Results for 'Filosofia interpretativa. Música atonal. Conceito. Dificuldade'

959 found
Order:
  1.  2
    A Música da Filosofia de Adorno.Rafael Reis Pombo - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):362-375.
    Este artigo tem por objetivo apresentar algumas afinidades estruturais existentes entre a filosofia de Adorno e a música de Schoenberg. A mais evidente delas é a dificuldade intencional de apreensão das obras de ambos os autores, que se demonstra possuir um motivo social e um motivo técnico. Vemos também a semelhança de alguns procedimentos adotados pela música atonal com procedimentos utilizados por Adorno em seu projeto filosófico, o que confere o mesmo estatuto e importância à tensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  58
    Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana.Vladmir Safatle - 2007 - Discurso 37:365-406.
    Este artigo analisa o conceito de fetichismo no interior da filosofia da música adorniana, a fim de mostrar como ele visa dar conta de uma ampla crítica aos processos de racionalização do material musical na modernidade ocidental. Para que o teor da crítica seja medido de maneira correta, devemos perceber como, no conceito adorniano de "fetichismo", convergem deliberadamente motivos de suas tradições de crítica ao fetichismo: a marxista e a psicanalítica. Tal estratégia nos permitirá compreender a razão pela (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  17
    Música informal: Perspectivas atuais do conceito adorniano.Eduardo Socha - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):133-156.
    RESUMO O ensaio “Vers une musique informelle” é uma das mais conhecidas contribuições da reflexão musical de Adorno, certamente um dos maiores legados de sua filosofia da música. Este artigo procura, em um primeiro momento, especificar o sentido crítico da contribuição conceitual de Adorno, que visava à superação dos impasses e da alternativa entre pensamento motívico-temático e pensamento serial nas práticas composicionais de época. Em seguida, descreve a intenção propositiva de Adorno ao encaminhar uma “teoria material das formas”, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Aria of thought: philosophical exploration through the expression of vocal music.Jie Sun - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400250.
    Resumo: A filosofia contribui significativamente para a herança do pensamento humano e do espírito humanista. As explorações tradicionais da filosofia, geralmente racionais e abstratas, podem ter dificuldade em se envolver profundamente com as emoções e experiências humanas. Este artigo investiga a expressão de ideias filosóficas, por meio da música vocal, especialmente durante a era romântica, para preencher essa lacuna. Ao examinar a integração de conceitos filosóficos, nas composições vocais do século XIX, o estudo destaca como a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Síntese transcendental por conceitos e conceito de coisa em geral no método da filosofia crítica.Marcelo Vieira - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):54-70.
    A Doutrina Transcendental do Método distingue inicialmente o método da matemática por construção de conceitos, próprio da matemática, e a análise de conceitos, que caberia à filosofia. Significaria que Kant exclui de vez a síntese na filosofia, reservando a síntese ao método de construção de conceitos na matemática? Se for assim estaríamos diante de uma dicotomia quanto ao método crítico, não dogmático: ou construção de conceitos na matemática, ou análise de conceitos na filosofia. Schelling critica a proposta (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    A Música na Dissertatio de Arte Combinatoria, de Leibniz.Fabrício Fortes - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (1):32-41.
    ResumoO artigo apresenta um estudo sobre as aplicações feitas por Leibniz de sua arte combinatória ao campomusical. Elucidamos inicialmente alguns conceitos fundamentais, bem como alguns procedimentos dacombinatória leibniziana, e mostramos os usos musicais sugeridos por Leibniz para esses procedimentos.Em seguida, discutimos o alcance geral da abordagem combinatória em música e concluímos que Leibnizantecipa, na Dissertatio, a introdução de procedimentos vinculados à música contemporânea.Palavras-Chave: Combinatória. Música. Pensamento Simbólico. Leibniz.Abstract.The paper presents a study on Leibniz’s applications of his combinatorial (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Música e linguagem na forma-ensaio Sobre alguns motivos em T. W. Adorno.Ricardo Barbosa - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e36974.
    O artigo procura mostrar como alguns dos principais motivos da filosofia de Adorno, tais como a crítica ao sistema e ao pensamento discursivo, a superação do conceito pelo próprio conceito, o resgate do não-idêntico e a configuração do nome, constituem a “constelação de música e palavra”, característica da já clássica apologia adorniana da forma ensaio, da qual também resultam suas debilidades.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    As dificuldades de compreender o sistema totalitário: A celeuma provocada por "Origens do totalitarismo" de Hannah Arendt.Maria Cristina Müller - 2021 - Perspectivas 6 (2):41-52.
    O objetivo do presente texto é apresentar algumas das críticas que Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt recebeu e as discussões que suscitaram, demonstrando as dificuldades de compreender o sistema totalitário e a novidade que a interpretação de Arendt gerou. Entre os principais críticos estão Raymond Aron, Waldemar Gurian, Kurt Blumenfeld, Eric Voegelin e Karl Jaspers. Serão apresentadas algumas das críticas para, em seguida, estabelecer a discussão a partir da argumentação contida nos textos de Arendt. Serão utilizadas como principais referências (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Acerca do Conceito de Fenômeno na Crí­tica da Razão Pura.Juan Adolfo Bonaccini - 1997 - Princípios 4 (5):159-186.
    conceito de fenomeno (Erscheinung) cumpre um papel fundamental na filosofia de Kant. Na Critica da Razáo Pura', constitui a chave que abre todas as portas da filosofia transcendental e as fecha à metafisica tradicional. Isto parece ser urn ponto pacifico para os kantianos e para muitos outros o que, contudo, tem gerado urna ampla polemica é o estatuto de legitimidade deste conceito, sobretudo em funçao de suas implicações. 0 presente texto pretende elucidar algumas dessas implicações à luz dos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Ensino de filosofia com arte: entre o pensar, o sentir e o escutar.Marton Silmara Lídia - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):342-361.
    Como propiciar um estado permanente de criação filosófica no ensino da Filosofia entre os estudantes do Ensino Superior? Eis o objetivo deste artigo. Essa questão está previamente acompanhada por dois argumentos: um deles relativo ao fato de que o ensino prevê uma atitude de abertura, disposição e curiosidade, condições essas indispensáveis à aprendizagem. O segundo, decorrente do primeiro, é que o ensino de Filosofia está intimamente vinculado à natureza própria da Filosofia que, distante da busca pela verdade (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  52
    Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno.Eduardo Socha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):133-152.
    Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongruência entre as forças produtivas e as relações de produção na sociedade industrial, sendo que dois caminhos artísticos distintos derivam da inflexão histórica da crise da experiência. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Reconsiderações habermasianas para o conceito de ética da BNCC.Fábio Rodrigo Fernandes Araújo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:356-370.
    Na história educacional, em particular nos PCNS (1997), a ética adquire o status de tema transversal para uma educação básica de qualidade, quando são inseridos os conceitos de justiça, dialogo, afetos e emoções, reciprocidade, diálogo e racionalidade enquanto conteúdos comuns para as práticas pedagógicas e para os conhecimentos específicos das disciplinas. Na BNCC, a referência exata a esse conceito se faz nas competências gerais 6, 7, 9 e 10, como também, na menção do termo formação que está presente na introdução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Conceitos de Platão e Aristóteles.Luiz Carlos de Abreu - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 27:201-209.
    Este relato apresenta brevemente a experiência de uma atividade realizada com alunos de ensino médio, no Subprojeto de Filosofia do PIBID UFFS Campus Chapecó, na qual foram abordados os conceitos de Eros e Philia em Platão e Aristóteles. A atividade foi pensada juntamente com o coordenador e o supervisor do subprojeto e aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno da Escola Coronel Lara Ribas, onde são desenvolvidas as atividades do Subprojeto de Filosofia da UFFS, sendo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    Dois conceitos e dois problemas da consciência.José Gladstone Almeida Júnior - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):265-281.
    Certamente a consciência é algo extremamente familiar e, ao mesmo tempo, enigmático para nós. Seu aspecto fenomenal, denominado de consciência fenomenal, impõe inúmeras barreiras às abordagens reducionistas propostas pelo quadro teórico fisicista/funcionalista. Tamanha são as dificuldades suscitadas pela consciência fenomenal a estas abordagens reducionistas que os problemas referentes a este aspecto da consciência constituem o “problema difícil da consciência”. Desta forma, este artigo possui três objetivos: primeiramente demonstrar a necessidade de distinguir dois conceitos referentes a dois aspectos distintos da consciência; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  21
    O momento da música da diáspora africana.Dener Santos Silveira & José Ricardo Marques Dos Santos - 2018 - Odeere 3 (6):177.
    O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de diáspora e as novas linhas de investigação intelectuais abertas a partir do uso crescente do conceito, em especial, na música da diáspora Africana. Faz uma reflexão sobre o legado da filosofia moderna no processo de esvaziamento da possibilidade reflexiva da música negra, bem como, identifica no marcador da diáspora a condição desestabilizadora de absolutismos nacionais da música no Brasil que foram, diferentemente de outros assentamentos africanos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Música, filosofia e formação cultural: ensaios.Raimundo Rajobac & Luiz Carlos Bombassaro (eds.) - 2017 - Caxias do Sul, RS, Brasil: EDUCS.
    Música, filosofia e formação cultural - ensaios reúne as contribuições de renomados intelectuais interessados no estudo do significado e da aplicação da música nos processos formativos. Desloca o foco epistemológico da filosofia orientada pelo olhar para uma perspectiva que ressalta o ouvir. Discute as bases éticas e estéticas da educação, com destaque para o conceito de formação cultural, e analisa os múltiplos modos de compreender a experiência formativa da música, desde o clássico até o popular. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    Filosofia Natural e Filosofia Política em Hobbes.Clóvis Brondani - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O objetivo deste texto é analisar o problema da tese da dependência da filosofia política em relação à filosofia natural no pensamento de Hobbes, apresentando alguns argumentos que evidenciam a dificuldade de conceber as teses políticas como sendo derivadas unicamente das premissas fundamentais do movimento. O texto inicia abordando o problema da relação entre filosofia natural e filosofia civil com o intuito de indicar elementos para sustentar o questionamento da tese da unidade entre as partes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Lectura musical vicaria. Lectura, comunidades interpretativas y discurso sonoro: el caso del Hei mihi Domine de Francisco Guerrero y su lectura en La Catedral de Bogotá.Miguel Fonseca - 2017 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 38 (117):145-173.
    El objetivo fundamental del presente artículo consiste en vincular el concepto de comunidades interpretativas a una posible hermenéutica de la música. De este modo, el lenguaje musical podría ser interpreteado más fácilmente, si se describe analogicamente con su raiz lingüística. De ello deviene que una descripción de las prácticas y comunidades intepretativas de la música, estaría ampliamente emparentada con las prácticas y comunidades interpretativas de los lenguajes naturales. Esta tentación metodológica quiere razonar a través de un caso. Se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Uma defesa do método skinneriano contra a crítica de Matthew Kramer sobre o conceito de “Liberdade” no pensamento de Thomas Hobbes.Gustavo Ceneviva Zuccolotto - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):115-125.
    Nos deteremos aqui sobre a crítica de Matthew Kramer em relação à interpretação de Quentin Skinner sobre o conceito de “liberdade” em Hobbes contida em seu artigo “On the Unavoidability of Actions: Quentin Skinner, Thomas Hobbes, and the Modern Doctrine of Negative Liberty” (2001). Nele, Kramer trata do então crescente interesse do projeto intelectual de Skinner pelo pensamento hobbesiano, algo já evidenciado desde a publicação de seu livro Liberdade Antes do Liberalismo (1998). Kramer toma como referência central de sua resposta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Para onde nos conduz o giro prático na filosofia da matemática contempor'nea? A de outro modo talvez improvável convergência de José Ferreirós e Martin Heidegger.Gabriel Henrique Dietrich - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):103-128.
    Da metade do século passado em diante, a filosofia da matemática passou por uma importante inflexão que conduziu gradativamente suas linhas de pensamento para o centro das práticas matemáticas. Genericamente, este movimento ficou conhecido na literatura especializada como o giro prático, do qual resultaram diversas expressões de filosofias da matemática prático-orientadas. Dentre estas, consta a de José Ferreirós, que conforme apresentada em The Mathematical Knowledge and the Interplay of Practices (2016), tem como eixo reflexivo e analítico o duplo esquema (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  22
    'Os Capitães da Areia' e a coragem dos Erês: Notas sobre o imbricamento da arte, música e religião | 'Os Capitães da Areia' and the courage of the Erês: notes on the overlap of art, music and religion.Lia Machado dos Santos & Rosângela Fachel de Medeiros - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):116-136.
    ResumoAs práticas culturais fundem, a todo o momento, diferentes relações entre sistemas culturais (EVEN-ZOHAR, 1990) que antes eram separados. Tais manifestações híbridas reconfiguram e desterritorializam processos simbólicos. Nesse sentido, o presente artigo realiza uma análise comparatista das relações intertextuais presentes na configuração artística do álbum Esú, do rapper brasileiro Baco Exu do Blues, em especial na faixa “Capitães de Areia” em relação ao romance quase homônimo de Jorge Amado, às referências à mitologia dos Erês, e à série fotográfica Laróyè, de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  18
    Uma hermenêutica do mal na lógica da filosofia de Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):174-185.
    Entendendo a violência como a negação do sentido e da razão, bem como a recusa daquilo que compõe a essência do mundo do homem que vive em uma determinada atitude, nosso objetivo no presente trabalho é analisar esse conceito na Lógica da Filosofia de Eric Weil, que apresenta o conjunto dos discursos filosóficos no seu itinerário na forma de categorias, nos detendo naquelas nas quais a violência aparece na forma de mal. Tenciona-se tratar do mal na sua especificidade conforme (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    Boutwerk, Balthazar Barbosa, Willaschek e os Paradoxos da Filosofia do Direito de Kant.João Carlos Brum Torres - 2020 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (2):1-27.
    O artigo tem por objeto o exame de três registros de gritantes e distintos paradoxos na Doutrina do Direito de Kant. Registros feitos em tempos e contextos históricos diferentes por Friedrich Bouterwek, Marcus Willaschek e Balthazar Barbosa Filho. Bouterwek atribuiu a Kant a mais paradoxal das proposições jamais enunciadas por qualquer autor, a de que a mera ideia de soberania deve obrigar-nos a obedecer como a nosso inquestionável senhor a quem quer que se haja estabelecido como tal, sem que caiba (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    (1 other version)Os Metodos em Filosofia[REVIEW]Gustavo Piovezan - 2013 - Educação E Filosofia 27 (53):393-396.
    Discutir métodos em filosofia não é algo comumente promovido em cursos de graduação. O filosofar, tal como se faz na academia, exige um tipo de escrita e linguagem próprias, uma técnica. Os empecilhos que os alunos enfrentam é uma realidade que muitos professores verificam em salas de aula e avaliações, sobretudo nos primeiros anos de curso. Em geral, as dificuldades manifestam-se tanto na escrita da dissertação filosófica, como no comentário filosófico. Tais dificuldades, entretanto, são sanadas com o auxílio do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Do Pensável e do Impensável na filosofia do Argumento Anselmiano.Maria Leonor L. O. Xavier - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):275 - 296.
    Um dos mais apelativos legados da tradição filosófica ocidental, o argumento ontológico, é aqui retomado com base na sua versão inaugural, a de Proslogion 2-3, de Anselmo de Cantuária. Este artigo representa um momento culminante de um processo de reflexão pessoal e de revisão continuada da compreensão do argumento anselmiano por parte da autora. Há, por isso, aqui um testemunho de auto-crítica e a definição clara de uma linha interpretativa, que não evita recusar orientações tradicionalmente dominantes na interpretação do argumento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Bergson e a Intuição Como Método Na Filosofia.Eduardo Soares Ribeiro - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):94-108.
    Neste artigo abordaremos o tema da intuição e o método intuitivo no pensamento de Henri Bergson, tendo por objetivo mostrar a partir de quais problemas tal método pôde surgir e quais dificuldades ele tenta solucionar em seu desenvolvimento no decorrer de determinados textos do filósofo francês. Para alcançar o problema da intuição em Bergson, teremos que tratar brevemente de temas fundamentais de sua filosofia, a saber, a duração e o tempo; a intuição interior e seu contato com o Eu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    A Prática Do Ensino Em Filosofia Pelo Olhar de Lidia Maria Rodrigo: Desafios e Alternativas.Jakeline Mendes Braga & Marcos Fabio Alexandre Nicolau - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):74-91.
