Results for 'Origem e finalidade do poder espiritual ou sacerdotal'

967 found
Order:
  1. As causas eficiente e final do poder espiritual na visao de D. Frei Alvaro Pais.José Antonio C. R. De Souza - 2008 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 25:277-309.
    Neste estudo, com base nos principais escritos políticos de D. Frei Álvaro Pais O. Min. (c. 1270- c.1350) analisamos sua concepção a respeito da origem ou causa eficiente do poder espiritual e, igualmente, seu pensamento no tocante à finalidade ou causa final do referido poder. Quanto ao primeiro tópico, o Bispo de Silves quer principalmente refutar algumas das teses de Marsílio de Pádua contidas na 2ª Parte do seu Defensor da Paz, completamente opostas à teologia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  54
    The Efficient and Final Cause of Spiritual Power. The vision of D. Frei Álvaro Pais. [REVIEW]José Antônio de C. R. De Souza - 2008 - Cultura:77-111.
    Neste estudo, com base nos principais escritos políticos de D. Frei Álvaro Pais O. Min. (c. 1270-c. 1350) analisamos sua concepção a respeito da origem ou causa eficiente do poder espiritual e, igualmente, seu pensamento no tocante à finalidade ou causa final do referido poder. Quanto ao primeiro tópico, o Bispo de Silves quer principalmente refutar algumas das teses de Marsílio de Pádua contidas na 2.ª Parte do seu Defensor da Paz, completamente opostas à teologia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  60
    The efficient and final causes of the spiritual power in the D. Friar Álvaro Pais' sigth.José Antônio De C. R. De Souza - 2008 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 25:279-311.
    In this study, based in the main political works of D. Fr. Alvarus Pelagius O. Min. (c. 1270- c.1350) we analyze his conception on the origin or efficient cause of the spiritual power and, also, his thought about the finality or final cause of the mentioned power. Referring to the first topic, the Bishop of Silves wants principally refutes some Marsilius of Padua’s thesis contained in the Second Dictio of his Defensor Pacis, completely different of the theology of the catholic (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Filosofia Política na Escola de Salamanca.Pedro Calafate - 2023 - Araucaria 25 (54).
    Iniciamos com a questão da separação entre o poder civil e a fé, a natureza e a graça, o poder temporal e o poder espiritual, de modo a delimitar o âmbito específico dos dois poderes e a mostrar a autonomia da razão natural como fundamento do poder civil. No segundo ponto expomos a questão da origem, natureza e finalidade do poder civil, mostrando a conciliação entre a origem divina e a (...) popular do poder, transversal aos autores desta escola, vincando, ao mesmo tempo, o seu fundamento ético. A fundamentação ética do poder político abre caminho, no terceiro ponto, à análise do direito de resistência à tirania, sublinhando que o poder dos reis é supremo na sua esfera mas não absoluto, porque limitado pelo direito natural e pelo _jus gentiu_m. Considerada a circunstância ibérica de abertura ao Novo Mundo, cumpre-nos depois analisar, num quarto momento, a questão da legitimidade das soberanias indígenas e da universalidade do que hoje se designa como direito de autodeterminação. Finalmente expomos a contribuição desta escola para o conceito de comunidade universal. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    "Omnis potestas a Deo": Alvaro Pais e a origem ou a causa eficiente do poder secular.José Antonio C. R. De Souza - 2008 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 35:37-84.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Omnis potestas a Deo': Álvaro pais e a origem ou a causa eficiente do poder secular.José Antônio de Camargo Rodrigues de Souza - 2008 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 35:37-84.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    A filosofia política de Martín de Azpilcueta (1492-1586) e a questão da autoridade civil popular.Marlo do Nascimento - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):65-75.
    Neste artigo pretender-se-á estabelecer as bases sobre as quais Martín de Azpilcueta demonstra sua fundamentação da autoridade política no intuito de refletir sobre como este pensador articula sua argumentação no intuito de apresentar o povo como detentor originário, por direito natural, do poder civil. Para que este objetivo possa ser alcançado buscar-se-á apresentar como o autor relaciona e distingue o poder eclesiástico do poder laico ou civil. Em seguida demonstrar-se-á como o pensador espanhol estabelece sua fundamentação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  35
    Ética, Política e Razão de Estado em António Vieira.Pedro Calafate - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (3):375 - 392.
    Estuda-se. neste artigo. a tensão existente entre o mundo estável dos princípios éticos. a que a política. para o cristianismo. se deve subordinar. e o complexo e labiríntico mundo da experiência. que converterá a política. na expressão de António Vieira. na "arte das artes". Sem negar nunca a subordinação da política à ética. sem infirmar a origem divina do poder, o seu fundamento ético e a sua finalidade espiritual, Vieira. no quadro da mundividência barroca. acentua a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Hobbes: Poder Temporal e Espiritual Do Estado.Willam Gerson de Freitas - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):273-284.
    Esse artigo tem como objetivo expor o motivo pelo qual Hobbes defende que o Estado, para manter a paz, deve ter sob seu domínio, necessariamente, o poder temporal e o espiritual. Para o filósofo inglês, enquanto o Estado possui o poder capaz de promover a paz, os discursos religiosos podem levar os homens à condição de guerra de todos contra todos mediante a diversidade de doutrinas que se contrapõem à obediência ao soberano. Para tanto, tomar-se-á como ponto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  42
    O “jogo de espelhos”: religião, poder e sacralidade no romance “Memorial do Convento” (The "game of mirrors": religion, power and sacredness in novel "Memorial do Convento").Thiago Maerki Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (25):278-297.
    Quando olha atentamente para os detalhes de uma obra literária, o leitor mais perspicaz toma consciência de mecanismos que regem e organizam o texto com objetivos específicos para a economia da narrativa. No romance Memorial do Convento , de José Saramago (1994), a relação entre Literatura e Religião é um desses mecanismos, algo que se torna visível no confronto entre sagrado e profano, na inversão de seus valores e na afinidade entre “poder espiritual” e “poder temporal”, o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    A origem, o empenhar-se e o destino.Gustavo Perlingeiro Beltrame - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    O texto almeja apresentar os rudimentos de uma interpretação dos Pensamentos de Blaise Pascal. Além da descrição do propósito e dos princípios de método de tal interpretação, encontra-se aqui a tentativa de pô-la em prática pela análise de duas questões. As questões em pauta envolvem os temas do pessimismo (tragicidade) na antropologia pascaliana e da relevância do empenho individual – através da conduta – para a finalidade da salvação, tendo no horizonte a noção de pecado original. Perceberemos, a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    A origem de Deus no imaginário dos homens.Frederico Rochaferreira - 2016 - Multifoco.
    A bela manhã de sol era um convite a visitar meus pensamentos mais distantes, assim, absorto em minhas reflexões caminhava a passos lentos, sem perceber a presença de Alina, que observava sorrindo aquele meu ritual. Alina: Esse caminhar kantiano me diz que buscavas algo, ou melhor; alguma resposta. Estou certa? Lancio: Alina, que bom vê-la! É verdade. Caminhar estimula a circulação e os neurônios, consequentemente, é ótimo para raciocinar e ir em busca de respostas para delas obter perguntas, contudo é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    A Separação Igreja-Estado Na Doutrina Sobre a Toler'ncia de John Locke.Daniela Amaral dos Reis - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (8):97-105.
    A liberdade religiosa foi um dos temas mais debatidos no século 17 na Inglaterra. Essa questão estava intimamente relacionada com o problema da extensão da jurisdição civil ou, ainda, da relação entre o poder civil e o poder eclesiástico. John Locke participou ativamente das discussões da época. Ele dedicou vários escritos ao tema, entre eles a Carta sobre Tolerância (1689). Nela está presente um dos argumentos lockianos em defesa da tolerância que mais influenciou a modernidade, a saber, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    O Paradigma da Artificialidade e o Caráter Laico Do Estado Em Hobbes.Ligia Pavan Baptista - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):321-337.
    A questão da origem do poder político, na visão do filósofo contratualista inglês Thomas Hobbes, estabelece que o mesmo não está fundado nem vontade divina, nem na natureza, mas criado por um ato deliberado da vontade humana. Sendo criado por meio de um contrato, ou seja, uma transferência do direito natural à liberdade e à igualdade a um representante comum, o Estado, também chamado de Leviatã, é definido pelo autor como um Deus mortal. O objetivo do presente artigo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  66
    Deleuze, leitor de Espinosa: automatismo espiritual e fascismo no cinema.Susana Viegas - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):363-378.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    O Feminino e o Místico como identidade de Guiné-Bissau na poética de Odete Semedo “NO FUNDO DO CANTO”.Alexandre António Timbane & Antônia Valdilene Rocha De Souza - 2022 - Odeere 7 (1):09-31.
    O lugar da mulher na cultura e nas tradições africanas, especialmente dos povos bantu tem sido um desafio, uma vez que por um lado temos a ancestralidade que se manifesta pela cultura e por outro a modernidade trazida pelo ocidente por meio da colonização ou da interação com outros povos. Esta pesquisa tem como objeto o estudo do livro “No Fundo do Canto” de Odete Semedo, com a finalidade de analisar a representação do feminino e do místico como identidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Estado pastoral e governo político dos homens.Cicero Josinaldo Silva Oliveira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):75-87.
    Servindo-nos do referencial foucaultiano examinamos aqui o pressuposto básico do ordenamento político moderno e contemporâneo, a saber, a concepção decisiva de que os homens são governáveis. No percurso genealógico aberto por Michel Foucault examinamos a reelaboração política do que fora originalmente o poder espiritual judaico-cristão de governo das almas. Para Foucault, o moderno governo político dos homens está situado no cruzamento de dois conjuntos de poderes prefigurados no cristianismo primitivo: a) a arte pastoral de conduzir condutas deslocada da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  47
    Sobre a nossa tradição exegética e a necessidade de uma reavaliação do ensino de Filosofia no país.Paulo Margutti - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):397-410.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  19.  34
    A natureza do poder E as ilusões do contrato social em Robert filmer.Luiz Felipe Netto de Andrade E. Silva Sahd - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).
    O presente artigo procura mostrar a crítica conservadora inglesa do século XVII às noções de liberdade natural e contrato originário, ao deslocar a origem do poder político para as relações afetivas estabelecidas pelos laços sentimentais de família que mantêm pais e filhos unidos. Mais exatamente, a legitimação política do poder teria como fundamento uma autoridade natural semelhante à relação verificada entre pais e filhos. Segundo essa teoria, cujo mais importante representante foi Robert Filmer, o fundamento da autoridade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A função elusiva da memória mecânica na teoria do conhecimento de Hegel.Hector Ferreiro - 2024 - Guairacá: Revista de Filosofia 40 (1):50-64.
    Ao analisar a teoria da memória mecânica de Hegel, a maioria dos intérpretes considerou apenas dois aspectos da memorização mecânica: o desaparecimento do significado nas palavras mecânicamente memorizadas ou a internalização totalmente abstrata da mente que as memoriza. No primeiro caso, a interpretação concentrou-se na relação entre o significante e o significado das palavras; no segundo caso, concentrou-se na relação entre o signo linguístico como um todo e a mente. Entretanto, a posição específica da memória mecânica na sistematização das atividades (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  38
    Hipárquia, ou o ápice da radicalidade do cinismo.Juliana Aggio - 2023 - Discurso 53 (1).
    O presente texto procura evidenciar o cunho filosófico da escolha, do modo de vida e das ideias e atitudes corajosas de Hipárquia de Maroneia em abandonar sua família e sua cidade de origem, assim como a classe social aristocrática e o papel de esposa-mãe-governanta da casa, para poder viver a filosofia canina. Tais atitudes fazem desta filósofa uma questionadora não somente dos costumes sociais juntamente com os cínicos, mas do papel da mulher, levando a filosofia cínica à prova (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  67
    Colonialidade do poder e os desafios da integração regional na América Latina.Carlos Walter Porto-Gonçalves & Pedro de Araújo Quental - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 31.
    Os processos de integração regional em curso hoje na América Latina têm sido marcados por uma lógica territorial que tem concebido grandes áreas do espaço geográfico latino-americano como “vazios demográficos” ou “terras disponíveis”. Essa forma de conceber o espaço geográfico latino-americano remonta ao legado colonial que atravessa a formação sócio-espacial da região e a própria posição que o continente americano ocupou no processo de formação do sistema-mundo moderno-colonial, a partir de 1492. Este artigo tem por objetivo problematizar os processos de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  20
    É possível haver arte sem fim?Gerson Trombetta - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O artigo analisa a finalidade interna da arte, ou seja, como ela se estrutura, que tipo de relação há entre suas partes e sua origem comum com a forma geral do ajuizamento estético. O argumento principal, seguindo as teses expostas na Crítica da Faculdade do Juízo de Kant, é que as características do juízo sobre o belo encontram na arte um “caso de aplicação” compatível uma vez que as estruturas formais de ambos coincidem. Na produção da arte, quem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  39
    A hora e o lugar das Ordens Sufis na tradição isl'mica.Mateus Soares de Azevedo - 2019 - Araucaria 21 (41):395-414.
    O que é o Sufismo? Em que ele acredita? O que ele pratica? É ele uma vertente mística do Islã para alguns poucos, ou uma via aberta a muitos? O que são as confrarias ou ordens sufis? Qual a sua natureza e sua razão de ser? Qual a sua origem e seu desenvolvimento histórico? São elas “iniciáticas’’ e destinadas a uma elite espiritual, ou “populares’’ e acessíveis em princípio a todos os fieis? Estas são algumas das questões que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  36
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica cuidadosa, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  63
    Ontopolítica e diagramas históricos do poder: maioria e minoria segundo Deleuze e a Teoria das Multidões segundo Peirce.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    Este artigo procura desenvolver o âmbito da assim chamada ontopolítica como contribuição original do pensamento do G. Deleuze para a filosofia política contemporânea. Com este objetivo, veremos que Deleuze toma o conceito de poder em Foucault e lhe confere alçada ontológica. Este conceito de poder dá acesso a outro elemento importante da filosofia política deleuzeana, ou seja, o estudo dos diagramas históricos do poder nas denominadas sociedades disciplinar e de controle. Com o diagrama de funcionamento das mesmas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  55
    Uma leitura interpretativa das "Orientações pastorais sobre a Renovação Carismática Católica" à luz da teoria da religião.Sélcio de Souza Silva - 2007 - Horizonte 6 (11):53-70.
    Resumo Com base na teoria da religião, qual seja, de que a religião ou o trabalho religioso, desenvolvido pelos profissionais especializados e investidos do poder institucional, deve sempre responder às eventuais dificuldades, instabilidades ou ameaças contextuais que se instauram no campo religioso, pretenderemos evidenciar, neste artigo, a natureza particular dos interesses religiosos e a forma legitimadora no estabelecimento de suas funções na elaboração de diretrizes e normalizações da Igreja Católica. No firme propósito de coibir algumas práticas e fazer com (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Similitudes entre as filosofias de Rousseau e Platão.Evaldo Becker - 2011 - Princípios 18 (29):49-62.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 No presente artigo, trataremos acerca de algumas similitudes que podem ser percebidas entre as obras de Jean-Jacques Rousseau e Platáo. Pretendemos examinar principalmente as proximidades existentes acerca da eloqüência ou do poder do discurso tendo como fim ações políticas. Visa-se demonstrar que ambos autores possuem tanto uma valoraçáo positiva, quanto uma valoraçáo negativa do discurso e da eloqüência. Para tanto, utilizaremos principalmente as obras: Ensaio sobre a origem das línguas e o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    IANNINI, G. "Estilo e verdade em Jacques Lacan". Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 374 p.José Luiz Furtado - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):383-387.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Leonardo Coimbra e a I República: percurso político e social de um filósofo.Fernando Mendonça Fava - 2008 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    A obra cultural, política e social de Leonardo Coimbra é a temática principal deste livro. De permeio é dada nota dos grandes traços e momentos da história da Primeira República Portuguesa, isso na justa dimensão em que tal ajuda à contextualização e melhor compreensão do objecto principal. O estudo desta extraordinária e multifacetada personalidade – filósofo, homem de ciência, escritor, orador exímio, pedagogo, político – e a análise da sua relação crítica com os poderes instituídos durante o período histórico em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  51
    Foucault and the question of methodological expansion.Leonardo Lima Ribeiro & Janaina de Souza Monteiro - 2014 - Synesis 6 (1):149-176.
    O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam ; das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  38
    Perspectivas da Filosofia no Brasil do ponto de vista de um scholar.Guido Antônio de Almeida - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):411-415.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Racismo de estado e tanatopolítica: Sobre o paradoxo do nazismo em Michel Foucault e Giorgio Agamben.Francisco Bruno Pereira Diógenes - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):155-193.
    Este artigo propõe-se a expor as reflexões de dois filósofos contemporâneos, quais sejam, Michel Foucault e Giorgio Agamben, de modo a promover um paralelo,ou mesmo uma analogia, entre duas noções que permeiam as obras dos respectivos autores. Estas noções consistem no que Foucault chamou de Racismo de Estado, e no que Agamben nomeou de Tanatopolítica. O contexto, e tambémo objeto, no qual se efetiva este intento é, em uma palavra, a política totalitária do Estado nazista.Ambos os autores compreendem os fenômenos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  27
    Os livros e a noite.João Carlos Salles - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):425-429.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Crença no mundo exterior: um diálogo entre Hume e Berkeley.Andrea Cachel - 2007 - Princípios 14 (21):125-146.
    No Tratado, Hume procura investigar as causas da crença nos objetos exteriores, admitindo ser impossível provar se os mesmos existem ou náo. Sua análise consistirá na investigaçáo da origem da inteligibilidade das noções de continuidade e distinçáo dos objetos sensíveis, em última instância, a crença do senso comum na continuidade e distinçáo das próprias percepções. Este texto pretende mostrar como essa discussáo humeana é um diálogo direto com a filosofia berkeleyana, a defesa humeana da crença na matéria implicando inicialmente (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  18
    A desnaturalização do poder e do lugar da mulher na África Austral.Dagoberto José Fonseca - 2022 - Odeere 7 (1):145-162.
    Este artigo visa apresentar a África Austral, as suas diferentes relações socioculturais, tendo nas questões que envolvem as mulheres o seu foco de abordagem. A base teórica que baliza o artigo está voltado para uma ampliação e revisão bibliográfica e uma metodologia interpretativa das relações sociais. Desse ponto de vista a desnaturalização dessas relações é concebida a partir de diversas reflexões. Para tanto fizemos uso de uma gama de referencias bibliográficas africanas, europeias e brasileiras para dialogar acerca das questões que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  30
    Mitos de origem e utopias: o patriarca primitivo e o além-do-homem/ Origin myths and utopias: the primitive patriarch and the superman.Eduardo Ribeiro Fonseca - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    O presente artigo visa estabelecer uma conexão provisória entre o mito do patriarca da horda primitiva em Freud e a perspectiva da superação do homem tal como aparece em Nietzsche. Analisaremos a visão do psicanalista vienense acerca do além-do-homem nietzschiano, bem como o seu significado para a psicanálise. A importância clínica da questão aparece quando procuramos pensar as consequências do processo civilizatório para o homem comum. Pode alguém se tornar algo muito diferente do que é, ou seja, é possível pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    Origins of the Imperial and Secular Power according Ockham’s Political Thought.José Antonio de C. de Souza - 2010 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 27:115-152.
    In this article, based on the most important William of Ockham’s O. Min. writings, we analyze his ideias concerning the origins of the imperial and secular power. Founded in the Paul’s doctrine omnis potestas a Deo, but enlarged, per homines, and also on the ideas of his Franciscan brothers which lived before, which articulated the concepts of proprietas and domininum, in order to explain the human origins of the both, on the one hand, Ockham refuses not only the hierocratic theory, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Pedro Calafate y Ricardo Ventura et. al. (dir. y coord.), 'A Escola Ibérica da Paz nas universidades de Coimbra e Évora (século XVI), v. 3º: Da Restituição: sobre a Propriedade e a Origem do poder civil', Coimbra, Edicoes Almedina, 2020, pp. 614. [REVIEW]José Luis Mora García - 2021 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 38 (1):213-216.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    As noções de conveniência e aparência como novidade ética em Maquiavel.Marcos Alexandre Alves - 2023 - Griot 23 (2):54-66.
    Examina-se as posições teórico-práticas de Maquiavel e sua contraposição à moralidade tradicional, a fim de entender como se estrutura a sua nova proposta ética. A novidade está pautada nas categorias políticas da conveniência e da aparência: admite-se recorrer a todos os meios necessários para atingir os fins estabelecidos, e para manter-se no poder, obter a honra e a glória, não importa aquilo que o Príncipe é, mas o que aparenta ser perante os súditos e aliados. Disto decorre a necessidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Verbete: Respeito.Bruno Cunha - 2021 - In Dicionário de Cultura de Paz. Curitiba, PR, Brasil:
    O termo respeito é derivado do latim respectus, que corresponde ao uso substantivo do particípio passado do verbo respicere, cujo significado literal é "olhar para trás", "olhar de volta", "olhar novamente", "considerar" (do latim re "de novo" e spicere "olhar"). Derivações do termo latino respectus são encontradas tanto no francês antigo (sec. VIII-XIX), cujo termo respit significa "descansar", "repousar", quanto no inglês médio (sec. XI-XV), cujo termo respect aparece, assumindo a função de nome, no sentido de "relação ou referência a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. (1 other version)O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim.José Gilardo Carvalho - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):122-139.
    No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) A definição do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  35
    Painel: Filosofia no Brasil - perspectivas no ensino, na pesquisa e na vida pública.Ivan Domingues - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):389-395.
    Neste texto, procuro encontrar as origens de um dos mais importantes conceitos de Gilles Deleuze, o conceito de Imagem-tempo. Este conceito remete-nos para os primeiros textos de Deleuze dedicados à filosofia de Espinosa e ao problema do autómato espiritual e relaciona-se directamente com o problema da passividade/actividade do espectador. Ou seja, o conceito crucial na sua filosofia do cinema, a Imagem-tempo, esconde uma importante reflexão sobre a Imagem cinematográfica como arte de massas, os (im)poderes do pensamento e o modo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  19
    Papel da Informação e as Vertentes Do Poder.Tatiely Mayara de Oliveira Neves & Hildenise Ferreira Novo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):162-181.
    A informação e o poder exercem influência na sociedade, pois um retroalimenta o outro, visto que ambos fazem parte do desenvolvimento das sociedades. No decorrer da história brasileira, avanços e retrocessos motivados por esses dois aspectos, agregados à precarização da educação pública, transformaram a realidade do país. O objetivo deste estudo é discutir sobre a relevância dos pesquisadores que se dedicam em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, que resistem às estratégias econômicas governamentais, especialmente quando os investimentos em Ciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    “Para a conversão das almas”: conquista espiritual, governo civil e defesa dos nativos nas Filipinas. A época missionária, 1565-1581.Carlos Guilherme Rocha - 2016 - Dialogos 20 (2):132.
    Este artigo analisa a atuação dos missionários agostinianos e franciscanos descalços na primeira fase da colonização espanhola das ilhas Filipinas. Através de correspondências e relatos dos freis e autoridades civis atuantes nas ilhas, são destacados os modelos de ‘bom governo’ projetados pelos religiosos, bem como os mecanismos pelos quais os eclesiásticos influenciaram ou tentaram influenciar o processo de conquista do arquipélago asiático, especialmente no que toca à incorporação dos nativos e à prática da encomienda.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  18
    História e Escatologia em Padre António Vieira.Paulo Alexandre Esteves Borges - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (1):97 - 124.
    O estudo visa apresentar os supostos teóricos e as tensões essenciais da tematização da ideia de Quinto Império na Defesa Perante o Tribunal do Santo Ofício, do P.e António Vieira. A visão profética de Vieira assume o contraste entre um tempo de inautenticidade na relação teândrica, subsidiário da Queda adâmica e objectivado na sucessão dos quatro impérios (cf. Daniel, 2, 27-45), e a novidade absoluta do acontecimento de Cristo, que se espera vir a manifestar-se na pacificação terrena do processo histórico (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  23
    As fontes democráticas do poder civil segundo Francisco Suárez.Alfredo Storck - 2020 - Doispontos 17 (2).
    O presente artigo tem por objetivo destacar o contexto no qual a obra Defensio Fidei de Francisco Suárez foi elaborada. Após salientar alguns elementos centrais dos debates entre partidários do direito divino dos reis e defensores da origem democrática do poder civil, veremos as linhas gerais do argumento avançado por Suárez para defender a origem democrátiva do poder civil e como ele interpreta essa tese.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  30
    João Duns Escoto, O. Min. (1266-1308): sobre a origem da Propriedade e da Autoridade Secular.José Antônio de C. R. De Souza - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):465-481.
    Neste artigo, o autor começa por discorrer sobre os últimos anos de vida do Doutor Subtil, marcados pelo célebre conflito em torno às relações de poder, ocorrido entre Filipe IV "O Belo", rei da França, e o papa Bonifácio viu, por causa das posições que ele assumiu e de sua relação com a questão da origem da propriedade e da autoridade secular. Para o Menorita escocês tanto a propriedade ou o domínio particular sobre os bens quanto a autoridade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Sobre a escuta como acolhimento do outro: fragmentos de uma poética da escuta como caminho de formação humana // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.9. [REVIEW]Maria Verónica Pascucci - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):561-575.
    Em meio ao tempo e ao ritmo estabelecidos pela dinâmica social da atualidade, caracterizada por uma paisagem sonora que conduz ao desapego e ao distanciamento afetivo nas relações, exaurindo os próprios sentidos da vida humana, este trabalho pretende retomar o sentido ético da escuta como condição primordial de acesso à verdade, uma escuta que, para além do simples ouvir, permita espreitar os sons que constituem a singularidade dos sujeitos e do mundo e dão a tônica da sua existência. Estabelece relações (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  11
    Paulo Freire ontem e hoje: da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire.Maria Rita Nascimento Pereira - 2017 - Rio de Janeiro, RJ: Gramma.
    O que temos em nossas mãos: uma obra acadêmica a mais, uma outra produção intelectual da Professora Maria Rita? Vários motivos nos conduziram a ter diante dos olhos o presente livro desta admirável profissional, educadora competente e mulher cristã que revela não conseguir pensar sua própria existência senão sendo-com tantas-outras-e-outros... É assim que a percebemos, quando no correr destas páginas vislumbramos bem mais do que um texto escrito. É que, ao apresentar com cuidado e rigor científico o fruto de sua (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 967