Results for ' intelectuais goeses'

182 found
Order:
  1.  37
    Índia Nova: nationalism and cosmopolitanism in an academic journal.Sandra Ataíde Lobo - 2009 - Cultura:231-258.
    Integrar o estudo de um jornal como o Índia Nova: jornal de expansão da cultura indiana numa publicação dedicada a estudos sobre revistas justifica-se por estarmos perante um projecto cultural, com inevitáveis ressonâncias políticas. Órgão dos estudantes goeses nas Universidades portuguesas, a sua criação deveu-se à iniciativa de um grupo de jovens intelectuais goeses, criados sob os auspícios da República, que, sob o signo da ruptura, vinham chamar a si a responsabilidade de intervenção na cidade. A publicação, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  20
    Intelectuais na “selva brasileira”: representações de imigrantes poloneses sobre o Brasil e seus habitantes a partir da perspectiva da “cultura do imperialismo” no final do século XIX.Rhuan Targino Zaleski Trindade - 2018 - Dialogos 22 (3):109-127.
    Durante a “febre brasileira”, parte do processo imigratório polonês para o Brasil, na última década do século XIX, diversos intelectuais poloneses acompanharam o deslocamento, instalação e adaptação dos patrícios nos estados do sul. Os intelectuais provindos a serviço de uma sociedade científica chamada Grupo de Lwów, localizado na parte austríaca da Polônia partilhada, vinham com ideais de analisar a presença dos poloneses já instalados e acompanhar a trajetória dos novos emigrantes. Ao produzirem textos, deixaram suas impressões sobre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  33
    Os mentores intelectuais do confucionismo, do taoísmo e do hinduísmo na perspectiva weberiana.Arilson Silva de Oliveira - 2007 - Horizonte 5 (10):132-150.
    Resumo Analisaremos os literati confucionistas e taoístas (intelectuais chineses) e os mestres brahmanas (intelectuais indianos), apresentados por Max Weber, no intuito de apreendermos as imagens de mundo religiosas nos "jardins intelectuais e encantados" da China e da Índia. Para tanto, temos como base as duas primeiras monografias que fazem parte da obra Gesammelte Aufsätse zur Religionssoziologie (Ensaios sobre sociologia da religião) a propósito das religiões chinesas e indianas, as quais foram as primeiras a serem lançadas na série (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  12
    Intelectuais Clássicos No Mundo Das Redes Sociais: Redefinição de Seu Papel Em Tempos de Pandemia e Eleição No Brasil.Thana Mara de Souza - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):11-24.
    A partir das noções de intelectual orgânico, clássico e revolucionário, tais como apresentadas por Sartre nas Conferências dadas no Japão em 1965 e em entrevista de 1970 (publicadas em conjunto em Situações VIII), pretendemos compartilhar questões sobre qual seria o papel dos intelectuais no mundo das redes sociais, e se ainda é possível pensar em alguma função. Em primeiro lugar, descreveremos a classe social a partir da qual o intelectual surge e quais são as contradições com as quais se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  22
    Intelectuais e cientistas na América Latina: A importância dos temas Subjetividade, Qualidade de vida e Risco.Leila da Costa Ferreira & Sônia Regina da Cal Seixas - 2010 - Polis 27.
    O artigo apresenta duas contribuições para o interessante debate sobre a qualidade de vida,a subjetividade e os riscos na área de Meio Ambiente e Sociedade. Por um lado permite um melhor conhecimento da importância dos sujetos. E por outro lado contribui para uma forma sistemática de trabalhar com dados da América Latina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  30
    Líderes, intelectuais e agentes étnicos: significados e interpretações - doi:10.4025/dialogos.v18i2.878.Regina Weber - 2014 - Dialogos 18 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  40
    Vícios intelectuais e as redes sociais: o acesso constante à informação nos torna intelectualmente viciosos?Felipe Rocha L. Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):657-682.
    Muitos chamam a era em que atualmente vivemos como a Era da Informação. Isso porque vivemos em um mundo altamente conectado onde o fluxo de informação é constante. Uma das principais fontes de informação nos dias de hoje é a Internet, seja através de pesquisas no Google, seja através do testemunho de nossos amigos ou empresas em que confiamos, através das redes sociais. Este artigo visa realizar uma análise desde um ponto de vista da epistemologia social e de uma epistemologia (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. (1 other version)Imposturas intelectuais: algumas reflexões.Jairo José da Silva - 2004 - Human Nature 6 (1):87-99.
