Results for ' Corpo próprio'

975 found
Order:
  1.  15
    (1 other version)Reflexões Fenomenológicas e Hermenêuticas Sobre o Conceito de “Corpo Próprio” de Husserl e o Envelhecimento Na Atualidade.Christiane Pantoja de Souza - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    O presente artigo é uma reflexão sobre o envelhecimento hoje, entendendo que neste momento coincidem a maior longevidade da população e um contexto ideológico de busca da “juventude para sempre”. Tal contexto é caracteristicamente midiático, fortemente marcado pelo consumo e contribui decisivamente para a soberania da imagem a partir do imperativo da constante busca pela aparência de juventude, através de grande quantidade e diversidade de produtos a serem consumidos. Para trabalhar o tema, foram utilizados textos de alguns autores que tratam (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Uma interface entre o eu-corpo na psicanálise freudiana e o corpo próprio na fenomenologia do corpo.Fabio Caprio Leite de Castro & Cristian Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34968.
    O presente artigo tem por objetivo mostrar, desde a psicanálise freudiana, um caminho possível que a leva ao encontro da filosofia de orientação fenomenológica. Em O eu e o isso, de 1923, Sigmund Freud emprega uma nova noção pouco explorada na literatura psicanalítica: o eu-corpo. O escopo de nossa análise delimita-se à interpretação e à explicitação da noção de eu-corpo tal como esta foi apresentada por Freud, confrontando-a com a fenomenologia em Merleau-Ponty e Michel Henry. Para tanto, propomos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Objetivismo, intelectualismo e experiência do corpo próprio.Reinaldo Furlan - 2001 - Human Nature 3 (2):289-314.
    A experiência do corpo próprio desempenha, na filosofia de Merleau-Ponty, o papel de subversão das categorias da metafísica clássica entre sujeito e objeto. Mais especificamente, das antinomias cartesianas entre pensamento e extensão . Nesse sentido, existe-se como coisa ou como pensamento e, com isso, toda sorte de dicotomias herdadas dessa metafísica, sobretudo a grande dificuldade em articular o que é pura extensão, relações externas entre partes e processos objetivos do mundo físico, com a consciência, que é "inextensa", que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. La responsività del proprio corpo. Tracce dell'altro nella filosofia di Merleau-Ponty.Bernhard Waldenfels - 2002 - Kainós 2.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Corpo Na Era da Inteligência Artificial Já Era?Mônica Parreiras - 2024 - Princípios 31 (65).
    A inteligência artificial (IA)[1] tem se tornado cada vez mais importante na indústria moderna, trazendo consigo benefícios e inovações capazes de transformar a maneira como o trabalho é executado. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de elucidar alguns tipos de IA e sua aplicabilidade no cotidiano da vida moderna. Ademais, intenciona-se abordar os apelos da personalização de conteúdos que capturam e algoritmizam o indivíduo, de modo a ensejar os desafios éticos implicados em seu avanço. E, por fim, ambiciona-se tencionar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Desejo, corpo e intencionalidade na fenomenologia.Ericson Sávio Falabretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):196.
    Esse trabalho discute a noção de desejo a partir da obra de Merleau-Ponty. Sustenta a ideia de que para a fenomenologia merleau-pontyana o desejo remonta a três pontos fundamentais: a sua expressão inicial se dá na forma da intencionalidade operante, vivida na experiência do corpo próprio, como está descrita no prefácio da Fenomenologia da Percepção; o desejo, nesse caso, não pode ser compreendido como falta, ou carência de mundo, mas como transbordamento; finalmente, o desejo tem uma significação ontológica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  42
    Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
    Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  29
    O corpo doente: covid-19 e a crise do contrato social.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e9.
    Na introdução de seu livro Leviathan, Thomas Hobbes elabora uma precisa analogia entre corpos, sendo o Estado um corpo político semelhante ao corpo natural. Para isso, o Estado possuiria uma vida artificial análoga à vida natural que permitiria o seu próprio movimento artificial. Com o surgimento do neoliberalismo no século XX, temos uma intensificação das regras do mercado sobre o poder político, o que levou inevitavelmente a ruptura com o contrato social que garantia direitos para toda população. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O corpo como fio condutor: Notas a propósito de uma expressão.Rogerio Lopes - 2014 - In Scarlett Z. Marton, Mayer Branco Maria João & João Constâncio (eds.), Nietzsche e a Modernidade: Sujeito, Décadence e Arte. Tinta da China. pp. 99-142.
    A hipótese que procuro defender neste ensaio é a seguinte: a famosa expressão " Am Leitfaden des Leibes", que surge nos póstumos de 1884 e desaparece um ano depois, contabilizando pouco mais de dez ocorrências no conjunto dos fragmentos póstumos e nenhuma na obra publicada, é uma expressão cujo sentido e intenção devem ser desvendados tendo como pano de fundo o crescente interesse de Nietzsche, na virada da primeira para a segunda metade dos anos oitenta, na reabilitação da atividade especulativa. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Dal corpo allo spirito. L’estetica empatica di Edith Stein.Floriana Ferro - 2021 - Mistica e Filosofia (II):23-42.
    Il presente studio si pone l’obiettivo di analizzare l’antropologia trinitaria di Edith Stein, caratterizzata dall’interazione tra corpo, anima e spirito. A questo scopo, viene effettuata una lettura estetica di tale antropologia, a partire dalla dimensione sensibile ed espressiva. Ciò è possibile grazie a un’apertura originaria dell’individuo all’alterità, apertura che si verifica attraverso modalità empatiche. La prima parte dell’articolo è dedicata a Il problema dell’empatia, in cui viene esplicitato come avviene la costituzione dell’io tramite l’incontro con l’altro. L’aisthesis del Leib (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    O corpo vivido e o movimento da vida em M. Merleau-Ponty e R. Barbaras.Esteban A. García - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:131.
    As análises aqui propostas enfocam, em primeira instância, a leitura do corpus merleau-pontiano, proposta por R. Barbaras em seu Introduction à une phénoménologie de la vie, segundo a qual os vaivens e ambivalências da reflexão de Merleau-Ponty acerca do corpo se explicam pela desconsideração de seu caráter primordialmente vivente. Em segundo lugar, abordamos a filosofia de Merleau-Ponty a partir do propósito de encontrar no corpo uma modalidade originária e absoluta de movimento como abertura de possibilidades, fundante em relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    O “corpo” e a crítica à modernidade no pensamento de Friedrich Nietzsche.Márcio José S. Lima - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):110-119.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem daquilo que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entende por “Corpo”. A partir de uma crítica endereçada ao pensamento moderno, sobretudo pelas noções de sujeito e objeto formuladas por Descartes, Nietzsche elabora sua crítica levando em consideração o conceito do corpo, não como algo puramente sensível e fisiológico, mas, como um acontecimento originário da vida, uma afecção, um modo particular de percepção, capaz de perceber vida em seu próprio processo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    A Materialização Dos Corpos Para Judith Butler.Janiel Ferraz - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):221-238.
    O seguinte trabalho tem como objetivo retratar a materialização dos corpos na concepção de Judith Butler, a partir da influência de Michael Foucault e como isso se dá contemporaneamente. o texto _Corpos que importam – os limites discursivos do sexo_ retrata todo o movimento em torno da materialização do corpo através do pensamento de Butler, e das relações de poder perpetuadas historicamente por meio de discursos restritivos e normalizadores sobre os corpos. Será abordado também como a tradição filosófica influenciou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  71
    Pensieri materiali: corpo, mente e causalità.Simone Gozzano - 2007 - Torino: UTET università.
