Results for 'lutas dos trabalhadores'

967 found
Order:
  1.  22
    O jornal vida operária: instrumento de conscientização, mobilização e luta dos trabalhadores de Manaus.Luciano Everton Costa Teles - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Da usina ao assentamento: as lutas dos boias frias no século XX entre invisibilidades e releituras.Vera Lucia Silveira Botta Ferrante, Henrique Carmona Duval & Osvaldo Aly Junior - 2022 - Araucaria 24 (51).
    O artigo apresenta as lutas dos trabalhadores rurais boias frias no Brasil, valorizando sua riqueza e protagonismo em momentos históricos em que elas eram invisibilizadas tanto pela ditadura como por visões pré-concebidas de quem seriam os sujeitos das lutas por reforma agrária. O universo empírico da pesquisa é a região de Ribeirão Preto e Araraquara, no estado de São Paulo, representativa das contradições entre uma agricultura produtivista e a proletarização de um amplo contingente de trabalhadores. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  53
    A legitimidade dos atos de desobediência civil do movimento dos trabalhadores rurais sem Terra sob O enfoque da teoria de Hannah Arendt.Carla Simone Silva - 2013 - Synesis 5 (1).
    Nesse trabalho será analisado o tratamento teórico apresentado por Hannah Arendt sobre o tema da desobediência civil em sua obra Crises da República, traçando um paralelo com as práticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no que tange à legitimidade dos seus atos de desobediência civil. Sob esse enfoque a luta pelo acesso a terra se apresenta como uma possibilidade de que seus integrantes integrem-se em comunidade fundando um espaço público e desenvolvendo sua capacidade de ação política, característica essencial (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  23
    Os trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira.Higor Codarin Nascimento - 2019 - Dialogos 23 (2):140.
    Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória de trabalhadores da Baixada Fluminense na luta armada brasileira. Especificamente, propõe a análise de um conjunto de trabalhadores ligados a Felix Escobar, militante envolvido no embate para a conquista de terra por posseiros na cidade de Duque de Caxias. Integrado ao PCB antes do golpe de 1964, buscou alternativas de militância nas organizações de luta armada. Vinculou-se, em meados de 1969, ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro, trazendo consigo outros (...). Através dessas trajetórias, objetivamos lançar luz sobre a trajetória de trabalhadores e espaços urbanos pouco mobilizados nos estudos sobre o tema. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  26
    A luta pela terra no Brasil: sinal da passagem de Deus.Jaldemir Vitório - 2017 - Horizonte 15 (47):797-827.
    O tema da posse e do usufruto da terra, no Brasil, tornou-se problema desde a chegada dos conquistadores portugueses, no início do séc. XVI. Arrancada das mãos dos habitantes primitivos do solo brasileiro, a propriedade fundiária tornou assunto da Coroa Portuguesa, que transformou sua nova colônia em reservatório de inesgotáveis recursos naturais. As lutas para superar a exploração dos colonizadores começou desde cedo, numa tentativa de dar à terra sua destinação social, para além da visão mercantilista europeia. O Movimento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    A Identidade Negra como instrumento de luta entre os trabalhadores rurais, 1954-64.Max Fellipe Cezario Porphirio - 2019 - Dialogos 23 (3):241-258.
    Influenciados pelas discussões desenvolvidas por Álvaro Nascimento no artigo Trabalhadores Negros e o “Paradigma da Ausência”: contribuições à história social do trabalho no Brasil, pensamos este trabalho, cujo objetivo é analisar a instrumentalização da identidade negra nas estratégias argumentativas do Partido Comunista Brasileiro, das Ligas Camponesas e da Igreja Católica, forças que atuaram no campo brasileiro entre 1945 e 1964. Para tanto, consultamos um conjunto diversificado de periódicos e dialogamos com produções de diferentes centros de pesquisa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Os ilegalismos e o estatuto das lutas políticas em Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):117.
    No curso La société punitive, Michel Foucault indica até que ponto as lutas em torno do poder político produzem efeitos de realidade. Um deles é o nascimento de um novo sistema de penalidade no começo do século XIX. Ele surge de uma reconfiguração das lutas políticas em relação ao século XVIII. O conceito explicativo que fundamenta essa reconfiguração é o de ilegalismo, retomado mais tarde em Vigiar e punir. No século XVIII, ele designa um conjunto de transgressões de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    Confederação Católica do Trabalho: práticas discursivas e orientação católica para o trabalho em Belo Horizonte (1919-1930). [REVIEW]Deivison Gonçalves Amaral - 2007 - Horizonte 5 (10):56-74.
    Resumo O objetivo deste artigo será de analisar a atuação da Confederação Católica do Trabalho junto aos trabalhadores de Belo Horizonte, entre 1919 e 1930. Para tanto, são consideradas a prática discursiva católica, a luta por direitos e por melhores condições de vida e a mediação dos conflitos entre capital e trabalho. A entidade, orientada pela encíclica Rerum Novarum , foi a difusora do catolicismo junto aos trabalhadores de Belo Horizonte. A metodologia da análise do discurso é utilizada (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    La importancia de la historia para comprender el trabajo y sus transformaciones.Marina Kabat - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 24 (2):30.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Coronelismo. Interpretações controversas.Cícero Jose Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):33-38.
    [...] Nas Ciências Sociais, a participação política do homem do campo na disputa eleitoral é interpretada divergentemente por alguns trabalhos antropológicos e políticos. Não se deve, porém, restringir os estudos sobre esta questão teórica apenas a estas duas abordagens, pois existem outros trabalhos que, apresar de não se filiarem a tais interpretações, também se posicionaram sobre a entrada do trabalhador rural na luta eleitoral. As análises abordam as relações entre atores de diferentes classes sociais. Tais interpretações visualizaram a entrada do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  49
    O MST e a reforma intelectual e moral gramsciana.Maria Socorro Ramos Militão - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 204.
    Esse estudo mostra os resultados da tese de doutorado que investiga se o Movimento dos Sem Terra contribui para a construção da hegemonia dos trabalhadores por meio da promoção de uma Reforma Intelectual e Moral, no Estado de São Paulo, visando construir uma Nuova Civiltà. O norte da pesquisa é dado pela trajetória de luta do MST e o seu significado político, tendo por base a filosofia da práxis e os pressupostos teóricos postulados por Antonio Gramsci. Pretendia-se observar se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  50
    Possibilidades da educação física na formação do trabalhador.Jorge Oliveira dos Santos - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 297.
    A problematização das práticas da Educação Física curricular em uma instituição federal de ensino profissional é o foco deste texto. Investigaram-se as concepções de educação física dos grupos de professores da disciplina e administrativo-pedagógico da instituição. O conceito marxiano de corpo e toda a análise da pesquisa deu-se com base no materialismo histórico e dialético. Concluímos que a subsunção da instituição às leis do mercado de trabalho e a ausência de politização na condução pedagógica nas práticas dos grupos estudados, evidenciou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) / From revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal. [REVIEW]Rubens Luiz Rodrigues - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020019.
    O presente artigo pretende analisar as propostas de escolarização de adultos em Portugal, no período demarcado entre os anos de 1974 a 1986. As lutas sociais impulsionadas pela revolução de 25 de abril de 1974 potencializaram propostas de escolarização de adultos orientadas pelas concepções de mundo, pelos valores políticos e pelas tradições socioculturais da classe trabalhadora. Destaca-se a crítica à concepção reducionista, supletiva e aligeirada da escolarização de adultos, bem como a permanência de um ensino voltado para a adaptação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A capacitação do professor no" programa de filosofia para crianças" de Matthew Lipman: O professor como.Trabalhador Alienado - 2001 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 3:55.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: resultados e indicadores.Inês Amaro da Silva - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):27-34.
    O avanço científico e tecnológico e as transformações econômicas, políticas e sociais em curso colocam em um novo lugar a questão do trabalho e da formação dos trabalhadores, que passa a referir-se ao desenvolvimento humano global e abrangente, em níveis intelectuais, emocionais, sociais, políticos e comportamentais. As novas realidades demandam explicitar processos, relações e práticas de formação de forma a assinalar algumas rupturas necessárias e construir dimensões e indicadores que apontem caminhos para modelos sociopedagógicos voltados à instauração da competência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Filhos desta luta: posicionando A produção do rock e do metal angolano no cenário global-local.Melina Aparecida dos Santos Silva - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    O artigo reflete sobre a produção do gênero musical metal, após o fim da guerra civil angolana. Nesta conjuntura de reestruturação econômica, social e política, o acesso aos meios de produção fonográfica ainda consiste em um desafio para os integrantes do movimento musical. Para observar tais dinâmicas musicais, destaco que o gênero musical possui regras sonoras, como solos de guitarra, distorção e tempos rápidos, técnicas de canto como o gutural e vocais gritados; regras visuais, como o uso de vestuários como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  53
    A escuta do trabalhador estressado enquanto estratégia de aprimoramento da formação profissional.Eduardo Silva - 2009 - Revista Aletheia 29:43-56.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Paulo Freire no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): Presente!Elisiani Vitória Tiepolo - 2021 - In Valdir Borges & Peri Mesquida (eds.), 1921, Paulo Freire, 2021: 100 anos de ética, liberdade e educação. Curitiba, Brasil: Editora CRV.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    Marx, Engels e o movimento dos trabalhadores nos EUA: um contributo para a compreensão da conceção materialista da história.Paulo Fernando Rocha Antunes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):51-70.
    No presente artigo procuramos recuperar a reflexão de Karl Marx e Friedrich Engels acerca do movimento dos trabalhadores estado-unidense do seu tempo, sobretudo no que ao papel dos socialistas dirá respeito. É nosso entendimento que esta reflexão contribui, apesar de pouco explorada, para a compreensão da conceção de ambos – a conceção materialista da história –, não porque tenha contribuído para a sua elaboração mais acabada, mas por via do exercício que os autores fizeram desta quando analisaram o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  3
    O Perfil Socioeconômico dos Trabalhadores Migrantes do Sul Global em Porto Alegre/RS - Brasil.Grazielle Betina Brandt, Mariana Dalalana Corbellini & Bruno Mendelski - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (2):151-168.
    A proposta deste artigo é a de analisar o perfil socioeconômico dos migrantes do Sul Global em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A partir de uma pesquisa exploratória, com a utilização de dados secundários sobre os migrantes internacionais no Brasil, coletados via Sistema de Registro Nacional Migratório (SISMIGRA) e as informações contidas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), buscamos: (i) identificar as principais nacionalidades dos migrantes do Sul-Global; (ii) evidenciar o gênero e raça/cor (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    Os conselhos populares e o PT Análise da proposta de participação direta do Partido dos Trabalhadores por meio das páginas da revista Teoria e Debate.Rafael Saraiva Lapuente - 2018 - Dialogos 22 (2):58.
    este artigo busca analisar como a proposta dos conselhos populares, pauta bastante presente no Partido dos Trabalhadores nos anos 1980, foi retratada nos primeiros volumes da revista Teoria e Debate, que era editada pelo próprio partido. Para esse estudo, consultamos os cinco primeiros volumes da revista online, que abarcam o período de 1987, quando foi lançada, até março de 1989, abrangendo o período em que o PT passou a governar as primeiras grandes capitais, chegando até a fase pré eleitoral (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    A Regulação da Interoperabilidade dos Arranjos de Pagamento Fechados de Alimentação como Otimizadora da Política Pública do Programa de Alimentação do Trabalhador.Cirano Vieira Cerqueira - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 10 (1).
    O presente artigo busca trazer à tona o problema da falta de interoperabilidade nos principais arranjos de pagamento de benefícios de alimentação concedidos aos trabalhadores, que hoje são fechados, prejudicando o trabalhador e o pequeno comerciante, reféns de altíssimas taxas transacionais cobradas pelos maiores operadores de benefícios, os quais dominam o mercado, permitindo a continuidade de grande ineficiência na política pública consubstanciada no já conhecido e consolidado Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Além disso, este trabalho proporá encaminhamentos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Retomada, Luta e Resistência na Construção da Aldeia Agricultura no Território Indígena de Coroa Vermelha.Maria Hilda Santana Dos Santos Pataxó - 2018 - Odeere 3 (5):206.
    O presente relato tem como objetivo descrever os movimentos e as resistências na construção da Aldeia Agricultura no Território de Coroa Vermelha. A metodologia utilizada na pesquisa segue uma abordagem qualitativa, inspirada numa pesquisa-ação, por esta ser mais próxima aos movimentos que se deram no trabalho. Neste sentido, essa partilha é a tentativa de deixar registrado um pouco da história deste povo, que muitas vezes é esquecida na história dos Pataxó em Coroa Vermelha.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  53
    Treinamentos corporativos, qualidade de vida e saúde do trabalhador.Rosalina Carvalho da Silva, Leandro Gilio & Fabio Scorsolini-Comin - 2012 - Revista Aletheia 37:197-211.
    O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida de alunos de dois cursos de pós-graduação na modalidade a distância, funcionários de uma instituição bancária do setor público. Trata-se de um estudo exploratório e transversal, com método misto. Os 245 participantes responderam a um instrum..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  24
    O movimento operário E a formação do trabalhador.Luiz Inácio Gaiger & Daniela de Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):91-96.
    O artigo tem como foco a participação das organizações operárias na formação educacional do trabalhador rio-grandense. Com base na análise de obras repertoriadas sobre o tema, identifica, de um lado, os aspectos em destaque na bibliografia e, de outro, as experiências operárias mais significativas para a formação do trabalhador. Centra-se na Primeira República, revisando a literatura e caracterizando as práticas pedagógicas e a influência das correntes anarquistas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  8
    No país das iniquidades: A luta indômita das comunidades tradicionais pela proteção e reconhecimento.Flávio Sacco dos Anjos - 2023 - Odeere 8 (3):60-80.
    O artigo propõe uma reflexão em torno aos desafios que emergem diante da luta pela preservação das comunidades tradicionais e populações originais dentro de um país onde impera o genocídio praticado nos espaços rurais a partir dos interesses de latifundiários, das grandes corporações do agronegócio exportador e de seus apoiadores.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A responsabilidade do estado na terceirização: Um paralelo entre O direito à verba alimentar do trabalhador E a promoção do estado segurador do segmento privado.Paulo Vitor Avelino Silva Barros - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    A RESPONSABILIDADE DO ESTADO NA TERCEIRIZAÇÃO: UM PARALELO ENTRE O DIREITO À VERBA ALIMENTAR DO TRABALHADOR E A PROMOÇÃO DO ESTADO SEGURADOR DO SEGMENTO PRIVADO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    A Dualidade Do Medo de Medeia Na Tragédia de Sêneca.Elaine Cristina Prado dos Santos - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):121-132.
    A peça trágica, Medeia, é uma das maiores criações de Sêneca. É notável que Medeia tivesse empreendido uma luta interna para manter-se fiel ao seu passado de crimes, pois pretendeu exacerbar seu lado criminoso e, por fim, acabou travando uma batalha com sua própria consciência. No decorrer da peça, invocou até mesmo o universo, solicitando vingança à sua dor; entretanto, ela é mãe, revestida, internamente, de um “medo feminino”. Pretende-se apresentar, neste estudo, de que forma Medeia empreende tal luta interna (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O ensino integrado e os saberes dos trabalhadores no PROEJA.Fernanda Zorzi - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    O movimento dos trabalhadores rurais semterra e o direito fundamental ao trabalho digno: uma pesquisa etnográfica.Matheus Felipe de Castro & Adriana Rodrigues - 2015 - Ratio Juris 10 (20):89-112.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  3
    Origem dos conflitos sociais.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7368.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a origem dos conflitos sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem a conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    Processo de trabalho na produção de verduras no Alvinho, em Lagoa Seca/PB: a atividade dos trabalhadores e sua relação com o processo saúde-doença.Edil Ferreira da Silva & Yldry Souza Ramos - 2008 - Revista Aletheia 28:159-173.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. CANDOMBLÉ E DIREITOS HUMANOS NA LINHA DE FRENTE DAS LUTAS DO OBÁ DE XANGÔ DA BAHIA: UM CAPÍTULO NOS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Cachoeira, Brasil: Portuário Atelier Editorial. Edited by Gildeci Oliveira Leite, Filismina Fernandes Saraiva & Thiago Martins Caldas Prado.
    A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34.  21
    O desemprego e suas repercussões na vida psíquica do trabalhador; Unemployment and its repercussion on laborer psychic life.Mary Sandra Carlotto & Katiane Kalil - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 15:85-91.
  35.  63
    Sobre narrativas e movimentação social dos trabalhadores: Uberl'ndia no final do século XX e início do século XXI.Carlos Meneses Sousa Santos - 2012 - Dialogos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    A tensão necessária: notas sobre a relação entre o eu e o outro em Hegel e em Merleau-Ponty.Renato Dos Santos - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22).
    Na célebre parábola do senhor e escravo, Hegel evidencia que é através do conflito, da luta, de uma consciência tentar sobrepor a outra que cada qual se reconhece como consciência-de-si. Já para o filósofo francês, após uma profunda reabilitação do sensível, trava uma ferrenha crítica à noção de cogito cartesiano. Segundo Merleau-Ponty, o cogito que Descartes postula é um cogito falado, e, portanto, posterior a dimensão da experiência vivida. Antes de exprimir o cogito se encontra numa dimensão pré-reflexiva, o qual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de Reforma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas.Luiz Augusto Sousa Do Nascimento - 2020 - Odeere 5 (9):313.
    A pesquisa a priori se propôs realizar um esboço etnográfico das quatro comunidades quilombolas no médio sertão maranhense, atentando para os elementos intrínsecos da produção de conhecimentos. Como suporte metodológico, as interlocuções seguiram pelo viés dos estudos que privilegiam as alteridades e os saberes locais como pressupostos analíticos fundamentais. Nessa perspectiva, procuramos nos afastar da maioria dos estudos voltados para comunidades quilombolas que trazem como abordagem central, as lutas fundiárias, o reconhecimento por direitos, no entanto, compreendemos que essas abordagens (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Reseña de "Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador" de A. M. Benevides-Pereira.Pedro R. Gil-Monte - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:159-162.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  28
    O Racismo como ideologia do capital monopolista.Tatiana Lyra Lima Félix & Artur Bispo Dos Santos Neto - 2022 - Odeere 7 (2):5-18.
    O presente texto tem como propósito, primeiramente, prescrutar a gênese e a particularidade do racismo no modo de produção capitalista, para revelar a conexão íntima existente entre a ideologia do racismo e a ascendência do capital monopolista. Num segundo momento, pretende-se observar como o racismo se constitui como mecanismo fundamental para operar a divisão interna da classe trabalhadora, em que o capital constitui uma espécie de “aristocracia operária” para intensificar suas desumanizações contra os seres humanos racializados. Por fim, justifica-se o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    Descolonizando a Mente e o Olhar: “Xala” e a Impotência do Estado Pós-colonial.Jonas Do Nascimento - 2022 - Odeere 7 (1):163-182.
    Entre as décadas de 1960 e 1970, na esteira das lutas anti-coloniais em África, vê-se surgir através do cinema a possibilidade de construção de uma identidade africana e uma autonomia cultural e política do continente. A linguagem cinematográfica configurou-se, naquele momento, numa ferramenta de discurso diante da dificuldade de escrita da História. A câmara, assim, tornou-se uma arma para a denúncia da impotência da classe política africana e, além disso, um meio para a reivindicação de uma imagem descolonizada do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da Belle Époque. São Paulo: Brasiliense, 1986.. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte.Sidney Chalhoub - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Luta Por Reconhecimento: A Filosofia Social Do Jovem Hegel Segundo Honneth.Herbert Barucci Ravagnani - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):39-57.
    A discussão filosófica contemporânea acerca dos conflitos sociais se encontra pautada pelas contrariedades da configuração política atual que, um tanto quanto não encerrada exclusivamente pelos conflitos de classe, se manifesta sob o signo do não reconhecimento de diferenças culturais, de gênero, de raça, étnicas e de orientação sexual. É nesse sentido que se justificam as tentativas de atualização de um modelo teórico que centralize a noção de reconhecimento, tal como fizera o jovem Hegel, para a compreensão dessas novas lutas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Viagem de sonho, a angústia do submundo e outros textos : a escrita como parte da construção de saberes no e pelo trabalho numa experiência de chão de fábrica.Maria do Carmo Canani - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  42
    Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2012 - Horizonte 10 (25):75-92.
    A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da Pastoral (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    Apoio Mútuo e Evolução.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (3):1-12.
    A ciência não é livre de valores. Piotr Kropotkin foi um renomado naturalista, bem como o anarquista mais lido do século XX. Meu objetivo neste ensaio é analisar seu pensamento evolutivo, tal como expresso em sua principal obra Apoio Mútuo: um fator de evolução (1902). Eu exponho teses centrais da teoria evolutiva de Kropotkin, situando-as em seu contexto e à luz do conhecimento atual. Basicamente, nosso autor defendia que (1) as espécies não são fixas, isto é, modificam-se ao longo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  36
    Locke E os pobres.Antônio Carlos Dos Santos - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:33-51.
    O objetivo deste artigo é analisar o projeto de lei de Locke sobre os pobres à luz do debate que se estabeleceu no século XVII inglês sobre o combate à pobreza. A leitura desse projeto de lei com outros textos de Locke, como o _Segundo tratado_, por exemplo, conduz o leitor a uma flutuação interpretativa que parte de sua visão moral, de salvação da alma_ per_ _si_, passa por uma perspectiva de cunho econômico-utilitarista, baseada no trabalho, e chega a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Cuidados Psicológicos à Trabalhadores do Serviço Funerário.Cecilia Côrtes Carvalho, Isabela Garcia Rosa, Érika Perina Motoyama, Tatiane Sayuri Maeda, Giorgia Caterina Quattrone Troiano Valentim Cruz, Giovanna Vaz De Donno, Thais Fonseca Ares & Maria Helena Pereira Franco - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Este relato de experiência discute um eixo de um projeto de ensino, pesquisa e extensão multi e interdisciplinar sobre educação e humanização da morte. Trata-se de ações da Psicologia destinadas à saúde mental dos trabalhadores do serviço funerário da cidade de São Paulo. A intervenção dividiu-se em duas etapas: visitas aos cemitérios, para aproximação daqueles pesquisadores à realidade e às demandas desses servidores; e oficinas com técnicas de dinâmica de grupo. Estas aconteceram por cinco meses, contaram com 130 participantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    Michel Foucault: As lutas em torno do poder E a dinástica do Saber.Cesar Candiotto - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):659-675.
    RESUMO Neste artigo, objetivamos explorar os cruzamentos entre as lutas empreendidas por Michel Foucault no início dos anos setenta e o desenvolvimento de conceitos, como os de sobressaber e sobrepoder no curso "Théories et institutions pénales", a fim de entender como a insurreição dos saberes sujeitados, mencionada em "Il faut défendre la société", pode ser também identificada nos movimentos operários e em outras formas de luta, diante do excesso de saber posto ao serviço da concentração e burocratização do poder. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 967