Results for 'Eram Gaisberg'

114 found
Order:
  1. With the Door Open.J. Anker Larsen, Eram Gaisberg & Pleasaunce von Gaisberg - 1931 - Philosophy 6 (24):521-522.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  46
    With the Door Open. By J. Anker Larsen. Translated by Eram and Pleasaunce von Gaisberg. (New York: The Macmillan Co. 1931. Pp. 112. Price 6s. 6d.). [REVIEW]S. E. Hooper - 1931 - Philosophy 6 (24):521-.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Neurocorrelates of Deciding How Much Ice Cream to Eat During an Eating Episode.Jennifer Nasser, Lisa Lanza, Eram Albajri, Angelo Del Parigi & Hasan Ayaz - 2018 - Frontiers in Human Neuroscience 12.
  4.  26
    O calendário egípcio.Telo Ferreira Canhão - 2006 - Cultura:39-61.
    Os anos egípcios eram de 365 dias contados a partir da subida ao trono de cada rei. Esta contagem era independente das três estações em que se subdividia o ano solar, marcadas pelas necessidades agrícolas. As semanas iniciais de sete e oito dias, motivadas pelas fases lunares, cedo foram ultrapassadas por um sistema muito mais regular de meses de três décadas, cada uma marcada pelo aparecimento de um decano. Os decanos eram 36 estrelas visíveis por períodos de dez (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. “A História do Futuro”“The History of the Future”: Jesuit Mobile Prophecies from Naples to India to Brazil.Inês Zupanov - 2007 - Cultura:119-154.
    Através de uma leitura densa das fontes hagiográficas jesuítas que celebraram a vida de um jesuíta napolitano, Marcelo Mastrilli (1603-1637), procuro mostrar que as visões e narrativas proféticas foram importantes lugares de comunicação social, memória colectiva e mobilização política. O reposicionamento profético foi uma linguagem específica da tecnologia do eu, a partir da qual o sujeito fabricava a sua própria identidade, dentro e contra os limites externos da autoridade e das instituições. Marcelo Mastrilli – que viajou pela Itália, Espanha, Portugal, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Import'ncia da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas no contexto de desenvolvimento e consolidação do Espiritismo na França.Angelica Aparecida Silva de Almeida & Luciana Farias - 2024 - Horizonte 22 (67):226706-226706.
    O Espiritismo surgiu a partir do trabalho de um francês, Hippolyte-Léon Denizard Rivail, que analisou os fenômenos mediúnicos. A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) foi fundada em 1858, com o objetivo de estudar todos os fenômenos relativos às manifestações espíritas. O nosso objetivo é: investigar a importância que a Sociedade teve no processo de formalização e institucionalização do estudo das manifestações espirituais; analisar o seu papel na elaboração, desenvolvimento, uniformização e consolidação do Espiritismo, à época de Allan Kardec. Utilizamos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Merleau-Ponty nos arquivos Husserl: uma entrevista com Emmanuel de Saint Aubert.Emmanuel de Saint Aubert, Iracy Ferreira dos Santos Junior, Luís César Oliva & Silvana de Souza Ramos - 2024 - Discurso 54 (2):210-237.
    A entrevista concedida por Emmanuel de Saint Aubert a Silvana de Souza Ramos e a Iracy Ferreira dos Santos Junior aborda a história e o papel dos Arquivos Husserl de Paris para o fomento da pesquisa multidisciplinar em fenomenologia. O pensador esclarece qual foi o contato de Merleau-Ponty com os manuscritos de Husserl, e que tipo de leitura, situada e complicada, ele realizou não apenas desses manuscritos, mas da obra de Husserl como um todo. Esse aspecto é particularmente importante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  30
    Entre Identidade e Subjetividade: Uma Reflexão a Partir Dos Relatos de Sujeitos Com Autismo.Attila Ruschi Secchin & Ricardo Nery Falbo - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):21.
    Universal por estar no direito e particular por estar fora do direito, o “sujeito” de referência deste trabalho é o “autista”. Esta escolha garantiu a definição do sistema social, que foi concebido segundo o modo como os autistas se viam ou eram vistos. O sistema teórico foi delimitado segundo tradições intelectuais que problematizam o “sujeito” de acordo com questões formuladas pelos campos empíricos. O esquema metodológico visa a conhecer o “sujeito” por dentro dos sistemas e entre eles. O objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos políticos no Brasil. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  24
    António Ribeiro dos Santos (1745-1818).António Camões Gouveia - 2017 - Cultura:17-44.
