Order:
Disambiguations
Rachel Costa [5]Rachel de Oliveira Costa [2]Rachel Cecilia de Oliveira Costa [2]
  1.  23
    Arthur Danto E a experiência estética.Rachel Costa - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):255-269.
    RESUMO O artigo, em um primeiro momento, reconstrói a separação realizada por Arthur Danto entre Estética e Filosofia da Arte. Essa separação se encontra no fundamento da ontologia dantiana e distancia sua tentativa de definir arte dos argumentos da tradição estética sobre a beleza e o gosto. A partir dessa reconstrução, dou um segundo passo e analiso como Arthur Danto discute com a experiência estética, do modo como é compreendida, principalmente, após Kant, e quais são as suas críticas e propostas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  20
    Após o fim da arte europeia: uma análise decolonial do pensamento sobre a produção artística.Rachel Costa - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O presente texto parte de uma analogia com a obra “Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história” de Arthur Danto para pensar perspectivas da produção artística após a decretação de seu fim, ou seja, após o momento em que os modelos tradicionais de pensar e fazer arte passaram a não se enquadrar às próprias obras de arte. A perspectiva abordada traz à tona os contextos de visibilidade e de participação do mundo da arte, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  8
    Estética moderna e contemporânea.Bruno Guimarães, Imaculada Kangussu & Rachel Costa (eds.) - 2017 - [Belo Horizonte, MG]: Relicário.
    A diversidade do pensamento filosófico sobre as transformações modernas e contemporâneas que cercam a produção artística desdobra-se nos quinze textos que compõem o livro, os quais abordam os mais variados gêneros: cinema, poesia, escultura, pintura e fotografia. Além disso, os textos dialogam ora com autores consagrados - de Winckelmann e Schelling a Benjamin e Rancière -, ora com os próprios artistas - de Glauber Rocha a Joseph Kosuth - e ora com contextos socioculturais mais amplos - desde o capitalismo estético (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Os fins da arte.Debora Pazetto, Giorgia Cecchinato & Rachel Costa (eds.) - 2018 - Belo Horizonte: Relicário.
    Este livro inclui as palestras apresentadas no XIII Congresso Internacional de Estética, ocorrido em Belo Horizonte em outubro de 2017, cujo título, “Os fins da arte”, explora o duplo sentido do termo “fim” que, polissêmico, indica término, conclusão e epílogo, assim como o propósito, a meta, o objetivo, a motivação, e ainda o limite e a decadência. O uso plural desse termo amplifica, ainda, suas possibilidades de interpretação. Os textos deste livro mostram de modo evidente o quanto a questão do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark