Results for ' crioulos'

6 found
Order:
  1. O “crioulo Dudu”: participação política e identidade negra nas histórias de um músico cantor (1890-1920).Martha Abreu - 2010 - Topoi. Revista de História 11 (20):92-113.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  39
    REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas: Irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista.Ênio José da Costa Brito - 2013 - Horizonte 11 (30):814-824.
    Os Rosários dos Angolas realiza um estudo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos das Portas do Carmo( Bahia) A novidade do estudo está nos subsidios coletados na Africa, Portugal e Brasil , no resgate da presença banto na Bahia e na abertura para um dialogo das cosmovisões banto e cristã. REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas : Irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista. São Paulo: Alameda, 2011. 416p. ISBN 978-85-7939-082-1.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Cultivando a ambiguidade: considerações sobre questões de complexidade no discurso crioulo.Micah Corum - 2018 - Bakhtiniana 13 (2):6-31.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    "A Cor de um Crime" nos Arquivos da Memória.Alzira Lobo De Arruda Campos, Marília Gomes Ghizzi Godoy & Paulo Fernando Souza Campos - 2019 - Dialogos 23 (1):266.
    Por meio de processos-crime, reflete-se sobre a organização racial/racista da sociedade no passado. O assassinato de Vicente Crioulo, no ano de 1848, funciona como o primeiro paradigma para que se entenda que o Estado representa apenas um dos canais para a subjugação de povos não-brancos aos brancos dominadores. Esta abordagem filia-se à micro-história, e procura ver a vida cotidiana de homens e mulheres negras, escolhendo três casos paradigmáticos, que caminham da tortura e morte de um homem negro à uma rebelião (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  43
    “Nobres per geração”“Nobres per geração”. Consciousness and Identity of Portuguese elites in 17th century Goa.Ângela Barreto Xavier - 2007 - Cultura:89-118.
    A partir de uma leitura contextualista de um tratado argumentativo redigido pelo frade franciscano frei Miguel da Purificação, na quarta década do século XVII, e vinculando-me a alguma historiografia que, nas últimas décadas, repensou as articulações entre religião e imaginação política em contexto imperial, procuro discutir, neste artigo, alguns dos efeitos que o processo de conversão ao Cristianismo das populações de Goa teve sobre as identidades dos portugueses aí estabelecidos. Não são apenas as posições que os diferentes grupos ocupavam na (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  36
    Elites and scientifical knowledge. Reception and reconfiguration of the Enlightenment in Angola (1750-c.1800). [REVIEW]Catarina Madeira Santos - 2007 - Cultura:195-222.
    Na segunda metade do século XVIII, a circulação de novos modelos culturais – muito em especial o conhecimento científico veiculado pela figura do engenheiro militar e seus saberes – conduziu a uma reformulação dos argumentos identitários da elite de Luanda, e dos lugares de memória a eles associados. Ao argumento da (re)conquista de Luanda aos holandeses, situada num tempo ciclicamente rememorado – os antigos conquistadores – vem acrescentar-se o argumento da naturalidade – os angolenses. Essa nova formulação, que decorre também (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark