do homem do campo na disputa eleitoral é interpretada divergentemente por alguns trabalhos antropológicos e políticos. Não se deve, porém, restringir os estudos sobre esta questão teórica apenas a estas duas abordagens, pois existem outros trabalhos que, apresar de não se filiarem a tais interpretações, também se posicionaram sobre a entrada do trabalhador rural na luta eleitoral. As análises abordam as relações entre atores de diferentes classes sociais. Tais interpretações visualizaram a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    A Questão da Verdade Em Richard Rorty.Etinete Nascimento Gonçalves - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:30-47.
    O objeto deste artigo é a investigação das influências do neopragmatismo na educação, tomando como base o pensamento de Richard Rorty. Identifica algumas convergências entre a cultura pós-moderna e o neopragmatismo, especialmente quanto ao fim das metanarrativas, no sentido de reconhecer as alterações na educação daí decorrentes. Tem como foco de investigação principal a questão da verdade, que se relaciona diretamente com as atividades educacionais, como as discussões em torno de currículos escolares. Apresenta algumas das consequências pedagógicas e políticas decorrentes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O ensino de sociologia em debate: Entrevista com amaury cézar Moraes.Amurabi Oliveira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):239-252.
    O Ensino de Sociologia tem se tornado um tema cada vez mais discutido amplamente no campo das Ciências Sociais e da Educação, especialmente a partir de 2008, quando a disciplina é reintroduzida no currículo escolar em nível nacional. A trajetória de Amaury Cesar de Moraes está diretamente ligada ao debate em nível nacional, uma vez que esteve envolvido nas lutas pela reintrodução da disciplina, tendo sido um dos elaboradores das Orientações Curriculares Nacionais de Sociologia, publicadas em 2006, fundador (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  32
    Axel Honneth e a sua teoria plural da justiça.Paulo Vitorino Fontes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32882.
    Axel Honneth desenvolve o conceito de reconhecimento, encarado como uma necessidade fundamental do ser-humano, de forma a constituir-se no núcleo de uma teoria da justiça que procura especificar as condições intersubjetivas de autorrealização individual. Apresenta-se uma teoria da justiça assente na reconstrução das práticas e condições de reconhecimento já institucionalizadas, analisando as instituições sociais em um sentido amplo. Pretende-se aproximar a concepção normativa da justiça da análise sociológica das sociedades modernas, através da reconstrução normativa e ao colocar a ênfase (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  19
    Apresentação do Dossiê Governo das diferenças e as cartografias do ingovernável na educação.Pedro Angelo Pagni & Divino José da Silva - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):23-30.
    1 Os artigos reunidos em torno deste título, retratam a segunda parte das discussões ocorridas nas mesas redondas do VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia, ocorrido de 27 a 29 de agosto de 2019, na UNESP, Campus de Marília/SP. Agradecemos a FAPESP, CAPES pelo apoio financeiro que nos possibilitou a apresentação dos resultados da proposta. O presente Dossiê tem como tema o governo das diferenças empreendidos pelas políticas estatais no neoliberalismo, as quais têm repercussão na educação. As reflexões aqui (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  49
    O Papa leão XIII E a libertação dos escravos no brasil.Ivanaldo Santos - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 16-24.
    O objetivo do presente estudo é apresentar o debate travado por Leão XIII sobre a libertação dos escravos no Brasil. Afirma-se que a libertação dos escravos, no Brasil e nos demais países das Américas, não significou o fim dos problemas e conflitos sociais que os negros e seus descendentes historicamente enfrentaram, mas o início de um novo ciclo de lutas e conquistas sociais e políticas. No entanto, não se pode negar que a luta pelo fim do sistema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    FORMAÇÃO E COMPETÊNCIA: os desafios do serviço social.Elivete Cecília de Andrade - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):235-245.
