Results for 'expressão – linguagem – literatura – Merleau-Ponty.'

947 found
Order:
  1.  36
    A expressão literária em Merleau-Ponty.Leandro Neves Cardim - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:44-56.
    This article aims to show the way that Merleau-Ponty discusses the subject of the creative expression on literature. In order to do that, we shall analyze the texts of the intermediary period to point out the creative literature is due to arrangement of the own signs of the common language.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Figuras de conceito. Sobre a linguagem em Merleau-Ponty.Júlio Miranda Canhada - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:138.
    Merleau-Ponty utiliza com freqüência em seus textos a figura da metáfora. À primeira vista, esse recurso teria papel funcional, ou seja, serviria para dizer de outra maneira, por meio de imagens, o mesmo referente. No entanto, estando ausente o ideal de representação e, portanto, ausente a referência objetiva, a figura da metáfora deverá ser compreendida, em Merleau-Ponty, não como ilustração acessória, mas como um uso da linguagem que modifica seu estatuto referencial. Ao conceber metaforicamente a linguagem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Entre Linguagem e Pintura: A Percepção Em Merleau-Ponty.Alex de Campos Moura - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):188-200.
    Este artigo busca tratar da aproximação entre linguagem e pintura proposta por Merleau-Ponty, buscando mostrar que ela se baseia no reconhecimento de um vínculo intrínseco existente entre a percepção e a expressão e, por meio dele, de uma passividade inerente a toda criação. Trabalharemos, desse modo, a compreensão do filósofo de que é impossível manter os pressupostos da ontologia dualista que opera com a distinção completa entre o subjetivo e o objetivo, na medida em que a estrutura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    A figura do ser-Outro em Merleau-Ponty: uma alternativa à concepção foucaultiana do Outro como “pensamento do Mesmo”.Paulo Thiago Schmitt - 2023 - Aufklärung 10 (1):65-76.
    In this paper, I propose to draw two considerations regarding the ontological notion of the brute being, present in Maurice Merleau-Ponty's late philosophy: (i) that the aforementioned notion can be understood according to the irreducibility of Being to our linguistic instruments and, in this sense, consists of a being-Other that, in a raw and permanently wild state, never allows itself to be enclosed in the domain of the word; (ii) assuming that the "ultimate support of all things" ineluctably becomes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    A Expressão Perceptiva da Poesia Na Metafísica da Carne.Gilmar Leite Ferreira - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):320-331.
    O artigo reflete sobre a expressão perceptiva da poesia na metafísica da carne. Nele, busca se a compreensão do entrelaçamento corpo e poesia transformando a existência, onde a palavra poética se mostra de maneira encarnada. O trabalho reflete a revelação do corpo por intermédio da poesia se mostrando ao mundo por meio da experiência estética e da criação poética. Nele, mostra-se a compreensão entre a arte poética e o corpo, num diálogo sensível, que ontologicamente se revela ao mundo na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  40
    Ser E linguagem em Merleau-ponty.Alex de Campos Moura - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:90-102.
    Neste artigo, procuraremos mostrar que há na análise merleau-pontyana da linguagem um projeto ontológico implícito, baseado na tentativa de desvelar uma estrutura de Ser em que lógica e contingência, unidade e diversidade, encontram-se constitutivamente ligados, fazendo do subjetivo e do objetivo momentos reversíveis em uma totalidade comum.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  43
    (1 other version)"A Ebulição na Massa d'Água" ou a linguagem segundo Merleau-Ponty.Leandro Neves Cardim - 2012 - Doispontos 9 (1).
    The present article investigates some consequences from the rapport ofthe creative and the sedimented language in Maurice Merleau-Ponty's works. It aims at analyzing the different positions adopted by the philosopher on that rapport by considering the image of a boiling liquid as the guide for such analysis. The heuristic power of this image will help, on one side, to comprehend the different standpoints used to interpret the phenomenon of language; on the other side, it will serve as an index (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  21
    Intencionalidade e Aquisição de Linguagem Em Merleau-Ponty.Rodrigo Benevides B. G. - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):117-143.
    Os Cursos da Sorbonne de Merleau-Ponty tratam da psicologia e pedagogia da criança. Dentre outros tópicos, interessa-nos aqui a perspectiva fenomenológica merleau-pontiana acerca da relação entre intencionalidade e aquisição de linguagem. Ancorado no pensamento de Max Scheler e, sobretudo, Ferdinand de Saussure, Merleau-Ponty apresenta uma noção de linguagem que visa examinar as posições intelectualista e empirista de modo a superar a privacidade do cogito tácito e os limites do alter ego de Husserl, indicando assim uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  41
    Linguagem e Experiência em Merleau-Ponty.Alberto Alonso Muñoz - 1998 - Discurso 29:175-208.
