7 found
Order:
  1.  19
    Sobre as consequências filosóficas do primado da percepção em Merleau-Ponty.Jeovane Camargo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):231-256.
    Resumo O propósito deste texto é mostrar que os problemas enfrentados por Merleau-Ponty, ao longo de seu percurso de pensamento, decorrem dos pressupostos dicotômicos dos quais ele parte. Assim, procuramos trazer à tona outras consequências de se assumir tal pressuposto, o do primado de uma experiência perceptiva muda como solo natal de todas as outras modalidades da experiência. Para tanto, tomam-se em consideração tanto a primeira como a segunda fase do pensamento de Merleau-Ponty.Our purpose is to show that the problems (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2. Relato E reflexão em Merleau-ponty.Jeovane Camargo - 2013 - Philósophos - Revista de Filosofia 18 (1):127-155.
    A partir da análise da Fenomenologia da percepção (1945), procuramos compreender como o intento merleau-pontiano de retornar à experiência perceptiva e descrevê-la se articula com a noção de reflexão como criadora de campos de significação. Como a proposta de um retorno desinteressado à percepção efetiva se articula com a ideia de que a reflexão transforma o espetáculo do mundo? Tendo em vista que a noção de criação perpassa tanto a reflexão como ainda o movimento perceptivo, buscamos mostrar como ambos tem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  26
    A linguagem no período intermediário e final de Merleau-Ponty.Jeovane Camargo - 2023 - Griot 23 (2):256-269.
    O presente texto se propõe reconstruir algumas das linhas principais do problema da articulação entre percepção e linguagem em Merleau-Ponty. Para tanto, parte-se da questão da origem da linguagem, na _Fenomenologia da percepção_, e se acompanha seus desdobramentos e reformulações ao longo do período intermediário (década de 1950), quando Merleau-Ponty se aproxima da linguística de Saussure, e do período final (década de 1960), quando Merleau-Ponty desenvolve seu conceito de Ser bruto. Paulatinamente, a percepção passa a apresentar a mesma estrutura diacrítica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Da coisa — de se a frequentam outras coisas.Jeovane Camargo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):135-153.
    Propomos investigar a originalidade da poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, frente ao pensamento moderno e contemporâneo. Ao aliar uma experiência original da realidade imediata, uma desaprendizagem das abstrações metafísicas/modernas e uma linguagem conciliada com as coisas elas mesmas, a poesia de Caeiro se mostra apta a figurar como uma superação possível das dicotomias características do pensamento moderno, como sujeito e objeto. Ela pode solucionar também os impasses da fenomenologia de Merleau-Ponty, como a articulação corpo e natureza e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Niilismo e modernidade em Nietzsche.Jeovane Camargo - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):61-71.
    Face às atuais compreensões da violência, que tendem a apresentá-la sempre negativamente, a genealogia de Nietzsche permite entender que a violência também possui um caráter positivo no percurso histórico do ocidente. Ela possibilitou a instauração da civilização, na medida em que modelou um determinado tipo humano. A eticidade do costume e o direito primitivo foram mecanismos de violência e crueldade que tornaram o homem responsável, previsível e obediente às normas. Por meio da renúncia à satisfação imediata dos instintos, internalizou-se a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    O Pacto Originário Como Pressuposto Dualista da Ontologia de Merleau-Ponty.Jeovane Camargo - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (8):79-96.
    A partir da leitura e interpretação da Fenomenologia da Percepção (1945), procuro mostrar como a descrição fenomenológica, empreendida na primeira fase do pensamento de Merleau-Ponty, tem como ponto de partida a ideia de um pacto originário entre corpo e mundo. Essa ideia é enfatizada pelo modo de funcionamento da temporalidade, o qual precisa de um ponto de partida para, em seguida, se desdobrar. O pacto originário, ao abrir a experiência por meio de relações sensíveis, coloca o problema da articulação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    Preleções Sobre Gramática Latina de Friedrich Nietzche.Jeovane Camargo - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):305-308.
    Tradução de “Preleções Sobre Gramática Latina” de Friedrich Nietzche.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark