Results for 'Racionalidad Comunicativa'

972 found
Order:
  1.  21
    Racionalidade Comunicativa Como Pressuposto Na Formação Continuada de Gestores de Educação Especial.Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:212-227.
    O trabalho tem como objetivo geral evidenciar a formação continuada de profissionais da educação a partir das contribuições dos pressupostos habermasianos no tocante à racionalidade comunicativa. Advoga-se acerca da necessidade de pensar novas formas de realizar ações formativas com os profissionais da educação, que os tomem como autores da sua própria prática e sujeitos ativos de conhecimento, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica e da ação comunicativa de Habermas. Constitui-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    Racionalidade comunicativa e educação.Rodrigo Danúbio Queiroz & Rafael Carlos Queiroz - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7382.
    O texto analisa a filosofia de Jürgen Habermas, com ênfase em sua teoria da ação comunicativa. Habermas critica a insuficiência da razão instrumental para enfrentar crises contemporâneas e propõe uma racionalidade mais ampla, baseada na comunicação e no consenso. Ele se inspira em Marx, Kant, Hegel e a Escola de Frankfurt para desenvolver uma teoria da argumentação que integra diferentes formas de racionalidade em contextos sociais e culturais. A teoria da ação comunicativa de Habermas sugere que o diálogo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    Violência escolar e racionalidade comunicativa.Adrielly Benigno de Moura, Francisco Ribeiro dos Santos Júnior & Edna Gusmão de Góes Brennand - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:292-307.
    Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Racionalidad comunicativa y democracia viva. Comentario crítico sobre "Libertad, Poder y Discurso" de Julio De Zan.Anibal Fornari - 1993 - Tópicos 1:109-144.
    Se intenta desarrollar el movimiento de pensamiento que conforma el libro Libertad, Poder y Discurso del filósofo santafesino Julio De Zan, dentro de la línea de la racional dad comunicativa y de la ética del discurso de Habermas y Apel, redefinidos a partir de la problemática político-cultural latinoamericana, del debate entre modernidad y post-modernidad y en orden a una democratización estructural de las sociedades. Se exponen los núcleos y pasajesargumentativos para un diálogo productivo en orden a la superación de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  34
    La racionalidad comunicativa como episteme liberadora y crítica.Zulay C. Díaz Montiel - 2006 - Utopía y Praxis Latinoamericana 11 (32):55-75.
    In this paper the relationship between the theory of communicative action and the processes of inter-subjective liberation are studied through democratic dialogue and the significance of linguistic practice in capitalist societies. The new pragmatic-hermaneutic paradigm presents the possibility of i..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    Racionalidade Comunicativa Habermasiana.Virgílio Andrade Neto, Darlan do Nascimento Lourenço & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:72-86.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. La racionalidad comunicativa y la'praxis' filosófica actual.C. Gaitán - 1992 - Universitas Philosophica 19:63-76.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8. Racionalidad comunicativa y la praxis filosófico actual.Carlos Gaitan Riveros - 1992 - Universitas Philosophica 19:63-76.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    Racionalidad comunicativa y política deliberativa en Habermas.Francisco Cortés Rodas - 1995 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 12:107-122.
    El artículo busca hacer una presentación de dos momentos del desarrollo del pensamiento de Habermas. En la primera parte se realiza una exposición crítica de la concepción habermasiana de la sociedad para señalar las limitaciones y contradicciones de su diagnóstico de la modernidad. En la segunda, se reconstruye la propuesta deliberativa del derecho y la democracia, hecha por Habermas en Faktizitat und Geltung, con el fin de mostrar su relevancia frente a los problemas de la crisis de legitimidad del liberalismo.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    A reflexão epistemológica de Habermas e a sua proposta de racionalidade comunicativa.Paulo Vitorino Fontes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):277-288.
    Jürgen Habermas é um pensador moderno que nos apresenta uma racionalidade capaz de criar espaços de liberdade que correspondem aos ideais de emancipação social que sempre cruzaram o horizonte da modernidade ocidental. Através de vários estudos deste autor, incluindo contributos críticos à sua teoria, iremos desenvolver a sua reflexão epistemológica e a sua relevante contribuição para a renovação da teoria crítica alemã. Começaremos por apresentar a sua crítica ao positivismo, para depois convocar a disputa que protagonizou com Gadamer em torno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Lebenswelt, Common Sense y la Racionalidad Comunicativa.Iván R. Canales Valenzuela - forthcoming - Dissertatio:213-232.
    En la t eoría de la acción comunicat iva habermasiana nos enf rentamos al problema de la validez de cat egorías del ent endimiento comunicativo, que est án fácticamente enormemente cuestionadas. Es decir, Habermas ha definido al in terior del apart ado “Desacoplamiento de sistema y mundo de la vida” una sist emática de las f ormas de entendimiento. Allí aparecen doce f ormas de entendimiento que art iculan la di ferenciación de esf eras de validez con á mbitos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    A perspectiva habermasiana na investigação científica: A racionalidade comunicativa na educação.Nadja Hermann Prestes - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):291-297.
    A formulação habermasiana de racionalidade aponta a possibilidade de renovação da base justificadora da educação, pela emergência do universal na comunicação entre as diferentes experiências dos atores, nutridas pelas particularidades do mundo vivido. Isso permite à educação orientar-se por uma racionalidade que assegure a pluralidade e as diferenças, bem como formar a identidade de sujeitos racionais capazes de assumir compromissos éticos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Jürgen Habermas: Teoría de la acción comunicativa. Acción y racionalidad comunicativa en el marco de la Teoría Crítica.Keylor Vásquez - 2012 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 10:151-162.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Formação Online de Educadores sob Enfoque Dialógico: da Racionalidade Instrumental à Racionalidade Comunicativa.Lucila Pesce - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  36
    Racionalidade Ético-Comunicativa e as Esferas Do Reconhecimento Intersubjetivo Do Sujeito Pronominal.Jovino Pizzi - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:127-135.
    PIZZI, Jovino; DUTRA, Delamar José Volpato. O sujeito pronominal e a gramática comunicativa: elementos para uma gramática da justiça. In: COLÓQUIO HABERMAS, 11.; COLÓQUIO DE FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2015. Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Salute, 2016. Disponível em: https://coloquiohabermas.files. wordpress.com/2016/03/anais-xi-coloquio-habermas-e-ii-coloquio-de-filosofia-da-informacao1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Racionalidad y acción comunicativa.Jean Grondin - 1990 - Ideas Y Valores 39 (83-84):15.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Análise comunicativa da pesquisa-ação pela via dos círculos argumentativos.Mariangela Lima de Almeida, Bárbara Rebecca Baumgartem França, Gabriela Melo Santana de Oliveira, Letícia Soares Fernandes, Nazareth Vidal da Silva, Rafael Carlos Queiroz & Rayner Raulino E. Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7396.
    O texto tem como objetivo discutir acerca de uma estratégia metodológica para análise de dados em estudos de pesquisa-ação fundamentada na teoria de Jürgen Habermas, denominada por Círculos Argumentativos. Concebe-se a pesquisa-ação para além de uma abordagem metodológica, que tem como pressupostos centrais a relação entre pesquisador e participante, e da ação para a mudança. Assim, a pesquisa-ação, em virtude de sua processualidade, necessita de um método de análise capaz de explorar, em conjunto com os autores-pesquisadores, os distintos movimentos do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    Razão Comunicativa E Técnicas De Comunicação E Informação Em Rede.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:49-66.
    O trabalho pretende demonstrar que a teoria da racionalidade comunicativa, desenvolvida por Jürgen Habermas, permite um posicionamento, a um só tempo, crítico e positivo, quanto às redes digitais. Porquanto seu desempenho não é apenas crítico no sentido de uma negação, mas principalmente criativo e dinâmico, visto que oferece o modelo de um procedimento discursivo – público e democrático – que permite avaliar pretensões de validade das redes digitais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática.Alexandre Zaslavsky - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):69-81.
    O presente artigo aborda a interdependência entre o conceito de ação pedagógica e o campo de estudos da Didática. A Didática enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de ação pedagógica e o novo enfoque acerca dos meios da educação como objeto científico. A ação pedagógica nasce atrelada à Didática e, ao mesmo tempo, ao caráter instrumental desta. O problema da ação pedagógica é a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse prático ou prioridade social, porém, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    APEL, KARL OTTO, Racionalidad crítica comunicativa. Volumen I. Edición de Juan A. Nicolás y Laura Molina Molina, Comares, Granada, 2018, 491 pp. [REVIEW]Carlos Ortiz de Landázuri - 2019 - Anuario Filosófico:180-183.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Algoritmos e racionalidade pública.Egeslaine de Nez & Ivan Pereira Quintana - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7383.
    Este estudo investiga a influência dos algoritmos e sistemas automatizados sobre a esfera pública e a deliberação democrática, analisando como essas tecnologias impactam a racionalidade comunicativa proposta por Jürgen Habermas. A personalização algorítmica e a opacidade nos critérios de decisão informacional criam vários fenômenos, intensificando a polarização da opinião pública e comprometendo a qualidade do debate democrático. A pesquisa revela que, enquanto os algoritmos moldam a participação cívica e a formação da opinião, eles também apresentam desafios significativos para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Teoria do Design Inteligente: uma análise sob a ótica da Teoria da Ação Comunicativa e implicações para a Educação Científica.Hernani Luiz Azevedo & Lizete Maria Orquiza de Carvalho - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1303-1348.
    Resumo: Neste artigo desenvolvemos uma análise teórica sobre a Teoria do Design Inteligente e as polêmicas a ela associadas. Para tanto, tomamos por base princípios da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Realizamos uma distinção entre a teoria e o movimento do Design Inteligente, discorrendo sobre algumas das recorrentes críticas das quais estes têm sido alvos. Como conclusões, identificamos a importância de argumentações não serem de antemão excluídas das discussões científicas apenas por terem origem em ideias religiosas. Também (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Racionalidade e Argumentação Em Habermas.Marco Antônio Sousa Alves - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):179-195.
    A questão da racionalidade e o desenvolvimento de uma teoria da argumentação são centrais no pensamento habermasiano. Partindo sobretudo do primeiro capítulo da Teoria da ação comunicativa, o artigo pretende analisar a noção de racionalidade proposta por Habermas, o que implica questões de natureza filosófica e sociológica, e também expor as bases de sua teoria da argumentação, realizando uma análise do discurso argumentativo e apresentando as críticas feitas a Toulmin, Klein e Tugendhat.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade.Eldon Henrique Mühl - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):97.
    Habermas passa a atribuir, a partir de 1990, um papel central ao mundo da vida que, como fonte da racionalidade comunicativa, é capaz de se opor ao processo de dominação sistêmica e manter a autonomia dos indivíduos. O texto explicita os argumentos que levam Habermas a considerar a espontaneidade do mundo da vida como fonte que assegura a validade cognitiva e normativa das ações dos indivíduos em interação e avalia o potencial crítico desse posicionamento na educação. A ideia orientadora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  51
    Acerca de la racionalidad científica: Feyerabend y los límites de la argumentación.Gilberto Castrejon - 2005 - Dikaiosyne 14 (8).
    Object or subject of rights Cartay, Belkis Acerca de la racionalidad científica: Feyerabend y los límites de la argumentación Scientific rationality, Feyerabend and the limits of the argument Castrejón, Gilberto El embrión es vida humana The embryo is human life Chacín, Ronald Ética y política: Las consecuencias prácticas de la modernización en la óptica de una acción comunicativa Ethics and politics: Practical consequences of modernization from the viewpoint of a comunicative act De La Vega, Marta La libertad de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Habermas y la Esfera Pública.Mayra Huespe - 2023 - Saga – Revista de Estudiantes de Filosofía 41:26-37.
    El objetivo del presente trabajo es elucidar la vigencia que presenta el programa de investigación de Habermas para interpretar críticamente un fenómeno social de creciente notoriedad en los diversos escenarios políticos occidentales: los procesos de interacción discursiva en las plataformas digitales. Para ello, en primer lugar, ofrecemos un acercamiento preliminar al problema al contrastar la noción clásica de esfera pública habermasiana con el nuevo fenómeno de los espacios de interacción digital. A través de este primer abordaje, señalamos la importancia de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    A paideia de Habermas nas entrelinhas de sua teoria crítica da racionalidade moderna.Diego Augusto Gonçalves Ferreira & Eduardo Soncini Miranda - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):9-30.
    Este artigo busca encontrar na teoria crítica da racionalidade moderna de Jürgen Habermas (1929-) elementos de uma paideia. O primeiro tópico lança o substrato epistemológico sobre a existência das racionalidades estratégica e comunicativa. O segundo, afirma que o desengate entre o sistema e o mundo da vida, e a colonização deste por aquele, causam as patologias modernas e colaboram para a formulação de pedagogias coordenadas pela ação estratégica. O terceiro, propõe que o reacoplamento do sistema ao mundo vivido proporciona (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  46
    O conceito de racionalidade em Habermas: a 'guinada lingüística' da teoria crítica.Carlos Eduardo Jordão Machado - 1988 - Trans/Form/Ação 11:31-44.
    This essay was a speech pronounced in UNICAMP. It was written for Habermas' brasilian visiting expected at the second semester of the past year. Its unmediate goal was to give some informations about the last Habermas' reflections. Therefore, it tried to insert Habermas' proposal of a "communicative reason" in our days with the generalized irruption of fragmentaries, relativistic and irrationalistic discursive forms . Without claiming to exhaust a so complex subjet, it also tried to put some questions about the critical-cognitive (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Particularismo ético y Universalismo moral. Consideraciones críticas sobre las concepciones de racionalidad práctica y del "yo" en Charles Taylor.Francisco Cortés Rodas - 1997 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 15:179-193.
    El artículo examina, en primer lugar, el concepto de racionalidad práctica, el concepto de persona y el diagnóstico de la modernidad, propuestos por Charles Taylor en su libro Las fuentes del yo. La construcción de la identidad moderna. En segundo lugar, a partir de la presentación de la concepción comunicativa de racionalidad práctica de Habermas, el autor hace algunas consideraciones críticas a la posición de Taylor, con el fin de mostrar los problemas que resultan de definir la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    A Reconstrução Racional Em Educação Como Alternativa Ao Domínio da Racionalidade Estratégica.Jovino Pizzi & Richéle Timm dos Passos da Silva - 2023 - Dissertatio:71-93.
    As reconstruções racionais da teoria do agir comunicativo exigem um procedimento que coaduna três tipos de ações: comunicativas, instrumentais e estratégicas. A desconfiança em torno das escolhas racionais recai sobre o tipo de agir estratégico. A perspectiva cognitivista alimenta um carácter lógico de tipo meio-fim. Existe o risco de o sujeito limitar-se simplesmente ao autointeresse individual, pois as escolhas podem obedecer a determinados cálculos egocêntricos. Em uma sociedade individualista, as motivações subjetivas freiam escolhas de tipo universal. No caso da educação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. De las reglas hacia la X: racionalidad, postmetafísica y retórica entre Wittgenstein y Vattimo.Miguel Angel Quintana Paz - 2004 - Thémata: Revista de Filosofía 32:135-158.
    Leeremos la hermenéutica nihilista de G. Vattimo como continuación del pensar de Wittgenstein en su argumento sobre el significado de "seguir una regla". Para ello definimos como "metafísicas" las posturas epistemológicas que otorgan a una instancia independiente de la acción de los sujetos la autoridad sobre la corrección de sus prácticas comunicativas, y como postmetafísicas aquellas que consideran tal instancia como dependiente de la acción de los participantes en las prácticas. Wittgenstein demuestra en su tratamiento de las reglas que la (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A teoria crítica da modernidade de Jürgen Habermas.Jorge Adriano Lubenow - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):58-86.
    O objetivo do artigo é elucidar os argumentos centrais da teoria da modernidade de Habermas. Em vez de abandoná-lo, Habermas procura reconstruir o projeto de emancipação moderno através da reconstrução dos fundamentos da racionalidade da ação e da racionalização social moderna a partir: da reconstrução da explicação e superação crítica das interpretações unilaterais e funcionalistas de Max Weber e Talcott Parsons, e da fundamentação de uma teoria da racionalidade comunicativa capaz de se desvencilhar dos pressupostos subjetivistas e individualistas teoria (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    democracia deliberativa de Habermas como superación intersubjetiva de la aporía entre liberalismo y republicanismo.Aylton Barbieri Durão - 2024 - Eikasia Revista de Filosofía 120:71-98.
    La descomposición del ethos de las sociedades convencionales en la Modernidad escindió la moral y la ética, pero la filosofía del sujeto y la separación metafísica entre derecho natural y positivo conllevaron a una concurrencia entre el liberalismo que fundamentó los derechos humanos del individuo, como sujeto en pequeña escala, en la moral racional, mientras que el republicanismo ancló la soberanía popular en un pueblo, como sujeto en gran escala, que reconoce los valores éticos de la comunidad, incluso en el (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  26
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Cultura urbana y educación como desafíos a la teoría de Habermas del actuar comunicativo.Federico Altbach - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):85-105.
