Results for 'Informação física'

972 found
Order:
  1.  25
    Regime de informação polifônico.Gerson Moreira Ramos Junior & Patrícia Veronesi Batista - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:349-359.
    O intuito do presente trabalho é discutir o uso do termo desinformação pelo campo da Ciência da Informação (CI). A palavra, desinformação, passou a ser utilizada nos últimos anos – mais notadamente após a eleição de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos da América, cargo que ocupou entre os anos de 2016 a 2020 - para caracterizar um comportamento pautado no compartilhamento de notícias falsas via redes sociais digitais, majoritariamente, e, por meio de técnicas de comunicação que almejam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Espaço e Tempo na Física Qu'ntica.José Nunes Ramalho Croca - 2023 - Perspectivas 7 (2):156-173.
    Os conceitos de espaço e tempo absolutos, independentes entre si, foram propostos por Newton como os mais básicos fundamentos da mecânica clássica. Alguns estudiosos, como Leibniz, admitiram haver alguma interconexão entre o espaço e o tempo. No século passado, devido ao incrível aprimoramento dos instrumentos físicos de observação em diferentes escalas, mudanças aconteceram. Com a relatividade, foi proposto o conceito de espaço-tempo, uma relação linear entre o espaço e o tempo. Com a mecânica quântica, devido a Niels Bohr, as coisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Uma Análise Do Argumento Do Conhecimento de Jackson.Daniel Borgoni - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):47-61.
    O Argumento do Conhecimento de Frank Jackson é um dos mais influentes argumentos contra o fisicalismo. Jackson defende que nenhuma informação física captura os aspectos subjetivos da experiência, os qualia. Os objetivos deste artigo são expor o argumento do conhecimento e analisá-lo submetendo-o a três críticas. A primeira é a crítica desenvolvida por Dennett que nega que Mary aprende alguma coisa quando ela vê o vermelho pela primeira vez. A segunda crítica é a hipótese da habilidade de Lewis, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  34
    The Spirit of Einstein and Teilhard in 21st Century Science: The Emergence of Transdisciplinary Unified Theory.Ervin Laszlo - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):129 - 136.
    Paradigm-shifts, termed scientific revolutions, occur periodically in the course of science's development The twentieth century witnessed a number of revolutions, first by Albert Einstein and then by Niels Bohr in physics, and subsequently in biology, cosmology and, through the pioneering work of Pierre Teilhard de Chardin, in the transdisciplinary area that includes human mind and consciousness. But scientific development did not come to a standstill: while the spirit of Einstein and Teilhard is as present as ever, their specific theories are (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Educação, cultura, natureza e memória: escritos científicos do Extremo Sul do Piauí.Teodório Rogério Júnior & Cátia Maria de Araújo Oliveira (eds.) - 2017 - Jundiaí, SP: Paco Editorial.
    Sociologia, Filosofia, Letras, Espanhol, Arte, Tecnologia da Informação, Educação Física e Agronomia são áreas que se encontram contempladas neste livro. Percebemos, portanto, que não se trata de assuntos que orbitam um único eixo. Pelo contrário, o que o professor Teodório conseguiu reunir aqui foi uma grande e variada produção de áreas que, num primeiro e raso olhar, parecem desconexas, embora a intenção não tenha sido uma conexão entre elas. Reside aí a grandeza da obra, a diversidade. Por essa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    Fatores socioeconômicos e saúde de crianças em contexto de violência.Erick Verner de Oliveira Aquino, Bruna Dayane Gomes Ataíde, Isabela Araújo de Oliveira, Bruna Martinez Yano Lima, Hellen Caroline Pereira Machado & Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria - 2021 - Aletheia 54 (1).
    Esse estudo objetivou analisar a violência infantil no contexto brasileiro, correlacionando-a com fatores socioeconômicos, socioculturais, geracionais e de gênero, investigando o impacto dos mesmos na saúde das crianças. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo, realizado a partir de dados de artigos científicos e documentos oficiais sobre e violência infantil, além do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e da plataforma SciELO e Google Acadêmico. Encontrou-se uma maior prevalência de violência física e negligência, maior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O que é metafísica.Jaimir Conte & Oscar Federico Bauchwitz - 2011 - Natal, RN, Brasil: Editora da UFRN.
    Atas do III Colóquio Internacional de Metafísica. [ISBN 978-85-7273-730-2]. Sumário: 1. Prazer, desejo e amor-paixão no texto de Lucrécio, por Antonio Júlio Garcia Freire; 2. Anaximandro: física, metafísica e direito, por Celso Martins Azar Filho; 3. Carta a Guimarães Rosa, por Cícero Cunha Bezerra; 4. Ante ens, non ens: La primacía de La negación em El neoplatonismo medievel, por Claudia D’Amico; 5. Metafísica e neoplatonismo, por David G. Santos; 6. Movimento e tempo no pensamento de Epicuro, por Everton da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Narrativas silenciadas.Andrey de Farias Martins Silva, Gabriel Cerqueira de Mello Farias, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:48-60.
    A sociedade brasileira no que diz respeito a sua estrutura de relações sociais como conhecemos, tem início no Brasil colônia a qual a instituição de maior força era a escravagista. Nesse sentido, as formações e interações de classes da sociedade brasileira foram arregimentadas pelo racismo, sendo ele escancarado no passado, com leis e naturalização das práticas de disciminação racial, e mantendo grande influência atualmente com a utilização de “máscaras” que encontram para legitimar sua atuação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Conceito de Violência Numa Perspectiva Decolonial e o Modelo Discursivo de Democracia.Charles Feldhaus - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:143-156.
    Este estudo pretende reconstruir alguns traços gerais da concepção de feminismo decolonial de Françoise Vergès na obra Feminismo decolonial e na obra Uma teoria feminista da violência buscando enfatizar de que maneira a teoria discursiva de Jurgen Habermas em sua obra Facticidade e validade enfrenta a questão das demandas sociais por igualdade entre homens e mulheres ao tratar da dialética entre igualdade de direito e igualdade fato no mercado de trabalho. Vergès sustenta que é necessário um tipo de reconstrução da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    Comunicação desfigurada pela violência e reconstrução da democracia.Anderson de Alencar Menezes & Alda de Barros Araujo - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:61-81.
    O objetivo desse trabalho é apresentar a análise de caso experenciado pelos coautores em Unidade de Acolhimento em Maceió que recebe crianças de 0 a 6 anos em razão de desamparo e abandono. Foi utilizada a metodologia do estudo de campo, qualitativo, do tipo pesquisa-ação, a partir de visitações ao LACA. Pensar essa perspectiva a partir das relações entre Habermas, Freud e Winnicott, em uma relação entre Filosofia e Psicanálise a partir de processos comunicativos desfigurados pela violência e a urgência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Archetypes, Causal Description and Creativity in Natural World.A. S. L. Laboratorio di Fisica - 2008 - In World Scientific (ed.), Physics of Emergence and Organization.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  39
    The Role of “Action-at-a-Distance” in the Electro-Magnetic Field Radiation Produced by an Accelerated Charge.Andrew E. Chubykalo & Escuela de Física - 1997 - Apeiron 4 (2-3):39.
  15. Sem tarefa.Turma Disciplina Data Entrega Tarefa, Prova Quimica, Tabela Periodica, Ed Fisica, Terminar Tarefa da, Pesquisar Sobre A. Vida Do, Educador Paulo Freire & Tarefa Guia de Estudo Pagina - 1928 - História 8 (4/09):08.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  16.  14
    Trabalho, Informação e Conhecimento: Relendo Marx Na Era da Informação.Rodrigo Moreno Marques - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):47-71.
    Dentre os problemas que têm norteado nossas investigações, duas indagações ganham destaque. Como a informação e o conhecimento estão inseridos no arcabouço teórico de Karl Marx? Que janelas o pensamento de Marx nos abre para discutir do papel da informação e do conhecimento no universo do trabalho, na atualidade? Fazendo dessa perspectiva objeto de pesquisa, busca-se apreender a inserção da informação e do conhecimento no arcabouço teórico marxiano, tendo como referências principais O Capital, Teorias da mais-valia e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    (1 other version)Informação editorial.Editor Principia - 2009 - Principia: An International Journal of Epistemology 13 (2).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Informação E novas ferramentas à pesquisa.Everson Luiz Zingano Júnior - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):277-281.
    Ao longo dos séculos as ferramentas de trabalho evoluíram constantemente e as ferramentas que se destinam à manipulação de informações não são diferentes. O surgimento da Informática e de recursos e conceitos que a impulsionaram, corno o computador pessoal, a interface gráfica e a multimídia, revolucionaram os processos tradicionais de criação e disponibilização de informações. O Folio Views é um exemplo de ferramenta de informação de última geração e está sendo utilizado pelo Projeto Integrado Urbanidade e Cidadania.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Informação e Ideologia: Diálogos Filosóficos No Âmbito Do Proselitismo Informacional.Jonathas Luiz Carvalho Silva - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):72-89.
    Aborda relações entre informação e ideologia no âmbito do conceito de proselitismo informacional. A seguinte pergunta é formulada como ponto partida: como se constitui conceitualmente o proselitismo informacional considerando suas características e perspectivas de ação? O objetivo do estudo é discutir sobre as relações entre os conceitos de informação e ideologia nos meandros da construção filosófica em Marx, Mannheim, Thompson e Bakhtin, com o intuito de compreender a fundamentação analítico-conceitual do proselitismo informacional. A metodologia foi construída no contexto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Uma abordagem matemática da informação: a teoria de Shannon e Weaver – possíveis leituras.Alzira Tude Sá - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):48-70.
    Este artigo busca analisar o conceito particular de informação ditado pela Teoria Matemática da Comunicação, rever a visão matematizada de Shannon e Weaver, tangenciando pelo tempo espiralado que antecede e vai desde a sua aparição nos idos de 1949, o seu “apagamento” por conta de outras teorias que lhe sucederam, seu retorno à cena pela via de estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores que se debruçam sobre questões que envolvem a informação, bem como a sua contribuição para a Ciência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Política de informação.Roberto Unger - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):131-144.
    Trata-se de uma revisão narrativa da literatura cujo foco está voltado para aspectos históricos temporais da política de informação, não relacionando objetivamente com os numerosos estudos, definições e conceituações do tema. O objetivo está voltado para as facetas de poder, comunicação e controle que permeia boa parte da literatura encontrada, o que fortalece essa atividade eminentemente política como prática de governo. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Web of Science, Science Direct, JStor, e o repositório informacional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Fisica aristotelica E onnipotenza di dio in Guglielmo di ockham.Alessandro Ghisalberti - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):483-492.
    A Física aristotélica é questionada em diversos de seus princípios por autores dos séculos XIII e XN, embora eles ainda a aceitem enquanto todo. Ao tratar do problema do poder absoluto de Deus, Ockham afasta-se tanto do "princípio de plenitude" do mundo neoplatônico, como também do "mundo fechado" de Aristóteles.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    A física do estado sólido no Brasil: relações entre ciência, indústria e sociedade.Laércio Antonio Marzagão - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:30.
    Entender o processo de transformação do conhecimento em riqueza no Brasil e as circunstâncias em que essa transformação ocorre é a questão primordial para este trabalho. Para efeito desta pesquisa a articulação de uma área particular do conhecimento, que é a física do estado sólido, com a indústria correspondente foi avaliada. Em primeiro lugar é construída uma história da física do estado sólido no Brasil segundo três trajetórias distintas: a da academia, a da indústria e a do Estado. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Aristóteles, Física I-II.Lucas Angioni - 2009 - Editora da Unicamp.
    Translation of Aristotle's Physics I-II into Portuguese, with commentaries. Tradução para o português dos livros I e II da Física de Aristóteles, com comentários.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   345 citations  
  25.  8
    Menos informação é melhor do que mais: Um puzzle sobre a teoria da titularidade de Nozick.Aluizio Couto - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):289-302.
    Minha intenção neste artigo é mostrar uma tensão na teoria da titularidade nozickiana. A tensão é entre a aplicação do princípio de retificação em condições epistêmicas ideais e as duas primeiras cláusulas da teoria. Para tanto, mostro que a aplicação do princípio nas condições acima descritas acarreta um resultado teoricamente estranho: ele é mais bem aplicado sob relativa ignorância do que em condições ideais, o que provavelmente indica que a teoria de Nozick é exageradamente rígida. A sugestão de fundo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Educação Física, Competição e Sociabilidade Capitalista.Nildo Viana - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:71-88.
    O artigo aborda o tema da competição na educação física. A competição é apontada como um produto social e histórico, constituído pelo capitalismo que gera uma sociabilidade e mentalidade competitivas, cujo resultado é a naturalização desse fenômeno social. A educação física tende a reforçar esse processo de naturalização e, assim, reproduzir as suas bases sociais de existência. Esta reflexão provoca a necessidade de repensar as teorias e práticas da educação física, apontando para uma mudança pedagógica, pautada na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  76
    Exploração vocacional e informação profissional percebida em estudantes carentes.Mônica Sparta, Marúcia P. Bardagi & Ana Maria Jung de Andrade - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22:79-88.
    Este trabalho investigou características sócio-demográficas e vocacionais em 59 alunos de baixa renda, de ambos os sexos, com idades entre 16 e 48 anos. A maioria já prestou vestibular e tem escolha profissional definida. Os alunos relatam possuir pouca informação sobre profissões, processo de escol..
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    Papel da Informação e as Vertentes Do Poder.Tatiely Mayara de Oliveira Neves & Hildenise Ferreira Novo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):162-181.
    A informação e o poder exercem influência na sociedade, pois um retroalimenta o outro, visto que ambos fazem parte do desenvolvimento das sociedades. No decorrer da história brasileira, avanços e retrocessos motivados por esses dois aspectos, agregados à precarização da educação pública, transformaram a realidade do país. O objetivo deste estudo é discutir sobre a relevância dos pesquisadores que se dedicam em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, que resistem às estratégias econômicas governamentais, especialmente quando os investimentos em Ciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  27
    Informação.Frank Thomas Sautter - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37290.
    Formulações da validade dedutiva clássica costumam recorrer explicitamente a modalidades: por exemplo, um argumento é classicamente dedutivamente válido se, e somente se, necessariamente se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também é verdadeira. Não é possível abolir completamente esse apelo ao discurso modal, porque a lógica clássica é o domínio das possibilidades. Não obstante, pode-se, por intermédio de uma semântica informacional, evitar que o usuário da lógica clássica tenha de manipular modalidades, ainda que elas estejam, de algum modo, imbricadas nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  4
    Matemática, física y realidad en la obra de Manuel Atria.Juan Eduardo Carreño Pávez, Isidora Puga Serrano & Alejandro César Serani Merlo - 2024 - Síntesis Revista de Filosofía 7 (1):1-20.
    Los intereses del ingeniero y filósofo chileno Manuel Atria Ramírez recorren una variedad de temas y disciplinas, pero es en la filosofía de las matemáticas y de la física donde se centra una porción importante de su obra publicada. Tras una primera fase de juventud, de manifiesta impronta tomista, su pensamiento de madurez acusa el influjo de las grandes escuelas epistemológicas que prosperan durante la primera mitad del siglo XX. Además de ilustrar la recepción que se le daba por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Física e biologia: possíveis limites de demarcação conceitual.Arthur Araújo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):19-31.
    A partir do texto do físico alemão E.Schroedinger, O que é vida? (1943), analisam-se os possíveis limites de demarcação conceitual entre física e biologia. Há um limite possível entre física e biologia? Ou a biologia pode ser reduzida à física? Avaliam-se diferentes pontos de vista entre cientistas e filósofos.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  42
    Educação Física: atividade epistemológica e objetivismo.Paulo Evaldo Fensterseifer - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 99.
    A Educação Física, atenta aos desdobramentos no campo das ciências do debate entre as concepções dogmáticas e relativistas, pode encontrar noredimensionamento da noção de objetividade novas possibilidades para pensar a atividade epistemológica desenvolvida em seu âmbito. Sem o recurso ao “tribunal da epistemologia”, orientado por um entendimento dogmático de ciência, e recusando uma postura relativista, visualizamos no referencial hermenêutico outro modo de legitimar os conhecimentos produzidos na área.Consonant with the debate over the dogmatic and the relativist conceptions, Physical Education (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Informação no ‘mundo 3’ de popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação.José Claudio Matos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:463-481.
    Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Informação Editorial.Otávio Bueno - 2008 - Principia: An International Journal of Epistemology 12 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  24
    Informação Bibliográfica Sobre a liberdade religiosa.J. R. Da S. - 1966 - Revista Portuguesa de Filosofia 22 (4):396 - 399.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  19
    A "física experimental da alma" na Popularphilosophie: a analogia entre física newtoniana e psicologia wolffiana.Mario Spezzapria - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Christian Wolff foi o primeiro filosofo que separou a doutrina da alma em duas partes: a "psychologia empirica" e a "psychologia rationalis". Ele deu certa ênfase sobretudo à primeira parte, mais nova e original, que tratava daqueles conhecimentos das faculdades da alma, derivados da observação dos dados da experiência, ao passo que a segunda parte tratava das reflexões sobre a essência e a imortalidade da alma. Em certa medida, a psicologia empírica propunha de proceder segundo um método análogo àquele da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality.Tânia Rodrigues Palhano & Jório Mágno Oliveira de Souza - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020026.
    O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Teorias físicas inconsistentes e lógicas multidedutivas.Edélcio Gonçalves de Souza - 2000 - Cognitio 1:145-152.
    Resumo: Pretendemos esboçar o conceito de lógica multidedutiva que constitui um sistema lógico subjacente à noção de verdade pragmática. Com base em lógicas multidedutivas, delineamos um aparato formal para o tratamento apropriado de inconsistências em teorias físicas.: we intend to delineate the concept of multideductive logic that constitutes a subjacent logical system for the pragmatic notion of truth. Based upon the multideductive logic we have pictured a formal apparatus used as an appropriate treatment to the inconsistencies in Physics theories.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    A competência em informação no enfrentamento ao plágio no ambiente acadêmico.Jussara Borges, Helena Harthmann & Susane Barros - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6921.
    Este artigo discute a competência em informação frente ao plágio no meio acadêmico. Reflete sobre as causas do plágio, como o pouco incentivo para que estudantes produzam conteúdos autorais e a ausência de políticas institucionais que orientem tais produções. Como resposta a este contexto, o artigo sugere uma educação para a autoria a partir da competência em informação. A competência em informação, entre outros, promove uma relação saudável entre as pessoas e o universo informacional. Assim, o objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Da física prometeica aos magos modernos.Vinícius Carvalho da Silva & Judikael Castelo Branco - 2024 - Princípios 31 (65).
    Neste trabalho, analisaremos as diferenças entre o epistemicismo e o utilitarismo a partir de um estudo comparado de dois autores: Eric Weil e Pierre Hadot. Primeiro, veremos como em “Science, magie et philosophie”, Weil trata das linhas fundamentais da ciência moderna em comparação com a ideia clássica de θεωρία e da noção renascentista de magia. Depois, como Hadot trabalha a questão em O Véu de Ísis por meio dos conceitos de física prometeica e física órfica. Ao final, defenderemos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  39
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  14
    ¿La Física Depende Epistemológicamente de la Ética En El Estoicismo? Una Respuesta Afirmativa a Partir de la Teología Estoica.José Luis Ponce Pérez - 2023 - Kriterion: Journal of Philosophy 64 (156):771-791.
    ABSTRACT This article maintains that in Stoicism physics depends epistemologically on ethics because the theological theses (which are part of stoic physics) about that the gods are beneficial and care about human beings depend on knowledge of the ethical realm of philosophy to be sustained or established forcefully. It is possible appreciate that dependence in the response Stoics would have given to the criticism of other philosophical schools to some of the Stoic theological theses. This is not a minor issue, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    A Física da Terminação.José Félix Costa - 2016 - Kairos 16 (1):14-60.
    Sumário Mostramos que, em virtude dos limites teóricos da computação, nem toda a ciência formulada com carácter preditivo pode ser simulada. Em particular, evidencia- se que a Fisica Clássica, nomeadamente a Físíca Newtoniana, padece deste mal, encerrando processos de Zenão.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Educación física: disminución del estrés y el perfeccionismo en educación primaria.Reina Castellanos Vega & Elena Raluca Dinu - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (2):1-8.
    El perfeccionismo es la exigencia personal, evaluando su propio valor en términos de productividad y logro. Se utiliza una metodología experimental y tiene como objetivo principal conocer si los niños/as de dos cursos de cuarto de primaria son perfeccionistas y proponer actividades utilizando el método REAPSES en la asignatura de Educación física. En conclusión, gracias a las actividades planteadas los alumnos/as afirman encontrarse más relajados y con una idea más clara del significado del estrés y cómo éste les afecta. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Fisica dell'informazione ultima frontiera della scienza: gli ultimi inattesi sviluppi della fisica digitale.Fausto Intilla - 2013 - Roma: Aracne.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
    O autor responde às críticas feitas a sua proposta de que a Filosofia da Information (FI) deveria substituir a Epistemologia Social como uma disciplina filosófica que melhor atende os fundamentos conceituais para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Sugere que a crise de identidade por que tem passado a BCI é oresultado natural de uma busca justificada mas ociosa por uma parceria filosófica que emergiu só recentemente: nomeadamente, FI. O desenvolvimento da BCI não deveria depender de uma teoria (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Mediação da informação em presença.Rodrigo Rabello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):62-90.
    Objetiva apresentar a proposição de mediação da informação “em presença” numa dimensão cosmopolítica. Para tanto, aborda contextos de mediação da informação e suas implicações para pesquisa, formação e atuação profissional no campo da ciência da informação e apresenta o alcance das associações entre atores humanos e não-humanos, evidenciando a agência de implicadores e implicados. Situa docente-pesquisador e profissional de informação como implicadores, e usuário e não-usuário de informação como implicados, em modos de mediação tradicional ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Estudos humanísticos da informação.Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Ana Gabriela Clipes Ferreira, Tirza Rodrigues & Nelson Salomão - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:387-405.
    Neste artigo apresenta-se a proposta de estudos humanísticos da informação, particularmente a partir das observações do filósofo holandês Harry Kunneman. Esse trabalho se inicia com a investigação e a discussão da noção hegemônica do que é Informação dentro da Ciência da Informação, vinculada a sua origem funcionalista. Nesta discussão cabe destacar na demarcação do conceito de informação a teoria matemática da comunicação e das teorias de sistemas. As limitações das abordagens funcionalistas da Informação tem como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    El infinito desde la física.S. J. Balsas - 2019 - Pensamiento. Revista de Investigación E Información Filosófica 75 (283 S.Esp):5-28.
    En física, el infinito aparece vinculado al problema de lo continuo de las representaciones matemáticas usadas por las diversas teorías y, por lo tanto, a la posibilidad de la infinita divisibilidad y de la infinita extensión de la geometría del espaciotiempo y de los conceptos y magnitudes físicas mensurables. El modelo estándar de las partículas considera que las partículas elementales son «infinitamente» pequeñas, donde surgen cálculos con resultados infinitos para determinadas cantidades físicas y, para eliminarlos, se utilizan métodos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 972