Results for ' afirmação'

251 found
Order:
  1.  12
    A afirmação como fundamento basilar da axiologia.Jorge Jaime - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):221-226.
    O autor defende a teoria da afirmação pura de Patrício Muniz contra os ataques de Leonel Franca é Sílvio Romero e sustenta que a teoria é parte integrante da Axiologia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  40
    Afirmação originária e sabedoria prática na reflexão ética de Paul Ricœur.Maria Luísa Portocarrero - 2011 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 2 (2):75-87.
    This paper´s aim is to outline the foundation of Paul Ricœur´s ethics, which we believe to be a hermeneutical experience of recognition of existence´s original claim, a thesis that he takes from his master Jean Nabert. Although the question of recognition appears only in the last work of Ricœur, we hold that it is already present since the earliest works, particularly in The Symbolism of Evil , insofar as, through symbolic language, the contrasting experience of evil leads to the whole (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    A afirmação da finitude como possibilidade para a responsabilização do desejo: notas a partir de Heidegger e Lacan.Renato dos Santos & Juliana Rodrigues Dalbosco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):215-225.
    O propósito deste artigo é o de evidenciar de que forma a afirmação de ser ser-para-a-morte de Heidegger pode ser entendido como condição de possibilidade para a responsabilização do desejo conforme formulado pela psicanálise lacaniana. Primeiro, descreve-se a estrutura do Dasein heideggeriano, bem como seus existenciais. Em seguida, analisa-se o uso e o sentido da noção de desejo em Lacan. Tanto numa existência autêntica, quanto num final de análise, onde o sujeito sabe lidar com suas perdas, diante da angústia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  35
    Da afirmação da vontade de vida: "Suplemento 45".Felipe Cardoso Martins Lima, Marcelo Prates de Souza & Edy Klévia Fraga de Souza - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  38
    Leibniz: a afirmação da liberdade como determinação contingente.Tessa Lacerda - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 2:05-18.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Sintomatologia e filosofia da afirmação em Nietzsche.Eder Corbanezi - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (2):33-51.
    Resumo Estabelecida em Assim falava Zaratustra, a associação dos conceitos de vida, valor e vontade de potência se revela rica em consequências para o pensamento de Nietzsche. Nosso objetivo é investigar como essas noções operam na sintomatologia nietzschiana, procedimento que consiste em avaliar o valor dos valores, tomando-os como sinais de vida ascendente ou decadente. Esperamos mostrar que um modo de estimar valores só é considerado superior se traduz uma afirmação da concepção nietzschiana de vida ascendente. Por fim, contamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    O Niilismo e a Afirmação Ética: A Leitura Deleuziana de Nietzsche e Foucault.Caio Cesar do Nascimento Paz - 2023 - Revista Dialectus 31 (31):72-84.
    Neste artigo, apresento a maneira como o filósofo francês Gilles Deleuze aproxima algumas formulações de Michel Foucault das de Friedrich Nietzsche. Procuro evidenciar como essa aproximação cumpre o papel bastante preciso de criticar o niilismo. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar, através dessa aproximação, a leitura deleuziana de Nietzsche e de Foucault e mostrar como ela é uma estratégia do filósofo para questionar a estrutura negativa da dialética e do niilismo a que ela está ligada. A fim de realizar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    O samba-reggae: uma afirmação do sagrado, cultural e político.Roberta Rosa Portugal - 2017 - Odeere 2 (3).
    O tema deste estudo é o ritmo samba-reggae como uma expressão afrobrasileira. Apresentamos, inicialmente, alguns aspectos sócio históricos relevantes no tocante à construção da multietnismo e multilinguismo na Bahia, para que se possa compreender tal ritmo como expressão afro. Como corpus de análise apresentamos algumas composições musicais do ritmo citado, que foram examinadas a partir de uma perspectiva léxico semântica, com o objetivo de assinalar sua conexão com aspectos afro religioso e afro político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Para além de ‘afirmação’ vs. ‘negação’: a transfiguração da existência no jovem Nietzsche.Wander Andrade de Paula - 2023 - Dissertatio 54:71-99.
    O presente artigo tem por objetivo discutir o conceito de transfiguração (Transfiguration / Verklärung) nas primeiras formulações nietzscheanas do estatuto da filosofia, sobretudo em sua função de crítica ao pessimismo de Arthur Schopenhauer. Para tanto, analisa duas obras de seu período de juventude, O nascimento da tragédia e Schopenhauer como educador, enfatizando especialmente os capítulos 3 e 4 da primeira e as seções 3, 4 e 5 da segunda. Espera-se demonstrar que, para além de sua importância na crítica ao pessimismo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    A questão da afirmação da existência em O nascimento da tragédia de Friedrich Nietzsche.Camilo Lelis Jota Pereira - 2024 - Aufklärung 11 (2):33-48.
    This artic explores Nietzsche's concepts regarding the formation of art, as presented in "The Birth of Tragedy," investigating the duality between the Apollonian and Dionysian artistic impulses. The central focus lies in the aesthetic justification of existence through art, whether through the form provided by the Apollonian or through the duality between the Apollonian and Dionysian in tragic art, as a fundamental interplay of human experience. We will argue about the tension between universal unity and individuality, which the philosopher presents (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Entre decadência e afirmação. Uma autópsia da Lisboa oitocentista em “Patologia Social” de Abel Botelho / Between decadence and affirmation. An postmortem of the Lisbon eighteenth century in “Patologia Social” by Abel Botelho.El Hadji Omar Thiam - 2020 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (1):90-98.
    Abel Botelho, escreveu um conjunto de cinco romances naturalistas, incluindo Patologia Social. Nas suas obras, a cidade de Lisboa é representada através dos seus aspectos sociais, históricos e políticos. Nesse sentido, este artigo analisa as descrições da cidade de Londres, enfatizando seus aspectos decadentes revelados pelas caminhadas noturnas de Elvira, Mário e Isabel, personagens do O Barão de Lavos, O Livro de Alda e Fatal dilema. Em seguida, focará nos aspectos inovadores ou nas formas afirmativas dos personagens tirados em uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Os sentidos da ''determinação'' em Espinosa: afirmação, negação e constituição do finito.Arion Keller - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:175-213.
    Este estudo tem como principal objetivo uma análise do conceito de determinação em Espinosa. Historicamente, o pensamento de Espinosa foi assimilado a uma filosofia acosmista, isto é, uma filosofia que nega a realidade das coisas finitas em um mundo onde apenas Deus ou a substância seria real. Tal interpretação se consolida a partir das considerações hegelianas em suas Lições sobre a História da Filosofia e na Ciência da Lógica, em que Hegel lê todo o sistema de Espinosa a partir do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    O Evangelho segundo o Espiritismo e a afirmação espírita cristã.André Ricardo de Souza & Aíla Luzia Pinheiro de Andrade - 2024 - Horizonte 22 (67):226712-226712.
    _O Evangelho segundo o Espiritismo_, um dos cinco fundamentais livros espíritas publicados por Allan Kardec, tem papel central na afirmação do espiritismo como parte da religião cristã, algo que é feito também através do amplo trabalho assistencial gratuito realizado pelos espíritas no Brasil. Partindo de análise bibliográfica e pesquisa de campo, o artigo mostra que tal livro espírita compõe uma necessidade de reinterpretação bíblica. O artigo aborda a longa trajetória das interpretações bíblicas e a propagação do estudo do referido (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  22
    A insuperável dimensão simbólica da vida Negação e afirmação do querer nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche.Roberto De Almeida Pereira Barros - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Do Leib à Chair– uma afirmação do Sensível.Irene Pinto Pardelha - 2006 - Phainomenon 11 (1):25-44.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    A Amazônia judaica de Moacyr Scliar: a palavra alheia como afirmação da não-coincidência do outro em si.João Carlos de Carvalho - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO A partir de dois romances de Moacyr Scliar, Cenas da vida minúscula e A Majestade do Xingu, podemos propor um percurso de risco e reconhecimento da palavra alheia em permanente trânsito, para uma suposta afirmação do imaginário judaico tendo a região amazônica como cenário do percurso de enredos altamente inventivos do autor gaúcho. Em ambos os romances, há vozes orquestradoras e poderosas capazes de produzir linhas sinuosas de escavações dialógicas e que se remetem a produzir várias possibilidades de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Nietzsche e a Mnemotécnica: do sofrimento à afirmação da vida pelo artista da dor.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Uma das técnicas, pensadas por Nietzsche, para ativar a consciência moral é a técnica da memória, que o filósofo denomina mnemotécnica. Ora, submeter a memória a procedimentos com capacidade de predição e controle, equivale a despi-la daquilo que é sua característica orgânica e vital que lhe confere a capacidade de, para além de todos os enquadramentos técnicos superficiais, a todo o momento superar-se mediante o alcance de pontos mais culminantes de potência. As considerações de Nietzsche em torno do problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  30
    Nomear o Real numa cultura pluralista. Desafios da Teologia Fundamental diante da afirmação da experiência como locus theologico (Naming the Real in a pluralistic culture) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n19p114. [REVIEW]Alessandro Rodrigues Rocha - 2010 - Horizonte 8 (19):114-129.
    O artigo pauta o desafio que a teologia tem diante de si na tarefa continua de nomear o Real numa cultura pluralista. Tal desafio coloca-se, sobretudo, à teologia fundamental que se encontra diante da afirmação da experiência como locus theologico . Para enfrentar essa temática o artigo propõe duas possíveis posturas de aproximação ao desafio de nomear o Real e, logo depois, partindo de uma das afirmações, enfrenta propriamente a temática da experiência como locus theologico, e suas conseqüências para (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  31
    Deslocamentos crianceiros, conversas transviadas: Coisas da educação E de afirmação de Uma Vida que importa.Alexsandro Rodrigues, Castiel Vitorino Brasileiro, Jésio Zamboni, Marcelo Santana Ferreira & Steferson Zanoni Roseiro - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (30):407-426.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  41
    Das potências da memória. A afirmação da transitoriedade histórica E da eternidade Das ideias.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):107-129.
    RESUMO A partir do exame da tradição heraclitiana e platônica sobre a transitoriedade e a imortalidade - conceitos compreendidos como universais - este artigo defende a seguinte antinomia como tese: para haver temporalidade é preciso haver eternidade. Essa tese é demonstrada por meio do estudo e atualização das noções de alma, espírito, ideia e memória, as quais estão conectadas invariavelmente ao tempo passado como princípio ontológico do fenômeno histórico. Para além do ponto de vista filosófico, portanto, da perspectiva específica do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  14
    O pluralismo eclesial: da contradição à afirmação do Evangelho.Elias Wolff - forthcoming - Horizonte:1544.
    O artigo objetiva analisar o pluralismo eclesial no mundo cristão, as tensões e os conflitos que aí existem, mas também as possibilidades de encontro no testemunho do Evangelho. Pelo método da análise qualitativa da bibliografia pertinente ao tema identifica, de um lado, fatores socioculturais e teológicos do pluralismo que são expressões de contradição na compreensão e vivência da fé cristã. De outro lado, aponta para elementos que podem favorecer a superação das divisões. Mostra que para isso se faz necessário um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  24
    A filosofia em cena: crítica e afirmação da teatralidade em Nietzsche.Diego Sánchez Meca - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (2):27-43.
    Resumo O propósito deste artigo é mostrar a contribuição de Nietzsche à revolução nas práticas da encenação que ocorreram no Século XX, bem como sua relevância como crítico apaixonado pelo potencial de uma forma de arte que ele sentia que era interpretada em sua época de forma diminuída. A partir de seu estudo do teatro grego na obraO nascimento da tragédia, sublinha a importância da encenação na tragédia antiga, a qual estava para além do texto escrito por seu autor. Oferece (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Crítica da modernidade política em Nietzsche.Isabella Vivianny Santana Heinen - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):68-84.
    RESUMO: No presente artigo, o tema da política será pensado a partir das críticas às constituições morais valorativas delineadas por Nietzsche. Nesse sentido, pretende-se elucidar que o posicionamento deste autor, por um lado, indica uma leitura crítica da política a partir da sua formação democrática, por esta considerar o homem de maneira universal e rebaixar seus valores ligado a sua singularidade. E, por outro lado, possibilitar uma distinta percepção da organização política. Isto devido ao fato de se observar uma nova (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O pessimismo schopenhaueriano: Um estudo de “Sobre o sofrimento do mundo”.André Henrique Mendes Viana de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):22-39.
    Neste artigo tentaremos inicialmente esclarecer os conceitos centrais da filosofia schopenhaueriana, apresentados principalmente em O mundo como vontade e como representação , para em seguida analisarmos os efeitos que a tese basilar desta obra acarreta para a compreensão de alguns problemas; como o da existência humana, o sofrimento, a negação e a afirmação da vontade de vida, entre outros que a dimensão ética comporta. Para isto, faremos uma análise sistemática de outros textos em que o filósofo trata diretamente destas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Uma Avaliação da Resposta Cética ao Desacordo Religioso.Sérgio Ricardo Neves Miranda & Luiz Helvécio Marques Segundo - 2019 - Dissertatio 49:356-375.
    Consideramos no artigo a afirmação cética de que devemos suspender o juízo nos casos de desacordo. Discutimos brevemente o argumento para a suspensão de juízo nos casos de desacordo apresentados por Sexto Empírico e propomos um argumento com base nas considerações de Feldman sobre o desacordo entre pares epistêmicos. Desenvolvemos então três objeções a esse argumento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  25
    Devir e destruição: pensando a relação indivíduo-cultura a partir de Freud e Spielrein.Carlos Eduardo de Moura - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):274-299.
    Partindo da afirmação de Freud de que devemos pensar nos mecanismos psíquicos estruturantes de uma personalidade sondando-os dinamicamente, isto é, considerando a ação conjugada entre dimensão constitucional (destino, forças internas) e vivências contingentes (poderes externos), a oposição entre psicologia individual e psicologia social perde sua nitidez. A série complementar necessidade-contingência requer uma reflexão sobre o processo de individuação que envolve tanto as representações de um passado filogenético (verdade pré-histórica) quanto as vivências casuais de uma biografia (verdade individual). É apoiado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    O "círculo hermenêutico" como estrutura, O "enquanto" da hermenêutica filosófica.Luiz Rohden - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):109-131.
    Pretendemos contribuir à afirmação eao reconhecimento da hermenêutica filosóficamostrando que ela é mais que um instrumento dafilosofia, mas seu modo próprio de ser. Por isso,nós tentamos reinterpretar a origem míticoetimológicada hermenêutica e mostrar que ocírculo hermenêutico constitui a estrutura, o"enquanto" da mesma.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  43
    (1 other version)O outro fim para o Dasein: o conceito de nascimento na ontologia existencial.Róbson Ramos dos Reis - 2004 - Natureza Humana 6 (1):53-77.
    O artigo examina a afirmação, feita por Heidegger em Ser e tempo, segundo a qual o nascimento de um existente humano é um outro fim para o Dasein. A afirmação é analisada a partir do conceito de possibilidade existencial. Assim como a morte é interpretada existencialmente, também o nascimento ganha uma análise em termos de possibilidade. Na medida em que a possibilidade existencial é definida pela instauração de ser, e a finitude do ser-para-a-morte qualifica a morte existencial como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  29.  22
    Necropoder, Mundos de Morte e Mercado.Renato Noguera - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (27):81-93.
    A partir de uma afirmação feita por Achille Mbembe no ensaio Necropolítica, situando a Palestina como o exemplo mais bem organizado do necropoder, nós vamos analisar o seu duplo opositor, o Estado de Israel enquanto projeto filosófico-político da Terra prometida. O pano de fundo implícito de sustentação teórica de um dos conceitos mais célebres da filosofia mbembeana, a necropolítica, está nas contribuições decisivas da tese de Frantz Fanon presente nos Condenados da Terra. O objetivo é investigar como os processos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Hillary Putnam e a Questão Fato-Valor.Maria Simone Cabral Marinho - 1997 - Princípios 4 (5):187-197.
    Este artigo parte da afirmaçáo de Hilary Putnam feita no inicio do capItulo 6 -fato e valor do seu livro Razáo, verdade e historia, ou seja, a afirmaçáo de que tem do fato e valor, ao contraio de outras questões filosoficas como as relativas a a linguagem, a epistemologia ou mesmo a metafisica; e do interesse de todas a pessoas. Assim, objetivamos mostrar a posiçáo de Putnam frente a questáo fato e valor tambem conhecida por Sein (ser) e Solen (Dever (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Dionísio Pseudo Areopagita e o nada de Deus.Cicero Cunha Bezerra - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):294-304.
    Seguindo uma célebre afirmação heideggeriana, poderíamos dizer que a história da filosofia ocidental se constitui como uma onto-teo-logia. Essa assertiva, que em seu contexto crítico possui um sentido teórico-metodológico delimitado para os que buscam compreender a questão norteadora da filosofia grega e, posteriormente cristã, ou seja, a do fundamento do real ou do ser, não se sustenta quando aplicada à tradição apofática dionisiana. Marcado pelo diálogo com o neoplatonismo, o Corpus areopagyticum, por sua radical característica apofática, não somente coloca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Storia Dei filosofi E teologia Della storia in Agostino E nell'età medievale'.Gregorio Piaia - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):505-514.
    A costumeira afirmação de que a historiografia nasce com o iluminismo deixa, por vezes, de lado o fato de que no passado também se pensou em categorias históricas e fez-se uma história dos filósofos e uma teologia da história, com os recursos e técnicas que nem sempre são bem conhecidas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  57
    A “mística do logos” E o fundamento da filosofia da linguagem de nicolau de cusa.José Teixeira Neto - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):9-28.
    Partimos da afirmação de K.-O. Apel, repetida por João Maria André, de que "[...] é na ‘mística' do ‘logos' e na teologia negativa do Pseudo-Dionísio que, de modo determinante, Nicolau de Cusa irá beber os traços fundamentais da sua filosofia da linguagem". Com base no De filiatione Dei propomo-nos refletir sobre a relação fundamental e constitutiva entre o verbo mental humano e o Verbo ou Logos eterno. A importância desse texto, no âmbito do problema da linguagem em Nicolau de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciência.Marcos Alexandre Alves - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):216-243.
    Este artigo examina em âmbito fenomenológico as categorias da experiência fática da vida e do fenômeno histórico, a partir da primeira parte da preleção “Introdução à fenomenologia da religião”, proferida por Martin Heidegger, no semestre de inverno de 1920/1921. Elucida a peculiaridade dos conceitos filosóficos e a diferença de princípio que há entre filosofia e ciência. Apresenta a reelaboração do método fenomenológico, enquanto ponto de partida da filosofia, capaz de fazer jus à vida fática e à historicidade do Ser-aí. Examina (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. The evolutionary perspective in Habermas' critical social theory.Clodomiro José Bannwart Júnior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):67-86.
    Busca-se acompanhar o desenvolvimento da teoria evolucionária no pensamento de Habermas, a partir da afirmação colhida no prólogo de Problemas de Legitimação do Capitalismo Tardio, de 1973: "O caráter programático evidencia que uma teoria da evolução social hoje se encontra apenas esboçada, mas que, no entanto, deveria constituir a base da teoria da sociedade". A atenção é direcionada à forma como Habermas reorienta o sentido evolucionário do desdobramento histórico à luz do conceito de mundo da vida, como esfera de (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  63
    El Comentario de Santo Tomás a la Política de Aristóteles: un análisis desde el Prooemium.Jorge Martínez Barrera - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):15-49.
    Os prólogos dos comentários de Tomás de Aquino às obras de Aristóteles são de suma importância, porque neles o autor apresenta o que se poderia denominar “o marco conceptual” do trabalho que está empreendendo. No caso do Comentário à Política, o conceito fundamental é o conceito de natureza. A afirmação de que existe uma “imitação da natureza” significa, para Tomás, muito mais do que representou para seus antecessores. PALAVRAS-CHAVE – Tomás de Aquino. Comentário. Política. Natureza. Imitação. ABSTRACT The prologs (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Afetividade e Criatividade em Filosofia para Crianças.Fernando Bento - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):383-399.
    A prática filosófica com crianças permite que elas construam e cumulativamente reconstruam significados enquanto formam a consciência de si, mobilizando simultaneamente elementos dos domínios afetivo, cognitivo e recreativo, presentes na esfera da sua experiência. Nesta dinâmica, habilidades de diálogo e de pensamento consolidam-se sobre competências crítico-reflexivas, sensíveis a critérios razoáveis de afirmação das competências intencionais de interpretação desta sensibilidade em ambientes educativos profícuos privados e públicos, tais como a família e a escola. Sendo a vida infantil um processo de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Tímese Parabólica Intersubjetiva: A Corporeidade No Reconhecimento e Promoção da Perfeição Teleológica Do Si Mesmo e Do Outro.Leandro Bertoncello - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):79-98.
    Segundo o conceito de tímese parabólica formulado pelo filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, quando um ser humano responde com uma intensidade maior que a dos estímulos recebidos, ele compara sua situação atual com aquela que é capaz de alcançar. A comparação com uma perfeição virtual mostra ao homem algo melhor a ser feito e o estimula a buscar a melhoria de algo ou situação, ou mesmo de si mesmo e de outra pessoa. Quanto ao próprio ser humano, a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  38
    (1 other version)Del Vaticano II... a ¿Jerusalén II? (From Vatican II... to Jerusalem)I? - DOI: 10.5752.P2175-5841.2011v9n24p1257.Víctor Codina - 2011 - Horizonte 9 (24):1257-1266.
    O artigo recorda as linhas fundamentais das mudanças produzidas pelo Vaticano II, dentre outras: a recuperação da eclesiologia de comunhão, típica do primeiro milênio da história da Igreja; a afirmação de uma eclesiologia orientada ao Reino; o surgimento de uma igreja que passa a se autocompreender como sacramento de salvação, servidora, caminhante, comprometida com os pobres. Em contraposição a esses avanços, o artigo refere-se às lacunas e sombras que envolvem o Vaticano II: a dualidade entre a afirmação de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O método das hipóteses no Mênon de Platão.Weriquison Corbani - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    No Mênon, o dialético é quem está em condições de saber o que é uma opinião verdadeira e uma falsa opinião. Seria justo dizer, seguindo esse raciocínio, que o dialético é o único capaz de ensinar a virtude (política), mas o diálogo não nos permite fazer esta afirmação, visto que termina dizendo que virtude não é conhecimento (89c-100c) e, portanto, não pode ser ensinada (98d). Como frisa Sócrates, para saber se virtude é conhecimento é preciso antes investigar “o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  30
    Mitos de origem e utopias: o patriarca primitivo e o além-do-homem/ Origin myths and utopias: the primitive patriarch and the superman.Eduardo Ribeiro Fonseca - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    O presente artigo visa estabelecer uma conexão provisória entre o mito do patriarca da horda primitiva em Freud e a perspectiva da superação do homem tal como aparece em Nietzsche. Analisaremos a visão do psicanalista vienense acerca do além-do-homem nietzschiano, bem como o seu significado para a psicanálise. A importância clínica da questão aparece quando procuramos pensar as consequências do processo civilizatório para o homem comum. Pode alguém se tornar algo muito diferente do que é, ou seja, é possível pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    Tradição, Tomismo e Teísmo na Filosofia Moral de Alasdair MacIntyre.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):235.
    Alasdair MacIntyre ao realizar uma série de críticas à moralidade e filosofia moral modernas e contemporâneas defende a tese de que o desacordo moral e a ausência de justificação racional para a moralidade é fruto do abandono do elemento teleológico da ética, especialmente do abandono da ética aristotélica, o que o leva a propor a retomada da ética teleológica de Aristóteles. Essa retomada é justificada com a teoria da racionalidade das tradições, por meio da afirmação de que o modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  19
    Unidade e Multiplicidade na dialética platônica.Bárbara Helena de Oliveira Santos - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31.
    Ao colocar a diairesis em comunhão com a dialética, Platão rompe com a estrutura dicotômica-unívoca parmenídica; no Fragmento 2 do Poema Da Natureza, a deusa estabelece que há apenas dois caminhos para a verdade, um que é e outro que não é. Desses dois caminhos, Parmênides nega o segundo, afirmando que é impossível conhecer o que não é: para o filósofo préssocrático conhecer algo está relacionado ao é, logo, para ele, é impossível conhecer o que não é. De maneira que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  14
    Between the thinking hand and the eyes of the skin: pragmatist aesthetics and architecture.Robert E. Innis - 2019 - Cognitio 20 (1):77-90.
    O mundo construído, o mundo da arquitetura, nas palavras de John Dewey, é “supremamente expressivo dos interesses e valores humanos”, influenciando o futuro, mas também recordando e transmitindo o passado. Ele “recorda e celebra mais que qualquer outra arte as características genéricas da nossa vida humana comum”. Prédios, ele escreve, entre todos os objetos de arte, são os que mais se aproximam ao “expressar a estabilidade e persistência da existência. Eles são para as montanhas o que a música é para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    On the lived truths of atmospheres: the qualities of existential contexts.Robert E. Innis - 2020 - Cognitio 21 (1):83-98.
    Este artigo começa com uma afirmação de Dewey que retirada do contexto consiste no maior desastre que o pensamento filosófico pode incorrer. Ela explora o valor heurístico da noção de Dewey de um contexto não apenas para a filosofia, mas para o pensamento e a vida como um todo. Contextos possuem poder existencial profundo tanto que os temos encarnados em nós mesmos. Contextos funcionam como panos de fundo, conforme determinam embasamentos, influenciando de maneira ampla como ante-estruturas de nossas formas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  3
    Agroecologia e Identidade Quilombola: a agroecologia na construção da identidade sociocultural da Comunidade Quilombola de Rincão dos Negros – Rio Pardo/RS.Erica Karnopp, Alessandra de Quadros & Marco André Cadoná - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (1):128-154.
    O artigo apresenta uma análise sobre o significado sociocultural de práticas agroecológicas em Comunidades Quilombolas. Tomando como referência a Comunidade Rincão dos Negros, localizada no município de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, indica-se que as práticas agroecológicas se inserem num contexto de resistências e de afirmação da identidade sociocultural das Comunidades Quilombolas. Na Comunidade Rincão dos Negros, o manejo de saberes e de práticas tradicionais, comprometidos com a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade, remete a diferentes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    From Dialogism to Polyphonic Aesthetics in Werewere-Liking Gnepo’s Ritual Theater Didascalias.Thaynara Henrique Vieira Lourenço - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):105-128.
    ABSTRACT In theater, stage directions function as a particular genre in which the author’s voice is inscribed in the text to indicate the paths of representation. In Werewere-Liking Gnepo’s La veuve diyilèm, they play a broader role. There is a narrative function, sometimes author’s, sometimes character’s that, in a dialogic movement of reception/understanding, triggers multiple independent and polyphonic voices and consciences. To verify this statement, we will discuss the Bakhtinian reflections that will be essential for this study. RESUMO No teatro, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  52
    (1 other version)An issue for Wegner’s theory about the conscious will: the Readiness Potential does not conclusively represent preparation for an action.Beatriz Sorrentino Marques - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):860.
    O papel da vontade consciente na produção de ações tem recebido bastante atenção tanto da filosofia como da neurociência. Wegner afirma que o que ele chama de vontade consciente não desempenha nenhum papel na produção causal das ações humanas, e que a mesma é apenas uma ilusão. Será argumentado no presente artigo que a afirmação de Wegner está equivocada, porque a sua defesa da suposta ilusão está fundamentada em como ele concebe o que o Potencial de Prontidão representa em (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Os pecados E a axiologia.Jorge Jaime de Souza Mendes - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):97-104.
    O Autor confronta as noções de pecado com os anseios da nova Axiologia. Ressalta os pecados sociais e os da essência estrutural, concluindo serem os pecados um afastamento entre o como-é, e o como-poderia ou deveria ser. A medida do pecado é a Afirmação, síntese dos valores contidos em Deus.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 251