Results for 'Transvaloração'

28 found
Order:
  1.  20
    Transvaloração E redenção na filosofia de Nietzsche.Ildenilson Meireles - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):85-106.
    Desde _O nascimento da tragédia_ Nietzsche esboça o tema da redenção numa perspectiva afirmativa, de modo especial pelo viés da arte. Dionísio aparece como a primeira figura capaz de redimir o homem do sofrimento, pois liberaria a vontade para novas configurações no interior do Devir. Mas é nos últimos escritos que uma filosofia da redenção ganha mais consistência em Nietzsche, na medida em que se articula com o tema da Transvaloração dos valores. Nosso propósito nesse artigo é destacar essa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Transvaloração amazônica: sobre a tese A recepção do pensamento de Nietzsche na obra literária de Dalcídio Jurandir, de Oclécio das Chagas Lacerda.Fernando R. De Moraes Barros - 2024 - Cadernos Nietzsche 45 (3):45-3.
    The present text aims at commenting the doctoral thesis A recepção do pensamento de Nietzsche na obra literária de Dalcídio Jurandir - submitted by Oclécio das Chagas Lacerda at the School of Philosophy, Arts and Human Sciences of the Federal University of São Paulo (Unifesp) in 2022 - in light of two main themes developed by it: the “anthropophagic” interpretation of Nietzsche’s critique on Christian nihilism and the Amazon meaning derived from it.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Nietzsche: a transvaloração do sentido do sofrimento em O nascimento da tragédia.Miguel Angel de Barrenechea - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (3):93-110.
    In this article we aim to support the thesis that Nietzsche, from his first work The Birth of Tragedy, to his last texts, such as Twilight of the Idols, in What I owe to the ancients, proposes a radical transvaluation of the meaning of suffering human. He adopts a completely different perspective from Western metaphysical and religious conceptions, which considered suffering as an objection to life, arising from faults, failures, “sins”, which must be expiated through countless constraints, until inexorable death. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  16
    A tarefa da transvaloração: esclarecimentos a partir da correspondência de Nietzsche em 1888.Luís Rubira - 2018 - Discurso 48 (2):135-154.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Avaliação, medida de valor, valor: três noções interligadas ao conceito de transvaloração em Nietzsche.Luís Rubira - forthcoming - Filosofia Unisinos:1-7.
    O presente artigo busca não somente reconstruir as noções de “avaliação” (Werthschätzung) e “valor” (Werth) presentes nas obras de Nietzsche, mas pretende mostrar que ambas precisam ser pensadas à luz da noção de “medida de valor” (Werthmaass), haja vista que esta é imprescindível para a compreensão do conceito de transvaloração de todos os valores na filosofia nietzschiana. Palavras-chave: Nietzsche, avaliação, medida de valor, valor, transvaloração.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Ascetismo, Arte e Forma de Vida No Pensamento Do Nietzsche Tardio.Clademir Luís Araldi - 2022 - Dissertatio 55:45-63.
    Pretendemos mostrar neste artigo que Nietzsche também compreende de modos positivos o ascetismo em sua filosofia tardia. A partir da reconstrução dos sentidos do ascetismo na filosofia do espírito livre e na obra Assim falou Zaratustra, defendemos que Nietzsche estimasempre mais o ascetismo dos filósofos em suas obras Além do bem e do mal e na Genealogia da moral. Entretanto, é em 1888, que ele aprofunda a concepção de arte como forma de vida, estreitamente ligada a formas de ascetismo filosófico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    A persistência do niilismo nos escritos de Nietzsche de 1888.Clademir Luís Araldi - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Procuro mostrar neste artigo que o niilismo persiste como um problema sem solução nos escritos de Nietzsche até agosto de 1888. O niilismo como vontade de nada emerge como um problema, principalmente no escrito O niilismo europeu e na terceira dissertação da Genealogia da moral, ambos de 1887. Investigarei como Nietzsche ainda permanece enredado ao problema da verdade, após vincular o niilismo ao horror vacui. Defendo que as soluções propostas no ano de 1888 giram em torno de propostas diversas da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  26
    O eterno retorno do mesmo e a subversão da noção de fatalismo.João Evangelista Tude Melo Neto - 2018 - Discurso 48 (2):121-133.
