Results for 'neologismos – língua em formação – latim'

964 found
Order:
  1. Neologia na formação do latim.Christiane Lima da Camara Monteiro - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):51-64.
    Embora a expressão ‘neologismo’ nos dê a impressão de uma palavra exótica, que causa uma certa estranheza ao usuário da língua, ela, na verdade, refere-se a qualquer palavra recém-criada que entra em uso num idioma. Toda língua, em seu estágio inicial, é simples, rudimentar e refere-se, principalmente, ao concreto. Conforme a sociedade vai-se aprimorando e tornando-se complexa, também a língua usada por essa sociedade vai-se aprimorando, refinando, atendendo às necessidades de seus falantes. Com o latim não (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    Traduçoes de filosofia medieval em portugal: Boletim de publicações recentes.J. F. Meirinhos - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):725-731.
    A tradução de textos filosóficos constitui um elemento central, embora geralmente negligenciado, da constituição do campo filosófico em cada época e dentro de uma determinada tradição lingüística. As traduções, antes de tudo, contribuem para a formação e a renovação do corpo de conceitos sem os quais não há pensamento articulado, nem especulação, nem a emergência do novo. A Idade Média, especialmente com as traduções arabo-latinas e greco-latinas dos séculos XII-XIII, fornece-nos uma poderosa ilustração do contributo das traduções para. a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    O eu-para-mim de intérpretes de língua de sinais experientes em formação.Vinicius Nascimento - 2018 - Bakhtiniana 13 (3):104-122.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  33
    Letramento em língua inglesa: uma reflexão bakhtiniana a partir de um estudo de caso.Maria de Fátima Fonseca Guilherme & João Bôsco Cabral dos Santos - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):52-71.
    Com este trabalho, buscamos refletir e problematizar, numa perspectiva bakhtiniana, e tendo como foco um estudo de caso, como se dá o letramento em língua inglesa, a partir da análise de textos escritos por meio de diários crítico-reflexivos dialogados entre o professor e um licenciando de primeiro período de um Curso de Letras. O diário crítico-reflexivo dialogado é concebido como uma forma de interação verbal entre o professor formador e o professor em-formação, elaborado por este ao final de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  26
    A língua de sinais na formação de professores: Experiências no Espírito Santo e em Minas Gerais.Carlos Henrique Rodrigues & Lucyenne Vieira-Machado - 2015 - Educação E Filosofia (Especial):247-278.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  40
    Língua e socius: os regimes de representação das máquinas sociais em O Anti-Édipo.Mariana de Toledo Barbosa & Frederico Pacheco Lemos - 2022 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13:157-194.
    Em _O Anti-Édipo_, especialmente no terceiro capítulo deste livro, Deleuze e Guattari sustentam que a cada máquina social corresponde um regime de representação que se assenta sobre os fluxos de desejo: a máquina territorial primitiva opera por codificação, a máquina imperial despótica, por sobrecodificação, e a máquina civilizada capitalista, por descodificação e axiomatização. Isso faz com que o uso da língua varie historicamente e conforme a formação social. Neste artigo, buscamos caracterizar cada um desses regimes de signos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Latim instrumental para direito.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):87-90.
    O presente trabalho pretende apresentar a relevância do estudo do latim instrumental para o Direito na UERJ e em qualquer instituição acadêmica que se preze. Apresentamos no corpus do trabalho não só a origem do vocábulo Direito, como também uma profunda preocupação com a exímia formação clássica e humanista do futuro causídico e com os docentes de latim que devem ministrar esta disciplina com metologia e amor. Também colocamos em foco uma figura que jamais deverá ser apagada (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    O DISCURSO OFICIAL E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do Spel Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos da Uesb 4 (1):213-217.
    As reflexões realizadas aqui, tomam como foco o discurso oficial a partir da Lei Darcy Ribeiro sancionada em 20 de dezembro de 1996, particularmente, dos discursos veiculados como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática aos professores. Trata-se, nesse trabalho, de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), identificando a (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Latinitas: leitura de textos em língua latina. Novos alunos, novas metodologias.José Amarante Santos Sobrinho - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):15-29.
