Results for 'conflitos narrativos.'

649 found
Order:
  1. Disputas de sentidos na apropriação de imagens históricas: confronto de narrativas sobre escravidão e racismo no Brasil – o caso “Maria Filó”.Antonio Hélio Junqueira - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    Identificando polaridades discursivas entre naturalização e criminalização dos fenômenos socio-históricos da escravidão no Brasil – decorrentes de crise originária da apropriação comercial de uma imagem icônica do período por uma grife nacional de roupas femininas –, a pesquisa revela embates narrativos e contranarrativos, bem como disputas ideológicas por valores, sentidos e significados estruturantes dos movimentos da História, da memória e do esquecimento da escravatura no País. Com o aporte da netnografia e da análise do discurso, o artigo contempla a construção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2003. 254 p. A Guerra do Paraguai (1864-70) constitui um marco na história do. [REVIEW]O. Conflito Opôs O. Paraguai - 2003 - Topoi 4 (7):362-366.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Pensamiento narrativo y conocimiento histórico: estudio de caso en Educación Infantil trabajando la Prehistoria.Sara IAnson Gutiérrez, Miguel Ángel Suárez Suárez & Roser Calaf Masachs - 2024 - Clío: History and History Teaching 50:281-317.
    El estudio gira en torno a una experiencia educativa llevada a cabo en un colegio con diez estudiantes de Educación Infantil (entre cinco y seis años) en Asturias (España) y el aprendizaje de la Prehistoria. Mediante una metodología participativa, experiencial y basada en la investigación se analiza su evolución en el aprendizaje de los contenidos específicos de la evolución de los homínidos y el desarrollo de su pensamiento narrativo para reconstruir su propio discurso, haciendo hincapié en los operadores temporales (secuenciación/sucesión, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    República, democracia e conflito: considerações a partir de Maquiavel e Lefort.Helton Adverse - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (2):29-38.
    O objetivo deste trabalho é demonstrar que o pensamento de Maquiavel, ao colocar no centro da vida política um conflito insuperável entre as partes constituintes da cidade, lança as bases para uma nova compreensão da república e da liberdade. Esta teoria dos “humores”, como ele a denominava, também lança luz sobre o dinamismo das sociedades democráticas, como podemos constatar nos trabalhos de Claude Lefort.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. (1 other version)Conflitos morais insolúveis e teorias normativas: uma abordagem preliminar sobre consistência moral.Lauren de Lacerda Nunes & Gabriel Garmendia da Trindade - 2011 - Princípios 18 (30):85-100.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O presente artigo aborda dois tópicos específicos em ética: o problema dos conflitos morais em filosofia e a questáo da consistência em teorias morais. A relaçáo entre conflitos morais e consistência moral estabelecida neste trabalho foi realizada graças à natureza de alguns tipos de conflitos morais, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  74
    Conflitos de convicções em bioética clínica (Conflict of convictions on Clinical Bioethics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p607. [REVIEW]Márcio Fabri dos Anjos - 2013 - Horizonte 11 (30):607-626.
    O conflito de convicções traz consigo frequentes interrogações éticas em diferentes esferas das relações sociais. As convicções religiosas não são as únicas nesse sentido. Este ensaio usa um método interdisciplinar em vista de esclarecer alguns conceitos e critérios subjacentes ao tema, que podem ajudar no discernimento ético de tais conflitos. A Bioética Clínica é aqui uma particularização temática que ajuda uma concentração do discurso, ao mesmo tempo em que permite o aproveitamento desta reflexão para outras esferas. Ajuda também a (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  44
    Conflitos de gerações: Gustavo Corção e a juventude católica (Generation conflict: Gustavo Corção and Catholic Youth).Christiane Jalles de Paula - 2012 - Horizonte 10 (26):619-637.
    Este artigo aborda o combate que empreendeu Gustavo Corção à juventude católica brasileira nas páginas do Diário de Notícias e d’ O Globo entre as décadas de 1950 e de 1960. No caso em tela, interessa-nos entender as reações de Gustavo Corção às mudanças na sociedade e na Igreja Católica entre 1957 e 1964. A hipótese é que as críticas de Corção explicitam o conflito entre duas gerações de católicos: uma conservadora; a dele; e outra progressista, a das organizações de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Conflitos entre direitos e alternativas à ponderação. A teoria dos direitos de Dworkin reavaliada.Marina Velasco - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):115-130.
    Após fazer considerações gerais sobre o uso estendido do juízo de ponderação nas decisões judiciais envolvendo conflitos entre direitos, o artigo, em primeiro lugar, caracteriza as duas formas básicas que o raciocínio prático pode assumir nos casos de conflito entre princípios morais em geral e argumenta contra a ideia de que a ponderação seja o procedimento mais apropriado para lidar com o conflito. Em segundo lugar, no caso específico do conflito entre direitos, revisa e defende a concepção dos direitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Núcleos narrativos novelísticos en el episodio de Píramo y Tisbe (Met. 4. 55-166).Paloma Cortez - 2023 - Argos 47:e0038.
    Ante la multiplicidad de géneros de los que se nutre Metamorfosis de Ovidio, buscamos profundizar su relación con la novela antigua atendiendo a los puntos de contacto que se pueden reconocer en la historia de Píramo y Tisbe (Met. 4. 55-166) con los tópicos de la novela antigua. En primer lugar, estudiaremos su vínculo con la historia de Nino y Semíramis, aludida por el narrador externo del poema ovidiano, y luego nos concentraremos en los núcleos narrativos de las novelas conservadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Origem dos conflitos sociais.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7368.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a origem dos conflitos sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem a conflitos sociais. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Conflitos climáticos, transição verde e a contenda com as liberdades.Diana Piroli - 2023 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 22 (2):597-622.
    É amplamente reconhecido que para mitigar a mudança climática antropogênica são necessários urgentes esforços institucionais em várias dimensões: tecnológicos, infraestruturais, mas também socioculturais. Isso significa que, para que haja a transição ecológica para uma sociedade mais verde e sustentável, um conjunto de mudanças estruturais econômicas, políticas e culturais deverão ser rearticuladas nos próximos anos. Por um lado, ao passo que é inegável que, para conter a mudança antropogênica, o uso do poder institucional deve ser usado de modo mais incisivo nas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. (2 other versions)Rorty: el giro narrativo de la ética o la filosofía como género literario.Adolfo Vásquez Rocca - 2005 - A Parte Rei 42:12.
    Se revisará e intentará fundamentar la tesis de Rorty según la cual no hay ni jerarquía ni diferencia radical entre las disciplinas o géneros discursivos, tanto en las así llamadas humanidades como en las ciencias positivas. Unas y otras componen un todo de continuidad. Todo ello es 'juego de lenguaje' o prácticas sociales variadas y diversamente relacionadas. Asimismo, se analizará el giro narrativo de la ética descrito por Rorty, entendido éste como la descripción ya no de formulaciones abstractas, sino de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Pluralismo Narrativo para una Economía del Mundo Real. [REVIEW]Agustina Borella - 2018 - Revista Empresa y Humanismo 21:201-208.
    Esta obra se encuadra en la discusión ortodoxia-heterodoxia en economía, en el marco de la epistemología de la economía y dentro de la filosofía de la ciencia. El cuadro general es una discusión metodológica en términos de economía: si los modelos formales mainstream son o no, aquello que nos permite explicar, predecir, y/o alcanzar a comprender algo del mundo social. En este ámbito el texto de Fullbrook se enmarca en la llamada economía heterodoxa, apartándose de la economía mainstream, el dogmatismo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  46
    Recursos narrativos y repercusiones filosóficas: Doppelgänger en la literatura de ideas.La Rubia de Prado Leopoldo - 2010 - Endoxa 26:107.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O Conflito das Racionalidades. A Propósito da Crítica Kantiana do Argumento Ontológico.António Pedro Mesquita - 1994 - In Manuel José Carmo Ferreira & Leonel Ribeiro dos Santos (eds.), Religião, História e Razão da Aufklärung ao Romantismo. pp. 125-146.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  32
    “Conflito” e “humanidade”: as antropologias históricas de Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen.Gustavo Castanheira Borges de Oliveira - 2018 - Dialogos 22 (3):166.
