Results for 'matéria, ideia, mente, representação, consciência'

965 found
Order:
  1.  39
    Diálogo entre autores: Berkeley e Bergson.Maria Adriana Camargo Cappello - 2008 - Discurso 38:61-90.
    Neste artigo, proponho interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias levando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos, subjacente a essa redução, e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  36
    O antirrepresentacionismo em Richard Rorty um debate filosofico.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):45-63.
    Este presente trabalho tem como objetivo principal analisar a crítica de Richard Rorty à filosofia representacionista, buscando apresentar uma resposta de Rorty ao representacionismo. Rorty se opõe as ideias tradicionais em filosofia, oriundas de uma tradição mentalista, descritas por meio dos conceitos de “essência”, “natureza” e “fundamento”. Ao contrário deste vocabulário, ele apresenta a ideia de antirrepresentacionismo, etnocentrismo e liberalismo. Nesse sentido, o projeto tomará por base a obra clássica de Rorty: A filosofia e o espelho da natureza, bem como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  42
    Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
    Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser concebido como (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  39
    Fundamentos neurobiológicos da consciência e a teoria do campo unificado: uma análise filosófica.Carlos Eduardo de Sousa Lyra, Gabriel José Corrêa Mograbi & Charbel N. El-Hani - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):287-312.
    No presente artigo, analisamos as abordagens de António Damásio e Gerald Edelman sobre a consciência e fazemos um paralelo com as teses apresentadas pelo filósofo John Searle. Recorremos também às críticas dos filósofos Bennett e Hacker como pedras de toque da viabilidade de algumas teses. Desse modo, apresentamos uma revisão sistemática da obra de Damásio, Edelman e Searle, a fim de promover um diálogo produtivo entre as ideias defendidas por estes autores, os quais, segundo nossa interpretação, assumem uma teoria (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    As representações sem consciência em Kant.Luís Eduardo Ramos de Souza & Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):292.
    Kant desenvolve o tema das representações sem consciência, obscuras e inconscientes de forma fragmentária e dispersa ao longo das suas obras. Por essa razão, este trabalho tem por objetivo, primeiramente, identificar e agrupar diversas passagens em que Kant trata desta matéria em vários dos seus textos, e, posteriormente, analisar e relacionar suas ideias a fim de formar uma visão global e articulada acerca desta classe especial de representações. As posições defendidas neste texto são as seguintes: primeira, indicar que Kant (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  50
    (1 other version)A crítica à abstração e à representação no imaterialismo de Berkeley.Maria Adriana Camargo Cappello - 2004 - Doispontos 1 (2).
    O presente texto tem por objetivo examinar as relações existentes entre a crítica às idéias abstratas, apresentada por Berkeley na “Introdução” ao Tratado sobre os princípios do entendimento humano, e a argumentação desenvolvida nos primeiros parágrafos da Parte I do mesmo texto, em que o autor propõe seu imaterialismo. A hipótese levantada a partir de tal exame defende uma relação direta entre o nominalismo de Berkeley e o caráter inaceitável, para o autor, da distinção entre o ser e o aparecer (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Sentido filosófico no brasil dos primeiros debates acerca da relação entre mente E corpo.Leonardo Ferreira Almada & Luiz Alberto Cerqueira - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (1):79-107.
    Nosso objetivo é destacar o sentido filosófico no Brasil dos primeiros debates suscitados pela ideia de uma psicologia científica. Para tanto, trabalharemos com os textos de dois autores em especial, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto. Nosso interesse é o de demonstrar em que sentido estes filósofos foram capazes de oferecer oposição a uma tendência positiva vigente na Psicologia e, ao mesmo tempo, superar o caráter contemplativo da consciência de si inerente à Psicologia sob a égide dos Jesuítas, e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    La materia della mente: lavori in corso.Emilia Barile - 2007 - Roma: Aracne.
  10.  3
    O Que É Filosofia Ecológica?Juliana Moroni, Maria Eunice Quilici Gonzalez & João Antonio de Moraes - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):349-355.
    Este breve texto esboça algumas ideias básicas da Filosofia Ecológica, enfatizando a importância e o valor de tais idéias para o estudo da mente e da consciência. Estas considerações levam à formação de uma abordagem ecológica, e o que, aqui, denomino Filosofia Ecológica. Em particular, a Filosofia Ecológica oferece uma saída às confusões e contradições que são comuns ao pensamento acadêmico dominante no que se refere à mente e à consciência.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Naturaleza y Estructura de la Vida Mental Dentro de Una Perspectiva Naturalista y Físicaista.Fabiense Pereira Romão & Leonardo Ferreira Almada - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):283-309.
    Nossa aspiração, nesse artigo, é a de defender uma perspectiva fisicalista não comprometida com o programa reducionista inerente ao paradigma cerebralista. Acreditamos que, para tanto, devemos partir do seguinte problema: qual é o status básico da consciência, ou ainda, qual é o ‘lugar’ ou o ‘espaço’ da consciência no mundo físico? Com o propósito de sustentarmos uma tese para o problema das relações mente-corpo capaz de atender às exigências de uma perspectiva fisicalista e não-reducionista, percorremos as seguintes discussões: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  80
    Crítica de Chomsky ao materialismo.Daniel Luporini de Faria - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):18-26.
    No presente artigo, pretende-se expor e analisar as críticas que Noam Chomsky dirige contra o materialismo em filosofia da mente. Para o referido autor, a rigor, não faria sentido questionar o estatuto ontológico da mente, na medida em que os próprios físicos e filósofos materialistas desconhecem 90% da matéria que constitui o universo. Deste modo, Chomsky dirá que no tempo de Descartes, da filosofia mecânica, o que se fazia era ciência normal, ao passo que após o advento das ideias de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O que é o nada?Célio Azevedo & Célio de Azevedo Júnior - 2008 - Folha Azul 1 (24):2.
    Por definição, quando se fala de existência se fala da existência de algo. O nada não é coisa alguma, logo não existe. O nada é um signo, uma representação linguística do que se pensa ser a ausência de tudo. O que existe são representações mentais do nada. Como uma definição ou um conceito é uma afirmação sobre o que uma coisa é, o nada não é positivamente definido, mas apenas representado, fazendo-se a relação entre seu símbolo (a palavra "nada") e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de discurso como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Do Self de Representação À Consciência Incorporada: Uma Proposta Hemenêutica Contempor'nea.Geraldo das Dôres de Armendane - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):103-118.
    Este ensaio trata da passagem da noção de um self de representação, forjada na modernidade, a partir de Descartes, para a concepção de uma consciência ecológica, impregnada e situada no espaço e no tempo. A noção de consciência incorporada é objeto de estudos por parte da hermenêutica contemporânea e das ciências cognitivas. Entre os estudiosos desse tema, destacam-se Gallagher, Marcel, Taylor e Hutto, entre outros.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  41
    Do egoísmo psicológico à compaixão metafísica: Contribuições schopenhauerianas para O debate metaético contemporâneo.José Luis De Barros Guimarães - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):8-16.
    No livro IV, de O mundo como vontade e representação, Arthur Schopenhauer afirma que as ações humanas podem acontecer por motivos e quietivos. As ações que levam em consideração uma cadeia de motivações são sempre auto-dirigidas, tendo em mente que os indivíduos agem pra satisfação dos seus quereres particulares. Tais ações são classificadas pelo autor de egoístas por não levarem em consideração o outro, mas os desejos que preenchem a consciência humana no ato de agir. Nesse primeiro momento a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  3
    Rebatendo o Argumento Causal Contra o Realismo Ingênuo: Uma Análise Do Princípio de Mesmas Causas/Mesmos Efeitos de Robinson.Ícaro Miguel Ibiapina Machado - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):238-267.
    O Realismo Ingênuo postula que as percepções envolvem a consciência direta de entidades independentes da mente. Essa perspectiva sobre a percepção é frequentemente elogiada por suas supostas vantagens sobre teorias concorrentes, incluindo sua capacidade de dar conta de aspectos cognitivos, epistêmicos e fenomenais. No entanto, o Realismo Ingênuo enfrenta objeções, especialmente provenientes do Argumento Causal. Uma versão específica desse argumento, proposta por Howard Robinson, e amplamente negligenciada no discurso acadêmico, é criticamente examinada aqui. No presente estudo, ela passou por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    The moral (re)presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception.Fabrício Pontin, Tatiana Vargas Maia & Camila Palhares Barbosa - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):375-401.
    The moral presentation: an essay on Merleau-Ponty's notion of time in the Phenomenology of Perception: The purpose of this essay is to investigate the notion of memory in Merleau-Ponty, suggesting a possible interpretation of the time and memory within Merleau-Ponty’s genetic phenomenological analysis. Ultimately, our hypothesis is that Merleau-Ponty’s understanding of the problem of representation and perception - particularly the problem of retention - places an ethical ground in perception. We will suggest that the phenomenological approach to memory might pave (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    The leap from the ego of temporal consciousness to the phenomenology of mathematical continuum.Stathis Livadas - 2009 - Manuscrito 32 (2):321-356.
    This article attempts to link the notion of absolute ego as the ultimate subjectivity of consciousness in continental tradition with a phenomenology of Mathematical Continuum as this term is generally established following Cantor’s pioneering ideas on the properties and cardinalities of sets. My motivation stems mainly from the inherent ambiguities underlying the nature and properties of this fundamental mathematical notion which, in my view, cannot be resolved in principle by the analytical means of any formal language not even by the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  10
    Etnocentrismo liberal-democrático, conhecimento e solidariedade.Kleyson Rosário Assis - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):196-218.
    Richard Rorty propõe uma concepção de conhecimento que abandone a pretensão de objetividade entendida como uma representação fiel do mundo em nossa mente ou na linguagem. Para ele, se o mundo não torna nossas crenças verdadeiras ou falsas e sim que elas são justificadas socialmente, o conhecimento não pode ser uma questão de adequação com a realidade, e sim de concordância entre os membros de determinada comunidade. Com isso, Rorty abandona a pretensão de uma epistemologia de caráter universal e propõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Entendimento e sociedade na filosofia Humeana.Cainan Freitas De Jesus - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    A interação entre indivíduos depende de uma complexa teia de relações na filosofia de David Hume, que necessitam da maneira como o encadeamento de ideias é feita na mente humana, estando estes assentados sobre os mesmos princípios que fornecem a inclinação do sujeito para asseverar sobre os eventos da matéria. Mais do que ancorar sua teoria da Moral ou da Política sobre os mesmos princípios da crença, a filosofia humeana parece adotar um caminho que se configura por uma via em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Mente, consciencia y cuerpo en la obra de Friedrich Nietzsche.Mario Colon - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):75-82.
    El estudio de la conciencia es de considerable relevancia en la filosofía de la mente contemporánea. Sin embargo, el enfoque “cientificista” imperante en esta disciplina, aunque de indiscutible utilidad, ha contribuido al rechazo de perspectivas cuyo valor explicativo resulta revelador en la investigación sobre la mente, la consciencia y el cuerpo. Una de estas perspectivas la podemos encontrar en la obra filosófica de Friedrich Nietzsche. El determinismo causal de la relación mente-cuerpo que propuso el filósofo alemán ha sido defendido por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  20
    Representação e consciência na metapsicologia freudiana.Fatima Caropreso - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Consciência e representação de segunda ordem: de Reinhold via Fichte a Rosenthal.Christian Klotz - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (51).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  24
    Consciência, subjetividade e o problema do inconsciente na filosofia da mente de John Searle.Tárik de Athayde Prata - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):6-26.
    Resumo: John R. Searle articulou uma filosofia da mente de acordo com a qual a consciência é o mais importante dos fenômenos mentais, sendo essencialmente caracterizada por uma subjetividade de seu modo de existência. O problema é que a existência de fenômenos mentais inconscientes coloca essa concepção em dificuldades, pois fenômenos inconscientes existem sem serem vivenciados, ou seja, existem de forma objetiva. Para escapar desse problema, Searle propõe uma teoria disposicional do inconsciente, mas a tese do presente trabalho é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  37
    Metafísica da memória no livro X Das confissões de agostinho.Bento Silva Santos - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (3):365-375.
    O artigo trata da metafísica da memória na primeira parte do Livro X das Confissões de Agostinho e tenta mostrar como ele descreve a capacidade humana de lembrar as qualidades sensoriais e os padrões que elas compõem. O exame da memória revela duas questões básicas: em primeiro lugar, em se tratando de problemas ou princípios abstratos, lidamos com as próprias coisas e não apenas com imagens; em segundo lugar, visto que existe a lembrança de nossos próprios estados mentais, a memória (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    A representação na mônada: expressão e ideias inatas em Leibniz.Sacha Zilber Kontic - 2017 - Discurso 47 (2):127-143.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    A ideia de Fenomenologia em Heidegger e Husserl. Fenomenologia Hermenêutica do Aí-Ser e Fenomenologia Reflexiva da Consciência.Friedrich-Wilhelm von Herrmann - 2003 - Phainomenon 7 (1):157-194.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30. "Mente, vita e materia", II.Vittorio Somenzi - 1967 - Giornale Critico Della Filosofia Italiana 21 (4):520.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    As Ideias podem ser entendidas como um "a priori"? Sobre o § 45 de "O mundo como vontade e representação".Lucas Lazarini Valente - 2017 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 8 (2):28.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    A formação da consciência histórica: ideias de alunos em relação ao conceito escravidão africana no Brasil.Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd - 2015 - Dialogos 19 (1):385-396.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Sujeito e Representação: o Conceito Cartesiano de Idéia.Lia Levy - 1999 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Marcos A. Gleizer, Lia Levy & Ulysses Pinheiro (eds.), Verdade, Conhecimento e Ação. Ensaios em Homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Landim Filho. São Paulo: Edições Loyola. pp. 233-246.
    The Cartesian notion of idea is the focal point of this paper, which aims to determine whether this concept entails (a) the proposition that ideas are the immediate objects of perception, or (b) the proposition that ideas are the immediate perception of objects, or (c) both. Merely examining the Cartesian texts raises this question, as there are passages that seem to support all these positions. This discussion is not original, as it delves into one of the key questions that Cartesian (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    GOODMAN, Nelson De la mente y otras materias.Marcel·lí Sesma - 1997 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 27:193.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Problema da consciência no cenário contemporâneo da filosofia da mente: o debate entre John Searle e Daniel Dennett.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2002 - Episteme 14.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  84
    A consciência E o eu no projeto naturalista de Dennett.Eduardo José Lima de Oliveira - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):50-59.
    Um dos grandes problemas que se estabeleceu nas discussões filosóficas, e não somente de ordem filosófica, mas também científica, é o problema da relação mente e corpo. O problema da relação “mente e corpo” teve seu momento de maior evidência no século 17 com o filósofo francês René Descartes o qual enfatizou que o homem é ser composto de duas substâncias distintas, uma material e outra imaterial. Tal pensamento tem se tornado o centro de discussões entre dualistas e monistas. Daniel (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. De la mente y otras materias Harvard University Press, 1984. Visor, 1995.Nelson Goodman - 1997 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 27:193-197.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Lançado livro fenomenologia da consciência E da mente.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7).
    Livro do Prof. Everaldo Cescon (UCS), pela EDUCS.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    GOODMAN, Nelson. De la mente y otras materias.Marcel Sesma - 1997 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 27:193-194.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Representação e identidade em Carl Schmitt.Cássio Benjamin - 2022 - Princípios 29 (60):131-147.
    A questão da representação é central para Carl Schmitt. Em mais de um escrito, tal questão é analisada com detalhes. Além disso, é um tópico recorrente em intérpretes da obra schmittiana. Nosso propósito nesse artigo é voltar à elaboração da noção de representação em Schmitt. Veremos como ele apresenta tal noção, principalmente em sua Teoria da Constituição. A partir da exposição da análise schmittiana, realizaremos uma crítica ao modo como ele elabora tal ideia, apresentando uma maneira distinta de ver a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  43
    Tempo della mente e tempo della materia. La natura del presente e la teoria della relatività.Mauro Dorato - 2007 - Quaestio 7 (1):489-503.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Comentário Intencionalidade e representação na fenomenologia de Merleau-Ponty.Matheus Hidalgo - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):167-172.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de forma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    Consciência e justiça em Rousseau: dos tratados de casuística ao tribunal interior.Thomaz Kawauche - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Este artigo sugere que a relação entre consciência e juízo no Emílio possa ser compreendida no âmbito dos debates filosóficos sobre moral e religião do final do século XVII. Mais especificamente, trata-se de situar aquilo que Rousseau designava por consciência no quadro teórico das discussões marcadas, de um lado, pelas transformações da ideia de justiça na história da casuística, e de outro, por um certo modelo antropológico que, na primeira metade do século XVIII, se coadunava com as necessidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  23
    Decisão como mediação e representação em Carl Schmitt.Pedro Hermínio Villas Bôas Castelo Branco - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    Este artigo discute como os conceitos de mediação e representação se articulam na reflexão de Carl Schmitt em alguns de seus primeiros escritos e preparam o terreno para a formulação da ideia de representação política em um de seus trabalhos mais conhecidos: Teoria da Constituição. O procedimento mediante o qual se traduz uma realidade amorfa ou um coletivo em forma de representação política se atém à noção de presentificar algo ausente ou tornar visível algo invisível. Toda ideia entra no mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  59
    O cogito como representação e como presença: duas perspectivas da relação de si a si em Descartes.Telma De Souza Birchal - 2000 - Discurso 31:441-462.
    O artigo enfoca duas maneiras possíveis, não necessariamente excludentes, de se compreender o “'penso, logo existo" cartesiano: a primeira, enquanto representação de si, decorre de uma compreensão do eu como sujeito , quer dizer, de um sujeito diante de um objeto e se remete a uma consciência refletida de si; a segunda, como presença a si mesmo, é relativa a uma compreensão do ego como ser ou existência, dados numa experiência originária se remete a uma consciência imediata de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  10
    Consciência e autoconsciência em Leibniz.Edgar da Rocha Marques - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):67-83.
    Resumo: Discuto, no presente artigo, a concepção leibniziana da mente, mostrando que as percepções e as sensações podem ser compreendidas como constituindo uma série contínua, mas que as apercepções forçosamente introduzem uma descontinuidade no sistema, o que torna essa concepção incompatível com o princípio da continuidade, igualmente assumido por Leibniz.Abstract: I discuss in this article the Leibnizian conception of the mind, showing that perceptions and sensations can be understood as constituting a continuous series, but that apperceptions forcibly introduce a discontinuity (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Consciência e sentimento no 'Emílio' de Rousseau.Thomaz Kawauche - 2020 - Discurso 50 (1).
    Este artigo examina a ideia de consciência no Emílio de J.-J. Rousseau a partir de uma perspectiva que combina história da filosofia e história lexical. A análise é contextualizada tanto em relação a outros escritos do autor, sobretudo o Discurso sobre a origem da desigualdade, quanto no interior do quadro histórico das ciências nos séculos XVII e XVIII, com atenção para a teoria empirista de John Locke. Busca-se investigar o processo de constituição semântica de “conscience” e “sentiment intérieur” em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. El Realismo Científico y la Mente.Ricardo Restrepo Echavarría - 2023 - Discusiones Filosóficas 24 (42):75-95.
    El Realismo Científico Estándar sostiene el enfoque metafísico de que el mundo es como es independiente de la mente. Sin embargo, el presente artículo demuestra cómo esta postura es incompatible con todas las teorías no-eliminativistas sobre la mente, lo cual hace que la postura sea inconsistente, incompatible con la ciencia, elimina la consciencia, la intencionalidad, la causación mental y la ética. Se propone una tesis realista alternativa que conserva la idea de que el mundo en general es de la forma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  5
    Ideologias políticas e representação democrática: um estudo a partir de Michael Freeden e Nadia Urbinati.Patricia Graeff - 2024 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 43 (1):38-50.
    A crise da representação política e as atuais ameaças às democracias liberais consistem em temas de grande reflexão e debate na filosofia política contemporânea, o que explica, em parte o renovado interesse pelo conceito de representação política. O presente artigo defende que a compreensão das ideologias políticas, a partir da abordagem morfológica de Michael Freeden, possibilita novas formas de pensar sobre a representação e sua relação com a democracia. Ao atribuírem significados determinados e estáveis a conceitos políticos essencialmente contestados, as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    Consideraciones filosóficas sobre la ontología de la consciencia y los conceptos mentales: un siglo de debates.Anyerson Stiths Gómez-Tabares - 2022 - Perseitas 11:108-146.
    La discusión en filosofía de la mente del último siglo giró en torno a los dualismos y monismos ontológicos para explicar la consciencia y los conceptos mentales. Uno de los rasgos distintivos de la discusión fue la pregunta por la existencia de una brecha explicativa entre las categorías mentales y físicas, y el reto de explicar la relación causal entre estas. De ahí que el objetivo de este trabajo sea analizar los problemas que no permitieron el avance en la reflexión (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 965