    O objetivo deste artigo é examinar as relações entre a linguagem e a experiência (a que ela se refere) em Merleau-Ponty. Tento examinar quais as críticas de Meleau-Ponty a uma série de teorias da linguagem que ele considera "naturalizantes". Em seguida, vejo como significações ideiais são possíveis "emergindo" da experiência sensível. Creio ser possível relacionar esses dois patamares mediante o conceito husserliano de Fundierung e a estrutura temporal desse conceito.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Merleau-Ponty e Paul Ricoeur: aspetos de uma concordância discordante sobre a fenomenologia da linguagem.Maria Luísa Portocarrero - 2015 - In Diogo Ferrer & Luciano Utteich (eds.), A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
  11.  30
    A linguagem no período intermediário e final de Merleau-Ponty.Jeovane Camargo - 2023 - Griot 23 (2):256-269.
    O presente texto se propõe reconstruir algumas das linhas principais do problema da articulação entre percepção e linguagem em Merleau-Ponty. Para tanto, parte-se da questão da origem da linguagem, na _Fenomenologia da percepção_, e se acompanha seus desdobramentos e reformulações ao longo do período intermediário (década de 1950), quando Merleau-Ponty se aproxima da linguística de Saussure, e do período final (década de 1960), quando Merleau-Ponty desenvolve seu conceito de Ser bruto. Paulatinamente, a percepção passa a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  35
    (1 other version)Deleuze, Merleau-Ponty e os desafios da diferença.Silvana Souza Ramos - 2011 - Doispontos 8 (2).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Que significa fazer uma filosofia da diferença? Como é possível captar o movimento singular de algo, sem subordiná-lo a categorias universais, sem submetê-lo aos limites da identidade e da representação? Ademais, como podemos capturar a experiência de nós mesmos sem reduzi-la à expressão de faculdades desde sempre prontas para agir sob a unidade sintética de um eu ou, ainda, sem espacializar a densidade criadora que a permeia? Certamente, essas questões (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  46
    Merleau-Ponty leitor dos clássicos.Carlos Alberto Ribeiro de Moura - 2012 - Dois Pontos 9 (1).
    Este trabalho pretende comentar a doutrina que Merleau-Ponty expõe, em seus distintos períodos, sobre o que caracteriza a obra clássica e sua interpretação. Aponta-se como pressupostos dessa doutrina a admissão de uma certa filosofia da linguagem, bem como de uma particular teoria da produtividade. Em função disso, pergunta-se se, efetivamente, foi feita, ali, uma crítica radical da "filosofia da consciência", como usualmente se supõe.  .
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    O Corpo Como Expressão Segundo a Filosofia de Merleau-Ponty.Nayara Borges Reis - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):137-153.
    Na obra Fenomenologia da percepção, o tema da expressão aparece diretamente vinculado ao tema da percepção. Na medida em que o corpo percebe o mundo conforme uma atitude perceptiva, tal atitude envolve a expressão. O corpo se expressa conforme o movimento perceptivo que realiza no mundo, pois a percepção se faz por meio de uma atitude motora, um gesto, a partir do qual acontece uma prática de habitação e sentido. O corpo percebe situado no mundo sensível, que lhe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Fenomenologia da linguagem e intersubjetividade em Merleau-Ponty/Phenomenology of Language and Intersubjectivity in Merleau-Ponty.Rodrigo Alvarenga - 2014 - Natureza Humana 16 (1).
    Resumo: O problema da intersubjetividade, tal como colocado pela filosofia da consciência, exigiu de Merleau-Ponty uma investigação de alguns aspectos essenciais envolvidos no fenômeno da comunicação, tais como o valor expressivo da palavra e a questão da verdade, o que acabou por inserir o filósofo no cenário das grandes discussões linguísticas. Pelo aprofundamento especulativo em direção à camada pré-reflexiva da existência, a análise da linguagem e da intersubjetividade favoreceram não apenas a compreensão da questão da criação de novos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    La gran prosa: Merleau-Ponty y la literatura como expresión de la verdad.Martín Miguel Buceta - 2020 - Universitas Philosophica 37 (75):73-99.