    Un uomo in cappa e cilindro di fronte a voi promette: “muoverò la materia con la sola forza del pensiero”. Scettici aspettate la prova. Ed ecco che, mirabilmente, egli alza un braccio. Un braccio, il suo braccio! Un pezzo di materia, dotato di massa, carica elettrica, proprietà magnetiche e quant’altro, si è mosso solo grazie alla sua volontà di alzarlo. Con la sola forza del pensiero il braccio si è sollevato! Per quanti sforzi retorici faccia, nessuno riterrà particolarmente sorprendente l’esperimento. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  15.  11
    Somos todos canibais: antropofagia, corpo e educação sensível.Analwik Tatielle Pereira de Lima - 2019 - São Paulo: LiberArs.
    Este livro apresenta a antropofagia como uma noção teórico-experiencial, uma atitude do corpo que reabilita o sensível e desperta o mundo percebido. A argumentação ressalta a dimensão sensível do corpo e do conhecimento, considerando sua sensibilidade e motricidade, corpo que não se separa da natureza e da história, atuando no mundo como presença viva, originária, em movimento, supondo um sujeito que, ao mesmo tempo em que constrói seus próprios sentidos, é dependente da experiência do outro no mundo, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  95
    Entre corpos: coabitação radical e produção do espaço queer.Pablo Pérez Navarro - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52):323-346.
    Resumo O presente texto parte das reflexões de Judith Butler sobre as políticas de coabitação, assim como das suas mais recentes aportações sobre a performatividade da assembleia, para explorar os efeitos da adoção de estratégias separatistas sobre as políticas de alian- ças da dissidência sexogenérica e relacional. A reflexão parte de uma leitura crítica dos modos de produção dos espaços de convergência e coligação dos ativismos queer e transfeministas da cidade de Madrid, com o objetivo de defender umas políticas espa- (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    O corpo é a camuflagem: construções ficcionais de si na produção artística de mulheres nos anos 1970.Isadora Buzo Mattiolli - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):216-243.
    A crítica feminista elaborou a questão da representação na arte de diferentes maneiras. Nessa perspectiva crítica, um dos problemas são as imagens das mulheres feitas por um olhar masculino ao longo das narrativas tradicionais da história da arte. Respondendo a esse problema, algumas artistas realizaram ações para as câmeras de vídeo e fotografia. Nestas imagens, elas utilizaram o próprio corpo para demonstrar as construções ficcionais dos gêneros. Nesse artigo, analiso esses trabalhos pelas seguintes leituras: a crítica aos rituais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    As metamorfoses do corpo, espacialidade e transcendência em Heidegger e Kafka.Marco Casanova - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):9-23.
    O artigo tem o propósito de problematizar a designação de “realismo fantástico” geralmenteatribuída ao estilo literário de Franz Kafka. Isto se faz de modo a questionar a presença docomponente fantástico na própria realidade, interrogando pelos pressupostos fundamentais em jogona composição de realidade e fantasia. O presente problema, e outros que dele derivam, pretendeser respondido não apenas diante da consideração dos escritos do autor tcheco, especialmente noconto A Metamorfose, mas na interface da filosofia de Martin Heidegger. O filósofo alemão nosoferece, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Mu-dança: estudos do corpo na filosofia através da dança.Fernanda Dechatnek - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    O seguinte artigo trata-se de uma apresentação dos resultados de um ano de pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O estudo é guiado por princípios que tenham como preocupação a relação entre o pensar filosófico e o ambiente, levando em conta que um tem igual impacto sobre o outro. Nesse sentido, procuro especular acerca das possibilidades em outras alternativas de fazer conhecimento e pensar no mundo. Desse modo, o caminho que utilizo é a de um pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Libertà desiderio corpo.Silvia Niccolai - 2025 - Rivista Italiana di Filosofia Politica 7:45-64.
    Prendendo spunto dall’idea di moralità di I. Murdoch, l’articolo considera due diverse idee di libertà: una secondo la quale la libertà consiste nell’esercizio della scelta, e perciò coinvolge solo la volontà, e una secondo la quale la libertà consiste nella possibilità di arricchire l’esperienza, e coinvolge perciò la nostra capacità simbolica. Alla luce di queste concezioni viene ripercorso il dibattito circa le libertà delle donne sul proprio corpo e discussa la possibilità di adottare, in materia, la categoria dei diritti (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  27
    Marguerite porete, um corpo que se fez espelho de deus - estudo sobre O problema da inacessibilidade do transcendente E do ideal de inalterabilidade na obra mística de Marguerite porete: Le miroir Des 'mes simples E anéanties.Ceci Baptista Mariani - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):427-440.
    Este estudo aprofunda o sentido da experiência relatada por Marguerite Porete, mistica medieval, condenada como herética e queimada em 1310, acusada de ultrapassar e transcender as Escrituras, errar nos artigos da fé e dossacramentos e dizer palavras contrárias e prejudiciais. No entanto, ela traz uma contribuição importante para o pensamento filosófico-teológico e literário, na medida em que levanta questões e articula respostas sobre o problema da inacessibilidade do transcendente. O aniquilamento é o seu tema, perigoso para um tempo em que (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Yvonne Rainer e os fins da dança: corpo, consciência e educação somática.Ana Rita Nicoliello - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Neste artigo, articulo três sentidos distintos da expressão “Fins da Arte” - analítico-filosófico, estético e teleológico – para refletir acerca de um movimento importante no cenário da arte da dança, que transformou radicalmente o modo como nossa cultura ocidental compreende o corpo. Refiro-me à dança pós-moderna americana que se desenvolveu principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, e tomo como paradigma o trabalho da coreógrafa, bailarina e cineasta Yvonne Rainer, denominado Trio A. Meu argumento é que, neste trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Para além da dicotomia entre corpo e alma: notas sobre o “argumento da afinidade” (77e-80d) no Fédon de Platão.Vitor de Simoni Milione - 2024 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 34:e03421.
    O terceiro argumento a favor da imortalidade da alma no Fédon, que a tradição exegética também costuma chamar de “argumento da afinidade” (77e-80d), apresenta uma curiosa relação entre corpo e alma que, por vezes, é vista por intérpretes como uma dicotoma radical. Para discutir esse trecho do Fédon na tentativa de ultrapassar a suposta dicotomia entre alma e corpo que se imputa a Platão neste diálogo, propõe-se neste artigo uma análise minuciosa do argumento em duas etapas, ele (...) consistindo em dois níveis: (i) a analogia entre a alma e as Ideias (78b-79c), (ii) e a analogia entre a alma e o divino (80a-c). Devido às controvérsias que este argumento tem gerado e na confiança de que esse debate está longe de atingir o seu termo, este artigo tem como objetivo responder a três perguntas: como entender o argumento da afinidade na economia do Fédon como um todo? Além disso, como compreender a relação entre corpo e alma nesse argumento? Por fim, a letra do texto platônico permite, de fato, inferir uma dicotomia radical entre alma e corpo? Como veremos, Sócrates está menos interessado em oferecer uma demonstração lógica da imortalidade da alma do que um discurso exortativo para curar os seus companheiros do temor de que a alma desaparece com a morte do corpo. Trata-se então da oportunidade perfeita para discutir esses dois elementos que constituem o fenômeno efêmero e transitório chamado “homem” (ánthropos), bem como seus modos de cognição e o seu comportamento ético. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Contato Improvisação e o corpo como “coisa que sente”: sugestões para outros modos de mobilidade e subjetivação no interior da cultura empreendedora.Daniele Pires de Castro - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    A partir da crítica a um modelo de mobilidade, próprio ao modo de vida nas sociedades capitalistas contemporâneas, baseado na ideia de avanço contínuo, autoengendrado e objetivamente orientado, propomos a reflexão a respeito de uma forma alternativa de expressão do movimento e, consequentemente, de construção de subjetividades. Através da análise da técnica de dança Contato Improvisação, buscamos identificar e analisar os elementos que contribuem para a experiência concreta de uma mobilidade sem metas, que também leva a outra maneira de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Disciplina e poder: breves considerações sobre a questão do corpo na filosofia de Michel Foucault.Leandro Sousa Costa & Leonardo Nunes Camargo - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):127-138.
