Results for 'Carlos Novas'

950 found
Order:
  1. Genetic advocacy groups, science, and biovalue : Creating political economies of hope.Carlos Novas - 2006 - In Paul Atkinson (ed.), New Genetics, New Indentities. Routledge.
  2.  26
    Doctrina de la Ciencia nova methodo : análisis del § 17 = Doctrine of Science nova methodo : analysis of § 17.Carlos Morujao - 2012 - Endoxa 30:345.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Em busca dos fundamentos filosóficos da educação nova.José Carlos Souza Araújo - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):25-34.
    […] O objetivo deste é interrogar sobre os fundamentos filosóficos da Escola Nova, movimento educacional cujas origens remontam ao fim do século XIX. A questão fundamental que se pretende examinar é a relação da Escola Nova com o racionalismo e com o empirismo, correntes filosóficas emergentes nos séculos XVII e XVIII, as quais embasam uma das mais significativas visões de mundo contemporâneas, o liberalismo. Afirma-se que o ideário escolanovista não é mais "modismo" educacional. Apesar disso, este estudo pretende contribuir para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no direito.Antônio Carlos Wolkmer - 2001 - São Paulo: Editora Alfa Omega.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    A recepção da Política de Aristóteles na Nova Espanha: Alonso de la Vera Cruz e o seu Speculum Coniugiorum.Alfredo Carlos Storck - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e35291.
    Este artigo está dividido em duas partes. Começo por oferecer algumas informações de fundo sobre as discussões e os debates que tiveram lugar na Europa no final da Idade Média e no início dos tempos modernos e que envolveram autoridades políticas e eclesiásticas. Não pretendo ser exaustivo nesta apresentação. Procuro apenas sugerir o contexto mais amplo das disputas entre o poder dos monarcas europeus e o da Igreja Católica durante os séculos XV, XVI e o início do século XVII. Na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    Fundamentalismo à brasileira: perfil e enfoque do Protestantismo de Missão no Brasil.Carlos Alberto Motta Cunha - forthcoming - Horizonte:1137.
    “Fundamentalismo” é um movimento ou uma corrente de pensamento, que prega obediência rigorosa e literal a um conjunto de princípios fundamentais. Pode estar presente na economia, na política, na educação e em outras instâncias da vida humana. É na religião que o fundamentalismo é mais conhecido e relacionado. Fundamentalismo religioso tem fases de expressão no decorrer da história possibilitando novas elaborações conceituais e estruturais. Nos últimos anos, o tema ressurge na América Latina quando governos fazem das ideias fundamentalistas a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  37
    Is There Divine Providence According To Aristotle?Carlos A. Casanova - 2016 - Nova et Vetera 14 (1):199-226.
  8. Ser humano y crisis: Ponencias, Escuela de Pensamiento de Silos, V Encuentro de Silos.Carlos Enrique Rodríguez Jiménez - 2013 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 37 (75):101-104.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Tratamiento en latín de laringal en posición inicial.Carlos Padilla Carmona - forthcoming - Nova et Vetera.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A historiografia da Revolução Mexicana no limiar do século XXI: tendências gerais e novas perspectivas.Carlos Alberto Sampaio Barbosa & Maria Aparecida de Souza Lopes - 2001 - História 20:163-198.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Editorial-Novas fronteiras epistemológicas: o interesse acadêmico pela mística (New frontiers epistemological: academic interest in the mystical)-DOI–10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n27p678. [REVIEW]Carlos Frederico Barboza de Souza - 2012 - Horizonte 10 (27):678-683.
  12.  11
    Kant e Habermas.Carlos Willians J. Morais - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 3.
    O texto visa tratar de uma problemática da Teoria do Conhecimento em correspondência com a Educação. Os problemas que surgem da relação entre o indivíduo pensante e o objeto de seu pensamento (como o solipsismo, a reflexão monológica e o dogmatismo) marcam as bases da produção filosófica tratada a partir de Kant em sua obra "Crítica da Razão Pura" (1787). A prova sobre os juízos sintéticos a priori leva Kant a formular um sistema filosófico, cujo método transcendental se apoia na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Descaminhos arqueológicos da descontinuidade e da recorrência em Foucault.Carlos Eduardo Ribeiro - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):251-276.
    O artigo realiza uma avaliação sobre os afastamentos reais do pensamento arqueológico de Foucault em relação à epistemologia histórica francesa. O objetivo é mostrar que as ideias de descontinuidade e recorrência da epistemologia de Canguilhem provocou efeitos decisivos sobre a arqueologia de Foucault. Mesmo se o arqueólogo do saber evoca uma nova maneira de praticar a história das ciências, a marca epistemológica de Canguilhem parece sempre estar presente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Fernand Deligny e os diferentes registros perceptivos do humano.Carlos Henrique Machado - 2024 - Controvérsia 20 (2):5-19.
    Em Empirismo e subjetividade (1953) Gilles Deleuze irá afirmar que o principal problema do pensamento de Hume é determinar de que modo o espírito devém sujeito. Tomamos essa distinção geral no pensamento humeano para, a partir daí, efetuarmos distinções específicas que colocam em lados distintos animais humanos em sua vida na linguagem e na cultura e certos animais humanos cujos modos de vidas não se conformam aos gabaritos de um padrão majoritário e hegemônico que se tornou, por norma, o traço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    Evangélicos e conservadorismo – afinidades eletivas: as novas configurações da democracia no Brasil.Paulo Gracino de Souza Junior & Carlos Henrique Pereira de Souza - forthcoming - Horizonte:1188.
    Neste artigo partimos da hipótese de que a afinidade que atrai evangélicos e conservadorismo está muito mais ligada às condições discursivas que engendram os sujeitos e suas subjetividades, do que as características intrínsecas à teologia cristã ou, especificamente, evangélica pentecostal. Com isso não queremos dizer que conformações teológicas específicas não ensejaram discursos religiosos regressivos, que a maioria de nós classificaria como conservador. Assim, chamamos a atenção, tanto para o caráter relacional, posicional das identidades evangélicas, que engendram o discurso conservador, quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  48
    O lugar do testemunho na estrutura do conhecimento e da justificação.Kátia Martins Etcheverry & Carlos Augusto Sartori - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):566.
    O objetivo central neste artigo é o de explicar o que é testemunho e como ele produz conhecimento e justificação. Conforme essa concepção, o testemunho é uma importante e habitual fonte de conhecimento e de justificação, bem como um conceito relevante em epistemologia social, comunicação e psicologia da aquisição de crença. Apesar de o testemunho, nessa concepção, não ser considerado uma fonte básica de conhecimento e justificação, é alegado que ele é uma fonte de conhecimento básico pois crenças básicas não (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Anito e o suborno de jurados (dekázein) nos processos atenienses.Carlos Carvalhar - 2021 - Calíope: Presença Clássica 40:167-188.
    Anito é mais conhecido por ser um dos acusadores de Sócrates, mas este político teve outra proeza: sua sagacidade o fez criar um método obscuro de identificar os jurados e assim saber exatamente a quem subornar em um processo legal, ou seja, ele conseguia identificar quem eram os dikastaí que estariam agrupados no dikastḗrion específico que julgaria determinado caso em um tribunal. Com essa metodologia ele conseguiu se safar de uma condenação em 409 a.e.c., quando por sua falha Atenas perdeu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  42
    Que significa crer em Jesus Cristo hoje? Preâmbulos para uma fé sensata e responsável.Carlos Palácio - 1997 - Horizonte 1 (1):41-54.
    A nossa situação atual, em termos de fé cristã, é muito semelhante à do cego de nascença de que nos fala o evangelho (Jo 9,1-41). A experiência de vinte séculos de cristianismo não impede que Jesus mesmo nos dirija também esta pergunta: “Crês no Filho do Homem?” (Jo 9,35). A questão é saber se teríamos a simplicidade do cego para responder: “Quem é ele, Senhor, para que eu creia?” (Jo 9,36). Porque equivaleria a reconhecer que o conhecemos sem conhecê-lo. E (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Como evangelizar hoy desde la vida monástica.Carlos Gutiérrez Cuartango - 2009 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 33 (68):347-372.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Hannah Arendt & João Guimarães Rosa: Reflexões sobre a amizade e a educação.Carlos Eduardo Gomes Nascimento - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):2-29.
    O artigo debate a relação entre a concepção da amizade (philia) e a noção de educação no pensamento de Hannah Arendt e as estórias do sertão de João Guimarães Rosa. Arendt concebe a educação como um espaço de mediação e cuidado entre as gerações, em que as mais antigas têm a responsabilidade de introduzir as gerações mais novas no mundo. Considerando essa perspectiva, aborda-se a possibilidade de pensar a ideia da educação que narre estórias que criem um laço de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  52
    Notas sobre a teoria da normatividade télica: Um novo capítulo da epistemologia Das virtudes de Ernest Sosa.João Carlos Salles - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):195-211.
    RESUMO Ernest Sosa é um dos mais importantes filósofos da contemporaneidade. Em plena atividade há mais de cinco décadas, sua obra toma agora a forma de uma teoria da normatividade télica, com a qual Sosa pretende coroar sua procura por uma "knowledgefriendly epistemology". Pretendemos mostrar que esta nova forma teórica instala-se bem no conjunto de sua reflexão epistemológica, procurando Sosa agora, de modo ainda mais preciso, dar resposta, por exemplo, às questões decorrentes do problema de Gettier, da intencionalidade e das (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Neurofilosofia da Racionalidade: Críticas e Propostas a Partir da Filosofia e Das Neurociências.Carlos Eduardo B. de Sousa - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (12):156-183.
    A neurociência visa entender o funcionamento do cérebro e sua influência no comportamento consciente. Achados neurocientíficos recentes sugerem que processos decisórios são causados por eventos neurobiológicos. A partir destes achados, alguns neurocientistas “decidiram” defender a hipótese de que o cérebro seria o real causador das ações. O determinismo neural implícito sugere que “racionalidade” e “consciência” seriam ilusórias. Esta visão vai contra uma concepção clássica de racionalidade. Contudo, aceitar ou não esta nova ideia requer um tipo de racionalidade mínima capaz de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Do Movente Ao Termo: Causalidade e Evidência Na Notitia Intuitiva de Re Non Exsistente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2024 - Dissertatio 10 (supl.):31-79.
    Retomando alguns dos principais estudos sobre o conhecimento intuitivo do não existente em Guilherme de Ockham, pretendemos mostrar tanto alguns equívocos do que ficou estabelecido como a atual interpretação do problema, como também oferecer uma nova análise que enfatiza os vínculos entre os conceitos de evidência e de causalidade na argumentação ockhamiana. Fundamentando nossa exposição, estará a análise de pequenos trechos dos textos de alguns dos principais debatedores e intérpretes medievais do texto ockhamiano quanto a esse tema, como Walter Chatton, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    O enigma do corpo e o delírio da visão em Merleau-Ponty.João Carlos Neves de Souza E. Nunes Dias - 2022 - Princípios 29 (60):323-338.
    O artigo investiga a noção de corporeidade apresentada por Merleau-Ponty em O olho e o espírito. Na crítica aos modelos filosóficos constituídos pela filosofia reflexivas e seu modo de compreensão do corpo, Merleau-Ponty evidencia, ao longo de O olho e o espírito, a reflexividade corporal a partir da noção de estesiologia e suas consequências filosóficas. Enfatiza, no contexto de sua nova ontologia, o enigma do corpo e o delírio da visão, a partir da duplicidade do sentir. Aproximando-se da arte e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Experiencia mística y humanización: repercusiones en la vida.Carlos Gutiérrez Cuartango - 2008 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 32 (65):147-175.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Juan Casiano, padre del monacato occidental.Juan Carlos Mateos González - 2009 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 33 (67):91-101.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    O Método Científico: Algumas Relações Entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Luís Carlos Lemos da Silva - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):306-315.
    Hoje em dia, não se pode negar a influência da ciência positiva sobre a sociedade. Por outro lado, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Como isto pode acontecer se temos cada vez mais acesso aos recursos tecnológicos? As novas tecnologias, presentes na vida das pessoas, não têm facilitado esse processo?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  42
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  26
    Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença.Jorge Larrosa & Carlos Skliar (eds.) - 2001 - Belo Horizonte: Autêntica.
    Novas, instigantes e inovadoras interpretações sobre o mito bíblico de Babel são oferecidas nesse livro. Os autores articulam história e modernidade rumo à temporalidade mítica, que se reitera a cada dia, em sociedades e tempos diferentes. A memória que desafia o presente e que abre o imprevisível desconhecido que pode ser futuro é analisada através de sua manifestação mais autêntica - a linguagem.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  6
    Um Breve Trajeto Filosófico Com Os Racionalistas Contempor'neos.Carlos Eduardo Fisch de Brito & Ralph Leal Heck - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):24-64.
    O objetivo deste artigo é esboçar um perfil do pensamento racionalista contemporâneo. A tarefa é realizada por meio da leitura de textos selecionados de três autores: J. Haugeland, D. Dennett e R. Brandom. E o trabalho não é feito de uma só vez, mas se desenrola em três etapas. Primeiro, a leitura de Haugeland nos dá uma caricatura do racionalismo: a máquina que joga xadrez. Daí, apoiando-se nesse esboço, a leitura de Dennett amplia os nossos horizontes, abarcando a intencionalidade das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  65
    Os elementos republicanos na toler'ncia de John Locke.Antônio Carlos dos Santos - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):499-513.
    John Locke é conhecido, sobretudo, por ser um dos fundadores do liberalismo. No entanto, pesquisas recentes apontam para novas interpretações do pensador inglês. No caminho dessa tendência, o objetivo deste texto é analisar os elementos republicanos na "Carta sobre a tolerância" de Locke. John Locke is mainly known for being one of the founders of Liberalism. However, recent research points to new interpretations of the English thinker. On the way of this trend, the aim of this paper is to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, tomamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  54
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    A Controvérsia de Auxiliis: Em Torno À Sem'ntica Das Sentenças Teóricas Do Discurso Filosófico e Teológico e À Necessidade de Uma Metafísica Primordial.Luiz Carlos Sureki - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):337.
    De Auxiliis designa uma famosa controvérsia filosófico-teológica do final do século XVI e início do século XVII, que envolveu teólogos espanhóis dominicanos e jesuítas em torno do tema/problema do livre arbítrio humano sob a influxo da graça divina. Considerado filosoficamente, o problema central gira em torno à determinação semântica de enunciados condicionais contrafactuais, problema este já presente em todos os enunciados teóricos composicionais. A partir do contexto histórico e teológico da controvérsia, juntamente com o surgimento do Molinismo, apresentaremos, com alguns (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Crítica glucksmanniana do poder.Carlos Bizarro Morais - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (1):69 - 94.
  36.  1
    Tecnologia e regulação democrática.Lucas Fernandes da Silva & Carlos Jacinto Nascimento Motta - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7390.
    O presente texto busca examina as transformações na esfera pública digital e os desafios da regulação democrática, considerando as interseções entre tecnologia, ciência e ideologia. A pesquisa, fundamentada em metodologia bibliográfica, utiliza conceitos centrais das obras de Jürgen Habermas: Uma Nova Mudança Estrutural da Esfera Pública e a Política Deliberativa, Teoria do Agir Comunicativo, Volume 2, e Técnica e Ciência como Ideologia. O estudo começa analisando como a esfera pública foi remodelada na era digital, abordando as novas dinâmicas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  42
    Viver sem Deus e sem Religião: a vida possível no ateísmo (Living without God and religion: the possibility of atheism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p85. [REVIEW]Amauri Carlos Ferreira - 2010 - Horizonte 8 (18):85-103.
    É possível viver no mundo sem Deus? É possível viver no mundo sem religião? O autor deste texto apresenta uma resposta afirmativa a essas indagações, fundamentando-a com as ideias de Bertrand Russell. Para o autor, quando a noção de viver bem é fundamentada na verdade provisória da ciência e contrária à vida proposta pela religião, os fiéis e os representantes eclesiásticos utilizam argumentos emocionais e falaciosos para postular a verdade da fé. Ele parte do pressuposto de que entre religião e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. EPISTEMOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: características e renovação que elas trazem para as ciências sociais.William Lima Duarte Oliveira, Antônio Carlos Lobato Nery & David Junior de Souza Silva - 2024 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (8).
    Tem-se a necessidade de conhecer, compreender e refletir sobre o que se denomina de epistemologias contemporâneas ou novas epistemologias. Nas ciências sociais essas epistemologias recentes ajudam a pensar e repensar as novas formas do fazer científico em ir além das epistemologias ditas clássicas que conhecemos, tais como o marxismo, historicismo, funcionalismo, hermenêutica e outras que já são consideradas hegemônicas e que partem do conhecimento europeu e norte americano. Contrariamente, as novas epistemologias são em sua maioria elaboradas fora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    Fraternidade, Diálogo e Missão Como Base Para Uma Educação Franciscana.Iglê Moura Paz Ribeiro & Diego Carlos Zanella - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):43-53.
    Este artigo visa contribuir com o entendimento da formação humana ocidental e de seus desafios contemporâneos, em meio ao crescente desenvolvimento da natureza humana e de suas reflexões. Visando fazer frente a essas perspectivas, profundamente marcadas pela fraternidade, diálogo e compromisso, cujo pano de fundo é São Francisco de Assis, considerando que suas vivências contribuírem para a formação humana e educativa da humanidade. Nesta dimensão, o artigo pretende realizar um resgate de cunho teórico/filosófico, que possibilite a construção de uma abertura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    A Filosofia Foucaultiana: Um Convite À Experiência de Pensamento (Auto)Crítico.Renato Carvalho de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):103.
    Michel Foucault desafia qualquer tentativa de ser reduzido a definições simplistas. Fazer uma saudosa memória por ocasião dos 40 anos de sua morte não pode se resumir a uma apresentação estática de sua vida e obra. É imperioso ressaltar o vigor, o dinamismo interno de seu pensamento filosófico. A filosofia de Foucault é um sincero convite dirigido a todos nós para fazermos uma verdadeira experiência de pensar, a voltar-nos para nós mesmos para refletir criticamente sobre as formas de poder pelas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  31
    Tempo, Governamentalidade e Autorresponsabilização Na Docência.Luciana Aparecida Silva de Azeredo, Marcia Aparecida Amador Mascia & Carlos Roberto da Silveira - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023017.
    No contexto neoliberal, no qual imperam a cultura da auditoria e da meritocracia, a lógica do empreender-se a si mesmo e a visão de educação como mercadoria, convivemos com o mal-estar dentro e fora da docência. Nesse panorama, este artigo objetiva problematizar a racionalidade neoliberal vigente dentro e fora das salas de aula. Trata-se de uma análise discursiva de depoimentos de três professores de ensino superior sobre o cuidado (de si), a partir de ferramentas teórico-analíticas de Foucault, com o intuito (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    O Imperativo Categórico Kantiano No Julgamento de Otto Adolf Eichmann No Tribunal de Jerusalém.Sérgio Amaral Tibiriçá & João Carlos Dias Filho - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Na obra Eichmann em Jerusalém – um relato sobre a banalidade do mal, Hannah Arendt descreve em determinada passagem que o réu Otto Adolf Eichmann invoca o imperativo categórico de Immanuel Kant, na busca de justificar sua conduta criminosa no massacre ocorrido na Alemanha nazista. Inertes numa sociedade desfigurada e que apresentava novas leis, tanto o réu quanto os demais criminosos viviam sob um véu de cegueira, que não poderia, porém, ser fundamento para a barbaridade cometida. Pretende-se com esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    As Conexões Entre o Ceticismo Acadêmico e o Naturalismo Filosófico No Empirismo Radical de David Hume.Leonardo Delatorre Leite, Gerson Leite de Moraes & Carlos Roberto de Melo Almeida - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (2).
    O presente artigo apresenta como intuito primordial a promoção de uma análise acerca das relações entre o naturalismo filosófico de Hume e a sua oposição ao ceticismo radical, estabelecendo, nesse sentido, uma vinculação entre as teses naturalistas do autor em questão e a sua argumentação em prol do ceticismo moderado. A dissertação, num primeiro momento, abordará sobre os elementos centrais da chamada “geografia mental”, proposta por David Hume na primeira seção de seu livro Investigação sobre o entendimento Humano. Além disso, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    A memória do Itarendá ressignificando novas territorialidades.Evilania Bento da Cunha & Rosilene Cruz de Araujo - 2018 - Odeere 3 (5):25.
    O presente Relato é resultado dos estudos na disciplina Antropologia Visual, ministrada pelo professor Dr. Flavio Leonel no Programa de mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Diante da fundamentação teórica apreciada durante a disciplina pensamos discutir o conceito de memória apresentado por Paul Ricoeur, em que o autor baseia-se em duas perguntas: de que há lembrança? De quem é a memória? Podemos atribuir a esses questionamentos a passagem de paradigma: do fato (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Some remarks on Susan Hack's innocent realism.Carlos Caorsi - 2007 - In Cornelis De Waal (ed.), Susan Haack: a lady of distinctions: the philosopher responds to critics. Amherst, N.Y.: Prometheus Books.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Consciousness, Attention, and Conscious Attention.Carlos Montemayor & Harry Haroutioun Haladjian - 2015 - Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Edited by Harry Haroutioun Haladjian.
    In this book, Carlos Montemayor and Harry Haladjian consider the relationship between consciousness and attention. The cognitive mechanism of attention has often been compared to consciousness, because attention and consciousness appear to share similar qualities. But, Montemayor and Haladjian point out, attention is defined functionally, whereas consciousness is generally defined in terms of its phenomenal character without a clear functional purpose. They offer new insights and proposals about how best to understand and study the relationship between consciousness and attention (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   22 citations  
  47. Logic Without Truth.Carlos E. Alchourron & Antonio A. Martino - 1990 - Ratio Juris 3 (1):46-67.
    Between the two horns of Jørgensen's dilemma, the authors opt for that according to which logic deals not only with truth and falsity but also with those concepts not possessing this semantic reference. Notwithstanding the “descriptive” prejudice, deontic logic has gained validity among modal logics. The technical foundation proposed consists in an abstract characterization of logical consequence. By identifying in the abstract notion of consequence the primitive from which to begin, it is possible to define the connectives - even those (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  48.  19
    The Sequence Recall Task and Lexicality of Tone: Exploring Tone “Deafness”.Carlos Gussenhoven, Yu-An Lu, Sang-Im Lee-Kim, Chunhui Liu, Hamed Rahmani, Tomas Riad & Hatice Zora - 2022 - Frontiers in Psychology 13.
    Many perception and processing effects of the lexical status of tone have been found in behavioral, psycholinguistic, and neuroscientific research, often pitting varieties of tonal Chinese against non-tonal Germanic languages. While the linguistic and cognitive evidence for lexical tone is therefore beyond dispute, the word prosodic systems of many languages continue to escape the categorizations of typologists. One controversy concerns the existence of a typological class of “pitch accent languages,” another the underlying phonological nature of surface tone contrasts, which in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    A la búsqueda de una “completa definición de sí misma” Identidad eclesial y reforma de la Iglesia en el Vaticano II.Carlos Schickendantz - 2020 - Teología y Vida 61 (2):99-130.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Presentación del libro Política, igualdad y emancipación.Carlos Ruiz Schneider - 2019 - Revista de Filosofía 75:39-41.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 950