    El objetivo del artículo es revisitar el concepto de gran prosa elaborado por Merleau-Ponty para señalar la importancia del lenguaje literario en el problema de la expresión de la verdad. Para ello, expondremos las tesis principales del curso dictado por Merleau-Ponty en el año académico 1953-1954, titulado Le problème de la parole. Esto nos permitirá caracterizar al lenguaje literario y su capacidad de llevar a la expresión el sentido de la percepción. Por último, se considerará la necesidad de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  31
    Os limites da razão: Literatura e Metafísica em Merleau-Ponty.Alex Moura - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Neste artigo, buscaremos discutir o modo pelo qual a literatura pode conduzir – e, talvez, mesmo exigir – uma mudança no próprio estatuto da filosofia, especialmente no caso da fenomenologia, ao tornar explícita a existência de um outro modelo de racionalidade, distinto de sua concepção clássica. Para isso, trabalharemos a partir das descrições propostas por Merleau-Ponty sobre o tema, concentrando-nos, nesse artigo, no período de sua obra entre o final dos anos quarenta e início dos anos cinquenta. Ao (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Espinosa e Merleau-Ponty: convergências?Homero Santiago - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):19-26.
    A partir das reflexões do último Merleau-Ponty sobre a ontologia clássica e sua compreensão do ser, particularmente n? O visível e o invisível , podemos descobrir certas questões que aproximam sua filosofia da de Espinosa. Ao repassar algumas delas, esperamos mostrar ao menos a pertinência de uma investigação acerca das relações entre espinosismo e merleau-pontysmo.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  17
    Uma análise sobre a linguagem e a intersubjetividade em Merleau-Ponty – em direção a um mundo que desconhecemos.Ronaldo Manzi Filho - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):36-55.
    este artigo visa à compreensão de Merleau-Ponty sobre a linguagem no começo da década de 50. Ou seja, visa à análise da linguagem num momento fundamental de sua experiência filosófica: num período entre sua tese de 1945 e seus últimos escritos sobre a filosofia da carne. Veremos como o filósofo apropria-se das reflexões de Saussure, interpretando-as segundo um olhar fenomenológico, convergindo uma fenomenologia da fala com um problema claramente da sua filosofia: a intersubjetividade. O saldo dessa apropriação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    Do falar discursivo à fala falante: considerações sobre a linguagem em Heidegger e Merleau-Ponty.Alexandre de Oliveira Ferreira & William Botura Apostólico - 2024 - Revista Guairacá de Filosofia 40 (2):1-12.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Corpos Dromomaníacos: Entre o Visível e a Linguagem (Leitura Estética Segundo Merleau-Ponty).María Cristina Sánchez León & José Olinda Braga - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):190-203.
    Nas reflexões sobre percepção, voltando-se às coisas mesmas, a filosofia de Merleau-Ponty busca compreender o percebido em seu ser desde o instante primeiro, isento de qualquer cognição possível. Esse movimento metodológico é marcadamente inspirado na Fenomenologia, tal como preconizada por Edmund Husserl, ao anunciar a consciência intencional. Esta não é mais um predicamento egocêntrico, como concebido pela tradição filosófica, mas sim a consciência da percepção enquanto intencionalidade, movimento, verbo, que se constitui no instante do voltar-se noético para o objeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A restituição do espetáculo do mundo na arte: dimensões ontológicas da percepção, expressão e instituição nos ensaios de Merleau-Ponty sobre pintura.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2022 - Sofia 11 (2):p. 1-25.
    Ao longo da trajetória intelectual de Merleau-Ponty, as reflexões sobre arte cumprem um papel crucial em sua preocupação de restituir o espetáculo do mundo, através da volta ao brotamento do sentido do ser na experiência antepredicativa do ser humano dada na percepção. Um sinal disso é que, em cada um dos momentos de seu pensamento, ele escreveu um ensaio no qual o tema central é a contribuição da expressão artística para uma reflexão filosófica interessada na abertura humana corporal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    What is the relationship between the body and sports? From Merleau-Ponty’s body phenomenology and philosophy perspective.Xianshu Deng - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (4):e0240053.
    Resumen: Merleau-Ponty es el fundador de la fenomenología corporal moderna. Su obra maestra Phenomenology of Perception ha influido enormemente en la dirección del desarrollo de la ciencia cognitiva occidental contemporánea. La teoría del cuerpo recorre el principio y el final de su pensamiento filosófico, adopta el método fenomenológico para continuar con el panorama de la ontología de la teoría del cuerpo y convierte el cuerpo en el campo del sujeto cognitivo. A través de la literatura y el análisis (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  42
    O trabalho do negativo: linguagem e ontologia em Saussure e Merleau-Ponty.Cristiano Perius - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):69-108.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  2
    Modulando o Espaço-Temporal Na Tela: A Noção de Pinturacomo Desdobramentos Do Mundo Visível.Amauri Carboni Bitencourt - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):16-32.
    Com este texto objetivamos mostrar que cor, linha e movimento, não são apenas conceitos da linguagem visual, mas elementos que nos permitem perceber, metaforicamente, “ramos do Ser”. Ao contrário de inferir verdades ou essências, como se tivéssemos o controle “absoluto” de nossa vida e, por consequência, de nossas criações, a pintura nos insere na ambiguidade do mundo visível ao qual estamos imersos. Assim, cor, linha e movimento nos dão um meio de adentrarmos no universo ontológico do qual nós, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    A "grande política" ou Merleau-Ponty leitor de Maquiavel.Leandro Neves Cardim - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:49.
    Este artigo pretende abordar a obra de Nicolau Maquiavel principalmente a partir da leitura feita por Maurice Merleau-Ponty. Para isto, apresentaremos, em um primeiro momento, alguns traços gerais da filosofia política merleau-pontiana com o intuito de rastrear a presença de Maquiavel no espectro de sua obra. Tratar-se-á, também, de indicar as balizas que guiam MerleauPonty na leitura de um texto filosófico. Quanto à discussão da filosofia maquiaveliana, procuraremos, em seguida, destacar os pontos que fizeram do secretário florentino o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  19
    La experiencia Del lenguaje en la literatura: Anotaciones a la filosofía de Merleau-ponty.Leonardo Verano Gamboa - 2005 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 26 (92):17.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    Physis, Natura - Heidegger e Merleau-Ponty.Benedito Nunes - 2004 - Human Nature 6 (2):271-287.
    Merleau-Ponty, já ligado, em A fenomenologia da percepção, ao Lebenswelt do último Husserl e ao ser-no-mundo de Heidegger, procurará manter com a ontologia deste, em sua última e inacabada obra O visível e o invisível, mais estreita ligação, mormente em trono da questão da linguagem. Não obstante com a generalidade da noção de carne, aplicada à Natureza, e também ao corpo humano, enquanto fundante de novo Cogito, uma categoria que repele a antecedência do Dasein, sem o qual não (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    Desconstruir a Promiscuidade Entre o Ver e o Ler - Reflexões da Crítica de Lyotard À Fenomenologia de Merleau-Ponty.Ronaldo Manzi Filho - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):69-83.
    apesar de aparente aridez de Discours, Figure de Lyotard, encontramos em suas linhas importantes contribuições para repensarmos as experiências intelectuais francesas depois da década de 50. É o caso por exemplo, de suas críticas a fenomelogia de Merleau-Ponty. Seu protesto é claro: Merleau-Ponty, mesmo tendo ido além de uma filosofia da consciência, ainda estaria preso a uma forma de pensar em que a linguagem coloniza campos que são, a seu ver, de ordens diferentes. É o caso de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. El tema del "Ut pictura poesis" en "El lenguaje indirecto y las voces del silencio": los antecedentes de la nueva ontología de Merleau-Ponty.Anna Maria Brigante - 2009 - Universitas Philosophica 26 (53):89-105.
    En contra de Sartre, el paralelismo que Merleau-Ponty establece entre literatura y pintura en su escrito El lenguaje indirecto y las voces del silencio es una manifestación de su ontología indirecta. Este texto, que puede ser leído como una reconsideración de la frase horaciana ut pictura poesis ―la pintura es como la poesía―, pretende entonces poner en claro cómo es posible la relación interartística entre la literatura ―arte cuyo material es el lenguaje― y la pintura ―arte que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  26
    Arte em Merleau-Ponty.Reinaldo Furlan & Annie Simões Rozestraten - 2005 - Human Nature 7 (1):59-93.
    O tema da visão percorreu a obra de Merleau-Ponty. Desde o princípio, tratou-se de investigar o fenômeno da percepção, e nele descobrir o germe ou a presença de um sentido que a tradição intelectualista sempre tributou a uma operação do pensamento, considerando a sensibilidade apenas ocasião para seu exercício ou índice de realidade. Inscrito inicialmente nos quadros da filosofia da existência , o tema encaminha-se, posteriormente, para uma ontologia do Ser bruto. O objetivo deste trabalho é apresentar as reflexões (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  37
    The understanding of the body and movement in Merleau-Ponty.Patricia Moya Cañas - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):201-226.
    : The author seeks an explanation for Merleau-Ponty's expression "the body understands", to which a real value is applied: the objects of the world have a signification that the body grasps by way of perception. The analysis focuses on Merleau-Ponty's Phenomenology of perception and on notes from two of his courses, Le monde sensible et le monde de l'expression and La nature. In these works, there is a constant allusion to the I can as an underlying and grounding (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33.  85
    The structure of sense: Goldstein and Merleau-Ponty.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3):133-156.
    Ao reatar o elo mais profundo entre a psicologia e a filosofia, Merleau-Ponty revisita a obra clínica de Kurt Goldstein (1878-1965), reavivando, em especial, seu contributo fenomenológico. As noções de "estrutura" (Gestalt) e "sentido" são, aqui, agenciadas quanto a uma compreensão mais integral do comportamento, da vida e da linguagem; alcance que Goldstein obtém, ao estudar os diferentes distúrbios linguísticos, na contramão das teorias intelectualistas e empiristas, essencialmente causais. Ao retomar esse inventário crítico, Merleau-Ponty atenta para o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  32
    Expressão e contemporaneidade: a arte moderna segundo Merleau-Ponty.J. M. Bettencourt da Câmara - 2005 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    O ponto de partida do presente ensaio é o entendimento de que a arte constitui um dos motivos catalisadores, se não mesmo um dos temas maiores da reflexão de Maurice Merleau-Ponty. Na interpretação do autor, o filósofo da percepção, aquele que, de todos os pensadores contemporâneos, conferiu ao corpo po um estatuto que a reflexão do século XX ainda não lhe concedera, chegou à arte por necessidade intrínseca do seu próprio caminho especulativo, vindo a reflexão sobre a expressão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  38
    El silencio y la palabra Merleau-Ponty, Derrida y los márgenes del lenguaje.Andrea Potestà - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):227-244.
    Resumen: El artículo pretende realizar una confrontación entre el modelo fenomenológico de Merleau-Ponty y la propuesta deconstructiva de Derrida acerca del tema del lenguaje y de la problemática genética. En Merleau-Ponty, la cuestión genética se vincula a la noción de cuerpo y a la expresividad precategorial de los gestos, en los que el silencio describe una dimensión opaca e inalcanzable temáticamente, pero originaria y decisiva para la mirada fenomenológica. Por otra parte, Derrida es un crítico muy radical de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    Da realidade sem mistérios ao mistério do mundo (Espinosa, Voltaire, Merleau-Ponty).Marilena de Souza Chauí - 1981 - São Paulo: Brasiliense.
    Linguagem e liberdade: o contradiscurso de Baruch Espinosa -- Três em uma (considerações sobre o Cândido de Voltaire) -- Experiência do pensamento (homenagem a Maurice Merleau-Ponty).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  10
    Freudianism Philosophie and Gestalt according Merleau-Ponty.Marcos José Müller - 2023 - Dissertatio 54:129-163.
    In this article I present and discuss a reading hypothesis, according to which, with the purpose of thinking about the genesis of meaning in the lived experience without needing, for that, to resort to the reflexive transparency expedient ensured by the idea of a pure self, Merleau-Ponty promotes a shift in the way of employing the Gestalt notion, which starts to be read from the unconscious drive Freudian theory. Interpreted from psychoanalysis, however, Gestalt's notion would no longer address the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    Historicidad e identidad: una lectura de “el impostor” de Javier Cercas desde la fenomenología de Merleau-Ponty.Katherine Ivonne Mansilla Torres - 2017 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 27 (2):291-301.
    El presente trabajo se divide en dos partes. En la primera parte, se explican las nociones fenomenológicas de temporalidad e historicidad de Maurice Merleau-Ponty, para interpretar la novela sin ficción de Javier Cercas, El Impostor. El personaje de la novela, Enric Marco, crea una identidad falsa como salvavidas a una realidad que no es capaz de ver o en la que no es capaz de existir. Explicaremos como este problema podría ser identificado, como una negación de la existencia. En (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Notas sobre a passividade em Merleau-Ponty.Marcus Sacrini A. Ferraz - 2003 - Trans/Form/Ação 26 (2):65-84.
    Neste texto, tenta-se avaliar a dimensão do tema da passividade em algumas obras de Merleau-Ponty. Parte-se da análise de Husserl e acompanha-se a reflexão merleau-pontyana sobre a organização espontânea do sentido na vida do corpo e no exercício da fala.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Fenomenologia e Estética Comparativa:antropometrias e (in)visibilidades nos Corpus. Para um diálogo entre Yves Klein e Merleau-Ponty.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):485-509.
    Este ensaio estabelece uma comparação estética e fenomenológica entre os pensamentos de Yves-Klein e Merleau-Ponty. Se o pintor materializou as suas reflexões e concepções em obra pictórica, o fenomenólogo francês dissertou na escrita filosófica o resultado da sua reflexão. Da análise conjunta entre um e outro resulta esta fenomenologia e estética comparativa que apresenta alguns conceitos fundamentais que alimentaram essas reflexões, tais como a visibilidade, o corpo, o mundo. Assim, para além dessa comparação, este ensaio viabiliza o diálogo entre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Linguagem e temporalidade.Júlio Miranda Canhada - 2023 - Controvérsia 19 (2):111-131.
    O objetivo deste texto é examinar aspectos da filosofia de Merleau-Ponty considerando-a distante tanto de um subjetivismo fenomenológico, quanto de um objetivismo estruturalista, posições descritas por Michel Foucault como determinantes do debate filosófico francês dos anos 1950. Um caminho possível para descrever sua posição é investigar a maneira como trabalha o tema da linguagem, tanto a partir de sua apropriação da linguística de Saussure, quanto em interlocução com as reflexões de Bergson - ponto pouco explorado entre os intérpretes. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Maurice Merleau-Ponty: basic writings.Maurice Merleau-Ponty - 2004 - New York: Routledge. Edited by Thomas Baldwin.
    Merleau-Ponty was a pivotal figure in twentieth century French philosophy. He was responsible for bringing the phenomenological methods of the German philosophers, Husserl and Heidegger, to France and instigated a new wave of interest in this approach. His influence extended well beyond the boundaries of philosophy and can be seen in theories of politics, art and language. This is the first volume to bring together a comprehensive selection of Merleau-Ponty's writing and presents a cross-section of his work which (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  43. An Unpublished Text by Maurice Merleau-Ponty: A Prospectus of His Work.Maurice Merleau-Ponty - 1964 - In The Primacy of Perception. [Evanston, Ill.]: Northwestern University Press. pp. 3-11.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  44.  53
    A Letter from Maurice Merleau-Ponty to Simone De Beauvoir.Maurice Merleau-Ponty - 2018 - Chiasmi International 20:285-287.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. The Visible and the Invisible: Followed by Working Notes.Maurice Merleau-Ponty - 1968 - Evanston [Ill.]: Northwestern University Press. Edited by Claude Lefort.
    This book contains the unfinished manuscript and working notes of the book Merleau-Ponty was writing when he died.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   642 citations  
  46. Phenomenology of Perception.Maurice Merleau-Ponty - 1945 - New York: Routledge. Edited by Donald A. Landes.
    First published in 1945, Maurice Merleau-Ponty’s monumental _Phénoménologie de la perception _signalled the arrival of a major new philosophical and intellectual voice in post-war Europe. Breaking with the prevailing picture of existentialism and phenomenology at the time, it has become one of the landmark works of twentieth-century thought. This new translation, the first for over fifty years, makes this classic work of philosophy available to a new generation of readers. _Phenomenology of Perception _stands in the great phenomenological tradition of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1123 citations  
  47.  22
    Una lettera di Maurice Merleau-Ponty a Éric Weil.Maurice Merleau-Ponty - 2018 - Chiasmi International 20:273-274.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  25
    Letters from Maurice Merleau-Ponty to Alphonse De Waelhens, 1946-1961.Maurice Merleau-Ponty - 2018 - Chiasmi International 20:323-351.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  80
    Un inédit de Maurice Merleau-Ponty.Maurice Merleau-Ponty - 1962 - Revue de Métaphysique et de Morale 67 (4):401 - 409.
  50.  90
    Signs.Maurice Merleau-Ponty - 1964 - Evanston, USA: Northwestern University Press.
    INTRODUCTION HOW DIFFERENT — HOW DOWNRIGHT INCONGRUOUS — the philosophical essays and the ad hoc, primarily political observations which make up this volume ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   167 citations  
1 — 50 / 947