    Tradicionalmente, ‘fatalismo’ é compreendido como uma doutrina que ensina a rigidez de um fado que anula o poder das ações humanas. Essa acepção de fatalismo não é, contudo, corroborada por Nietzsche. O autor, entretanto, não abandona o termo e passa a compreendê-lo num sentido subvertido. Levando isso em conta, os objetivos de nosso trabalho consistem em: 1) examinar de que forma Nietzsche compreende o termo ‘fatalismo’ em alguns momentos de sua obra; 2) tentar mostrar que as acepções de fatalismo nesses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  53
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  10.  23
    O eterno retorno do mesmo, "a concepção básica de Zaratustra".Scarlett Marton - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (2):11-46.
    Resumo No Ecce Homo, Nietzsche afirma que a concepção básica de Assim falava Zaratustra consiste no "pensamento do eterno retorno, essa fórmula suprema de afirmação a que se pode chegar". Tomando como ponto de partida a análise das diferentes partes desse livro, contamos antes de mais nada definir o lugar que o pensamento do eterno retorno nele ocupa. Estabelecendo a relação desse pensamento com a noção de além-do-homem, o conceito de vontade de potência, o projeto de transvaloração de todos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  13
    Nietzsche de Agamben e sua crítica à política como fisiologia.Marcia Rosane Junges & Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e45146.
    Neste artigo, analisamos algumas das peculiaridades da leitura que Agamben faz de Nietzsche, isto é, o uso que faz das ideias do pensador alemão para constituir a sua própria filosofia política. Assim, refletimos acerca do tensionamento e da polifonia entre a vontade de potência em sua configuração fisiopsicológica, e a grande política a partir da transvaloração dos valores. Indicamos essa tensão e polifonia tendo em vista o outro tipo de potência ao qual Agamben se inscreve, a aristotélica, para pensarmos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  26
    Nietzsche, as forças e a psicanálise | Nietzsche, the forces and the psychoanalysis.Joao Perci Schiavon & Peter Pál Pelbart - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Investiga-se o conceito de força, tal como aparece em Nietzsche e na psicanálise. Objetiva-se esclarecer e potencializar seu uso clínico. A pesquisa se justifica porque se trata de conceber o processo clínico como explicitação da força pulsional, uma vez que a tipologia das forças proposta por Nietzsche e a precisão analítica, de caráter ético e clínico, convergem inteiramente. Uma ética nietzschiana da força ativa (o amor fati) torna-se providencial para se pensar a retomada do conceito de força na psicanálise. Objeções (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  34
    Aspectos do niilismo em Nietzsche.João Constâncio - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O perspectivismo de Nietzsche defende que o mundo como um todo é “absurdo”, não tem uma meta, um valor, uma finalidade, um sentido, mas não defende que a condução de uma vida humana possa ser outra coisa que não um reger-se por metas, valores, fins, sentidos. Esta distinção é fundamental para que se compreenda que, por um lado, Nietzsche aceita a “verdade do niilismo” — aceita que o mundo é em si mesmo “absurdo”, o mundo não pode ser racionalmente justificado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  23
    Friedrich Nietzsche e a Contemporaneidade.José de Assis Moraes Júnior - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:17-32.
    O presente artigo trata dos problemas da composição das subjetividades e suas interconexões com a Escola, com a Cultura e com o Corpo. Fazer ouvir, no campo da pesquisa em Educação, os conceitos nietzschianos da transvaloração dos valores, do übermensche e da fortitute são nossas propostas. A questão central que se coloca como objeto é: que tipo-homem, que subjetividades, tem forjado nossas instituições de ensino?
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    Niilismo e gnosticismo.Jelson Roberto de Oliveira - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Partindo da interpretação do niilismo como negação da vida, pretende-se demonstrar, neste texto, como a exortação de Zaratustra de “fidelidade à terra”, pode ser compreendida como uma forma de enfrentamento do niilismo na obra de F. Nietzsche. Para tanto, parte-se de uma análise intratextual da relação entre niilismo e gnosticismo na obra do filósofo alemão no intuito de demonstrar como o personagem histórico fundador do zoroastrismo se apresenta por meio de uma moral dualista cujas premissas gnósticas levam ao niilismo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Il paradigma Nietzsche di M. Heidegger tra metafisica e im-possibilità dell’oltre // The paradigm of M. Heidegger's Nietzsche between metaphysics and im-possibility of addition.Luigi De Blasi - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):24-52.
    Nietzsche, para Heidegger, não teria levado a termo a desvalorização dos valores considerados até então válidos. A transvalorização, ao invés de garantir a renovação da condição existencial do homem, antepõe, à tematização do ser, o nada mudado em vontade e representação. O querido, contra os pressupostos da vontade de poder, se esclerosa na tangibilidade das coisas sem a possibilidade do além por meio do qual Nietzsche pensava superar o niilismo. A transvaloração conserva em tal aspecto a lógica dos velhos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Recepção da filosofia de Nietzsche na obra de Celso Furtado.Geraldo Dias - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):145-172.
    Resumo: Tendo em conta que 2020 foi o ano de celebração do centenário de nascimento de Celso Furtado, como singela homenagem, neste artigo procuramos oferecer uma introdução preliminar sobre a recepção da filosofia de Nietzsche na obra do economista brasileiro. Celso Furtado é um dos pensadores mais influentes no campo da economia-política na América Latina. Mas ninguém ainda pesquisou a dimensão filosófica de seu pensamento. Não obstante, é possível discorrer que ele pensou a economia sob um ponto de vista crítico-filosófico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Psicofisiologia e terapia dos afetos.Oswaldo Giacoia Junior - 2020 - Sofia 8 (2):202-218.
    O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar a psicofisiologia de Nietzsche como terapia dos afetos, filosoficamente articulada como tentativa de transvaloração da metanoia cristã.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Sobre a natureza da moral - Leitura do capítulo cinco de Aém do bem e do mal de Nietzsche.Miguel Antonio Nascimento - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):67-100.
    Este artigo trata aspectos centrais da noção de Nietzsche, como a relação entre transvaloração e vontade de poder.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  19
    Nietzsche e a escrita artística do pensamento.Renarde Freire Nobre - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):57-78.
    Resumo: O artigo inicia-se com uma distinção entre poesia e filosofia, a partir do destaque da relação especial que a primeira mantém com a palavra. O enfoque desloca-se para o pensamento de Friedrich Nietzsche, argumentando haver, em seus escritos, a construção de uma filosofia nada convencional, em parte por conta do estatuto das ideias expostas, mas também e sobremaneira pela relação íntima com a arte poética, o que se faz evidente pela estilização do pensamento. A hipótese principal é de que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Oswald de Andrade, leitor de Nietzsche, Genealogia, catequese e antropofagia.Rodrigo Ornelas - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):220-234.
    Resumo: A concepção filosófica oswaldiana da antropofagia como visão de mundo evoca a afirmação de si como motor criador, e não a negação do outro, própria da moral escrava, denunciada por Nietzsche. Entretanto, para Oswald de Andrade, o diagnóstico que Nietzsche faz da cultura ocidental não compreende o potencial primitivo recalcado na América. Oswald diz que sua filosofia antropófaga é também uma realização da filosofia nietzschiana. Acredito que ela pode nos oferecer, entre outras coisas, um caminho para a transvaloração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Amor fati e eterno retorno no livro IV de “A gaia ciência”: uma interpretação estética da existência.Roberta Franco Saavedra - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):43-60.
    O presente artigo tem como objetivo principal investigar as nuances da relação estabelecida entre a noção de amor fati e o pensamento do eterno retorno tal como aparecem no livro IV de “A gaia ciência”, obra de Friedrich Nietzsche. O tom afirmativo da obra, que se expressa de forma poética e artística, nos permite partir de uma perspectiva estética de análise das questões a serem exploradas. Pretende-se, portanto, abordar as diferentes acepções do conceito de arte no percurso da filosofia nietzschiana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Nietzsche E o discurso filosófico da modernidade.Amanda Sobrinho Costa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):114-123.
    O objetivo deste artigo é apresentar a crítica nietzschiana a moral moderna, tal como descrita na Genealogia da moral. Procuramos ainda destacar a crítica de Habermas a Nietzsche presente na obra: Discurso Filosófico da Modernidade, mais precisamente no capítulo IV “Entrada na Pós-Modernidade: Nietzsche como ponto de inflexão”, onde Habermas discute os aspectos que estruturam o pensamento moderno, colocando a filosofia de Nietzsche como uma ruptura entre o moderno e o pós-moderno. Habermas apresenta a Modernidade como um paradigma, um momento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Freud e o Triunfo de Thanatos.Diego Luiz Warmling - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):9-33.
    Partindo da segunda tópica freudiana, assinalaremos a ação triunfante de _Thanatos _através da _repetição, _da _morte _e da _agressividade _pulsionais. Falaremos do novo dualismo pulsional_, _reconhecendo na _morte _um impulso silencioso que, contrariando _Eros, _atua como fundo não-figurável, dispersivo e estruturante do psiquismo. Se outrora Freud pautou-se pela conservação da vida, é atentando ao problema da _repetição_ que dá lugar ao vazio e ao caos pulsionais, teorizando sobre o impulso ao estado de não-vida: a _pulsão de morte_. Sendo a meta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Aspectos filosóficos da narrativa do Ecce homo de Nietzsche: uma perspectiva em autoencenação.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):125-144.
    O último livro escrito por Nietzsche, Ecce homo: como alguém se torna o que se é, é uma de suas obras mais controversas, tendo sido tomada como sinal de prepotência, como autoexposição egocêntrica e como prenúncio do colapso que interrompeu sua trajetória intelectual em janeiro de 1889. As controvérsias foram alimentadas, em parte, pela peculiar narrativa encontrada no livro – ele conta a si sua vida e obra em tom elogioso e hiperbólico –, em parte, pelo fato de que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    O Niilismo Ativo Nietzschiano Na Obra ‘a Hora da Estrela’ de Clarice Lispector.Roberto Ribeiro da Silva - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):104-112.
    Investigaremos os nexos niilistas transmutados da obra ‘A Hora da Estrela’ de Clarice Lispector (1977), à condição esvaziada da personagem Macabéa. Essa eleição se coaduna com a ideia nietzschiana de transvaloração, onde o “lusco-fusco” entre vida versus morte se encontram, a ficção versus realidade são constantes metamorfoses - um retorno as coisas mesmas - sem dependência teleológica. Macabéa é metaforicamente o “instante” da vida diante da morte. Sua criadora paradoxalmente é identificada com o niilismo ao significar o ‘grand finale’ (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  24
    Nietzsche e a arte.Adriany Ferreira de Mendonça - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O objetivo deste artigo é discutir a maneira como Nietzsche coloca a questão do niilismo em seus textos preparados para publicação, sobretudo em alguns daqueles que se concentram entre 1886 e 1888. Neste momento mais tardio de sua obra, o autor formula suas hipóteses genealógicas acerca dos valores morais, e evidencia o vínculo existente entre a moralidade de origem socrático-platônica e os valores cristãos que marcam fortemente a cultura ocidental. A modernidade, ao atualizar e oferecer novas roupagens às formas de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    As pinturas de Rafael Sanzio no ateliê filosófico de Nietzsche.José Nicolao Julião - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):201-226.
    The article explores the considerations of Nietzsche on the Renaissance painter Raphael Sanzio, who are rare in the set of the work of the philosopher, however permeates all the phases of his intellectual development process. The approach, more often than is positive, with remnants of censorship with respect to the artist’s timidity in promoting a transvaluation of Christianity, which sounds as a certain ambiguity. The most fruitful moment of the approach occurs in the intermediate period, in which Nietzsche values the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark