Results for 'Mística da unidade'

957 found
Order:
  1.  57
    A “mística do logos” E o fundamento da filosofia da linguagem de nicolau de cusa.José Teixeira Neto - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):9-28.
    Partimos da afirmação de K.-O. Apel, repetida por João Maria André, de que "[...] é na ‘mística' do ‘logos' e na teologia negativa do Pseudo-Dionísio que, de modo determinante, Nicolau de Cusa irá beber os traços fundamentais da sua filosofia da linguagem". Com base no De filiatione Dei propomo-nos refletir sobre a relação fundamental e constitutiva entre o verbo mental humano e o Verbo ou Logos eterno. A importância desse texto, no âmbito do problema da linguagem em Nicolau de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  42
    Sensus ecclesiae in revelatione: O sentido de igreja a partir da história da salvação.Fernando Lorenz - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):93-107.
    O presente artigo pretende compreender o ser da Igreja inserido na história enquanto mistério de comunhão. Os textos bíblicos do AT manifestam a entidade teológica denominada Igreja que encontra o seu sentido pleno nos textos do NT. Os escritos de Inácio de Antioquia nos remetem a afirmação de que a eclesiologia se funda sobre a cristologia. A eclesiologia de São Irineu de Lião é caracterizada pelo tema da recapitulação e da tradição. Encontramos, também, em Cipriano uma eclesiologia da unidade. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    A recusa da unidade pura do eu e a possibilidade de compreensão da personalidade humana como superposição complexa de estados: a proposta fisiopsicológica de Théodule Ribot.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (1):167-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  53
    O Ateísmo Francês Contemporâneo: uma comparação crítica entre Michel Onfray e André Compte-Sponville (Contemporary French Atheism: a Critical Comparison between Michel Onfray and André Comte-Sponville) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p127. [REVIEW]Agnaldo Cuoco Portugal & Abraão Lincoln Ferreria Costa - 2010 - Horizonte 8 (18):127-144.
    Michel Onfray e André Comte-Sponville são os dois mais famosos representantes do ateísmo filosófico francês contemporâneo, que continua uma tradição iniciada no século XVIII de negação irreligiosa da noção monoteísta de Deus. Embora compartilhando várias ideias, como o naturalismo e, obviamente, a rejeição do monoteísmo, suas propostas têm diferenças importantes. Onfray imputa à religião a maioria dos males enfrentados pela humanidade, recusando-se a fazer qualquer concessão à tradição religiosa monoteísta, e propondo uma filosofia libertária de tipo hedonista e materialista. Comte-Sponville (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Da unidade no múltiplo: sobre a multidimensionalidade do humano segundo Max Scheler e Viktor Frankl.Roberto S. Kahlmeyer-Mertens & Giovani Augusto dos Santos - 2024 - Aufklärung 11 (3):43-56.
    The theme of the writing is the multidimensionality of the human being from the perspective of two authors: Max Scheler and Viktor Frankl. Regarding this, we ask: how does the notion of person enable an understanding of the unity of the human from the multiplicity of its dimensions? An essay responding to this problem is linked to Scheler philosophical anthropology and Frankl's dimensional ontology. Here the referred multiplicity is investigated from Frankl's understanding of the human under the influence of Scheler. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    A perspectiva habermasiana da mudança estrutural da esfera pública diante das relações sociais, afetivas e morais de adolescentes em unidades de acolhimento institucional.Antonio Tancredo P. da Silva & Vitor Gomes da Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7392.
    Tido como um dos principais pensadores da Teoria Crítica, Habermas (2015) contribuiu significativamente para a compreensão da mudança estrutural das relações sociais, culturais e históricas. Sua abordagem parte da análise das transformações na esfera pública e da evolução das formas de comunicação. a perspectiva de Habermas sobre a mudança estrutural das relações sociais, culturais e históricas oferece uma análise profunda das dinâmicas sociais contemporâneas, destacando a importância da esfera pública da linguagem e da participação democrática nesse processo em constante evolução (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Sobre a Unidade e a Universalidade da Lógica.Newton da Costa & Katia Cilene da Silva Santos - 2022 - Dissertatio 56:3-18.
    Neste ensaio, refletimos sobre a unidade e a universalidade da lógica, por meio de duas questões fundamentais. Em primeiro lugar, discutimos se, dentre as várias lógicas existentes atualmente, haveria alguma melhor do que as outras. Em segundo, debruçamo-nos sobre o problema de saber se o mundo real é governado por uma determinada lógica. Remetendo as questões aos seus fundamentos, defendemos o pluralismo e mostramos que a avaliação das lógicas não se dá por questões de índole meramente formal, envolvendo princípios (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  34
    Da unidade/diferença à modalidade: A arqueologia da ontologia no pensamento de Giorgio Agamben.Ana Suelen Tossige Gomes & Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):651-670.
    RESUMO Um retorno ao ser aparece na contemporaneidade como uma via teórica importante para se pensar as possibilidades de uma política e de uma ética livres das conformações legadas pela história do Ocidente. É nesse sentido que Giorgio Agamben desenvolve em "O uso dos corpos" o que chamará de uma arqueologia da ontologia, buscando verificar se o acesso a uma ontologia ainda é possível nos dias de hoje. Partindo de Aristóteles, passando pela escolástica, até chegar a Heidegger, Agamben evidencia como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    A experiência da unidade espaço-tempo na literatura e na psicologia.Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo & Nadja Maria Vieira - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):119-136.
    RESUMONeste ensaio defende-se o argumento de que a configuração cronotópica potencializa a obra literária como forma metafórica para experimentar a vida cotidiana. Esse argumento apoia-se nas declarações em que Bakhtin destacou que a organização de processos psicológicos de personagens no enredo está relacionada com a experiência da unidade tempo-espaço, conceitualmente denominada de cronotopo. Para exemplificar essas questões desenvolveu-se aqui uma análise da configuração cronotópica do autor-personagem no Livro do desassossego de Fernando Pessoa. A dificuldade do autor-personagem para negociar as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  1
    Considerações Acerca da Unidade da Consciência.José Gladstone Almeida Júnior - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):132-149.
    A todo o momento temos inúmeras experiências conscientes. Neste momento, por exemplo, tenho uma experiência visual do computador, uma experiência auditiva do latido do meu cachorro, uma experiência da pressão que exerço sobre a cadeira e uma experiência do fluxo de pensamentos que me ocorrem. Contudo, existem filósofos que afirmam que estas experiências conscientes permanecem todas unidas numa espécie de estado consciente abrangente, e outros filósofos que afirmam a existência de “micro-consciências” associadas com cada experiência consciente que não são necessariamente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Da Estética Como Instância Mística Para Uma Estética Pragmática: Considerações Acerca da Arte a Partir Do Tractatus e Das Aulas Sobre Estética de Wittgenstein.Marco Aurélio Gobatto da Silva - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    A mística neoplatônica cristã como critério de escolha do cômputo pascal egípcio na obra De Paschate, de Dionísio Exíguo.Rodrigo Pires Vilela da Silva - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:32.
    Dionísio Exíguo, monge de Cítia, compôs em meados do século VI um conjunto de textos sobre o cálculo da Páscoa, depois reunidos numa obra intitulada De Paschate, na qual apresentou o calendário egípcio e a importância da “lua eclesiástica”. O De Paschate é constituído de uma tradução de textos, de uma tabela pascal e de um manual de argumentos sobre como saber a data do domingo de Páscoa. A pesquisa mostra a relação entre a epistemologia neoplatônica e as práticas litúrgicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    John Dewey, Filosofia da Ciência e Filosofia da Educação.Ivan Ferreira da Cunha - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):123.
    Este artigo discute a relação entre filosofia da ciência e filosofia da educação a partir do texto de John Dewey Unity of Science as a Social Problem. Dewey propõe que o problema da unidade da ciência seja trabalhado de um ponto de vista não apenas epistemológico, mas também social. Isso é porque nosso entendimento sobre a ciência influencia a educação. A proposta de Dewey é discutida em relação às considerações de filósofos da ciência recentes, como Peter Galison e Paul (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Contribuição ao Estudo da Unidade de Dispersão e da Pl'ntula de Andira humilis Mart. Ex Benth.W. Handro - 1966 - Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo. Botânica 27 (1):3.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A educação é uma ideia, segundo Kant: a unidade dos conceitos de doutrina e arte de educaar.Tomaz Martins da Silva Filho - 2024 - Aufklärung 10 (3):151-160.
    Nos escritos kantianos sobre o tema da educação (Erziehung), podemos perceber que o filósofo refere-se ao processo educativo de diversos modos, seja como sendo uma arte de educar (Erziehungskunst), como formação (Bildung), como doutrina da educação (Erziehungslehre) ou como sendo uma ideia (Idee). Essa multiplicidade de noções não é de modo algum arbitrária, mas cada uma se relaciona entre si e tem como ponto fulcral o conceito de educação como uma ideia, isto é, um conceito da razão que seja a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  30
    As contradições do mundo e a unidade do discurso: filosofia e retórica em Antônio Vieira.Admar Almeida da Costa - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  30
    O processo educacional na mística das tendas e caminhos (The education process in the mystic of the tents and ways) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684. [REVIEW]Luiz Síveres & Ana Luisa Teixeira de Menezes - 2012 - Horizonte 10 (27):684-703.
    A realidade do mundo contemporâneo está marcada, em grande parte, pela fragilidade das opções pessoais, pela velocidade das conexões tecnológicas e pela superficialidade das relações sociais. Nesse contexto encontra-se a educação, que, mediada por uma diversidade de processos pedagógicos, busca contribuir com a formação pessoal e a transformação social. No processo educacional, a mística, como uma energia qualificada, pode aprofundar as singularidades vividas e as sociabilidades vivenciadas, tendo como suporte de entendimento a metáfora das tendas e caminhos. As tendas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Consequências Metafísicas e Físicas da Teoria Qu'ntica: a revisão do princípio da unidade das leis naturais e as teorias físicas parciais.Hippolyto Ribeiro - 2022 - Aufklärung 9 (3):143-160.
    Investigo as consequências metafísicas da teoria e do fenômeno quântico. Delineando alguns dos principais aspectos do debate filosófico contemporâneo acerca da interpretação da teoria quântica. Analisando três importantes obras recentes: Quantum Ontology: A Guide for the Metaphysics of Quantum Mechanics (2016) de Lewis; Philosophy of Physics (2019) de Maudlin; e The Conceptual Foundations of Quantum Mechanics (2019) de Barrett. Reivindicando, a partir de The Grand Design de Hawking e Mlodinow (2010), que uma interpretação realista da teoria quântica, e de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    A unidade ética em "O mundo como vontade e como representação" de Schopenhauer.Luan Corrêa da Silva - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (2):4.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  14
    Compreensões em torno da difusão cutural.Isadora Rolim da Silva, Fabio Assis Pinho & Anna Carla Silva de Queiroz - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):112-127.
    Trata-se de uma pesquisa sobre a Difusão Cultural enquanto ação promotora e oportuna para as manifestações culturais locais e de conhecimento informacional e histórico cultural, particularmente em Unidades de Informação (UI), cujo objetivo geral foi compreender o conceito de Difusão Cultural nas Unidades de Informação, a partir da produção científica brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica com o uso do método de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) por conta de seu caráter auditável, reprodutível, imparcial e que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A razão em Feuerbach como base da unidade do homem e da natureza.Eduardo Ferreira Chagas - 2007 - Princípios 14 (21):215-232.
    Feuerbach trata a natureza, na sua primeira obra, A Razáo Una, Universal e Infinita , desde a perspectiva do panteísmo, no qual ele vê a superaçáo do dualismo entre o espírito e a natureza, ou seja, a reconciliaçáo entre eles, que vale simultaneamente como negaçáo da subjetividade individual, abstrata, e da personalidade como determinaçáo de Deus. Trata-se aqui de um direcionamento de Feuerbach para a natureza, em clara oposiçáo à teologia cristá-monoteísta, que manifesta um abandono completo à natureza (ao “náo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  96
    Hegel e o jovem Lukács: da consonância estética à dissonância política.Antônio Vieira da Silva Filho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):9-22.
    Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas formas da grande épica (epopeia e romance) em estreita conexão com o momento histórico que as fundamenta: a Grécia arcaica configurada por Homero e a experiência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A utopia da unidade e uma nova interpretação através da fraternidade universal na vida, no pensamento e no carisma de Chiara Lubich.Silvestre Ourives Marques, Pedro Vistas & Miguel Oliveira Panão - 2017 - In Silvestre Ourives Marques, Miguel Oliveira Panão & Pedro Vistas (eds.), Ética relacional: um caminho de sabedoria. Lisboa: Universidade Católica Editora.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    Identidade linguística e “consciência da unidade espiritual”.Dionísio Vila Maior - 2011 - LusoSofia: Press.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  25
    Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde: Percepções de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre o tema na prática.Cinthia Aranovich & Maria da Graça Taffarel Krieger - 2020 - Aletheia 53 (2).
    O presente Trabalho de Conclusão de Residência multidisciplinar em Saúde possui o objetivo de conhecer a percepção e a prática de profissionais médicos, atuantes na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no que concerne aos Cuidados Paliativos (CP) na Atenção Primária à Saúde (APS). Os seis profissionais desta amostra estão vinculados a ESF de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Canoas/RS. O estudo possuimetodologia de natureza qualitativa e abordagem descritiva. O referencial teórico utiliza-se de áreas da psicologia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Efeitos agudos da técnica PEEP-ZEEP em pacientes traqueostomizados de uma Unidade de Terapia Intensiva.Sabrina Cabreira Barreto, Luana Griep Scheunemann & Luciano Dondé da Silva - 2022 - Aletheia 55 (1):31-44.
    Introdução: A pressão expiratória final positiva-pressão expiratória final zero (PEEP-ZEEP) é uma técnica fisioterapêutica para desobstrução brônquica. Objetivo: Avaliar os efeitos agudos da PEEP-ZEEP comparada à hiperinsuflação manual (HM) em pacientes críticos traqueostomizados em relação à segurança e eficiência para higiene brônquica. Métodos: Indivíduos submetidos à ventilação mecânica invasiva por cânula de traqueostomia foram aleatorizados em dois grupos, um que recebia a técnica PEEP-ZEEP primeiramente, e outro que recebia HM. A coleta das variáveis cardiorrespiratórias foi realizada antes, 1 minuto e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  20
    O processo educacional na mística das tendas e caminhos - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p684. [REVIEW]Luiz Síveres & Ana Luisa Teixeira de Menezes - 2012 - Horizonte 10 (27).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  10
    Implantação dos procedimentos operacionais padronizados (pops) de higienização e desinfecção dos equipamentos e utensílios em Uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar.Caroline das Neves Mendes Nunes, Flavia Queiroga Aranha & Daniela Salate Biagioni Vulcano - 2014 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 7 (10):34-48.
    In a hospital UFNs, an outbreak of food poisoning can have disastrous consequences and aggregate risk of death for patients. Thus, the training of food handlers is critical to ensuring the quality of the food that is produced. The aim of this study was to implement the SOPs related to sanitation and disinfection of equipment and utensils, by means of a training, containing illustrative figures and everyday issues on the subject; and evaluate the daily practice of sanitation and disinfection activities (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Reyna Fortes, Rafael. Unidad conceptual y síntesis objetiva en Kant: Un estudio sobre la función de los conceptos en la producción de conocimiento. Hildesheim - Zurich - New York: OLMS, 2021, pp. 216. [REVIEW]Gustavo da Encarnação Galvão França - 2022 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 55 (2):435-438.
  31.  53
    A poesia da mística e a mística da poesia (Poetry of mysticism and the mystic of poetry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p53. [REVIEW]Vinicius Mariano de Carvalho - 2012 - Horizonte 10 (25):53-74.
    Este texto apresenta algumas reflexões sobre os elementos poéticos presentes no discurso místico, ressaltando quais as características fundamentais destes textos, desde um ponto de vista da poesia. Ao fazer isso, o texto também pergunta quais seriam os elementos místicos da poesia. Se se pode falar de uma poética da mística, poder-se-ia também considerar uma mística da poética? Considerando-se que o discurso místico é resultado de uma experiência com o sagrado, haveria uma experiência transcendente também expressa na poesia considerada (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    A Unidade do Valor como Teoria da Interpretação.Allan Gomes Moreira - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):53.
    O presente trabalho pretende abordar a teoria da unidade do valor, enquanto teoria geral da interpretação. Ao superar a suposta divisão entre direito e moral, considerando a atividade interpretativa o elemento central de uma teoria normativa de todo o empreendimento humano, Dworkin evidencia as limitações do positivismo jurídico concebido por Hart em fornecer soluções adequadas aos “casos difíceis” e amplia o espectro para se encontrar uma “resposta correta” aos casos concretos em uma teoria normativa atrelada à moralidade política, manifestada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Juventude, gênio e romantismo em Walter Benjamin.Priscilla Stuart da Silva - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021031.
    Neste artigo, busca-se articular a noção de juventude romântica como ideal de formação no pensamento do estudante Benjamin. Nos primeiros ensaios dedicados a temas pedagógicos, o filósofo propôs um novo modelo de educação apoiado no romantismo, partindo de uma crítica às instituições de sua época que cindiram a totalidade e a unidade da vida do jovem. Em seus escritos enquanto era estudante, Benjamin recupera, com sua crítica, a necessidade de olhar a arte, a literatura, a educação, em suma, toda (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  42
    A democracia de liberativa: a institucionalização discursiva da unidade da razão na multiplicidade das suas vozes.Karl Heinz Efken - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):125-144.
    This article aims principally at a reflection on the discursive reading of democracy and the democratic state of law as conceived by the German philosopher Jürgen Habermas, with a view to confront them with some sociological theories concerning democracy. In these models, Habermas seeks to identify elements that put under risk all that he understands as deliberative processes opinion formation and as the citizens will, emphasizing his model of a deliberative democracy.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  66
    Mística E psicologia viagem rumo ao centro místico da Alma em direção a deus.Célia Aparecida de Paula Miyoshi - 2013 - Revista de Teologia 7 (11):p - 21.
    O presente artigo tem por objetivo compreender e descrever a experiência mística da pessoa humana, em uma perspectiva individual mística e psicológica. O ponto de partida desta reflexão é a doutrina de Teresa de Jesus (1515-1582), espanhola, fundadora da Ordem do Carmelo Descalço, mística, santa e doutora da Igreja e a visão da psicologia analítica de Carl Gustav Jung (1875-1962), suíço, conferencista internacional, psicólogo, médico e psiquiatra. A finalidade, portanto, de toda pesquisa é mostrar como ambos descrevem (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  56
    O problema da individuação na biologia à luz da determinação da unidade de seleção natural.Karla Chediak - 2005 - Scientiae Studia 3 (1):65-78.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  16
    À sombra de Weimar: Sobre o conceito de Estado Total em Carl Schmitt.Felipe Alves da Silva - 2022 - Princípios 29 (60):64-83.
    O artigo examina o conceito schmittiano de Estado total, usado para descrever o Estado social weimariano que intervém em todas as esferas da vida humana, superando a divisão entre Estado e sociedade. Trata-se para Schmitt de um Estado total por fraqueza – pois não consegue frear as demandas sociais e fazer frente ao pluralismo de interesses partidários –, daí sua aposta em um Estado total de qualidade e energia, capaz de despolitizar a sociedade e de sobrepor-se aos interesses de grupos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  9
    Psychoanalytic work in mental health institutions.Naiara Regina Alves da Silveira & Kenia Maisa Peres - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 30:208-222.
    Este artículo investigó al profesional que utiliza el enfoque psicoanalítico en los servicios de salud mental y su imaginación sobre su propio desempeño, centrándose en la visibilización del uso del psicoanálisis en las instituciones. Se trata de una investigación cualitativa-exploratoria que utilizó un cuestionario abierto para siete psicólogos que actúan con la práctica psicoanalítica en servicios de salud mental en dos ciudades de São Paulo. Para el análisis de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido temático. En (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  36
    Centralidade do dinheiro na espiritualidade neopentecostal.Drance Elias da Silva - 2008 - Horizonte 7 (13):19-38.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente Artigo tem como centro de sua reflexão a espiritualidade centrada no dinheiro. O referido objeto é “ferramenta de Deus” presente nos cultos diários das igrejas neopentecostais. E como tal compõe o arsenal das coisas ofertadas em altar. É símbolo religioso a costurar a relação vertical Deus-igreja-fiel. Mas, não está selecionado como objeto qualquer a tomar parte, como mediação, dessa relação. O dinheiro não é danação ou algo considerado como tal, mas é (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  56
    A discussion about the unity of science: Neurath and the utopia of unified science.Ivan Ferreira da Cunha - 2015 - Scientiae Studia 13 (1):97-122.
    Neste artigo apresentamos as propostas de Otto Neurath para o problema da unidade da ciência. Conhecido integrante do Círculo de Viena, Neurath defende que a ciência deve ser unificada por meio da chamada concepção de mundo científica, uma orientação ou atitude em relação ao mundo e aos problemas que é característica da ciência. Neste artigo apresentamos o caráter social dos projetos de Neurath, como o da Enciclopédia Internacional da Ciência Unificada. Contrastamos a proposta de Neurath com a crítica pós-modernista (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  33
    A filosofia de Hegel à luz da Teoria do romance do jovem Luckács.Antonio Vieira da Silva Filho - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):75-90.
    Resumo: A partir da Teoria do romance do jovem Lukács, o artigo desenvolve uma discussão com a filosofia de Hegel, no que concerne, de um lado, à herança da dialética histórica hegeliana, presente na Teoria do romance, e, de outro lado, ao distanciamento do autor húngaro das conclusões de Hegel sobre a unidade efetiva entre indivíduo e Estado moderno. A herança hegeliana na obra de Lukács é definidora na sua compreensão da relação imanente e necessária entre forma artística e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  78
    Transcendence above immanence: the Soul in mysticism of Bernard of Clairvaux (1090-1153).Ricardo Da Costa - 2009 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 26:97-105.
    This work will examine the concept of soul developed in mysticism of abbot Bernard of Clairvaux (1090-1153). For this, I will analyze extracts of five writings namely the Third Series of Sentences, three of his Liturgical Sermons, and the parabola The Three Children of the King.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A Inter-relação Estrutural Entre Alguns Livros Da Metafísica.Fernando da Rocha Rodrigues - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50).
    O objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação dos livros G, ZHQ e L da Metafísica de Aristóteles, mostrando que eles podem ser lidos formando um todo argumentativo conectado. Os demais livros da Metafísica serão aqui desconsiderados, pois não se adéquam à interpretação proposta. O texto começa mostrando que é plausível concentrar-se em alguns livros dessa obra de Aristóteles e deixar outros de lado. Para fazê-lo, recorre-se a alguns scholars de Aristóteles, começando por C. A. Brandis. Em seguida, o artigo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    Crenças Místicas e Estados Afetivos: Explorando Lacunas Na Cência Cognitiva da Religião.Verônica de Souza Campos - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (161):503.
    Neste artigo é apresentada uma crítica ao programa de pesquisa em ciência cognitiva que se dedica ao estudo da religião, a chamada ciência cognitiva da religião (CCR). Argumentamos que essa disciplina negligencia o papel das emoções e estados afetivos em sua tentativa de explicar por que crenças religiosas são aderentes, isto é, memoráveis, evocativas e de fácil disseminação. A explicação oferecida pela CCR é estruturada, em larga medida, em cima da Hipótese da Contraintuitividade Mínima, que relaciona a aderência de crenças (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Biología del tao o el camino del amar.Humberto Maturana & Y. Dávila - 2003 - Philosophica 26:125-144.
    La noción del Tao constituye una invitación a un vivir en el bien-estar psíquico y corporal, a un vivir sin esfuerzo en la unidad de toda la existencia en el hacer que surge del ver el presente cuando no hay prejuicio o expectativa. Como tal, la noción del Tao ha llevado a muchas personas a la reflexión y a la acción que busca encontrar o revelar la naturaleza de ese vivir en los ámbitos de la filosofía, la mística, y (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    A unidade originária da percepção e da linguagem em Jan Patoˇcka.Renaud Barbaras - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Neste artigo exploramos algumas indicações, presentes nos textos de Patočka, que apontam para uma concepção da linguagem que não a põe mais como camada derivada com relação a um solo perceptivo originário. Dissociando intuitividade e originariedade, Patoˇcka estabelece uma co-originariedade entre linguagem e percepção, co-originariedade da qual procuramos ao mesmo tempo esclarecer o sentido e determinar os limites. palavras-chave linguagem – percepção – fenomenologia – intuição – fala.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Uma linguistificação da subjetividade mística a partir do pensamento de Richard Rorty e Michel de Certeau.Marcelo Martins Barreira - 2024 - Horizonte 22 (67):216505-216505.
    O artigo objetiva uma linguistificação pós-metafísica da subjetividade mística a partir do pensamento de Richard Rorty e de Michel de Certeau. Para tanto, aborda-se inicialmente o processo de enunciação mística, notadamente na doutrina de João da Cruz, para num segundo momento questionar a impostação metafísica da ontologia fenomenológica sartriana. Como superação dessa perspectiva, a abordagem político-cultural da psicanálise de Richard Rorty propõe uma linguistificação do _self_ em _Freud e a reflexão moral_, redescrevendo o mundo psíquico com a presença (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  49
    Das Observações Filosóficas à Unidade da Ciência.David Gerald Stern - 2009 - Dois Pontos 6 (1).
    No verão de 1932, Wittgenstein alegou que o artigo recentemente publicado porCarnap “Linguagem Física como Linguagem Universal da Ciência” fez uso extensivo e semmenções das idéias do próprio Wittgenstein. Em uma carta a Schlick, ele se queixou que“em breve estaria em uma situação na qual seu próprio trabalho seria considerado meramentecomo uma versão requentada ou plágio do de Carnap”. Neste artigo, examino arelação entre o artigo de Carnap, posteriormente reimpresso como A Unidade da Ciência, eo tratamento dispensado por Wittgenstein, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    A Unidade da Filosofia e a Pluralidade de Correntes Filosóficas: Expressão da Potencialidade Criadora Do Pensamento, Prova de Autodesqualificação da Filosofia Ou Problema Solúvel/Insolúvel?Lorenz Bruno Puntel - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):197.
    O tema da pluralidade de correntes filosóficas sempre ocupou a filosofia desde seu início. Hoje ele tem uma atualidade extraordinária devido ao fato inegável de que a filosofia está presente em todos os países dotados de uma cultura e língua com caráter suprarregional. Com exceção de alguns exímios filósofos como Hegel e Heidegger, o tópico foi em geral ignorado e/ou é apenas parcial e inadequadamente abordado. O presente ensaio propõe-se elaborar as grandes linhas de uma tematização sistemática deste complexo fenômeno. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  34
    Unidades de conhecimento na teoria da ciência.Osvaldo Pessoa Junior - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Após apresentar, em linhas gerais, a abordagem dos modelos causais em história da ciência, define-se a noção de “avanço” como uma manifestação cultural de natureza cognitiva ou, na linguagem da biologia evolutiva, como um “meme” cognitivo. Discute-se até que ponto tais avanços podem ser considerados verdadeiras “unidades”, e discorre-se sobre a noção problemática de “unidades que se conservariam na passagem de uma história possível para outra”. Comentários são feitos sobre a distinção entre a definição de um avanço e seu grau (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 957