Results for 'Televisão'

31 found
Order:
  1.  15
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Futebol (argentino) por televisão: entre o espectaculo de massa, o monopolio e o estado.Pablo Alabarces & Carolina Duek - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):16-28.
    The article summarizes the history of the relationship between soccer and television in Argentina, analyzing the plot between private initiatives and public policies, technological innovation and cultural traditions. It also points out what it understands to be the critical tension in the analysis of the case: the tension that oscillates between the logic of the commercial television (soccer as spectacular product) and the playful logic of sports events (the unpredictability of its development).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Imagens e representações da ditadura portuguesa na televisão (1957-1974).Francisco Rui Cádima - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):56-69.
    Esta reflexão pretende pensar e dar a ver o sistema de dominação simbólico exercido pela ditadura de Salazar e Caetano através da televisão, desde o começo da televisão em Portugal até ao 25 de Abril de 1974, aquando da queda do regime. Trata-se, num primeiro momento, de observar as grandes diferenças entre os dois ditadores na utilização e instrumentalização da televisão e, de seguida, de explicitar as práticas profissionais e os principais traços históricos e políticos mais utilisados (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Representações sem'nticas de raça e classe da cultura popular para literatura e para televisão.Viviane Lucy Vilar de Andrade - 2013 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 2 (2).
    Há um diálogo entre os estudos antropológicos e literários não só porque a literatura está dentro do âmbito da antropologia cultural, mas também porque a literatura de um povo reflete substancialmente os aspectos da sua cultura e sua visão de mundo. Este trabalho investiga as representações de classe, raça e relações raciais em “O Romance d'A Pedra e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, um romance do autor brasileiro contemporâneo, Ariano Suassuna (1927). Em primeiro lugar, pretende-se demonstrar como a representação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Quanto vale uma partida de futebol? A relação entre televisão e futebol no cenário midiático contemporâneo.Leonel Azevedo de Aguiar & Luisa Prochnik - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):51-64.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Convenção e disputa na atuação do repórter: Carlos Spera e os primeiros anos de telejornalismo no Brasil.Valéria Maria Vilas Bôas - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (3):54.
    A proposta desse artigo é observar o momento de surgimento do repórter como presença visual na televisão brasileira a partir da figura de Carlos Spera, jornalista que se destaca no material de acervo preservado dos nossos primeiros anos de televisão. A partir da análise de sua atuação, buscamos identificar características que vão se constituir em importantes matrizes do telejornalismo no Brasil, bem como modos de atuação que, embora não venham a definir a norma, se apresentam como brechas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Ideologia e Poder: As Relações de Dominação em Força-Tarefa (2009).Andrei Maurey - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 26 (1).
    O lugar ocupado pela mídia na sociedade contemporânea é evidente em diversas esferas da vida social. Com isso em mente, é imprescindível observarmos o alcance das obras audiovisuais da televisão e compreendermos como as ficções seriadas reproduzem e disseminam ideologia. Para tanto, tomamos a ficção seriada Força-Tarefa (2009) e, com uma análise dos episódios de sua primeira temporada, buscamos desvelar como suas formas simbólicas são representadas de modo a sustentar e justificar relações assimétricas de poder (de dominação). Defendemos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Trilhas de Telenovelas Globais e o Mercado Musical nos anos 1980 e 1990.Heitor da Luz Silva - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Procurando contribuir para a análise das relações entre televisão e indústria da música no Brasil, o objetivo do artigo é investigar o papel das trilhas das telenovelas globais na história da indústria musical entre os anos 1980 e 1990. Busca-se verificar se essas mídias cumpriram um papel semelhante ao dos anos 1970, privilegiando artistas e gêneros mais bem posicionados dentro da hierarquia cultural brasileira, mantendo um diálogo ativo com os preceitos do “padrão Globo de qualidade” estabelecido à época.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    O estilo tardio: deleuze e beckett.Larissa Drigo Agostinho - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):617-636.
    Resumo Procuramos demonstrar, a partir de uma relação entre a noção adorniana de estilo tardio e obras tardias de Deleuze - sobretudo L’épuisé, que trata da obra igualmente tardia de Beckett para a televisão - que há no pensamento deleuziano uma importante reflexão sobre a morte. Procuramos salientar a presença desta ideia e diferenciar a morte da noção de negativo, criticada pelo autor. Uma vez traçada a natureza desta reflexão, pretendemos questionar sua relevância no estudo da obra de Beckett.In (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação.Rubem A. Alves - 1999 - São Paulo, SP: Edições Loyola.
    Por Rubem Alves, autor do livro: O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Melodrama e esc'ndalo da mãe. Relatos biográficos de celebridades no jornalismo de entretenimento e de fofocas.Marina Sanchez de Bustamante - 2025 - Astrolabio: Nueva Época 34:168-198.
    A partir de uma variedade de histórias sobre a vida íntima de mulheres famosas, o jornalismo de entretenimento e de fofocas compõe avaliações e julgamentos sobre emoções e comportamentos que alimentam atribuições culturais sobre a maternidade. Este artigo identifica duas matrizes culturais implicadas na narrativa jornalística do showbiz e dos chimentos - melodrama e escândalo - e analisa sua articulação na produção biográfica sobre mães celebridades que prolifera em revistas, programas de televisão e plataformas dedicadas a notícias sobre celebridades. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Olhares internacionais: correspondentes sediados no Rio de Janeiro.Faculdade de Comunicação Social Fcs - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):105-118.
    Apresentação Agradecemos à presença dos professores do mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aos alunos da graduação e da pós e aos quatro convidados pela gentileza de estarem no campus da Universidade para tratar de um assunto pouco estudado na área de comunicação. Nos currículos antigos, em especial aqueles na década de 1980, havia uma disciplina intitulada Sistemas Internacionais de Comunicação. Hoje esse é um tema ausente da grade de muitos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    Ensinar E aprender filosofias negras: Entrevista a Renato Noguera.Alexandre De Oliveira Fernandes, Emanoel Luís Roque Soares & Maurício De Novais Reis - 2018 - Odeere 3 (6):07.
    Uma boa entrevista precisa de uma entrada? Necessitamos aqui, realmente de uma apresentação de nosso entrevistado? Se sim, seremos sintéticos, porque estamos convencidos de que importa a fala de Renato Noguera. Deixaremos que a entrevista diga “algo” sobre ele que não possa ser pinçado rapidamente de seu currículo lattes, produção bibliográfica, palestras e bancas de trabalhos acadêmicos, não sem dizer, contudo, que Noguera é daqueles pensadores que aproximam o conhecimento das pessoas. Não escreve e nem fala como se estivesse em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    Entre Jezabel e Virgem Maria: representações de gênero em vídeos de prevenção ao HIV em Angola.Tiago Da Silva Ferreira - 2017 - Odeere 1 (2).
    O presente artigo procura demonstrar a convergência entre o discurso religioso e o governamental em campanhas de prevenção ao HIV em Angola. Para tanto, utilizo-me de uma análise dos vídeos produzidos para o programa governamental de prevenção ao HIV da Televisão Pública de Angola, o “Stop Sida”. Pretendo demonstrar que a partir deles procura-se produzir sujeitos culpados, especialmente quando se tratam de mulheres, associando a infecção pelo vírus ao pecado, à condenação divina e à responsabilidade individual. Tal associação perpetua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Telenovela e Islã: dos estereótipos à visibilidade.Francirosy Campos Barbosa Ferreira - 2015 - Horizonte 13 (38):771-802.
    O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre o núcleo muçulmano da telenovela O Clone , que foi exibido entre outubro de 2001 e junho de 2002, na Rede Globo de Televisão, tendo sua reprise iniciada em janeiro de 2011. Telenovela escrita por Gloria Perez autora conhecida pelos temas “étnicos” e de cunho social, tais como, ciganos, muçulmanos, indianos, transplante de órgãos, alcoolismo, imigração ilegal, clonagem humana. O argumento que sustento é que a novela “salvou” a comunidade islâmica brasileira (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  20
    A mídia como espaço formativo· do sujeito adolescente.Rosa Maria Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):333-348.
    Apresentam-se aqui as conclusões de uma pesquisa em que foram analisados dois programas de televisão, um encarte de jornal e uma revista - todos destinados ao público adolescente. A análise, feita a partir de um referencial teórico baseado nos conceitos de sujeito, poder e discurso, da obra de Michel Foucault, permite qualificar a mídia como um "espaço formador de sujeitos'', basicamente porque seus discursos e as práticas que instauram constituem um modo especifico de "ser jovem" e se inscrevem numa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O surfe brasileiro e as mídias sonora e audiovisual nos anos 1980.Rafael Fortes - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):90-105.
    Esporte midiático por excelência, o surfe estabeleceu uma série de relações com a cultura (música, televisão, cinema), incluindo imbricações com a cultura pop. Estas manifestações foram fundamentais para a divulgação da modalidade e a construção de uma imagem em torno da mesma para o público externo, assim como a discussão e a configuração de valores para os membros de sua subcultura. No Brasil, este processo teve notável força durante a década de 1980. O artigo mapeia as imbricações entre surfe (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Influências.Mara Narciso - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 2:7-9.
    Quando alguém está se comportando de maneira inadequada, usando drogas, cometendo crimes, a família explica o fato, garantindo não ser defeito de caráter, mas o resultado da convivência com más companhias, estas sim, causadoras do mal. Muitos defenderão o lado bom do transgressor. E não será apenas sua mãe. Claro que a boa influência existe forte e algumas pessoas dirão que se decidiram estudar ou seguir determinada profissão por incentivo de alguém. Muitos começaram a fumar para copiar personagens de filmes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Por uma poética sem fronteiras.José Cardoso Ferrão Neto, Rosane Feijão & Leticia Cantarela Matheus - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    A revista Logos apresenta o dossiê “Realidade e Ficção” como contribuição ao desenvolvimento de pesquisas empíricas e reflexões sobre fronteiras e hibridismos entre realidade e ficção nas narrativas midiáticas. Ainda que, em alguns trabalhos, o tema não desponte na linha de frente, suas implicações podem ser desveladas nas marcas das textualidades que compõem lógicas próprias e peculiares de suas abordagens. O conjunto de artigos, entretanto, permite visualizar soluções comuns encontradas pelos autores para o enfrentamento da questão, presente nos processos, métodos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  22
    A origem de Deus no imaginário dos homens.Frederico Rochaferreira - 2016 - Multifoco.
    A bela manhã de sol era um convite a visitar meus pensamentos mais distantes, assim, absorto em minhas reflexões caminhava a passos lentos, sem perceber a presença de Alina, que observava sorrindo aquele meu ritual. Alina: Esse caminhar kantiano me diz que buscavas algo, ou melhor; alguma resposta. Estou certa? Lancio: Alina, que bom vê-la! É verdade. Caminhar estimula a circulação e os neurônios, consequentemente, é ótimo para raciocinar e ir em busca de respostas para delas obter perguntas, contudo é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Formas de cronotopo e de exotopia nas adaptações de O Pagador de Promessas.Igor Sacramento - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    O objetivo deste artigo é mostrar como as reconfigurações na estrutura de significação da peça O Pagador de Promessas no cinema e na televisão permitiram diferentes fusões dos indícios temporais e espaciais (cronotopo), novas “zonas de contato” com a realidade cotidiana, novas imagens do indivíduo e do espaço e um novo tipo de acabamento axiológico do herói pelo autor (exotopia).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  39
    Tela desconstrucionista: arquivo e mal de arquivo a partir de Jacques Derrida.Dirce Eleonora Nigro Solis - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (38):373.
    Considerando os vários sentidos da palavra "tela" em português, tela como resultante do entrelaçamento de fios, tela como tecido, tela de cinema ou de televisão, quadro pintado, ou como questão, pretendo trazer à discussão o despojamento de Jacques Derrida ao propor, sob o prisma da desconstrução, o deslocamento do velho conceito de arquivo para uma noção de arquivo aberta a possibilidades imprevisíveis. Para tanto, seu entendimento do que ele chamou de “impressão freudiana”, sua interpretação da pulsão de morte como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A TV expandida pelas 9 telas da #RedeBBB.Luiza de Mello Stefano & Soraya Ferreira - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (2):26-41.
    As transformações que atualmente os meios de comunicação tradicionais estão enfrentando fez com que a televisão, em vez de ser extinta, expandisse sua presença para outros suportes tecnológicos, potencializando seu poder de penetração e hibridização. O aparelho tradicional não é mais o único meio transmissor de conteúdo: a combinação da internet, redes sociais e os novos fenômenos emergidos pela convergência dos meios levaram ao surgimento de uma inédita experiência televisiva. O presente trabalho reflete sobre as novas possibilidades e características (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    O Compartilhamento de Infraestruturas de Rede No Seac e No Setor de Telecomunicações.Mauricio Soares Urti - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):38.
    O artigo se propõe a realizar um diagnóstico de diferença identificada na estrutura dos setores de telecomunicações e de prestação de serviços de televisão por assinatura, designados como os Serviços de Acesso Condicionado, notadamente com relação às estruturas de rede que os assistem. O diagnóstico considera a formação, evolução e os desafios impostos aos setores estudados, de modo que inspirado na doutrina das essential facilities, aponta a alternativa do compartilhamento de infraestruturas de redes e meios de rede como um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Apresentação.Erick Felinto - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):02-03.
    Mais do que nunca, pensar em comunicação significa pensar em imagens. Já se repetiu exaustivamente que vivemos em uma cultura imagética, marcada pela crescente proliferação de telas e tecnologias de produção audiovisual. E se passamos de regimes analógicos para digitais, isso só fez aumentar a vitalidade da imagem e multiplicar suas potencialidades. Nesse sentido, o presente número de Logos nos oferece uma amostragem da riqueza que também podemos encontrar hoje no campo das pesquisas sobre o audiovisual. O crescimento da pós-graduação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Descolonizando telas: o FESPACO e os primeiros tempos do cinema africano.Janaina Perreira De Oliveira - 2016 - Odeere 1 (1).
    Criado em 1969, o Festival Pan-africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, o Fespaco, é parte fundamental na história do cinema africano. Os elementos que compõem sua história têm servido a cineastas, curadores, pesquisadores e estudiosos da temática tanto como um termômetro de tendências cinematográficas quanto de direcionamento das políticas de cultura presentes dos caminhos do cinema continente. Mais ainda, sua história se conecta diretamente com os acontecimentos e debates no âmbito das políticas do continente. O presente artigo apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Representações de crianças bascas exiladas na tela grande: de “A outra árvore de Guernica” à “Route 66”.Óscar Álvarez Gila - 2020 - Dialogos 24 (1):396-430.
    Durante a Guerra Civil Espanhola, o governo regional basco começou a evacuar a população infantil para outros países europeus. A memória desse exílio infantil começou a se recuperar nos anos 60, tanto na Espanha quanto no exterior. Este artigo estabelece uma comparação entre as duas primeiras representações do exílio infantil basco na tela. Por um lado, analisa-se o romance, A outra árvore de Guernica, que reflete o discurso gerado nesse exílio em particular na Espanha de Franco. Por outro lado, é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Memória e história da migração centro-americana nas primeiras décadas do século XXI através seu cinema regional.Andrea Cabezas Vargas - 2020 - Dialogos 24 (1):431-497.
    O cinema, na mesma maneira da televisão, da prensa, e outros meios de comunicação, contribui na construção de imaginários sociais e culturais, como mostrou claramente o Bourdieu em Langage et pouvoir simbolique e o Chomsky em A Fabricação do Consenso. Contudo, o cinema a retratar fenômenos sociais, não somente constrói imaginários sino também constrói a criação de arquivos fílmicos e com eles permite construir e reconstruir uma parte da história. Essa é nossa posição, adoptando os postulados do Ferro, do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Sociedade Pós-literária E Os Desafios Da Educação Moral.Luciano Campos dos Santos - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):305-320.
    O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária – que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie – desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  28
    Una mirada crítica a las repercusiones de la televisión en la educación.Salvador Peiró I. Grègori & Gladys Merma Molina - 2011 - Polis: Revista Latinoamericana 29.
    Esta investigación está contextualizada en torno a la influencia que ejercen las tecnologías de la información y de la comunicación, en la educación informal. En concreto, nuestro objetivo es reflexionar sobre la televisión. Para ello, partimos de un análisis teórico, que nos permite entender cómo ha cambiado el significado de algunos conceptos claves, como educación y comunicación, en la postmodernidad globalizada. Con los datos derivados de diversas investigaciones, determinamos cuál es el impacto de la televisión en los niños y adolescentes, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  34
    Televidencia y vida cotidiana de la infancia. Un estudio de casos con niños y niñas de Santiago.Ana Vergara, Paulina Chávez & Enrique Vergara - 2010 - Polis: Revista Latinoamericana 26.
    Este artículo presenta los resultados de un estudio de casos focalizado en las significaciones de la televisión en la vida cotidiana de niños y niñas de Santiago de Chile. Para tal efecto, se han revelado sus puntos de vista y el de sus padres, además de observar el consumo televisivo infantil, en sus contextos espaciales, temporales e interaccionales. En este estudio, se describe, brevemente, la relación que las seis niñas y seis niños estudiados establecen con la televisión, además de presentarse (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark