Results for 'Respeito'

968 found
Order:
  1. Verbete: Respeito.Bruno Cunha - 2021 - In Dicionário de Cultura de Paz. Curitiba, PR, Brasil:
    O termo respeito é derivado do latim respectus, que corresponde ao uso substantivo do particípio passado do verbo respicere, cujo significado literal é "olhar para trás", "olhar de volta", "olhar novamente", "considerar" (do latim re "de novo" e spicere "olhar"). Derivações do termo latino respectus são encontradas tanto no francês antigo (sec. VIII-XIX), cujo termo respit significa "descansar", "repousar", quanto no inglês médio (sec. XI-XV), cujo termo respect aparece, assumindo a função de nome, no sentido de "relação ou referência (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Respeito a mãe natureza.Yracerê Xucuru-Kariri - 2014 - In Maria Pankararu & Edson Kayapó (eds.), Memória da Mãe Terra. [Olivença, Bahia, Brazil]: Thydêwá.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  35
    Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano.Hugh Lacey - 2008 - Scientiae Studia 6 (3):297-327.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  27
    Autonomia, sentimento de respeito E direito.José N. Heck - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (4):527-542.
    O trabalho apresenta o encaminhamento dado ao fato kantiano da razão em dois artigos recentes e retoma, a seguir, a discussão em torno do sentimento do respeito pela lei moral para concluir que a concepção fichteana de razão prática configura o primeiro mal-entendido do Faktum.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  69
    A teoria kantiana do respeito pela lei moral e da determinação da vontade.Julio Esteves - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):75-89.
    Este artigo tem por objetivo examinar uma tensão existente no interior da teoria kantiana do respeito pela lei moral. Originalmente, na Fundamentação, o respeito é concebido por Kant como um mero efeito ou subproduto da imediata determinação da vontade pela lei moral. Na segunda Crítica, contudo, Kant parece conceder um papel mais positivo ao respeito, dando a ele a tarefa de enfraquecer a influência exercida pelas inclinações, o que contaria como uma promoção da influência da lei moral (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Considerações a respeito da tese de 1932 de Lacan: da psicose paranóica em suas relações com a personalidade.Wilson Camilo Chaves - 2003 - Princípios 10 (13):157-169.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Uma Reflexão a Respeito da Evolução Humana e a Natureza da Linguagem.Alfredo Pereira Jr - 2007 - Abstracta 3 (2):138-161.
    In this paper I discuss scientific and philosophical issues related to the interdisciplinary area of Neurolinguistics, focusing on the origin and nature of human language. What kind of evolutionary process leads to the emergence of language? I propose that this process began with the adoption of bipedalism, triggering the co-evolution of new brain structures and forms of social organization. This process created a context that favoured the emergence of articulated vocalization using a combinatorial linguistic system. The identification of sufficient conditions (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  39
    A respeito da crítica de Schopenhauer à doutrina do direito de Kant.Antonio Alves P. Junior - 2024 - Aufklärung 10 (3):109-122.
    No presente artigo tenho o intento de demonstrar o motivo de Schopenhauer ser um crítico ferrenho da doutrina do direito de Kant, e para tal empreendimento, além das investigações na Metafísica dos costumes, obra capital onde se encontram os conteúdos sobre a doutrina do direito de Kant, restrinjo minhas explicações em relação aos textos de Schopenhauer, principalmente em Sobre o fundamento da moral (para nesse caso, expor a crítica da ética na forma legislativa-imperativa), ao § 62 do primeiro tomo de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Prudência Aristotélica Diz Respeito Ao Fim Ou Aos Meios?Pierre Aubenque - 2006 - Ethic@ 13 (2):121-131.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  63
    Interpretação e teoria nas ciências naturais e nas ciências humanas: comentários a respeito de Kuhn e Taylor.Hugh Lacey - 1997 - Trans/Form/Ação 20 (1):87-106.
    O objetivo do artigo é o de extrair dos escritos de Taylor uma crítica da concepção de Kuhn a respeito de uma possível unidade entre as ciências naturais e as ciências humanas, e dos de Kuhn uma crítica à caracterização proposta por Taylor para as ciências naturais. Deste empreendimento resulta uma reconceptualização da unidade das ciências.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Percepções dos colonos a respeito da natureza no sertão da Capitania do Rio Grande.Helder A. Medeiros de Macedo - 2007 - Topoi. Revista de História 8 (14):37-76.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  47
    As controvérsias a respeito da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice.Marcos Rodrigues da Silva - 2010 - Scientiae Studia 8 (1):69-92.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13. Direito E história na frança pós-revolucionária: Considerações a respeito da contribuição de Emmanuel sieyès para O constitucionalismo moderno.Cristina Foroni Consani - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    DIREITO E HISTÓRIA NA FRANÇA PÓS-REVOLUCIONÁRIA: CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA CONTRIBUIÇÃO DE EMMANUEL SIEYÈS PARA O CONSTITUCIONALISMO MODERNO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    À beira do respeito: investigações ontológicas e fenomenológicas sobre a ética das plantas.Michael Marder - 2016 - Revista Filosófica de Coimbra 25 (50):367-388.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Nada Que Diz Respeito À Arte É Óbvio.Carlinda Fragale Pate Nudez - 2004 - In Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale (eds.), Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo. pp. 9.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Um Problema a Respeito de Subst'ncia e Relativo em Aristóteles.Christopher Shields & Paulo Ferreira - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (2).
    If form qualifies as substance, as it is claimed in Metaphysics, then we seem to have a problem: a form appears to be a relative, while evidently no relative is a substance. At any rate, Aristotle had held in the Categories that no primary substance could be a relative; so, if it turns out that form in the Metaphysics is primary substance, then either Aristotle has contradicted himself or else he has revised his categorial ontology to the point where he (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  20
    natureza como ser e verdade do ser na meditação de Heidegger a respeito da “phýsis” grega.Marcos Aurélio Fernandes - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Resumo: este artigo pretende expor e comentar a interpretação de Heidegger a respeito da concepção grega de natureza. Procura seguir o fio condutor desta interpretação, dado a partir da remissão da “phýsis” à “alétheia”. Ele procura interpretar o dito e o pensado dos pensadores originários dos gregos, bem como de Platão e Aristóteles, desde o não pensado e o não dito da “Lichtung”, a clareira ou a aberta do Ser. Uma maior ênfase é dada à exposição a respeito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  38
    Projeto a respeito de uma nova enciclopédia que deve ser redigida pelo método da descoberta.Gottfried Wilhelm Leibniz - 2007 - Scientiae Studia 5 (1):95-107.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  40
    Discussão a respeito da posição e do repouso da Terra contra o sistema de copérnico.Francesco Ingoli de Ravena - 2005 - Scientiae Studia 3 (3):467-476.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana.Eduardo Antônio Pitt - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1339-1377.
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana Resumo: No presente artigo, objetiva-se apresentar as principais características da metafísica do realismo lógico, desenvolvido por Russell em Os Princípios da Matemática, de 1903, e, principalmente, analisar a controvérsia sobre se os princípios dessa metafísica podem realmente ser interpretados como semelhantes aos princípios da ontologia meinongiana. São comparados os pontos de vista opostos dessa controvérsia à (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Integrando Peirce e TII: como a teoria da informação integrada e a semiótica peirciana enredam-se com respeito aos sistemas da consciência.Steven Skaggs - 2018 - Cognitio 18 (2):313.
    A teoria da informação integrada, proposta inicialmente por Giulio Tononi em 2004 e atualizada em 2014, pretende explicar a experiência consciente por meio do entendimento das ações de elementos dentro de um sistema experimental tal como o cérebro, e o estabelecimento de princípios e operações de mensuração que podem ser utilizados para decidir níveis de consciência. Alguns dos postulados da TII têm muito em comum com a semiótica peirciana. Entre esses estão a presença de operações hierarquizadas recursivamente, a importância de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  51
    A atitude de platão a respeito do mito.Luc Brisson - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):71-79.
    Platão foi o primeiro a utilizar o termo mito no sentido que continuamos a dar a esse termo nas linguas modemas. Utilizando mito Platão descreve um certo tipo de discurso, fabricado pelos poetas na sociedade onde ele vive, a fim de substituí-lo por um outro, o Aóyos produzido pelos filósofos. Mesmo se mostrando muito crítico a respeito dos poetas que fabricam os mitos, Platão reconhece que os filósofos não podem viver sem os mitos. Assim, ele se inspira nos poetas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Sobre um riso que não reconcilia: Notas a respeito da" ideologia da ironização".Vladimir Safatle - 2008 - A Parte Rei 55:12.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  22
    Educação, diversidade e respeito à identidade cultural.Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni - 2021 - Odeere 6 (1):163-182.
    A presente proposta tem como objetivo dialogar sobre o papel social da religião e sua relação com o desrespeito à alteridade no espaço escolar. Partindo do conceito de Lévinas sobre alteridade, buscar-se-á analisar a relação conflituosa existente entre alunos adeptos de religiões de matriz africana e alunos que professam outra religião, buscando assim refletir para sobre o papel do professor nesses casos. Discussões como estas se fazem necessárias, pois buscam meios para amenizar esses conflitos; para isso, fundamenta-se em pensadores que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  29
    (1 other version)O espaço na produção de discursos a respeito da História da África -doi: 10.4025/dialogos.v17i3.742.Ana Mónica Henriques Lopes - 2013 - Diálogos (Maringa) 17 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Vai Estudar Vagabundo! Uma Investigação sobre o Imaginário Docente a Respeito do Aluno Vagabundo no Terceiro Grau.Cláudio Lúcio Gravina - 2007 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 9 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    “uma certa falta de urbanidade”. As hesitações de Kant a respeito da música.Maria João Mayer Branco - 2020 - Con-Textos Kantianos 1 (12):270-291.
    This paper explores Kant’s ambivalent views on music. It aims to show, on the one hand, how these ambivalences are in line with the modern philosophical reflection on this art; on the other hand, to show their place within Kantian aesthetics, a place that justifies Kant’s hesitations as whether to classify music as beautiful or agreeable, art or mere enjoyment, free or dependent beauty, culture or nature.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28. As Diferentes estratégias de enfrentar a controversa posição de Kant a respeito do dever de não mentir por amor à humanidade: Série 2 / Different Strategies of Facing the Controversial Position of Kant Regarding the Duty of Not Lying for the Sake of Humanity.Charles Feldhaus - 2011 - Kant E-Prints 6:120-134.
    This study aims to reconstruct some of the main strategies to address the controversial position of Kant in his opusculum On the Supposed Right to Lie for the sake of Humanity, namely, an unconditional prohibition of lying, even when the consequences are catastrophic, seeking to ascertain the relevance such as an attempt to better situate the ethics of Kant in the face of overwhelming objections from the critics.Wood, for example, argues that the opusculum does not deal with an ethical duty, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  42
    O Antigo Testamento explicado aos que conhecem pouco ou nada a respeito dele. São Paulo: Paulus, 2015. 163 p.Vicente Artuso - 2018 - Horizonte 16 (50):952-967.
    Resenha: SKA, Jean-Louis. O Antigo Testamento explicado aos que conhecem pouco ou nada a respeito dele. São Paulo: Paulus, 2015. 163p. ISBN: 978-85-349-4182-2.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Por que os Físicos Acreditam que as Coisas Existem? Breves comentários a Respeito das Relações entre Ciência e Metafísica.Antonio Augusto Passos Videira - 2017 - Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia.
    O tema central desta monografia é a noção de realidade, tal como esta foi entendida por alguns cientistas naturais da primeira metade do século XX. Os cientistas-filósofos escolhidos são: Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger e Max Born. À guisa de comentário introdutório, devo observar que o tema da realidade não é o único aqui abordado, e que a presente monografia pode ser tomada como uma primeira introdução às ideias e teses filosóficas dos seis cientistas referidos. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    TOMÁS DE AQUINO E BOÉCIO DE DÁCIA: leitores dos clássicos a respeito da felicidade.Luis A. De Boni - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):517-531.
    O problema da felicidade é recorrente nos tratados sobre Ética da Antiguidade. Os medievais defrontam-se com eles ao escreverem seus próprios textos. Neste trabalho procura-se analisar a forma como Tomás de Aquino e Boécio de Dácia, ao produzirem textos não teológicos, incorporam a seus tratados as obras antigas, principalmente de Aristóteles e Severino Boécio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  77
    Pensar a subst'ncia em Francisco Suárez – a respeito da Disputatio Metaphysica XXXIII.Norbert Brieskorn Sj - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (3).
    Francisco Suárez (1548-1617) publicou em 1597 sua obra-prima em metafísica, as Disputationes metaphysicae. Na trigésima terceira Disputa – o objeto deste artigo – Suárez defende primeiramente a substância sobtrês aspectos: como “ens per se” (uma entidade independente), como o que permanece no tempo, e como o suporte fundamental de acidentes. Secundariamente, ele utiliza três distinções com o objetivo de articular a noção de substância: substâncias completas e incompletas, substâncias perfeitas e imperfeitas, e a distinção entre substância primeira e substância segunda. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Eutanásia, ortotanásia, e suicídio assistido: a ética do respeito à dignidade e à autonomia de pacientes em estágio terminal.Marcelo de Araújo - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (1):15-24.
    Nos últimos anos a legislação brasileira que trata da proteção da dignidade e da autonomia de pacientes em estado terminal passou por importantes transformações. A nova legislação brasileira foi bem recebida por um amplo segmento da sociedade, incluindo-se aí a comunidade médica, a igreja católica, e jornalistas. A discussão em torno desse tema passou a ser articulada em torno do conceito de “ortotanásia”. O objetivo deste artigo consiste em, por um lado, apresentar argumentos em favor do suicídio-assistido, uma prática atualmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Direitos Humanos e a Moral do Respeito Universal.Maria Clara Dias - 1995 - Princípios 2 (2):92-107.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  62
    Síndome de Kabuki: estudo de caso a respeito das características comportamentais, cognitivas, sociais e fonoaudiológicas.Teresa H. Schoen-Ferreira, Juliana Mp Ramos, Maria Eb Ávila, Renata R. Dabbur, Thais A. Lima & Márcia Rf Marteleto - 2010 - Revista Aletheia 32:70-79.
    A Síndrome de Kabuki é um distúrbio bastante raro, com múltiplas anomalias congênitas. O objetivo do estudo foi descrever características comportamentais, cognitivas e sociais de uma criança com seis anos de idade com Síndrome de Kabuki, e suas implicações no processo escolar. Como resultados, verif..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. «o Povo Não Sabe O Que Quer». Alguns Aspectos Da Crítica Hegeliana A J. J. Rousseau, A Respeito Da Ideia De Legitimidade E Da Origem Do Estado Entre 1817/18 E 1820. [REVIEW]Edmundo Pires - 1999 - Revista Filosófica de Coimbra 8 (15):65-116.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Diversidade na educação, respeito e inclusão: valores éticos e comportamentos pró-sociais.Clemildo Anacleto da Silva - 2012 - Porto Alegre: Centro Universitário Metodista IPA, Editora Universitária Metodista IPA. Edited by Manuel Alfonso Diaz Muñoz.
  38.  2
    A Redescoberta da Mente Enquanto Propriedade Do Cérebro: Indagações a Respeito da “Conveniência” Como Critério e Fundamentação Filosófica Em John Searle.Fabio Julio Fernandes - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):150-172.
    Este trabalho pretende entender como John Searle compreende a mente enquanto propriedade do cérebro. A partir da obra A Redescoberta da mente, consideramos, em primeiro lugar, alguns sentidos que parecem caracterizar a investigação de Searle em vista de um redescobrimento da mente. Ora, são visíveis na obra dois sentidos entrelaçados: o científico e o filosófico. Por sentido científico, poder-se-ia denominar esse que aparece desde a introdução e se estende por toda a obra, pois visa estabelecer um estatuto biológico da mente. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    HALL, J.; VITANOVA, G.; MARCHENKOVA, L.. Dialogue with Bakhtin on Second and Foreign Language Learning: New Perspectives [Diálogos com Bakhtin a respeito da aprendizagem de segunda língua ou de língua estrangeira: novas perspectivas]. Mahwah, New Jersey; London: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. 241 p. [REVIEW]Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2016 - Bakhtiniana 11 (2):207-214.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O conceito de mal radical.Adriano Correia - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (2):83-94.
    A noção de mal radical aparece em Kant no contexto da discussão da religião nos limites da simples razão e busca dar conta da complexa relação entre o respeito pela lei moral e o amor-próprio na definição do móbil para a ação. Na busca por identificar o fundamento da propensão para o mal no homem, Kant se vê diante da dificuldade de ter de articular natureza e liberdade, e ainda que a noção de mal radical possa conservar algumas ambigüidades, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Motivos básicos religiosos na filosofia de Herman Dooyeweerd.Anderson Paz - 2022 - Revista Teológica Jonathan Edwards 1:24-43.
    A história da filosofia é a história das ideias. Porém, para Herman Dooyeweerd, a história da filosofia imanentista é a história de antíteses teóricas radicadas em dialéticas religiosas insolúveis. O objetivo do presente artigo é apresentar o conceito de “motivos básicos religiosos” no pensamento de Herman Dooyeweerd. Em primeiro lugar, será apresentado a concepção de religião em Dooyeweerd e, em seguida, serão apresentados o conceito e o desenvolvimento dos “motivos básicos religiosos” no pensamento ocidental. As conclusões do texto são que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  32
    A Espiritualidade Na Educação de Paulo Freire e Bell Hooks.Teresa Christina da Cruz Bezerra, Henrique de Moraes Junior & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:168-183.
    O objetivo desde artigo é analisar a espiritualidade na educação em Paulo Freire e bell hooks. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como fundamentação teórica: Freire, hooks, Oliveira, Boff, Dullo, entre outros. Considera-se nesta análise que os educadores percebem a educação como um processo de libertação de toda forma de dominação, a partir do diálogo, do desenvolvimento do pensamento crítico, da construção coletiva do conhecimento, da práxis e do respeito aos saberes e as experiências de educandos e educadores. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Uma pensão chamada Benedita.Edson Messeder - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 6.
    Sem dúvida alguma que era uma das casas mais animadas e mais frequentadas da cidade. Situava-se na esquina da Rua 2 de Julho com a praça do coreto, com uma entrada pela rua e outra pela praça. Portava o nome da sua proprietária. Por isso chamava-se Pensão Benedita.Dizia-se que Dona Benedita era neta de escravos e que sua relação com a família Gomes provinha do tempo da escravatura. Era difícil de entender quem foi escravo de quem, porque o respeito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Nietzsche e a exigência de uma filosofia retoricamente consciente.Rogerio Lopes - 2023 - In Helcira Maria Rodrigues Lima & Maria Cecília Miranda N. Coelho (eds.), Percursos Retóricos: antigos e contemporâneos. Pontes Editores. pp. 411-436.
    Nietzsche mobiliza recursos retóricos de natureza heterogênea em sua obra, que podem ser distribuídos em pelo menos quatro grandes rubricas: elementos que (1) incidem sobre a materialidade sonora e rítmica da linguagem (dimensão expressiva associada à prova ética); (2) orientam a adoção de um conjunto de estratégias argumentativas que variam conforme as necessidades filosóficas do momento (dimensão argumentativa ou dialética); (3) dizem respeito a escolhas relativas à forma de apresentação dos argumentos, ou à sua inserção no interior de diferentes (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    ética e a metaética de Michael Ruse: do altruísmo à teoria do erro.Juliano Santos do Carmo & Mariana Marques Burkle - 2024 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 13 (2):33-47.
    O objetivo central do trabalho é analisar a posição evolucionista proposta por Michael Ruse a respeito da ética no âmbito de primeira e de segunda ordem. Para cumprir com este objetivo, inicialmente distinguiremos a posição evolucionista de Ruse, de fundamentação darwiniana, com a posição evolucionista clássica, de fundamentação spenceriana. Mostraremos como Ruse inicialmente reformula a ética evolucionista spenceriana, tornando o âmbito da ética substantiva descritivo, e não mais prescritivo, a partir da compreensão correta do conceito de altruísmo. No âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    O Enfraquecimento Do Estado Democrático e a Questão da Predação Estatal.Bartolomeu dos Santos Costa - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):53-66.
    O objetivo deste artigo é fazer uma discussão apontando para o enfraquecimento de Estados Democráticos como resultado de uma _Predação Estatal_. Predação estatal é utilizada aqui para designar um sucateamento e desordens no Estado como resultados de má administração, corrupção, entre outros fatores. Para tal, fez-se uma discussão/síntese inicial sobre a concepção de Estado/sociedade em John Rawls, buscando relacionar sua ideia de estado ideal com a concepção de Estado Democrático de Direito de autores como Rubens Casara, que, a princípio, dialoga (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    John Searle e o Realismo Ingênuo.Paulo Uzai Junior & Jonas Gonçalvez Coelho - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):101-116.
    O principal objetivo deste artigo é refletir sobre a posição do filósofo da mente John Searle face ao realismo ingênuo, em especial no que diz respeito à natureza e propriedades da mente. Consideramos que Searle adota uma posição realista ingênua ao admitir a existência de estados mentais subjetivos tais como apreendidos pelo senso comum, como uma das bases para solucionar o problema mente-corpo, ainda que utilize argumentos filosóficos e científicos para justificá-la. Este fato oferece indícios para afirmar que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Considerações Sobre o Conceito de Intencionalidade Em Edmund Husserl.Jesuino Junior Pires - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):286-302.
    O presente artigo apresenta um estudo sobre o conceito de intencionalidade da consciência de Edmund Husserl, compreendido dentro do contexto da fenomenologia. Para bem compreendermos este conceito buscamos primeiramente uma abordagem (contextualização) histórica da trajetória intelectual de Husserl, a fim de buscar as origens do pensamento husserliano, no que diz respeito ao tema da intencionalidade e as influencias que este recebeu de seus contemporâneos. A parte final do texto foi construída a partir de especificações de uma obra de Husserl: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  46
    The merits of higher-order thought theories.Sam Coleman - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):31-48.
    Over many years and in many publications David Rosenthal has developed, defended and applied his justly well-known higher-order thought theory of consciousness.2 In this paper I explain the theory, then provide a brief history of a major objection to it. I suggest that this objection is ultimately ineffectual, but that behind it lies a reason to look beyond Rosenthal's theory to another sort of HOT theory. I then offer my own HOT theory as a suitable alternative, before concluding in a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50.  29
    Origins of the Imperial and Secular Power according Ockham’s Political Thought.José Antonio de C. de Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
    In this article, based on the most important William of Ockham’s O. Min. writings, we analyze his ideias concerning the origins of the imperial and secular power. Founded in the Paul’s doctrine omnis potestas a Deo, but enlarged, per homines, and also on the ideas of his Franciscan brothers which lived before, which articulated the concepts of proprietas and domininum, in order to explain the human origins of the both, on the one hand, Ockham refuses not only the hierocratic theory, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968