Results for 'Indivíduo e Freud.'

975 found
Order:
  1.  25
    Devir e destruição: pensando a relação indivíduo-cultura a partir de Freud e Spielrein.Carlos Eduardo de Moura - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):274-299.
    Partindo da afirmação de Freud de que devemos pensar nos mecanismos psíquicos estruturantes de uma personalidade sondando-os dinamicamente, isto é, considerando a ação conjugada entre dimensão constitucional (destino, forças internas) e vivências contingentes (poderes externos), a oposição entre psicologia individual e psicologia social perde sua nitidez. A série complementar necessidade-contingência requer uma reflexão sobre o processo de individuação que envolve tanto as representações de um passado filogenético (verdade pré-histórica) quanto as vivências casuais de uma biografia (verdade individual). É apoiado nesse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Freud e o mal-estar como destino da subjetividade.Diego Luiz Warmling & Diego Rodstein Rodrigues - 2022 - Princípios 29 (60):296-322.
    Partindo de O Mal-Estar na Civilização (1930), advogaremos que, se não há nada na cultura que não garanta nossa ruina, nosso destino reside num indefinível e persistente mal-estar. Problematizando incógnitas como a felicidade, a inibição pulsional, a destrutividade como variante da pulsão de morte, o sentimento de culpa, a hegemonia do Super-Eu e o triunfo de Thanatos, veremos que Freud não vislumbra possibilidades de anular a situação de desamparo em que nos encontramos. Sendo a agressividade uma de nossas fontes propulsoras, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    A Gênese da Repressão Em Freud: Diagnóstico e Tendência Oculta da Psicanálise.Maria Érbia Cássia Carnaúba - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):117-133.
    Neste artigo, pretendo apresentar uma introdução à gênese da repressão em Freud a partir da chamada Segunda Tópica (escritos posteriores a 1920), com intuito único de procurar naquele contexto seu diagnóstico te tempo. Isto é, identificar as tendências apresentadas pelo autor frente aos problemas que a repressão, tanto individual quanto social, suscitava naquele momento após a Guerra. Este exercício nos dá uma dimensão para suas apropriações posteriores, como pela Teoria Crítica, por exemplo. Embora, não seja o caso que entrar nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  79
    Do individual E do coletivo: Sobre aproximações entre O pensamento de Freud E Marx.Patrícia Magri Granúzzio & Renata de Fátima Ceribelli - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2):71-84.
    o objetivo deste artigo é discutir a aproximação teórica entre duas vertentes distintas de pensamento que, inicialmente, pode parecer improvável: a psicanálise e o marxismo. O texto discorre sobre a reflexão da gênesis do problema político, interpretando sociedade e indivíduo como inter-relação da natureza humana, conectando, a partir desse princípio, o problema político e o problema psicológico, este se situando como base original daquele. Portanto, no entrecruzamento de sociedade, poder político e natureza humana, expande-se um campo de investigação que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Desamparo e Eros na concepção do “homem civilizado” em Freud.Carlos Eduardo de Moura - 2019 - Discurso 49 (1):115-125.
    Considerando-se que a oposição entre Eu-não Eu, Sujeito-Objeto, Prazer-Desprazer são os pares de opostos que lançam o indivíduo nos mais significativos vínculos para a estruturação de sua vida anímica, deseja-se aqui pensar em uma “organização psicofisiológica” que vai desde os estímulos pulsionais aos destinos das pulsões. É nesse “circuito de investimentos” que a natureza biológica desse pulsional transbordará — eis o que se procurará defender — para um universo simbólico instanciado pela presença de outros seres humanos. Por fim, defender-se-á (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    Educação à dist'ncia: ampliando o alcance da crítica social.Vicente E. R. Marçal - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):82-92.
    A partir de análise da argumentação habermasiana realizada em sua obra “Conhecimento e Interesse” original de 1968, a qual trabalhamos a partir da tradução de 1987; e ancorados nos trabalhos dos filósofos brasileiros Durão, publicado em seu livro “A crítica de Habermas à dedução transcendental de Kant” de 1996 e Hansen, em seu artigo publicado na Revista Crítica, intitulado “Os riscos da crítica da sociedade” de 1998, refletimos, nesse artigo, sobre como Habermas resgata a Teoria do Conhecimento da maneira desvirtuada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Nacionalismo e Pluralidade: uma interface entre o Pensamento Político de Hannah Arendt e a Psicanálise de Freud.Roseane Torres de Madeiro - 2024 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (8).
    Este trabalho se situa na interface entre a Filosofia Política e a Psicanálise, sendo seu objetivo investigar o conceito de nacionalismo, contrapondo-o ao de pluralidade, enquanto uma condição do humano, tomando como fundo os processos identificatórios. Para desenvolver o objetivo proposto, nos debruçamos sobre a obra de Hannah Arendt, visando os conceitos de nacionalismo e pluralidade, bem como compreender o modo como tais conceitos compuseram o pensamento de sua filosofia política. Dentro deste contexto, os conceitos de massa e identificação foram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    Marxismo e Freudismo: dessemelhanças e semelhanças epistemológicas.Arthur Meucci & Felipe Tavares Paes Lopes - 2005 - Princípios 12 (17):91-114.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 Nossa investigaçáo objetiva analisar e comparar os programas de pesquisa que se originam de Marx e Freud. Para isso, fizemos alguns recortes epistemológicos no que consideramos o núcleo destes programas. Longe de pretendermos refazer a história desse longo e rico diálogo, nos limitaremos a tecer algumas considerações acerca das estruturas de funcionamento, e da maneira como ambos enxergam o mundo. Tendo em vista uma análise crítica da abordagem feita por Althusser, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Adorno Leitor de Freud: Um Diálogo Sobre a Psicologia Das Massas.Mateus Abreu Pereira & Mauricio Rodrigues de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):30.
    Já em 1921, Freud inaugurou uma abordagem que considera a psicologia das massas como extensão das experiências individuais, célebre pela afirmação de que toda psicologia é, em última análise, social. Tal perspectiva seria reapropriada por Adorno, que desdobrou a posição freudiana ao situar as massas como um agente decisivo a partir do estágio industrial do capitalismo. Diante do valor deste diálogo, o presente trabalho adotou como objetivo uma análise da reapropriação feita por Adorno da psicologia das massas tal como preconizada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  18
    Sujeição e dominação: políticas de desejo no capitalismo.José Jefferson da Costa Ferreira - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Há uma questão que paira na história das sociedades e que tem reverberado nos escritos de diversos autores. O problema que se coloca é por que indivíduos se submetem a determinadas situações, por que se sujeitam. O problema da sujeição chamou a atenção de La Boétie quando indagou por que “tantos homens suportam às vezes um tirano só”. Essa problemática repercutiu em Marx, Engels e Althusser que pensaram a sujeição pela ideologia (um “poder estranho”). A noção pós-marxista ampliou o conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O Excesso de positividade e o sofrimento acadêmico: Transversalidades em Byung-Chul Han e Franco "Bifo" Berardi.Ulysses Albuquerque - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O sofrimento mental no ambiente acadêmico, manifestado por depressão, ansiedade e burnout, resulta do excesso de estímulos e da constante pressão por desempenho impostos pela sociedade moderna. Tal situação é interpretada por este artigo à luz das teses de Byung-Chul Han e Franco “Bifo” Berardi. Han argumenta que a era atual é dominada por doenças neuronais causadas pelo excesso de positividade, em contraste com as doenças infecciosas do passado, caracterizadas pela negatividade e pela defesa imunológica. Essa discussão é ampliada com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Autoridade e Formação.Emerson Filipini de Lima - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):14-22.
    Neste artigo pretendemos discutir qual o papel da autoridade na formação dos indivíduos, tendo como base o pensamento de T. W. Adorno, nos aprofundando especificamente em suas reflexões do livro Educação e Emancipação. Explicarei a importância que a família tem na formação, sobretudo, a figura de autoridade paterna durante a infância, e como ela sofreu mudanças na passagem do capitalismo liberal para o capitalismo tardio. Essas mudanças têm grande impacto na formação, pois, a partir da perda de autoridade da família (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Individuo e Persona: la concezione classica.E. Berti - 1995 - Studium 91 (4-5):515-527.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Moses and Monotheism.Sigmund Freud & E. Jones - 1952 - Tijdschrift Voor Filosofie 14 (1):187-187.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   45 citations  
  15.  19
    Moralidade, biopolítica e educação em tempos de pós-verdade.Amarildo Luiz Trevisan - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:17-33.
    O artigo pretende abordar o tema da moralidade no campo da Educação a par tir da transição da discussão de Freud a Adorno, potencializada pela compreensão da biopolítica de Foucault e Agamben. O objetivo é fazer a crítica ao ato de discriminar e direcionar o destino das verbas públicas não para a Educação, e sim em prol de valores do mercado. O tema da moralidade está sendo utilizado largamente como expediente de formação de massas com características fascistas no Brasil atual, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    O sofrimento vai ter fim?Wander Andrade de Paula - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    O presente artigo visa discutir o papel desempenhado pelo sofrimento nas reflexões culturais de Nietzsche e Freud. Para tanto, 1) indicarei o contexto filosófico em que o tema ganha notoriedade, no pensamento de Arthur Schopenhauer; 2) investigarei, especialmente a partir de passagens selecionadas de Para além de bem e mal e Genealogia da moral, como a origem da cultura é vinculada por Nietzsche aos perigos do desejo humano de fazer sofrer; 3) examinarei, sobretudo a partir de O mal-estar na cultura, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. SAFATLE, Vladimir. Circuito dos Afetos: Corpos políticos, Desamparo, Fim do Indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.Mariana Pimentel Fischer Pacheco - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):190-193.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Inhibition, symptôme et angoisse.Sigmund Freud, P. Jury & E. Fraenkel - 1955 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 145:59-59.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  19.  66
    A psicanálise, as ontologias da ciência e o pensamento da existência.Leticia O. Minhot - 2011 - Natureza Humana 13 (2):100-115.
    Dos preguntas articulan las reflexiones contenidas en el presente trabajo: ¿Cuál es el sentido de nuestra vida? y ¿qué sentidos produce el psicoanálisis? La yuxtaposición de ambos interrogantes no debe darnos la idea de que la respuesta a una sirve de fundamento a la otra. La vecindad tiene por objetivo aquí mostrar cómo el psicoanálisis elabora sentidos. La primera pregunta ha sido considerada por algunos como una pregunta sin respuesta. Sin embargo consideramos que la posibilidad de una respuesta depende del (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Maylan, Ch. E., Freuds tragischer Komplex. [REVIEW]E. Hartmann - 1931 - Philosophisches Jahrbuch 44:396-397.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  28
    Indivíduo E comunidade em Spinoza.Daniel Santos da Silva - 2021 - Cadernos Espinosanos 45:301-302.
    Resenha do livro Indivíduo e Comunidade em Spinoza, de Alexandre Matheron.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Individuo e cosmo nella filosofia del Rinascimento.Ernst Cassirer - 1950 - Bollati Boringhieri.
    Nella storia del pensiero non è infrequente il caso di opere capitali circolate mutile. A volte per ragioni estrinseche, più spesso per motivi riconducibili a conflitti agiti, patenti o sotterranei che siano. Quando i testi vengono infine reintegrati, non si compie solo un dovere restitutivo: le idee tornano a vivere nella loro pienezza. Di una simile vicenda Individuo e cosmo nella filosofia del Rinascimento offre un esempio paradigmatico. Alla sua pubblicazione nel 1927, al culmine della elaborazione teoretica di Ernst Cassirer (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23. Universales, individuos e individuación en la Edad Media.Juliana Espinal Restrepo - 2011 - Escritos 19 (43):371-400.
    En las siguientes páginas me propongo exponer de modo sucinto dos de los problemas filosóficos más significativos de la Edad Media: el de los universales y el de la individuación. El primero se pregunta por el estatus ontológico de las nociones universales; el segundo por el principio de individuación de las diferentes substancias. A pesar de ser problemas distintos, estas cuestiones están estrechamente unidas. El problema de los universales albergó desde sus inició la pregunta por el estatus ontológico de los (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  53
    The Idea of Progress in Sadean Thought: notes on La Philosophie Dans le Boudoir.Poliana dos Santos - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):147-166.
    Este artigo pretende, por meio da análise literária e da leitura de Freud , investigar a concepção de progresso em Sade, tomando como objeto de estudo o romance A filosofia na alcova . Defende-se que a ficção sadeana resulta de um conflito entre indivíduo e sociedade, de cujo resultado depende a felicidade humana. Esta seria alcançada com a superação dos obstáculos impostos pela educação, pela cultura e pela abertura da sociedade para a satisfação de todos os prazeres do sentido. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  27
    Individuo e Individuale in Aristotele.Barbara Botter - 2010 - Journal of Ancient Philosophy 4 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Individuo e società nelle prospettive di Schleiermacher e Hegel.Omar Brino - 2014 - Società Degli Individui 49:97-109.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Indivíduo e Socialidade na Ciência: O “Realismo Social” de GH Mead.Rosa Calcaterra - 2008 - Cognitio 9 (1):27-40.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Individuo e politica. La realtà della rappresentazione pura [Individual and Politics. The phenomenon of pure representation].Volker Gerhardt - 2004 - la Società Degli Individui 19:55-72.
    Il nesso più intimo tra l’individuo e la politica si compie nell’atto politico originario. Tale atto viene ravvisato nel fenomeno della rappresentanza, entro cui si realizzano le condizioni essenziali della politica stessa: l’individualità del singolo, l’uguaglianza con i suoi simili, il completo riconoscimento all’interno di un’unica volontà comune e personale. Questa essenza rappresentativa della politica è intimamente connessa alla concezione che l’individuo ha di sé: l’individuo conosce infatti la sostituzione rappresentativa già a partire dal rapporto che ha con se stesso (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Individuo e organizzazione.Theodor Adorno - 2000 - la Società Degli Individui 9.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Individuo e comunità in Nietzsche: orizzonti etici e sociopolitici a partire dagli scritti giovanili (1869-1876).Francesco De Stefano - 2012 - Roma: Aracne.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Individuo e persona: tre saggi su chi siamo.Giovanni Boniolo - 2007 - Milano: Bompiani. Edited by Gabriele De Anna & Umberto Vincenti.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32. Individuo e cosmo.Augusto Guzzo - 1975 - Filosofia 26 (4):352.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Individuo e mondo nel pensiero dell'Antico Egitto: percorsi antropologici ed epistemologici in una tradizione culturale "pre-greca".Luigi Fraschini - 2015 - Milano: Mimesis.
  34. L'individuo e l'uomo.Bernardino Varisco - 1913 - Rivista di Filosofia 5 (4):351.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  23
    Platão E Freud: Sobre a questão do prazer.Sonia Maria Maciel - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):763-770.
    Este artigo investiga a questão do prazer no díalogo Filebo de Platão, com ênfasenas contribuições de Freud sobre o mesmo tema.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Individuo E Storia Saggio Su Raymond Aron.Giovanni Camardi - 1990 - Morano Editore.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Individuo e Stato.Theodor Adorno - 2000 - la Società Degli Individui 9.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  31
    Individuo e società nell'anarchismo spagnolo. Il pensiero di Federica Montseny.Claudio Venza - 2016 - Società Degli Individui 54:20-32.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    Individuo e comunità nella filosofia di Josiah Royce.Elisa Buzzi - 1992 - Milano: Vita e pensiero.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Individuo e ambiente.Vittorio Mathieu (ed.) - 1973 - Bologna,: Il mulino.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Binswanger e Freud: alla ricerca del tempo perduto.A. Costa - 1990 - Studium 86 (1):93-98.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  11
    Nietzsche e Freud: pensadores da modernidade.Vincenzo Di Matteo - 2011 - Revista de Filosofia Aurora 23 (33):269.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  15
    Uma análise da relação indivíduo e coletividade segundo Edith Stein.Fabio Maia Sobral & Kátia Gardênia da Silva Coelho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):277-286.
    A presente pesquisa tem por objetivo trabalhar o tema da liberdade na relação indivíduo e coletividade segundo o pensamento steiniano. Parte-se de uma investigação do indivíduo em relação consigo mesmo, com o outro para daí abstrair a essência da peculiaridade das influências externas do convívio do indivíduo na coletividade. Sendo assim, Stein analisa fenomenologicamente a pessoa humana em todas as suas dimensões e reconhece que é preciso averiguar as manifestações subjetivas da espiritualidade e examinar suas consequências na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  10
    Individuo e societÀ nell'intuizione della vita del secolo XIX.Georg Simmel - 2012 - Società Degli Individui 44:85-96.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Individuo e insurrezione: Stirner e le culture della rivolta: atti del Convegno promosso dalla Libera Associazione di studi anarchici: Firenze, 12-13 dicembre 1992.Elio Xerri & Vincenzo Talerico (eds.) - 1993 - Bologna: Il Picchio.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Empedocle e Freud: riflessioni su logica e linguaggio.Federica Montevecchi - 2017 - Aretè: International Journal of Philosophy, Human & Social Science 2:260-274.
    The present piece, first presented on 19 November 2016 at the Centre Léon Robin (CNRS-Univ. Paris-Sorbonne-ENS Ulm) as part of the“Présocratiques” Seminar, is an investigation of the relationship between Empedocles and Freud. The analysis is divided into three parts: the first section examines the nature of Freud’s engagement with Empedocles; next, consideration is given to the similarities between their doctrines, based on the extant fragments of the Empedoclean corpus; finally, I offer a series of observations about Empedocles’ poetic style, which (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Goethe e Freud: forme di un immaginario condiviso.Silvia Vegetti Finzi - 1999 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 12 (3):549-578.
  48.  18
    Indivíduo E implexa individuação.Luiz Orlandi - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: O texto visa valorizar aspectos promissores do encontro filosófico entre Gilles Deleuze e Gilbert Simondon em torno da recriação do problema da individuação e da ênfase na problemática das disparações intensivas. abstract: The text aims to enrich promising aspects of the philosophical encounter between Gilles Deleuze and Gilbert Simondon around the recreation of the individuation problem and the emphasis in the intensive disparitions problematic.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Heidegger e Freud: clareira e cegueira?Vincenzo di Matteo - 2003 - Princípios 10 (13):09-21.
  50.  13
    L'individuo e il divenire del mondo.Julius Evola - 1976 - Carmagnola: Arthos.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 975