    O objetivo deste artigo é apresentar aos pesquisadores das Humanidades as iniciativas brasileiras para o desenvolvimento de materiais didáticos para a aprendizagem de latim por estudantes de cursos superiores de nosso tempo, com foco no material didático do Programa “Latinitas: leitura de textos em língua latina”, produto da tese de doutorado do autor. Após os mais de três anos de elaboração e de testagens do material na Universidade Federal da Bahia (Brasil), resenha-se aqui o processo de elaboração e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Formação, educação e cultura: Reflexões sobre o ideal de formação cultural na elaboração do sistema educacional alemão.Marcos Fábio Alexandre Nicolau - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):385-405.
    p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; line-height: 120%; text-align: left; widows: 2; orphans: 2; } O texto empreende uma reflexão sobre o conceito de Formação Cultural, que perpassa e está perpassado pela própria criação do sistema educacional alemão. Para isso divide-se em três momentos: 1) verificação das possíveis traduções ao termo na língua portuguesa, 2) apresentação da formulação do conceito no cenário intelectual alemão; e 3) descrição das condições históricas que tornaram esse um conceito chave para o processo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A desconstrução dos PCN de Língua Portuguesa e a questão da identidade docente.Alex Pereira De Araújo - 2010 - Revista Educação e Cidadania 9 (1):61-69.
    Tendo em vista que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”, nossa pesquisa visa refletir sobre a nova identidade docente materializada no discurso dos PCNs de língua Portuguesa. Trata-se de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), analisando e discutindo a(s) identidade(s) e competências atribuídas aos professores, abrindo a possibilidade para questionarmos a identidade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12. Língua de tradição e língua técnica.Renato Kirchner - 2023 - Natureza Humana 25 (1):1-11.
    Este escrito reproduz o texto manuscrito, anteriormente inédito, depositado no Arquivo de Literatura Alemã em Marbach, da conferência que Martin Heidegger proferiu em 18 de julho de 1962 durante uma sessão para professores acadêmicos das escolas profissionais na Academia de Estado para a Formação Contínua, em Comburg (Schwäbisch Hall). A conferência surgiu por sugestão e mediação do filho de Martin Heidegger, Jörg Heidegger, então engenheiro graduado e professor numa escola profissional. Pela ocasião da edição do texto, erros evidentes do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    As políticas públicas de formação inovadoras no norte de Mato Grosso/Mt, Brasil.Helenice Joviano Roque-Faria & Kleber Aparecido da Silva - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-16.
    O artigo discute as inovações propostas nas políticas públicas formativas implantadas no Brasil, especialmente, em contexto norte do estado de Mato Grosso e analisa as ações formativas para professores atuantes na área de Língua Portuguesa. Defendemos a tese de que, embora os empreendimentos propositivos de formação tenham alcance significativo na atualidade, insta refletir sobre novos modos para atuar junto às demandas educativas. Atentos ao mundo contemporâneo e conscientes de que a solidez se transforma em liquidez, reconhecemos, que o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  85
    Escrita acadêmica na escrita reflexiva profissional: citações de literatura científica em relatórios de estágio supervisionado.Lívia Chaves de Melo, Adair Vieira Gonçalves & Wagner Rodrigues Silva - 2013 - Bakhtiniana 8 (1):95-119.
    Neste artigo, investigamos práticas de citação de literatura científica na escrita reflexiva do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido por professores em formação, em disciplinas de estágio obrigatório em Ensino de Língua Inglesa numa Licenciatura em Letras. Analisaremos, especificamente, como esses professores se representam a partir de citações de literatura científica, e caracterizaremos algumas funções exercidas pelas citações na escrita reflexiva emergente na esfera acadêmica. Utilizamos a abordagem dialógica da linguagem dos estudos bakhtinianos como referencial teórico de base, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    Ensinar como um filólogo- bases formativas para os professores de língua portuguesa.Célia Zeri de Oliveira - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-17.
    Este artigo insere-se no trabalho de pesquisa Intitulado Observatório da Formação Docente- construção de identidades dos professores em que tem o objetivo de contribuir para a Rede Colaborativa de Investigação-Formação-Serviço sobre políticas públicas de formação e desenvolvimento docente. Neste recorte, faz-se uma análise reflexiva acerca da formação de professores na área de Letras- Língua Portuguesa para o exercício da profissão docente junto ao público dos ensinos fundamental e médio. O intuito inicial das discussões e partilhas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  25
    Os saberes e não saberes de professores de língua portuguesa: perspectiva formativa.Maria das Graças Porto Pires & Lúcia Gracia Ferreira - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-17.
    Este estudo objetiva identificar os saberes específicos para o ensino de Língua Portuguesa de professores sem formação específica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e biográfica, sendo de cunho exploratório, realizada a partir das histórias de vida. Utilizamos, para produção dos dados, os Ateliês Biográficos de Projetos proposto por Delory-Momberger. O corpus da pesquisa é composto pelas narrativas biográficas construídas nos encontros do ABP e empregamos a análise de conteúdo como técnica para análise dos dados. Assim, evidenciamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    A recepção de Nietzsche na Primeira Escola de Formação Pastoral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.Adilson Felicio Feiler - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):241-267.
    Resumo Como rebento de uma família de tradição luterana, Nietzsche não poderia estar ausente do rico material produzido nos quase cem anos da presença da Escola Superior de Teologia. Mesmo que o acervo bibliográfico da dita Escola esteja eminentemente voltado ao atendimento do curso de teologia, há um acervo filosófico digno de nota. Entre os diversos volumes que preenchem as dezenas de estantes da filosofia, se encontram textos escritos por Nietzsche, bem como livros escritos sobre este autor. A maioria destes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  41
    Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.
    Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    Editorial v.34 n.72–2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras.Marcos César Seneda - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1041-1049.
    Muito se tem falado acerca de avaliação unitária do que é publicado, mas pouco se tem discutido acerca dos veículos que asseguram todo o processo de avaliação. Trata-se de um interesse ingente da época – e interesse parece uma roupa bem mais leve para encobrir a palavra moda – que recai sobre a cientometria, que é o Cíclope que domina e percorre o grande domínio da produção científica atual. Sua ingente tarefa é metrificar essa produção científica pelo número de citações. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Grammaticale ivdicivm.F. Seabra - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):79-84.
    Visão lógica e funcional da gramática latina; características de língua sintética; os nomes: radicais e desinências; modo e significado das formações nominais; o verbo: temas; características número-pessoais; características modo-temporais; significado e emprego das formas nominais do verbo latino. Sintaxe: recursos de linguagem do latim clássico; emprego e significado dos casos em frases de construções sintáticas diferentes da portuguesa; o largo emprego das orações reduzidas; concordâncias temporais; o emprego do subjuntivo na oração subordinada; possibilidades de tradução. Confronto entre o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Derrida à la lettre: éthique et politique du «perverformatif» dans La Carte postale et au­‑delà.Nicholas Cotton - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):433-458.
    Neste artigo, interessamo-‑nos pelo neologismo «perverformatif» [«performativo»] usado por Jacques Derrida em La Carte postale e em Marx & Sons. Se Derrida é um outro «mestre do performativo», título que ele reservava ao «Plato» de La Carte Postale não é por negar a Lei ou a sua «verdade», mas porque tem necessidade delas para assegurar a incidência de um desafio. O que performativamente se põe em obra e em abismo nos «Envios» passa assim por um desejo «perverso» de fazer advir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Professores em formação E formação de professores: Repensando os termos da oração nas aulas de sintaxe.André Luiz Faria - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):39-64.
    Este trabalho é uma proposta de ensino de sintaxe para os cursos de Licenciatura em Letras. Os objetivos que me levaram a escrever este texto foram os seguintes: reabrir a discussão acerca da necessidade de revisar o que sugere a Nomenclatura Gramatical Brasileira no âmbito da análise sintática; reinvindicar o reconhecimento da noção de sintagma como unidade sintática construída hierarquicamente e localizada entre o vocábulo e a sentença; e reconhecer dois níveis de estruturação sintática – oracional e suboracional –, em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    Freud's Trieb as instinct 1: sexuality and reproduction.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (1):73-95.
    O conceito freudiano de "impulso", ou "instinto" (Trieb), é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud em um sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de "Trieb" por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  27
    Freud's Trieb as instinct 2: aggression and self-destructiveness.Richard Theisen Simanke - 2014 - Scientiae Studia 12 (3):439-464.
    O conceito freudiano de impulso ou instinto é reconhecidamente um dos conceitos mais fundamentais da psicanálise. No entanto, seu sentido ainda é objeto de controvérsia. Originalmente definido por Freud num sentido biológico ou quase biológico, sua recepção em muitas das diversas tradições pós-freudianas tendeu, frequentemente, a recusar essa filiação epistemológica inicial. Um dos sinais dessa reorientação doutrinária é a recusa da tradução de Trieb por "instinto" e a preferência pelo neologismo "pulsão", de origem francesa e comum na literatura psicanalítica escrita (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    Media.Edmundo Balsemão Pires - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (55):35-72.
    Devido à sua adoção no Inglês, as línguas nacionais divulgaram o termo de proveniência latina medium e o seu plural media para designar formas simbólicas e materiais de comunicação da sociedade moderna. O uso do termo no plural é recente e também a atenção teórica que despertou. É sob “Teoria dos Media”, “Filosofia dos Media”, “Filosofia dos novos Media”, etc. que a investigação empírica e teórica se tem desenvolvido nas últimas décadas em uma variedade de disciplinas e encruzilhadas disciplinares. O (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26. Problematizando a escrita com professoras em formação // Discussing writing with teachers in training.Felipe Gustsack - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):107-123.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE As reflexões que apresento tematizam a formação de professoras para a educação básica em sua relação com questões de escrita. Sua elaboração emergiu do trabalho de formação no Curso de Pedagogia em articulação com a pesquisa “educação e linguagens – a escrita e os professores”, na Universidade de Santa Cruz do Sul. Sua origem decorre também de problematizações quanto à escrita, aos métodos e compreensões dessa aprendizagem importante para a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?Alex Pereira De Araújo - 2024 - Tabuleiro de Letras. E-Issn: 2176-5782.
    This paper presents some considerations regarding the National Common Curricular Base (BNCC), regarding issues related to the teaching of the Portuguese language in Brazil, territoriality and racial belonging, historical processes that involve, in the field of education, teacher training and the construction of citizenship of students in these times of reaffirmation of the democratic rule of law and the decolonial wave. Therefore, it is a political approach in terms of the thought of Paulo Freire, patron of Brazilian education, who considered (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Usos do dicionário.Amós Coêlho da Silva - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):45-54.
    A não ser que se investigue em dicionários, como seria possível, relacionar “alto, aluno, adolescente, alimento” como família cognata, cuja base seria do latim alo, alis, alĕre, alui, altum / alitum (alimentar)? A capacidade de inovação na língua literária e padronização da língua usual. A deriva da língua, ou seja, orientações de mudanças embutidas ou encapsuladas numa fase linguística: ou ainda, como a denominou Serafim da Silva Neto: tendência linguística. A interação social no mundo da comunicação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O mundo Romano E as invasões germânicas.Edison Lourenço Molinari - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):17-25.
    As tentativas de invasões germânicas iniciadas no século II a.C. culminaram com a tomada de Roma em 476. Os novos chefes adotaram o latim como língua oficial, e grande parte dos textos latino-germânicos foi reunida e publicada por G.H.Pertz (MGH).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O boieiro E a lebre: Um enfoque conversacional.Aline Chagas dos Santos - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):49-58.
    As narrativas fabulísticas foram transmitidas, no início, oralmente, pelos antigos. Assim que o homem começou a falar e a observar o que acontecia à sua volta, sentiu a necessidade em expor, através das fábulas, o comportamento humano. A presente pesquisa tem como objeto a exposição de alguns instrumentos, na fábula de Fedro “O boieiro e a Lebre”, que possibilitam em maior ou menor grau aproximar-se da oralidade. Julgamos que o texto, apesar de todas as limitações, não deixa de sugerir alguns (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    Aristotelismo No Brasil: A Ideia de Liberdade Como Princípio da Ação Moral.Luiz Alberto Cerqueira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):8.
    A história da filosofia no Brasil começa em 1572, quando foi inaugurado o curso de Artes dos jesuítas na cidade do Salvador, Bahia. Denominava-se “Artes” como abreviatura de “Artes liberais”, significando esta qualificação de “liberais” o caráter contemplativo ou teórico das disciplinas como uma espécie de saber considerado em sua organização e independentemente de objetos aos quais possa aplicar-se, a exemplo da Filosofia, a qual foi referida por Aristóteles como “ciência livre, pois somente esta é para si mesma” (ARISTÓTELES, Metafísica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    As línguas, a língua e os linguistas: o estudo da diversidade das línguas em Saussure e Benveniste.Sara Luiza Hoff & Gabriela Barboza - 2025 - Bakhtiniana 20 (1):e65692p.
    ABSTRACT With this article, we aim to address aspects related to the treatment of languages in the theoretical postulations of two linguists: Ferdinand de Saussure and Émile Benveniste. To do so, we examine selected works by these authors, seeking to discuss-based on evidence-the role they grant to languages in their formulations. The analyses allow us to demonstrate the protagonism of the diversity of languages as one of the points where the two linguists meet, even though there are differences in their (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Trabalho, formação integral e ensino de língua estrangeira: encontros no Ensino Médio integrado ao Técnico // Work, integral formation and foreign language teaching: meetings in the high school integrated with technical.Daniella de Souza Bezerra & Jovanovic - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):101-118.
    96 Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE : Recorre-se aqui à história, aos construtos teóricos e às políticas curriculares com vistas a apreender como o que é historicizado, almejado e prescrito impacta a materialização desse conjunto na elaboração da dimensão do planejamento de ensino do Componente Curricular Língua Estrangeira-Inglês do Ensino Médio Integrado ao Técnico. Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como exploratório e descritivo e faz uso das pesquisas bibliográfica e documental. No total, são analisados, qualitativa (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  28
    três palestras William James, de Erwin Schrödinger.Caroline Elisa Murr & Gabriel Neves Ferrari - 2023 - Perspectivas 7 (2):274-311.
    Schrödinger escreveu as Palestras William James em 1954, mas estas não foram publicadas durante sua vida. Escritas em inglês, foram guardadas e publicadas somente em 1995, em uma coletânea organizada por Michel Bitbol, em que se baseia esta tradução. O primeiro texto se inicia discutindo relações entre filosofia e ciência, abordadas usando exemplos que relatam como as cores e os sons são abordados por diferentes ciências. Na segunda palestra, Schrödinger aborda um tema que foi alvo de muitas discussões na filosofia: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    A recepção do Emílio de Rousseau no Brasil (1928-1968).Thomaz Kawauche - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-36.
    Resumo: Este artigo busca investigar o processo de legitimação das ideias pedagógicas associadas ao nome de Rousseau no Brasil. Considera-se a formação de uma comunidade de leitores de língua portuguesa para os quais a obra Emílio, ou Da educação (originalmente publicada em 1762) seria reconhecida como referência importante tanto em filosofia da educação quanto em psicologia experimental aplicada à educação. O quadro histórico aqui examinado vai de 1928 até 1968, abrangendo o período no qual se acompanha a emergência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Representações sociais de professores da educação básica sobre leitura e escrita.Lucilia Vernaschi de Oliveira, Solange Franci Raimundo Yaegashi & Alexandre Shigunov Neto - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):845-874.
    Resumo: Fundamentamos o presente texto nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1925-2014). Traçamos como objetivo investigar as representações sociais (RS) de professores sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita de estudantes de nonos anos do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos pesquisa de campo do tipo qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com dezesseis professores de duas escolas públicas, um de cada disciplina das oito que compõem o currículo escolar das turmas mencionadas. Organizamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    A fala e a escrita na concepção de linguagem de Rousseau.Mauro Dela Bandera Arco Júnior - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):41-50.
    A história da linguagem adquire ao longo do Ensaio sobre a origem das línguas o andamento de uma queda acelerada na corrupção. Há uma língua primitiva que se degenera e se altera: um processo de formação e uma deformação. À medida que Rousseau identifica em suas reflexões – seja na origem seja na estrutura – música e linguagem, a perda de força expressiva que se verifica nas línguas acomete também a música e estas duas corrupções caminham juntas, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Entre a razão E a experiência: Ensaios sobre tecnologia E modernidade.Keyliane Carvalho Lima - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):73-86.
    O autor da coletânea de ensaios, Andrew Feenberg, nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1943. Filho de um proeminente físico teórico esteve desde muito cedo em contato com a ciência, com cientistas e com os aparatos técnicos por eles utilizados. Os seus interesses nas áreas de humanidades levaram-no a trilhar a formação em filosofia. Graduou-se na Universidade de John Hopkins em 1965, obteve o título de mestre em 1967 na Universidade da Califórnia em San Diego. Mudou-se para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  2
    La relevancia de las tareas de los libros de texto de matemáticas para el contexto cultural indígena.Andualem Tamiru Gebremichael - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 31:478-487.
    Este artigo relata um estudo que examina os livros didáticos usados ​​pelas escolas na área Sámi, na Noruega. Os Sámi são povos indígenas da Noruega e de países vizinhos (Finlândia, Rússia e Suécia). O artesanato e a criação de renas são atividades predominantes na cultura Sámi. Baseando-se na teoria da fenomenologia didática, o estudo examina a relevância das tarefas dos livros didáticos para a formação cultural das crianças indígenas. A análise documental foi utilizada para extrair e analisar os dados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização marcou os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  26
    Estilo, expressividade e axiologia no ensino-aprendizagem da língua em uso.Regina Braz Rocha - 2018 - Bakhtiniana 13 (2):155-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Repensando a análise linguística: uma experiência com sequência didática no Ensino Fundamental.Joceli Maria Silva - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (2):74-92.
    Este artigo apresenta um projeto de formação continuada, intitulado “Ações de linguagem: uma proposta de integração teórico-prática para o ensino de Língua Portuguesa no Município de João Pessoa-PB”, para ajudar os professores de Ensino Fundamental. O trabalho focalizou, em diversos gêneros textuais, algumas estratégias de leitura, produção escrita e análise linguística que favorecessem as práticas metodológicas realizadas em sala de aula. Nós nos se portamos aos estudos de Bakhtin (2000 [1979]) e de Schneuwly e Dolz (2004), concentrando nossa (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Revista Virtual Lingu@ Nostr@ 8 (2):76-99.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  44.  28
    Estudos Sociais do Esporte: vicissitudes e possibilidades de um campo em formação.Edison Gastaldo - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):6-15.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    Pesquisa Em Educação: Questões Político-Institucionais e de Formação Do Pesquisador.Siomara Moreira Vieira Borba, Tânia Cristina da Conceição Gregório & Alexandre Augusto E. Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Neste capítulo, pretende-se abordar a pesquisa em educação, considerando o processo político-institucional, com a criação dos programas de pós-graduação, e a formação do pesquisador. Para tanto, apresenta-se esta temática a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de trazer ao debate questões concernentes ao campo acadêmico institucionalizado como locus principal da formação do pesquisador e da consolidação da produção de conhecimento científico. O referencial teórico que subsidia a apresentação da temática centra em Florestan Fernandes e Pierre Bourdieu.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Língua, cultura e territorialidade: formação de professores índios no Brasil central.Dulce Mp Camargo & Judite G. Albuquerque - 1998 - Humanitas 2 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    A formação da imagem do mundo russo como aspecto da adaptação cultural de cidadãos estrangeiros no processo de ensino de língua russa.Nina Aleksandróvna Kozlovtseva & Natália Nikoláevna Tolstova - 2019 - Bakhtiniana 14 (1):74-105.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  40
    A formação humana e a incapacidade de pensar: considerações sobre o problema do mal em Hannah Arendt.Marcos Alexandre Alves, Diego Carlos Zanella & Isis Moraes Zanardi - 2017 - Aufklärung 4 (2):67-79.
    Este artigo pretende apresentar o tema da formação humana conectado à incapacidade de pensar, tecendo considerações sobre o problema do mal no pensamento de Hannah Arendt. A autora é conhecida como pensadora da política que concentrou atenção especial ao problema do mal que assolou o mundo na primeira metade do século XX. A partir da análise de Origens do Totalitarismo, de 1951, e de Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal, de 1963, pretende-se refletir acerca dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Formação, saberes E profissionalização Das docentes do casinha do sol/uesb: Fios de reflexões em desafios pensantes.Marilete Calegari Cardoso - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):57-75.
    Este artigo traz no seu escopo reflexões acerca de questões referentes à formação, saberes e profissionalização das docentes de uma creche universitária, do Município de Jequié, BA. Discute o processo de construção e mobilização dos saberes das professoras, sobre a concepção relativa ao exercício do trabalho na creche universitária e seu enraizamento histórico, à luz de pesquisas sobre o trabalho docente em espaços de cuidar e educar crianças de zero a três anos. A metodologia qualitativa, utilizada na investigação, efetivou­se (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1.Alexandre Vanzuita & Marynelma Camargo Garanhani - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1583-1622.
    A formação inicial na construção de identidade profissional em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade profissional. A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 964