    O foco deste artigo é analisar as antropologias históricas dos historiadores Reinhart Koselleck e Jörn Rüsen, com o objetivo de pontuar as similaridades e as diferenças entre elas. Para tal, partimos do significado que Koselleck atribui à teoria da história, entendida por ele como teoria das “condições de possibilidade da história”, tendo como objeto de estudo aquilo que é comum a toda experiência histórica, que a estrutura e a torna possível. Assim, Koselleck trabalhou a partir de pares de categorias antropológicas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Reconhecimento, conflito e formação na teoria social crítica de Axel Honneth.Angelo Vitório Cenci - 2018 - In Andrea Díaz, Margarita Sgro & Pedro Goergen (eds.), Teoría crítica de educación y teoría crítica de la sociedad: perspectivas en diálogo. Tandil [Argentina]: Editorial UNICEN.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Poético, narrativo, romanesco.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2).
    Trata-se de uma exploração de três perspectivas acerca da relação entre nosso modo de habitar ou estar no mundo e entre práticas discursivas distintas daquela da filosofia tradicional. Em um primeiro momento, será explorada a perspectiva heideggeriana acerca da ideia de um habitar poético enquanto distinta atitude e sensibilidade diante do ente em geral. Em seguida, em resposta ao suposto afastamento heideggeriano do âmbito ordinário dos entes da ocupação cotidiana, se explorará a hermenêutica narrativista de Paul Ricoeur, em especial no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Inovação e Conflito nos Capítulos I ao III de O Príncipe de Maquiavel: Pocock e Lefort Contra o Reducionismo Socioeconômico da Noção de Classe na Interpretação de McCormick.Otávio Gonçalves Vieira - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):16-31.
    ResumoO artigo aponta o reducionismo da determinação exclusivamente socioeconômica do povo e dos grandes na interpretação de McCormick sobre Maquiavel. Este reducionismo resulta em uma leitura limitada de O Príncipe, não examinando satisfatoriamente os capítulos I ao III e o problema da inovação neles expresso. Defende-se que estes capítulos e este problema podem ser examinados pela tematização do conflito, quando se considera a questão da desunião entre grandes e povo para além do seu caráter socioeconômico.Uma comparação entre as leituras de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    Fontes de conflito na Pedagogia contempor'nea.Hans-Georg Flickinger - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):44.
    O texto traz ao debate alguns aspectos elucidativos do fundo conceptual e estrutural do pensamento de Pedro Goergen relacionada ao campo triangular da ética, da política e da educação. O autor destaca os conflitos que subjazem à prática educativa e que causam tensões que dificultam o manejo dos desafios que se fazem presentes na educação atual, ponderando que tais conflitos somente perderão seu potencial perturbador se os profissionais da educação se conscientizarem da sua intromissão no espaço pedagógico. Para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  39
    Os conflitos nos mundos ibérico e latino-americano em múltiplas abordagens - doi: 10.4025/dialogos.v18i2.871.Isabel Aparecida Bilhão - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  11
    Conflitos na escola: a import'ncia da amabilidade na negociação.Maria Olímpia A. De Paiva & Abílio Afonso Lourenço - 2009 - Educação E Filosofia 23 (46):145-168.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Conflitos de interesses e tutela camponesa: o associativismo católico no RS - décadas de 1950 e 1960.Joao Carlos Tedesco - 2011 - Dialogos 15 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Autocomposição de conflitos: Da cultura de litigância à solução consensual.Joatan da Silva Vaz & Renan Emanuel Alves Pinto - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    AUTOCOMPOSIÇÃO DE CONFLITOS: DA CULTURA DE LITIGÂNCIA À SOLUÇÃO CONSENSUAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Pascal E Spinoza: Os conflitos do reconhecimento.Rafael Zambonelli Nogueira - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:213-250.