    Neste artigo, relato os aspectos mais salientes do affair Sokal-Bricmont - uma paródia que evoluiu para uma crítica articulada dos excessos de um certo pensamento pós-modernista - e analiso algumas das reações que suscitou em artigos publicados na Folha de S. Paulo. Termino com algumas reflexões sobre a nefasta negligência para com as ciências exatas na educação em geral e, em particular, na formação dos profissionais das áreas de filosofia e ciências humanas.In this paper I summarize some of the most (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  26
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático.Aldemir Barbosa da Silva & Celso João Carminati - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):885-924.
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  47
    Os intelectuais e a defesa da preservação do patrimônio em Porto Alegre.Maria Angélica Zubaran - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Intelectuais negras.Glauce Souza Santos - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (2):141-144.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    Movimento operário, intelectuais e o partido revolucionário em Gramsci.Alessandro de Moura - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 23.
    Primeiramente fazemos uma breve discussão sobre a concepção defendida por Gramsci acerca do que caracteriza um intelectual, bem como sua função social nas distintas formações sociais, como desdobramento de tal reflexão do autor sardo, apresentamos sua conhecida distinção, operada no “Caderno 12”, entre os „intelectuais tradicionais‟ e os „intelectuais orgânicos‟ destacando sua práxis social. Por fim, valendo-nos dos escritos do autor no “Caderno 13”, ressaltamos a importância do intelectual orgânico na constituição do partido revolucionário.First we give a brief (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Gramsci: os intelectuais e a produção de teoria.Regilson Maciel Borges - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 361.
    O presente texto resulta de trabalho apresentado como pôster no Seminário de Estudos “Os Intelectuais e a Educação”, realizado de 19 a 23 de outubro na Faculdade de Educação da Unicamp, sob o tema “Gramsci e a Educação”. A intenção é apresentar resultado de leitura e fichamento realizada a partir dos Cadernos do Cárcere no item que trata acerca dos Intelectuais. Temas como o Estado Educador, os Intelectuais, Filosofia da Práxis, correspondem à fundamentação teórica da pesquisa que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Dissidentes intelectuais negras: das encruzilhadas epistemológicas aos paradigmas anticoloniais.Gyme Gessyka Pereira dos Santos - 2024 - Odeere 9 (2):205-226.
    O presente artigo integra parte de uma pesquisa de doutorado já concluída em que foi utilizada também a metodologia de revisão bibliográfica e documental, o objetivo foi estruturar uma análise epistêmica comparada acerca das produções de Bairros (1995), Fernandes (1989), Gonzalez (1984), Hahner (1981) e Nepomuceno (2013) que abordam questões relacionadas à mulher negra na sociedade brasileira, marcadas sobretudo pelo modo como cada intelectual articula as categorias: raça, gênero e classe, bem como o conceito de interseccionalidade. Gonzalez (1984) com exímio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Imposturas Intelectuais, de Alan Sokal and Jean Bricmont.Sara Farmhouse Bizarro - 1999 - Disputatio.
  16.  25
    Intelectuais e Comunismo no Brasil - doi: 10.4025/dialogos.v17i2.775.Vicentônio Regis do Nascimento Silva - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Influência da Vontade nos Julgamentos Intelectuais" de Asa Mahan.Silvério Becker - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):529-538.
    O capítulo A Influência da Vontade nos Julgamentos Intelectuais trata mais especificamente de uma teoria do conhecimento acerca das relações da liberdade humana com as crenças, opiniões, e julgamentos destes. Nessetexto, Mahan defende que a Vontade influencia, direta, e também indiretamente, os erros de julgamento, quando eles existem; o que torna os seres humanos responsáveis por seus preconceitos e julgamentos errados. Para Asa Mahan, nenhuma de nossas faculdades intelectuais, e tampouco os nossos sentidos, nos enganam; antes, os erros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  15
    Usos da prosopografia para a história dos intelectuais da educação.Bruno Bontempi Júnior - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67):23-26.
    O artigo discute a potencialidade e os modos de uso da prosopografia em pesquisas sobre intelectuais na história da educação. Apresenta, em percurso bibliográfico, as principais definições, conceitos, operações metodológicas e fontes que a constituem. Sustenta que, no campo da história da educação, a metodologia prosopográfica oferece contribuições para o estudo dos intelectuais, sobretudo em investigações sobre os manifestos e seus signatários, cujos liames societários podem reafirmar ou subverter a lógica das posições individuais; os coletivos docentes, suas trajetórias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Tribunos, profetas e sacerdotes: intelectuais e ideologias no século XX.Bolivar Lamounier - 2014 - São Paulo, SP: Companhia das Letras.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    Pós-modernismo em xeque: Alan Sokal e Jean Bricmont em imposturas intelectuais.André Assi Barreto - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):154-165.
    Os físicos Alan Sokal e Jean Bricmont publicaram, em 1998, o livro Imposturas Intelectuais. Na obra, os dois criticam inúmeros autores pós-modernos, apontando deficiências no raciocínio destes filósofos e cientistas sociais e apontam também as falhas do relativismo epistêmico predominante nestes autores. A realização do livro foi motivada por um artigo publicado em 1996, num periódico americano chamado Social Text, onde Sokal fingiu-se defensor do pós-modernismo, escrevendo sem rigor lógico e defendendo o relativismo. Depois, Sokal revelou a todos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Do ocidente à modernidade: intelectuais e mudança social.José Maurício Domingues - 2003 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Reúne alguns artigos selecionados dentre os muitos que o autor produziu nos últimos dez anos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  24
    Revisão Sistemática de Literatura Sobre Virtudes Intelectuais Na Educação.Clarice Rosa Machado & Mitieli Seixas da Silva - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023018.
    O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicação de virtudes intelectuais no contexto da prática educacional. Para o levantamento dos artigos científicos foram consultadas oito bases de dados consideradas as mais relevantes devido ao rigor científico e reconhecimento da qualidade de produção. A partir dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados cinco artigos científicos para serem avaliados. Nos resultados obtidos foi possível verificar a escassez de produção científica na temática, especialmente no Brasil, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação.Claudia Alves - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Foucault, Deleuze e o Papel Dos “Intelectuais”.Ernani Chaves - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):7.
    O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a questão do papel dos “intelectuais” a partir de um diálogo entre Foucault e Deleuze, publicado no Brasil com o título de “Os intelectuais e o poder”, no livro Microfísica do poder. A partir deste diálogo, mostramos em que medida Foucault e Deleuze, posteriormente, vão conceber a relação entre a figura do intelectual e ação política, de maneira nem sempre congruente e, muitas vezes, oposta. Trata- se, portanto, de indagar as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Foucault: Um inimigo da democracia?: Intelectuais e história.Jean Marcel Carvalho Franca - 2001 - História 20:109-116.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Gildo Marçal Brandão: itinerários intelectuais.Simone de Castro Tavares Coelho (ed.) - 2010 - São Paulo: FAPESP.
    Esta é a biografia de Gildo Marçal Brandão. A obra apresenta não só seus escritos, mas também informações biográficas, imagens, entrevistas e relatos de vários momentos considerados memoráveis da participação de Gildo no debate intelectual e político. Combinando trabalho meticuloso, os organizadores do presente volume têm o mérito de fazer tudo isso, uma vez que foram reunidos textos inéditos ou esparsos de Gildo, registros fotográficos, depoimentos de sua esposa - Simone Coelho - prefácios de dois de seus mais próximos amigos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Disputas sociológicas e seus recursos intelectuais.Bruno Santos Nogueira - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (3):371.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Gilberto Freyre: Diálogos com o pós-moderno: Intelectuais e história.Antonio Paulo Rezende - 2001 - História 20:45-68.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Concepções de história dos primeiros cronistas régios portugueses: Intelectuais e história.Susani Silveira Lemos - 2001 - História 20:117-134.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Halbwachs ea memória-reconstrução do passado: Memória coletiva e história: Intelectuais e história.Jacy Alves de Seixas - 2001 - História 20:93-108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Joaquim Nabuco historiador: O ofício da política como ciência e arte: Intelectuais e história.Izabel Andrade Marson - 2001 - História 20:69-91.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  26
    A ideia de povo E a miséria dos intelectuais.Júlio Canhada - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:219-234.
    Considerações sobre o povo ou o nacional-popular parecem ter servido como uma espécie de outro da filosofia e do filósofo. Neste texto acompanhamos as análises de Marilena Chaui a respeito da função atribuída ao popular. Dela fazem parte, segundo a autora, mecanismos ideológicos e, a fim de se escapar deles, exploraremos sua ideia de contradiscurso. Ao final, procuramos examinar tais categorias tendo em vista a própria maneira como Marilena Chaui se refere a sua prática filosófica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Gilberto Freyre e Oliveira Lima: Casa grande e senzala eo contexto historiografico do início do século XX: Intelectuais e história.Angela de Castro Gomes - 2001 - História 20:29-44.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Práticas de memória na Oliveira Lima library: Intelectuais e história.Teresa Malatian - 2001 - História 20:11-28.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Review of Imposturas Intelectuais[REVIEW]Sara Bizarro - 1999 - Disputatio 1 (6):44-49.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais rom'nticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do romantismo brasileiro. [REVIEW]Joao Batista Andrade Filho & Francisco Ari Andrade - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019038.
    A partir do século XVIII, na Europa, muitos intelectuais europeus passaram a alimentar o gosto e o interesse pelas questões populares. O filósofo alemão Johann Gottfried Herder é considerado um dos expontes que influenciaram muitos intelectuais, cujas ideias alimentaram o movimento romântico. Contrariando a mentalidade racionalizante iluminista, tais ideias conduziram os adeptos dessa tendência a voltarem-se aos estudos da tradição campesina, buscando, no povo e no seu passado glorioso, o elemento constituidor da nacionalidade, particularmente na canção e na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  53
    O matriarcado E o Lugar social da mulher em áfrica: Uma abordagem afrocentrada a partir de intelectuais africanos.Fernanda Chamarelli De Oliveira - 2018 - Odeere 3 (6):316.
    O artigo pretende realizar um debate sobre os fatores sociais, culturais e históricos presentes nas sociedades africanas pré-coloniais que contribuíram para sua forma de organização matrilinear. Partindo da análise das obras de três autores africanos, sendo eles Cheik Anta Diop, Ifi Amadiume e Oyeronke Oyewumi, assim como realizando a partir da produção destes um debate historiográfico centrado na compreensão dos fatores presentes na organização social que conferiam um elevado status social e político às mulheres e o papel por elas exercido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  40
    A Quarta parede do marxismo francês: Maio de 68 e a invenção dos dispositivos intelectuais de engajamento.Nilton Ken Ota - 2016 - Doispontos 13 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    A construção de uma crise: usos da história por intelectuais argentinos na contestação aos tratados com o Chile nas décadas de 1960 e 1970.Gabriel Passetti - 2018 - Dialogos 22 (1):139.
    Em 1978, os governos militares ditatoriais da Argentina e do Chile estavam à beira da guerra por conta do controle sobre três ilhas a leste do canal Beagle. As insatisfações e controvérsias, de ambos os lados, remontavam a tratados quase centenários. O artigo analisa a produção intelectual e os usos da história nas duas décadas antecedentes à “Crise do Beagle”, demonstrando a construção dos pontos de discórdia: o “expansionismo chileno” e a arbitragem internacional e de que forma estes foram aceitos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  35
    Entre o ‘poder’ das ideias e a ‘eficiência’ da ação política e cultural: os ‘intelectuais’ europeus do século XVIII em questão.Diogo Da Silva Roiz - 2010 - Dialogos 14 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Filósofos à brasileira: catolicismo e autonomia dos debates intelectuais.Daniela Maria Ferreira - 2010 - Campinas, SP: Arte Escrita Editora.
  42.  21
    Sábios segundo a carne.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):481-538.
    Reconstruiremos a crítica de Olavo de Carvalho à modernidade, à ciência e aos intelectuais públicos, a partir da sua proposta (a) de um dualismo-maniqueísmo ontológico-antropológico sob a forma de autoexclusão de espírito e matéria enquanto representando o drama humano ante o universo e a eternidade, e (b) de uma perspectiva metodológica dinamizada como intuicionismo personalista, privatista, espiritualista e interiorizado, o qual, como postura anti-estrutural e antissistêmica, capacitaria cada indivíduo humano, independentemente de mediações institucionalistas, cientificistas e tecnicistas, a acessar diretamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Armas teóricas e políticas.Leilah Santiago Bufrem - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:459-480.
    Considera a produção científica brasileira da Ciência da Informação (CI), de pesquisadores institucionalmente reconhecidos da área, para realçar movimentos de transformação e influências intelectuais sobre o quadro teórico por eles construído. Questiona os conceitos de pós-modernidade e pós-modernismo no contexto destas produções, analisando criticamente a produção científica periódica, indexada na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desde (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Anísio Teixeira e Richard Morse.José Geraldo Pedrosa & Maria Isabel Rios de Carvalho Viana - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):405-444.
    Resumo: O tema do artigo é referente à presença de iberismo e anglo-americanismo no Brasil e às expressões dessas heteronomias como obstáculos a uma identidade brasileira. A abordagem se alimenta das polêmicas desencadeadas por Richard Morse e sua tese sobre a Ibéria perdida, o Brasil à deriva e sua universidade descompromissada. A tese de Morse afirma a vitalidade da tradição ibérica original e sua capacidade de inspirar futuros para o Brasil, em inversão à referência anglo-americana, inconsistente e sem futuro. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    The lords of the New World. Intellectual Elites between the Pacific and the Atlantic, 16th-17th centuries. [REVIEW]Gabriela Vallejo - 2007 - Cultura:37-53.
    Este estudo pretende reflectir sobre o modelo de singularidade pelo qual se definiram as elites intelectuais da Nova Espanha, graças às façanhas militares de Hernán Cortés, e o fim e transformação desse modelo a partir da segunda metade do século XVI, devido à realização de outras conquistas, tais como o Peru e as Filipinas, e à abertura para a Ásia. Dada a sua situação estratégica como ponto de articulação entre continentes, a Nova Espanha reclamou uma nova centralidade, fortalecendo-se pela (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  3
    Apresentação Dossiê Castoriadis.Sérgio Dela-Savia - 2022 - Dissertatio:3-3.
    Reunindo pesquisadores e intelectuais do Brasil, da França, da Bélgica e do Canadá nesse “Dossiê Cornelius Castoriadis”, a Revista Dissertatio celebra o centenário de nascimento desse que continua um pensador a ser descoberto e redescoberto pelo público brasileiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    "A Bem da Nação". Costa Brochado "functional politician" and "historiographer" at the service of the Salazar regime.Luís Reis Torgal - 2006 - Cultura:87-113.
    A questão dos intelectuais do Estado Novo tem sido um dos temas ultimamente tratados pelo autor deste artigo. Todavia, no caso de Idalino da Costa Brochado, depois de ter analisado a sua personalidade, a sua acção e a sua obra publicada, entendeu que não se poderia propriamente considerá-lo um "intelectual orgânico" do Estado Novo. Jornalista, historiógrafo e político sa­lazarista ligado à União Nacional, desempenhou nestes aspectos um papel significativo ao serviço do regime que defendia. A categoria de "político funcional" (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  10
    Apresentação do dossiê: Teoria Crítica 100 anos.Rafael Cordeiro Silva, Ana Paula de Ávila Gomide & Sertório de Amorim E. Silva Neto - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1541-1546.
    Na semana de Pentecostes de 1923, reuniu-se em um hotel na cidade de Ilmenau na Turíngia, região central da Alemanha, um grupo de intelectuais em um encontro que foi denominado “Semana de Trabalho Marxista” (Marxistische Arbeitswoche). Dele participaram seu idealizador – Felix Weil – e cerca de 20 pessoas. Destacaram-se entre os participantes Friedrich Pollock e Karl August Wittfogel. A intenção da “Semana de Trabalho Marxista” era discutir as obras Marxismo e filosofia, de Karl Korsch, e História e consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Método Arqueológico Em Angela Davis e Bell Hooks Para a Construção de Narrativas Decoloniais.Bruna Lessa & Maria Luiza Ferreira Crosara - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6870.
    Este artigo tem como objetivo destacar o impacto da metodologia da pesquisa arqueológica nas obras de Angela Davis (2016) e bell hooks (2023), respectivamente, “Mulher, Raça e Classe”, e “E eu não sou uma Mulher? Mulheres negras e feminismo”, que buscam reexaminar, de modo imersivo, a experiência e luta contra a violência da escravidão na história de mulheres negras. As intelectuais feministas negras estadunidenses abrem as portas para um pensamento científico menos tolerante à misoginia, ao racismo, e outras formas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Women intellectuals in the Middle Ages: Hildegard of Bingen - between medicine, philosophy and mysticism.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, po exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na Antiguidade Clássica (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 182