Results for 'Mapeamento'

42 found
Order:
  1. Mapeamento no currículo cultural da Educação Física: o duplo movimento.João Pedro Goes Lopes, Rubens Antonio Gurgel Vieira & Marcos Garcia Neira - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-25.
    Resumo: A literatura disponível a respeito do currículo cultural da Educação Física denota a necessidade de expandir o conceito de “mapeamento” enquanto operador fundamental ao trabalho pedagógico. O último trabalho dedicado à questão – O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem, publicado em 2022 na revista Educação e Filosofia, pontua a dificuldade de delimitação do mapeamento, assim como abre caminho para uma relação inédita com a cartografia, do modo imaginado por Gilles Deleuze e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    O mapeamento no currículo cultural da Educação Física.Marcos Garcia Neira & Mário Luiz Ferrari Nunes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1449-1479.
    No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Mapeamento de Rádios Comunitárias na Amazônia como ferramenta ao desenvolvimento sustentável.Rosane Albino Steinbrenner - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    O presente artigo apresenta os principais resultados do projeto de pesquisa “Mídia Cidadã e Desenvolvimento Sustentável: mapeamento e análise de rádios comunitárias em áreas de pressão socioambiental na Amazônia”, que busca entender a dimensão e o papel potencial das rádios comunitárias nos embates discursivos pelo desenvolvimento da região amazônica. O objeto da investigação são rádios comunitárias situadas em áreas de potencial conflito socioambiental na Amazônia Legal, o que inclui disputas por território ou pelo uso de recursos naturais, considerando-se grandes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Mapeamento do método fenomenológico nas pesquisas em educação no Brasil.Rafael Belo & Luís Paulo Leopoldo Mercado - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):136-166.
    O presente estudo tem o objetivo de mapear dissertações e teses brasileiras na área da Educação que, no método de investigação, utilizaram-se da Fenomenologia como referência. O levantamento foi realizado no Banco de Teses e Dissertações da Capes, encontrando-se 1.142 registros, dos quais 89 foram analisados, referentes aqueles orientados pelos pesquisadores com maior número de orientações nesta perspectiva. Constatou-se um aumento da presença da Fenomenologia nos estudos da área da Educação, além da grande diversidade de procedimentos adotados. Identificou-se, ainda, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  33
    Educação por meio da gastronomia: mapeamento dos produtores de truta- arco-íris, relato de uma experiência pelo desenvolvimento rural regional da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba paulistas.Roseli De Sousa Neto, Lygia Amadi Da Silva Pinto & Paula De Oliveira Feliciano - 2017 - Agora 19 (1):100.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    O Rádio AM em Mato Grosso do Sul: um estudo cartográfico das emissoras que vão migrar para FM.Helder Samuel dos Santos Lima & Daniela Cristiane Ota - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 25 (2):115-134.
    Com qualidade de som inferior, as emissoras AMs chegaram ao século XXI sem novidades que fossem capazes de torná-las atrativas para novos ouvintes. Desde 2013, com a autorização da migração, estas emissoras apostam no formato de Frequência Modulada para recuperar audiência. Em Mato Grosso do Sul, cerca de 90% das emissoras vão migrar para FM. Diante da relevância da temática, propusemos um mapeamento das emissoras sul-mato-grossenses nesta etapa de transição com o objetivo de identificar os fatores que levaram a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  39
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de pesquisa. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A Filosofia no Ensino Básico: Diagnóstico e Perspectivas nas escolas urbanas de Teresina.Helder Buenos Aires de Carvalho & Carmen Lúcia de Oliveira Cabral - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):91-113.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000, objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    A filosofia no ensino básico: Diagnóstico E perspectivas nas escolas Urbanas de teresina.Luis Andrés Castillo - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):91-113.
    O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000,objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  24
    Imagens de transformação: o fotojornalismo do Clube do Bang Bang e os últimos dias do regime de Apartheid, 1990-1994.Raquel Gryszczenko Alves Gomes - 2016 - Odeere 1 (1).
    Este artigo é um mapeamento inicial dos impactos do fotojornalismo do grupo que ficou conhecido como "O Clube do Bang Bang", na África do Sul, no período de transição entre o final da política de apartheid e as primeiras eleições democráticas no país, em 1994. Qual o papel assumido pelo registro fotográfico, com o senso de realidade que impõe àquilo que apresenta, na construção da memória política sul-africana? Palavras-chave: África do Sul, apartheid, fotojornalismo, memória.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  14
    Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro.Telma Sueli Pinto Johnson - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):46-65.
    Este artigo apresenta um mapeamento sobre estágios e variações em formatos e conteúdos de websites jornalísticos em interfaces móveis. Examinou-se estruturas e modelos de navegação, bem como design, linguagem e relação espacial, do ponto de vista da experiência do usuário, em 10 home pages de jornais impressos brasileiros publicados em versões para smartphones, entre novembro de 2014 e março de 2015. A partir de noções de experiência, percepção e affordances em tempos de convergência midiática, combinou-se recursos metodológicos qualiquantitativos, envolvendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Existe Um Pensamento Informacional Ibero-Americano?Carlos Alberto Ávila Araújo - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):31-55.
    O objetivo do texto é problematizar a existência de um possível pensamento informacional ibero-americano. Para tanto, inicialmente constata-se uma relativa ausência da Ibero-América nas apresentações e mapeamentos internacionais da ciência da informação. A seguir, é discutida a realidade dos 22 países que compõem a Ibero-América, região que pode ser compreendida a partir de uma perspectiva sociocultural e geopolítica. Logo após, é feito um panorama, ainda em estágio inicial, das pesquisas em ciência da informação destes países, ressaltando-se a necessidade de continuidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  46
    Apresentação do dossiê: A privatização da Educação Básica e suas implicações para o direito humano à educação na contemporaneidade.Theresa Adrião & Maria Vieira Silva - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):31-38.
    As políticas de privatização da educação e as formas pelas quais se materializam têm assumido contornos sem precedentes no tempo presente e são emblemas das mutações da face social do Estado no provimento e garantia do direito humano à educação, como consequência da ascensão e capilaridade dos princípios neoliberais no tecido social que se apoiam, por sua vez, na primazia do capital financeiro e na concentração da riqueza. No Brasil, o direito à educação é matéria do texto constitucional nos títulos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  29
    Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018).Andréia Ferreira da Silva & Nadia Pedrotti Drabach - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):115-144.
    Resumo: O artigo integra pesquisa nacional coordenada por (ADRIÃO, 2018), que realizou um mapeamento das formas de privatização da educação básica pública no país. O presente trabalho tem por objetivo analisar os princípios gerencialistas (LIMA, 2011) identificados no Programa de Ensino Médio Integral implantado em Pernambuco. O Programa é analisado entre 2008 a 2018 a partir de estudos de documentos oficiais do estado com foco nas orientações para a gestão educacional e escolar relacionadas à avaliação da educação e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Plot and complot: the impasse of narrativization, poor cognitive mapping and conspiracy theories.Tomas Lima Pimenta - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400225.
    Resumo: Este artigo tenta revelar o significado da disseminação contemporânea das teorias da conspiração, seguindo a sugestão de Frederic Jameson de que as teorias da conspiração são sintomas de um “mapeamento cognitivo” empobrecido. Para isso, transpõe-se o problema do mapeamento cognitivo para uma questão mais ampla de narratividade, em diálogo com o florescente campo da ética narrativa, interpretando-o por meio das lentes da teoria crítica e da psicanálise. Resumidamente, afirma-se que as teorias da conspiração são narrativas substitutivas para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  29
    Violência escolar e racionalidade comunicativa.Adrielly Benigno de Moura, Francisco Ribeiro dos Santos Júnior & Edna Gusmão de Góes Brennand - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:292-307.
    Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    O estado da arte das pesquisas sobre mulheres negras na alfabetização de jovens e adultos.Mônica Clementino de Menezes & Adenilson Souza Cunha Júnior - 2023 - Odeere 8 (2):92-120.
    Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento do tipo “estado da arte, ou estado do conhecimento” das produções acadêmicas sobre mulheres negras em processo de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. O inventário das produções, que teve como recorte temporal os anos de 2010 até 2020, foi realizado a partir dos catálogos de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), bem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Reflexões sobre aprendizagem significativa, mapas conceituais e ensino de filosofia.Saulo Moraes de Assis - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Resumo: Este artigo procura mostrar como a Teoria dos Mapas Conceituais surge e se apresenta como uma interessante alternativa para o Ensino de Filosofia. O texto faz uma explanação sobre: (i) a Teoria da Aprendizagem Significativa que dá corpo e fundamento aos Mapas Conceituais; (ii) a Teoria dos Mapas Conceituais e os principais elementos que a compõem; (iii) como a Filosofia se encontra com alguns dos pressupostos desenvolvidos pela Teoria dos Mapas Conceituais, apesar das suas particularidades, mostrando um exemplo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Verbete 'Epistemologia Feminista', de Marianne Janack.Rafaela Missaggia Vaccari & Gisele Dalva Secco - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):601-635.
    O verbete que ora apresentamos em tradução para a língua portuguesa foi originalmente publicado por Marianne Janack na Internet Encyclopedia of Philosophy. Seu principal objetivo é apresentar um mapeamento da subárea de pesquisa denominada “epistemologia feminista” detalhando algumas de suas principais abordagens. A autora mostra que existem diversas epistemologias feministas cujo traço em comum é o uso da noção de gênero como categoria fulcral de análise das modalidades de conhecimento, suas interações, hierarquizações e relações com a esfera propriamente normativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  22
    Habermas e a ciência da informação no Brasil.Leilah Santiago Bufrem - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:238-268.
    Ao reconhecer a influência do filósofo alemão Jürgen Habermas na área de Ciência da Informação, esta pesquisa questiona especificamente como ela se verifica e se caracteriza na produção científica dos pesquisadores Bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o objetivo de destacar as influências do pensador sobre estes pesquisadores em artigos indexados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), o estudo realiza o mapeamento da produção dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  18
    Educação Matemática colorida e fora do armário.Igor Mohr & Paula Andrea Grawieski Civiero - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:602-612.
    A área da educação matemática com sua "tradicional neutralidade" gera ambientes de invisibilidade para as minorias sociais, como é o caso da comunidade LGBTQIAP+. Essa educação matemática heteronormativa oprime as pessoas que não se encaixam no padrão e propaga a discriminação. Para evitar a invisibilidade e opressão em relação a determinados grupos sociais é necessário que se trabalhe essas questões em sala de aula. O movimento da educação matemática crítica e a educação matemática para justiça social rompem com a ideia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Poesia e filosofia.Daniel Arelli, Vitor Cei, André Tessaro Pelinser & Letícia Malloy - 2021 - Perspectivas 5 (2):138-152.
    Daniel Arelli, poeta e filósofo de Belo Horizonte, tem se destacado no cenário daliteratura brasileira contemporânea. Em entrevista concedida aos pesquisadores do projeto“Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas”, que consiste em mapeamento da literaturabrasileira do início do século XXI a partir da perspectiva dos próprios escritores, o autordiscorre sobre seu processo de escrita criativa, comenta a relação entre filosofia e poesia, debateo problema da filosofia brasileira, avalia a recepção de sua obra e reflete sobre outras questõeséticas e estéticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    Brecha Digital de Gênero e Raça na pesquisa sobre tecnologias digitais de informação e comunicação.Zelinda dos Santos Barros, Yuri Crisostomo Fonseca & Dauda Uali - 2022 - Odeere 7 (1):203-216.
    Produzidas a partir de determinadas concepções e posicionamentos políticos e filosóficos, as tecnologias expressam intencionalidades que orientam as dinâmicas sociais e afetam os seus usos, design e desempenho. Neste artigo, partimos do pressuposto de que as tecnologias não são produzidas e disseminadas de modo neutro, sendo afetadas pelo modo como gênero e raça estruturam as relações sociais. A partir de informações obtidas na Plataforma Lattes, do CNPq, e em sites institucionais, realizamos um mapeamento das docentes universitárias afro-brasileiras e africanas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    O poder na teoria feminista: visões contrapostas.Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán - 2021 - Universitas Philosophica 38 (77):43-65.
    Este artigo investiga quais são os principais conceitos de poder propostos pela teoria feminista da segunda onda, de modo a sustentar que nessa são identificáveis dois conceitos fundamentais que são opostos mas complementários. Para tanto, propõe-se um percurso pelas principais ideias do feminismo acerca do poder surgidas a partir da década de 1960, nas quais esse aparece relacionado, principalmente, aos conceitos de dominação e opressão, mas também às visões sobre empoderamento, recurso, cuidado e liberdade. Com base no mapeamento teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Programa Acelera Brasil na rede estadual de Goiás: implicações para o Direito Humano à Educação (DHE).Raquel Borghi & Cássia Alessandra Domiciano - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):201-234.
    Resumo: Este artigo resulta de pesquisa que mapeou programas e atores privados que incidiam em redes públicas de educação dos 26 estados e Distrito Federal entre 2005 e 2018. Além do mapeamento, a pesquisa analisa programas educacionais operados por atores privados em cada uma das três dimensões da política - oferta educativa, currículo e gestão - conforme ADRIÃO (2018). Neste trabalho, analisa-se o Programa Acelera Brasil, criado pelo Instituto Ayrton Senna e selecionado por sua capilaridade, institucionalidade e longevidade na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  3
    O cinema de Charlie Chaplin segundo Guido Oldrini.João Paulo Galhardo Brum - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O presente artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento histórico do cinema de Charlie Chaplin, a partir da obra de Guido Oldrini: História do Cinema na Cultura do Século XX: Um Mapeamento Crítico. Analisamos também o potencial do cinema de Chaplin de cumprir a missão social da arte, a partir do sistema de mediações categorias de Lukács em sua obra A Peculiaridade Do Estético. Buscamos, assim, analisar o caso específico das obras de Charlie Chaplin e explicitar as categorias estéticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares na rede pública estadual de Viamão: desafios e perspectivas.Cibele Cheron - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:119-141.
    Dado o crescente aumento da ocorrência e da gravidade dos conflitos em ambientes escolares, o presente estudo dedica-se a observar como tem sido conduzida a iniciativa das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violências Escolares, tendo por cenário as escolas da rede pública estadual de Viamão, Rio Grande do Sul. A observação do aumento e do agravamento dos conflitos não se restringe aos ambientes escolares. De forma generalizada, é possível verificar que a sociedade tem sofrido crescentemente com situações de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  27
    (1 other version)Ética e Estética, problemas de fronteiras: O diálogo entre a filosofia e a literatura/Ethics and Aesthetics, boundary problems: dialogue between philosophy and literature.Luizir de Oliveira - 2014 - Pensando: Revista de Filosofia 5 (9):124-145.
    A proposta deste texto é oferecer alguns aportes acerca da investigação dos problemas ético-estéticos por meio de uma análise teórico-conceitual que privilegia as interseções entre a Filosofia e a Literatura. O objetivo central é o de trabalhar a partir de autores filiados ao movimento romântico-idealista alemão destacando, em suas produções, a presença, direta ou inspirada, dos filósofos antigos, especialmente aqueles filiados à corrente estoica. Isto nos permite ampliar a discussão acerca das valorações morais por meio do resgate do conceito de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential.Evelyn Fernandes Azevedo Faheina - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020001.
    Este texto reflete sobre o modo como Foucault aborda as noções de materialidade e referencial em seu livro A arqueologia do Saber. De modo mais específico, procura-se identificar séries de signos, isto é, frases ou palavras escritas e registradas na referida obra sobre materialidade e referencial, a fim de conhecer o entendimento de Foucault sobre elas. Do ponto de vista teórico-metodológico, opera-se em uma perspectiva analítico-argumentativa que objetiva percorrer, no terreno da linguagem, o conjunto de coisas ditas por Michel Foucault (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Alguns sentidos de “consciência” em Schopenhauer e indicações preliminares acerca de sua relação com um possível inconsciente psíquico.William Mattioli - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (2):e88744.
    Schopenhauer usa o termo “consciência” para designar ora a cognição em geral, associada ao conceito igualmente geral de “representação”, ora modalidades específicas ou momentos específicos da cognição. Este trabalho pretende apresentar um primeiro esboço de um mapeamento conceitual em torno da noção de consciência na obra do autor. Meu objetivo é identificar sentidos distintos do termo e, ao mesmo tempo, tentar encontrar uma definição mais geral que pudesse abranger todos eles (ou pelo menos a maioria deles). Após apresentar algumas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    O Filósofo Expert? A Popularização da Filosofia e o Governo da Conduta.Guilherme Magalhães Vale de Souza Oliveira & Julio Groppa Aquino - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:55-80.
    Tendo o pensamento foucaultiano como matriz teórica, o artigo visa discutir criticamente a popularização da filosofia e seus efeitos possíveis sobre o lugar social do filósofo. A partir de um mapeamento arqueológico de variadas produções culturais de cunho alegadamente filosófico, tratou-se de analisá-las segundo determinados jogos de veridicção/subjetivação atados a uma racionalidade pedagogizante com pretensões terapêuticas e salvacionistas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    The Sociolinguistic Interview Genre and Its Chronotopic Dimensions.Érica Marciano de Oliveira - 2024 - Bakhtiniana 19 (4):e64132p.
    RESUMO A entrevista sociolinguística tem sido estudada em diferentes aspectos, por pesquisadores de variadas áreas. Este texto busca ampliar a perspectiva de análise de entrevistas sociolinguísticas, em uma abordagem interdisciplinar, articulando noções do campo discursivo com outras do campo antropológico e do campo sociolinguístico. Os objetivos específicos deste trabalho são: (i) articular os conceitos de cronotopo, performance de linguagem e atos de postura (stance) para o estudo das dimensões cronotópicas na entrevista sociolinguística; (ii) expor e descrever essas dimensões e seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Aparência, visibilidade e contatos: a autoprodução em sites de redes sociais e a cena da música eletrônica.Beatriz Brandão Polivanov - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} Este trabalho pretende discutir como jovens brasileiros ligados à cena da música eletrônica se autoproduzem online, através do mapeamento netnográfico de como são apropriados os sites Orkut e Facebook. Argumentamos que o pertencimento ao segundo traz marcas de distinção social e que duas questões são cruciais nesse processo: (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  31
    Da Lógica do Favor à Lógica do Pavor: um ensaio sobre a Geografia da violência na cidade do Rio de Janeiro.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Rodrigo Torquato da Silva - 2011 - Polis 28.
    O presente artigo trata da geografia da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro. Mostra como a ação do Estado está permeada por ignorâncias acerca das lógicas de experiências espaciais com que se organizam e operam as classes populares trabalhadoras do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular uma discussão que impulsione as análises para além dos discursos estigmatizadores com relação à população favelada. A metodologia adotada assemelha-se às sinuosidades dos becos e vielas, visto que optamos em nos entranhar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  24
    Romarias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia.Magno Francisco de Jesus Santos - forthcoming - Horizonte:1305.
    Em 2019 o mundo se viu diante de um cenário desafiador, com a eclosão da pandemia do coronavírus e a implementação de políticas públicas voltadas para a reclusão da população. Diante disso, emergiu uma reorientação da prestação de serviços e das práticas de sociabilidades, inclusive, com forte impacto no âmbito religioso. Este artigo tem como escopo o uso da rede social Facebook no processo de informação e transmissão das celebrações em santuários católicos. Foram analisados os conteúdos de 92 santuários das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Potencialidades e desafios do jornalismo em face da desertificação da alimentação: enquadramentos do campo alimentar no podcast Prato Cheio.Nara Lya Cabral Scabin - 2025 - Logos: Comuniação e Univerisdade 30 (1):145-162.
    Em um momento no qual o futuro da alimentação se tornou um desafio global, o artigo busca refletir sobre as formas pelas quais práticas midiáticas – considerando, em especial, o jornalismo – enquadram e posicionam-se em relação aos conflitos e mutações em curso no campo alimentar. Elegendo a quinta temporada do podcast Prato Cheio como corpus de análise, a pesquisa propõe dois movimentos analíticos: (1) mapeamento dos enquadramentos do campo alimentar a partir das posições sociais representadas nos episódios; e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Nótulas preambulares sobre a democracia experimentalista de mangabeira Unger.Welllisson Marcos de Sousa Soares - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):52-70.
    Em nótulas preambulares, o presente artigo, cujo o problema central é uma análise sobre a concepção de democracia de Mangabeira Unger, será apresentada em três partes. Num primeiro momento, como uma tentativa de mostrar um mapeamento acerca da concepção teórico-prático no que diz respeito à democracia radical e propositiva, que posteriormente se entendera como experimentalismo democrático. No segundo momento, há, de forma pormenorizada, o bojo do pensamento ungeriano que se reflete e se estende em diversas áreas, como na filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  80
    O problema do suicídio em Montaigne.Lúcio Vaz - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):483-497.
    Nos Ensaios de Montaigne, encontramos um dos mais célebres textos filosóficos sobre a morte voluntária, o capítulo 3 do livro II. Muitos comentadores qualificam o posicionamento de Montaigne como sendo o mesmo de Sêneca e de alguns autores antigos, qual seja, uma defesa da moralidade do ato de se matar. Outros estudiosos detectam no ensaio uma oscilação inconclusa do autor francês sobre o tema. Procuro, em contrapartida, apresentar argumentos que evidenciam que a opinião final de Montaigne é irrestritamente contrária ao (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  12
    Objeções e (contra-)argumentos à institucionalização do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica.Patrícia Del Nero Velasco - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (2).
    Desde 2019, está em pauta no Brasil a discussão sobre o Ensino de Filosofia como campo de conhecimento ou subárea de pesquisa. Trata-se de um debate que envolve, até o momento, o mapeamento das produções bibliográficas sobre o tema, a discussão sobre o estatuto epistemológico do campo e, igualmente, sobre os aspectos político-institucionais envolvidos no processo de busca de cidadania filosófica para a subárea em questão. O presente artigo propõe problematizar o campo do Ensino de Filosofia a partir de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Fisio-psicologia e linguagem em Nietzsche: um viés de crí­tica í racionalidade.Jorge Luiz Viesenteiner - 2010 - Princípios 17 (27):53-74.
    Resumo : o objetivo do trabalho é analisar a crítica de Nietzsche à razáo ocidental bem como aos elementos epistemológicos que fornecem suporte à racionalidade. Através do mapeamento de alguns textos do último período de produçáo filosófica de Nietzsche, esse estudo parte da associaçáo entre razáo e décadence através de uma trajetória que começa com Sócrates e que se desdobra ao longo da modernidade, a fim de constatar a maneira pela qual um determinado processo decadencial resulta na "perversáo da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Uma incursão pela tríade currículo, filosofia da ciência e formação de professores da área de ciências naturais. [REVIEW]Meirecele Calíope Leitinho & Januário Rosendo Máximo Júnior - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):604-627.
    O presente artigo apresenta o estado da questão sobre a tríade Filosofia da Ciência, Currículo e Formação de Professores, sendo parte de uma pesquisa em andamento realizada no Programa de pós-graduação-Mestrado em Educação que tem como objetivo compreender a importância da Filosofia da Ciência no currículo dos cursos de licenciatura na área de Ciências Naturais. A construção do estado da questão possibilita o mapeamento das pesquisas referentes ao nosso objeto de estudo, bem como desvela o conhecimento sobre como se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Contramapeamento indígena: aproximações entre a cartografia crítica e o decolonialismo.Daniel Melo Ribeiro - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    Este estudo trata das relações entre o decolonialismo e a cartografia crítica. Partimos da constatação de que o mapa não é um instrumento neutro de representação do espaço, traduzindo relações de poder. Diante disso, colocamos a seguinte questão: de que maneira a representação do espaço através dos mapas poderia criticar a lógica da colonialidade/modernidade e revelar narrativas reprimidas pelo colonialismo? Apontamos que a resistência ao discurso da colonialidade passa pelas práticas de contramapeamento indígenas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark