Results for 'Filosofia como instituição'

968 found
Order:
  1.  47
    Cisheteronormatividade como instituição total.Eli Bruno Prado Rocha Rosa - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    O presente trabalho pretende dar forma à ideia de cisheteronormatividade, a partir de conceitos de teóricos de gênero e sexualidade que apresentam a normatividade como heteronormatividade e cisnormatividade ou cissexismo, convertendo tais conceitos, até então distintos, em conjunto delimitado e único, que oprime e marginaliza sujeitos inadequados à cisheteronorma. Corroborando tal pressuposto - da cisheteronorma como força única e não separadamente como heteronormatividade e cissexismo - será feita uma leitura cruzada com o conceito de “instituições totais”, instituições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A instituição da política: Merleau-Ponty leitor de Marx.Ericson Sávio Falabretti & Ivo Pereira de Queiroz - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    O artigo discute a visão de Merleau-Ponty sobre a obra de Marx como um guia interpretativo da história, mesmo diante de eventos revolucionários controversos. Sua posição, caracterizada por uma "filosofia de ambiguidade", é examinada criticamente, especialmente em relação à sua análise da violência como um operador legítimo do processo revolucionário. Ao explorar a interseção entre filosofia, política e violência, Merleau-Ponty lança luz sobre as complexidades e desafios inerentes à tentativa de conciliar teoria e prática, idealismo e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Filosofia como Experiência e como Educação (Philosophy as Experience and Education).M. S. Pagotto-Euzebio - 2015 - Páginas de Filosofía 7 (1):59-70.
    Aula inaugural do curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo (2015). Publicado na revista "Páginas de Filosofia", da mesma instituição. Opening class of the Philosophy course at the Methodist University of São Paulo (2015). Published in the journal "Páginas de Filosofia", from the same institution.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A questão do argumento social-ontológico na filosofia social: a instituição social como fonte de pesquisa crítico-normativa.José Henrique Sousa Assai - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):205-220.
    A filosofia social se ocupa fundamentalmente de três tarefas: pelo conceito sobre uma instituição, como ela funciona e como ela se efetiva. Nesse sentido, um desafio que se apresenta para a filosofia social, sob o ponto de vista da pesquisa crítico-normativa, é pensar a instituição social não só como espinha-dorsal da sociedade, mas, sobretudo, em pensar sua possibilidade vinculativa ao argumento social-ontológico com orientação à emancipação; ou seja, de que maneira a instituição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  23
    Instituição assistencial E cidadania.Regina Panceri - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):205-216.
    O presente artigo visa destacar como se instaurou o processo de construção da cidadania junto ao jovem trabalhador, no período de 1971 a 1994, através de práticas assistenciais operacionalizadas pela instituição PROMENOR, possibilitando a formação e a inserção desses jovens no espaço social florianopolitano. Tal investigação partiu do pressuposto de que a descontinuidade verificada, tanto na trajetória da Instituição PROMENOR quanto nas possibilidades de construção da cidadania, junto ao jovem trabalhador, tem-se articulado de forma conflitiva e/ou interativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  26
    Cisnormatividade, violência e instituição escolar // Cisnormativity, violence and school institution.Lindamar Alves Faermann, Silvio Luiz da Costa & Catarina Couto - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020036.
    Este artigo tem como objetivo elucidar as diversas formas de violência vivenciadas pela população transgênera no Brasil, centrando-se nos desafios e nas dificuldades que encontram no âmbito educacional. Estudos comprovam reiterados processos de discriminação, ódio, preconceito e abandono familiar e social envolvendo esse grupo, o que o expõe a situações degradantes de vida e viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos, construída sob a premissa de que a sociedade deve ser capaz de garantir justiça, vida e liberdade. Contudo, na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    A INSTITUIÇÃO: um lugar de produção social.Julieta Beatriz Ramos Desaulniers - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (158):235-242.
    O presente Artigo visa destacar como alguns representantes da Igreja Católica, em Porto Alegre/RS, através de um conjunto de ações e estratégias, promovem a institucionalização de um meio pedagógico que operacionaliza o novo discurso religioso, desencadeado em 1891, com a publicação da Enciclica Rerum Novarum:.as escolas de ofício católicas voltadas às classes populares.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    (1 other version)Merleau-Ponty: da constituição à instituição.Marilena Chaui - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:11.
    Este ensaio examina a noção merleaupontyana de instituição como descoberta de um caminho para superar a tradição das filosofias da consciência, particularmente as aporias deixadas pela fenomenologia transcendental husserliana, permitindo a passagem de uma filosofia da constituição a uma filosofia da gênese.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  28
    Memória e instituição.Catiele Alves de Souza & Valdir José Morigi - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):228-243.
    Estudo exploratório, qualitativo, com técnica de coleta de dados através de análise documental, realizado na cidade de Porto Alegre, RS, durante o segundo semestre do ano de 2019. Analisa as narrativas registradas nos documentos da Associação de ex-alunos do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha (AExAIE). Busca compreender a memória desta escola, em funcionamento desde o 1869. Através dos registros memoriais das atividades desta Associação de ex-alunos obteve-se acesso a variadas documentações, como cartas, convites, atas de reunião, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Os Escolares e a instituição educativa: c'none e cultura escolar.Justino Pereira de Magalhães - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    A representação da educação envolve uma noção sistémica e os intelectuais podem funcionar como sistema. Eles configuram e demarcam o campo educacional. O intelectual constitui um conceito que pode ser trabalhado enquanto categoria epistémica com educabilidade e historicidade. Os Intelectuais cedo percepcionam o que está ‘de novo’ em crise e o que deverá permanecer. Entre estes emergem os Escolares; combinando as dimensões de intelectualidade e educabilidade, são intelectuais envolvidos institucionalmente e que estabelecem o cruzamento entre educação e sociedade, são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    A din'mica de instituição de dimensões de experiência perceptiva em Merleau-Ponty.Danilo Saretta Verissimo - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    Elaboramos, a partir da obra de Merleau-Ponty, uma discussão que, baseada na expressividade do esquema corporal e em seu poder de constituir hábitos sensório-motores, problematiza a potência de transformação da percepção. Orientamo-nos pelo propósito de investigar o delineamento de um ethos dos sentidos fundado na transformação dos esquemas perceptivos. Ao longo do texto, analisamos as dimensões práxicas e intencionais atreladas ao esquema corporal; abordamos o desenvolvimento constante do esquema corporal mediante a aquisição de hábitos sensório-motores; sugerimos o conceito de nível, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  29
    The parting of the ways revisited: on the status of analytic and continental today - A proposal for a “synthetic philosophy”.Sebastian Luft - 2024 - Geltung - Revista de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea 2 (2):e67191.
    In this article, I deal with the phenomenon, known to today’s philosophers, as the split between analytic and continental philosophy. I provide a historical-institutional explanation for this split and then a propose a type of doing philosophy beyond the divide, which I call “synthetic philosophy.” Synthetic philosophy should take and synthesize the best of both traditions into a new form of philosophy, which I recommend for the future.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Do Abjeto Como Lumpenproletariat: Esboço de Uma Leitura Lacaniana de Marx Mediada Por Georges Bataille.Álvaro Lins Monteiro Maia - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):366-388.
    Diz Marx do proletariado que esse é o estamento social que é dissolução de todo estamento, que é a esfera social que constitui a perda total da humanidade e cuja condição de emancipação é o reganho total dessa humanidade (Crítica da filosofia do direito de Hegel). Por outro lado, caracteriza um Lumpenproletariat, ‘putrefação passiva das camadas mais baixas da velha sociedade’, como, de todos os aliados possíveis, o pior; canalha perfeitamente venal e inteiramente importuna, cuja condição de vida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Sobre os papéis do homem e da mulher no conceito de família da filosofia do direito de Hegel.Marloren Lopes Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):287-305.
    Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais. Nesse sentido, a família é o momento no qual seus membros estão mais ligados à natureza, embora já estejam no âmbito do espírito. Por isso, Hegel determina, no seu conceito de família, papéis para seus membros de acordo com seus respectivos sexos, em uma tentativa de suprassumir a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  35
    A filosofia de Hegel à luz da Teoria do romance do jovem Luckács.Antonio Vieira da Silva Filho - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):75-90.
    Resumo: A partir da Teoria do romance do jovem Lukács, o artigo desenvolve uma discussão com a filosofia de Hegel, no que concerne, de um lado, à herança da dialética histórica hegeliana, presente na Teoria do romance, e, de outro lado, ao distanciamento do autor húngaro das conclusões de Hegel sobre a unidade efetiva entre indivíduo e Estado moderno. A herança hegeliana na obra de Lukács é definidora na sua compreensão da relação imanente e necessária entre forma artística e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    O papel da imaginação na filosofia política de Hobbes.Clóvis Brondani - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:193-213.
    Este trabalho tem como objetivo tratar do papel da imaginação na filosofia política de Hobbes. Argumentamos que a reflexão de Hobbes sobre a imaginação conduz à distinção fundamental para sua filosofia política entre prudência e razão. A instituição da soberania consiste justamente na superação da dimensão da prudência através da razão. Assim, a filosofia política de Hobbes envolve a substituição de uma esfera de relações de poder, o plano da imaginação, por uma esfera de relações (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  20
    O Brincar Como Mecanismo de Controle Do Espaço, Tempo e Do Corpo Em Friedrich Fröebel.Adilson Cristiano Habowski & Cleber Gibbon Ratto - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023011.
    O ensaio se ocupa em mostrar como se manifestaram os ideais educacionais em relação às brincadeiras na modernidade, identificando Fröebel como o principal referente teórico nesse âmbito. Veremos em Fröebel como as ideias do brincar são importantes para a sociedade e para as escolas modernas, e como podem funcionar nos modos se subjetivação infantil. Fröebel enfatiza a necessidade de organizar o cotidiano de forma estruturada, partindo do cotidiano, que envolve todas as atividades das crianças na (...), o que revela uma preocupação com o tempo. O espaço e o tempo também são modos de controle do brincar. Quanto mais o espaço é definido, mais podemos vigiá-los, observar como brincam, como se manifestam e reagem. Do mesmo modo isso se dá em relação ao tempo, quanto mais estrita a programação, mais controle se tem sobre os corpos. Por fim, realizamos uma tentativa de pensar o brincar como forma de resistência a formas disciplinadoras, mostrando que, onde há poder (modos de conduzir o brincar como algo que tem finalidade pedagogizante) há resistência (o brincar como ato de fruição, sem utilidade), apontando acerca da despedagogização do ato de brincar. (shrink)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    A Religião Como Educação: Que Campo É Esse?Maria Betânia Albuquerque & Marcio Barradas Sousa - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:12-26.
    Neste texto procuramos traçar os contornos do que estamos considerando como um campo de investigação, ainda que em construção, situado na interface entre duas áreas de conhecimento: a educação e a religião. Tem como objetivo refletir sobre os sentidos da educação, de modo a evidenciar as práticas religiosas como instâncias de educação e formação de subjetividades. Metodologicamente, trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica inspirada em autores como Brandão (2002), Libâneo, (2010), Albuquerque; Buecke (2019), e outros. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    A educação na justiça como equidade de Rawls: uma posição de centralidade ou de marginalidade?Everton Mendes Francelino - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e11.
    Este artigo tem por objetivo investigar a posição que a educação ocupa na teoria da justiça como equidade de John Rawls. Para tanto, analisar-se-ão os principais aspectos referentes ao tema presentes nas seguintes obras do autor: Uma Teoria da Justiça, O Liberalismo Político e Justiça como equidade: uma reformulação. O papel desempenhado pela educação sofre alterações consideráveis ao longo do desenvolvimento dessas obras. Primeiro, percebe-se uma preocupação de Rawls com uma forma de educação mais direcionada à formação moral (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS // The blended learning as a school practice in the first years of the Colégio Sagrado Coração de Jesus.Julia Poletto & Kreutz - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):15-37.
    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no Município de Bento Gonçalves/ RS, uma instituição educativa particular e católica. Como recorte temporal, contempla o período de 1956, data da criação do colégio, até 1972, ano em que a instituição apresentou interessantes mudanças em seu processo educativo, em virtude dos reflexos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 5.692/1971. Esta investigação apresenta uma análise sobre a prática do ensino misto (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    A Evolução Das Penas Em Michel Foucault: A Apac Como Um Outro Caminho Possível Para a Reinserção Social.Laura Marschall Morgenstern & Francielle Benini Agne Tybusch - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):121-142.
    O artigo analisa a evolução das penas a partir da filosofia de Michel Foucault, verificando que houve o afastamento do caráter supliciante dando lugar ao modelo disciplinar. Busca identificar as formas de poder que a sociedade se inseriu ao longo do século XIX e a transição para o chamado “biopoder”, quando o objeto central passou a residir no controle da sociedade como um todo. No Brasil, essa mudança no modelo punitivo fica evidente a partir da redemocratização, que advém (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    A Educação Como Princípio de Responsabilidade Éticopolítica Em Adorno.Rafael Luiz Cosentino - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (33):178-197.
    O presente artigo avalia os potenciais e limites do pensamento educacional de Theodor Adorno, defendendo a ideia de que seus escritos pedagógicos não estão ligados a uma postura de desenvolvimento de um comportamento revolucionário por meio da instituição escola. A educação contém mais uma tarefa de resistência frente aos riscos de regressão à barbárie, do que necessariamente uma produção efetiva de sujeitos revolucionários. No entanto, isso não significa uma incorporação acrítica dos valores societais liberais-burgueses, e sim um giro ético (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    Jaspers, Karl. La fe filosófica. Buenos aires, Losada, 2003. 175 P. isbn: 9789500392181.José Mauricio de Carvalho, Thais Caroline Reis de Ávila & Edna Rogéria Durães Queiroz - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    A editora Losada publicou uma série de conferências de Karl Jaspers pronunciadas na Universidad de laBasilea a convite da Fundação Acadêmica livre e da Faculdade de História da Filosofia daquela Instituição. Esse conjunto de conferências importantes para entender como o filósofo pensava o significado da Filosofia foi reunido em livro com o título de La fe filosófica. O livro integra a coleção da editora argentina denominada Obras Maestras delPensamiento e ainda não teve edição em português. Portanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    A Inscrição Do Sentido Ético Na Cultura, Em Lévinas.Sérgio A. J. Volkmer - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):264-276.
    Para Lévinas, as formas do pensamento e os modos diversos de ser refletem o que há mais além do saber e do conhecimento: a relação fundamental que subjaz ao ser, e que parte do puro existir, do puro há, onde o ser ainda não é tematizado. A filosofia como sistematização é o prenúncio do ser-para-a-morte, que se compraz com chegar ao fim, não aberto ao infinito do totalmente outro. Lévinas procura trazer o que está por trás da filo-sofia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    O contador de histórias do curso de filosofia da ufpi: Uma homenagem ao professor Gerson Albuquerque de araújo Neto.José Luís de Barros Guimarães - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (22):34-35.
    São poucos os professores/as que podemos dizer que a sua história de vida se confunde literalmente com a história de um determinado curso. Que sabe contar com riqueza de detalhes as mudanças arquitetônicas que o prédio sofreu, como se deu o início do curso, quem eram os professores/as, qual era o nome das disciplinas do antigo currículo, bem como das transformações pedagógicas e curriculares realizadas ao longo da história para que ele se tornasse aquilo que ele é hoje. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    (1 other version)Irwin, William. Seinfeld E a filosofia: Um livro sobre tudo E nada; tradução Marcos malvazzi Leal, são Paulo: Madras, 2004.Ruan Pedro Gonçalves Moraes - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):95-103.
    William Irwin é Professor de Filosofia no King's College em Wilkes-Barre Pensilvânia, nasceu em 1970 e residiu em Yonkers, New York. Entrou na Regis High School em Manhattan, uma instituição Jesuíta, graduando-se em 1988. Graduou-se em Filosofia na Universidade Fordham em 1992, tendo frequentado Fordham com uma bolsa presidencial completa. Ele recebeu seu Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Buffalo, a Universidade Estadual de Nova York, em 1996, aos 26 anos. A dissertação de Irwin, Harmonizing Hermeneutics: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Os bastidores de uma pesquisa em história da educação: a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande/RS.Giane Lange do Amaral & Josiane Alves da Silveira - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (2):166-182.
    O presente trabalho apresenta os bastidores de uma pesquisa realizada sobre a Faculdade Católica de Filosofia de Rio Grande (1960- 1969), cuja criação marcou o início dos cursos superiores voltados à formação docente na cidade. Para destacar sua história, recorre-se a diferentes fontes, como documentos institucionais, jornais locais e relatos orais, cuja utilização será aqui abordada. Nesse sentido, tem-se como base os caminhos abertos pela História Cultural as quais vêm propiciando a ampliação de problemas, objetos e temas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Do republicanismo à democracia: o conflito como fundamento político em Claude Lefort.Beatriz Viana de Araujo Zanfra - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):59-73.
    Nossa intenção neste artigo é mostrar como Claude Lefort concebe a democracia como, mais do que um regime político, uma forma histórica privilegiada por ser aquela em que a sociedade se exprime politicamente sem anular um elemento fundamental para a preservação de sua liberdade: o conflito. Para tanto, partimos dos estudos lefortianos sobre Maquiavel para investigar como o autor extrai do republicanismo o sentido dessa conflitualidade fundamental e como ele vê nessa forma política a gestação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O costume como instituição ética – uma reconstrução objetiva do processo de seguir-regras.Jesús Padilla Gálvez - 2019 - In António Marques & Susana Cadilha, Wittgenstein sobre Ética. Universidade Nova de Lisboa. pp. 135-151.
    The aim of this article is to examine the concept of ›custom‹ (Gepflogenheit) in Wittgenstein’s philosophy. Any meaningful human action is underpinned by rules. Custom is situated in the transition phase from the actual rule to the following of this rule. However, as the concept of ›rule‹ is a term with blurred edges and does not allow any ›interpretations behind interpretations‹, it can- not guarantee objectivity. Therefore, a platonic perspective must be adopted which involves fixed rules but makes it impossible (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    A Lei de Acesso À Informação – Lai e a Consolidação Institucional Do Ministério Público No Brasil.Edna Gusmão de Góes Brennand & Alexsander de Carvalho Silva - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):22-37.
    Examina a relevância da Lei de Acesso à Informação – LAI na consolidação institucional do Ministério Público Federal - MP no Brasil. Analisa a sua a atuação durante o regime militar e no processo de redemocratização após a Constituição de 1988. Aponta a sua evolução como instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, responsável, perante o Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses indisponíveis da sociedade, assim como seu papel na investigação de fatos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  17
    Da ideologia no ensino da Geografia de 1º a 2º Graus.Vânia Rúbia Farias Vlach - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):35-44.
    Estamos reunidos, futuros professores de 1º e 2º graus, em um espaço institucional: a escola, que pretendemos discutir, e em cujo interior interessa-nos particularmente a questão do ensino da Geografia. Quem institucionalizou a escola? Por quê? As mesmas perguntas (e outras) devem se voltar à nossa questão central. Ao mesmo tempo, a escola é aquela instituição social em que parte da população (nem todos têm acesso a ela), em um dado período, assinala, de uma maneira específica, a sua participação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    Sacrifício, rivalidade mimética e “bode expiatório” em R. Girard.Márcio Meruje & José Maria Silva Rosa - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):151-174.
    Tendo como ponto de partida a obra de René Girard, o presente artigo pretende apresentar a dimensão antropológica presente na obra deste autor, destacando a sua originalidade e novidade ao pensar o homem como animal socialmente desejante. A teoria mimética, como Girard a formula, pretende ser uma teoria que, colocando no centro da sua reflexão o desejo e a imitação, permita compreender como se estruturam as sociedades arcaicas e actuais, partindo de mecanismos marcadamente antropológicos, para afirmar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    A Filosofia Como Pedagógica.Daniel Pansarelli & Hugo Allan Matos - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 14:36-52.
    Partindo-se de uma leitura crítica da produção filosófica latinoamericana em geral e brasileira em particular, pautada em autores como Cruz Costa, Salazar Bondy e Severino, busca-se apresentar a possibilidade de compreensão da Filosofia como uma pedagógica da libertação, tendo como referência principal o pensamento de Enrique Dussel.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  71
    Filosofía como ciencia crítica.Erich Daniel Luna - 2010 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 8:55-67.
    El presente texto busca desarrollar y explicitar el concepto de filosofía que Martin Heidegger tenía desde la segunda mitad de la década de 1920, es decir, en los años que giran en torno a Ser y tiempo. Se toman como ejes los cursos dictados en esos años en la Universidad de Marburgo. La distinción entre ciencias positivas y ciencia crítica, así como la distinción entre filosofía científica y filosofía como concepción del mundo, tendrán por objetivo precisar qué (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  34
    Filosofía como praxis y diálogo. Una introducción a la hermenéutica desde Platón.Luis Eduardo Gama Barbosa - 2008 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 38:151-170.
    La filosofía, más que ser una tarea que busca crear e instaurar una teoría absoluta de la verdad, como fue el caso, en la historia de la filosofía misma, del pensamiento cartesiano, el hegeliano,el husserliano, entre otros, es una actividad, es decir, una praxis dialógica que se entiende como introducirse en el medio de un camino que ya otros han recorrido, lo cual presupone, inmediatamente, una concepción de la filosofía como un camino de experiencia siempre abierto. Así, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    La Filosofía como descarga de la sobrecarga de innovación.José Antonio Marín-Casanova - 2017 - Quaderns de Filosofia 4 (1):27-45.
    Resumen: Se ensaya la tesis de que no habiendo innovación sin tradición, la filosofía opera en un espacio en tensión entre estos dos polos. Se comienza trazando un recorrido por las distintas precomprensiones de la naturaleza y el conocimiento en la Antigüedad y en la Modernidad como esquemas del contraste entre tradición e innovación; a continuación, se acude a Ortega y Gasset y a Heidegger para precisar en qué consiste la innovación en filosofía y para explicitar su conexión con (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  22
    Filosofía como forma de vida y práctica filosófica en Colombia: una aproximación al estado del arte.Johana Páez Vigoya & Andrés Felipe Urrego Salas - 2017 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 38 (116):167-191.
    Este documento pretende explorar las categorías de filosofía como forma de vida —como la plantea Pierre Hadot— y de práctica filosófica a partir el rastreo de algunos de los trabajos más relevantes de autores colombianos que se han destacado en la investigación al respecto. Principalmente se encuentran tres categorías de investigación en las que se distinguen reflexiones acerca de la teoría hadotiana, sobre la tradición filosófica a la luz de tal teoría y trabajos sobre problemas educativos y prácticas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  27
    Da filosofia como forma de Vida: A insurreição dos governados E a ontologia histórica de nós mesmos em Michel Foucault.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Este artigo possui a finalidade de apresentar as correlações entre a filosofia como forma de vida e as insurreições dos governados a partir de uma leitura foucualtiana em torno da ontologia histórica de nós mesmos. Num primeiro momento, procura-se estabelecer uma leitura acerca da problematização empreendida por Foucault em torno da biopolítica compreendida como governo da vida na nossa modernidade a partir da formação de certos dispositivos de controle e de assujeitamentos através da articulação entre as estratégias (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    LA FILOSOFÍA COMO MODO DE SABER Aristóteles, Metafísica, A, 1 y 2, (980 a 21 - 983 a 24).William Betancourt - 2014 - Praxis Filosófica:29-55.
    Intentamos desarrollar los elementos básicos en los que se funda la definición aristotélica de filosofía a la que las más de las veces se recurre como si fuera comprensible de suyo y suficiente para una adecuada comprensión del filosofar. Teniendo en cuenta el texto aristotélico abordamos la reflexión en torno a la filosofía desde dos perspectivas principales: como modo de saber superior según el entendimiento común del griego, entendida como σοφία, y como modo superior de saber (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  22
    La filosofía como método Y el método de la filosofía algunas consideraciones en torno a la noción de sistema en Hegel.Leonardo Mattana Ereño - 2021 - Ideas Y Valores 70 (177):131-152.
    RESUMEN Hablar de la organización sistemática de la filosofía en Hegel significa hablar del método que la filosofía se da a sí misma para poder comprender su objeto, así como para comprenderse a sí misma. A través de algunos significativos pasajes de la Ciencia de la Lógica y de la Enciclopedia de las ciencias filosóficas, veremos el desarrollo del pensamiento lógico, su relación con las ciencias particulares y sus consecuencias para el propio estatuto de la filosofía. Asimismo, intentaremos proponer, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  24
    A Filosofia como dispositivo de transformação na educação.Danilo Melo - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):5.
    Este artigo objetiva pensar como o ensino da filosofia pode produzir processos de transformação nos modos de vida ocasionando experiências de pensamento que ultrapassam o bom senso e o senso comum e problematizam o próprio pensamento no sentido de abri-lo à criação de outros modos de pensar e de agir. A partir da experiência do pensamento deflagrada pelo encontro da filosofia com a educação se desprende um movimento do pensar que afeta a vida de seus ensinantes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    La filosofía como creación de conceptos: implicaciones libertarias de Deleuze mediante Leibniz.Juan Manuel Cabrera Romero - forthcoming - Thémata Revista de Filosofía.
    La contribución principal de este trabajo consiste en un análisis específico de la filosofía de Gilles Deleuze que muestra cómo la creación de conceptos en la filosofía puede tener implicaciones libertarias, para ello el autor parte del supuesto de que el sistema filósófico de Deleuze se contrapone a todo emprendimiento filosófico que pretenda justificar el presente bajo su forma de sistema capitalista. En un primer momento, se analizará la filosofía en tanto que creación de conceptos y la manera de cómo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    Filosofia como caminho para a transformação.Rossella Fabbrichesi - 2024 - Cognitio 25 (1):e65419.
    No período antigo – grego e helenístico em particular – a filosofia era concebida não como uma atividade intelectual pura voltada para a busca da verdade, mas como um exercício prático de pensamento que deveria servir à vida e ter como objetivo a autotransformação. O objetivo era aprender a conduzir uma vida filosófica e a cuidar de si: principalmente de suas falas e ações. Não era tão importante poder expor uma doutrina verdadeira, mas sim colocar em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  25
    Filosofia como “visão de mundo”: Sobre a crítica à metafísica no jovem Nietzsche, à Luz de sua relação com a filosofia schopenhaueriana.Wander De Paula - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):315-359.
    O presente artigo tem por pretensão central discutir alguns aspectos fundamentais da crítica de Nietzsche à metafísica, já nas suas primeiras reflexões filosóficas. Para tanto, serão mobilizados alguns de seus principais argumentos contra o estabelecimento da vontade como coisa em si no pensamento de Arthur Schopenhauer, e, por conseguinte, contra o próprio estatuto da metafísica nesta filosofia, de tal modo que se possa demonstrar as soluções encontradas pelo próprio autor a favor da possibilidade da metafísica. O artigo conta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  37
    A filosofia como modo de vida: Sócrates, Descartes, Foucault.Anderson Aparecido Lima da Silva - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No curso A hermenêutica do sujeito, Michel Foucault propõe-se a refletir sobre duas concepções de filosofia que encontraram respectivamente nas figuras de Sócrates e de Descartes seu ponto de ancoragem. Por um lado, o “cuidado de si”, que compreende o exercício filosófico como um modo de vida que articula as dimensões epistêmicas, éticas, políticas e estéticas como constante construção de si; por outro lado, o “conhecimento de si”, que circunscreve a filosofia ao caráter epistêmico de uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  28
    La filosofía como humanización de la persona: Entrevista al Maestro Daniel Herrera restrepo.Tatiana Castañeda & Fernando Alba - 2013 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 34 (109):15.
    La siguiente entrevista busca servir de homenaje a uno de los filósofos colombianos que más conoce y comprende el pensamiento de Husserl, quien con su trabajo ha motivado la difusión de la fenomenología en Colombia. Hace referencia a la importancia que tuvo el contacto de Daniel Herrera con los archivos de Husserl, el haber podido participar en grupos de estudio de renombre, así como la comprensión del mundo de la vida asumido como un concepto capaz de vincular la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. La filosofía como literatura y la literatura como filosofía en lengua española.Ilia Galán - 2007 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 11:91-99.
    Desde que todo puede ser entendido como arte y las ciencias humanas perdieron la esperanza de ser realmente científicas, la filosofía y la literatura se muestran como géneros del mismo escribir, sin fronteras claras. La tradición filosófica justifica esto plenamente y un análisis de la historia y las pretensiones racionalistas demuestra cómo la literatura es filosofía y la filosofía es literatura. Esto es especialmente reseñable en el caso de la literatura en lengua española, porque la filosofía en este (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    La filosofía como curación por la palabra.Pablo García Castillo - 2018 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 23 (3).
    La sociedad griega fue una sociedad oral. La palabra fue el medio de la educación y de la convivencia política de los griegos. Desde Homero y Pitágoras hasta Empédocles, Gorgias y Sócrates, la palabra se convierte en el fármaco de las enfermedades de la ciudad y del alma. Por ello, puede constatarse que la filosofía es entendida en la Grecia antigua como medicina y que ésta es la metáfora más elocuente del poder y la eficacia de la palabra del (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  45
    Kant: Filosofia Como Sistema EOA Priori–Problema Teòrico E Prático (Kantian philosophy as a System, whose fundamental concern a priori-Theoretical and Practical Problem).Raphael Gondim & Machado Lima - 2010 - Daena 5 (1):132-144.
    Resumo. Neste artigo apontaremos a filosofia kantiana como um sistema que tem como preocupação fundamental o a priori. Isto envolve tanto a razão teórica quanto a razão prática. Esta, por sua vez, dividida em ética e direito. Palavras-chave. Kant, razão teórica, razão prática, ética e direito, a priori.: In this article we will identify the Kantian philosophy as a system, whose fundamental concern a priori. This involves both theoretical reason and practical reason. This, in turn, divided into (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968