Results for ' Lido'

75 found
Order:
  1.  2
    Filosofia e dintorni.Lido Chiusano - 1973 - Roma: Bulzoni.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Gli orizzonti della comprensione: una via epistemologica al linguaggio.Lido Valdré - 1984 - Bologna: University Press Bologna.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Il linguaggio delle emozioni: moti dell'animo, segni del corpo, magia delle parole.Lido Valdrè - 1999 - Milano: Rusconi Libri.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Vittorio Stella testimone del Novecento.Vittorio Lido Chiusano - 2004 - Filosofia Oggi 27 (105):29-52.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. L'immaginazione e il meraviglioso, coll. « Ipotesi ».Pierre-Maxime Schuhl, Lido Chiusano & Teresa Serra - 1976 - Revue de Métaphysique et de Morale 81 (2):277-279.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  41
    Phaedrus on the Lido: Tod in Venedig.Diskin Clay - 2013 - Arion 21 (1):63-76.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    Alfred Fouillée, ‘leitor lido’ de Nietzsche.Maria Cristina Fornari - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):55-79.
    Resumo: Este artigo visa a investigar as críticas que o sociólogo francês Alfred Fouillé faz a Nietzsche acerca de suas concepções morais. Apoiado nos textos de seu enteado, Jean-Marie Guyau, Fouillée contrapõe uma moral do altruísmo ao que entende ser uma moral nietzschiana: individualismo, egoísmo e violência. O texto indica os equívocos da leitura de Fouillée a partir dos próprios comentários de Nietzsche ao sociólogo francês e faz algumas aproximações entre Nietzsche e Guyau.: This article intends to investigate the criticism (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Darwin sobre a Origem das Espécies, de Thomas Henry Huxley – Tradução do texto lido por Schopenhauer, no Jornal Times de dezembro de 1859.Antonio Alves Pereira Junior - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85434.
    O leitor tem em mãos a tradução de um texto escrito por Thomas H. Huxley, publicado anonimamente no Jornal Times de 26 de novembro de 1859 – apenas dois dias após o lançamento oficial do livro Origem das espécies, a que ocupou 3 colunas e ½ de letrinhas miúdas daquela edição, e que, posteriormente fora lido por Schopenhauer, tal como ele mesmo menciona para o discípulo Adam von Doß, em uma carta de 01 de março de 1860, também o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Franz Kafka lido por Hannah Arendt: cultura, formação e política.Daiane Eccel - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  19
    Como teria lido, Aristóteles, os 'Exercícios Espirituais? A leitura de 'De Anima' II 7-12 por Francisco de Toledo, Francisco Suárez e Manuel Góis. [REVIEW]Mário Santiago De Carvalho - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):411-432.
    Como é que três eminentes Jesuítas comentadores de Aristóteles poderiam ler o método concebido por Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais, denominado “aplicação dos sentidos” externos? A resposta a esta hipotética questão, absolutamente inédita, será dada em três passos. Começando com a doutrina dos sentidos e tocando na passagem da ontologia para a semiótica, atender-‑se-‑á ao aparecimento do mundo – mediante uma segunda passagem, da psicologia para a cosmologia – em que o lugar do ser humano, entendido no espaço de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    T'oegye ch'ŏrŏm: Chosŏn ch'oego ŭi lidŏsip ŭl mannanda.Pyŏng-il Kim - 2012 - Kyŏnggi-do P'aju-si: Kŭl Hangari.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    Apontamentos sobre um excerto demasiado lido.José Gabriel Trindade Santos - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):9-24.
    Resumo Lida sem atenção, a avaliação do Poema de Parmênides por Nietzsche corre o risco de frustrar, mais do que estimular, os leitores não-iniciados em Filosofia. Pois, nela o filósofo não só ignora a pesquisa sua contemporânea sobre o Eleata, como insere o seu pensamento numa polêmica antiracionalista, recheada de equívocos e intuições infundadas. É nosso objetivo aqui tentar restituir credibilidade a esta avaliação, apontando as linhas que orientam o diálogo do crítico com o seu objeto tanto para o senso-comum, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Chŏngchʻi sasang, chŏngchʻi lidŏsip, Hanʼguk chŏngchʻi.Su-sŏk Yi & Sŏng-min Hong (eds.) - 2004 - Pʻaju-si: Hanul.
  14.  69
    John Lydus Anastasius C. Bandy: Ioannes Lydus, On Powers or the Magistracies of the Roman State. Introduction, Critical Text, Translation, Commentary and Indices. (Memoirs, American Philosophical Society, 149.) Pp. lxxiv + 446. Philadelphia: American Philosophical Society, 1983. $35. James Caimi: Burocrazia e Diritto nel De Magistratibus di Giovanni Lido. (Università di Genova, Fondazione Nobile Agostino Poggi, 16.) Pp. viii + 460. Milano: Dott. S. Giuffrè Editore, 1984. Paper, L. 30,000. [REVIEW]M. Maas - 1986 - The Classical Review 36 (2):221-223.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  34
    Deaths in Venice: The Cases of Gustav von Aschenbach.Philip Kitcher - 2013 - Columbia University Press.
    Published in 1913, Thomas Mann's _Death in Venic_e is one of the most widely read novellas in any language. In the 1970s, Benjamin Britten adapted it into an opera, and Luchino Visconti turned it into a successful film. Reading these works from a philosophical perspective, Philip Kitcher connects the predicament of the novella's central character to Western thought's most compelling questions. In Mann's story, the author Gustav von Aschenbach becomes captivated by an adolescent boy, first seen on the lido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  16. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes.Paulo Sergio Fochi - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:52-72.
    Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional Comum (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    Schopenhauer e o darwinismo, de David Asher.Antonio Alves Pereira Junior - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e74246.
    Antes de qualquer coisa, o leitor do presente artigo encontrará uma grande preocupação de David Asher em transmitir o pensamento filosófico de Schopenhauer para o leitor britânico da época (1871), isso fica claro, pois esse empreendimento por vezes levou o autor a fazer citações ultra extensas de Schopenhauer (das quais ele mesmo traduzia da língua alemã para o inglês). Nessas longas citações/traduções que o autor faz do filósofo, tratei de copiá-las da tradução brasileira de Jair Barboza d’O mundo como vontade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Considerações ao redor da liberdade de ensino e do direito de resistência em Espinosa.Daniel Santos Da Silva - 2024 - Dois Pontos 21 (1).
    O texto a seguir recupera alguns problemas relativos à liberdade de ensino e de palavra, tema aprofundado no vigésimo capítulo do Tratado teológico-político, de Espinosa, e pontualmente tratado em outras passagens de sua obra; interessa-me, a partir disso, relacionar liberdade de ensino e de palavra ao direito de resistência (como podemos compreendê-lo na obra espinosana), em três momentos: um preâmbulo, que apresenta a linha de interpretação que é desenvolvida no artigo e relaciona primariamente as problemáticas; uma primeira parte, em que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  31
    Cristianismo evangélico, sociabilidade violenta e periferia no Rio de Janeiro: algumas considerações.Silvio Pedrosa - 2021 - Aisthesis 70:475-491.
    O presente artigo tenciona apresentar algumas considerações sobre a atual conjuntura política e social do Brasil, enfatizando uma perspectiva que leva em conta a centralidade das periferias metropolitanas na vida social do país. A presença e influência do cristianismo evangélico - em ascensão demográfica, cultural e política -, bem como de novos padrões de sociabilidade constituídos e irradiados a partir da dinâmica social decorrente dos conflitos violentos entre as forças policiais e militares e facções do crime organizado são considerados vetores (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    The leap from the ego of temporal consciousness to the phenomenology of mathematical continuum.Stathis Livadas - 2009 - Manuscrito 32 (2):321-356.
    This article attempts to link the notion of absolute ego as the ultimate subjectivity of consciousness in continental tradition with a phenomenology of Mathematical Continuum as this term is generally established following Cantor’s pioneering ideas on the properties and cardinalities of sets. My motivation stems mainly from the inherent ambiguities underlying the nature and properties of this fundamental mathematical notion which, in my view, cannot be resolved in principle by the analytical means of any formal language not even by the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  18
    Conceitos de Platão e Aristóteles.Luiz Carlos de Abreu - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:201-209.
    Este relato apresenta brevemente a experiência de uma atividade realizada com alunos de ensino médio, no Subprojeto de Filosofia do PIBID UFFS Campus Chapecó, na qual foram abordados os conceitos de Eros e Philia em Platão e Aristóteles. A atividade foi pensada juntamente com o coordenador e o supervisor do subprojeto e aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno da Escola Coronel Lara Ribas, onde são desenvolvidas as atividades do Subprojeto de Filosofia da UFFS, sendo realizada durante (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    Renúncia Ao Percurso Ininterrupto da Intenção: Notas Sobre as Relações Entre a Teoria Do Conhecimento, Pensamento Mimético e Crítica Literária No Ensaísmo Benjaminiano.Bruno Oliveira de Andrade - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):216-231.
    Tendo como fio condutor a ideia de que os ensaios de Walter Benjamin potencializam-se e se iluminam quando lidos em conjunto, este ensaio pretende, a partir da divisa adorniana a respeito das disposições do ensaísta – “entre as quais a disponibilidade de quem, como uma criança, não tem vergonha de se entusiasmar com o que os outros já fizeram” – apresentar uma leitura de Infância Berlinense: 1900, procurando estabelecer os contatos, ora implícitos ora explícitos, entre esse livro e outros trabalhos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Pluralismo Moral e Raciocínio Prático.Andrea Faggion - 2019 - Natureza Humana 21 (2).
    Procuro esclarecer e precisar o que seria o pluralismo moral com base em uma caracterização do que julgo ser a forma mais profunda e radical de conflito moral: o conflito entre valores incomensuráveis. A seguir, lido com os limites do papel da sensibilidade moral nos cenários de conflitos práticos. Por fim, introduzo um modelo de racionalidade prática consistente com o pluralismo moral mais radical. Concluo que, longe de significar a abdicação da racionalidade no domínio prático, o pluralismo, uma vez (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    The circulation of anti-Jewish and anti-semitic books in Colonial Brazil.Bruno Feitler - 2007 - Cultura:55-74.
    A conversão forçada dos judeus de Portugal em 1497 repercutiu de forma durável sobre toda a sociedade portuguesa da época moderna, funcionando como uma interferência, um elemento a mais, na complexa rede de distinções sociais da organização estamental da população de então, dado também válido para o ultramar português. Surge, neste contexto, uma vasta literatura de polêmica antijudaica e anti-semita. Para além de estudar a circulação dessas obras, veremos aqui como a mensagem que elas veiculavam se refletiu em textos lidos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  60
    A Epokhé Cética e seus Pressupostos.Roberto Bolzani Filho - 1996 - Discurso 27 (1):37-60.
    O presente texto procura mostrar que o discurso cético, mais especificamente o discuso cético pirrônico, se lido a partir de seu "tempo lógico", revela a presença de dificuldades semelhantes às que se podem encontrar nas filosofias dogmáticas. Para isso, analisam-se algumas passagens de Sexto Empírico e de Oswaldo Porchat, bem como a noção de suspensão de juízo (epokhé).
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  28
    Que Têmis possa performar: por uma teoria expansiva do “humano” no Direito.Camilla de Magalhães Gomes - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e32766.
    Guiado pelas teorias da decolonialidade e da performatividade, este artigo pretende discutir as possibilidades de uma teoria do humano no Direito que seja expansiva, rompendo com as leituras cis-heteronormativas e brancas das teorias dominantes sobre Direito e Justiça. Para isso, realiza duas tarefas: primeiro, toma as teorias sobre sexo, gênero e raça como linguagens atribuídas a corpos para usar o corpo como categoria jurídica de análise e, com esse corpo, aprendendo com as travestilidades, compreender o humano como sempre sendo “em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    Violências do nome: exceção e silêncio.Vinícius Nicastro Honesko - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):171.
    A partir da leitura da cena final do filme Teorema,de Pier Paolo Pasolini, o presente ensaio propõe uma análise a respeito da linguagem humana, bem como das implicações políticas advindas de tais análises. Aborda a maneira como o limite da linguagem é encarado nas reflexões que sobre isso fazem tanto Pasolini quanto Maurice Blanchot. RetomandoValéry – o poema como “l’hesitationprolongee entre lesens et leson” –, demonstra como o par significante/significado pode ser lido como a questão mística da linguagem, isto (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    A noção de opinião falsa à luz de uma interpretação do não-ser: um problema entre o Teeteto e o Sofista de Platão.Aurelio Oliveira Marques - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):122-134.
    Embora o Teeteto nos coloque num cenário interpretativo completamente à parte da teoria das Formas, não nos é permitido admitir seu total esquecimento. Conceitos como ‘racionalidade’ contraposto à percepção sensível, e a ‘imprescindibilidade do logos’ enquanto discurso que perfaz o conhecimento verdadeiro, são extremamente caros ao Teeteto. Desconsiderar a pertinência e a similaridade do significado destes conceitos desde a maturidade até à velhice, colocar-nos-ia em situação de grande dificuldade explicativa acerca do conhecimento. Assim, é importante destacar que optamos por uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  31
    O ser e o nada de Sartre: uma "descoberta" filosófica dos "tempos modernos".Cristina Diniz Mendonça - 1994 - Trans/Form/Ação 17:105-112.
    This article defends the view that Sartre's "phenomenological ontology essay", L'Être et le Néant, could be understood as a philosophical re-creation of a crucial historical experience.Este artigo indica que o "Ensaio de ontologia fenomenológica" de Sartre, O ser e o nada, poderia ser lido como uma recriação filosófica de uma experiência histórica crucial.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Introdução ao estudo da filosofia antiga.António Pedro Mesquita - 2006 - Lisboa: Edições Colibri.
    Este livro não é uma sebenta nem um manual, mas um instrumento de trabalho. Como tal, não foi concebido para ser lido nem estudado, mas sim para ser utilizado, à medida das necessidades e interesses do estudante ou do iniciado em Filosofia Antiga.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Émilie du Ch'telet en tiempos de Newtonianismo.Daniel Nieto - 2023 - Perspectivas 7 (2):72-98.
    O século XVIII é considerado uma época em que o método de pesquisa newtoniano está bem estabelecido e o seu uso não é questionado, segundo autores como Kuhn. No entanto, como veremos, isso está longe da realidade, pois aqui propomos os seguintes dois objetivos: por um lado, observaremos como dentro dos próprios autores chamados newtonianos não há um uso uniforme do método newtoniano e que alguns deles até o modificam em suas obras onde expõem a doutrina de Newton. Por outro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  2
    Apoio Mútuo e Evolução.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (3):1-12.
    A ciência não é livre de valores. Piotr Kropotkin foi um renomado naturalista, bem como o anarquista mais lido do século XX. Meu objetivo neste ensaio é analisar seu pensamento evolutivo, tal como expresso em sua principal obra Apoio Mútuo: um fator de evolução (1902). Eu exponho teses centrais da teoria evolutiva de Kropotkin, situando-as em seu contexto e à luz do conhecimento atual. Basicamente, nosso autor defendia que (1) as espécies não são fixas, isto é, modificam-se ao longo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  19
    Carnavalização no teatro ibérico barroco.Carlos Gontijo Rosa - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):101-135.
    RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do gracioso, o criado carnavalizado originalmente inserido no teatro pelos autores do Século de Ouro espanhol, pretende-se problematizar embates de classe e artifícios discursivos da narrativa tragicômica. Tal análise (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Para uma (re)leitura das Anotações sobre as cores de Wittgenstein.João Carlos Salles - 2017 - Tópicos 34:95-120.
    As Anotações sobre as cores não têm tido o destaque merecido, pois parecem um conjunto parcialmente amorfo e desconexo, com precária estrutura de conjunto. Isso se deve, em grande medida, ao estado da edição dos textos realizada por G. E. M. Anscombe, que despreza variantes, faz sugestões equivocadas para a datação dos manuscritos, suprime parágrafos, além de ter desfigurado a Parte II, ordenando equivocadamente esses parágrafos. Uma edição bem cuidadaé necessária à recuperação de suas chaves interpretativas, permitindo-nos um roteiro claro (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  42
    Considerations on hope in Rousseau’s thought.Telmir de Souza Soares - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):163-172.
    RESUMO:A Carta a Voltaire representa, entre outras coisas, a resposta de Rousseau às críticas feitas pelo filósofo francês ao Segundo discurso. Se o Discurso, segundo Voltaire, deveria ser considerado como uma peça contra o gênero humano, o Poema sobre o terremoto de Lisboa poderia ser lido, segundo Rousseau, como um libelo contra a providência. Nesse sentido, a Carta oportuniza ao pensador genebrino afirmar sua crença na providência e no otimismo, elementos fundamentais que são a base da esperança. A esperança, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    Pedagogy and paternalism in fuchte’s addresses to the German nation.Renan Llorente - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):165-185.
    Os Discursos à Nação Alemã de Fichte foram considerados durante muito tempo uma importante contribuição para o desenvolvimento do nacionalismo alemão e do pensamento nacionalista em geral Todavia, embora os Discursos continuem sendo lidos como um prenúncio das aspirações nacionalistas alemãs, grande parte de seu contendo substantivo é hoje ignorado. Neste artigo, o Autor examina um aspecto deveras negligenciado dos Discursos, a saber, o “sistema de educação nacional” neles propostos e que merecem séria consideração pelo modo como Fichte concebe e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  12
    O judaísmo veterotestamentário a partir da visão maquiaveliana da religião.Marcone Costa Cerqueira - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):17-43.
