10 found
Order:
  1.  4
    Alfabetização de adultos. In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):123-125.
    Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Aspectos do legado cartesiano na teoria da linguagem.Marcio Chaves-Tannús - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):117-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Cr´rtica ao 11º Capitulo da "Crítica a razão científica" de Kurt Huebner.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):9-13.
    O presente trabalho é a versão, ligeiramente modificada, em língua portuguesa, de um original alemão redigido em meados de 1979. O texto original contou a colaboração, e a crítica de Ulf Wolfgramm, então meu colega no Curso de Filosofia da Freie Universitaet-Berlin. O artigo é uma abordagem crítica à obra de kurt Huebner intitulada Kritik der wissenschaftlichen Vemunft (Crítica da razão científica). Mais precisamente, ao décimo primeiro capítulo desta obra, por sua vez intitulado Kritik am Wahrheitsbegriff in der Popperschen Philosophie (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Considerações Lógicas em torno de uma Definição do Homem.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):5-8.
    A expansão, de caráter epidêmico, registrada no decorrer dos últimos anos, de uma moda filosófica segundo a qual o Homem é exclusivamente um ser em movimento traz consigo consequências morais que valeria a pena examinar mais de perto. No presente e breve estudo me limitarei, entretanto, a testá-la em seus fundamentos lógicos. Mostrar, sob o ponto de vista lógico, o caráter autodestrutivo da posição supra, é o objetivo da demonstração e comentário, que seguem. Para tanto, tecerei, inicialmente, algumas considerações de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    "Educação integral": Esboço de análise a partir de um esquema.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):25-27.
    Com base no esquema, cuja cópia segue em anexo, serão elaborados alguns comentários em torno do tema “educação integral”. A expressão designa, a meu ver, uma concepção alternativa a duas visões distintas e unilaterais da educação: a “acadêmica” e a “técnica”, visões que traduzem em práticas educacionais igualmente distintas e unilaterais. Subjacente a cada uma destas visões, a cada uma dessas práticas, encontra-se uma concepção do homem, que as determina e molda. Ambas as visões, em sua forma atual, receberam seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    MOREIRA, E. F. P e RAGO, L. M. Oque é taylorismo. Brasiliense, São Paulo, 1984.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):88-92.
    Por razões de ordem, tanto técnicas, como de economia de tempo, decidi-me por adotar, em meu texto, a mesma distribuição espacial da matéria, que é a do livro analisado. Com o intuito de evitar repetições enfadonhas e/ou inúteis, trabalhei de acordo com o critério de escolha e análise crítica de casos e/ou aspectos considerados exemplares. Assim, características eventualmente presentes em diversas passagens da obra, serão abordadas e criticadas uma única vez. [...] Palavras-chave: Taylorismo; Trabalho; Capital; Resistência; Facismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Relatório de uma discussão de um seminário sobre o tractatus de Wittgenstein.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):109-112.
    De acordo com o regimento da revista Educação e Filosofia, um de seus objetivos é "veicular textos de caráter científico e didático nas áreas..." de educação e filosofia. Nos seminários e atividades acadêmicas afins, a importância do aprendizado e da prática da redação de relatórios de discussões advém, sobretudo, de sua eficácia como instrumento de controle e fixação dos resultados do trabalho em equipe. Apesar de sua utilidade, contudo, praticamente inexistem textos publicados com a finalidade de mostrar o que é, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  40
    Questions of Logic, Philosophy, and Linguistics DOI: 10.5007/1808-1711.2011v15n1p111.Marcio Chaves-Tannús - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (1):111-122.
    There were in the past, just as there are in the present, several diverse attempts to establish a unique theory capable of identifying in all natural languages a similar, invariable basic structure of a logical nature. If such a theory exists, then there must be principles that rule the functioning of these languages and they must have a logical origin. Based on a work by the French linguist, Oswald Ducrot, entitled D’un mauvais usage de la logique, this paper aims to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    A interpretação de Benveniste sobre as Categorias de Aristóteles.Flávia Santos da Silva & Marcio Chaves-Tannús - 2017 - Educação E Filosofia 31 (62):1033-1054.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A Teoria da Predicação de Pierre Abélard e a Semantica da Frase de Peter Von Polenz: Uma Tentativa De Aproximação.Marcio Chaves-tannús - 1994 - Educação E Filosofia 8:229-237.
     
    Export citation  
     
    Bookmark