    Este artigo tem por finalidade apresentar alguns aspectos relacionados à questão do corpo na filosofia de Michel Foucault. Para isso, a nossa investigação se dará em dois momentos: no primeiro momento analisaremos a relação do corpo com a medicina para percebermos como a visão deste saber sobre o corpo se modificou a partir do século XVII, veremos que há uma relação entre o olhar médico e o corpo em si. O segundo momento será dedicado a uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  51
    A linguagem do dizer em um corpo que se apresenta como ético.Magali Mendes de Menezes - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
    O objetivo deste texto é apresentar o movimento que vai de Totalité et Infini à Autrement qu’être au-delà de l’essence, ou seja, da diferença vista como separação absoluta entre Eu e o Outro para uma diferença que atravessa a própria Subjetividade, uma diferença que passa a compor o tecido mesmo desta Subjetividade e, por sua vez, o tecido mesmo do próprio texto. O dizer não se apresenta aqui como um movimento verbal, mas é passividade extrema de exposição ao Outro. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sobre a imaginação: de Sartre a Merleau-Ponty.Silvana de Souza Ramos - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):28-49.
    O artigo investiga o modo pelo qual Merleau-Ponty compreende a experiência do imaginário ao longo de sua obra. Buscamos analisar dois momentos decisivos. No primeiro, enfatizamos a proximidade com a filosofia de Sartre – a despeito das diferenças que os separam, por conta da centralidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção –, a qual nos convida a pensar a imaginação enquanto exercício da liberdade da consciência. Num segundo momento, Merleau-Ponty se dá conta do idealismo inerente à proposta (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  16
    Sensation, affection et corps de chair.Carlos Morujão - 2016 - Cultura:231-245.
    Este ensaio tem como objectivo apresentar, num primeiro momento, os resultados da análise intencional do processo de constituição dos objectos físicos, do corpo somático e da psique, tal como ela foi levada a cabo por Edmund Husserl. Na base desses resultados, será possível elaborar uma teoria da afecção que permitirá, num segundo momento, algumas aproximações com a Psicanálise de Freud e a teoria freudiana das pulsões. A especificidade do corpo somático relativamente a qualquer objecto físico – apesar de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Notas sobre o uso técnico de Darstellung por Schopenhauer.Dax Moraes - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (1):e85486.
    Pretende-se com este artigo demonstrar que a Darstellung, em seu uso técnico, concerne, sobretudo, às objetidades da Vontade, mas também à sua autonegação. No contexto da “metafísica da vontade”, torna-se fundamental ao vocabulário schopenhaueriano estabelecer um correlato necessário da Vorstellung, especialmente quando se consolida a demonstração da complementaridade de Real e Ideal. Em síntese, a Darstellung consiste no termo pelo qual se aponta para a livre apresentação da coisa em si, conteúdo real daquilo que nos aparece determinado pelo intelecto.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Os limites da percepção interna e a idolatria do autoconhecimento em Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O artigo pretende discutir a possiblidade da percepção interna, delimitando-a do compreender da pessoa, que pode ser tanto compreensão do próximo como autocompreensão. Do mesmo modo, a percepção interna poder ser a percepção de si mesmo como percepção do outro. Parte-se, portanto, de uma indicação recorrente na fenomenologia de Scheler, de acordo com a qual a percepção interna não pode ser reduzida à autopercepção, entendida, sobretudo, no sentido de autoconsciência. Nesta direção, primeiramente, tenta-se uma definição fenomenológica do ato em questão, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  40
    Dall’arca Terra allo Spielraum.Prisca Amoroso & Gianluca De Fazio - 2017 - Chiasmi International 19:327-343.
    Il saggio muove da una ricostruzione storico-concettuale dell’interpretazione merleau-pontyana del manoscritto di Husserl Rovesciamento della dottrina copernicana nell’interpretazione della corrente visione del mondo, con cui Merleau-Ponty è in dialogo sin dalla Fenomenologia della percezione, per ripercorrere gli sviluppi del tema della Terra nell’avanzare della riflessione merleau-pontyana sul corpo-proprio, sull’organismo vivente, sulla dimensione carnale dell’essere. La proposta di un ritorno alla Terra, intesa come Boden irriducibile dell’esperienza, trova infatti il suo risvolto ontologico nell’idea di Spielraum, che già Husserl definiva come (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  44
    On the Place of Resistance in Ontology.Jay Worthy - 2019 - Chiasmi International 21:321-334.
    Beginning with Fanon’s challenge to the universality of the project of ontology, this paper considers whether and how Merleau-Ponty’s early and late thinking may yield a response. From the outset, Merleau-Ponty’s appeal to the materiality of the body is intended as a limit on the scope of ontology. As I argue, however, Merleau-Ponty’s early concept of ‘one’s own body’ suggests an “ontological equality” that would be shared among all embodied beings; implicitly, this early approach risks reinforcing Fanon’s concern that ontology (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    Três Faces de um Poema. Leitura do "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade.Cristiano Perius - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):109-126.
    Resumo: O presente ensaio visa a interpretar o "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade. O exercício de redução fenomenológica, a ambiguidade, a percepção e o corpo próprio, entre outros conceitos da Fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, orientam o trabalho de leitura, estruturado a partir dos seguintes temas: o lado gauche, a correlação eu-mundo e a primazia do olhar. Tal procedimento de leitura reúne o poema hepta-partido em três faces ou tensões fundamentais, levando em conta os (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Neurocognitve Dimensions of Self-consciousness.Dario Grossi & Mariachiara Longarzo - 2016 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 7 (1):75-82.
    : Self-consciousness is considered in a framework comprising four dimensions which are theoretically defined and supported by clinical neuropsychological evidence. Self-monitoring is defined as the ability to reflect on one’s own behaviour, with supporting evidence for deficits in this capacity noted in anosognosia syndrome. Self-feeling is defined as the capacity to feel all sensations related to one’s own body, with supporting evidence from deficiencies occurring in alexithymia, psychosomatic states and Cotard’s delusion. Identity refers to the capacity to recognize an object (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    Is There a Myth of the Bodily Given?Étienne Bimbenet - 2016 - Chiasmi International 18:155-168.
    Today, two forces combine to produce a systematic transformation in all that is given. First, the economic force of the global market is propelled by a series of techno-scientific advances that continually reinvent that market. Second, the political force of modern democracies, in spite of their different actualizations, centers individual autonomy as the ultimate norm that would create each individual’s future. The human body, in virtue of its intrinsic plasticity and because it is always the body of a particular individual, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Espacialidade e existência: a motricidade em sua significação fenomênica.José Marcelo Siviero - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):116-136.
    Analisando as discussões conduzidas por Merleau-Ponty sobre a espacialidade e a motricidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção, o objetivo deste artigo é circunscrever as principais consequências filosóficas da articulação da espacialidade com a existência. Desvelando um viés expressivo e uma temporalidade, o exame da motricidade num sujeito doente permite identificar uma ausência que o normal não possui, ou seja, uma experiência fragmentada que caracteriza a doença e os distúrbios motores. É daí que deriva a ideia dum (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    Il modello corporeo e la teoria neuropsicologica del sé corporeo minimale. Una rassegna tematica.Martina Properzi - 2022 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 13 (3):226-237.
    _Riassunto_: Il concetto di modello corporeo è un’acquisizione relativamente recente della neuropsicologia. Studiosi attivi in questo ambito di ricerca interpretano il concetto di modello corporeo come facente riferimento ad un modello interno, una rappresentazione cognitiva delle proprietà anatomiche, volumetriche e posturali del corpo umano. È stato dimostrato come il modello corporeo fornisca un _background_ cognitivo stabile a processi d’integrazione dell’informazione multisensoriale riferita al corpo proprio. In questo senso, si ritiene che esso concorra a generare una forma elementare di (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  54
    Position et critique de la fonction symbolique dans les premiers travaux de Merleau-Ponty.Danilo Saretta Verissimo - 2011 - Chiasmi International 13:459-479.
    Position and Criticism of the Symbolic Functionin the First Works of Merleau-PontyIn this article, we propose to address the question of the symbolic function in Merleau-Ponty’s first works. More specifically, we shall be interested in the place thathe grants to this question in The Structure of Behavior, and to the way he critically takes it up in the Phenomenology of Perception. Although Merleau-Ponty hardly clarifies this himself, Merleau-Ponty’s commentators also have rarely made this problematic an object of debate. In his (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    A experiência da falta e o mistério do desejo.Silvana De Souza Ramos - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:159.
    O artigo analisa a importância da leitura da obra de Merleau-Ponty no interior da construção da filosofia de Barbaras. Por um lado, trata-se de compreender os limites do corpo próprio para dar conta do a priori correlacional exigido pela fenomenologia. Por outro lado, buscamos desvelar, nos desdobramentos da filosofia da vida proposta pelo filósofo, um horizonte de novos problemas, referidos especialmente à descrição da peculiaridade do desejo humano frente à vida entendida num sentido mais geral.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    Vida enquanto absoluto incondicionado: sobre a materialidade da essência da manifestação na fenomenologia de Michel Henry.Symon Sales Souto - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):105-114.
    A Fenomenologia Material de Michel Henry nos desvela o imenso domínio da vida que nos supõe outro conceito de absoluto, a saber, essa vida originária em cada cogitatio enquanto auto-afecção, onde nem a vida e tampouco o desvelado por ela são meros conceitos abstratos, mas uma realidade carnalmente passível. Este saber da vida se abre contra-redutivamente, de modo que, na passibilidade radical da vida, a partir de um sentimento que sempre ocorre na ipseidade de sua carne patética, Verbo e carne (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Para Além da Morte de Deus.Martha de Almeida - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):222-231.
    A morte de Deus é um tema bastante explorado na filosofia nietzschiana, entretanto esta questão nos remete a outras,como veremos neste artigo. Na história da Filosofia foi necessário, primeiramente, que se fundamentasse o “eu” para que pudéssemos alcançar a evidência de Deus. No entanto, se o próprio eu cartesiano é posto à prova, como poderemos fundamentar a existência de Deus? Assim, fomos desconstruindo em nossa análise os fundamentos da idéia de Deus até chegarmos ao que realmente nos importava: as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  29
    O problema da empatia na fenomenologia da intersubjetividade de Husserl.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44596.
    No debate teórico sobre a empatia, há uma recente renovação do interesse pelo modelo husserliano. Após uma análise prévia sobre o lugar da empatia na fenomenologia transcendental, propõe-se uma investigação sobre como Husserl desenvolveu sua perspectiva, a partir de dois textos, em especial, nas Ideias II (Hua 4) e na Fenomenologia da Intersubjetividade (Hua 13, 14 e 15). Avalia-se inicialmente, nas Ideias II, qual é o papel da empatia, na constituição da realidade anímica. Em seguida, propõe-se, a partir da Fenomenologia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. La cognizione del gusto // The cognition of taste.Rosalia Cavalieri - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):27-39.
    Normal 0 14 false false false MicrosoftInternetExplorer4 SINTESI Un pregiudizo tramandato per secoli dalla cultura filosofico-scientifica dominante ha avvalorato una gerarchia dei sensi centrata sul primato cognitivo della vista e dell’udito, relegando il gusto al rango di senso ‘minore’, di senso carnale e distante dalla conoscenza. Ma portare qualcosa alla bocca e capirne il sapore è un’attività che per gli animali umani oltrepassa il bisogno fisiologico, configurandosi come un’esperienza multisensoriale ma anche cognitiva, emotiva, culturale, estetica e persino linguistica. Recuperare il (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  84
    Experiences are Objects. Towards a Mind-object Identity Theory.Riccardo Manzotti - 2016 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 7 (1):16-36.
    : Traditional mind-body identity theories maintain that consciousness is identical with neural activity. Consider an alternative identity theory – namely, a mind-object identity theory of consciousness. I suggest to take into consideration whether one’s consciousness might be identical with the external object. The hypothesis is that, when I perceive a yellow banana, the thing that is one and the same with my consciousness of the yellow banana is the very yellow banana one can grab and eat, rather than the neural (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  45.  27
    A crítica do jovem Leibniz ao materialismo hobbesiano a partir do conceito de conatus.Celi Hirata - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:65-87.
    Neste artigo, pretende-se indicar como o jovem Leibniz, em textos do início da década de 1670, como no Theoria Motusi e nas correspondências a Johann Friedrich e a Hobbes, apropria-se do conceito de conatus e da teoria da sensação de Hobbes para defender a existência de mentes incorpóreas, seres verdadeiramente indivisíveis, em oposição à redução hobbesiana da realidade a corpos e seus movimentos. Ademais, uma vez que a essência do corpo reside no movimento e não na extensão — como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    A concepção de natureza humana em benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:83.
    Spinoza concebe a natureza humana em sua obra Ethica como constituída por modos de dois dos infinitos atributos de Deus, o pensamento e a extensão, ou a ideia e seu objeto, o corpo, respectivamente. A mente humana, enquanto essencialmente uma ideia, e o objeto desta ideia, o corpo, pressupõe uma relação não causal entre um modo finito do atributo pensamento e do atributo extensão. O corpo, enquanto certa relação composta ou complexa de movimento e de repouso se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    A negação da obra: Derrida E leitor de artaud.Mayara Joice Dionizio - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):215-233.
    RESUMO Em “A escritura e diferença”, Derrida apresenta uma crítica à interpretação de Blanchot sobre Artaud, sob o título “A palavra soprada”, na qual ressalta que a leitura blanchotiana foi tendenciosa. Seu incômodo se dá primeiramente pela comparação que Blanchot faz de Hölderlin e Artaud, por serem poetas que experimentaram a exigência poética e, por isso, tiveram suas obras interpretadas por um reducionismo da Psiquiatria. Para Derrida, esse duplo interpretativo, clínico e crítico, é decorrente de uma separação dualista há muito (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  31
    Uma introdução sobre a condição humana do enfermeiro docente.Caroline Lemos Martins, Sônia Maria Schio & Maira Buss Thofehrn - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):64-94.
    A condição humana”, de autoria de Hannah Arendt, possui conteúdos teóricos importantes para a compreensão das atividades humanas na atualidade e, entre elas, as exercidas pelos profissionais da área da saúde e neste momento, da Enfermagem. Dessa forma, pode-se analisar o relato dos Docentes de Enfermagem em relação à Vita Activa quando expõem a condição humana experienciada no cotidiano. Em outros termos, o labor está relacionado às atividades que correspondem ao processo biológico do corpo humano para garantir à subsistência: (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  22
    Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopias / Other spaces in the schools – heterotopias.Deborah Vier Fischer & Angelica Vier Munhoz - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020017.
    Este ensaio tem por objetivo pensar a escola como espaço vivo, produtor de heterotopias, conceito abordado por Foucault. As heterotopias, na perspectiva de Foucault, são espaços outros que convivem no espaço instituído, nos espaços de invenção que não podem ser controlados, justamente por não estarem previstos. Foram primeiramente pensadas como um efeito de linguagem, conforme encontramos no prefácio de As palavras e as coisas, obra publicada em 1966. O conceito é retomado em suas conferências radiofônicas, publicadas em 1984 com o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A inf'ncia como "dispositivo": uma abordagem Foucaultiana para pensar a educação.Moruzzi Andrea Braga - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):279-299.
    Este artigo investe na ideia de que a infância é um dispositivo histórico do poder. Tem-se como referência analítica Michel Foucault, que concebe a noção de dispositivo em suas discussões a respeito da sexualidade. A hipótese geradora é a de que, a partir do momento em que a criança se torna um dos grupos estratégicos do dispositivo da sexualidade, produz-se sobre ela um conjunto heterogêneo de regimes de verdades e práticas que configura uma maneira de ser e ter uma infância, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 975