    Habermas realiza una contribución significativa a los estudios urbanos y a las ciencias de la educación. El mundo urbano representa un verdadero reto para la racionalidad comunicativa. La vida en las ciudades latinoamericanas parece ser, hasta cierto punto, un caos de códigos lingüísticos y de símbolos, donde mucha gente actúa de un modo individualista y apático. De ahí que sea difícil esperar que los habitantes urbanos sean capaces de cooperar mutuamente a fin de construir su sociedad sobre la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Cultura urbana y educación como desafíos a la teoría de Habermas del actuar comunicativo.Federico Altbach-Núñez - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):85-106.
    Resumen : Habermas realiza una contribución significativa a los estudios urbanos y a las ciencias de la educación. El mundo urbano representa un verdadero reto para la racionalidad comunicativa. La vida en las ciudades latinoamericanas parece ser, hasta cierto punto, un caos de códigos lingüísticos y de símbolos, donde mucha gente actúa de un modo individualista y apático. De ahí que sea difícil esperar que los habitantes urbanos sean capaces de cooperar mutuamente a fin de construi rsu sociedad (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Subjetividade e linguagem são mutuamente excludentes?Inês Lacerda Araújo - 2007 - Princípios 14 (21):83-103.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} Quando o pensamento se volta para a subjetividade, a linguagem está ausente. E quando a linguagem é questáo, a subjetividade fica de fora, como mostrou Foucault em As Palavras e as Coisas . Seráo elas mutuamente excludentes? Desde fins (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Consideraciones éticas para una irrupción de las neurotecnologías en la esfera pública.Roberto Plácido Pizarro Contreras - 2020 - Revista Ethika+ 2:81-100.
    El presente artículo tiene por objeto recoger una serie de consideraciones en el ámbito de las neurociencias que podrían entrar en conflicto con la ética procedimentalista del discurso de Habermas para la realización de su democracia deliberativa. Ellas dicen relación, principalmente, con la influencia e inevitabilidad de los sesgos cognitivos y las emociones en la ruptura del diálogo. Esto servirá al propósito de introducir la pregunta de hasta qué punto es legítimo intervenir, por la vía de procedimientos y dispositivos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Autodestruição do esclarecimento ou modernidade inacabada.Claudio Almir Dalbosco - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):177-192.
    Neste trabalho, a autor expõe o argumento apresentado por Adorno e Horkheimer na Dialética do esclarecimento, considerando decisiva a identificação feita por eles entre esclarecimento e racionalidade instrumental. Em seguida, em forma de excurso, recorre a Kant para demonstrar os limites do argumento daqueles dois autores. Por último, apresenta o argumento de Habermas sobre a racionalidade comunicativa e, a partir dele, busca evidenciar aspectos fundamentais de sua crítica a Adorno e Horkheimer. O trabalho assume, como fio condutor, o tema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:157-174.
    Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A partir das considerações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  24
    El desvanecimiento del sujeto y la reinvención de las identidades colectivas en la era de la complejidad ambiental.Enrique Leff - 2010 - Polis 9 (27):151-197.
    Este texto intenta una desconstrucción del sujeto que derivó en el individualismo metodológico de la ciencia y llevó a la objetivación de la naturaleza en la construcción de la racionalidad de la modernidad. El sujeto autoconsciente, agente de la producción de un mundo objetivado va despojándose de su mítica libertad originaria y convirtiéndose en un efecto-sujeto: en un ente configurado y determinado por las estructuras objetivas y los órdenes de racionalidad de la modernidad. Ni el sujeto trascendental del (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. La razón práctica y el principio del discurso en Jürgen Habermas.Francisco Javier Gil Martín - 2005 - Revista de Filosofía (Venezuela) 50 (2):4-5.
    La teoría discursiva afirma que la razón que la tradición filosófica ha concebido ante todo como razón moral y como razón política puede ser reformulada con una racionalidad práctico-comunicativa que está incorporada en los procesos de diálogo y en los procedimientos argumentativos. El artículo indaga en la propuesta habermasiana de la transformación de la razón práctica. En la parte central se analizan además los conceptos básicos de la formulación del principio del discurso, entendido como un principio general de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Educação para a democracia.Etel Matielo & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:296-313.
    Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se nas aprendizagens (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    La filosofía en tiempos de Covid-19 y pospandemia: hacia una nueva humanidad.Sonia París Albert - forthcoming - Thémata Revista de Filosofía.
    El objetivo de este trabajo es fomentar el cultivo de una nueva humanidad tras la dramática vivencia de la Covid-19. Con una metodología que deconstruye algunas consideraciones filosóficas sobre la pandemia, se alcanza el resultado de que es preciso estimular valores y actitudes que lleven hacia la cooperación y el reconocimiento si se quiere lograr una significativa humanización de las personas, sociedades y culturas. Así, se concluye que urge una revolución humana de la mano de la filosofía, con la que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  23
    Reconstrução racional, argumento transcendental, fundamentação última: Sobre O debate entre Habermas E Apel.Luiz Repa - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):741-758.
    RESUMO O artigo pretende mostrar o sentido da noção de transcendental no interior do método reconstrutivo de Jürgen Habermas. Para isso, ele procura apresentar em primeiro lugar a diferença entre a argumentação transcendental como argumentação anticética e a prova transcendental em Kant e, em seguida, a diferença entre Habermas e Apel sobre a possibilidade de uma fundamentação última da racionalidade comunicativa. Segundo minha interpretação, há razões de ordem lógica para a recusa da fundamentação última em Habermas, mas também razões (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Intersubjetividade: Um Olhar Sobre a Comunidade de Investigação Filosófica.Paula Alexandra Vieira - 2019 - Childhood and Philosophy 15:01-21.
    O paradigma da intersubjetividade preconizado por Jürgen Habermas fundou uma forma de chegar a consensos racionalmente fundamentados. A sua obra aponta para a ideia de que o que mantém as pessoas numa atitude de ação comunicativa são as forças da fundamentação racional e da motivação racional. Ao analisarmos a dimensão intersubjetiva da prática da comunidade de investigação filosófica, demo-nos conta de que é possível verificar a passagem de uma autonomia da razão centrada no sujeito (um pensar por si mesmo), (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Insight into the Better Argument: Habermas and Lonergan.Christiaan Jacobs-Vandegeer - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):1223 - 1247.
    In the first half of this article, the author argues that the notion of criticizability plays a central role in the communicative rationality that Jiirgen Habermas proposes. He also identifies the incurable errors that Habermas recognizes in the philosophy of consciousness, and explains how Habermas thinks the concept of communicative rationality overcomes these errors. At the end of this discussion, he shows how the theory of communicative action suffers from vague and unsatisfying treatments of the key philosophical issues of cognition (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Debates em teoria democrática contempor'nea: notas sobre a relação entre as teorias do mercado político e o princípio da harmonia natural dos interesses. [REVIEW]Nicolay Steffens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):117-146.
    As discussões contemporâneas em teoria democrática estão marcadas pelo debate acerca da crise da representação. Importa a tal discussão ressignificar a tensão entre participação e representação, o que, a meu juízo, pode ser elaborado a partir da chave da deliberação. Ou seja, uma antiga tensão entre modelos representativos e participativos estaria superada. Restaria, portanto, redefinir os sentidos da representação, cuja análise, no campo da teoria democrática, foi dominada durante boa parte do século XX por teóricos schumpeterianos ou neoschumpeterianos. Tal orientação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Rationality and Reasonableness in Legal Theory.Carlos Montemayor - 2014 - Problema. Anuario de Filosofía y Teoria Del Derecho 1 (8):39-51.
    This paper examines Guillermo Lariguet’s paper ‘Analytical Legal Philosophy Reloaded,’ offering two interpretations of the ‘reloading’ project. The paper argues that a naturalistic reading of the project is unmotivated and that a more promising way of interpreting Lariguet’s proposal is in terms of a rather ambitious methodological agenda, which is analogous to the broadly encompassing methodological criticism envisioned by Jürgen Habermas in some of his work, which centers on communicative action. This ‘reasonableness’ proposal, as I shall call it, is a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  10
    Habermas E a comunicação idealizada.Luis Milman - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):263-277.
    A Teoria da Ação Comunicativa resulta de uma investigação acerca dos fundamentos da racionalidade prática, desenvolvida por Habermas nos últimos 30 anos. Neste artigo, serão analisados os aspectos básicos desta teoria, com ênfase nos pontos que a referenciam como modelo explanatório das nossas práticas comunicativas. Pretendo discutir prioritariamente a tese segundo a qual nossas condutas linguísticas são conduzidas por compromissos pragmático-universais. A aceitação desta tese depende da possibilidade de explicitação dos compromissos determinantes das ações comunicativas válidas. Com base neste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 972