Results for 'democracia, pensamento liberal, propriedade, revolução'

968 found
Order:
  1.  16
    Boulainvilliers, mably E tocqueville: Genealogia de Uma exclusão.Helga Gahyva - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (1):129-144.
    The present article aims to analyze Tocqueville’s expectations concerning the triumph of liberty in the social state of equality. This analysis considers the author’s proximity with the germanist ideology developed during the “the quarrel of the two races”. It is intended to relate tocquevillian conception of freedom to Boulainvilliers’ one, which has been formulated in the beginning of XVIIth century and reinterpretated by Mably in the pre-revolutionary context.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Sloterdijk Contra Agamben: reforma democrática contra a anarquia insurgente.Bráulio Rodrigues & Ricardo Evandro Martins - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (7):2.
    O trabalho se propõe a analisar a herança de Michel Foucault na viragem daobra de Peter Sloterdijk. O problema parte do sentido de poder disciplinar como exercícios (antropotécnica) proposto por Sloterdijk e como esse sentido pode ser entendido a partir de um diagnóstico de época atento à crise do neoliberalismo no contemporâneo. A saber, ao contrário de outros filósofos legatários do pensamento de Foucault como Giorgio Agamben, Sloterdijk parece se contrapor à questão da revolução. Em seu lugar, Sloterdijk (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Portugal Liberal Thought.José Manuel Moreira - 2008 - Cultura:177-197.
    O texto pretende dar-nos conta da evolução do liberalismo em Portugal centrando-se no confronto histórico entre duas concepções de ordenação da sociedade. Um confronto entre dois modelos-tipo de liberalismo – “francês” ou racionalista e “inglês” ou clássico – que, embora atravesse a história europeia, teve particular eco em Portugal.É a partir deste contraste, antecipado por Alexandre Herculano, que se procura compreender o por quê de durante quase dois séculos o nosso liberalismo ter sido vítima fácil da luta entre dois pólos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Direitos humanos, propriedade privada e educação.Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes - 1985 - Trans/Form/Ação 8:25-28.
    The present text constitutes a summary of a talk given by the author at the III Conferência Brasileira de Educação. It is here claimed that there is a need to discuss the roots of the idea of rights of the individual and of its link, in Locke's founding thought, with property and, moreover, with the freedom and autonomy of the human person. Furthermore, a discussion is made of the liberal-rationalist assumption of the optimum allocation of social resources through the clash (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Crise da democracia e da educação no Brasil.Sergio Roberto Moraes Corrêa - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1315-1357.
    Esse artigo é fruto de um projeto de pesquisa, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento do educador Paulo Freire e o sociólogo Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e da educação pública na atualidade da sociedade brasileira (2014-2020). Essa pesquisa se assentou numa abordagem qualitativa, priorizando a pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, para fins de delimitação desse artigo e de socialização de alguns resultados, centro a análise na contribuição do pensamento de Paulo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    A Relação Entre a Defesa Das Liberdades e as Regras Do Jogo Democrático No Pensamento de Norberto Bobbio.Luiz Paulo Rouanet & Ludovyco José Viol Moras - 2024 - Dissertatio 58:156-175.
    O presente trabalho tem por propósito demonstrar a defesa das liberdades, realizada porNorberto Bobbio, enquanto uma precondição salutar para o funcionamento das regras do jogodemocrático. Para tanto, será explicitado que o filósofo e jurista italiano parte, num primeiro momento, daanálise da democracia para, posteriormente, abordar as liberdades e a sua defesa. Em seu livro Il futurodella democrazia (1984), o pensador apresenta, em oposição aos regimes autocráticos, uma definiçãoprocedimental da democracia, concebida como regras do jogo. Essas regras configuram osprocedimentos, que devem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  29
    O Conceito Esfera Pública No Pensamento Habermasiano.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:84-96.
    O texto intitulado Mudança estrutural da esfera pública, publicado em 1962 e que reproduz sua tese de habilitação, marca o início da multifacetada e complexa obra habermasiana. Ele configura, além disso, um dos conceitos centrais e estruturantes que acompanham a obra de Habermas como um todo. Dois anos mais tarde, em 1964, ele redigiu um novo texto, bastante resumido, sobre a esfera pública para um léxico, no qual condensa, reorganiza e, inclusive, remodela algumas idéias expostas na Mudança estrutural da esfera (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  2
    Liberalismo e republicanismo: avanços e contradições sobre o espaço público no pensamento de Hannah Arendt.Marcela Uchoa - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400276.
    The result of Hannah Arendt’s study of bourgeois revolutions reflects not only the contradictions and dichotomies of her thought, but is an important diagnosis of the impact of liberal policies, their contradictions and evolution within the history of democracy. Modern republicanism, although critical of liberalism, assimilated elements inherent to liberal democracy, for example, the importance of the law, always imputed based on ideological political precepts of its time. The relevance of this analysis allows us not only to understand the bases (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  9.  38
    Aux origines de la pensée politique américaine.Dick Howard - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):101-125.
    O artigo busca refletir sobre as eleições de 2004 nos EUA, colocando-as em seu contexto histórico e filosófico, de forma a revisitar as origens revolucionárias do pensamento político americano em uma análise fenomenológica que desvela em que sentido a democracia pode ser dita radical. PALAVRAS-CHAVE – Democracia. Eleições. Pensamento politico. Revolução americana. ABSTRACT The article tries to reflect on the 2004 US elections by putting them in historical and philosophical context, so as to recast the revolutionary origins (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  19
    O Republicanismo de Tocqueville como crítica ao Despotismo nas Eras Democráticas.Juliano Cordeiro da Costa Oliveira - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):123.
    O objetivo deste artigo é investigar o republicanismo presente no pensamento de Alexis de Tocqueville, como crítica ao despotismo nas eras democráticas. Para tanto, seguiremos a leitura interpretativa de autores contemporâneos como Hannah Arendt, Charles Taylor e Jacques Rancière, que destacam, em suas reflexões, a interpretação de Tocqueville acerca da revolução americana, enfatizando os limites e as possibilidade de uma política participativa como crítica a um despotismo emergente na democracia. Tocqueville observa uma tendência, na democracia, de um crescente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Tópicos de Filosofia Política em Platão: um enfoque contemporâneo.Carlos Carvalhar - 2023 - Dissertation, Ufba
    Esta é uma tese que segue a trilha indicada por Mario Vegetti, ao compreender a figura do Platão político em relação às questões ideológicas que incidem na interpretação do próprio texto platônico, utilizando principalmente três diálogos, a República, as Leis e o Político. Devido a essa chave crítica, a primeira parte faz um breve levantamento dos principais argumentos criticados desde a Antiguidade, da comédia de Aristófanes e a refutação de Aristóteles até o neoplatonismo e o período Bizantino, mas saltando direto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Os influxos hegelianos em Charles Taylor - Identidade moderna, políticas de reconhecimento e eticidade.Fabio Caprio Leite de Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):3.
    No debate cada vez mais urgente acerca das condições da democracia, sobressai-se o tema do reconhecimento de demandas individuais e coletivas. Na busca de uma avaliação consistente desse tema a obra de Charles Taylor apresenta-se como um importante balizador. Uma das preocupações centrais no pensamento do filósofo canadense é construir uma metodologia capaz de colocar em relevo a formação e a evolução do problema da identidade, eixo sem o qual o próprio discurso sobre a democracia e a participação política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  50
    Rosa Luxemburg: revolução e democracia.Isabel Maria Loureiro - 1988 - Trans/Form/Ação 11:61-67.
    Revolução e Terror andaram sempre de braços dados? Uma parcela significativa do que foi outrora a esquerda acredita que sim e propõe o fortalecimento da democracia como alternativa à revolução, vista como fonte do totalitarismo. Este artigo procura contribuir para esse debate, mostrando a alternativa revolucionária e democrática apresentada por Rosa Luxemburg. Para ela, a democracia não é um valor universal abstrato, mas justamente o resultado de um processo revolucionário em que as massas proletárias, atuando com irrestrita liberdade, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Democracia, Direitos Humanos, Justiça e Imperativos Globais no Pensamento de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Zeima da Costa Satim Mori - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):247.
    O presente ensaio com metodologia de pesquisa reconstrutiva questiona como a interação entre democracia, direitos humanos, justiça e imperativos globais é disposta no pensamento de Habermas. Seu objetivo é a explicitação racional de seus nexos internos. Expõe como Habermas, a partir da reconstrução da esfera pública e agir comunicativo aborda a justiça e o direito. A dialética entre facticidade e validade, entrelaça filosofia e sociologia para desenvolver sua abordagem normativa do direito e do Estado, conectando direito e democracia através (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  45
    Neoliberalismo como máquina de guerra (ou sobre a crise da Biopolítica): Lazzarato contra Foucault.Felipe Figueiredo De Campos Ribeiro & Bruna Martins Coelho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):228-243.
    O objetivo deste ensaio é passar em revista a crítica que vem sendo elaborada por Lazzarato à concepção “positiva” de poder de Foucault, cuja síntese está no conceito de biopolítica. Isto, tomando como marco balizador o modelo neoliberal de governamentalidade, caro a ambos os autores. O pensamento de Lazzarato acolhe apenas parcialmente a noção foucaultiana – segundo ele demasiadamente ampla e pouco atenta às factualidades históricas (atinentes à financeirização, às relações coloniais centro-periferia, às “guerras totais”, às crises e revoluções (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A História Nos Marcos Da Natureza Humana.Adriano de Brito - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:7-23.
    Resumo: O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia, argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O argumento é que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    La democracia liberal y las minorías.Silvina Romano - 2006 - Astrolabio: Nueva Época 3.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  51
    Socialismo liberal y democracia de propietarios en la teoría de la justicia de John Rawls.Pablo Andrés Aguayo Westwood - 2022 - Ideas Y Valores 71 (179):99-116.
    En Teoría de la justicia Rawls no prestó suficiente atención a cómo sus principios podrían realizarse al interior de un régimen socioeconómico específico, por lo que entre sus críticos ha habido desacuerdo sobre cuál de dichos regímenes resulta más adecuado para llevar a cabo su concepción de la justicia. Con la finalidad de contribuir a esta discusión, en este artículo examino los argumentos que Rawls presentó a favor del socialismo liberal y de la democracia de propietarios como los sistemas sociales (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    O conceito do político de Carl Schmitt e Chantal Mouffe: "antagonismo” ou “agonismo”?Natália Pereira Ribeiro da Silva - 2023 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 42 (1):36-50.
    A pensadora política Chantal Mouffe desenvolve sua teoria afirmando o antagonismo e o conflito como categorias centrais e essenciais do político, enfatizando deste modo a importância do dissenso como elemento fundamental da democracia. Mouffe nos direciona em suas obras à reflexão do que seria um modelo agonístico de democracia radical, onde o pluralismo político, a cidadania e o dissenso estabelecem os elementos essenciais para a constituição dessa sociedade. Os pensamentos de Chantal Mouffe se apoiam em sua leitura de Carl Schmitt, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  37
    Resistência e revolução no pensamento de Michel Foucault: contracondutas, sublevações e lutas.Pedro Fornaciari Grabois - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:7-27.
    The article tries to contribute to the understanding of Michel Foucault’s analysis on the relation between forms of exercising power and forms of resistance. The resistance issue is taken as the guideline to analyse a series of notions like: revolution, relations of power, “counter-conducts”, up-risings, struggles. This study about resistance makes possible the discussion on the issue of subjectivity in contemporary societies, since a foucauldian perspective.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    O pensamento político de Rousseau à luz do debate liberal-comunitário.Renato Moscateli - 2019 - Doispontos 16 (1).
    No debate entre liberais e comunitaristas, colocam-se perspectivas distintas sobre temas políticos cruciais, à medida que se busca definir a relação mais apropriada entre o indivíduo e a coletividade, ora salientando-se o valor da autonomia pessoal, ora enfatizando-se a importância da inserção identitária dos sujeitos no contexto social. Embora os escritos de Rousseau precedam a discussão entre essas correntes de pensamento, eles abrangeram temas sobre os quais as duas se debruçam. O autor toma o indivíduo como base para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Liberalismo, Democracia e o Contrário. Um Século de Pensamento Político em Portugal (1820-1930).António Pedro Mesquita - 2006 - Lisboa, Portugal: Sílabo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Una democracia liberal sostenible.Marcel Wissenburg - 1999 - Revista Internacional de Filosofía Política 13:41-63.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Democracia-liberal e socialismo entre os extremos.Egydio Hervé - 1935 - Pôrto Alegre,: Edição da Livraria do globo.
  25.  13
    Do Vazio de Pensamento À Democracia Espetacular: Análise Do Impacto Político Das Fake News Nas Eleições Presidenciais de 2018.João Adail Camargo Luiz - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):71.
    O objetivo deste trabalho é a analisar a utilização e impacto das fake news nos últimos anos da vida política brasileira enquanto propulsão ao esvaziamento do pensamento e uma zona de anomia entre democracia e totalitarismo que captura e sacraliza a vida biológica humana ao mesmo tempo que a abandona, reconhecida como estado de exceção permanente. Para tanto, abordamos as obras de Hannah Arendt e Giorgio Agamben, bem como analisamos fenomenologicamente algumas das fake news mais divulgadas entre a população (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  91
    Roberto Follari: "La democracia liberal es poco democrática".Javier Lorca - 2012 - Utopía y Praxis Latinoamericana 17 (58):89-92.
    "La democracia neopopulista es incluyente de la plebe, de los de abajo", mientras que, en tiempos de globalización, la democracia liberal tiende a conformar "la fachada gestional de las políticas del gran capital internacional", sostiene Roberto Follari, pensando en el presente latinoamericano. Doct..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  14
    O princípio do comum como apófase ao princípio da propriedade nas democracias contempor'neas.Joel Decothé Jr - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):193-214.
    The philosophical implication that guides the issue addressed here is the following: how does the principle of the common constitute a frontal apophasis to the principle of property in contemporary democracies? I do not pretend to offer an exhaustive answer to this problem. However, I use the argumentative strategy of dividing this paper into three sections: (i) theoretically investigate the dialectical tension between the principle of the common and the principle of property; (ii) analytically observe the premise that the behavioral (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28. Democracia antigua y democracia liberal contemporánea.Jorge Martinez Barrera - 2001 - Sapientia 56 (209):293-319.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Totalitarismo, democracia liberal e o “desafio de nossa época”.Rodrigo Ribeiro Alves Neto - 2021 - Perspectivas 6 (2):53-64.
    O artigo analisa o totalitarismo como uma resposta destrutiva ao que Arendt denomina “desafio de nossa época”, explicitando o diagnóstico crítico da autora sobre a democracia liberal representar ou não uma “nova organização política” que propicie uma resposta construtiva ao desafio do mundo moderno.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    ¿Hay que desmantelar la “democracia liberal”?Marcos Aguirre Silva - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (2):45-71.
    En este artículo se expone la crisis democrática contemporánea como una crisis de credibilidad desencadenada por la “solidificación burocrática de la política” en el modelo elitista imperante y la decepción de las expectativas cifradas en ella por parte de quienes en los ochenta pasaron de regímenes dictatoriales a regímenes democráticos, tanto en América Latina como en Europa del Este. Se exploran algunos rasgos del régimen político-administrativo democrático a la luz de los debates sobre el concepto de neutralidad valorativa entre liberales, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    A crítica à democracia liberal em Carl Schmitt e Robert Kurz: um estudo comparativo.David Gonçalves Borges - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):194-210.
    Este artigo tem por objetivo analisar comparativamente as semelhanças contidas nas críticas à democracia liberal presentes em alguns trabalhos selecionados de Carl Schmitt e Robert Kurz. A despeito da estreita associação do primeiro autor com o regime nazista após 1933 e do segundo ser normalmente caracterizado como um pensador marxista, são verificáveis inúmeras similitudes entre ambos quando se propõem a analisar as características do liberalismo parlamentar das democracias do século XX. Uma hipótese que pode explicar tais semelhanças seria a influência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  30
    A influência do pensamento conservador na concepção de democracia de Carl Schmitt.Cristina Foroni Consani & Bruna Lourenço Dos Santos - 2023 - Dois Pontos 19 (2).
    O propósito deste artigo é analisar a obra de Carl Schmitt sob o prisma do pensamento conservador. Isso será realizado em três momentos: a primeira seção apresenta de forma sucinta alguns elementos caracterizadores do pensamento conservador; a segunda seção procura identificar tais elementos na obra de Carl Schmitt e, por fim, a terceira seção analisa os reflexos da vinculação de Schmitt a um determinado tipo de conservadorismo na sua concepção de democracia.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    Democracia Y multiculturalismo: ¿Son compatibles Los derechos de las minorías con Los principios orientadores de la democracia liberal?Egon Montecinos - 2004 - Alpha (Osorno) 20.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    La democracia representativa: 1958-1998, en el pensamiento liberal venezolano contemporáneo: Valoración crítica.David Ruiz Chataing - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (2):1-9.
    Nos aproximamos a la óptica sobre el régimen político, económico y social surgido en Venezuela luego de 1958 hasta su colapso en 1998. Sintetizamos la dura crítica formulada por los liberales a las políticas económicas de los gobiernos democráticos. Denuncian la mala administración de enormes recursos, la corrupción, la ineficiencia y el despilfarro. Junto al reconocimiento de que, a pesar de sus fallas, existió la democracia política, se señala la necesidad de reformas en el sentido de aumentar la representatividad, el (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Nebulosa de Imunidades? Sobre estado de direito e democracia no pensamento jurídico brasileiro.Andrei Koerner & Valeriano Costa - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O artigo propõe uma análise multidisciplinar sobre o pensamento jurídico, tendo como objetivo a reflexão crítica sobre os saberes e práticas jurídicos na sociedade brasileira. O artigo elabora inicialmente uma análise crítico-conceitual de trabalhos de Guillermo O´Donnell sobre estado de direito e democracia na América Latina. Em seguida, adota a noção de agregados jurídicos para apresentar distintas dimensões de pesquisas sócio-jurídicas sobre o direito. Enfim, usa a metáfora da nebulosa de imunidades para a proposta de discernir os atributos positivos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  26
    Primazia da democracia e autonomia da ciência: o pensamento de Feyerabend no contexto dos science studies.André Luis Mendonça, Priscila Araújo & Antonio Augusto Videira - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (1):44-61.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Orden o progreso: la democracia liberal y su concepción mecánica del tiempo político.Héctor Ghiretti - 2006 - In Rafael Alvira, Héctor Ghiretti & Montserrat Herrero López (eds.), La experiencia social del tiempo. Barañáin, Navarra: Ediciones Universidad de Navarra. pp. 331--368.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Los dilemas de la democracia liberal a finales del siglo XX.Soledad Loaeza Grave - 1999 - Revista Internacional de Filosofía Política 14:111-123.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. La democracia liberal y su época. [REVIEW]Thomas Moro Simpson - 1985 - Análisis Filosófico 5 (1):71.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  14
    Republicanismo y democracia liberal: dos conceptos de la participación.Alfredo Cruz - 2003 - Anuario Filosófico:83-109.
    The distinction between liberalism and republicanism lies basically on the way politics is conceived: as something instrumental or as something constitutive of the practical condition of the human being. This constitutive conception of politics is the very essence of republicanism. All other features of republicanism stem from this, receiving from it their specific republican meaning.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Ironía y democracia liberal: Rorty y el giro hermenéutico en la política.Felipe Curcó - 2009 - México, D.F.: Ediciones Coyoacán.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  34
    Derechos constitucionales medioambientales y democracia liberal.Tim Hayward - 1999 - Revista Internacional de Filosofía Política 13:65-82.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Los principios de la democracia liberal y sus críticos.Isabel Victoria Lucena Cid - 2004 - In Seco Martínez, José María & David Sánchez Rubio (eds.), Esferas de democracia. Sevilla: Aconcagua.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  27
    Los dilemas de la democracia liberal a finales del siglo XX.Soledad Loaeza - 1999 - Revista Internacional de Filosofía Política 14:111-123.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Pensiero debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo. [REVIEW]Antonio Glaudenir Brasil Maia - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):561-581.
    A presente reflexão se propõe a apresentar que a questão política configura a fase atual do pensiero debole de Gianni Vattimo, apoiado não apenas na sua recente produção e na literatura pertinente, mas também na sua intervenção política no parlamento europeu nos últimos anos. O sentido político que o pensiero debole assume como crítica do poder representa o caráter de atualidade de uma filosofia que pense o presente. Tal sentido é perceptível na reflexão em torno da democracia e do comunismo, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    La crítica decisionista de Carl Schmitt a la democracia liberal.Antonella Atilli - 2003 - Signos Filosóficos 10:129-148.
    The present article analyzes Carl Schmitt’s critique of XXth century liberal democracy, as one of the most interesting perspectives on its problematic aspects. Moving from a pessimistic evaluation of Weimar’s Democratic Republic, the German theorist advances his proposal of a plebiscitary democr..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Comentário a “O princípio do comum como apófase ao princípio da propriedade nas democracias contempor'neas”.Odair Camati - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (4):215-220.
  48.  7
    Individualismo posesivo, liberalismo y democracia liberal: notas sobre la contribución de C.B. MacPherson a la teoría democrática.Carlos Ruiz S. - 1984 - Santiago, Chile: Centro de Estudios Publicos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  38
    La Democracia en América Latina: la alternativa entre populismo y democracia deliberativa.Osvaldo Guariglia - 2011 - Isegoría 44:57-72.
    En Política VI 2, 1317b 1-17, Aristóteles define así la democracia: «el rasgo esencial de la democracia es el vivir como se quiere sin ninguna interferencia y de aquí vino el de no ser gobernado, si es posible por nadie, y si no, por turnos. Esta característica contribuye a un sistema general de la libertad fundada en la igualdad». Este modelo normativo dio lugar, históricamente, a dos posibles regímenes políticos, la democracia popular o extrema, basada en la participación directa de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  50. Lara Amat y León, Joan (Ed). La ciudadanía y lo político. Ciudadanía y crisis de la democracia liberal en un mundo en transformación.Vladimir Junior Sosa Sanchez - 2020 - In Miguel Ángel Polo (ed.), Cuadernos de ética y filosofía política. Lima: pp. 227-232.
    La ciudadanía y lo político. Ciudadanía y crisis de la democracia liberal en un mundo en transformación es un texto provocador, que desafía directamente a las esferas de poder económico, político y social en el marco de la corrupción. Deja al descubierto las entrañas cancerígenas de una política enferma de poder, donde priman los intereses particulares o políticos sobre los intereses del pueblo. El libro es una lanza que atraviesa las profundidades que erosionan nuestra sociedad, realizando así un análisis riguroso (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968