Results for 'Concepção'

946 found
Order:
  1.  34
    Concepção e percepção de tempo e de temporalidade no Egipto Antigo.José das Candeias Sales - 2006 - Cultura:19-37.
    Nesta reflexão sobre a concepção e a percepção de tempo e de temporalidade no antigo Egipto enfatizam-se as várias formas de encarar o tempo existentes entre os antigos Egípcios, as suas diferentes e operantes marcas, regulares e cadenciadas, aplicáveis ao Cosmos e ao indivíduo e o modo como afectavam, directa ou indirectamente, os comportamentos das diferentes camadas da sociedade egípcia.Além de, obviamente, conhecer os efeitos e a influência da passagem do(s) tempo(s), a sociedade egípcia destacou-se pela sua particular ânsia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    A concepção de verdade na razão dos efeitos de Pascal.Rodrigo Hayasi Pinto - 2019 - Cadernos Espinosanos 40:65-94.
    O objetivo desse artigo é fazer uma discussão acerca da concepção de verdade presente no método A Razão dos Efeitos do filósofo francês Blaise Pascal. No opúsculo Do Espírito Geométrico, Pascal constata a presença de limites no âmbito da racionalidade que impedem a apreensão dos princípios da geometria de modo absoluto. Segundo pensamos, o método A Razão dos Efeitos, utilizado na obra Pensamentos, também estaria estruturado a partir desse pressuposto. Nos Pensamentos Pascal, na medida em que se depara com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    A concepção nietzschiana de ceticismo em Schopenhauer como educador.Lorenzo Serini - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):115-170.
    Resumo: O objetivo do presente ensaio consiste em esclarecer a concepção nietzschiana de ceticismo presente em Schopenhauer como educador - em especial, à luz do §3 da aludida obra. Sem passar ao largo das principais preocupações de Nietzsche em sua filosofia de juventude como um todo, bem como do horizonte hermenêutico pós-kantiano que lhe é contemporâneo, o texto conta enfatizar que, na terceira Consideração extemporânea, Nietzsche está sobretudo preocupado com as consequências corrosivas do ceticismo à filosofia, e, potencialmente, à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    A concepção de sistema em Kant e Fichte.Luís Eduardo Ramos de Souza - 2015 - Studia Kantiana 18:112-133.
    Este trabalho tem por objetivo geral apresentar a concepção de sistema elaborada por Kant e Fichte, e por objetivo particular refletir sobre as suas respectivas propriedades, a saber, a completude, a unicidade e a correção. As problemáticas levantadas em torno destes objetivos dirigem-se a duas questões: 1) Os sistemas filosóficos de Kant e Fichte são abertos ou fechados? 2) Em que sentido eles concebem as propriedades do sistema? Quanto à primeira questão, o trabalho sustenta a hipótese de que ambos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    A concepção kantiana de republicanismo e suas implicações normativas para o Estado de direito.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2011 - Guairacá 27 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica.Luiz Eduardo de Souza Pinto - 2013 - Horizonte 11 (31):1157-1158.
    SOUZA PINTO. L. E. A concepção biocêntrica e sua viabilidade na doutrina da igreja católica . Dissertação (Mestrado) 2013. 94f - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave: Antropocentrismo. Biocentrismo. Catecismo da Igreja Católica.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    Concepção sistêmica do mundo: vieses do círculo intelectual bakhtiniano e da escola semiótica da cultura.Irene Machado - 2013 - Bakhtiniana 8 (2):136-156.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    A concepção filosófica da história em ato e suas categorias fundamentais.Inácio Helfer & Polyana Tidre - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35910.
    Neste artigo propomos fazer uma breve reconstrução da concepção filosófica da história em Hegel a fim de podermos apresentar os aspectos determinantes através dos quais, para o filósofo, a história se exibiria ao pensamento, bem como expor seu entendimento da história em ato. Para além das categorias “passado”, “presente” e “futuro”, Hegel, à maneira dos Iluministas e de sua aproximação entre história e progresso ou perfectibilidade, oferece um entendimento da história como “progresso na consciência da liberdade”. Analisaremos em que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  33
    Concepção bakhtiniana de literatura ea análise de personagens nos livros didáticos de LEM/Bakhtinian concept of literature and the analysis of characters in modern foreign language textbooks.Henrique Evaldo Janzen - forthcoming - Bakhtiniana.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    Uma concepção kantiana de igualdade.John Rawls - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):108-119.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  35
    O sentido liberal da concepção de liberdade no 'mbito do absolutismo político de Hobbes.Delmo Mattos & Edith Ramos - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (2):81-81.
    O propósito fundamental do presente artigo consiste em examinar os termos da liberdade em Hobbes, utilizando-se do sentido liberal de liberdade, por vezes atribuído ao modo como o filósofo concebe a sua posição sobre a liberdade, mediante as discussões de Quentin Skinner acerca da concepção “neorromana” de liberdade ou a liberdade republicana. Com base nesse pressuposto, pretende evidenciar como a concepção moderna de liberdade é inteiramente dependente da construção hobbesiana da “liberdade negativa”, influenciada diretamente por um debate político (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    A concepção de ciência no jovem Descartes.Jordino Marques - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):69-80.
    Neste artigo procuro mostrar que na filosofia do primeiro Descartes há um desenvolvimento paulatino da noção de ciência,que se inicia com a preocupação de construção de uma ciência admiravel e tem seu ponto central na procura de um modelo universal da mesma com tendências exotéricas.Tal desenvolvimento porém adquirirá contornos mais nítidos na Discurso do Método.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    A concepção husserliana de Mathesis Universalis a partir da noção de Mannigfaltigkeitslehre.Carlos Eduardo de Carvalho Vargas - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):119-139.
    Este artigo problematiza a concepção de mathesis universalis na filosofia de Edmund Husserl a partir de uma discussão sobre a noção de Mannigfaltigkeitslehre. Inicialmente, retoma-se a questão dos números “imaginários” e depois é repassado o contexto matemático que influenciou o desenvolvimento filosófico husserliano. Finalmente, a concepção de mathesis universalis é enquadrada nas referências históricas de Descartes e Leibniz para, finalmente, mostrar as implicações fenomenológicas próprias do pensamento de Husserl.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  62
    A concepção Kantiana da experiência estética: novidades, tensões e equilíbrios.Leonel Ribeiro dos Santos - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):35-75.
    Neste ensaio proponho-me identificar alguns aspectos peculiares da problematização kantiana da experiência estética, assinalando as suas tensões e os equilíbrios que a sustentam e mostrar que a sua fecundidade especulativa não se esgota no aproveitamento que a geração póskantiana (do Classicismo, Romantismo e Idealismo) fez de alguns dos seus elementos, mas continua a revelar-se na redescoberta que, nas últimas décadas, dela vem sendo feita e cujo alcance se tem provado na capacidade que oferece para revitalizar os debates actuais acerca dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    A concepção política dos direitos humanos: algumas objeções.Nunzio Ali - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):367-378.
    In the current debate on human rights, the political conception is attractive in its ability to try to find solutions to the central questions and problems, which the orthodox conception has difficulties in solving, because of its own nature it does not need a moral foundation that is independent of the recognition established by international law and practice. On the one hand, it is necessary to recognize that the current practice and the international doctrine consider human rights as tools addressed, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    A concepção de dignidade humana em Ronald Dworkin: um problema de ética prática.Evandro Barbosa & Thaís Cristina Alves Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):306-316.
    Trata-se de abordar a concepção dworkiniana de dignidade humana a partir de sua obra Domínio da Vida. O intuito deste texto é delimitar conceitualmente sua concepção de dignidade humana para, posteriormente, analisar a importância dessa concepção para a solução de problemas de ordem prática, tais como o aborto e a eutanásia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    A concepção schopenhaueriana de arrependimento e angústia de consciência.Selma Aparecida Bassoli - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e21.
    O arrependimento [die Reue] é uma noção que surge na filosofia de Schopenhauer quando ele trata da possibilidade de um indivíduo aprimorar a manifestação do seu próprio caráter, que é aquilo que constitui o caráter adquirido. Cada um de nós possui um caráter que não pode ser mudado, mas o conhecimento sobre ele pode se aprimorar, o que permite que um indivíduo possa aperfeiçoar o conhecimento ou a consciência daquilo que ele é. Sendo o caráter a expressão daquilo que cada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A Concepção Estândar de Prova e o Problema de Kant.André Porto - 2021 - In Gisele Secco (ed.), De Mathematicae atque Philosophiae Elegantia. College Publications. pp. 150-168.
    The objective of this paper will be to present a critical evaluation of the so-called “standard conception of a proof”. According to this conception, a text could only be called a “demonstration of a certain mathematical proposition” if we could find a completely formalized version of that demonstration, its “corresponding formal proof”. We will compare these ideas with the treatment of the same topic within two markedly different contexts, that of contemporary Swedish intuitionism and that of modern software engineering. Finally, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Concepção contratualista de Hobbes.Daniel Leite da Silva Justino - 2011 - Filosofia 25:07.
  20.  11
    A concepção cartesiana de sujeito: a alma e o animal racional.Enéias Forlin - 2011 - Educação E Filosofia 25 (Especial):135-166.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    ORÍGENES: concepção do saber, plano e método.João Lupi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):475-482.
    SÍNTESE - Origenes é o primeiro pensador e mestre cristão sobre cuja obra escrita sistemática e ensino institucional é possível fazer uma apreciação criteriosa. Seu plano de estudos, por toda a vida, tem a Escritura como objeto único, enquadrado entre uma visão teórica integral e um destino apologético. A Sabedoria é o Logos, Cristo, e por isto a ciência total é a Teologia. O plano teórico do saber abrange a tríplice realidade: Deus, Mundo, Homem; e o programa de estudos segue (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Dificuldades da concepção de John Searle sobre a redução da consciência: o problema das capacidades causais.Tárik de Athayde Prata - 2008 - Princípios 15 (24):05-29.
    O artigo investiga a concepçáo de reduçáo de Searle no que se refere à compatibilidade entre redutibilidade causal e simultânea irredutibilidade ontológica da consciência à atividade cerebral. A reduçáo causal da consciência – a explanabilidade causal de suas características por processos cerebrais e a identidade de suas capacidades causais (seçáo 2) – é incompatível com a irredutibilidade ontológica (seçáo 3), porque a diferença ontológica entre características subjetivas e objetivas torna a identidade das capacidades causais incompreensível (seçáo 4). O principal problema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    O Corpo: A Concepção Dos Grupos Etnolinguísticos Yorùbá e Algumas Contribuições Dos Diálogos Epistemológicos Em François Dagognet.Ronnei Prado Lima - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):143.
    No presente artigo nos propomos a analisar a concepção de corpo para os Yorùbá a partir das contribuições de Fábio Leite, Muniz Sodré, Amadou Hampâté Bâ entre outros pensadores e, não menos importante, as algumas contribuições do filósofo francês de François Dagognet. Não estamos propondo uma análise comparativa, que cairia nos binarismos existentes, mas a compreensão do corpo para a cultura ocidental e entre os povos yorubanos. Compreendemos o corpo em seus multicorpos, inserido em sua espacialidade e na transversalidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  45
    Gramsci e a concepção marxista de escola.Thiago Chagas Oliveira & Sandra Cordeiro Felismino - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 309.
    O artigo tenciona demonstrar que a concepção gramsciana de escola não se reduz ao aparelho escolar convencional, mas engloba um conjunto de organismos do mundo do trabalho potencialmente formativos. Pretende, portanto, oferecer elementos categoriais que permitam recompor o conceito gramsciano de escola no corpo geral da crítica marxista. The article demonstrates that the Gramscian conception of the school is not limited to conventional school unit, but includes a set of organizations in the world of work potentially formative. The aim, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  27
    Concepção bakhtiniana de literatura e a análise de personagens nos livros didáticos de LEM.Henrique Evaldo Janzen - 2012 - Bakhtiniana 7 (1):107-124.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    A Concepção de Trabalho Na Filosofia Do Jovem Marx e Suas Implicações Antropológicas.Renato Almeida de Oliveira - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):72-88.
    O presente artigo pretende desenvolver uma reflexão sobre a categoria trabalho na filosofia do jovem Marx, levando a cabo a problemática em torno da dialética do trabalho. Para tanto, faz-se uma leitura imanente às obras Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844 (Ökonomisch-philosophischen Manuskripte aus dem Jahre 1844) e A Ideologia Alemã de 1845 (Die deutsche Ideologie), relacionando tal categoria com algumas determinações antropológicas presentes no pensamento do jovem filósofo, a saber, a objetividade (Objektivität) e a genericidade (Gattungswesen) humanas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  27
    A concepção de ética no utilitarismo de John Stuart Mill.Maria Cristina Longo Cardoso Dias - 2014 - Discurso 44:235-260.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A concepção disjuntiva da experiência como material para um argumento transcendental.John McDowell - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. A concepção de consciência em Sartre: A relação entre ontologia E fenomenologia.Alexander Almeida Morais - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):57-69.
    Este artigo tem como objetivo explicitar a noção de consciência em Sartre, explorando o modo como se dá a relação entre ontologia e fenomenologia na filosofia de Sartre.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    (1 other version)A Concepção Kantiana de Opinião Pública: Sua Relação Com a Guerra e a Corrupção Do Poder Público.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):284-300.
    Este artigo pretende investigar a concepção kantiana de opinião pública que tem como pressuposto fundamental a inalienável tarefa crítico-deliberativa do cidadão perante a guerra e a corrupção do poder público que advém da violação dos princípios normativos do contrato originário. A opinião pública em Kant é alicerçada em pressupostos morais, antropológicos, culturais, jurídicos e políticos e está vinculada à idéia republicana de Estado. De acordo com essa idéia, a decisão sobre a possibilidade da realização da guerra e o combate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    A concepção de subjtividade em Lèvinas: da solidão da hipóstase ao encontro com a alteridade.Jacqueline de Oliveira Moreira & S. J. Moro - 2010 - Educação E Filosofia 24 (47):55-72.
    Introdução a Levinas a partir da discussão sobre a problemática da subjetividade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    A concepção de estado de Nozick.João Cardoso Rosas - 2009 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  65
    Sobre a Concepção da afasia e da histeria: Notas sobre a relação entre anatomia e linguagem nos primórdios da teoria freudiana.Osmyr Faria Gabbi Júnior - 1990 - Discurso 18 (18):131-142.
    Freud, em 1891, ao estudar a afasia, vai contra a concepção dominante na época, que era anatômica. Mais tarde, em 1893, começa a pensar a histeria como um tipo de afasia. O que mostra a estreita vinculação entre a teoria freudiana sobre o aparelho psíquico e a linguagem entendida como fala.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    A concepção relacional do poder em Foucault e a omissão da valoração ética.Igor Corrêa de Barros - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):319-339.
    O presente artigo tem por objetivo apresentar alguns dos elementos centrais da analítica do poder proposta por Michel Foucault. Após situar e caracterizar a noção foucaultiana de poder a partir dos escritos genealógicos, examina-se como a concepção relacional de poder orienta as investigações acerca da emergência e estruturação do poder disciplinar. Por fim, recuperamos a crítica de Andrew Sayer à noção foucaultiana de poder, segundo a qual falta à concepção foucaultiana uma elaboração explícita do componente valorativo e normativo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    A concepção ampliada da mente segundo C. S. Peirce.Lucia Santaella - 2020 - Cognitio 20 (2):392-403.
    Desde meados do século 20, quando as ciências cognitivas desabrocharam e continuaram até hoje o seu caminho de avanços ininterruptos, os temas relativos à noção da consciência, a par das buscas de definição para os conceitos da mente, pensamento, inteligência etc. têm ocupado posição central nessas ciências e mesmo para além delas. Recentemente, a preocupação com esses conceitos cresceu com bastante ênfase a partir da explosão até agora bem-sucedida da inteligência artificial. O que é inteligência? Como a cognição humana se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    A Concepção de Inf'ncia Como Crescimento Em John Dewey.Darcisio Natal Muraro - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:24-47.
    Este artigo analisa a concepção de infância como crescimento por meio de um estudo bibliográfico das obras de John Dewey. A condição do crescimento é a potencialidade positiva da imaturidade, interdependência e plasticidade do ser humano. Assim, a vida humana é crescimento como um processo contínuo e interativo de experiência que realiza e renova o poder de pensar, de aprender, da liberdade e da democracia. Infância é este poder de crescimento ou poder da vida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  49
    É incoerente a concepÇÃo de searle sobre a consciÊncia?Tárik Prata - 2011 - Manuscrito 34 (2):553-574.
    O artigo investiga a frequente alegação na literatura filosófica de que a concepção de Searle sobre a redução da consciência é incoerente. Após um exame das teses básicas de sua teoria da mente , é discutida sua posição a respeito da identidade entre a consciência e a atividade cerebral . Da adesão de Searle a uma tese da identidade de ocorrências deve-se concluir que não há contradição entre esta tese e a irredutibilidade ontológica que ele defende. Porém, é possível (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  38.  15
    A concepção maquiaveliana de necessidade política.José Luiz Ames - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):765-788.
    RESUMO Poucos conceitos na obra de Maquiavel se repetem com tanta insistência quanto o de necessità - e os termos correlatos como necessario, necessitato etc. - obrigando-nos a reconhecer nele uma categoria de especial significação. Trata-se, sem dúvida, de um conceito que, na obra do florentino, abarca um espectro muito amplo de sentidos diversos, que vão desde o mais usual ao mais teórico e político. O presente estudo procurará distinguir esses diferentes usos que Maquiavel faz do termo, particularmente nas obras (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    A concepção de natureza humana em benedictus de Spinoza.Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:83.
    Spinoza concebe a natureza humana em sua obra Ethica como constituída por modos de dois dos infinitos atributos de Deus, o pensamento e a extensão, ou a ideia e seu objeto, o corpo, respectivamente. A mente humana, enquanto essencialmente uma ideia, e o objeto desta ideia, o corpo, pressupõe uma relação não causal entre um modo finito do atributo pensamento e do atributo extensão. O corpo, enquanto certa relação composta ou complexa de movimento e de repouso se mantém através de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    A concepção ideológica da teoria da complexidade que se desdobra na educação brasileira e latino-americana.Marcelo Donizete da Silva - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):36-64.
    Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    Soberania e concepção do público no advento do Estado moderno: uma comparação entre os modelos de Jean Bodin e Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa & Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O direito público contemporâneo é pensado a partir do tratamento impessoal dos cidadãos por autoridades e funcionários que agem dentro da moldura jurídica que delimita sua competência e orienta a sua ação ao interesse público. Se a soberania for compreendida a partir do instituto da propriedade (dominium), a relação entre o Estado e o cidadão acaba por espelhar a forma da relação entre senhor e escravo, em que os súditos se encontram submetidos à vontade privada do soberano. Uma tal modalidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  60
    Uma concepção dialética da arte a partir da gênese do conceito de trabalho na fenomenologia do espírito de Hegel.Márcia Gonçalves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):260-272.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  44
    A concepção multifacetada de natureza em Kant.Rosalvo Schütz - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):238-256.
    Kant developed three major conceptions of nature. Each one is made possible by and corresponds to one of his Critiques. In the First Critique, nature is the ensemble of knowledge that is made possible through the understanding and represents the mechanicalcausal nature. This is nature as it is dealt with by science. In the Second Critique we are presented a conception of nature that transcends our sensibility and results from reason as it creates its own laws. This is supersensible nature, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  18
    A concepção da palavra em Mikhail Bakhtin no contexto da crítica literária contempor'nea.Elina Sventsitskaya - 2020 - Bakhtiniana 15 (4):8-26.
    RESUMO O artigo é dedicado a um dos problemas centrais da ciência filológica moderna - o problema da palavra artística, no entendimento do qual vemos a interseção e interação frutífera da crítica literária e da linguística. O trabalho sistematiza conceitos relevantes para o estudo moderno da palavra artística, revelando sua natureza específica, bem como define as tendências gerais que são características de cada uma das abordagens existentes. A autora enfoca no conceito de palavra de Mikhail Bakhtin, que supera os extremos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  22
    (1 other version)A concepção bergsoniana do tempo.Frederic Worms - 2004 - Dois Pontos 1 (1).
    resumo Trata-se aqui de mostrar como a filosofia de Bergson decorre da constatação da passagem do tempo enquanto fato primordial e originário; nessa medida, as suas obras podem ser consideradas como diferentes tentativas de esclarecer tal experiência da temporalidade que, filosoficamente considerada, consiste na intuição da duração. Para isso, examina-se a forma pela qual o tratamento dado a problemas filosóficos distintos e discutidos em cada um de suas obras efetiva-se como meditação sobre o fato primitivo e seu esclarecimento progressivo. Em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  53
    A concepção de direitos humanos e fundamentais na teoria da justiça como equidade.Guilherme de Oliveira Feldens & Ângela Kretschmann - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (4):187-208.
    RESUMO: O presente artigo visa, em um primeiro momento, a analisar a concepção de direitos humanos feita por Rawls, para verificar se a concepção minimalista e não-metafísica apresentada pelo autor é apta a oferecer, nos dias atuais, um ideal moral que sirva de base para uma sociedade internacional democrática e justa. ABSTRACT. This article aims, at first, to analyze the conception of human rights by John Rawls, to verify that the minimalist and non-metaphysical conception presented by the author (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    A Concepção de Poder Como Um Pressuposto Dos Processos Ético-Políticos Nos Pensamentos de Hannah Arendt e Michel Foucault.Dirceu Arno Krüger Junior - forthcoming - Dissertatio:60-82.
    Este texto investiga a questão do poder nas concepções teóricas expostas pela filósofa alemã Hannah Arendt (1906-1975) e pelo filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) como um pressuposto dos processos ético-políticos. Arendt e Foucault delineiam o poder em suas respectivas obras de formas distintas: enquanto Arendt defende que o poder surge com a ação política, ou seja, quando o indivíduo vivencia a própria liberdade ao que, por estar em uma comunidade, participa dos “negócios humanos” objetivando agir conjuntamente, engajando-se junto aos seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Notas sobre a concepção evolucionista da moral.Karla Chediak - 2003 - Episteme 16.
    O presente artigo trata da concepção evolucionista da moral, considerando, primeiramente, duas análises que diferem quanto à maior ou menor importância atribuída à evolução. Discutimos, também, dois problemas filosóficos relacionados com a atribuição da origem evolutiva para moral: o determinismo e objetivismo moral. Defendemos que a vinculação entre evolução e moral não implica necessariamente o determinismo nem a exclusão de justificação e crítica. A perspectiva evolucionista pode, a nosso ver, cooperar para a ultrapassagem da oposição racionalismo e empirismo frente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Hans Jonas E a concepção de natureza na modernidade.João Batista Farias Junior - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):51-61.
    O objetivo do presente ensaio é apresentar os principais pontos da crítica de Hans Jonas à concepção de natureza desenvolvida na modernidade, sobretudo pelas ciências naturais e pela matemática. A influência da matemática e da física, diz Jonas, projetou sobre a natureza e sobre o cosmos um olhar científico que, interessando em entender “apenas” seu funcionamento a partir das descobertas das leis que os regem, legou-nos um cosmos e uma natureza destituídos de valor intrínseco. Compreender essa análise de Jonas (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  85
    Thomas Reid sobre Concepção, Percepção e relação mente-mundo exterior.Roberto Hofmeister Pich - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (2):144-175.
    The notion of “conception” plays a central role in Thomas Reid’s theory of perceptual knowledge, although “conception” might be studied for itself as a source of knowledge. In this study, we attempt to expose systematically the several contexts where Reid deals with the source of knowledge and the kind of mental operation called “conception”. The purpose is to understand a specific aspect of the deliverances of “conception” in Reid’s theory of perception, namely, a direct relationship, not mediated by ideas, between (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
1 — 50 / 946