Results for 'estrutura.'

750 found
Order:
  1.  17
    Estrutura, tema ou contexto: em que concentrar o trabalho do historiador da filosofia, especialmente do medievalista?Juvenal Savian Filho - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):13-30.
    Resumo: Muitos trabalhos em história da filosofia, eminentemente em história da filosofia medieval, são marcados por uma oposição metodológica entre três abordagens: a ênfase na estrutura interna de um pensamento; a ênfase na investigação de um tema ou conceito; a ênfase na inserção de um pensamento em seu contexto histórico-filosófico. No entanto, é possível defender a aproximação dessas três abordagens, e mesmo a combinação delas, em vista de um ganho de inteligibilidade dos pensamentos estudados. É o que pretende o presente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  72
    A estrutura fundamental da eucaristia. Verheul, ambroos. São Paulo: Paulinas, 1982. Isbn 82-1440.Antonio Wardison C. Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 133.
    A reforma litúrgica, ocasionada pelo Concílio Vaticano II, provocou inúmeras mudanças no interior da ação celebrativa. Todas elas buscaram garantir uma participação ativa, consciente e frutuosa do povo na celebração. No entanto, ainda que plausível tal tentativa, a liturgia não se tornou claramente conhecida e operada. A presente obra A estrutura Fundamental da Eucaristia, de Ambroos Verheul, procura resgatar os valores básicos da teologia eucarística, no seu aspecto bíblico e litúrgico-sacramental. E, com isso, apresentar o que de fato constitui a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    A estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes. I Pressupostos.Fernando Dias Andrade - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:61-94.
    Os pressupostos da estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes dizem respeito aos afetos fundamentais que determinam as ações humanas desde o estado de natureza, em especial o medo, o egoísmo e a glória. O medo, para Hobbes, talvez seja o afeto mais restritivo da liberdade natural no estado de natureza e, ao contrário, a principal condição para a obtenção da paz no estado civil, mas a esperança de glória é tão relevante quanto o medo para a transformação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    A estrutura da moral kantiana.Francisco Eliandro Souza do Nascimento & Francisco Rogelio dos Santos - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):61-84.
    Neste artigo, faremos uma exposição da estrutura da moral kantiana partindo da análise dos seus principais pressupostos. Iniciaremos com a análise do conceito de homem em Kant, abordando as suas duas dimensões, racional e sensível, buscando uma compreensão da dualidade que se estabelece no nível da razão prática, entre o caráter empírico do sujeito prático e o caráter inteligível, e qual dessas duas dimensões se sobressaem no campo da ética. Em seguida trataremos da liberdade como princípio fundante da moral perguntando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A Estrutura do Yoga na Bhagavad-Gita.Ricardo Silvestre - 2017 - Numen 1 (20):28-46.
    O objetivo deste artigo é analisar o conceito de yoga da Bhagavad-gītā. Cinco concepções de yoga encontradas no texto são descritas: yoga enquanto disciplina ou prática, yoga enquanto disciplina qualificada, yoga enquanto estado mental de equanimidade e renúncia, yoga enquanto estado de união e yoga enquanto poder místico. As relações existentes entre essas concepções são explicitadas e o que podemos chamar de a estrutura do yoga na Bhagavad-gītā é pormenorizada.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Estruturas filosóficas do ensinamento de lutero.Enio R. Mueller - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):249-259.
    O objetivo deste artigo é pesquisar, no subterrâneo do pensamento de Martim Lutero, indícios de uma Denkweise, um modo de pensar que lhe seria peculiar. A hipótese é que há uma consistência filosófica nesse pensamento, mas que suas características o distinguem das razões filosóficas tradicionais da escolástica tardia. Os anos de imersão na Bíblia deram a Lutero não só uma interpretação da justiça da fé que foi revolucionária em sua época, mas também um modo de pensar que revela características do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Estruturas e sistemas no idealismo kantiano.Elisabeth Schwartz - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo No chama do período do “estrutura l i s mo” defendeu-se a id é ia de que havia uma oposição ent re essa filosof ia e o idealismo, especia l mente o ide a l i s mo subjetivo. O propósito deste texto é defender a tese oposta, de que há um forte elo interno entre o criticismo kantiano e o método estrutural em história da filosofia. Esse elo é partic u l a r me nte visível no estrutura (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  23
    A estrutura das revoluções científicas de Kuhn: uma breve exposição.Marcos Antonio Alves & Alan Rafael Valente - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):173-192.
    Como ocorre o progresso científico? Existem critérios para a escolha de teorias científicas? Qual o impacto de valores cognitivos e extra-cognitivos sobre as comunidades científicas? Para tratar de questões como estas, o filósofo da ciência Thomas Kuhn adota uma perspectiva estruturalista com embasamento histórico. Apresentamos a estrutura das revoluções científicas proposta por este pensador. Tratamos, inicialmente, da noção de paradigma, conceito chave da sua explicação do funcionamento da ciência e do progresso científico. Em seguida, expomos as fases pelas quais uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  10
    Sistema, estrutura, significação. Alguns paralelos filosóficos nas teorias neokantiana e estruturalista da linguagem.Christian Möckel - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):38-61.
    No presente artigo serão discutidas algumas abordagens e explicações comparativas dedicadas à moderna teoria da linguagem, que podem ser encontradas tanto no filósofo neokantiano do símbolo Ernst Cassirer como nos linguistas estruturalistas Nikolaj Trubetzkoj e Roman Jakobson, que frequentemente se referem a Ferdinand de Saussure. Com esta finalidade, recorreremos a conceitualizações inovadoras usadas em comum no pensamento filosófico da primeira metade do século XX, tais como forma, estrutura, sistema, sinal, sentido ou significação e expressão, que determinam as respectivas teorias da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  30
    A estrutura da ação por dever nas obras de fundamentação da moralidade e no escrito sobre a religião a partir da noção de ordem moral dos móbiles.Letícia Machado Spinelli - 2014 - Studia Kantiana 16:124-143.
    Este artigo pretende apresentar uma análise comparativa entre as obras de fundamentação da moralidade e o escrito sobre a religião no que tange à estrutura da ação por dever. Tal análise se justifica em vista de Kant, no escrito sobre a religião, apresentar a definição da ação por dever e da ação moralmente má nos termos de hierarquia e ordem moral dos móbiles, formulação que, aparentemente, não é apresentada no âmbito da fundamentação da moral. Dessa análise se sobressai, ainda, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    A natureza e a estrutura das teorias científicas.C. Ulises Moulines - 2019 - Perspectivas 3 (2):295-312.
    Na filosofia da ciência duas questões tornam-se centrais na discussão da natureza da ciência empírica: 1) o que é uma teoria (científica)? Ou seja, como é construída, como funciona? E, 2) como é que uma teoria se relaciona com sua base experiencial correspondente? Para lidar com estas duas questões, a moderna filosofia da ciência concebeu vários “modelos” (metateóricos) sobre a natureza e o funcionamento das teorias científicas. Alguns aspectos desses modelos são amplamente aceitos pela comunidade de filósofos da ciência, mas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A estrutura conceitual da revolução quí­mica.Paul Thagard, Marcos Rodrigues da Silva & Miriam Giro - 2007 - Princípios 14 (22):265-303.
    Este artigo investiga as mudanças conceituais revolucionárias que ocorreram quando a teoria do flogisto de Stahl foi substituída pela teoria do oxigênio de Lavoisier. Utilizando técnicas extraídas da inteligência artificial, o artigo descreve os estágios cruciais no desenvolvimento conceitual de Lavoisier, de 1772 até 1789. Em seguida, é esboçada uma teoria computacional da mudança conceitual de modo a explicar a descoberta de Lavoisier da teoria do oxigênio e a substituiçáo da teoria do flogisto. Este artigo é uma traduçáo de “The (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  19
    Estrutura predicativa e significatividade.Celso Reni Braida - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):533.
    O objetivo é apresentar e discutir algumas propostas de explanação da estrutura predicativa por meio da explicitação da estrutura de papéis temáticos a partir de conceitos semânticos primitivos. A sugestão será a de retomar a teoria dos papéis temáticos para justificar a estrutura predicativa, e assim recuperar a noção de conteúdo semântico estruturado, fundamentando-a no plano pragmático. Para isso, será necessário recusar duas suposições gerais comumente aceitas: que a significatividade das expressões linguísticas baseie-se na conceitualização prévia do mundo, e que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14. A estrutura linguí­stica e o fundamento das verdades analí­ticas.Celso R. Braida - 2009 - Princípios 16 (25):27-61.
    This text analyzes the structure, source and content of analytical truths in order to show the legitimacy of this concept. Traditionally the concept of analytical truth is associated with the notions of a priori knowledge, a necessary proposition, and unrestricted validity. However, such truths can be conceived without this correlation. This way of conceiving the sentences whose truth is attainable by analysis will be defended and explored here. The aim is to show that this notion is legitimate and operational, although (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    Estrutura, estruturalismo e história estrutural.Jurandir Malerba - 2008 - Dialogos 12 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  17
    Estrutura e ontologia na obra de Merleau-Ponty.Ericson Falabretti - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):305.
    Esse trabalho discute a renovação e a centralidade do conceito de estrutura no projeto ontológico de Merleau-Ponty. Estabelece, primeiro, a ideia de que na obra de Merleau-Ponty não existe um sentido unívoco para a noção de estrutura, mas uma polissemia de usos e sentidos que acompanham o desenvolvimento do seu pensamento. Merleau-Ponty, sobretudo no momento da elaboração d’O visivel e o invisivel, não objetivava apenas se apropriar da noção de estrutura – gestalt – já em uso na psicologia, na linguística (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Estrutura Normativa, Valor e Simetria.Adriano Naves de Brito - 2024 - Geltung - Revista de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea 3 (1):e69137.
    O artigo examina o desafio de naturalizar a moralidade, concentrando-se em explicar os valores morais numa perspectiva expressivista e dentro de um mundo governado pela causalidade natural, que não distingue entre bem e mal. Discute-se o problema do relativismo moral, que tenta justificar a pluralidade de valores a partir de atitudes subjetivas, mas falha em capturar a dimensão normativa da moral, que exige a imposição de regras que valham intersubjetivamente. Critica-se também a solução contratualista para a justificação moral por sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    A estrutura da Ética da Compaixão de Schopenhauer em relação à Filosofia Transcendental.Yukiko Hayashi - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    A estrutura de organização do corpo político na concepção de Hannah Arendt.José Luíz Oliveira - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (3):265-277.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A estrutura mítica narcísica no imaginário midiático e nas selfies.Fabio Henrique Ciquini - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (1).
    O artigo discute o modo como o imaginário midiático e as selfies atualizam o mitologema do mito grego de Narciso. Partindo de um diagnóstico cultural sobre as selfies, argumenta-se como esta narrativa de estética fugaz reforça a compulsão pela imagem e a pasteurização da subjetividade. Vinculando as selfies ao macroambiente midiático, explica-se este sob o conceito de imaginário em Kamper (2016) e mediosfera em Contrera (2010). Em seguida, explica-se de que modo a estrutura mítica, o mitologema, do mito grego de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Estrutura e função do diálogo lírico-epirremático em Ésquilo.Manuel Oliveira Pulquério - 1965 - Humanitas 17.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  21
    A estrutura do prólogo e do párodo de Assembleia de Mulheres de Aristófanes.Greice Ferreira Drumond - 2010 - Synthesis (la Plata) 17:13-24.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    Estrutura jurídica do crime.Everardo da Cunha Luna - 1993 - São Paulo, SP: Editora Saraiva. Edited by Everardo da Cunha Luna.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  25
    Tripartição e estrutura bipolar da alma em Platão.Marcelo Perine - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):417-429.
    Quando Platão trata das “afecções e as formas que ela [a alma] tem na vida humana”, ele a descreve segundo um esquema tripartite, tal como aparece também na exposição dos seus gêneros na República. No Timeu, ao tomar a via mais longa para expor a natureza da alma, Platão apresenta a Ideia da alma cósmica como uma mistura de três Ideias intermediárias procedentes de um princípio bipolar. Assim como na alma do mundo, também a alma humana possui uma estrutura tripartite (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25. Estrutura e subjetividade no último Merleau-Ponty.Reinaldo Furlan - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo O texto aborda algumas noções centrais nos estudos que Merleau-Ponty realizava através de seus cursos nos Collège de Fra nce ent re os anos de 1954 e 1960. Trata da passagem da anima l idade ao corpo hu mano, e tão importante quanto marcar sua diferença, procura mostrar seu Ineinander, um no outro ou pertença comum. A seguir, dá destaque às noções de instituição e de inc o ns c ie nte: com a prime i ra, o filósofo pretende (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  24
    A Estrutura Temporal das Imagens.Dietmar Kamper & Juan A. Bonaccini - 1997 - Princípios 4 (5):229-235.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  58
    A estrutura de um ensaio filosófico.A. P. Martinich - 2003 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Uma análise crítica da estrutura regulatória do setor nuclear brasileiro.Wescley Bruno Lima dos Santos - 2014 - Revista Fides 5 (1):234-252.
    UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ESTRUTURA REGULATÓRIA DO SETOR NUCLEAR BRASILEIRO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Estruturas e fundamentos sociais: a leitura honnethiana de Habermas.Hélio Alexandre da Silva & Herbert Barucci Ravagnani - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):155-178.
    O presente artigo pretende sublinhar, na forma de breves apontamentos gerais, os contornos mais amplos da crítica de Honneth a alguns aspectos do pensamento habermasiano. Tal crítica é norteada especialmente por uma investigação dos critérios morais e normativos das lutas sociais que Honneth recupera, por meio de uma apropriação crítica do pensamento do jovem Hegel. O ponto central defendido por Honneth é que as possibilidades da experiência interativo-comunicativa não podem ser resumidas ou tomadas exclusivamente na interação linguística, nem mesmo esta (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Bíblia e cinema: estrutura de narrativas bíblicas de chamado e comissionamento em Os Irmãos Cara de Pau, de John Landis.Carlos Ribeiro Caldas Filho & Jacqueline Ziroldo Dolghie - forthcoming - Horizonte:206107-206107.
    O presente artigo pretende aplicar para a interpretação do filme_ Os Irmãos Cara de Pau_ (_The Blues Brothers_, 1980), de John Landis, o que o crítico literário canadense Northrop Frye afirmou em relação à Bíblia como sendo o “grande código” da arte. A premissa básica do artigo é que o filme de Landis segue a estrutura básica de três narrativas bíblicas (Êxodo 3.1-10, Isaías 6.1-8 e Atos dos Apóstolos 9.1-15) nas quais há uma manifestação do sagrado, seguida de um comissionamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  27
    A estrutura do sucessivo.João Quartim de Moraes - 1979 - Discurso 11:25-40.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    As estruturas formais da arte e do psicoanálisis. Pode-se tumbar a arte no divã?Leandro Palencia Galán - 2008 - Revista Aletheia 28:21-31.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  71
    A estrutura retórica do verbete Spinoza.Marilena Chaui - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (120):313-334.
  34. Deleuze e A lógica do sentido: o problema da estrutura.Alessandro Carvalho Sales - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):219-239.
    Este texto pretende acompanhar os principais movimentos apresentados pelo filósofo Gilles Deleuze para propor uma estrutura do sentido, de acordo com a Lógica do sentido (1969). Para tanto, tentando nos alçar ao estruturalismo muito particular de Deleuze, seguiremos especialmente alguns argumentos estabelecidos entre a quarta (Das dualidades) e a oitava (Da estrutura) séries desse livro, bem como pontos do artigo Em que se pode reconhecer o estruturalismo? (1972).
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  35.  21
    A estrutura e o conteúdo da verdade.D. Davidson - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Estrutura e função das imagens na ciência e na arte: entre a síntese e o holismo da forma, da força e da perturbação.Anne Marcovich & Terry Shinn - 2011 - Scientiae Studia 9 (2):229-265.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37. Das estruturas às máquinas, um estudo sobre a variação conceitual no encontro de Deleuze com Guattari.André Luis La Salvia - 2025 - Trans/Form/Ação 48 (2):e025003.
    The article analyzes a variation in the conditions of production of Gilles Deleuze’s philosophical thought based on joint production with Félix Guattari. The article is divided into three parts: firstly, we analyze the influence of structuralism on Deleuze’s work, mainly through the author’s own text on this current of thought and its influence on the construction of the notion of “idea” in Difference and Repetition. In a second movement, we analyze the appearance of the notion of “machines” in Guattari’s work (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  36
    A estrutura da autoconsciência na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):428-452.
    A tese defendida no presente artigo é que a autoconsciência, na visão de Searle é uma caraterística do campo unificado de consciência. Após uma discussão de três distinções a respeito da consciência propostas por Rosenthal, é discutido o conceito de consciência de Searle – como um fenômeno qualitativo, subjetivo e unificado – e o caráter holístico desse conceito. A discussão que Searle faz dos conceitos de autoconsciência e de introspecção mostra que ele acredita que uma autoconsciência implícita é uma característica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  31
    Maquiavel, Pandemia e a estrutura político-econômica moderna.Marcone Costa Cerqueira - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e17.
    Neste breve artigo, argumentaremos que a pandemia da Covid-19, como outras na história humana, colocou em desnudo as bases da estrutura político-econômica moderna. Defenderemos que tais bases apoiam-se em dois esteios, uma noção política de ‘Estado’, ápice da organização humana, e uma concepção racionalista, técnica e produtiva, que promulga a possibilidade de resposta a qualquer crise surgida na sociedade. Como contrapondo a esta estrutura, apresentaremos a teoria maquiaveliana, que aponta para uma relação indelével entre política e fator natural, natureza e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A fundamentação ontológica da estrutura ética do juízo estético no primeiro-romantismo alemão: para construção histórico-sistemática do Juízo Infinito.Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos - 2025 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (2):73-99.
    Revisitando os fragmentos de Schlegel e Novalis em Blüthenstaub (2016), o artigo busca apreender o processo de ontologização que a argumentação kantiana relativa ao juízo estético sofre, quando assimilado por Schlegel e Novalis. Para isso, lemos a “Analítica do belo”, da Kritik der Urteilskraft (1974b), de modo a depreender como a estrutura ética do juízo estético, em Kant sugerida apenas pela cláusula do como-se, ganha em Novalis e Schlegel uma interpretação ontológica. Assim, desenvolvemos a figura do Juízo Infinito, conceito com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    A Estrutura Diárquica da Democracia Representativa Milliana Como Oposição À Crítica de Honneth À Liberdade Jurídica.Flávio Augusto de Oliveira Santos & Veronica Calado - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):67-81.
    Axel Honneth, em O direito da liberdade, apresenta uma crítica aos elementos problemáticos da liberdade jurídica desde sua primeira formulação, no século XVII, de caráter negativo, até um segundo momento, marcado pela ampliação dos direitos subjetivos, que transforma o espaço privado em um lugar de reflexão ética de onde derivam juízos de “bem” e de “justiça”. Como exemplo desde segundo momento, Honneth se vale do pensamento de John Stuart Mill. Ocorre que, mesmo reconhecendo a importância das teorizações millianas, Honneth insiste (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino.Anselmo Tadeu Ferreira - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):445-474.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Da estrutura à função: o direito penal em Arthur Schopenhauer.Felipe Durante - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):136.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  31
    A estrutura organizacional da Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo.Pedro Ernesto Fagundes - 2011 - Dialogos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Uma estrutura quase-conjuntista para a mec'nica qu'ntica não-relativista.Jaison Schinaider - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (1):103.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Estruturas, Modelos e os Fundamentos da Abordagem Sem'ntica DOI:10.5007/1808-1711.2010v14n1p15.Jonas R. Becker Arenhart & Fernando T. F. Moraes - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):15-30.
    In this paper, gathering several topics present in the work of Newton da Costa, we propose a rigorous foundation for a possible formulation of scientific theories according to the semantic approach. Following da Costa, as a first step we develop a general theory of structures; inside this theory we show how we can characterize formal languages as particular kinds of structures, more specifically, as free algebras. Next we discuss how we can link a language to a structure, with which we (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    A estrutura tridimensional da ética das virtudes contempor'nea.José Elielton de Sousa - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e45457.
    Alasdair MacIntyre elabora uma proposta de uma ética das virtudes ancorada no reconhecimento da identidade animal do ser humano, juntamente com a vulnerabilidade e dependência às quais estamos submetidos enquanto animais biologicamente constituídos, mas sem relacioná-las às questões ambientais decorrentes dessa nossa condição animal. Assim, pretendo ampliar a ética das virtudes de MacIntyre, por meio do entrelaçamento de seus conceitos de animalidade humana, florescimento e virtudes, os quais expõem um tipo de relação entre o ser humano e a natureza que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O sujeito como estrutura do curto-circuito. A partir de uma concepção psicanalítica do sujeito: Lacan, Fichte, Platão.Charlotte Coulombeau - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo É possível distinguir ao menos três etapas principais nas abordagens filosóficas da noção de sujeito: na etapa metafísica a estrutura do sujeito é pens a da em termos de substância; na etapa transcendental , o sujeito é visto como polarida de unificadora de horizontes; na etapa psic a na l í t ica, o sujeito é de f i n ido como estrutura vazia. O sujeito tra ns c e nde ntal é uma estrutura para o mu ndo, enqua (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Estrutura e autenticidade como problemas da teoria e da crítica literárias.Adolfo Vítor Casais Monteiro - 1968 - São Paulo,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    A estrutura formal da argumentação de São Paulo e as suas possíveis relações com a lógica estóica.Jorge Cesar Mota - 1974 - Trans/Form/Ação 1:173-214.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 750