Results for 'Poder e violência'

963 found
Order:
  1. Totalitarismo, poder e violência em Hannah Arendt.Bárbara Gonçalves de Araújo Braga - 2011 - Revista Inquietude 2 (2):118-135.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    González González, Fernán E. . Poder y violencia en Colombia. Bogotá: Odecofi-Cinep-Colciencias.Luis Javier Ortiz Mesa - 2014 - Co-herencia 11 (21):275-290.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    A desnaturalização do poder e do lugar da mulher na África Austral.Dagoberto José Fonseca - 2022 - Odeere 7 (1):145-162.
    Este artigo visa apresentar a África Austral, as suas diferentes relações socioculturais, tendo nas questões que envolvem as mulheres o seu foco de abordagem. A base teórica que baliza o artigo está voltado para uma ampliação e revisão bibliográfica e uma metodologia interpretativa das relações sociais. Desse ponto de vista a desnaturalização dessas relações é concebida a partir de diversas reflexões. Para tanto fizemos uso de uma gama de referencias bibliográficas africanas, europeias e brasileiras para dialogar acerca das questões que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  80
    Poder, violência e biopolítica. Diálogos devidos entre H. Arendt e M. Foucault.Castor M. M. Bartolomé Ruiz - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (1):10-37.
    This paper aims to present a critique of naturalistic theories of violence. The context of this critique concerns the naturalization of violence, which induces the assimilation power as a form of violence. Therefore, we resumed the theses of Hannah Arendt and Michel Foucault on power and violence. The goal is not to list the differences between these authors on the subject, which are explicit in the development of the test, but show their concordance regarding the critique of power as something (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    Violência Mítica e Divina na Educação: um outro olhar sobre os arquivos da violência escolar.Amarildo Luiz Trevisan - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-31.
    Resumo: Este artigo propõe repensar uma outra perspectiva sobre os arquivos da violência na educação no campo da filosofia da educação, com base nas noções de “violência mítica” e “violência divina” segundo Walter Benjamin. A violência mítica é a inferiorização do outro, enquanto a violência divina é exercida pelo poder em si mesmo, sem categorias meios-fim. Ambas as formas de violência podem estar presentes nas relações de autoridade, como a relação entre professor e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    O Significado de Poder na Filosofia de Hannah Arendt.Rene Erick Sampar - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):205.
    O artigo analisa a relação existente entre o poder e a violência, tendo por base a filosofia de Hannah Arendt. A tradição do pensamento político conceitua o poder a partir da fórmula de domínio, isto é, a capacidade de influência e controle que determinado grupo possui sobre o comportamento alheio, materializando-se em geral mediante o emprego dos implementos de violência. Ao distanciar suas reflexões desta concepção, Hannah Arendt fundamenta o poder na capacidade de ação conjunta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?Pablo Lima & Marcelo Ricardo Pereira - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:15-30.
    Refletimos sobre a violência que frequenta as instituições escolares partindo do pressuposto de que ao se apresentar na escola de maneira molecular, a violência evidencia o reflexo do que já se encontra posto na sociedade. No que se refere à escola, é necessário pensar o fenômeno violento como uma realidade que cada dia mais toma o cenário escolar e demanda de educadores, alunos e famílias respostas novas e inventivas aos problemas advindos da complexa relação a que a (...) os expõem. Tendo vista uma compreensão mais detalhada do fenômeno, realizamos uma análise da violência que adentra os muros da escola, servindo-nos de uma classificação muito utilizada entre os teóricos pesquisadores do assunto: a violência da, na e contra a escola. Estudando separadamente cada uma destas formas de violência, acreditamos poder abarcar, ainda que não tão profundamente quanto o tema exige, as formas com que a violência tem sido vivenciada na escola por seus sujeitos discentes e docentes e por toda a comunidade em que ela se insere. Refletir sobre o fenômeno violento e suas implicações, abrindo espaços de fala dentro das instituições escolares para que ele seja discutido e problematizado, pensamos ser um dos possíveis caminhos para superação da violência. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Violencia y Poder. La otra inserción a la enseñanza del profesorado novel de Educación Primaria.Erick Zorobabel Vargas Castro - 2023 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 8 (1):1-17.
    El presente trabajo, expone los resultados de una investigación sobre la apropiación y desarrollo de saberes docentes del profesorado novel durante sus primeras experiencias de ejercicio profesional en el estado de Sinaloa (México). Las evidencias, permitieron advertir un ambiente alterno de inserción que aportaba saberes constreñidos por un contexto delincuencial endémico de comunidades afectadas por el narcotráfico. De ahí que el posicionamiento teórico atendió las relaciones sociales de violencia y poder ante su valor epistémico re-significante del efecto choque con (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Violência obstétrica e práticas assistenciais: vivências e representações sociais de mulheres.Elba Miranda Nascimento & Vanda Palmarella Rodrigues - 2023 - Odeere 8 (2):41-56.
    Este estudo tem como objetivo apreender as representações sociais de mulheres sobre a violência obstétrica. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa fundamentado no aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais. As participantes do estudo foram 30 mulheres. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada oportunizada por plataformas virtuais. Para o tratamento dos dados utilizou-se o software IRaMuTeQ. O corpus textual foi submetido ao processamento de análise de similitude e nuvem de palavras. A partir do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. (1 other version)O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim.José Gilardo Carvalho - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):122-139.
    No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  37
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    El poder protector de la noviolencia. Defensores de derechos humanos e intervenciones internacionales noviolentas.Diego Checa Hidalgo - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    Este articulo investiga el cada vez más frecuente fenómeno de las intervenciones internacionales noviolentas para la transformación de conflictos y, en concreto, analiza los efectos que pueden tener dichas intervenciones sobre la protección y el empoderamiento de los activistas de derechos humanos que viven en situaciones de riesgo por su trabajo en entornos conflictivos altamente violentos. Para ello se situará el contexto en el que han surgido y se han desarrollado estas iniciativas, analizándose los principales elementos que las caracterizan, y (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Judith Buttler e a não-violência como força política e ética na luta pela igualdade.Irandina Afonso - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):99-114.
    A não-violência não se reduz a uma posição moral individualista. Como luta coletiva contra a violência sistémica ou instituída configura uma forma efetiva de agência e de poder político com um compromisso ético global pela igualdade. Sob esta perspetiva, a sua análise proporciona outros entendimentos de indivíduo, da igualdade e dos fundamentos dos laços sociais, noções que se redesenham no âmbito de um mundo social cada vez mais interdependente.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  71
    A casa púrpura e escarlate: estudo sobre aspectos sociorreligiosos da violência doméstica experienciada por sete mulheres pentecostais. 2018. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. [REVIEW]Claudia Danielle Andrade Ritz - 2019 - Horizonte 16 (51):1430.
    Este estudo teve por objetivo compreender a violência doméstica experienciada por sete mulheres pentecostais e identificar os aspectos sociorreligiosos presentes. Para tanto, utilizamos de pesquisa exploratória qualitativa composta por referencial bibliográfico e pesquisa de campo. Acerca do referencial bibliográfico, focamos nos três eixos temáticos da nossa pesquisa: violência doméstica, relações de gênero e pentecostalismo. Na pesquisa de campo utilizamos questionário estruturado e realizamos entrevistas individuais. Nossas entrevistadas foram identificadas a partir dos critérios: experiência de violência doméstica, maioridade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Para uma crítica do poder.Denise Narli da Silveira - 2023 - Controvérsia 19 (2):50-68.
    Este artigo procura traçar relações entre conceitos fundamentais da obra de Walter Benjamin e o pensamento de Giorgio Agamben. Sem pretender esgotar os vínculos entre os dois autores, propomos abordar noções e categorias de Benjamin para compreender suas influências no pensamento de Agamben. Lançando luz sobre essas influências, nosso desafio foi identificar algumas ideias na obra de W. Benjamin que pudessem designar o filósofo alemão como fonte de inspiração para a crítica ao poder e à violência desenvolvida pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  35
    Vivências de uma atividade docente sobre violência no espaço escolar no Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ ODEERE - UESB/BA.Claudia Moreira Costa, Marcos Lopes De Souza & Rita de Cassia Santos Côrtes - 2016 - Odeere 1 (1).
    O relato de experiência a que este texto se refere provém do módulo intitulado Violência no Espaço Escolar, do Curso de Extensão em Gênero, Raça e Diversidade Sexual/ODEERE. A partir de temas que envolvem raça/etnia, gênero, e sexualidades, foram promovidos debates relacionados a preconceitos e discriminações que se manifestam no espaço escolar voltados para o racismo, sexismo e à homo-lesbo-bi-transfobia. O desenvolvimento da proposta didática pautou-se na abordagem qualitativa à luz da dialética, com o intuito de problematizar incômodos prescritos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A lepra no Brasil: representações e práticas de poder.Débora M. Mattos & Sandro K. Fornazari - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 6 (1):45-57.
    Resumo: Ao longo da história, lepra e leproso foram objetos de representações de caráter depreciativo que permitiram a utilização de um modelo de tratamento para a doença fundamentado na exclusão do enfermo e no seu confinamento compulsório em instituições asilares. O artigo procura discutir a relação entre representações abstratas e práticas de poder a partir das medidas adotadas no combate à lepra no Brasil do século XX.Palavras-chave: lepra, representações, segregação, práticas de poder, violência.: In history, leprosy and (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  23
    Libro reseñado: La violencia del derecho y la nuda vida. Autora: Adriana María Ruiz Gutiérrez.Carlos Enrique Restrepo - 2013 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 47:194-196.
    Reactualizando una disciplina relativamente descuidada en nuestro medio como lo es la Filosofía del Derecho, el libro La violencia del derecho y la nuda vida estudia la compleja relación entre la violencia jurídica y la vida, e indaga por las condiciones a las que se puede reducir la vida humana cuando el ejercicio del poder se vale del control de la vida misma. En este marco general, el libro desarrolla la ruta trazada por Walter Benjamin en su famoso ensayo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  51
    A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professor.Alex Pereira De Araújo - 2013 - Horizontes de Linguística Aplicada 11 (2):127-158.
    Sobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que" todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"(FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  14
    Política nacional de justiça restaurativa no 'mbito do poder judiciário.Luciméli Nogueira do Amaral - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Este resumo simples, tem como objetivo realizar um estudo sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário, onde cabe entender a Justiça Restaurativa como novo método e técnica para resolução de conflitos e violências no âmbito Judiciário sem basear-se na punição.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Violência contra a mulher no ambiente laboral.Mariana Saad Soler, Eveli Freire Vasconcelos & Danielly Martins da Silva - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:365-378.
    O aumento da participação feminina no mercado de trabalho formal e informal, decorrente dos movimentos feministas, começou a ameaçar em larga escala um dos pilares da desigualdade, o provimento econômico e autonomia sobre a vida das mulheres, dessa forma, as estruturas sociais se reorganizam para reproduzir a lógica de poder opressora. Por meio de ambientes organizacionais, diversos e inclusivos, especialmente no que se refere a gênero, as mulheres poderão experienciar a valorização social, a influência no poder de decisão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  15
    Identidad nacionalista y violencia. Apuntes críticos.Ana Jara Gómez - 2020 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 54:153-173.
    El discurso primordialista sobre el origen de las identidades sociales etno-nacionales sigue latiendo en algunos enfoques históricos, antropológicos, políticos y jurídicos de las sociedades modernas, camuflado en otras formas iusnaturalistas y biologicistas de concebir los atributos culturales, étnicos, religiosos, conductuales, e incluso económicos de los pueblos. Este artículo pretende presentar, por el contrario, la construcción de las identidades nacionales desde el punto de vista modernista y analizar su papel como discurso que pretende reforzar estructuras de poder, producidas porque tienen (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Método Arqueológico Em Angela Davis e Bell Hooks Para a Construção de Narrativas Decoloniais.Bruna Lessa & Maria Luiza Ferreira Crosara - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6870.
    Este artigo tem como objetivo destacar o impacto da metodologia da pesquisa arqueológica nas obras de Angela Davis (2016) e bell hooks (2023), respectivamente, “Mulher, Raça e Classe”, e “E eu não sou uma Mulher? Mulheres negras e feminismo”, que buscam reexaminar, de modo imersivo, a experiência e luta contra a violência da escravidão na história de mulheres negras. As intelectuais feministas negras estadunidenses abrem as portas para um pensamento científico menos tolerante à misoginia, ao racismo, e outras formas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  23
    Negra e Mulher, negra mulher, mulher africana: as relações sociais, culturais e políticas de mulheres negras no Brasil e as africanas na África Austral – um olhar panor'mico.Dagoberto José Fonseca & Simone de Loiola Ferreira Fonseca - 2019 - Odeere 4 (8):154.
    O Brasil e a África Áustral compreendem muitas regionalidades e diversidades, bem como os tratamentos dados por essas sociedades e culturas às mulheres negras e africanas. Porém, uma questão salta aos olhos que é o fato delas estarem em condições de violências sociais, porém lutando e resistindo contra essas adversidades antigas, elaboradas por tradições e relações de poder formuladas por homens. Negra, mulher, pobre, periférica, marginalizada, desprotegida e ágrafa tem sido como o imaginário coletivo masculino e patriarcal tem concebido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Cidades rebeldes e terror revolucionário.Pedro Lucas Dulci - 2017 - Perspectivas 2 (1):59-76.
    no conjunto imenso e nada sistematizado da filosofia de Slavoj Žižek, a noção benjaminiana de “violência divina” é recorrentemente articulada. Para os propósitos do presente artigo, que é pensar a introdução de um terceiro elemento destituinte da dialética da violência que põe e mantém o direito, nos valeremos três textos do filósofo esloveno: Robespierre, ou a “divina violência” do terror (2007), Violência divina (2008) e Da democracia à violência divina (2009). Nesse sentido, reconstruiremos o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Liberdade, segurança e polícia: uma abordagem filosófica sob a ótica contratualista.Fabiana Amaro de Brito - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):204-215.
    O presente artigo aborda a instituição de órgãos de polícia como representantes do poder e da autoridade do Estado sob a ótica da filosofia, sobretudo no contexto do contrato social, fundamentada em revisão bibliográfica. Ainda que o homem tenha preterido sua liberdade natural em prol de uma liberdade assistida, e sendo a polícia um dos órgãos responsáveis por essa assistência, não há como afirmar que esse trabalho está correspondendo aos anseios da sociedade, sobretudo ao se analisar os índices de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    La cacica, el rey de Inglaterra y el rey de los Pájaros: Introducción al concepto de “demonio sin instrucciones” en el estudio de la crueldad del poder.Adolfo León González - 2023 - Revista de Filosofía (México) 55 (155):156-194.
    Este artículo aborda el aspecto poco estudiado de la ambigüedad moral y jurídica del verdugo —quien históricamente ha permitido al poder político la posibilidad de negación de la violencia moralmente repudiable—, a partir del análisis compa- rativo de tres casos míticos e históricos: 1) el suplicio del capitán Añasco a manos de la Gaitana durante la Conquista, 2) el martirio de Becket provocado por los caballeros de Enrique II de Inglaterra y 3) las masacres de liberales en la cordillera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    A arte como superação da violência.Silvestre Grzibowski, Janessa Pagnussat & Aline Hernandes Grzibowski - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):58-72.
    O objetivo desse estudo é apresentar a arte como ferramenta para superação da violência a partir da fenomenologia da vida. Michel Henry mostra que a vida é Energia que se impõe como uma verdadeira força e se revela a si mesma. No entanto, nos perguntamos: Por que então existe a barbárie e a violência? Por que a violência se impõe com tanta força em todos os lugares e inclusive no ambiente escolar? Sustentaremos a tese de que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Il faut défendre la societé. Epistemología jurídica y escepticismo: ley y violencia en la Europa de los siglos XVI y XVII.Martín González Fernández - forthcoming - Thémata Revista de Filosofía.
    Desde el Cours du Collège de France (1975 /1976) de Michel Foucault, titulado Il faut defender la societé (la 1ª edición en español, lo tituló: Genealogía del racismo: de la guerra de razas al racismo de Estado, sin justificación o base editorial e institucional alguna) se hace un análisis del poder (fuerza y ley) en el vacío o violencia estructural que existe hasta la consolidación de la teoría o doctrina jurídica—política de la soberanía de los contractualistas, especialmente Thomas Hobbes. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    Breves considerações sobre os impactos da racionalidade neoliberal no Estado, na democracia e na liberdade individual: a import'ncia dos pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu para a compreensão do Estado Contempor'neo.Marco Anthony Steveson Villas Boas - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:120-135.
    O presente artigo, a partir de uma abordagem prospectivo-reflexiva, apresenta aspectos pontuais de pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, cujo objetivo é trazer a lume os conceitos de governamentalidade, biopoder, biopolítica, campo, habitus, capital e violência simbólica, para a compreensão do neoliberalismo e do seu impacto no Estado, na democracia e na liberdade individual. Tais conceitos servem aqui como ponto de partida à apresentação de perspectivas descendentes das primeiras, desenvolvidas pelos teóricos Giorgio Agamben, Wendy Brown e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Arte y poder: aproximación a la estética de Nietzsche.de Santiago Guervos & Luis Enrique - 2004 - Madrid: Editorial Trotta.
    A pesar de que son numerosas las interpretaciones que, a veces con inusitada violencia, se han hecho de la filosofía de Friedrich Nietzsche, no se ha prestado siempre la debida atención a uno de los aspectos más importantes de su obra y sin el cual ésta perdería toda la tensión creativa que le es propia: la reflexión radical sobre el arte. Nietzsche se funda en la convicción de que el «arte y nada más que el arte» no sólo es un (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  51
    ¿Religiones del amor? Reflexiones sobre religión y violencia en las grandes religiones monoteístas.Bernhard Uhde - 2005 - Areté. Revista de Filosofía 17 (2):213-236.
    Las grandes religiones monoteístas –Judaísmo, Cristianismo e Islam– coinciden en anunciar el amor de Dios a los hombres, y reclaman el amor de los hombres a Dios y al prójimo. Sin embargo, una breve mirada a la praxis de estas religiones hace dudar de si este amor no es una mera afirmación, mientras que en la historia y en el presente se impusieron y se imponen las pretensiones exclusivas de verdad mediante el ejercicio de la violencia en contra de los (...)
    No categories
    Direct download (11 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  36
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica cuidadosa, uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Raça e a partilha colonial do sensível na obra de Achille Mbembe.Victor Galdino Alves de Souza - 2023 - Griot 23 (2):195-209.
    O objetivo deste ensaio é analisar as condições de possibilidade da escravidão e da violência antinegra, assim como da produção de significações raciais – do ser-negro – e das fantasias coloniais. Para isso, buscarei, majoritariamente, recursos conceituais na obra de Achille Mbembe, com auxílio de alguns conceitos de Jacques Rancière, de forma a tratar o que chamo de _partilha colonial do sensível_, analisando a relação entre a raça enquanto construção imaginária, significações raciais e a organização social da percepção e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    Respuesta al comentario de Piracoca Fajardo, Carolina. "Cadahia, María Luciana. 'Dos caras de una misma moneda: Libertad y Poder en los escritos foucaultianos'", Ideas y Valores LXII/151 (2013): 291-294. [REVIEW]María Luciana Cadahia - 2013 - Ideas Y Valores 62 (153):237-240.
    RESUMEN Las tensiones y los vínculos posibles entre razón y violencia son un problema mayor para la filosofía. La obra de Eric Weil se consagra precisamente al análisis de las figuras históricas de dicha tensión, y su obra mayor, Logique de la Philosophie, desarrolla lo fundamental de dicho propósito. Se analiza la manera como Weil, desde la categoría de la acción -última categoría concreta de la filosofía-, en vínculo con las categorías precedentes (absoluto, obra, finito) y con las categorías formales (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Ficción e infundamento. Schmitt y Benjamin en el proyecto Homo sacer de Giorgio Agamben.Luis Periáñez Llorente - 2024 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 41 (2):355-368.
    El presente artículo recupera los argumentos de Agamben respecto del infundamento del derecho, la violencia que le es intrínseca y la centralidad de la ficción en los dos primeros volúmenes de Homo sacer, _El poder soberano y la nuda vida_, _Estado de excepción_. A su vez, estudia la potencia diagnóstica de la apropiación que hace Agamben de las tesis de Schmitt, así como la crítica que despliega a sus límites teóricos desde Benjamin.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    Argumentação e discurso sobre Lei Maria da Penha em acórdãos do STJ.Lúcia Gonçalves Freitas - 2014 - Bakhtiniana 9 (1):71-89.
    Neste artigo, usamos a Análise de Discurso Crítica como abordagem teórico-metodológica para analisar argumentos de ministros e ministras do Superior Tribunal de Justiça em um acórdão que afetou o entendimento jurisprudencial brasileiro sobre a Lei Maria da Penha. O principal objetivo neste trabalho é analisar como a Justiça constrói argumentos relativos à violência contra as mulheres em um órgão público notório, como o STJ, que é popularmente conhecido como "Tribunal da Cidadania" por, supostamente, garantir o exercício de vários direitos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  5
    Desigualdade estrutural de gênero e paridade de participação na era digital.Pamela Pereira Prestupa - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7381.
    Baseando-se na concepção de justiça de Nancy Fraser, a justiça requer não só redistribuição ou reconhecimento, mas também uma dimensão política de representação. Essa dimensão diz respeito ao poder público, à formação e à aplicação das normas que regem a interação social, determinando os sujeitos, a substância e as fronteiras da justiça. A subordinação estrutural de gênero está intrinsecamente ligada às três esferas de injustiça (redistribuição, reconhecimento e representação). Para tratar da desigualdade de gênero, é necessário falar, inicialmente, da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    Democracia em crise: biopolítica e governamento neoliberal de populações.André de Macedo Duarte - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):527-562.
    Resumo: Este texto discute a hipótese de que a crise das democracias contemporâneas é indissociável de dois fenômenos políticos distintos, porém correlatos, analisados a partir das teorizações de Michel Foucault sobre a biopolítica e o neoliberalismo: a) a crescente disseminação de atos e discursos de violência, de ódio e de preconceito contra populações vulneráveis, obedecendo à lógica biopolítica da proteção da vida de alguns ao custo da exposição à morte de vastas parcelas da população; b) a disseminação de políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  35
    O trágico: experiência e conceito.Ubaldo Puppi - 1981 - Trans/Form/Ação 4:41-50.
    The concept of the tragic is somehow connected with violence. The present enquiry has the purpose of establishing the essential relationship existing between institutional violence and the tragic situation, the latter being at the same time consequence and denouncement of the former. Understood that way, the tragic is first expressed under a poetical form which is precisely called tragedy in dramatic arts: then under a conceptual form, in the analysis of the historical reality itself, by derivation. The analysis of current (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    (Des)fazendo-nos e (re)fazendo-nos.Luiz Fernando de Oliveira - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41610.
    O presente texto constitui-se como resenha do livro Foucault: pensador transversátil, de Laerthe de Moraes Abreu Junior. A obra reúne ensaios sobre diversos temas e conceitos presentes no pensamento foucaultiano, desde os mais conhecidos, como humanismo, ética, violência, sujeição e poder, até aqueles sobre os quais os estudiosos costumam se debruçar com menor frequência, caso dos escritos do filósofo francês sobre as artes plásticas, o cinema, a literatura e a música. O tratamento dado a esses temas revela como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  88
    Machismo estrutural e suas manifestações cotidianas: um estudo sobre microagressões em espaços públicos e institucionais. (13th edition).Fabiana Brito - 2024 - Contribuiciones a Las Ciencias Sociales 17.
    O machismo estrutural, manifestado por microagressões no cotidiano, é um dos principais fatores que perpetuam a desigualdade de gênero. Essas microagressões, embora aparentemente inofensivas, reforçam estereótipos sexistas e consolidam uma hierarquia de poder entre os gêneros. O estudo, através da metodologia fundamentada em análise bibliográfica comparativa, aponta que, por serem naturalizadas, essas práticas afetam o bem-estar psicológico e social das mulheres e dificultam mudanças estruturais em prol da equidade. A cultura histórica de submissão feminina contribui para a segregação ocupacional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Sobre a noção de transparência em Byung-Chul Han e a defesa de nossa desacreditada opacidade.Martin Domecq - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):342-361.
    A transparência é um velho ideal moderno que as novas tecnologias rejuvenesceram e tornaram onipresente nas discussões atuais sobre poder, cultura digital e controle. Neste artigo, propomos uma análise da noção de transparência ao longo de quatro obras do filósofo contemporâneo Byung-Chul Han: Sociedade do cansaço, Topologia da violência, Sociedade da transparência e Psicopolítica. Este percurso nos permitirá sugerir uma genealogia desta noção na obra de Han. A noção de transparência será analisada como desdobramento da sociedade de desempenho, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  32
    O fracasso da política de opressão violenta (Êxodo 1, 8-14). (The failure of violent oppression politics (Exodus 1, 8-14) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p141). [REVIEW]Matthias Grenzer - 2014 - Horizonte 12 (33):141-163.
    As tradições bíblicas se interessam, de forma decidida, pela inversão de situações políticas, nas quais regimes repressivos, de modo violento, impõem sua vontade. Prevê-se o insucesso dos opressores, pelo fato de os oprimidos se tornarem resistentes. Por excelência, porém, Deus é descrito como quem insiste na prevalência da justiça. Contudo, as dimensões teológico-éticas dos textos bíblicos precisam ser descritas de forma exata e pormenorizada. Tal processo é exigente, por incluir pesquisas literário-históricas e por poder avançar apenas versículo por versículo. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    ¿Qué queda para la crítica? Sobre los peligros de la inocencia en tiempos neoliberales.Paulo Ravecca, Elizabeth Dauphinee & Yamil Rojo - 2022 - Las Torres de Lucca: Revista Internacional de Filosofía Política 11 (2):357-370.
    Este artículo explora las implicaciones para la academia y la política de lo que llamamos apegos a la inocencia. Luego de rastrear las formas en que la inocencia aparece en diferentes corrientes del pensamiento contemporáneo, nos concentramos en cómo ella protege a individuos y grupos de confrontar nuestra profunda participación en la opresión. Esta evasión de la responsabilidad funciona, en nuestra perspectiva, como un obstáculo para comprender el poder e interactuar éticamente. El artículo también examina cómo las dimensiones reduccionistas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Relações sociais entre a mulher idosa e a família em São Tomé e Príncipe: política e cultura em debate.Maria Imaculada Fernandes De Almeida & Alexandre António Timbane - 2022 - Odeere 7 (1):126-144.
    Todas as sociedades possuem uma cultura que dita as regras de ser e de estar em sociedade. A cultura é uma das práticas mais importantes da afirmação da identidade de um povo. As culturas mudam à medida que a sociedade se adapta aos novos modelos de vida. Em muitos casos, o que provoca mudanças é o contato entre povos fazendo com que um grupo assimila práticas do outro. A pesquisa visou compreender a problemática da violência contra as mulheres idosas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    “Não queremos ser o futuro, somos o presente”: des-outrizar as subjetividades por um processo formativo decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse pensamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    Ridículo político.Marcia Tiburi - 2017 - Rio de Janeiro: Editora Record.
    Uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto. DA autora de Como conversar com o fascista. As cenas ridículas – e os personagens já muito conhecidos – traduzem o sentido da política em nossos dias, mas não apenas como uma bagunça feita por pessoas despreparadas para os cargos que ocupam. A Deturpação serve a uma nova política, em um sentido altamente problemático: o poder é transformado em violência, e a seriedade de certos assuntos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    The "fungible life" in “the war we have not seen”.Adriana María Ruiz Gutiérrez - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 31:109-124.
    Com formidável velocidade, as máquinas de guerra, diferentes dos aparelhos de Estado, transformam a vítima em instrumento de guerra (acionável, intercambiável e matável), até à sua exaustão final. Assim, categorias inteiras de “populações negadas”, inertes e precárias, são transformadas em ferramentas (úteis e vivas) de violência armada, colocadas, hoje, ao serviço daqueles que reivindicam o direito de matar, e da mesma forma, em “realidades”. “perdidos” que não deixam vestígios de sua passagem pelo mundo. Aqui está a forma inédita e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  1
    Poder e Dádiva No Engenho.Nabupolasar Alves Feitosa - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):326-340.
    Este trabalho tem como finalidade mostrar as relações de troca descritas por Marcel Mauss no seu Ensaio sobre a Dádiva e o poder produzido dessas relações. Este estudo toma como texto base o Ensaio de Mauss e toma como caso a ser estudado para se mostrar a relação entre dádiva e poder o romance Menino de Engenho, de José Lins do Rego. A principal conclusão é a de que o poder emana da dádiva por razões que jazem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 963