    Este texto apresenta alguns aspectos significativos que marcaram o processo de formação dos assistentes sociais do Curso de Serviço Social de Tubarão, Santa Catarina. Através da análise de sua trajetória, evidenciamos as lutas instauradas e as relações estabelecidas com o campo do poder, as quais estão associadas à trajetória do referido curso.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  28
    Democracia em crise: biopolítica e governamento neoliberal de populações.André de Macedo Duarte - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):527-562.
    Resumo: Este texto discute a hipótese de que a crise das democracias contemporâneas é indissociável de dois fenômenos políticos distintos, porém correlatos, analisados a partir das teorizações de Michel Foucault sobre a biopolítica e o neoliberalismo: a) a crescente disseminação de atos e discursos de violência, de ódio e de preconceito contra populações vulneráveis, obedecendo à lógica biopolítica da proteção da vida de alguns ao custo da exposição à morte de vastas parcelas da população; b) a disseminação de políticas neoliberais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  33
    Políticas de reconhecimento na concepção de Nancy Fraser: Questões de justiça ou boa Vida?Nélio Lustosa Santos Júnior - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):1-11.
    O reconhecimento é uma das principais categorias da Teoria Crítica contemporânea. Nos movimentos sociais atuais, a centralidade da redistribuição material, nos moldes do socialismo, foi trocada pela luta por reconhecimento. Com tal mudança de foco, a cultura e a economia política foram colocadas em polos dissociados. Nancy Fraser, diante desse cenário, propõe conciliar as políticas de reconhecimento e redistribuição em uma ampla teoria de justiça. No entanto, a articulação de ambas se torna complexa diante de suas vinculações no âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  27
    Racismo, Machismo e Opressão de Classe.José Cândido Rodrigues Neto & Maria Claudia Coutinho Henrique - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este trabalho é de natureza bibliográfica e de revisão de literatura e tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as reinvindicações sociais que estão na pauta de grupos que por vezes foram negligenciados por discursos hegemônicos da sociedade. As reinvindicação destes grupos buscam dar visibilidade a lutas por reconhecimento de direitos básicos das mulheres, das pessoas negras, da classe trabalhadora, e de outras vozes que são silenciadas pelo totalitarismo dos discursos hegemônicos. Buscaremos utilizar estudos de Stuart Hall, Homi (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Reforma Agrária no Governo FHC: perfil, tensões, número de famílias assentadas e áreas obtidas.Fabiano Coelho - 2016 - Dialogos 20 (2):179.
    O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso teve papel relevante na consolidação de políticas voltadas ao campo e ao processo de reforma agrária no Brasil. O objetivo do artigo é refletir sobre o perfil e as tensões envoltas na política de reforma agrária do governo FHC, e os desdobramentos dessa política face ao número de famílias assentadas e áreas obtidas para fins de reforma agrária no Brasil. Utiliza-se como fonte textos de pesquisadores que estudaram os caminhos e descaminhos da reforma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  40
    O Papa leão XIII E a libertação dos escravos no brasil.Dr Ivanaldo Santos - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):16-24.
    O objetivo do presente estudo é apresentar o debate travado por Leão XIII sobre a libertação dos escravos no Brasil. Afirma-se que a libertação dos escravos, no Brasil e nos demais países das Américas, não significou o fim dos problemas e conflitos sociais que os negros e seus descendentes historicamente enfrentaram, mas o início de um novo ciclo de lutas e conquistas sociais e políticas. No entanto, não se pode negar que a luta pelo fim do sistema (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Stories from the perspective of Eastern cultural complex: taking Mulan as an example.Fangfang Ding - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400181.
    Resumo: Como uma pérola brilhante na cultura tradicional chinesa, Mulan está profundamente enraizada no coração das pessoas com sua imagem única de heroína feminina. Este trabalho busca retratar a experiência lendária da luta heroica de Hua Mulan, no exército, no lugar de seu pai, e integrar os elementos centrais de família, honra, lealdade, dentre outros, no contexto da cultura oriental, de modo que a história tenha profunda herança cultural. O artigo mostra, em primeiro lugar, o complexo cultural oriental que está (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas.Maurício Fernandes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:258-273.
    O conceito de emancipação é central à práxis formativa da Licenciatura em Educação do Campo e expresso em seus documentos fundacionais, ainda no marco das exigências dos movimentos sociais. A Educação possui potenciais emancipatórios que apresentam dificuldades nas sociedades contemporâneas devido a uma reificação gradativa da própria Educação, porém, aqui defendemos que, no âmbito da Educação do Campo, esses potenciais permanecem não reificados e latentes, dadas a condição de irrupção de uma subjetividade campesina e a relação intrínseca entre uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    Liberdade social e forma de vida democrática em Honneth.Luiz Repa - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    O artigo pretende desdobrar o conceito honnethiano de liberdade social e, em especial, seu vínculo com a ideia de democracia como forma de vida, tendo com objetivo sublinhar seus potenciais críticos para a compreensão dos conflitos sociais, mas também seus obstáculos e encurtamentos de perspectiva. Defende-se que as duas noções – liberdade social e democracia como forma de vida – configuram interesses substantivos para a compreensão das lutas e dos conflitos sociais, articulando-a segundo as três dimensões da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  29
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    Solidariedade ou reconhecimento? - Perspectivas de Richard Rorty E Axel Honneth.Rahra Carvalho de Araújo - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):100-113.
    Este artigo se destina a investigar a concepção do termo solidariedade em Richard Rorty e Axel Honneth, buscando apresentar as possíveis semelhanças e divergências de perspectivas tendo como parâmetro o progresso social. Richard Rorty aponta a solidariedade como uma troca de relações práticas intersubjetivas, sem apegos a tradição metafísica e a epistemologia. O autor nos propõe fugir de qualquer tentativa de fundamentalismos e buscas por verdades absolutas que venham guiar a noção de mundo dos indivíduos e fundamentar suas ações. Tal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Solidariedade ou reconhecimento? - Perspectivas de Richard Rorty E Axel Honneth.Rahra Carvalho Araújo - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):100-113.
    Este artigo se destina a investigar a concepção do termo solidariedade em Richard Rorty e Axel Honneth, buscando apresentar as possíveis semelhanças e divergências de perspectivas tendo como parâmetro o progresso social. Richard Rorty aponta a solidariedade como uma troca de relações práticas intersubjetivas, sem apegos a tradição metafísica e a epistemologia. O autor nos propõe fugir de qualquer tentativa de fundamentalismos e buscas por verdades absolutas que venham guiar a noção de mundo dos indivíduos e fundamentar suas ações. Tal (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica.Campello Filipe - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):104-126.
    Ao longo das últimas duas décadas, a amplamente repercutida proposta teórica desenvolvida por Axel Honneth sugere um modelo de racionalidade que, contudo, permanece em larga medida ainda implícito. No presente artigo, proponho que a abordagem de Honneth sugere o que podemos entender como uma virada afetiva na teoria crítica. Para tanto, desdobro minha exposição em quatro passos. Primeiramente, apresento como a categoria do reconhecimento, a partir do sentido adotado por Honneth de uma “transcendência-imanência” da teoria social, mostra-se como uma crítica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  20
    Marx, maquinaria e grande indústria: o desenvolvimento tecnológico no Livro I de Das Kapital.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):36-55.
    O presente trabalho recupera a reflexão de Marx, acerca do desenvolvimento tecnológico, com base no seu famoso 13.º capítulo “Maquinaria e grande indústria”, pertencente ao Livro I de Das Kapital. Ao longo deste trabalho serão sucintamente analisadas questões fundamentais como a da acumulação de capital, a concorrência e a compulsão por mais-valia, o papel da luta de classes face a isto e a maneira como as relações sociais vigentes influenciam o desenvolvimento tecnológico. No final destrinçam-se as contradições da tecnologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 972