    O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise da proposta de ensino em filosofia apresentada por (Rodrigo) (2009) em seu livro intitulado “Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio, apresentando reflexões a respeito das metodologias de ensino aplicadas nas aulas em escolas de Ensino Médio. Inicialmente será discutido o conceito de educação, aliado à importância da transmissão do conhecimento. Em seguida, será tratado da estruturação do método de ensino proposto, com destaque em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Filosofia e musica: bilanci, prospettive.R. Martinelli - 2013 - Nuova Informazione Bibliografica 10 (1):123-134.
    Il panorama editoriale odierno mostra ormai con chiarezza i segni di una rinascita e al tempo stesso di una profonda trasformazione della filosofia della musica. Il momento appare quindi particolarmente favorevole per una riconsiderazione della storia più recente di un problema che fin dall’antichità non ha mai smesso di offrire materia di riflessione al pensiero filosofico ai più alti livelli.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Elementos da teoria crítica da dissonância de Theodor W. Adorno.Daniel Pucciarelli - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):77-92.
    RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  65
    Filosofia da música e crítica musical em Theodor Adorno.Jorge de Almeida - 2007 - Discurso 37:343-364.
    O impulso que leva grande parte dos comentadores a enfatizar a importância de Adorno como "filósofo da nova música" parece ser o mesmo que condena a uma lugar subalterno e ao olhar indiferente sua atuação como crítico musical. E, no entanto, não há como entender (ou criticar) a filosofia desenvolvida por Adorno sem levar em consideração a origem polêmica de grande parte de suas ideias. Se a filosofia da música não quer ser apenas mais uma " (...) de alguma coisa", tem de abandonar a mera citação filológica de textos sobre arte e buscar, na dinâmica histórica dos objetos, seu próprio "teor de verdade". Nisso reside o interesse das ideias de Adorno sobre música, desenvolvidas não a partir de leituras acuradas dos grandes estetas do passado, mas sim afiadas nos intensos debates dos anos vinte sobre a "verdade" da nova Música, que demonstravam justamente a impossibilidade de considerações filosóficas genéticas sobre a arte moderna. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Se É Possível o Encontro da Filosofia Com o Samba.Wesley Barbosa - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):364-385.
    O presente artigo seguirá pelos conceitos da esquizoanálise, tais como, literatura menor e multiplicidade, para ler os enredos de samba reivindicando o estatuto de arte literária para o mesmo. Deste modo, os sambas de enredo, constituem não uma totalidade, mas uma multiplicidade, no sentido de que diversos agenciamentos ocorrem para o advento daquele poema música. Por isso, destacamos os carnavais da G.R.E.S. Unidos do Viradouro de 2020 e de 2023, Viradouro de Alma Lavada e Rosa Maria Egipcíaca, respectivamente, não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  69
    Filosofia da Música em Boécio: a Música como Amor.Juvenal Savian Filho - 2007 - Discurso 37:55-74.
    Ao permitir a distinção entre uma boa Música e uma Mùsica má, Boécio aponta para o efeito moral que a música intrumental pode causar no ouvinte, levando-o a entrar ou não em si e a descobrir ou não a música humana. Percebendo ou não a música humana, ele pode, ainda, chegar ou não à música do mundo.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    Filosofia della musica: e estetica musicale del primo Ottocento.Giuseppe Mazzini & Stefano Ragni - 1977 - Firenze: Cuaraldi. Edited by Marcello De Angelis.
    Da uno dei padri fondatori dell’Italia come nazione, un veloce e agile compendio su filosofia, politica risorgimentale e musica, centrato sulle idee e i gusti artistici mazziniani e ambientato nel panorama melodrammatico della prima metà dell’Ottocento, governato dalla maestosa figura di Gioacchino Rossini. Il volume è arricchito anche da un altro breve estratto mazziniano riguardante la musica, proveniente da Dell’Arte in Italia – A proposito del “Marco Visconti” di Tommaso Grossi (1835).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Filosofia della musica occidentale.Paolo De Lalla - 2013 - Napoli: Guida.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  30
    Filosofia da música.Peter Kivy - 2010 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  84
    Filosofía en música y filosofía de la música de Juan David García Bacca.Miguel Angel Palacios Garoz & Juan David García Bacca - 1997
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    Filosofia da música.Paul Griffiths - 2010 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Filosofia della musica.Giuseppe Mazzini - 1943 - Milano: Fratelli Bocca.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Filosofia della musica.Giovanni Piana - 1991 - Milano: Guerini E Associazioni.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40. (1 other version)Filosofia della musica (1836)..Giuseppe Mazzini - 1936 - Roma: Tip. Bodoniana. Edited by Giovanni Battista Penne.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    Filosofia della musica: e estetica musicale del primo Ottocento.Giuseppe Mazzini & Marcello De Angelis - 1977 - Firenze: Cuaraldi. Edited by Marcello De Angelis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Filosofia e musica.Davide Roberto - 2007 - Rivista di Storia Della Filosofia 4.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  61
    A ontologia da Phronesis: a leitura heideggeriana da ética de Aristóteles.Roberto Wu - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1):95-110.
    O artigo discute conceitos da filosofia prática de Aristóteles e sua apropriação por Heidegger no período dos anos 1920. Para isso, o autor explora a interpretação heideggeriana do conceito de totalidade e sua relação com o particular, a fim de caracterizar a situação concreta como o solo hermenêutico das relações de compreensão. Investiga-se a conexão interna dos conceitos que se referem à praxis em Aristóteles, destacando-se a importância da phronesis na sua retomada ontológica por Heidegger. O artigo encerra indicando (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  4
    La filosofia della musica nel sistema di Proclo.E. Moutsopoulos - 2010 - Milano: Vita e Pensiero.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    Nietzsche-Wagner.Deniz Alcione Nicolay - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 24:48-67.
    O presente artigo trata da filosofia do jovem Nietzsche e, de maneira específica, da extemporânea conhecido por Wagner em Bayreuth. Por meio dessa obra, percorre os conceitos de arte, vida e música na obra do filósofo, assim como a importância de Richard Wagner para os escritos da mocidade. Também utiliza a estética nietzschiana como pano de fundo para refletir acerca da Pedagogia do teatro trágico, da condição docente e da prática pedagógica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes.Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1157-1188.
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes Procuramos, neste texto, pensar o significado da rejeição da tradicional definição de homem efetuada por Descartes, quando tenta entender o que somos. Essa rejeição é resultado de um novo método de filosofar, que poderíamos designar como via das ideias – aquela que parte das forças do próprio espírito para examinar tudo o que ocorre nele e em qualquer outra coisa, evitando usar de pressuposições. A fim de marcar essa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Estetica come filosofia della musica nella scuola di Milano.Gabriele Scaramuzza - 2009 - Milano: CUEM.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  34
    O papel de Tomás de Aquino no universo “científico” do século XIII.Rogério Miranda de Almeida - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):956-975.
    Estas reflexões têm como finalidade mostrar as aporias e dificuldades que afetaram, de maneira essencial, as diferentes tentativas de se erigir uma “ciência da religião” e, mais especificamente, de se lerem “cientificamente” os dados da fé, ou da revelação. Esta é a razão pela qual damos uma atenção especial ao século XIII e, principalmente, ao papel de Tomás de Aquino, quando se intensificaram de maneira mais explícita as relações, e os conflitos, entre a ciência, a filosofia e a teologia. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer.Daniel Pucciarelli - 2019 - Sofia 7 (2):226-239.
    Em termos gerais, o artigo investiga as potencialidades e limites do discurso filosófico sobre música a partir do pensamento de Arthur Schopenhauer. Mais especificamente, pretende-se plausibilizar a tese de que a filosofia da música de Schopenhauer, por operar de maneira autoconsciente no terreno da analogia e por se compreender como uma metafísica robusta da música, é um espaço privilegiado para se estudar a natureza mesma da estética filosófica. Para tal, o artigo oferece uma reconstrução panorâmica tanto (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Por um debate conceitual sobre arquivos a partir de Michel Foucault.Diego Andres Salcedo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):100-115.
    Pressupõe que boa parte dos estudantes universitários na atualidade demonstra dificuldade ou resistência no modo de entender o debate conceitual documento e arquivo e a sua relação com a práxis científica. O pressuposto está baseado na observação e no diálogo em sala nas disciplinas sobre pesquisa, ciência e filosofia ofertadas nos Cursos de Graduação em Biblioteconomia e de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo propor um debate conceitual sobre arquivos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 959