    Neste artigo intentamos empreender uma leitura do judaísmo antigo, ou veterotestamentário, em alguns de seus aspectos principais, à contraluz da visão maquiaveliana do papel da religião na organização e expansão do Estado. O primeiro passo desta empresa será dado ao expormos os traços fundantes e delineadores da tradição judaica antiga, principalmente nos livros que compõe o chamado velho testamento, demonstrando o uso da religião na ordenação e expansão do Estado, bem como na formação do indivíduo. Em um segundo momento demonstraremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  31
    Zacarias O livro pela pesquisa.Fabio Py Murta de Almeida - 2008 - Revista de Teologia 3.
    Com este artigo se pretende passar pelas leituras feitas sobre o texto do profeta Zacarias. Não há a intenção de se fazer uma abordagem exegética, mas antes, apenas um histórico da pesquisa do profeta - tão pouco lido no Brasil e na América Latina. Sua relevância conduz ao conhecimento das posições e propostas mais clássicas e as mais inovadoras da interpretação deste texto profético. Como também reconhecendo as últimas dificuldades encontradas na sua interpretação.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    A espremer sonhos, concretizados em palavras: a escrita de Ondjaki em Ombela.Eliane Debus - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 4:26-28.
    A espremer sonhos em palavras, o escritor angolano Ondjaki tem desenvolvido uma escrita potente que resulta em títulos para infância de forte carga literária. Dos seus títulos publicados no Brasil destacamos O leão e coelho Saltitão (2009), Ynari, a menina das cinco tranças (2010), O vôo do golfinho (2012) e Ombela, a origem das chuvas (2014a), narrativas curtas que pela sua interlocução com a ilustração podem ser manuseados e lidos pelos pequenos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  27
    Zaratustra e o Fracasso Pedagógico.Maria dos Remédios De Brito - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):403-423.
    Zaratustra e o fracasso pedagógico 1 Resumo: O presente texto toma o Prólogo da obra Assim Falou Zaratustra, precisamente, aquilo que se pode chamar de fracasso pedagógico. O argumento é que Zaratustra não fracassa ao dialogar com o povo na praça do mercado, mas faz desse encontro o seu primeiro ato fundamental de formação e aprendizado. Palavras-chave: Zaratustra; Formação; Fracasso Pedagógico. Zaratustra y el fracaso pegagogico 1 Resumen: El presente texto toma el prólogo de la obra Así habló Zaratustra, precisamente, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  22
    Algumas notas sobre a dedução transcendental das categorias como resposta de Kant a Hume.Andrea Faggion - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    O objetivo deste artigo é identificar um ponto nuclear quanto às diferenças entre as teorias do conhecimento de Hume e Kant. Sugiro que Kant seja lido, não contra Hume, como um filósofo que teria procurado refutar seus procedimentos para justificativa de crenças, mas como um filósofo que teria procurado fundar o princípio subjacente a tais procedimentos. Com base em uma análise do propósito das oito regras humeanas que nos permitem saber quando objetos estão em relação de causa e efeito, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  7
    Meus dizeres e fazeres em torno de Paulo Freire: uma vida de dedicação.Ana Maria Araújo Freire - 2024 - Rio de Janeiro: Paz & Terra.
    Reunião de ensaios em comemoração aos 90 anos de vida de Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. Ana Maria Araújo Freire é reconhecida por seus esforços e seu êxito na divulgação do pensamento do Patrono da Educação Brasileira. Nita, como é carinhosamente conhecida, tem também uma prestiogosa trajetória: é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, época em que foi orientada por Paulo Freire. Em 1986, ambos já viúvos, os então amigos recifenses se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Perspectivas de bioética.Juliana González (ed.) - 2008 - México: Fondo de Cultura Económica.
    Reflexiones sobre qu es la bio tica desde distintas perspectivas disciplinarias como la filosof a, la medicina, el derecho e incluso desde la historia y la filosof a dan cuerpo a este conjunto de ensayos en los que se abordan las biociencias y sus repercusiones en los diversos campos. En un principio se consider que las investigaciones de las ciencias de la vida ten an un car cter natural, que eran intr nsecamente neutrales, pero hoy se ha logrado entender que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  44
    Qual era o judaísmo de Paulo?Edgard Leite - 2008 - Horizonte 7 (13):85-97.
    O objetivo desse texto é levantar algumas questões sobre as raízes do judaísmo de Paulo, ou dos referenciais judaicos que sustentam a sua visão de mundo - no decorrer de suas jornadas após a visão da estrada de Damasco. Há elementos para afirmar que além do seu farisaísmo assumido, Paulo recolheu concepções teóricas de outros movimentos judaicos do período. Tendo lido ou conhecido elementos das principais tendências do pensamento apocalíptico. Utilizou esses conceitos no sentido de atuar não só junto (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  48
    “Na linguagem clara e compreensível do povo”: História e cotidiano politizado nas poesias de lundus (Rio de Janeiro, segunda metade do século XIX).Silvia Cristina Martins de Souza - 2019 - Dialogos 23 (2):123.
    Este artigo explora as relações entre história e literatura considerando a literatura um testemunho que pode ser lido, desconstruído e submetido ao mesmo escrutínio ao qual os historiadores submetem outras fontes que lhes permitam ter acesso à compreensão de redes e tensões sociais mais amplas. Nele são utilizadas poesias publicadas no cancioneiro Trovador: coleção de modinhas, recitativos, árias, lundus, etc.., com o objetivo de mostrar como seus autores estabeleceram um diálogo entre si e com seus leitores acerca de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    Editorial: Hans Jonas.Léo Peruzzo Júnior, Jelson Oliveira & Antonio Valverde - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    Aos quarenta anos do lançamento de Das Prinzip Verantwortung: Versuch einer Ethik für die technologische Zivilisation, de Hans Jonas, ocorrido em 2019, uma série de eventos acadêmicos comemorativos ocorreram na América Latina, Europa e Estados Unidos da América do Norte. Aqui, no Brasil, aconteceram na PUCPR, PUC-SP e UFPI, organizados pelo GT-Hans Jonas da ANPOF, Centro Hans Jonas Brasil e programas de pós-graduação em Filosofia das universidades envolvidas. Parte dos textos lidos e debatidos durantes os eventos compõem o Dossiê Hans (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Uma Carta de H. N. Clausen Para S. A. Kierkegaard Seguida de Uma Resposta Favorável.Maria Deiviane Agostinho dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):182-188.
    Kierkegaard, o personagem histórico, é conhecido em grande parte por sua ironia e sua insubordinação diante de seus professores. No entanto, alguns professores, como H. N. Clausen, têm o respeito de Kierkegaard. A tradução destas duas cartas é importante para estabelecer a relação de Kierkegaard com H. N. Clausen, mostrando que a filosofia de Kierkegaard chega à Europa e especialmente à Itália através de Clausen, refutando a visão na qual Kierkegaard não foi apreciado e lido durante a sua vida. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    processo de orientação de Nietzsche em seu apontamento de Lenzerheide, de 7 de junho de 1887.Werner Stegmaier - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O apontamento-Lenzerheide, de 7 de junho de 1887 é considerado um texto central sobre o entendimento de Nietzsche a respeito do niilismo. Ele o redigiu num trem, na estação entre Chur e Sils Maria, depois de ter concluído o quinto livro de A Gaia Ciência, seu mais corajoso, profundo e sereno livro de aforismos, e, portanto, antes de ter redigido em Sils Maria, em poucas semanas, as três dissertações de Para a Genealogia da Moral. Entre ambas as coisas, parece que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  11
    Paulo Freire: tantos anos depois.Carlos Rodrigues Brandão - 2021 - Rio de Janeiro: Wak Editora.
    Paulo Freire cem anos, sessenta anos, quarenta anos depois : introdução -- Paulo Freire : educação, a cultura e a universidade : memórias de uma história quase esquecida -- Escrito à mão, escrito no exílio -- Alguns livros, alguns nomes : memórias do que começou a surgir na América Latina entre os anos 1960 e os anos 1970 -- Entre Rubem Alves e Paulo Freire -- A Pedagogia do Oprimido antes da Pedagogia do Oprimido -- Qual Paulo? Qual educação? : (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    Leitura Reflexiva, Teatro e Literatura Com Odilon Esteves.Iracema Campos Cusati - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    O prazer da leitura, a formação do leitor e os novos conhecimentos promovidos pela interpretação do ator Odilon Esteves são salientados neste capítulo para fomentar uma reflexão sobre o uso didático das palestras cênicas na formação cultural e na ressignificação da vida na contemporaneidade. O universo poético acessado pelo ator-leitor é composto de contos, poesia e prosa recheados de subjetividade e paixão na visitação das obras literárias a que teve acesso pela via dos afetos. Sob a égide do paradigma do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 75