    Os tempos conjunturais de 1745 a 1818 são, tal como a vida e actuação de António Ribeiro dos Santos, diversificados e dissonantes. Qual o problema de fundo deste artigo? Tentar retraçar e compreender as linhas de um desenho, de componente biográfico-intelectual, em que as cores da paleta do barroco atlântico-joanino paulatina mas persistentemente se tornam mutáveis em luzes enciclopédicas e europeias. O Reino estendia-se em paisagens de senhorios e concelhos, pontuadas por uma rede crescente de espaços urbanos em extensões de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Humanizando sentidos entre a psicologia e a enfermagem: relato de intervenção em uma U.T.I neonatal.Sara Helen Kolachi, Ana Paula Sesti Becker & Maria Aparecida Crepaldi - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O relato de experiência teve como objetivo desenvolver práticas de humanização que promovam a saúde na equipe de Enfermagem de uma UTI Neonatal em um hospital catarinense. Participaram da atividade, sete profissionais; destes, três eram enfermeiros(as) e quatro eram técnicas de Enfermagem. Realizaram-se encontros semanais com duração de uma hora, cujo método estruturou-se em três módulos denominados: Módulo 1: Autocuidado; Módulo 2: Trabalho em Equipe e Módulo 3: Processos reflexivos. Para o alcance dos objetivos estabeleceram-se técnicas de dinâmicas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    Regulação, Concorrência e Forças Ideológicas – o Conflito Entre a China e Os Estados Unidos da América.Fernando Navarro Vince, Jonathan Barros Vita & Jamile Nazaré Duarte Moreno Jarude - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):206-220.
    Este artigo aborda as questões de regulação de mercados com foco em dois países: China e Estados Unidos da América, ambos influentes na condução de cenários políticos, econômicos, tecnológicos e sociais. O objetivo da pesquisa é demonstrar, por meio da revisão dos dois maiores sistemas econômicos – capitalismo e socialismo – como os aplicativos chineses WeChat e TikTok suscitaram conflitos em prol da regulação de mercados que utilizam inovações tecnológicas. A pesquisa adotou o método dedutivo e bibliográfico, por meio de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  3
    A questão indígena na sala de aula-subsídios para professores de 1º e 2º Graus.Luis Donisete Benzi Grupioni - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):192-194.
    "No Brasil, ainda existe muitos Índios que não são civilizados, mas, em grande parte também os Índios já se comportam como todo ser humano (...) Eles tem costume de brincar de fantasma usam lençóis brancos e outros objetos com fantasia: colares e vários enfeites coloridos." “mas os índios de antes eram muito rebeldes, não podendo ver pessoas estranhas. Agora os Índios já bem desenvolvido e bem calmos” "O Juruna é que comanda tudo, se o Juruna manda eles matar alguém, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Opinião provável sobre guerra e paz no Indiarum Iure, de Juán Solórzano Pereira.Gonzalo Tinajeros Arce - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36681.
    O presente artigo é um estudo de escolástica barroca colonial que combina elementos lógicos, raciocínios práticos e probabilismo, para compreender o movimento processual das deliberações jurídico-políticas sobre “guerra e paz” no pensamento de Juan de Solorzano Pereira. Pensador escolástico do período barroco ibero-americano que residiu por mais de duas décadas nas Índias ocidentais, que elaborou e sistematizou o Direito Indiano, De Indiarum iure. Corpo sistemático e erudito no qual se encontram compiladas cédulas reais, leis, disposições ou mandatos régios; os quais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    The Rationale for a Catholic Philosophy: According to Maurice Blondel.Oliva Blanchette - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):329 - 348.
    In the late 1930's Blondel precipitated a debate over the question of a Christian philosophy in a series of articles on St. Augustine insisting on the philosophical nature of the saint's thought. Rationalist historian of philosophy Bréhier objected to the very idea of a Christian philosophy. Other historians like Gilson allowed that a philosophy could be characterized loosely as Christian when it was associated with Christian thought, as in the Middle Ages. But Blondel argued against both of these positions as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  19
    Da usina ao assentamento: as lutas dos boias frias no século XX entre invisibilidades e releituras.Vera Lucia Silveira Botta Ferrante, Henrique Carmona Duval & Osvaldo Aly Junior - 2022 - Araucaria 24 (51).
    O artigo apresenta as lutas dos trabalhadores rurais boias frias no Brasil, valorizando sua riqueza e protagonismo em momentos históricos em que elas eram invisibilizadas tanto pela ditadura como por visões pré-concebidas de quem seriam os sujeitos das lutas por reforma agrária. O universo empírico da pesquisa é a região de Ribeirão Preto e Araraquara, no estado de São Paulo, representativa das contradições entre uma agricultura produtivista e a proletarização de um amplo contingente de trabalhadores. A partir deste contexto, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    Propertius 3. 3. 7–12 And Ennius.J. L. Butrica - 1983 - Classical Quarterly 33 (02):464-.
    Among the difficulties in Propertius is the question whether to retain ‘cecinit’ in 3. 3. 7 or to adopt the conjecture ‘cecini’. Propertius dreamed that he was reclining upon Helicon in a grove by Hippocrene and that he was able to compose a Roman historical epic: Visus eram molli recubans Heliconis in umbra, Bellerophontei qua fluit umor equi, Reges, Alba, tuos et regum facta tuorum neruis hiscere posse meis, Paruaque tam magnis admoram fontibus ora Vnde pater sitiens Ennius ante (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  38
    Os calendários mesopot'micos, o culto e as hemerologias.Francisco Caramelo - 2006 - Cultura:77-88.
    O calendário babilónico, que adopta o calendário standard de Nippur, é luni-solar e está profundamente ligado ao culto, estruturando a vida dos mesopotâmios. Procura-se compreender o modo como os mesopotâmios, e particularmente os babilónios, estruturavam a sua noção de tempo, articulando o mês lunar com um ano solar. Por outro lado, eram várias as formas de datar os acontecimentos e essas tradições coexistiram ao longo do tempo. O calendário era determinado com grande precisão, uma vez que era fundamental não (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Resenha de “Escola Partida: Ética e Política Em Sala de Aula”, de Ronai Rocha.Vítor Hugo dos Reis Costa - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):125-127.
    “Ex nihilo nihil fit” é uma máxima da metafísica e da teologia medievais que, digamos, tinha como finalidade ajudar na organização do inventário de uma herança cultural cujas bases não eram compatíveis com aquelas do pensamento cristão no qual o universo é Criação de um Criador. A ideia de que “do nada, nada vem” pode ser talvez identificada como a ideia central do novo livro do professor Ronai Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria, intitulado Escola partida: ética e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Hume e as teorias morais vulgares.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2011 - Princípios 18 (29):321-338.
    Quais sáo as teorias vulgares da moralidade criticadas por Hume na famosa passagem is-ought ? Quais eram seus defensores? Neste ensaio, trato de algumas diferenças entre Hume e Hutcheson que podem iluminar algumas respostas. Hume, ao contrário de Hutcheson, combateu toda forma de separaçáo da natureza humana em componentes naturais e divinos. O conceito de simpatia cumpre uma funçáo essencial nesse aspecto. Há bons indícios de que o jovem Hume adotou no Tratado uma estratégia abertamente crítica a todas as (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Siegfried Kracauer e a teoria do romance policial.Leandro Candido de Souza - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):145-160.
    A partir de 1922, Siegfried Kracauer escreveu uma série de textos que comporiam o livro O romance policial: um tratado filosófico, mas que só seriam publicados em 1971, no primeiro volume de seus Escritos póstumos. O presente artigo tem como objetivo reconstituir a teoria do romance policial formulada por Kracauer, buscando analisar como essa teoria foi fundamentada e quais eram suas principais definições. Inicialmente, o intuito é localizar essa teoria dentro do pensamento mais geral do autor, relacionando-a a sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    A Ação Popular (AP) nos processos judiciais reunidos pelo Projeto “Brasil: Nunca Mais”.Reginaldo Benedito Dias - 2019 - Dialogos 23 (3):109-133.
    O objetivo deste artigo é debater temas do universo dos processos judiciais patrocinados pelo Estado brasileiro após a instauração da ditadura civil-militar de 1964, conduzidos sob a tutela da Justiça Militar, que atingiram a organização revolucionária Ação Popular, uma das mais representativas do campo político da esquerda brasileira nas décadas de 1960 e 1970. A análise utiliza a documentação sistematizada pelo projeto “Brasil: nunca mais”. Para alcançar tal objetivo, porém, a investigação vai além do exame do que está sistematizado nos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  25
    Helder Carvalho: Um mestre com O compromisso de Uma formação integral.João Batista Farias Junior - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):41-42.
    Tal como a maioria dos alunos que ingressam em um curso superior em uma universidade pública, vindos de uma formação básica muito aquém do preparo para a universidade, quando ingressei no curso de Filosofia eu pouco sabia sobre como eram as aulas, desconhecia completamente os projetos e oportunidades para ensino, pesquisa e extensão, e sequer conseguia projetar meu futuro além da essencial formação como licenciado. E provavelmente não teria a oportunidade de expandir meus objetivos e ter uma formação adequada (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    As regras de Descartes: uma epistemologia interrompida.Alfredo Gatto - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:15-29.
    O artigo tem como objetivo investigar as razões que levaram Descartes a não concluir as Regras para a direção do Espírito, estabelecendo uma relação entre a interrupção da obra e a teoria de 1630 sobre a natureza criada das verdades eternas. Com a doutrina da livre criação das verdades, Descartes apresenta uma proposta metafísica que exigia uma revisitação dos pressupostos da sua própria epistemologia. Se nas Regras a matemática e a geometria eram consideradas isentas de toda incerteza, com a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Nominalismo E progresso scientifico nell'ultimo medioevo: Giovanni buridano.Alessandro Ghisalberti - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):679-687.
    Os pensadores do século XN, até poucos anos, eram considerados como críticos destruidores, que minaram as bases do saber elaborado durante o século XIIl. Nos últimos anos, mostrou-se que esta ideia é falsa. O "nominalismo" de homens como Ockham, Gregório de Rimini, João Buridano e outros, representa um momento importante na história da ciência, graças principalmente à aplicação de sua refinada lógica na releitura da física e da cosmologia. Com a revisão global da linguagem filosófica, eles criaram novas linguagens, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    Caçadores-coletores: Ciência e caça nas expedições científicas norte-americanas no Brasil.André Julião - 2021 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 27:24.
    Em 1933, o Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas criou o Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, com o objetivo de coibir a saída do país de objetos de seu patrimônio natural e artístico e garantir uma parte do que fosse coletado no país para as instituições brasileiras. Num momento de aproximação do Brasil com os Estados Unidos, que competia com a Alemanha por influência no país mesmo antes da eclosão da Segunda Guerra, cientistas e outros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  36
    Clarification and friendship: the government of individuals in enlightenment through moral.Celso Kraemer & Luiz Guilherme Augsburger - 2013 - Synesis 5 (2):27-41.
    RESUMO Trabalhar o tema da amizade a partir de textos de Hume e Kant, no âmbito do debate do Iluminismo constitui o objeto deste trabalho. O Iluminismoé o período em que o desejo de esclarecimento e a atitude crítica têm seu ápice, na racionalidade moderna. A partir do espaço constituído pela amizade, da imbricação do Iluminismo como lugar de produção e profissão da verdade e da moral, esse trabalho questiona: Quais eram as relações entre a amizade e esclarecimento nesses (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  28
    O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister , de Johann Mattheson.Mônica Lucas - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):75-92.
    RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poéticas latinas, leituras obrigatórias em todas as escolas luteranas, desde a reforma do ensino, consolidada em 1528, por Martinho Lutero e Philipp Melanchton. Neste artigo, mostraremos como o lugar (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  55
    Use and violation of operationalism in relativity.Roberto de Andrade Martins - 1981 - Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía 5 (2):103-115.
    Einstein knew and accepted some philosophical ideas similar to Bridgman's operationalism, at the time when he developed the theory of relativity. It is possible to detect the influence of those ideas both in the special and the general theories. Some of the basic steps taken by Einstein were essentially operationalistic: they could not be justified without epistemological principles of that kind. The common opinion is held that the special theory of relativity embodied a complete and coherent operational elucidation of physical (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  15
    A política dos sermões ou os sermões na política: a pregação nas cidades comunais da Baixa Idade Média.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Diálogos (Maringa) 21 (1):98.
    Este artigo propõe os sermões da Baixa Idade Média ocidental como parte da linguagem política das comunas italianas. Junto com os discursos de assembleia, os sermões compunham uma retórica de natureza religiosa com validade cívica apta para os governos citadinos e para o modo de vida urbano. Estuda-se a Summa de Arte Praedicatoria, de Alain de Lille, os Li livres dou Trésor, de BrunettoLatini, os sermões de Giordano de Pisa e a Crônica de Rolandino de Pádua para mostrar como, de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial.Mary Kimiko G. Murashima - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):45-49.
    Segundo de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste segundo ensaio, enfocaremos a visão clássica sobre alegoria e metáfora, destacando as três qualidades básicas para a “boa mímeses” – a brevidade, a clareza e a verossimilhança – e os fines da alegoria retórica, os quais (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    O Que É Ser Professora de Filosofia No Ensino Médio da Escola Pública Brasileira?Rafaela Antunes Nunes - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (25):97-109.
    O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivida como estudante de licenciatura em Filosofia do Programa de Residência Pedagógica da UFRGS durante o ano de 2019 no Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot em Porto Alegre, RS. O relato em questão é voltado para principalmente uma pergunta que tem marcado profundamente minha experiência: o que é ser professora de filosofia no ensino médio da escola pública brasileira? Desde o início do ano letivo na turma 106 do Colégio Massot, houve (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    A Matemática Na Metafísica Cartesiana: Uma Disputa Entre Descartes e Mersenne.Suellen Caroline Teixeira - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):438-450.
    A construção da metafísica de Descartes foi inspirada na exatidão da matemática. Entretanto, em 1630 essa fórmula se inverte: a tese de que a própria exatidão da matemática depende de Deus culminou na demonstração de como a metafísica é fundamento de todas as ciências, inclusive das matemáticas. O propósito deste estudo é investigar o papel das verdades matemáticas na metafísica cartesiana, partindo da hipótese de que o estabelecimento livre das verdades eternas é realizado por Deus, tese que Descartes inaugura nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    Reinterpretando a pólis democrática: a tensão da justiça no inquérito de Édipo.Ricardo Manoel de Oliveira Morais & Patricio Tierno - 2024 - Aufklärung 10 (3):161-176.
    O objetivo é analisar algumas interpretações conexas que giram em torno da tensão entre duas concepções da díke em Édipo Rei. Como as tragédias ocupavam um papel privilegiado na pólis ateniense, pode-se dizer que as exibições e festividades trágicas eram uma verdadeira instituição política. Não por acaso se pode afirmar que as peças apontavam para um conflito entre os valores aristocráticos tradicionais e a nova ordem democrática. Tal tensão pode ser evidenciada na investigação promovida por Édipo que se manifesta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  5
    Sobre Pachukanis, pachukanianos e o esgotamento de um ponto de partida.Vitor Bartoletti Sartori - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Neste artigo, pretendemos demostrar que a crítica marxista ao direito precisa ir além de Pachukanis e do horizonte consolidado pelos pachukanianos no Brasil. Primeiramente, isso ocorre porque os propósitos do autor de Teoria geral do direito e o marxismo eram muito mais ambiciosos que os realizados em seu livro. Em segundo lugar, não é possível ter a obra de 1924 como referência à moda dos pachukanianos, já que mesmo os expoentes mais competentes da crítica marxista que têm por base (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Filosofia como caminho para a transformação.Rossella Fabbrichesi - 2024 - Cognitio 25 (1):e65419.
    No período antigo – grego e helenístico em particular – a filosofia era concebida não como uma atividade intelectual pura voltada para a busca da verdade, mas como um exercício prático de pensamento que deveria servir à vida e ter como objetivo a autotransformação. O objetivo era aprender a conduzir uma vida filosófica e a cuidar de si: principalmente de suas falas e ações. Não era tão importante poder expor uma doutrina verdadeira, mas sim colocar em prática os ensinamentos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    The integration of the pre-Qin Confucian concept of righteousness and profit into primary education theory.Chunshan da DengDeng - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (6):e02400314.
    Resumo: O componente atual de educação moral nas escolas primárias enfrenta desafios significativos. O comportamento cotidiano de muitos alunos do Ensino Fundamental parece excessivamente egocêntrico e pragmático, potencialmente impactando negativamente seu crescimento futuro e desenvolvimento de caráter. Isso pode influenciar ainda mais a atmosfera social, nas próximas décadas. Assim, resumir e refletir sobre teorias e métodos na educação primária, alterar abordagens de ensino e melhorar a qualidade da educação moral são questões cruciais. A transformação na educação requer uma teoria filosófica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  39
    Interfaces da bioética global de Potter com a teoria da complexidade de Edgar Morin em vista de novos saberes à educação do futuro.Valquiria Elita Renk, Anor Sganzerla & Graciano Pedro Pessuro - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022017.
    As constantes mudanças da sociedade contemporânea, principalmente relacionadas ao desenvolvimento do progresso tecnocientífico, tem exigido uma contínua reinvenção da sociedade para acompanhar essas mudanças. Essas transformações têm impactado a totalidade da vida humana, e da biosfera. Se o futuro da natureza humana e da vida da biosfera eram considerados certos, não exigindo a prática de princípios específicos para que isso pudesse continuar a existir, Van Rensselaer Potter (1911-2001) com sua proposta de uma bioética global, e Edgar Morin (1921- atual) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    'Os Capitães da Areia' e a coragem dos Erês: Notas sobre o imbricamento da arte, música e religião | 'Os Capitães da Areia' and the courage of the Erês: notes on the overlap of art, music and religion.Lia Machado dos Santos & Rosângela Fachel de Medeiros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):116-136.
    ResumoAs práticas culturais fundem, a todo o momento, diferentes relações entre sistemas culturais (EVEN-ZOHAR, 1990) que antes eram separados. Tais manifestações híbridas reconfiguram e desterritorializam processos simbólicos. Nesse sentido, o presente artigo realiza uma análise comparatista das relações intertextuais presentes na configuração artística do álbum Esú, do rapper brasileiro Baco Exu do Blues, em especial na faixa “Capitães de Areia” em relação ao romance quase homônimo de Jorge Amado, às referências à mitologia dos Erês, e à série fotográfica Laróyè, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Expropriação, ascese e controle dos corpos femininos: o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo sob três pontos de vista.Cezar Prado - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Durante longo tempo tentou-se, no âmbito da Economia Política e de outras áreas, compreender como se deu o surgimento do sistema de produção capitalista, como se deu a transição do regime feudal, pautado nas relações entre vassalos e suseranos, para um regime baseado na relação entre trabalhadores “livres” e patrões, no qual os primeiros venderiam sua força de trabalho para os segundos e estes, por sua vez, explorariam os primeiros para a obtenção de lucro, sem que houvesse uma coerção formal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    A Materialização Dos Corpos Para Judith Butler.Janiel Ferraz - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):221-238.
    O seguinte trabalho tem como objetivo retratar a materialização dos corpos na concepção de Judith Butler, a partir da influência de Michael Foucault e como isso se dá contemporaneamente. o texto _Corpos que importam – os limites discursivos do sexo_ retrata todo o movimento em torno da materialização do corpo através do pensamento de Butler, e das relações de poder perpetuadas historicamente por meio de discursos restritivos e normalizadores sobre os corpos. Será abordado também como a tradição filosófica influenciou nesse (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  50
    Operationalism, Logical Empiricism and the Murkiness of Models.Daniela M. Bailer-Jones - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):145 - 167.
    In the first half of the 20th century, scientific models were hardly mentioned in philosophy of science. Models were not thought to be central elements of science, in contrast to theories. This attitude can be better understood when considering philosophical trends - Operationalism and Logical Empiricism - and scientific developments - the advent of quantum theory and relativity theory. This paper traces the philosophical currents and positions that prevented models from being recognized as playing an important role in science. It (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    O contador de histórias do curso de filosofia da ufpi: Uma homenagem ao professor Gerson Albuquerque de araújo Neto.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):34-35.
    São poucos os professores/as que podemos dizer que a sua história de vida se confunde literalmente com a história de um determinado curso. Que sabe contar com riqueza de detalhes as mudanças arquitetônicas que o prédio sofreu, como se deu o início do curso, quem eram os professores/as, qual era o nome das disciplinas do antigo currículo, bem como das transformações pedagógicas e curriculares realizadas ao longo da história para que ele se tornasse aquilo que ele é hoje. Não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  38
    Imigração, mercado de crédito e séquito de dependentes no Brasil Meridional: a trajetória do credor Antônio José de Araújo na Vila de Morretes.André Luiz Moscaleski Cavazzani - 2016 - Diálogos (Maringa) 20 (3):173.
    Neste artigo é desenvolvida uma investigação acerca do percurso do negociante de origem portuguesa Antônio José de Araújo na vila paulista de Morretes, de 1804 a 1851. Nesse quadro, o propósito basilar deste estudo é evidenciar as formas de dominação social exercidas por indivíduos que, provenientes de Portugal, habitaram as sociedades do litoral paulista na primeira metade do século XIX. Assim, demonstra­se que o controle do mercado de crédito era crucial para que os negociantes formassem um séquito de dependentes. Por (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Ritos E crenças religiosos nas guerras antigas dos hebreus.Luciene de Lima Oliveira - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):49-60.
    Tendo por base alguns relatos apresentados no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, será abordado, neste artigo, a respeito das práticas religiosas que antecediam as pugnas antigas dos hebreus. Percebe-se que o esforço humano e a vitória, em uma peleja, dependiam da Divindade, todavia, eram necessários alguns rituais essenciais como, por exemplo, os sacrifícios de animais, a purificação pessoal, o jejum, o louvor, o clamor e a obediência a Deus, para se alcançar a tão desejada vitória sobre os inimigos em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  31
    O teo-politico na dominação colonial (Theo-politics of colonial domination) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p32.Eduardo Gusmão de Quadros - 2009 - Horizonte 7 (15):32-52.
    Este artigo pretende fundamentar o conceito teo-político na análise do regime colonial estabelecido na conquista da América. Estudando a construção do Padroado na península Ibérica, buscamos identificar como a crença, o poder, a doutrina eclesiástica e o direito civil estão articulados, tanto na Europa quanto no Novo Mundo. Com esse roteiro básico, chegamos ao estudo do Regalismo desenvolvido pelos pensadores ligados ao Estado. Demonstramos ainda que as idéias dos teólogos que pensaram a relação igreja e Estado no século XVIII não (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Teatro, um quadro das paixões humanas: crítica ao etnocentrismo, corrupção do gosto e degeneração dos costumes em Rousseau.Luciano Da Silva Façanha - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Na Carta à d’Alembert sobre os espetáculos, Rousseau responde às questões que aparecem no verbete Genebra, publicado no volume VII da Enciclopédia. D’Alembert fazia uma defesa da comédia e dos comediantes, vistos como socialmente inferiores, ao mesmo tempo em que propunha montar uma companhia de teatro em Genebra, o que ajudaria a educar o gosto dos cidadãos. Retomava, assim, o papel do teatro a partir da opinião aristotélica de expurgação dos sentimentos de terror e piedade, adaptando-os da tragédia para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  1
    Carimbos na Pré-escola: uma experiência.Elfrida Félix de Sousa Gomide - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):89-91.
    A sala de aula era clara, arejada, ampla e comportava vinte e cinco crianças de 6 anos de idade. Elas moravam num bairro da periferia da cidade, onde estava localizada a escota. Eram, portanto, crianças filhas de famílias de baixa renda. A professora era jovem, entusiasmada, democrática, residia perto da escola, fazendo parte da mesma comunidade das crianças. Ela estava fortemente incorporada pelo trabalho pedagógico fundamentado em Freinet. A classe era dividida em "ateliers", que as crianças chamavam de "caninhos", (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  42
    Deceitful Crete: Aeneid 3.84. and the Hymns of Callimachus.S. J. Heyworth - 1993 - Classical Quarterly 43 (01):255-.
    Early in Aeneid 3 Aeneas visits Delos and approaches the temple of Apollo with a request for advice on the destination for which the refugees should head. There is an immediate response to his questions : uix ea fatus eram: tremere omnia uisa repente, liminaque laurusque dei, totusque moueri mons circum et mugire adytis cortina reclusis.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 114