Marx e a crítica ao assim chamado “método” dos juristas analíticos

Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No presente artigo, iremos analisar a crítica feita por Karl Marx em seus Cadernos Etnológicos ao assim chamado “método” dos juristas analíticos. Para isso, passaremos pelos comentários de Marx ao jurista Henry Sumner Maine, fazendo um exame extenso de um trecho específico, no qual essa crítica aparece de forma mais direta. Ao longo de nossa exposição, pretendemos demonstrar que a crítica ao “método” dos juristas analíticos está inserida na perspectiva de uma crítica à teoria do direito como um todo. Então, dissecaremos a associação feita por Marx entre a economia política e a teoria do direito, em especial a de John Austin, passando pela crítica ao método da economia política com base nos Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857-1858, e também pela diferenciação entre economia política, economia vulgar, e apologética conforme exposta em obras anteriores do autor de O capital. O que Maine chama de “método” dos juristas analíticos é, para Marx, um dogmatismo formalista comum à teoria do direito, que traz elementos distorcidos da economia política de modo cabalmente apologético. A temática perpassa discussões que acompanharam Marx por toda sua vida, como a relação entre burguesia e a produção científica, bem como o papel da teoria do direito na defesa de interesses burgueses. Ademais, acreditamos que uma leitura dedicada dos Cadernos etnológicos tem muito a oferecer para o pensamento marxista, e nosso artigo fornece algumas pontuais contribuições nesse sentido.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

    This entry is not archived by us. If you are the author and have permission from the publisher, we recommend that you archive it. Many publishers automatically grant permission to authors to archive pre-prints. By uploading a copy of your work, you will enable us to better index it, making it easier to find.

    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 106,169

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Estado e Direito em Marx: uma análise dos escritos da Gazeta Renana.Murilo Leite Pereira Neto - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):64-102.
Marx, leitor de Morgan: crítica à organização social.Lucas Parreira Álvares - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
Os juristas nas Teorias do mais-valor de Karl Marx.Vitor Sartori - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):330-352.
Os Manuscritos de 1844 de Karl Marx e a retomada da economia política no pensamento pós-hegeliano.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):301-329.
O lugar da ética na crítica da economia política do jovem Marx.Otto Sanchez-Crespo da Rosa - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 41 (2):7-19.

Analytics

Added to PP
2024-11-14

Downloads
3 (#1,884,238)

6 months
3 (#1,170,603)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references