    Neste trabalho, pretendemos empreender uma comparação entre as filosofias de Spinoza e Pascal a respeito da dimensão essencialmente conflituosa da vida intersubjetiva — e, particularmente, do fato de que esse conflito se origina em um desejo de dominação do outro, fundado, por sua vez, em um desejo de ser reconhecido pelo outro —, de sorte a ressaltar tanto as semelhanças quanto as diferenças que se estabelecem entre os dois filósofos. Como tentaremos mostrar, embora seja possível encontrar diversas semelhanças entre eles, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  31
    Conflitos morais insolúveis e sistemas racionalistas: uma abordagem sobre consistência moral.Lauren de Lacerda Nunes & Gabriel Garmendia da Trindade - 2011 - Princípios: Revista de Filosofia 18 (30):4.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Canibalismo narrativo en relato de Alexandra Pagán.Laura Fuentes Belgrave - 2022 - ÍSTMICA Revista de la Facultad de Filosofía y Letras 1 (29):115-118.
    En esta edición N. 29 la sección literaria ofrece un guiño caníbal a quienes viven de la literatura, con un cuento de la poeta, narradora y ensayista puertorriqueña, Alexandra Pagán Vélez. Este jugoso aperitivo titulado “Un personaje más”, es un relato incluido en su libro Amargo (Secta de los Perros, 2014; 2ª ed. de autora, revisada y aumentada en 2018).Pagán Vélez es también autora de los libros El diccionario y el Capitán (Editorial Preámbulo, 2010), Eneida y Martín: dos coquíes muy (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  15
    Conflitos urbanos: grafite e pichação em confronto devido à legislação repressiva.Fernando César Gohl & Mônica Cristine Fort - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (2).
    O presente artigo propõe uma reflexão sobre a campanha "Pichação é Crime. Denuncie.", iniciativa da Associação Comercial do Paraná e da Prefeitura Municipal de Curitiba que mobilizaram esforços na repressão da pichação. A campanha buscou associar a pichação ao vandalismo e o pichador a um ser desprezível que emporcalha a cidade, representado pelo personagem Zé Sujeira. É possível identificar na codificação da campanha a reprodução do discurso dominante que tem impacto apenas em parte da sociedade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  7
    Conflitos morais e bioética.Debora Diniz - 2001 - Brasília: Letras Livres.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Realismo político e conflitos.Carlos Nunes Guimarães - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):13-31.
    O artigo apresenta uma análise sobre o realismo político e os conflitos, a partir do pensamento do secretário florentino Nicolau Maquiavel. Para o autor de O Príncipe, o realismo é um guia para a ação política e entre os principais elementos do realismo, há a afirmação de que a realidade política é composta de conflitos. Maquiavel compreende o conflito como uma condição inerente a própria política. O conflito é fundamental para o equilíbrio das relações na vida política. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    A dimensão climática nos conflitos sudaneses: desafio para a estabilidade de Darfur.Luis Haroldo Pereira dos Santos Júnior & Guilherme Ziebell - 2024 - Astrolabio: Nueva Época 32:187-213.
    O presente trabalho tem como tema a influência das mudanças climáticas nos conflitos do Sudão, em especial em Darfur. Desde a conquista da independência, em 1956, o Sudão teve de lidar com disputas tanto na região Sul (que culminou com a separação do Sudão do Sul, em 2011), quanto em Darfur, resultando em um conflito aberto em 2003. Nos últimos dois decênios, as mudanças climáticas passaram a ser consideradas crescentemente como potenciais fatores de exacerbação dessas tensões locais. Diante disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Caracterización del agente narrativo en las experiencias vividas.Guillermo Alberto Freydell Montoya - 2018 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 39 (118):159-176.
    La dimensión hermenéutica de las experiencias vividas se ha abordado desde una reducción analítica que suspende temporal y espacialmente la caracterización de agente narrativo. La racionalidad narrativa podría ofrecer una estructura dinámica en la configuración de la identidad del agente narrativo, además de posibilidades formativas que amplían sus dominios de significación y acción. El artículo de reflexión presenta elementos estructurales de la narrativa para caracterizar el agente narrativo. Esquematismo, tradición y triple mímesis, como base para la configuración de historias que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Patroas vs empregadas: o conflito das classes retratado nas telenovelas.Florentina Neves Souza & Lucas do Carmo Dalbeto - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    A relação entre patroas e empregadas constitui uma privilegiada situação para a discussão sobre os conflitos de gênero e classe, uma vez que está inserida em um contexto considerado essencialmente feminino, o ambiente doméstico. Diante deste cenário, Preuss (1997) e Kofes (2001) realizaram, em diferentes épocas, estudos que exploravam esta relação. Suas pesquisam evidenciam que os conflitos gerados entre patroas e empregadas domésticas são um reflexo da disputa entre as classes pelo domínio do poder simbólico. Com base nos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Conflitos bioéticos, instituições públicas e biodireito: o caso da clonagem humana.Sérgio Augustin & Ângela Almeida - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (2):81-90.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    O conflito civil e lei na obra de Maquiavel, entre interpretações republicanas e liberais: um comentário ao 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.Maria Isabel Limongi - 2023 - Discurso 53 (2):198-204.
    Resenha sobre 'Maquiavelianas' de Sérgio Cardoso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Trazer de volta o conflito: Schmitt sobre o político.Felipe Alves da Silva - 2024 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 43 (1):93-113.
    O artigo se propõe a uma análise dos critérios elementares para a definição do conceito do político tal como formulado por Carl Schmitt. A dualidade amigo e inimigo, como critério de diferenciação por excelência, consiste no fundamento elementar para a definição do político. Schmitt busca ressaltar o caráter polémico de uma dimensão conflitual subjacente ao político, voltando-se contra as pretensas tentativas do liberalismo em tentar retirar não só a centralidade do conflito, mas também seu caráter autônomo, promovendo despolitizações e transformando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    La lógica del argumento narrativo.Carlos Mellizo Cuadrado - 1981 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 8:261-268.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Realismo, conflito E conhecimento: Acerca da relação entre O governante E a fortuna em maquiavel E espinosa.Douglas Ferreira Barros - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:83.
    O objetivo do presente texto é retomar a discussão sobre a presença do pensamento de Maquiavel nas obras de Espinosa, observando a figura do governante que se defronta com a Fortuna. Começamos nossa leitura mostrando como no realismo maquiaveliano acerca do poder, especialmente em O Príncipe, o governante assume a condição de alguém que se põe na situação de embate. Já no Tratado Teológico-Político a relação do governante com a Fortuna será daquele que deve decifrar os desígnios da potência infinita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  27
    Travando uma guerra contra a guerra: Nietzsche contra Kant acerca do conflito.Herman Siemens - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):419-437.
    Este artigo examina e compara Kant e Nietzsche enquanto pensadores do conflito. Argumenta-se no § 1 que, para ambos os filósofos, o conflito desempenha um papel essencial e construtivo em vários domínios de seu pensamento, e que ambos nos oferecem um rico conjunto de insights sobre as qualidades produtivas do conflito. Contudo, Kant não é capaz de formular um conceito genuinamente afirmativo do conflito que faça jus aos prodigiosos poderes produtivos por ele descritos. Em vez disso, ele promove uma guerra (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40.  8
    Derás narrativo del sobrenombre de" Pedro" en el conjunto de Mt 16, 17-19: un caso particular de la escuela exegética de Mateo. [REVIEW]Agustín del Agua - 1992 - Salmanticensis 39 (1):11-32.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Cine no narrativo: estudio exploratorio sobre su interpretación y semiótica.Juan Manuel Arriaga Benítez - 2021 - Argos 8 (22):3-15.
    El presente artículo pretende aportar información concisa y útil acerca de un género cinematográfico sumamente apreciado por la crítica: el cine no narrativo. Para ello, en una primera parte se resaltan los fundamentos teóricos, sobre todo antropológicos, que dan a las películas no narrativas su carácter central, tanto estructural como elocutivo, como reflejo de un arte que reproduce el origen de los mitos; en una segunda parte se ofrecen ejemplos concretos de su funcionamiento con base en esos fundamentos y se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Placer visual y cine narrativo. Valencia, Vol. 1.Laura Mulvey - unknown
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43.  22
    Conflitos étnico-raciais nos mundos do trabalho baiano: “Valentes, viciados E perigosos”.Rute Andrade Castro - 2019 - Odeere 4 (7):242.
    A segunda metade do século XIX foi um período de agitação econômica na vila de São Sebastião de Maraú pois, para surpresa de todos, descobriram nas margens do rio que de nome à vila vários tipos de minérios cobiçados pela indústria. Um grupo de brasileiros se dedicou a tais explorações, mas tiveram tal direito arrancado em nome dos interesses governamentais, que pendiam para o atendimento às ambições britânicas e por isso Edward Pellew Wilson conseguiu por decreto imperial ser o responsável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    El pensamiento narrativo de Spinoza.Luciano Espinosa - 2018 - Co-herencia 15 (58):271-295.
    Spinoza está lejos del llamado pensamiento narrativo y prefiere el conocimiento atemporal de la razón. Sin embargo, la complejidad de la vida humana requiere otras formas de aproximación que permitan entenderla en su particular y a menudo contingente contexto desde el punto de vista del sujeto. Por todo ello, el autor permite -aunque sea en segundo plano- un tratamiento flexible de los asuntos prácticos, lo que incluye diversos aspectos narrativos que preparan y extienden la racionalidad. Tal es el caso del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46. O conflito público versus privado: a atuação dos organismos representativos da sociedade civil no processo de elaboração da LDB-1988 a 1996.Regina Tereza Cestari de Oliveira - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    A racionalização do conflito império X papado no final do século XIII.Cléa Pitt Goldman - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):639-642.
    Transformações na sociedade medieval levaram no século XIII ao fortalecimento do poder temporal. A comunidade cristã, única dirigida pelo papa, era questionada. O conflito que resultou de duas forças - de um lado o poder real e de outro o poder papal - deixou claro que o poder temporal procurava se fortalecer e tomar-se independente do poder papal. Felipe, O Belo de França, que lançava o desafio, teve ao seu lado os legistas que fundamentavam sua argumentação, entre outros textos, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Divergência dos Pais quanto à antecipação do parto de feto anencéfalo: O conflito entre O poder familiar E os direitos fundamentais da mulher.Maria Luísa Emerenciano Pinto - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    DIVERGÊNCIA DOS PAIS QUANTO À ANTECIPAÇÃO DO PARTO DE FETO ANENCÉFALO: O CONFLITO ENTRE O PODER FAMILIAR E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA MULHER.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  95
    El juego Del arte narrativo contemporáneo en fuerzas especiales de diamela eltit: Realidad develada Y espacio lúdico E irónico de resistencia.Paola Lizana-Miranda - 2017 - Alpha (Osorno) 44:211-220.
    Resumen Este artículo ofrece una lectura de la pintura renacentista según los principios establecidos por Leon Battista Alberti, uno de los primeros teóricos de la perspectiva en cuyo Tratado de pintura se refiere al cuadro como “una ventana abierta a la historia”. El concepto de historia empleado por Alberti, que se presta a numerosas interpretaciones, es abordado a partir de las reflexiones de Erwin Panofsky en torno a la perspectiva como “forma simbólica”, avanzando hacia una hipótesis en torno al carácter (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. El pensamiento narrativo. Aspectos cognitivos del relato, de Rafael Núñez Ramos.Pedro Alonso García - 2011 - Teorema: International Journal of Philosophy 30 (2):197-200.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 649