Results for ' Política europeia'

976 found
Order:
  1.  15
    (1 other version)Depois da união europeia: reflexão sobre uma experiência inédita de dominação política.Philippe Claude Thierry Lacour - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A União Europeia está morta, mesmo que ela ainda não o saiba. Vários autores expressaram efetivamente ideias parecidas em relação ao esgotamento desse projeto político original. Crise econômica de 2007, crise migratória, crise política nas instituições, Brexit, crescimento das extremas-direitas... Há inúmeros indícios de um enfraquecimento do edifício. Enquanto alguns agentes pensam “fundar” novamente o projeto, o ceticismo está crescendo do lado dos povos, particularmente, no Sul da Europa. O momento, então, é perfeito para estabelecer um diagnóstico vital (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  21
    Política e decadência: o envolvimento crítico de Nietzsche com a modernidade européia.Daniel Conway - 2013 - Cadernos Nietzsche 32:25-39.
  3.  19
    Periferias europeias: Sebald fala em Tübingen (e uma digressão sobre Pierre Bertaux) | European peripheries: Sebald speechs in Tübingen (and a digression about Pierre Bertaux).Uwe Schütte - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):27-60.
    O tema deste artigo é um texto apócrifo de W. G. Sebald, o ensaio "Europäische Peripherien" [Periferias Europeias], baseado em uma palestra proferida em fevereiro de 1992, em Tübingen. Esse ensaio ocupa um lugar especial na obra de Sebald, pois nele o autor se expressa mais resolutamente do que em qualquer outra ocasião sobre questões políticas, no que diz respeito tanto ao processo de unificação europeia quanto aos problemas fundamentais das sociedades ocidentais na transição para o século XXI. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Política Apaixonada de Unger.Carlos Sávio Teixeira & Tiago Medeiros - 2024 - Astrolabio 1 (29):1-13.
    Este artigo apresenta e discute a influência do cristianismo na obra do filósofo brasileiro Roberto Mangabeira Unger, que se apresenta como um herdeiro e continuador do que entende ser a ortodoxia ocidental. Inicia examinando a dupla consciência cristã representada nas interpretações de Nietzsche (tendo a questão do ressentimento como foco) e a de Unamuno (debruçada sobre o problema da agonia), ambas tomadas em seu sentido formador dos valores mais característicos da civilização ocidental. Em seguida, analisamos a maneira pela qual Unger (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Políticas educacionais integradoras: propostas curriculares do Brasil e da Argentina // Integrative Educational Policies: Argentina and Brazil’s plans of studies.Léia Adriana da Silva Santiago & Ranzi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):144-181.
    O objeto da reflexão, neste artigo, são as propostas curriculares veiculadas a partir da segunda metade do século XIX, no Brasil e na Argentina. A questão que se coloca é perceber quais os conteúdos que estão incluídos sobre a América Latina, nestas propostas curriculares, se há semelhanças e diferenças entre estes documentos e se os conteúdos veiculados nas propostas curriculares implantadas a partir de 1995, nestes dois países, refletem as mudanças no ensino de história, sugeridas pelo MERCOSUL Educacional. O texto (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    A Economia e a Relev'ncia da Jurisprudência Do Tribunal de Justiça da União Europeia No Processo de Integração: Reflexões Acerca Do Acórdão Proferido No Processo C-393/16 - Caso Champagner Sorbet. [REVIEW]Cristiane Rosália Maestri Böell - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):61-77.
    O presente artigo tem por escopo examinar a tensão entre regulamentação e liberdade de mercado na União Europeia, por meio do estudo do Acórdão do TJUE no caso “Champagner Sorbet”, que aborda o mercado interno europeu, sustentáculo instrumental de integração da União, com enfoque na política adotada pelos mercados agrícolas e questões relacionadas às Denominações de origem protegida. O enfoque singe-se à participação ativa no projeto de integração europeia do pensamento ordoliberal e o importante papel do TJUE (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Transtemporalidade Pau-Brasil.Hailton Felipe Guiomarino - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):414-433.
    Este artigo explora a temporalidade da ideia oswaldiana de Pau-Brasil. Analisa-se a experiência das viagens realizadas em 1923, para Paris, e 1924, para o interior de Minas Gerais. Aqui, é mostrado de que maneira o primitivismo contextualizado em um país que fora colônia propicia a percepção de dois tempos entrecruzados, o de uma modernidade global, europeia e imperialista, e o de uma modernidade local, brasileira e anti-imperialista. Em seguida, o artigo aborda a complexificação conceitual da experiência das viagens no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  32
    The value of currency in Oresme and Copernicus.Márcio Augusto Damin Custódio & Sueli Sampaio Damin Custódio - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):731-757.
    RESUMO Este artigo apresenta a noção de valor aplicado à análise da moeda, elaborada por Nicole Oresme, em 1355, e Nicolau Copérnico, em 1526. Mostramos que, para os autores, o valor da moeda deve ser estável e determinado pela comunidade em atividades de compra e venda. Também mostramos como esses autores opõem-se à instabilidade do valor, especialmente a desvalorização promovida pelo governante. Argumentamos que ambos os autores criam sistemas de medição e controle do valor da moeda em tempos de turbulência (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Imagens disruptivas: elementos surrealistas na concepção de história de Walter Benjamin.Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):0039-0070.
    Resumo No Manifesto surrealista, de 1924, Breton explicita o produto da atividade surrealista como uma “luz de imagem”, gerado pela aproximação involuntária de duas realidades distantes. Essa estrutura dupla da imagem surrealista tem um caráter disruptivo, que rompe com a nossa percepção da realidade cotidiana. Com isso, abre-se a possibilidade de um espaço para a crítica social e histórica, bem como para uma intervenção estético-política justamente em uma sociedade na qual as formas tradicionais de crítica parecem estar neutralizadas. Essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  15
    Stephen C. Sieberson, Dividing Lines between the European Union and its Member States – The impact of the Treaty of Lisbon.Carlos Leone - 2011 - Cultura:287-288.
    Este trabalho, uma das primeiras obras dedicadas ao significado do Tratado de Lisboa (2007) nas suas vertentes política, histórica e jurídica, constitui não apenas uma reflexão clara e bem fundamentada sobre o seu objecto (o que já seria notável dada a sua complexidade e ainda relativa novidade) mas serve ainda ao leitor, especialista ou não nas matérias da União Europeia, como um guia para a análise do Tratado de Lisboa e do processo que lhe deu origem, a falhada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo.Amon Pinho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):607-678.
    Agostinho da Silva, de engajado filólogo a humanista militante e crítico: itinerário seareiro em tempos de formação do Salazarismo Resumo: Este estudo reconstitui o itinerário teórico-político de Agostinho da Silva entre os anos de 1928 e 1933, sobretudo através da análise de uma série de artigos que publicou na Seara Nova, relevante revista portuguesa de “doutrina e crítica”. À luz desse recorte temático-cronológico, o viés aqui privilegiado perspectiva: 1) uma parte pouco conhecida, porém representativa, da obra de juventude de Agostinho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  3
    (1 other version)Usos políticos dos projetos de conversão na fronteira amazônica (Século XVII).André José Santos Pompeu - 2023 - Horizonte 20 (63):e206304.
    O presente texto versa sobre as utilizações políticas que a conversão dos grupos indígenas suscitou na fronteira amazônica. A fronteira a que aludimos aqui diz respeito aos rios Marañon, Solimões e Negro, onde os limites das colônias europeias se encontravam. Se por um lado havia o caráter espiritual, em reduzir os indígenas a fé católica, por outro, as conversões foram amplamente utilizadas pelos estados ibéricos para garantir sua zona de influência, além de garantir a supremacia econômica no vale amazônico. E (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    A queda: um ensaio sobre o Discurso da Servidão Voluntária a partir de M. Chaui e J. Saramago.Newton de Andrade Branda Junior - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:215-232.
    O presente ensaio apresenta como ponto de partida o conto "Cadeira", do escritor português José Saramago, para ilustrar a contínua atualidade do estudo "Amizade, recusa do servir" da professora e filósofa Marilena Chaui, publicado em 1982 pela editora Brasiliense como posfácio da obra "Discurso da servidão voluntária", de Étienne de La Boétie. Nossa intenção é partir da alegoria saramaguiana da queda da ditadura salazarista em Portugal para mostrar como o pensamento de La Boétie, especialmente quando analisado por Chaui, trespassa incólume (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    “Não queremos ser o futuro, somos o presente”: des-outrizar as subjetividades por um processo formativo decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse pensamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    Portugal Liberal Thought.José Manuel Moreira - 2008 - Cultura:177-197.
    O texto pretende dar-nos conta da evolução do liberalismo em Portugal centrando-se no confronto histórico entre duas concepções de ordenação da sociedade. Um confronto entre dois modelos-tipo de liberalismo – “francês” ou racionalista e “inglês” ou clássico – que, embora atravesse a história europeia, teve particular eco em Portugal.É a partir deste contraste, antecipado por Alexandre Herculano, que se procura compreender o por quê de durante quase dois séculos o nosso liberalismo ter sido vítima fácil da luta entre dois (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O Campo Como Paradigma Biopolítico Do Mundo Moderno: Um Diálogo Com Hannah Arendt e Giorgio Agamben.Paloma Custódio Soares & Lucas Barreto Dias - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):266-283.
    Este artigo busca, a partir da visão de Hannah Arendt e Giorgio Agamben, compreender os conceitos de modernidade e campo. Para tanto, partimos da interpretação agambeniana de que seria possível traçar uma distinção conceitual entre os termos gregos zoé e bíos, isto é, entre a vida natural e a vida política. Essa perspectiva teórica auxilia a fundamentar as compreensões da modernidade realizadas tanto por Arendt quanto por Agamben, posto que ambos percebem nesse período o advento de uma indistinção entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    Norberto Bobbio: O Existencialismo Na Perspectiva Do Decadentismo Sartriano.Tiago Soares dos Santos & Reginaldo Cesar Pinheiro - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):75-89.
    Este trabalho analisa e o decadentismo bobbiano dialogando-o com existencialismo sartriano. As duas grandes guerras mundiais ocorridas na Europa impactaram significativamente os campos da política, da economia e da cultura europeia. A crise foi vivida pela elite como uma decadência. A crise da filosofia ou filosofia da crise resultou no surgimento do decadentismo, que se constitui em um movimento existencialista que propôs a reflexão sobre a experiência humana no mundo. Amparado no existencialismo proposto por Kierkegaard, Heidegger e Jaspers (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  78
    Berkeley no país das Luzes: ceticismo e solipsismo no século XVIII.Sébastian Charles - 2004 - Dois Pontos 1 (2).
    A influência do ceticismo nos século XVI e XVII é por demais evidente para ser posta em questão. De Montaigne a Bayle, parece que o cético foi o promotor tanto de uma refutação radical dos princípios metafísicos escolásticos e depois cartesianos quanto de uma crítica feroz às autoridades religiosas e políticas. Ora, esse papel parece ter se amenizado no Século das Luzes, ou melhor, se deslocado - somente as dimensões críticas do social continuaram pertinentes. Pretende-se mostrar aqui o pressuposto de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Geopolitics, from the national-socialist Germany to Latin America: The cases of Argentina and Brazil.Mario G. Losano - 2006 - Cultura:371-386.
    Este artigo trata de três assuntos: a) As origens alemãs da geopolítica (em particular, a teoria dos "Grandes Espaços" de Karl Haushofer, o geopolítico da cúpula nazista) e sua extensão na América do Sul, sobretudo na Argentina, no período das ditaduras européias, até o final da Se­gunda guerra mundial; b) Os planos geopolíticos da Argentina na América do Sul (com particular atenção à sua expansão no Brasil meridional) até o final da Segunda guerra mundial; c) A geopolítica e os geopolíticos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Teología política «versus» comunitarismos impolíticos.A. La Teología Política - 2000 - Res Publica. Murcia 6:37-55.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Notes and.Cuardernos de Politica Social & Families Dans le Monde - 1951 - The Eugenics Review 42:213.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Conocimiento de la educación, decisiones pedagógicas E decisiones de politica educativa.Pedagógicas E. Decisiones de Politica Educativa - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49:63-97.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Books for review.Politica de Aristoteles - 2008 - Kantian Review 13 (1):195.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. São Paulo como personagem literária: Experiência urbana E modernismo.Literatura E. Política-O. Surrealismo, Uma Poética Do Ódio, Ferrovia E. Ferroviário, A. Politização Do Processo, Industria Manufatureira & A. Politica de Humanização Dos Presídios - 1990 - História 9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Entre la ortodoxia y la revolución: una reconstrucción de la filosofía política de Gilbert Keith Chesterton.Facundo Bey - 2014 - Desafíos 26 (2):179-215.
    El objetivo de este artículo es interrogar la obra ensayística, literaria y periodística del escritor inglés Gilbert Keith Chesterton desde una perspectiva teórico-política y poner en tensión aquellos elementos conceptuales que se encuentran enfrentados con algunos de los principales supuestos de la modernidad. La propuesta de este trabajo es organizar estos elementos dispersos y postular la posibilidad de estructurar una filosofía política a partir de una lectura que los integre. Se hará hincapié en su crítica a la idea (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    Teoría y filosofía política: la recuperación de los clásicos en el debate latinoamericano.Atilio Borón, Alvaro de Vita & Eduardo Grüner (eds.) - 2002 - Buenos Aires, Argentina: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Fenomenologia e politica.Antonio Ponsetto (ed.) - 1986 - Milano: F. Angeli.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Scienza e politica in Otto Neurath: una prospettiva post-empiristica.Danilo Zolo - 1986 - Milano: Feltrinelli.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  9
    La teoria della classe politica da Rousseau a Mosca.Sergio Amato (ed.) - 2001 - Firenze: Centro editoriale toscano.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    La giustizia politica in Tommaso d'Aquino: un'interpretazione di bene comune politico.Gabriel Chalmeta - 2000 - Roma: Armando.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. La virtù politica: filosofia e antropologia: appunti dalle lezioni.Carlo Sini - 2000 - Milano: CUEM.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  37
    La teología política de Calvino.Marta Garcia-Alonso - 2008 - Barcelona, España: Anthropos.
    En el quinto centenario de su nacimiento, esta monografía ofrece una nueva interpretación de la teología política calviniana, analizando sus textos clave a la luz de los antecedentes conceptuales y de las circunstancias prácticas en que Calvino los escribió. Se analiza así el sentido político que originalmente tuvieron sus ideas sobre la predestinación, el voluntarismo divino, la interpretación bíblica, la ética protestante, la disciplina eclesiástica o la obediencia al príncipe cristiano. ¿De qué modo contribuyó el protestantismo a la Modernidad (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  45
    El retorno a la política Incertidumbre, deliberación y acción política en la teoría de la democracia de Benjamin R. Barber.Antonio Chapa Lluna - 2014 - Veritas: Revista de Filosofía y Teología 31:31-47.
    La teoría de Benjamin Barber ha renovado por varias razones su actualidad al cumplirse 30 años de la edición de Strong Democracy. Me interesa desarrollar en este artículo la relación que Barber establece entre la necesidad de la acción política, la incertidumbre epistemológica del ámbito político y la deliberación. Reconocer esta relación puede ayudarnos a explicar la inevitabilidad de la política y, por tanto, retornar a ella. No cabe duda de que en nuestros tiempos globalizados es fácil reconocer (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Una Aproximación a la Estetización de la Política En la Oferta Televisiva Argentina Contemporánea.María Eugenia Boito, Sebastian Horacio Gago & Milva Natali Valor - 2017 - Astrolabio: Nueva Época 19:69-95.
    Para este trabajo, seleccionamos los programas Bailando por un sueño, Intratables y El show de la mañana, y retomamos algunas expresiones de los sujetos que participaron en grupos de discusión durante los meses de octubre, noviembre y diciembre de 2016 en Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Rosario y Córdoba.Estos programas televisivos, en tiempos de una “democracia mediatizada”, son centrales en la modelización de lo político en un sentido muy distinto a lo que definía el concepto de “videopolítica” en los 90. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    Erazun, Fabiana y Castillo Merlo, Mariana (editoras) (2021) Pensar la política en clave republicana: Debates sobre igualdad y libertad.Emilio Nicolás Alochis - 2022 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 23 (25):120-127.
    Se trata de una reseña del libro de Fabiana Erazun y Mariana Castillo Merlo (editoras) (2021) _Pensar la política en clave republicana: Debates sobre igualdad y libertad_, Neuquén, Universidad Nacional del Comahue, 180 páginas.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Mezzi senza fine: note sulla politica.Giorgio Agamben - 1996 - Torino: Bollati Borlinghieri.
    L'eclissi della politica è cominciata da quando essa ha omesso di confrontarsi con le trasformazioni che ne hanno svuotato categorie e concetti. Accade così che paradigmi genuinamente politici vadano ora cercati in esperienze e fenomeni che di solito non sono considerati politici: la vita naturale degli uomini restituita al centro della polis; il campo di concentramento; il rifugiato; il linguaggio come luogo politico per eccellenza, oggetto di una contesa e di una manipolazione senza precedenti; la sfera dei mezzi puri o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  37.  48
    La dimensión política de la “Scienza Nuova” y otros estudios sobre Giambattista Vico.Gustavo Costa - 2001 - New Vico Studies 19:173-174.
  38.  9
    Società politica e Stato in Hegel, Marx e Gramsci.Remo Bodei (ed.) - 1977 - Padova: Cleup.
  39.  10
    La politica dell'immaginario: Rousseau/Sade.Gianfranco Dalmasso - 1977 - Milano: Jaca book.
  40.  7
    Politica e conoscenza nella filosofia di al-Fārābī: le scienze filosofiche e la gerarchia dei saperi.Federico Stella - 2016 - Canterano (RM): Aracne editrice.
  41. Politica, morala și dreptul, forme de reglementare a relațiilor sociale în socialism.Genoveva Vrabie - 1977 - București: Editura Politică.
  42.  14
    Crítica de la economía política y relaciones de fuerzas en el «regreso a Marx» de Gramsci.Alejandro Sánchez Berrocal - 2022 - Isegoría 66:29-29.
    This article focuses on the role played by the critique of political economy and Marxian philosophy in the redefinition of Gramsci’s political philosophy during his intellectual moment known as the “return to Marx’’. On the one hand, we show the theoretical importance of the concept of mercato determinato in the formation of notions such as “civil society” and “relations of forces”. On the other hand, the Italian philosopher’s prison revisitation of some of Marx’s works are evaluated; as well as its (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  38
    O comunitarismo cristão e suas influências na política brasileira – uma revisão bibliográfica sobre o comunitarismo católico no Brasil.Robson Sávio Reis Souza - 2008 - Horizonte 6 (12):41-68.
    Resumo Apresentaremos neste artigo uma breve discussão acerca das influências do comunitarismo cristão na vida social e política brasileira. Trata-se de um ensaio exploratório. O objetivo é uma revisão bibliográfica sobre o tema. A partir daquilo que foi possível selecionar, tentamos elaborar algumas ideias, no sentido de apresentar, mesmo que sucintamente, tópicos que podem indicar a importância do comunitarismo cristão, tradição forte e influente não somente nas décadas de 1960 e 1970, mas que, sobretudo no atual contexto político, ainda (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Elizabeth Duval, Melancolía. metamorfosis de una ilusión política.Cristián Pérez García - 2025 - Derechos y Libertades: Revista de Filosofía del Derecho y derechos humanos 52:241-250.
    Este artículo reseña: Elizabeth DUVAL, Melancolía. Metamorfosis de una ilusión política.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Etica e politica: aggiuntovi il Contributo alla critica di me stesso.Benedetto Croce - 1931 - Napoli: Bibliopolis. Edited by Benedetto Croce.
    Frammenti di etica.--Elementi di politica.--Contributo alla critica di me stesso.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Mosca, Ruffini ed Einaudi. Politica, diritto ed economia in difesa della libertà.Paolo Silvestri - 2009 - In Roberto Marchionatti (ed.), La Scuola di economia di Torino. Co-protagonisti ed epigoni. Leo Olschki. pp. 41-64.
    Italian Abstract: Mosca, Ruffini ed Einaudi vennero da molti riconosciuti come “Maestri di libertà”, soprattutto in virtù della loro strenua difesa della libertà durante il consolidamento del regime fascista. In questo articolo miro a ricostruire l’idea di libertà che emerse nelle loro riflessioni in quel torno di tempo. Mostrerò come, al di là delle differenze tra la loro riflessione politica, giuridica ed economica, l’idea di libertà si sostanzi nell’intreccio tra le istituzioni fondamentali del liberalismo ottocentesco: mercato e società civile, opinione (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  29
    La interpretación política de la tragedia griega de Hegel.Patricio Landaeta Mardones & Juan Ignacio Arias Krause - 2013 - Co-herencia 10 (19):113-133.
    La interpretación de la tragedia griega en el pensamiento político de Hegel servirá para pensar las nuevas oposiciones que surgen tras la incorporación de la burguesía como elemento social, la que rompe con el modelo político desarrollado por los teóricos políticos modernos. Asumiendo esta necesidad de la época, lo que se pretende mostrar es, primero, la incorporación de la diferencia política al interior de la polis, realizado por el universo griego ; para luego mostrar la necesidad de esta diferencia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48.  13
    Intelectuales y Revolución. Cortázar: Una Poética Para la Política.Rogelio Demarchi - 2018 - Astrolabio: Nueva Época 21:105-128.
    Tras la muerte de Ernesto “Che” Guevara (1967) y del giro antiintelectual impuesto por las autoridades políticas (1968), muchos intelectuales latinoamericanos le retiraron su apoyo a la Revolución Cubana. Julio Cortázar, en cambio, no sólo mantuvo su adhesión al proyecto socialista y reivindicó la libertad y la autonomía de los intelectuales, sino que, además, quiso ser el Guevara de las letras y propuso una poética para la política: el socialismo sólo podría ser —desde su perspectiva— si sabía ser poesía. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    La filosofía política de Jacques Rancière.Ricardo Etchegaray - 2014 - Nuevo Pensamiento. Revista de Filosofía 4 (4).
    El pensador argelino Jacques Rancière, partiendo de las innovaciones del estructuralismo de L. Althusser, realiza una reconceptualización de la política y de la filosofía política. Desde su perspectiva, la política es definida como desacuerdo, como lucha, contra las teorías clásicas y modernas que la entienden como contrato, como consenso o como defensa de los derechos. Para justificar su posición reinterpreta textos clásicos de Platón y Aristóteles donde se define a los humanos como seres animados que viven en (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  50.  30
    Confianza Y autoridad en la representación política moderna.Julián Sauquillo - 2012 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 46:111-133.
    E l én f asi s e n l a visió n d e l a representació n polític a com o representació n libr e basada e n l a con f ianz a democrátic a h a dejad o e n l a penumbr a qu e l a representació n e s un a relación d e pode r . Aunqu e la s visione s d e l a representació n com o representació n e xistencia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 976