Results for 'Em Delfim Santos'

967 found
Order:
  1. Educaçao-pedagogia б metafisica.Em Delfim Santos - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49:149-170.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Filosofia-Ontologia e metafísica em Delfim Santos.Manuel Guedes Miranda - 1987 - Revista Portuguesa de Filosofia 43 (3):337-356.
  3.  25
    Educação - Pedagogia e Metafísica em Delfim Santos.Manuel Guedes da Silva Miranda - 1993 - Revista Portuguesa de Filosofia 49 (1/2):149 - 169.
    No âmbito dos principals trabalhos de Delfim Santos bem que, na totalidade da suamensagem, contextuamos a nossa reflexão em três proposições: "A pedagogia — o educando: ser essencial-existencial"; "A educação: fundamento e sentido da pedagogia"; "O espírito: fundamento e sentido da educação e dapedagogia". Deste modo, na primeira proposição, posicionamos o homem, no contexto pedagógico-educacional. Na segunda, movemo-nos na ambiguidade ontológica-metafísica e sistemáticatrans-sistemática; e, assim, se começámos por evidenciar, no processo educative os momentos essencial e existencial, concluímos pelos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Fenomenologia e metafísica em Delfim Santos.Manuel Guedes da Suva Miranda - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (2):297 - 320.
    No sentido do seu pensamento pretendemos, com o presente estudo, equacionar, adequadamente, arelação arelaçãofenomenologiae metafísicaem Delfim Santos. Ante a realidade e no âmbito do sistema e do método, distinguimos os domínios essencial-trans-sistemático ou metafísico e existencial-sistemático ou ontológico. Face ao conhecimentoe no contexto darazão especulativae metodológica, anotamos os sentidos de conhecimento, acto e termos, de sujeito (consciência) e objecto, esclarecendo que se, metafisicamente, o sujeito se posiciona perante o pensamento, entender-se-á, o objecto, apenas, em função da realidade. Ante (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  33
    The Philosophy of Knowledge in Delfim Santos.Maria de Lourdes Sirgado Ganho - 2012 - Cultura:75-81.
    A intenção deste artigo é pôr em evidência a problemática do conhecimento em Delfim Santos, articulando conhecimento, realidade e verdade. Procura-se mostrar que há no pensamento deste autor uma reflexão gnosiológica que implica a consideração de “regiões da realidade”, que possuem, simultaneamente um alcance gnosiológico e ontológico.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Delfim Santos e a escola do Porto: actas do congresso internacional.Cristiana Soveral & Delfim Santos (eds.) - 2008 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  2
    Situação valorativa do positivismo.Delfim Santos - 1938 - S. Paulo: Livraria Teixeira [distributor].
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Fundamentação existencial da pedagogia.Delfim Santos - 1946 - Lisboa,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Meditação sobre a cultura.Delfim Santos - 1946 - Lisboa,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Delfim Santos (1908-1966) e a Fenomenologia.Carlos Morujão - 2011 - Phainomenon 22-23 (1):137-150.
    Delfim Santos was not a phenomenologist, but his interest concerning phenomenological issues was more than an accident. Familiar with the philosophy of the Vienna Circle, but above all strongly influenced by Nicolai Hartmann, Delfim Santos sees in Husserl’s phenomenology (mainly in Ideas I) the recognition of several kinds or regions of objectivity, each with its peculiar regional essence. At the same time, he looks at the theory of intentionality as acknowledging the necessary relation between any realm (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    O pensamento filosófico de Delfim Santos.Maria de Lurdes Santos Fonseca Marques - 2007 - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Um génio português: Edmundo Curvelo (1913-1954).Manuel Curado - 2013 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Edited by Edmundo Curvelo.
    O livro oferece o primeiro estudo sobre o espólio de Edmundo Curvelo (1913-1954), professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e um dos introdutores dos laboratórios psicotécnicos e psicológicos em Portugal. São publicados pela primeira vez manuscritos filosóficos de Curvelo, bem como a sua correspondência com grandes nomes da Cultura e da Filosofia do século XX (W. V. Quine, Alonzo Church, Stephen Kiss, Joaquim de Carvalho e Delfim Santos). O livro apresenta igualmente um estudo do enquadramento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Em busca de indícios do fetichismo da tecnologia na geografia crítica de Milton Santos.Matheus Henrique dos Santos - 2024 - Controvérsia 20 (2):133-145.
    Os sistemas e objetos tecnológicos pelos quais os modos de vida são inundados na atualidade são elementos imprescindíveis tanto para a análise crítica quanto para a compreensão do tipo de sociedade a que se almeja pela participação democrática. Diante disso, se opta por pontos de vistas diametralmente opostos: as tecnologias são necessariamente boas e contribuem para o desenvolvimento humano ou são, por outro lado, mecanismos de desumanização gradual. O objetivo desta escrita é demarcar a possibilidade de uma crítica efetiva a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. dans «Retrato físico de Sócrates nas Nuvens e em Platão–Breve apotamento».Delfim F. Leão - forthcoming - Humanitas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  39
    Investidura de Tales como sophos em Atenas?Delfim F. Leao - 2010 - Humanitas 62:23-32.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Imagens do Amor em Santo Agostinho.Arnaldo do Espírito Santo - 2002 - Humanitas 54:101-116.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  49
    A comunidade moral em Tomás de Aquino.Lorena Maria de Moura Santos - 2015 - Cadernos Do Pet Filosofia 6 (12):1-10.
    Este artigo aborda a temática ética na obra Suma Teológica de Tomás de Aquino. Mais precisamente visamos demonstrar a maneira em que se dá o tratamento da moralidade no âmbito social, no interior das comunidades. Tenho a intenção neste trabalho de ajudar a explicitar o caráter comunitário da ética de Tomás de Aquino, e mais precisamente, estou interessada em delimitar criticamente os elementos constitutivos da formulação filosófica por Tomás de Aquino do conceito de comunidade moral na Suma Teológica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Sobre a Possibilidade da Metafísica em Aristóteles a partir da Primeira Aporia do Livro Beta.Marina dos Santos - 2018 - Journal of Ancient Philosophy 12 (1):96.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Hermenêutica e historicidade em António Vieira.Leonel Ribeiro dos Santos - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):381-388.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Reflexão sobre os estádios existenciais em Søren Kierkegaard.Rômulo Gomes dos Santos - 2017 - Revista Guairacá de Filosofia 33 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    O ciclo da vida em Queimadas: as etnicidades geracionais presentes no nascer, viver e morrer.Jamille Pereira Pimentel dos Santos & Ana Angélica Leal Barbosa - 2020 - Odeere 5 (9):205.
    Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado entre os anos de 2016 e 2017 numa comunidade quilombola denominada Queimadas, que se localiza no sertão baiano, na zona rural do Município de Guanambi. A referida pesquisa teve como objetivo investigar a transmissão dos pertencimentos étnicos entre as diferentes gerações que ali se encontram. Para tanto, o método utilizado foi a etnografia, com o emprego de entrevistas, observações e narrativas em história oral de vida. Nessa investigação ficou evidente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    A Questão da Analiticidade Em Kant e Frege.Arthur Henrique Soares dos Santos - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):61-74.
    Na Crítica da razão pura (1787), Kant expõe uma teoria da analiticidade que pode ser resumida nos seguintes pontos principais: a contenção dos termos, a identidade entre eles e o princípio de contradição. Com base nestes critérios, Kant pensa que a aritmética não usa juízos analíticos. Em oposição, Frege defende, nos Fundamentos da aritmética (1884), que a teoria kantiana de analiticidade é equivocada e que juízos analíticos, incluindo os aritméticos, são lógicos. Pretende-se, portanto, com o uso da literatura secundária em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  50
    Religião, patologia e feminilidade: uma análise da saudade em O homem (1887), de Aluísio Azevedo.Cristian J. Oliveira Santos - 2007 - Horizonte 6 (11):89-107.
    Resumo Os estudos literários têm comumente recorrido a ferramentas auxiliares ligadas às ciências sociais, mormente à filosofia e à sociologia. Tal postura tem dado origem a análises interessantes a respeito do discurso literário como produto ideológico configurador de verdades coerentes e totalizantes no que concerne a grupos sociais diversos, o que envolve, freqüentemente, a prática de estigmatização desses na tessitura da engenharia social. Nesse contexto, o presente artigo pretende trabalhar com a representação das beatas valendo-se da análise da personagem Magdá (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    Os sentidos de diversidade em Montesquieu.Antônio Carlos dos Santos & Cleber Rick Dantas de Carvalho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):77-89.
    O objetivo deste texto é analisar o conceito de diversidade em Montesquieu e demonstrar como ele faz parte de seu tema da tolerância. Para atingir esse intento a noção de diversidade será abordada a partir de três campos de investigação específicos: o físico; o social; e o político, que, juntos, marcam o conceito de tolerância. Assim, espera-se contribuir para uma melhor compreensão desse conceito em Montesquieu.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    O mito da cidade justa: considerações sobre um uso filosófico da mimese em Platão.Mateus Lima dos Santos - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (25):140-159.
    O ataque de Platão à mimese parece reducionista a ponto de muitas interpretações a conceberem como uma noção essencialmente negativa. Na República (X 595c-608b), o filósofo teria definido as artes representativas através de tal conceito, expulsando os imitadores de sua cidade sob o pretexto de que engendrariam imagens distantes do inteligível (R. X 595c-602b). No entanto, a constituição política elaborada por Platão é apresentada como uma “pintura” (Ti. 19b) “imaginada em palavras” (R. VI 501e), quer dizer, ela possui o mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  60
    Sexo, gênero e homossexualidade: o que diz o povo-de-santo paulista?Milton Silva dos Santos - 2008 - Horizonte 6 (12):145-156.
    Resumo "O candomblé aceita o homossexualismo porque é uma religião que não tem pecado. Não interessa se você seja homem, mulher ou gay. Não importa a opção sexual. (...) Você pode ver. É uma religião de homossexuais". É assim que um filho-de-santo responde a uma pergunta sobre a notável presença de homossexuais iniciados na religião dos orixás. Se comparadas a outras denominações hostis e indiferentes às orientações não-heterossexuais, o candomblé e outras devoções afro-brasileiras são, de fato, mais tolerantes à participação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Relações e aproximações entre competência em informação e inclusão digital.Márcio Adriano Costa dos Santos, Guillermina de Melo Terra & Rosilene Agapito da Silva LLarena - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):200-211.
    Analisa as relações teóricas e empíricas entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital”; “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. De natureza básica, bibliográfica, documental, descritiva e análise de conteúdo. Para tanto, utiliza-se o método quali-quantitativo. Como resultado, afirma-se que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual estar centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, à medida que não há Sociedade da Informação sem consciência cidadã, bem como justiça epistêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Etnicidade em movimento: Poesia Afro-Alemã como resistência cultural e política no século XX.Aline Dias Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (1):370-385.
    Afro-alemães são pessoas negras que tem um dos progenitores alemão e o outro negro de qualquer parte do mundo. Historicamente os que se identificam como afro alemães são desconectados da cultura alemã, há uma forte crença no país onde uma escolha silenciosa é feita: Ou você é alemão, ou negro. Uma vez negro, você não é alemão. A partir de duas poesias da poeta afro-alemã May Ayim, apresento uma reflexão sob a perspectiva histórica sobre motivos que levam à elaboração e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    A Relação Entre Ciência Natural E Cosmologia Em Tomás De Aquino.Evaniel Brás dos Santos - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):39-50.
    Resumo O presente estudo aborda a articulação entre ciência natural e cosmologia em Tomás de Aquino. Para tanto, são investigadas as concepções da noção de cosmo, mediante a questão: o cosmo pode ser o assunto central da ciência natural em Tomás? No intuito de refletir sobre essa questão, são apresentadas três concepções de cosmo. A primeira é a concepção da metafísica, na qual o cosmo é uma hierarquia de entes. A segunda, por sua vez, é a concepção da cosmografia segundo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  31
    Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana.Felipe Augusto de Souza Santos - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):74-100.
    RESUMO Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar a questão das vozes presentes na peça, de acordo com a estrutura dramatúrgica criada por Samuel Beckett, tais conceitos servirão de suporte para uma reflexão que busque compreender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Cidades, pornotopias e identificações estranhas em El Mendigo Chupapijas.Matheus Araujo dos Santos - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (1).
    Neste artigo me aproximo dos problemas que emergem como consequência do cruzamento entre cidade, corpo e desejo. A partir de El Mendigo Chupapijas, autoficção publicada pelo argentino Pablo Pérez em 2005, apresento algumas questões sobre o espaço urbano e suas possibilidades de uso e profanação. O imaginário evocado pelo autor, cuja história descreve a Buenos Aires dos anos de 1990, apresenta-nos uma cidade cuja arquitetura é atravessada por prazeres subterrâneos que, como discutimos, são capazes de nos sugerir outros modos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Em nome da ordem e dos bons costumes: carnaval de rua do Recife, uma relação de vigiar e punir.Mário Ribeiro dos Santos - forthcoming - Humanitas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    Aquiles em Ifigênia em Áulis de Eurípides.Fernando Brandão Dos Santos - 2006 - Synthesis (la Plata) 13:49-66.
  34.  14
    A Filosofia Jurídica de Dworkin e a Indenização Punitiva: Fundamentos Jusfilosoficos Para a Punitive Damage Em Matéria Ambiental.Fernando Barotti Santos & Émilien Vilas Boas Reis - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):01.
    O artigo é um estudo de caso à luz da filosofia jurídica de Dworkin. Tratou-se de recursos especial repetitivo do Superior Tribunal de Justiça, que inviabilizou a utilização da indenização punitiva, espécie de responsabilidade civil derivada da common law. A pesquisa busca analisar o voto vencedor, propondo argumentos com uso da tese do ativismo judicial sobre a possibilidade de utilização da punitive damage em matéria ambiental. O presente trabalho foi desenvolvido sob a metodologia jurídico-teórica e raciocínio dedutivo, com pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  16
    A ressignificação da percepção e a intersubjetividade em Merleau-Ponty.Renato dos Santos - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):196-2012.
    O objetivo desse artigo é mostrar como a questão da intersubjetividade é pensada por Merleau-Ponty em termos de percepção do outro. Todavia, para que isso seja possível, se faz necessário, primeiramente, contrapor as concepções clássicas da percepção, as quais trataram o fenômeno da percepção ora como um ato da consciência, ora como uma mera ferramenta do corpo. Para Merleau-Ponty, inversamente, a percepção é para nós a fonte da inteligibilidade, é ela a condição de possibilidade para a estruturação do conhecimento. Ademais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Dos milagres ou das crenças causais ilegítimas, em David Hume.Rubens Sotero Santos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):99-108.
    Abordaremos aqui as crenças causais em milagres a partir do método experimental usado por Hume a fim de saber se tais crenças podem ser ditas legítimas ou não. Dessa forma, teremos duas possibilidades: ou os critérios usados para julgar crenças causais confirmam a legitimidade de milagres, e então teremos que assumir que tais critérios são demasiados falhos ao dar conta da natureza dos milagres – uma vez que são contrários à experiência. Ou, então, os critérios usados para julgar crenças causais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Em Torno da Interpretação Deleuzeana do Conceito de Multiplicidade em Bergson.Zamara Araújo dos Santos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 8 (8/9):66-75.
    O presente trabalho visa apresentar a interpretação deleuzeana do conceito de multiplicidade em Bergson, considerando que ao separar-se do dualismo que distingue o Uno e o Múltiplo, Bergson concebe a multiplicidade como diferença de qualidade e diferença de quantidade, e a partir disso, pensará a divisão que se opera entre duração e espaço.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    Em Torno da Teoria Das Emoções de Sartre.Renato dos Santos Belo - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):17-33.
    Sartre publica o Esboço de uma teoria das emoções em 1940. A obra é parte de um objetivo mais amplo de revisão de toda a psicologia. O texto se insere no projeto mais amplo de apropriação da fenomenologia de Husserl já apontado em obras anteriores. Nesse artigo acompanharemos esse texto de Sartre e sua maneira de compreender as emoções fenomenologicamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    Pessoas Em Situação de Rua No Brasil: A Relação Entre o Poder Estatal e a (Im)Possibilidade de Acesso a Direitos.Antonio Matheus Sardinha Santos & Sandra Suely Moreira Lurine Guimarães - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):124.
    Este artigo discute, de forma interdisciplinar, como é possível, em um Estado Democrático de Direito, existir formas de vida expostas às mais diversas possibilidades de violações de direitos e garantias fundamentais, como as das pessoas em situação de rua no Brasil. O objetivo deste artigo é mostrar como se deu o início do problema das pessoas em situação de rua no país e como o Estado brasileiro enxerga a questão, e a partir disso refletir como o acesso a direitos impede (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Intersubjetividade e História Em Sartre e Merleau-Ponty.Vinícius dos Santos - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):260-283.
    A partir da exposição dos aspectos centrais da teoria da intersubjetividade de O ser e o nada, o artigo visa demarcar o papel decisivo, embora quase nunca reconhecido, que a refutação filosófica de Merleau-Ponty àquela abordagem da alteridade (e seus desdobramentos, sobretudo no que diz respeito à compreensão da realidade social, política e histórica) desempenhará no movimento que conduz Sartre do cenário de uma intersubjetividade conflituosa no ensaio de ontologia fenomenológica a uma filosofia da História na Crítica da razão dialética.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Estados de consciência e níveis do eu em Plotino.Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:95-102.
    Plotino foi um grande explorador da alma humana. Sua profunda introspecção, suas experiências supra-racionais e seu gênio filosófico tornaram-no capaz de desenvolver uma noção nova do eu, desconhecida pelos pensadores gregos anteriores, que está intimamente relacionada com as noções de parakoloúthesis, sunaísthesis e súnesis. Alguns estudiosos pensam esse eu plotiniano como uma espécie de eu móvel, mas, pelo contrário, passagens importantes das Enéadas afirmam que o eu é a alma. Tendo essas passagens em mente, nesse artigo, tento pensar o eu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    A tensão necessária: notas sobre a relação entre o eu e o outro em Hegel e em Merleau-Ponty.Renato Dos Santos - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22).
    Na célebre parábola do senhor e escravo, Hegel evidencia que é através do conflito, da luta, de uma consciência tentar sobrepor a outra que cada qual se reconhece como consciência-de-si. Já para o filósofo francês, após uma profunda reabilitação do sensível, trava uma ferrenha crítica à noção de cogito cartesiano. Segundo Merleau-Ponty, o cogito que Descartes postula é um cogito falado, e, portanto, posterior a dimensão da experiência vivida. Antes de exprimir o cogito se encontra numa dimensão pré-reflexiva, o qual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    Climatério e menopausa: relação da imagem corporal e sintomas associados em mulheres ribeirinhas na Amazônia.Chirlene de Souza Campos, Ana Maria Pujol Vieira dos Santos & Maria Isabel Morgan Martins - 2021 - Aletheia 54 (2):25-34.
    O climatério/menopausa é caracterizado por intensas alterações morfofisiológicas e comportamentais. O objetivo foi identificar os sinais e sintomas do climatério/menopausa e a sua relação com a Imagem corporal de mulheres ribeirinhas de uma região da Amazônia Brasileira. Estudo incluiu 100 mulheres de seis comunidades ribeirinhas de Itaituba/Pará. Os instrumentos utilizados foram: o questionário sociodemográfico, a Escala dos Sinais e Sintomas da Menopausa (MRS) e a Escala de Silhuetas de Stunkard. Para avaliar as associações entre as variáveis categóricas, o teste qui-quadrado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana.Renato dos Santos - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):243-268.
    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  47
    Religiosidade e Educação: Rap mineiro em perspectiva de libertação.George Harrison Sena Santos - 2014 - Horizonte 12 (36):1417-1418.
    Dissertação: SANTOS, George Harrison Sena. Religiosidade e Educação: Rap mineiro em perspectiva de libertação. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  56
    Por que construir uma proposição com coisas? As razões de Gualter Burleigh em 1301.Ernesto Perini-Santos - 2010 - Discurso 40 (40):123-144.
    Por que construir uma proposição com coisas? As razões de Gualter Burleigh em 1301.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Intersubjetividade e senso comum em Kant.Luís Fernandes Dos Santos Nascimento - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Manuscritos de folosofia do século XVI existentes em Lisboa (Catálogo).Machado Santos & Mariana Amelia[From Old Catalog] - 1951 - Coimbra,: Biblioteca da Universidade.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Inclusão sociodigial: a implantação do Proinfo em Minas Gerais // Sociodigital inclusion: implementation Proinfo in Minas Gerais.Márcia Gorett Ribeiro Grossi & Santos - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):175-201.
    1024x768 Na sociedade da informação as Tecnologias da Informação e do Conhecimento podem contribuir para o aumento da distância social entre quem detém as informações e o domínio das tecnologias e, aqueles que estão a margem da sociedade tecnológica que são considerados os excluídos digitais, revelando a exclusão sociodigital. Por conseguinte, a eliminação da exclusão social encontra-se conectada a inclusão digital. Portanto, a importância dos programas de inclusão sociodigital, destacando-se o Programa Nacional de Tecnologias na Educação, enquanto política pública para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    (1 other version)Kant em Portugal: 1974-2004.Leonel Ribeiro dos Santos (ed.) - 2007 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 967