Results for 'Mídia'

132 found
Order:
  1. A Postcolonial Reading of Nikolai Gogol’s Taras Bulba.Midia Mohammadi & Ali Salami - 2021 - University of Chitral Journal of Linguistics and Literature 4 (2):131-143.
    The sixteenth-century Cossacks became the favourite topic of Ukrainian authors of the nineteenth century who dealt with national and individual identity issues. Nikolai Gogol, the celebrated Russian author who had Ukrainian origin and was born in a Cossack village, wrote the epic romance of Taras Bulba, which narrated the story of Cossacks and their struggle for preserving their independence. While the work has been previously studied under the light of postcolonial theoretical framework, using the concepts developed by Homi Bhabha to (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Mídia, violência simbólica E direitos de nacionalidade: Por que os cinco maiores campeões olímpicos são também os membros permanentes do conselho de segurança da onu?Andrei Cesário de Lima Albuquerque - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    MÍDIA, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DIREITOS DE NACIONALIDADE: POR QUE OS CINCO MAIORES CAMPEÕES OLÍMPICOS SÃO TAMBÉM OS MEMBROS PERMANENTES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU?
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  23
    Interseções e interações entre mídia, religião e mercado: um objeto dinâmico e instigante (Intersections and interactions between media, religion and market: a dynamic object and thought-provoking).Magali do Nascimento Cunha - 2014 - Horizonte 12 (34):284-289.
    Interseções e interações entre mídia, religião e mercado: um objeto dinâmico e instigante (Intersections and interactions between media, religion and market: a dynamic object and thought-provoking) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p284 Editorial - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    A mídia e a construção das celebridades: uma abordagem praxiológica.Paula Guimarães Simões - 2009 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):67-79.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    A mídia como espaço formativo· do sujeito adolescente.Rosa Maria Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):333-348.
    Apresentam-se aqui as conclusões de uma pesquisa em que foram analisados dois programas de televisão, um encarte de jornal e uma revista - todos destinados ao público adolescente. A análise, feita a partir de um referencial teórico baseado nos conceitos de sujeito, poder e discurso, da obra de Michel Foucault, permite qualificar a mídia como um "espaço formador de sujeitos'', basicamente porque seus discursos e as práticas que instauram constituem um modo especifico de "ser jovem" e se inscrevem numa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    A mídia digital no campo do poder: entre as massas e a comunicação dominante.Jeancarlo Pontes Carvalho - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A obra “No Enxame: Perspectiva do Digital” de Byung-Chul Han faz uma reflexão sobre o campo da mídia digital apresentando-o metaforicamente como uma janela, não apenas para que possamos assistir os acontecimentos do mundo de maneira passiva, como também uma porta que se comunica com outras moradias e pessoas ativamente, embora sem que haja possibilidade de intermediadores, o que justifica as suas potencialidades constitutivas, bem como os seus perigos. Para tanto, o autor aponta que há uma transformação nas relações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Cultura da mídia, cultura do consumo: imagem e espetáculo no discurso pós-moderno.Rose de Melo Rocha & Gisela G. S. Castro - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (1):48-59.
    Esse artigo discute a intensa imbricação entre mídia, cultura e consumo, tomando esta articulação como um aspecto central no contexto contemporâneo. Será analisado o papel do entretenimento e das paisagens audiovisuais como principais produtos da cultura midiática, sendo a espetacularização e a estetização do cotidiano entendidos como eixos organizadores dos padrões econômicos e socioculturais do mundo atual. Discutiremos a centralidade da visualidade na pós-modernidade, sem descurar da forte pregnância da sonoridade e da escuta nas nossas práticas culturais. Sendo assim, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A ética, comunicação E mídia: A responsabilidade midiática sob O aspecto constitucional.Andréa Gersósimo Mussato, Dilson Florencio Rodrigues & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    A ÉTICA, COMUNICAÇÃO E MÍDIA: A RESPONSABILIDADE MIDIÁTICA SOB O ASPECTO CONSTITUCIONAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Esfera pública, mídia E cidadania.Antonio Teixeira de Barros - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):87-111.
    Considerações sobre as categorias de público e privado, com vistas a uma abordagem mais ampla sobre a relação entre esfera pública, mídia e cidadania no Brasil contemporâneo. Para tanto, remete-se ao legado teórico de Hannah Arendt e Habermas, a fim de fundamentar a caracterização do momento pós-burguês da Esfera Pública e o panorama atual.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    Política, carisma, poder e mídia: lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus.Jadir Gonçalves Rodrigues - 2008 - Horizonte 7 (13):39-68.
    No presente artigo, pretendemos discutir algumas possibilidades e limites das categorias de Política, carisma, poder e mídia no conjunto de lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus. As leituras acadêmicas já concluídas sobre desenvolvimento histórico dessa Igreja trabalham com a idéia de que foi o contexto de crise política, social e econômica presente nas décadas de 1970 e 1980 que propiciaram as condições adequadas ao surgimento e expansão da IURD no Brasil. Propomos uma análise que enfatize a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  32
    (2 other versions)Mídia, gestos e sociedade diálogos entre Vilém Flusser e Fred Forest.Priscila Arantes - 2009 - Flusser Studies 8.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    Mídias táticas: os fanzines como fontes para a pesquisa histórica - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1014.Edwar De Alencar Castelo Branco - 2015 - Dialogos 19 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Evangelização, mídia e marketing: provocações ao debate - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p402.Afonso Tadeu Murad - 2014 - Horizonte 12 (34).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Estratégias de internacionalização da mídia brasileira.Eula Dantas Taveira Cabral - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):73-83.
    The internationalization strategies are analyzed in this article in order to understand the power of the Brazilian media. The study is based on bibliographic and documental research, interviews and case studies. It comes to the following findings: Brazilian media groups need a better understanding of their performance in the local and the international scenario; they must know and respect all legislation, as well as their local insertion, and the public targeted to validate their necessities.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A contribuição Das mídias sociais para O reconhecimento Das uniões estáveis no brasil.Arthur Barreto Chaves Ferreira - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    A CONTRIBUIÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O RECONHECIMENTO DAS UNIÕES ESTÁVEIS NO BRASIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A “guerra contra o terror”: mídia e terrorismo na Indonésia, na Malásia e em Cingapura.Sonia Ambrosio de Nelson - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):60-72.
    Assim como em outras partes do mundo, a situação midiática na Ásia sofre a influência dos poderes políticos, econômicos e culturais, refletidos em uma variedade de sistemas de funcionamento da mídia. Este artigo é trecho de tese de doutorado defendida em 2007 e analisa os discursos jornalísticos em três jornais (da Indonésia, da Malásia e de Cingapura) referentes aos atentados de Bali em 2002; contra o hotel JW Marriott em Jacarta em 2003; contra a embaixada da Austrália em Jacarta (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Habilidades sociais e uso de mídias sociais por adolescentes no ensino médio.Ilana Andretta, Luana Thereza Nesi de Mello, Bianca Ledur, Myllena Diessy da Silva & Vanessa Trintin- Rodrigues - 2021 - Aletheia 54 (2):44-54.
    As mídias facilitam as aprendizagens e oportunizam a expressão das Habilidades Sociais dos estudantes. Este estudo objetiva caracterizar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e as Habilidades Sociais de 456 estudantes de escolas privadas do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos, Questionário de Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação e Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes Del-Prette. O celular/ smartphone e as redes sociais foram as principais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. O surfe brasileiro e as mídias sonora e audiovisual nos anos 1980.Rafael Fortes - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):90-105.
    Esporte midiático por excelência, o surfe estabeleceu uma série de relações com a cultura (música, televisão, cinema), incluindo imbricações com a cultura pop. Estas manifestações foram fundamentais para a divulgação da modalidade e a construção de uma imagem em torno da mesma para o público externo, assim como a discussão e a configuração de valores para os membros de sua subcultura. No Brasil, este processo teve notável força durante a década de 1980. O artigo mapeia as imbricações entre surfe e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Sistemas de responsabilização de mídia.Renata Cristina da Silva - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):106-108.
    Resenha do livro “O Arsenal da Democracia”, de Claude-Jean Bertrand, Bauru, 2002.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. O Poder da Mídia no Século XXI.Célio de Azevedo Júnior - 2024 - Revista História Militar Em Debate 1.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A estética política do ativismo através de novas mídias.Meg Stalcup - 2016 - In Marinyze Prates de Oliveira & Jonathan Warren (eds.), Miradas sobre o Brasil: cultura, arte e poder. Editora da Universidade Federal da Bahia. pp. 13-33.
    Neste capítulo, analisa-se a documentação visual dos protestos de 2013, contrastando a cobertura da grande mídia em São Paulo e Rio de Janeiro com a de ativistas usando as tecnologias de nova mídia. Os temas centrais são a forma como o exercício do poder político é mediado através de novas tecnologias de mídia e a racionalidade política que anima os ativistas. Dito de outro modo, pergunta-se: por que os atores criaram imagens da forma que o fizeram e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    As marcas entram em campo nas mídias sociais: O embate entre Nike e Adidas na Copa do Mundo de 2014.Karla Caldas Ehrenberg & Wilson Da Costa Bueno - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O marketing esportivo, que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, assumiu um novo perfil com a entrada em campo das mídias sociais. A gestão das marcas nestes espaços virtuais exige agilidade, pró-atividade e sobretudo disposição para interagir com os consumidores. Este estudo analisa as estratégias da Nike e da Adidas no Facebook e no Twitter durante a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e conclui que, apesar da tradicional agressividade das marcas no mercado, a apropriação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  30
    (1 other version)Religião e mídia social: uma análise do conservadorismo religioso católico a partir da instituição Opus Dei. 2018. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [REVIEW]Janaína Kelly Gonçalves Moreira da Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):935-937.
    Analising the relationship betwen religion and communication, many options open whole range of possibilities of reflection about the theme. In this case, the relationship proposed is betwen virtual media and the religion, specifically groups and religion moviments of the Catholic Church. We live a reality that, in virtual world, we have the oportunity to be receptors and, mainly, contents producers. In this dynamism, is very important to know and to understand how this communication process happens. It is commum find in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Um marco no grande debate da mídia.Kaarle Nordenstreng - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):119-123.
    Entendo que o Relatório MacBride é um marco na história. Ele não foi somente um exercício científico básico de descoberta para o estado da comunicação no mundo, mas o primeiro e principal exercício de avaliação das forças sócio-econômicas no mundo naquela época. Entendo o Relatório no contexto do que é conhecido como “o grande debate da mídia” nas últimas três décadas e meia (Nordenstreng 1999; Gerbner & al. 1993). (leia mais no PDF).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  31
    O impasse da mídia exterior na cidade de São Paulo.Pedro Schaan - 2006 - Think - Caderno de Artigos e Casos ESPM/RS 4 (2):67-71.
  26.  55
    Entre a cruz e a espada: religião no mundo da tecnociência, do mercado e da mídia (Between the devil and the deep blue sea: religion in the world of technoscience, market and media) - DOI: 10.5752/P.2175-5811.2014v12n34p382. [REVIEW]Sinivaldo Silva Tavares - 2014 - Horizonte 12 (34):382-401.
    Vivemos, hoje, sob a hegemonia do paradigma tecnocêntrico, mercadológico e midiático. A Tecnociência, o Mercado e a Mídia se constituem em autênticos horizontes no interior dos quais se desvelam todos os âmbitos da experiência humana. Isso posto, o que o ser humano e a religião se tornam nessa nova situação epocal? A Tecnociência tornou-se horizonte de compreensão do ser humano em relação ao mundo e si próprio. Não apenas nossos estilos de vida, nosso modo de trabalhar e viver, são (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Interseções e interações entre mídia, religião e mercado: um objeto din'mico e instigante.Magali do Nascimento Cunha - 2014 - Horizonte 12 (34).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    A visão bipolar do pódio: olímpicos versus paraolímpicos na mídia on-line do Brasil e de Portugal.Tatiane Hilgemberg Figueiredo & Rui Alexandre Novais - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):78-89.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Globalização, comunicação e democracia: dos conglomerados ao ativismo de mídia.Daniel Martins de Lima Silva - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):124-131.
    No século XXI, a produção e o consumo de informação acompanharam o ritmo da globalização e hoje, sem muito esforço, podemos saber do que aconteceu a poucos minutos em qualquer parte do planeta. Percebemos, no entanto, que a produção dessa informação, bem como sua circulação, não acontece de forma livre e democrática. Há várias forças em jogo que fazem da comunicação uma ferramenta de manipulação social.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  48
    A espetacularização de si nas mídias sociais: o/a leitor/a-espetáculo e as pedagogias da visibilidade.Handherson Leyltton Costa Damasceno & Barbara Coelho Neves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022019.
    Este artigo apresenta os principais temas de discussão que emergiram em um grupo de leitores de uma rede social. Discute o conceito de pedagogias da visibilidade, que no contexto atual, constituem materialidades simbólicas de uma nova maneira de se fazer existir frente a emergência das redes sociais. Foi utilizada a análise de conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados apontam que a discrição comedida e a introspecção como marca da personalidade leitora em tempos outros, o leitor das redes sociais clama (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    (1 other version)Abordagem formal e multimodal da notícia como gênero, estrutura e metalinguagem em contextos de mídia social e digital. O exemplo do Twitter.Jan Alyne Barbosa Prado - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):163-193.
    ABSTRACT The goal of this paper is to improve heuristics for hard news discourse by proposing a cognitive model of abstraction, regarding social media contexts. To this end, hard news is discussed as a genre, structure and metalanguage, under the formal definition of a semiotic mode. Annotation is a successful technology to control the effects of genre operations, reveal relations, and to inquire about data and documents. It proceeds to characterize Twitter’s interface, in terms of formal and material regularities, employed (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    “O que está acontecendo com as imagens?”: arte, mídia e educação em Jean Baudrillard.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):63.
    O artigo examina a “guerra das imagens” na contemporaneidade, a partir da reflexão estética de Jean Baudrillard. Mostra que para Baudrillard a imagem hegemônica na sociedade da simulação total, é o simulacro: imagens planas; sem enigma, sem mistério; sem face oculta; nos termos do autor. Partindo desse diagnóstico, o texto conjectura se nessa sociedade hiper-real, é possível, ainda, produzir uma imagem de resistência, uma imagem que “force o pensamento”, no sentido de Gilles Deleuze. Por fim, afirma-se que é no campo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    A nova geração do jornalismo crítico: mídia alternativa.Rodolfo Fiorucci - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Uma experiência blog no mercado-mídia contempor'neo.Wilton Garcia - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  36
    Infográfico: modos de ver e ler ciência na mídia.Juliana Alles de Camargo de Souza - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):190-206.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  25
    Apresentação - Horizonte, v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia[REVIEW]Adilson Schultz - 2014 - Horizonte 12 (34):281-283.
    Presentation - Horizonte, Belo Horizonte, v 12, n. 34, Apr./June 2014. Dossier: Religion, Market and Media.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  1
    Influencers e informações sobre saúde pelas redes sociais.Marta Rocha de Castro - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7363.
    O artigo tem como objetivo avaliar a exploração nas redes sociais digitais sobre o tema cuidados com a saúde através de uma revisão sistêmica nas bases de dados Portal Capes e PUBMED. Os descritores usados foram Redes sociais digitais e informação em saúde; influencers e informações e saúde. Com esses descritores foram encontrados 74 resultados e foram subtraídos os artigos que não constavam no título as palavras redes sociais digitais e saúde, Instagram e saúde, influencers e saúde ou mídias sociais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  45
    A cultura da imagem.José Tavares de Barros - 2004 - Horizonte 2 (4):49-59.
    O artigo situa no contexto da cultura contemporânea os desafios dos meios de comunicação social, especialmente da mídia eletrônica. Identifica as dimensões do sagrado e do mistério na própria natureza das imagens, oferecendo subsídios para o exercício da leitura crítica das narrativas audiovisuais. Palavras-chave: Imagem; Cultura; Imaginação; Sagrado; Mídia; Linguagem. ABSTRACT This article considers the challenges of social communication media within the context of contemporary culture, mainly in what concerns electronic media. It identifies dimensions of the sacred and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    Modelos científicos em tempos de pandemia.Alexander Maar - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e31.
    A pandemia de COVID-19 deu maior visibilidade ao trabalho de epidemiologistas, e em particular ao uso de modelos epidemiológicos. Projeções da expansão da doença, número de casos e o seu pico esperado, são amplamente divulgadas na mídia. Políticas de saúde pública, como medidas de isolamento social, são justificadas à população com base na necessidade de se ‘achatar a curva’, e evitar o colapso do sistema de saúde. Mas o público não é informado sobre os usos e limitações dos modelos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    “Pare de sofrer”: trânsitos religiosos e televangelismo na fronteira (“Stop suffering”: religious transit and television evangelism at the border) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p446. [REVIEW]Adilson José Francisco - 2011 - Horizonte 9 (22):446-465.
    Este artigo trata das formas de construção e reelaboração identitárias que ocorrem a partir dos processos de adesões religiosas em curso nos contextos urbanos atuais. Através das narrativas midiáticas e dos depoimentos orais de fiéis que aderiram ao neopentecostalismo, busca-se perceber como ocorrem os trânsitos por entre modalidades religiosas. Neste texto discuto os modos de recepção de uma modalidade de narrativa recorrente nos programas televisivos da Igreja Universal - os testemunhos – destacando a força incorporadora desta modalidade narrativa nas mediações (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. "Technomagie": A natureza da mutação antropológica.Vincenzo Susca - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):30-46.
    Dans la postmodernité, la technologie ne joue plus le rôle d’art du logos, mais devient « technomagie », totem autour duquel les tribus postmodernes actualisent l’expérience de l’extase mystique. Celle-ci se présente comme une simple vibration autour du corps communautaire et à la fois un éclatement du soi vers quelque chose de plus grand. Le lien qui en découle ne repose plus sur un contrat rationnel et abstrait – sur le contrat social – mais sur un pacte dont l’émotion, les (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    Philosophical values and landscape cognition of Orchid Pavilion in Zhejiang from the perspective of environmental history.Quan Zhang & Xiaojun Jin - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400187.
    Resumo: Este artigo mostra que, com o contínuo desenvolvimento da sociedade tradicional e a mudança no ambiente aquático, a paisagem do Pavilhão das Orquídeas mudou diversas vezes. A cognição da paisagem do Pavilhão das Orquídeas, pelos literatos das dinastias passadas, também tem sido continuamente sublimada devido a uma série de fatores naturais e sociais. Como uma importante paisagem histórica, ao sul do rio Yangtze, o Pavilhão das Orquídeas contém mais significado histórico e cultural do que a própria paisagem. Das Dinastias (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    A tecnologia móvel e os potenciais da comunicação na educação.Sebastião Carlos Squirra & Rosângela Spagnol Fedoce - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    Disrupção subjetiva e crítica social: surrealismo e imagens de pensamento benjaminianas.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):92.
    A vanguarda surrealista, em suas manifestações literárias e artísticas dos anos 1920, explorava as imagens de caráter disruptivo como uma forma de transformar a arte e a vida cotidiana. Influenciado pelos surrealistas, Walter Benjamin, em seu livro Rua de mão única, publicado em 1928, elaborou um diagnóstico crítico de seu presente histórico e apontou o caminho para uma possível transformação do mesmo, explorando uma forma filosófico-literária que denominou imagem de pensamento. Pressupondo a fundamental influência do surrealismo nesta e em toda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  14
    O Fascismo Transindividual.Ádamo B. E. Da Veiga - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):13-38.
    Resumo: O presente artigo versa sobre o problema político-filosófico do fascismo. O conceito tem mostrado crescente relevância no cenário público nacional e mundial, figurando cada vez mais no debate leigo e especializado. O termo fascismo, hoje, é amplamente empregado, tanto na qualificação de movimentos políticos de diversos espectros quanto na grande mídia e revistas científicas. O objetivo deste artigo é utilizar o conceito de transindividual na compreensão do fascismo, a partir da teorização, ela mesma transindividual, do fenômeno, realizada por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  23
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  47.  23
    Usos e abusos da obra de Hans Ulrich Gumbrecht: o caso do esporte espetáculo.Luiz Guilherme Burlamaqui - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    Resenha do livro de HELAL, R. & AMARO, F. Esporte e mídia: a contribuição de Hans Ulrich Gumbrecht.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária.Júlia Lúcia De Oliveira Albano da Silva - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este texto objetiva mostrar no contexto das mídias digitais em rede, a experiência de interação baseada no diálogo entre a Rádio Comunitária Cidadã FM e o programa Vaidapé na Rua que integra a programação semanal da emissora localizada na região Oeste do município de São Paulo. Partindo da compreensão das dinâmicas dialógicas e discursivas inerentes aos processos comunicacionais e estudadas pelo jornalista e teórico Vilém Flusser, o texto objetiva evidenciar as possibilidades que um ambiente comunicacional pode desencadear para uma prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  10
    Cenas da precariedade de ontem e de hoje | Scenes of the precariousness of yesterday and today.José Edilson Amorim - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):78-92.
    ResumoA partir de uma crônica de Bráulio Tavares, este artigo reflete sobre cenas da precariedade de ontem e de hoje. A primeira cena está em Lima Barreto, em Recordações do escrivão Isaías Caminha, ao referir a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro do século XX, comparada às manifestações de 2013 e 2014 no país; a segunda é a espetacularização da mídia sobre as manifestações de rua em 2013 e 2014, e sobre o processo de impedimento do mandato presidencial (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  22
    Marilena chaui, pensadora contemporânea do teológico-político.Douglas Ferreira Barros - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:125-145.
    o texto avalia a extensão do projeto de Marilena em relação ao tema da teologia política. Pretendemos mostrar que sua análise se estende da investigação interna da obra filosófica de Espinosa e chega à avaliação da atuação de grupos religiosos e sua relação com a mídia e o contexto político brasileiro na contemporaneidade. Pretendemos observar as linhas de força que amparam o projeto de Chauí em relação ao tema e quais são as bases de sua crítica ao teológico político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 132